sobre a wavin - amanco...infraestrutura, por meio da fabricação de tubos e conexões e geotêxteis...

72

Upload: others

Post on 25-Jan-2021

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • Sobre a Wavin

    A Wavin fornece soluções inovadoras ao setor de construção e infraestrutura em vários continentes. Com mais de 60 anos de experiência, vamos enfrentar alguns dos maiores desafi os do mundo: abastecimento de água, saneamento, cidades resilientes ao clima e melhor desempenho da construção civil.

    Tem o objetivo de criar mudanças positivas no mundo, e a nossa paixão é construir lugares onde as pessoas possam morar com mais qualidade e bem-estar. Colaboramos e nos engajamos com líderes de cidades, engenheiros, urbanistas e instaladores para ajudar os municípios a se prepararem para o futuro e tornar as construções mais confortáveis e efi cientes em termos de energia.

    A Wavin faz parte da Orbia, uma comunidade de empresas unidas por um objetivo comum: melhorar a vida ao redor do mundo. Tem mais de 12 mil colaboradores em mais de 40 países em todo o mundo.

    No Brasil, a Wavin tem atuação nos setores de construção e infraestrutura, por meio da fabricação de tubos e conexões e geotêxteis nãotecido. A empresa atua em prol de suas diretrizes mundiais por meio das seguintes marcas comerciais: Amanco Wavin (tubos e conexões) e Bidim (geotêxteis nãotecido). Ao todo, conta com mais de 2 mil colaboradores e sete fábricas: em Anápolis (GO), Joinville (SC – duas unidades), Ribeirão das Neves (MG), São José dos Campos (SP), Suape (PE) e Sumaré (SP). Sua sede administrativa está localizada em São Paulo, capital.

    Sobre a Amanco Wavin

    A Amanco Wavin é uma das marcas comerciais da Wavin, primeira empresa a criar tubulação de pressão de PVC do mundo em 1955 em Zwolle, na Holanda. Hoje está presente em mais de 40 países e é líder na fabricação e no fornecimento de tubulações plásticas. Lançada em 2006 no Brasil, tem o propósito de cooperar para o bem-estar das pessoas e para o desenvolvimento sustentável da sociedade produzindo produtos inovadores e com alto padrão de qualidade. A marca atua nos mercados predial e de infraestrutura.

  • 03

    Índice

    Manual Biblioteca Revit

    Building Information ModellingAmanco Wavin

    06

    08

    1004

    07

    09

    05

    02

    01AMANCO PPR | pág. 45

    AMANCO PEX | pág. 51

    AMANCO FLEXTEMP | pág. 57

    AMANCO CAIXAS D'ÁGUA | pág. 63

    AMANCO CPVCFIRE BLAZEMASTER® | pág. 67

    BIBLIOTECAS REVITINFORMAÇÕES GERAIS | pág. 07

    BIBLIOTECAS AMANCO REVITINFORMAÇÕES GERAIS | pág. 13

    AMANCO ESGOTO | pág. 21

    AMANCO PVC ÁGUA FRIA | pág. 31

    AMANCO SUPER CPVCFLOWGUARD® | pág. 41

  • GUIA RÁPIDO PARA ACESSAR O CONTEÚDO DAS BIBLIOTECAS AMANCO WAVIN REVIT

    1. Importe as bibliotecas seguindo as instruções da Amanco Wavin

    • As bibliotecas Amanco Wavin Revit contêm ferramentas inteligentes adicionais, como: uma visualização especial de validação e tabelas com quantidades de tubulações e acessórios (Tabelas/Quantidades).

    • Por favor, importe os arquivos como recomendado pela Amanco Wavin para obter todos os benefícios de nossas bibliotecas Revit.

    2. Insira tubulações e acessórios usando o painel de tubulações e a janela de “Properties”

    • Selecione o tipo e diâmetro da tubulação desejada, e em seguida comece a desenhar a tubulação – os acessórios apropriados serão inseridos automaticamente.

    • Selecionando o acessório padrão inserido, você pode trocá-lo usando a lista suspensa na janela de propriedades.

    Em alguns acessórios, a Amanco Wavin oferece a possibilidade de modifi car suas características através das seções Gráfi cos ou Restrições, na janela

    de propriedades.

    Através dos botões Conexões de Tubo e Acessórios do Tubo, localizados na aba Famílias dentro do Navegador de Projeto, é possível inserir manualmente os acessórios necessários que não estejam inclusos por padrão nas preferências.

    Por favor, leia os capítulos seguintes para obter uma descrição mais detalhada de como desenhar tubulações e inserir acessórios. Os acessórios de sistemas específi cos se encontram discriminados em capítulos separados.

    3. Vários tipos de tubulações disponíveis

    • O Revit oferece apenas tubulações com terminação ponta. A Amanco Wavin, no entanto, permite trabalhar conjuntamente com tubulações com terminação ponta e bolsa.

