sociologia

12
 CONTEÚDOS BÁSICOS - SOCIOLOGIA Prezado professor Este é o quadro de conteúdos básicos que a equipe disciplinar do Departamento de Educação Básica (DEB) sistematizou a partir das discussões realizadas com todos os professores do Estado do Paraná nos eventos de formação continuada ocorridos ao longo de 2007 e 2008 (DEB Itinerante). Entende-se por conteúdos básicos os conhecimentos fundamentais para cada série da etapa final do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, considerados imprescindíveis para a formação conceitual dos estudantes nas diversas disciplinas da Educação Básica. O acesso a esses conhecimentos é direito do aluno na fase de escolarização em que se encontra e o trabalho pedagógico com tais conteúdos é responsabilidade do professor. Nesse quadro, os conteúdos básicos estão apresentados por série e devem ser tomados como ponto de partida para a organização da proposta pedagógica curricular das escolas. Por serem conhecimentos fundamentais para a série, não podem ser suprimidos nem reduzidos, porém, o professor poderá acrescentar outros conteúdos básicos na proposta pedagógica, de modo a enriquecer o trabalho de sua disciplina naquilo que a constitui como conhecimento especializado e si stematizado. Esse quadro indica, também, como os conteúdos básicos se articulam com os conteúdos estruturantes da disciplina, que tipo de abordagem teórico-metodológica devem receber e, finalmente, a que expectativas de aprendizagem estão atrelados. Portanto, as Diretrizes Curriculares fundamentam essa seriação/seqüen ciação de conteúdos básicos e sua leitura atenta e aprofundada é imprescindível para compreensão do quadro. No Plano de Trabalho Docente, os conteúdos básicos terão abordagens diversas a depender dos fundamentos que recebem de cad a con teú do est rut ura nte . Qua ndo necessári o, ser ão des dob rad os em con teú dos esp ecí ficos, sempre considera ndo -se o aprofundamento a ser observado para a série e nível de ensino. O plano é o lugar da criação pedagógica do professor, onde os conteúdos receberão abordagens contextualizadas histórica, social e pol iti cament e, de mod o que façam sen tido par a os alu nos nas divers as reali dades reg ionais, cul tur ais e eco nômicas, contribuindo com sua formação cidadã. O plano de trabalho docente é, portanto, o currículo em ação. Nele estará a expressão singular e de autoria, de cada professor, da concepção curricular construída nas discussões coletiv as. O quadro de conteúdos básicos da disciplina de Sociologia apresenta uma proposta de organização e encaminhamentos para a efetivação dos conteúdos estruturantes em sala de aula. Por conta da falta de tradição curricular da disciplina na educação básica, percebe-se a carência de referências que apontem para possibilidades de recortes e encaminhamentos metodológicos. 1

Upload: marcos-antonio

Post on 11-Jul-2015

165 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sociologia

5/11/2018 Sociologia - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/sociologia-55a231ba19d79 1/12

CONTEÚDOS BÁSICOS - SOCIOLOGIA

Prezado professor 

Este é o quadro de conteúdos básicos que a equipe disciplinar do Departamento de Educação Básica (DEB) sistematizou a partir das discussões realizadas com todos os professores do Estado do Paraná nos eventos de formação continuada ocorridos ao longo de2007 e 2008 (DEB Itinerante).

Entende-se por conteúdos básicos os conhecimentos fundamentais para cada série da etapa final do Ensino Fundamental e parao Ensino Médio, considerados imprescindíveis para a formação conceitual dos estudantes nas diversas disciplinas da Educação Básica.O acesso a esses conhecimentos é direito do aluno na fase de escolarização em que se encontra e o trabalho pedagógico com taisconteúdos é responsabilidade do professor.

Nesse quadro, os conteúdos básicos estão apresentados por série e devem ser tomados como ponto de partida para aorganização da proposta pedagógica curricular das escolas.

