sociologia classica 3 ano

3
E.E.B. PROFESSOR BALDUÍNO CARDOSO DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA 3 ANO PROFESSOR: MARCIO MADEIRA Clássicos da Sociologia (Parte II - Karl Marx) Karl Marx "As formulações teóricas de Karl Marx acerca da vida social, especialmente a análise que faz da sociedade capitalista e de sua superação, provocaram desde o princípio tamanho impacto nos meios intelectuais que, para alguns, grande parte da sociologia ocidental tem sido uma tentativa incessante de corroborar ou de negar as questões por ele levantadas" => Herança teórica: Iluminismo => Crença na razão => Instrumento de apreensão da realidade + Potencial para transforma-la (potencial transformador) => construção de uma sociedade mais justa, capaz de possibilitar a realização de todo os seres humanos. => Desenvolvimento tecnológico + revoluções políticas (Sec. XVIII) => inspiraram sua crença no progresso em direção a um reino de liberdade. Dialética e Materialismo > Europa => Tradição Filosófica até a Modernidade => Mundo sensível e histórico + Dimensão da essência (verdadeiros objetos do conhecimento) => Movimento e transformação no nível fenomênico => mera aparência ou consumação de um ciclo inexorável que em nada afeta o ser das coisas, constituído desde sempre e sempre idêntico a si mesmo. => Gradualmente, os caminhos da razão e da história irão se aproximando => formas mais dinâmicas de entender a realidade. A Dialética Hegeliana "A dialética é a marcha e o ritmo das próprias coisas"

Upload: socrates-setarcos

Post on 13-Jul-2016

8 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sociologia Classica 3 Ano

E.E.B. PROFESSOR BALDUÍNO CARDOSO

DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA 3 ANO

PROFESSOR: MARCIO MADEIRA

Clássicos da Sociologia

(Parte II - Karl Marx)

Karl Marx

"As formulações teóricas de Karl Marx acerca da vida social, especialmente a análise que faz da sociedade capitalista e de sua superação, provocaram desde o princípio tamanho impacto nos meios intelectuais que, para alguns, grande parte da sociologia ocidental tem sido uma tentativa incessante de corroborar ou de negar as questões por ele levantadas"

=> Herança teórica: Iluminismo

=> Crença na razão => Instrumento de apreensão da realidade + Potencial para transforma-la (potencial transformador) => construção de uma sociedade mais justa, capaz de possibilitar a realização de todo os seres humanos.

=> Desenvolvimento tecnológico + revoluções políticas (Sec. XVIII) => inspiraram sua crença no progresso em direção a um reino de liberdade.

Dialética e Materialismo

> Europa => Tradição Filosófica até a Modernidade => Mundo sensível e histórico + Dimensão da essência (verdadeiros objetos do conhecimento)

=> Movimento e transformação no nível fenomênico => mera aparência ou consumação de um ciclo inexorável que em nada afeta o ser das coisas, constituído desde sempre e sempre idêntico a si mesmo.

=> Gradualmente, os caminhos da razão e da história irão se aproximando => formas mais dinâmicas de entender a realidade.

A Dialética Hegeliana

"A dialética é a marcha e o ritmo das próprias coisas"

Georg Wilheim Friedrich Hegel (1770-1831) => Filosofia idealista

=> Para o pensador alemão, “tudo o que é real é racional, e tudo o que é racional é real”.

=> A realidade histórica desenvolve-se enquanto manifestação da razão, num processo incessante de auto-superação desencadeado pelo conflito e pela contradição que lhe são inerentes. Tal é “o movimento dialético, esse caminho que produz a si mesmo”.

Dialáetica = tese + antítese = sintése

Page 2: Sociologia Classica 3 Ano

=> Relação de opostos (parte e todo): Finito + infinito / Particular + Totalidade / Histórico + Universal = unidade dialética.

=> Inteligibilidade dos fenômenos: o fenômeno torna-se inteligível ao ser articulado à totalidade em que se insere, ao ser constituído conceitualmente.

=> O Sujeito: na base desse empreendimento => o sujeito => realiza o esforço conceitual orientado a transcender a simples observação dos “fatos”, individualmente, estruturando-os em um sistema totalizante.

=> Aplicada aos fenômenos historicamente produzidos => a ótica dialética cuida de apontar as contradições constitutivas da vida social que resultam na negação e superação de uma determinada ordem.

Do Idealismo ao Materialismo

Perda de autocontrole por parte dos seres humanos => subjugados pela sua própria criação: a riqueza da vida material e seus refinamentos.

=> Ideia hegeliana de consciência alienada => “a consciência de si como natureza dividida” => Ser livre significa recuperar a autoconsciência, e a história dos povos é o processo através do qual a Razão alcança progressivamente esse destino.

=> Passagem do idealismo para o materialismo dialético => Ludwig Feuerbach (1804-1872):

=> A alienação fundamental tem suas raízes no fenômeno religioso, que cinde a natureza humana, fazendo com que os homens se submetam a forças divinas, as quais, embora criadas por eles próprios, são percebidas como autônomas e superiores.

=> A supressão desse mundo, por meio da crítica religiosa, faria desaparecer a própria alienação, promovendo a liberação da consciência.

Marx e Engels => aproximação e distanciamento de Feuerbach => Questionam o materialismo feuerbachiano que se limitava a captar o mundo como objeto de contemplação e não como resultado da ação humana. Por isso, não fora capaz de vê-lo como passível de transformação através da atividade revolucionária ou crítico-prática.

=> Teoria marxista => articulação entre dialética e materialismo sob uma perspectiva histórica => negação do idealismo hegeliano => Reformulação dos fundamentos da alienação

=> Unidade entre teoria + práxis = ação transformadora a partir da compreensão => “Os filósofos limitaram-se a interpretar o mundo de distintos modos, cabe transformá-lo”.

=> Alienação => condições materiais de vida => somente a transformação do processo de vida real, por meio da ação política, poderia extingui-la.

=> Na sociedade capitalista => o sujeito que realiza as potencialidades da história é o proletariado, libertando a consciência alienada que atribui à realidade histórica uma aparência

Page 3: Sociologia Classica 3 Ano

mágica, enfeitiçada => caberia ao proletariado libertar-se da condição de alienação através de uma perspectiva dialética (materialismo histórico).