    • As bibliotecas Amanco Wavin Revit permitem trabalhar com tubulações especifi cadas com DN (diâmetro nominal), bem como com OD (diâmetro externo) e várias cores.

    Confi ra o Capítulo 2.1 para um resumo completo dos tipos de tubulações que podem ser selecionados para um projeto.

    4. Mudar orientação e tipo de acessório

    • A Amanco Wavin adicionou Caixas de seleção na janela de propriedades para facilmente:

    a) Mudar de um Tê ou Junção simétrica para um Tê ou Junção com redução, ou de um Tê para uma Junção.b) Mudar a orientação de um acessório ou girar um redutor excêntrico.c) Alterar as caracter íst icas de um acessório.

    • Ao criar acessórios que não existam no portfólio de produtos, são geradas conexões personalizadas ou, na maioria dos casos, mensagens de erro.

  • 5. Soluções implementadas para Tês

    • A inteligência de nossas bibliotecas Amanco Wavin Revit permite inserir Tês com redutores inclusos, se necessário.

    • Se aplicável, uma sequência de redutores é inserida automaticamente. O usuário não precisa conhecer todo o catálogo.

    Confi ra os Capítulos 2.2 e 2.4 para um resumo completo de como selecionar o Tê e o Redutor correto para cada projeto.

    6. Obter o pacote mais recente

    Antes de começar um novo projeto, você deve se certifi car de ter feito o download da versão mais recente das bibliotecas Amanco Wavin Revit, para obter assim uma melhor funcionalidade e um portfólio de produtos atualizado.

  • As imagens contidas neste catálogo são meramente ilustrativas.Consulte sempre a disponibilidade do produto junto à equipe comercial Amanco Wavin. Revisão: Dez/2020

  • 7

    1.1. Importar Bibliotecas Amanco Wavin Revit 08

    1.2. Família "Aninhadas" 10

    1.3. Visualização de Validação de Produtos 10

    1.4. Tags e Símbolos de Anotação 10

    1.5. Acessórios Personalizados 11

    1.6. Criação de Grupos/Seções 11

    01Bibliotecas RevitInformações Gerais

    Manual Biblioteca Revit

    Building Information ModellingAmanco Wavin

  • BU

    IL

    DI

    NG

    I

    NF

    OR

    MA

    TI

    ON

    M

    OD

    EL

    LI

    NG

    8

    b) Com a Visualização Principal aberta, selecione ao mesmo tempo os tipos de tubos e acessórios que serão usados em seu projeto.

    • Se o usuário não precisar trabalhar com todos os tipos de tubos disponíveis, não é necessário copiar todos os tipos de tubos visíveis na Visualização Principal.

    • Copiando apenas um tipo de tubo, todos os acessórios e segmentos defi nidos nas Preferências de Roteamento serão transferidos.

    c) Escolha a opção Copiar para a Área de Transferência.

    • Esse mecanismo de cópia é necessário para transferir corretamente a inteligência de nossas bibliotecas.

    1. Bibliotecas Revit – Informações Gerais

    1.1. Importar Bibliotecas Amanco Wavin Revit

    Para tornar o projeto no Revit mais amigável para o usuário, a Amanco Wavin decidiu não apenas criar famílias que representem os produtos, mas também adicionar inteligência a elas. Isso ajudará o usuário a fazer conexões e transições corretamente entre tubos de diâmetros diferentes. Se usadas corretamente, as bibliotecas Amanco Wavin Revit garantirão não apenas um projeto correto, mas também acesso às informações, nomes e códigos de produto para cada peça usada no sistema.

    Essa função adicional só está disponível se as bibliotecas Amanco Wavin Revit forem importadas corretamente. A seguir, estão os passos para importar as famílias com rótulos, visualização de validação e tabela de quantidades (Schedule).

    IMPORTAR FAMÍLIAS:

    a) Abra a biblioteca Revit que será importada.

    • A Visualização Principal é aberta automaticamente. Essa visualização contém vários tipos de tubos, rótulos e, quando disponíveis, alguns acessórios.

    • A Visualização Principal pode incluir alguns acessórios de tubulação que não estão inclusos nas Preferências de Roteamento por padrão, sendo necessário copiá-los para serem inseridos em seu projeto.

    01 B I B L I O T E C A S R E V I T

  • BU

    IL

    DI

    NG

    I

    NF

    OR

    MA

    TI

    ON

    M

    OD

    EL

    LI

    NG

    9f) Vá para a barra Propriedades na visualização, encontre a opção Dados

    de Identidade e clique em Modelos de Vista.

    g) A janela Aplicar o Modelo de Vista aparecerá.h) Escolha, a partir da lista, a opção Visualização de Validação e clique

    em OK.