Por serem conhecimentos fundamentais para a série, não podem ser suprimidos nem reduzidos, porém, o professor poderáacrescentar outros conteúdos básicos na proposta pedagógica, de modo a enriquecer o trabalho de sua disciplina naquilo que a

constitui como conhecimento especializado e sistematizado.Esse quadro indica, também, como os conteúdos básicos se articulam com os conteúdos estruturantes da disciplina, que tipo deabordagem teórico-metodológica devem receber e, finalmente, a que expectativas de aprendizagem estão atrelados. Portanto, asDiretrizes Curriculares fundamentam essa seriação/seqüenciação de conteúdos básicos e sua leitura atenta e aprofundada éimprescindível para compreensão do quadro.

No Plano de Trabalho Docente, os conteúdos básicos terão abordagens diversas a depender dos fundamentos que recebem decada conteúdo estruturante. Quando necessário, serão desdobrados em conteúdos específicos, sempre considerando-se oaprofundamento a ser observado para a série e nível de ensino.

O plano é o lugar da criação pedagógica do professor, onde os conteúdos receberão abordagens contextualizadas histórica,social e politicamente, de modo que façam sentido para os alunos nas diversas realidades regionais, culturais e econômicas,contribuindo com sua formação cidadã.

O plano de trabalho docente é, portanto, o currículo em ação. Nele estará a expressão singular e de autoria, de cada professor,da concepção curricular construída nas discussões coletivas.O quadro de conteúdos básicos da disciplina de Sociologia apresenta uma proposta de organização e encaminhamentos para a

efetivação dos conteúdos estruturantes em sala de aula. Por conta da falta de tradição curricular da disciplina na educação básica,percebe-se a carência de referências que apontem para possibilidades de recortes e encaminhamentos metodológicos.

1

Page 2: Sociologia

5/11/2018 Sociologia - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/sociologia-55a231ba19d79 2/12

O caráter dos conteúdos básicos na disciplina não é eletivo, ou seja, todos devem estar garantidos através da escolha dosconteúdos específicos. Isso significa que ao abordar, por exemplo, o conteúdo estruturante Processo de Socialização e asInstituições Sociais, deve-se garantir as discussões dos conteúdos básicos propostos, quais sejam: Processo de Socialização,Instituições Sociais e Instituições de Reinserção.

Os conteúdos básicos em Sociologia apresentam a possibilidade de serem desdobráveis em conteúdos específicos, por meiosdos quais sejam atendidas às necessidades específicas de cada realidade escolar. Retomando o exemplo anterior, o conteúdo básico

Instituições de Reinserção pode ser desdobrado em: Prisões, Manicômios, Educandários, Asilos, dentre outros conteúdos específicos. Aescolha dos conteúdos específicos para cada conteúdo básico proposto está diretamente relacionada à prática docente, por isso osconteúdos específicos não são elencados nas Diretrizes Curriculares de Sociologia, devendo cada professor apresentar uma práticadiversificada e que atenda às especificidades de suas respectivas turmas.

Para que essa prática, a de elencar conteúdos específicos, ganhe força e seja efetuada de maneira que garanta a cientificidadeda Sociologia no Ensino Médio, faz-se necessário, por parte dos professores que ministram a disciplina, conhecimento aprofundado dasDiretrizes Curriculares, documento que norteia a prática da disciplina no estado do Paraná.

O quadro de conteúdos básicos está organizada em uma seqüência. Entretanto a organização e o desenvolvimento dosconteúdos específicos em bimestre, trimestre ou semestre (dependendo de cada organização escolar) fica a critério do professor, quedeverá atentar para as especificades locais e a melhor forma de encaminhar tais discussões.

A seqüência proposta para a organização dos conteúdos estruturantes não deve ser considerada como uma organização de

conteúdos estanques em si, já que uma das características da disciplina é a constante articulação entre os diferentes conteúdosespecíficos, básicos e estruturantes. Por exemplo: ao discutir o conteúdo estruturante Direitos, Cidadania e Movimentos Sociais oconteúdo básico Formação e desenvolvimento do Estado Moderno (do conteúdo estruturante Poder, Política e Ideologia) deverá ser retomado.

O esforço para implementação do quadro de Conteúdos Básicos constitui-se como mais uma ação que pode contribuir para alegitimação da Sociologia na educação básica, desde que efetivada coletivamente nos limites do estado do Paraná.

2

Page 3: Sociologia

5/11/2018 Sociologia - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/sociologia-55a231ba19d79 3/12

Conteúdos básicos1 para a disciplina de SociologiaConteúdo Estruturante Conteúdos Básicos Abordagem teórico-

metodológicaAvaliação

1. O Surgimento da

Sociologia e TeoriasSociológicas

  Formação e consolidação

da sociedade capitalista e odesenvolvimento dopensamento social;

Teorias sociológicasclássicas: Comte, Durkheim,Engels e Marx, Weber.

O desenvolvimento dasociologia no Brasil.

Em Sociologia, devemos atentar especialmente para a proposição

de problematizações,contextualizações, investigações eanálises, encaminhamentos quepodem ser realizados a partir dediferentes recursos, como a leiturade textos sociológicos, textosdidáticos, textos jornalísticos eobras literárias.

Esses encaminhamentos podem,também, ser enriquecidos selançarmos mão de recursos

audiovisuais que, assim como ostextos, também são passíveis deleitura. A utilização de filmes,imagens, músicas e chargesconstitui importante elemento paraque os alunos relacionem a teoriacom sua prática social,possibilitando a construção coletivados novos saberes.

Cara à Sociologia, a pesquisa decampo, quando viável, deve ser 

proposta de maneira que articuleos dados levantados à teoriaestudada, propiciando um efetivo

Espera-se que os estudantescompreendam:

O processo histórico deconstituição da Sociologiacomo ciência;

Como as teorias clássicasrelacionam-se com omundo contemporâneo;

Que o pensamentosociológico constróidiferentes conceitos paraa compreensão dasociedade e dos

indivíduos. Que os conceitos

formulados pelopensamento sociológicocontribuem paracapacidade de análise ecrítica da realidade socialque os cerca.

Que as múltiplas formasde se analisar a mesmaquestão ou fato social

refletem a diversidade deinteresses existentes nasociedade.

1 As teorias ou conceitos propostos na seqüência de conteúdos básicos apresentada nessa tabela poderão ser instrumento de análise em um oumais conteúdo estruturante da disciplina de Sociologia.

3

Page 4: Sociologia

5/11/2018 Sociologia - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/sociologia-55a231ba19d79 4/12

trabalho de compreensão e críticade elementos da realidade socialdo aluno.

Para que o aluno seja colocadocomo sujeito de seu aprendizado,faz-se necessária a articulação

constante entre as teoriassociológicas e as análises,problematizações econtextualizações propostas. Essaprática deve permitir que osconteúdos estruturantes dialoguemconstantemente entre si e permitir,também, que o conhecimentosociológico dialogue com osconhecimentos específicos dasoutras disciplinas que compõem a

grade curricular do Ensino Médio.

Conteúdo Estruturante Conteúdos básicos Abordagem teórico-metodológica

Avaliação

2. Processo deSocialização e as

Instituições Sociais

Processo de Socialização; Instituições sociais:

Familiares; Escolares;Religiosas;

Instituições de Reinserção(prisões, manicômios,educandários, asilos, etc).

Em Sociologia, devemos atentar especialmente para a proposiçãode problematizações,contextualizações, investigações eanálises, encaminhamentos quepodem ser realizados a partir dediferentes recursos, como a leitura

de textos sociológicos, textosdidáticos, textos jornalísticos eobras literárias.