    O uso da ferramenta de validação está descrito na Seção 1.3.Cada biblioteca tem a sua própria vista de validação.

    d) Vá para o seu projeto.e) Abra uma visualização 2D ou uma 3D bloqueada.f) Utilize a opção Colar da Área de Transferência.

    É possível que, após selecionar a opção Colar da Área de Transferência, um aviso de informação aparecerá, mostrando que os tipos copiados já existem no projeto e serão usados. Selecione OK.

    g) Clique no botão de fi nalizar na janela Modificar.h) Selecione os elementos colados e apague-os.i) Agora, as famílias já se encontram em seu projeto e podem ser

    acessadas através da janela Famílias.

    VISUALIZAÇÃO DE VALIDAÇÃO:

    As bibliotecas Amanco Wavin Revit permitem que o usuário verifi que se os itens usados foram inseridos corretamente, destacando os elementos que tenham erros através de um código de cores. Siga as instruções a seguir para importar essa visualização.

    a) Crie uma nova visualização 3D em seu projeto ou duplique uma existente.

    b) Vá até a janela Gerenciar e clique em Transferir Normas do Projeto.c) Uma lista de itens a serem copiados aparecerá.d) Escolha o nome do projeto do qual você deseja transferir

    propriedades na parte superior da aba pop-up.

    • Se você tiver vários projetos abertos, certifi que-se de escolher a biblioteca Amanco Wavin Revit.

    e) Apenas a opção Modelos de Vistas deve ser selecionado. Em seguida, clique em OK.

    01 B I B L I O T E C A S R E V I T

  • BU

    IL

    DI

    NG

    I

    NF

    OR

    MA

    TI

    ON

    M

    OD

    EL

    LI

    NG

    10

    • Se um acessório não se encontra disponível em portfólio ou um redutor deveria ser excêntrico, este será mostrado em vermelho e terá um ponto de exclamação.

    Redução cêntrica Redução excêntrica

    Para aprender como trabalhar com redutores, vá até a Seção 2.2.

    • Se um acessório criado não for um produto da Amanco Wavin, ele não será mostrado na visualização.

    1.4. Tags e Símbolos de Anotação

    Cada uma de nossas bibliotecas Amanco Wavin Revit possuem os Tags ou Símbolos de Anotação necessário para inserir, de maneira correta, anotações de tubos e acessórios. Os Tags de uma biblioteca são compatíveis com os elementos das demais bibliotecas. O único caso em partilhar é o das Coifas, que possuem seus próprios Tags.

    Para transferir os símbolos de anotação, selecione os que deseja e, seguindo o mesmo processo que com os tubos e acessórios, copie e cole em seu projeto.

    APLICAR TAGS EM TUBOS E ACESSÓRIOS:

    Para inserir tags, tanto em tubos como em acessórios, siga os passos a seguir:

    a) Copie e cole para seu projeto os tags desejados.b) É possível que já existam outros tipos de Tags carregados em seu

    projeto. Se este for o caso, entre na aba Anotar, busque pela aba Identifi cador e clique na opção Identifi cadores e símbolos carregados.

    TABELAS/QUANTIDADES (SCHEDULES):

    Siga os passos a seguir para importar “Schedules”.

    a) Vá para o Navegador de Projeto na biblioteca Amanco Wavin Revit e procure pela janela Tabelas/Quantidades.

    b) Selecione as tabelas da Amanco Wavin e, com o botão direito do mouse, clique em Copiar para a Área de Transferência.

    • O número de tabelas pode variar entre as diferentes bibliotecas, de acordo com as características específi cas das linhas de produtos.

    c) Vá para o seu projeto.d) Vá para a aba Modifi car e selecione Colar da Área de Transferência.e) A lista completa e funcional de materiais é transferida para o seu

    projeto.

    1.2. Famílias “Aninhadas”

    As famílias Aninhadas ou Contidas são componentes de famílias compostas. Graças a elas, não é necessário inserir cada elemento individualmente.

    • Os componentes Aninhados não devem ser inseridos em um projeto manualmente. Na lista de famílias de Conexões de Tudo, as famílias aninhadas vão estar na parte inferior e incluem o texto Não Usar.

    1.3. Visualização de Validação de Produtos

    As Visualizações de Validação nas bibliotecas Amanco Wavin Revit permitem que o usuário verifi que se as dimensões de um tubo ou a excentricidade de um elemento são válidas.

    • Para verifi car se os produtos são válidos, vá para a visualização 3D que foi criada anteriormente de acordo com a Visualização de Validação de Produtos.

    • Se um tubo for maior do que se encontra disponível em catálogo ou um tubo fl exível tiver um raio de curvatura menor que o mínimo permitido, este será mostrado em vermelho.