Esses encaminhamentos podem,também, ser enriquecidos se

Espera-se que os estudantes: Identifiquem-se como

seres eminentementesociais;

Compreendam aorganização e a influênciadas instituições e grupos

sociais em seu processode socialização e ascontradições desteprocesso;

Reflitam sobre suas ações

4

Page 5: Sociologia

5/11/2018 Sociologia - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/sociologia-55a231ba19d79 5/12

lançarmos mão de recursosaudiovisuais que, assim como ostextos, também são passíveis deleitura. A utilização de filmes,imagens, músicas e chargesconstitui importante elemento para

que os alunos relacionem a teoriacom sua prática social,possibilitando a construção coletivados novos saberes.

Cara à Sociologia, a pesquisa decampo, quando viável, deve ser proposta de maneira que articuleos dados levantados à teoriaestudada, propiciando um efetivotrabalho de compreensão e críticade elementos da realidade social

do aluno.Para que o aluno seja colocadocomo sujeito de seu aprendizado,faz-se necessária a articulaçãoconstante entre as teoriassociológicas e as análises,problematizações econtextualizações propostas. Essaprática deve permitir que osconteúdos estruturantes dialoguemconstantemente entre si e permitir,

também, que o conhecimentosociológico dialogue com osconhecimentos específicos dasoutras disciplinas que compõem a

individuais e percebamque as ações emsociedade sãointerdependentes;

5

Page 6: Sociologia

5/11/2018 Sociologia - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/sociologia-55a231ba19d79 6/12

grade curricular do Ensino Médio.

Conteúdo Estruturante Conteúdos Básicos Abordagem teórico-metodológica

Avaliação

3.Cultura e IndústriaCultural

Desenvolvimentoantropológico do conceito decultura e sua contribuição naanálise das diferentessociedades;

Diversidade cultural; Identidade; Indústria cultural; Meios de comunicação de

massa; Sociedade de consumo;

Indústria cultural no Brasil; Questões de gênero; Cultura afro-brasileira e

africana; Culturas indígenas.

Em Sociologia, devemos atentar 

especialmente para a proposiçãode problematizações,contextualizações, investigações eanálises, encaminhamentos quepodem ser realizados a partir dediferentes recursos, como a leiturade textos sociológicos, textosdidáticos, textos jornalísticos eobras literárias.

Esses encaminhamentos podem,também, ser enriquecidos se

lançarmos mão de recursosaudiovisuais que, assim como ostextos, também são passíveis deleitura. A utilização de filmes,imagens, músicas e chargesconstitui importante elemento paraque os alunos relacionem a teoriacom sua prática social,possibilitando a construção coletivados novos saberes.

Cara à Sociologia, a pesquisa de

campo, quando viável, deve ser proposta de maneira que articuleos dados levantados à teoriaestudada, propiciando um efetivotrabalho de compreensão e crítica

Espera-se que osestudantes: Identifiquem e

compreendam adiversidade cultural,étnica, religiosa, asdiferenças sexuais e degênero presentes nassociedades

Compreendam comocultura e ideologia podem

ser utilizadas comoformas de dominação nasociedadecontemporânea;

Compreendam como oconceito de indústriacultural engloba osmecanismos quetransformam os meios decomunicação de massaem poderosos

instrumentos de formaçãoe padronização deopiniões, gostos ecomportamentos;

Entendam o consumismo

6

Page 7: Sociologia

5/11/2018 Sociologia - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/sociologia-55a231ba19d79 7/12

de elementos da realidade socialdo aluno.

Para que o aluno seja colocadocomo sujeito de seu aprendizado,faz-se necessária a articulaçãoconstante entre as teorias

sociológicas e as análises,problematizações econtextualizações propostas. Essaprática deve permitir que osconteúdos estruturantes dialoguemconstantemente entre si e permitir,também, que o conhecimentosociológico dialogue com osconhecimentos específicos dasoutras disciplinas que compõem agrade curricular do Ensino Médio.

como um dos produto deuma cultura de massa,que está relacionada a umdeterminado sistemaeconômico, político esocial.

Conteúdo Estruturante Conteúdos Básicos Abordagem teórico-metodológica

Avaliação

4.Trabalho, Produçãoe Classes Sociais

O conceito de trabalho e otrabalho nas diferentessociedades;

Desigualdades sociais:estamentos, castas, classessociais

Organização do trabalhonas sociedades capitalistase suas contradições;

Globalização eNeoliberalismo;

Em Sociologia, devemos atentar especialmente para a proposiçãode problematizações,contextualizações, investigações eanálises, encaminhamentos quepodem ser realizados a partir dediferentes recursos, como a leitura

de textos sociológicos, textosdidáticos, textos jornalísticos eobras literárias.

Esses encaminhamentos podem,também, ser enriquecidos se

Espera-se que osestudantescompreendam, de formacrítica:

A diversidade das formasde trabalho em váriassociedades ao longo da

história A sociedade capitalista e

a permanência de formasde organização detrabalho diversas a ela.

7

Page 8: Sociologia

5/11/2018 Sociologia - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/sociologia-55a231ba19d79 8/12

Relações de trabalho; Trabalho no Brasil.

lançarmos mão de recursosaudiovisuais que, assim como ostextos, também são passíveis deleitura. A utilização de filmes,imagens, músicas e chargesconstitui importante elemento para

que os alunos relacionem a teoriacom sua prática social,possibilitando a construção coletivados novos saberes.

Cara à Sociologia, a pesquisa decampo, quando viável, deve ser proposta de maneira que articule osdados levantados à teoriaestudada, propiciando um efetivotrabalho de compreensão e críticade elementos da realidade social do

aluno.Para que o aluno seja colocadocomo sujeito de seu aprendizado,faz-se necessária a articulaçãoconstante entre as teoriassociológicas e as análises,problematizações econtextualizações propostas. Essaprática deve permitir que osconteúdos estruturantes dialoguemconstantemente entre si e permitir,

também, que o conhecimentosociológico dialogue com osconhecimentos específicos dasoutras disciplinas que compõem a

As especificidades dotrabalho na sociedadecapitalista;

Que as desigualdadessociais sãohistoricamente

construídas, ou seja, nãosão “naturais”, variamconforme a articulação eorganização dasestruturas de apropriaçãoeconômica e dedominação política;

As transformações nasrelações de trabalhoadvindas do processo deglobalização;

8

Page 9: Sociologia

5/11/2018 Sociologia - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/sociologia-55a231ba19d79 9/12

grade curricular do Ensino Médio.

Conteúdo Estruturante Conteúdos Básicos Abordagem teórico-metodológica

Avaliação

5. Poder, Política eIdeologia

Formação edesenvolvimento do EstadoModerno;

Democracia, autoritarismo,totalitarismo

Estado no Brasil; Conceitos de Poder; Conceitos de Ideologia; Conceitos de dominação e

legitimidade; As expressões da violência

nas sociedadescontemporâneas.

Em Sociologia, devemos atentar 

especialmente para a proposiçãode problematizações,contextualizações, investigações eanálises, encaminhamentos quepodem ser realizados a partir dediferentes recursos, como a leiturade textos sociológicos, textosdidáticos, textos jornalísticos eobras literárias.

Esses encaminhamentos podem,também, ser enriquecidos se

lançarmos mão de recursosaudiovisuais que, assim como ostextos, também são passíveis deleitura. A utilização de filmes,imagens, músicas e chargesconstitui importante elemento paraque os alunos relacionem a teoriacom sua prática social,possibilitando a construção coletivados novos saberes.

Cara à Sociologia, a pesquisa de

campo, quando viável, deve ser proposta de maneira que articule osdados levantados à teoriaestudada, propiciando um efetivotrabalho de compreensão e crítica

Espera-se que osestudantes: Analisem e

compreendam, de formacrítica, odesenvolvimento doEstado Moderno, e ascontradições do processode formação dasinstituições políticas;

Analisem criticamente os

processos queestabelecem as relaçõesde poder presentes nassociedades.

Compreendam e avaliemo papel desempenhadopela ideologia em várioscontextos sociais.

Compreendam osdiversos mecanismos dedominação existentes nas

diferentes sociedades. Percebam criticamente

várias formas pelas quaisa violência se apresenta eestabelece na sociedade

9

Page 10: Sociologia

5/11/2018 Sociologia - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/sociologia-55a231ba19d79 10/12

de elementos da realidade social doaluno.

Para que o aluno seja colocadocomo sujeito de seu aprendizado,faz-se necessária a articulaçãoconstante entre as teorias

sociológicas e as análises,problematizações econtextualizações propostas. Essaprática deve permitir que osconteúdos estruturantes dialoguemconstantemente entre si e permitir,também, que o conhecimentosociológico dialogue com osconhecimentos específicos dasoutras disciplinas que compõem agrade curricular do Ensino Médio.

brasileira.

Conteúdo Estruturante Conteúdos Básicos Abordagem teórico-metodológica

Avaliação

6. Direito, Cidadaniae Movimentos Sociais

Direitos: civis, políticos esociais;

Direitos Humanos; Conceito de cidadania; Movimentos Sociais; Movimentos Sociais no

Brasil; A questão ambiental e os

movimentos ambientalistas; A questão das ONG's.

Em Sociologia, devemos atentar especialmente para a proposição deproblematizações,contextualizações, investigações eanálises, encaminhamentos quepodem ser realizados a partir dediferentes recursos, como a leitura

de textos sociológicos, textosdidáticos, textos jornalísticos eobras literárias.

Esses encaminhamentos podem,também, ser enriquecidos se

Espera-se que osestudantes:

Compreendam o contextohistórico da conquista dedireitos, e sua relaçãocom a cidadania;

Percebam como direitos,

que hoje se consideram“naturais”, são resultadoda luta de diversosindivíduos ao longo dotempo;

10

Page 11: Sociologia

5/11/2018 Sociologia - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/sociologia-55a231ba19d79 11/12

lançarmos mão de recursosaudiovisuais que, assim como ostextos, também são passíveis deleitura. A utilização de filmes,imagens, músicas e chargesconstitui importante elemento para

que os alunos relacionem a teoriacom sua prática social,possibilitando a construção coletivados novos saberes.

A utilização e análise dedocumentos oficiais, tais como:Constituição Federal, Estatuto doIdoso, Estatuto da Criança e doAdolescente, Código de Defesa doConsumidor, Direito Ambiental,dentre outros, pode ser explorada

nas discussões.Cara à Sociologia, a pesquisa decampo, quando viável, deve ser proposta de maneira que articule osdados levantados à teoria estudada,propiciando um efetivo trabalho decompreensão e crítica de elementosda realidade social do aluno.

Para que o aluno seja colocadocomo sujeito de seu aprendizado,faz-se necessária a articulação

constante entre as teoriassociológicas e as análises,problematizações econtextualizações propostas. Essaprática deve permitir que os

Sejam capazes deidentificar grupos emsituações devulnerabilidade em nossasociedade,problematizando a

necessidade de garantiade seus direitos básicos; Compreendam as

diversas possibilidadesde se entender acidadania.

Compreendam o contextohistórico do surgimentodos diversos movimentossociais em suasespecificidades.

11

Page 12: Sociologia

5/11/2018 Sociologia - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/sociologia-55a231ba19d79 12/12

conteúdos estruturantes dialoguemconstantemente entre si e permitir,também, que o conhecimentosociológico dialogue com osconhecimentos específicos dasoutras disciplinas que compõem a

grade curricular do Ensino Médio.

12