    01 B I B L I O T E C A S R E V I T

  • BU

    IL

    DI

    NG

    I

    NF

    OR

    MA

    TI

    ON

    M

    OD

    EL

    LI

    NG

    11

    Se algum componente do projeto permanecer como acessório personalizado, ele poderá ser encontrado facilmente. Se o acessório for personalizado, você terá um ponto de exclamação na conexão. É mais fácil encontrá-los na Visualização de Validação de produtos, onde os acessórios personalizados serão vermelhos.

    Se um ponto de exclamação for encontrado ao lado de um redutor, signifi ca que esse elemento precisa de alguma modifi cação. O aviso desaparecerá se o redutor for alterado de concêntrico para excêntrico. Para isso, siga as instruções a seguir:

    a) Selecione o acessório personalizado.b) Clique na caixa Excentricidade, que está localizada na janela

    Propriedades.

    c) O redutor será excêntrico.

    1.6. Criação de Grupos/Seções

    No momento de usar as bibliotecas Amanco Wavin Revit e desenvolver seu projeto hidrossanitário, é possível dividir os componentes desses sistemas, com o intuito de selecionar as tabelas de quantidades de tubos e acessórios por regiões, aposentos, etapas, etc. Isso é especialmente útil em edifícios de vários andares ou de grandes áreas, onde é necessário dividir por etapas tanto o planejamento como o orçamento de um projeto.

    Isso é possível com todos os elementos presentes em cada uma das bibliotecas Amanco Wavin Revit. Para fazer, siga as instruções a seguir:

    a) Com o seu projeto aberto, selecione a parte do sistema hidráulico ou sanitário que deseja defi nir como um grupo.

    b) Quanto o tiver selecionado, vá para a janela de Propriedades na qual encontrará a aba GRUPO AMANCO WAVIN. Ao lado dela, poderá escrever o nome dessa nova seção.

    c) Já com a seção ou grupo defi nido, poderá encontrar a respectiva divisão em sua tabela de quantidades.

    c) Nos campos Conexões de tubo, Tubulação e Acessórios do tubo (para as Coifas), selecione a opção que lhe pareça mais adequada para utilizar.

    d) Os tags só podem ser visualizados em vistas em planta, seção ou em vistas 3D bloqueadas. Estando em uma das vistas mencionadas, vá para a aba Anotar, na qual encontrará a opção Identifi car por categoria. Clique para ativar essa ferramenta ou utilize o comando rápido T+G.

    e) Ao passar o cursor sobre um tubo ou acessório, o tag defi nido por padrão aparecerá. Clique no tag para ser localizado.

    f) Existem casos em que, ao passar o cursos sobre um acessório, é possível que apareça “?”, “DNC” ou “0”. Isso ocorre devido ao fato de que alguns dos acessórios possuem opções Aninhadas. Para inserir o

    Tag, é necessário utilizar a tecla TAB para que apareça corretamente.

    1.5. Acessórios Personalizados

    Algumas vezes, o usuário receberá uma mensagem informando que foram criados acessórios personalizados. Isso signifi ca que, para conectar os elementos, o Revit teve que criar um acessório que não existe na gama de produtos. O arquivo seguirá funcionando e as conexões serão válidas, no entanto, os acessórios personalizados não têm códigos de catálogo ou descrição na lista de materiais. Esse tipo de acessório requer ação do usuário, selecionando-o e clicando em opções como excentricidade, por exemplo.

    01 B I B L I O T E C A S R E V I T

  • 02BibliotecasAmanco RevitInformações Gerais

    13

    2.4. Trabalhar com Tês/Junções nas Bibliotecas Amanco Wavin Revit 17

    2.5. Trabalhar com Uniões nas Bibliotecas Amanco Wavin Revit 18

    2.6. Trabalhar com Declives 19

    2.1. Trabalhar com Tipos de Tubulações nas Bibliotecas Amanco Wavin Revit 14

    2.2. Trabalhar com Redutores nas Bibliotecas Amanco Wavin Revit 16

    2.3. Trabalhar com Curvas nas Bibliotecas Amanco Wavin Revit 16

    Manual Biblioteca Revit

    Building Information ModellingAmanco Wavin

  • BU

    IL

    DI

    NG

    I

    NF

    OR

    MA

    TI

    ON

    M

    OD

    EL

    LI

    NG

    B I B L I O T E C A S A M A N C O R E V I T

    14

    2. Bibliotecas Amanco Revit – Informações Gerais

    2.1. Trabalhar com Tipos de Tubulações nas Bibliotecas Amanco Wavin Revit

    BIBLIOTECAS AMANCO WAVIN REVIT

    Usam diâmetros e comprimentos de tubo disponíveis em um portfólio específi co de produtos. Estão disponíveis terminações ponta e bolsa.

    2) Divisão de tubulação em comprimentos disponíveis.

    • O Revit padrão não tem restrições de comprimento de tubulações. Para melhorar o projeto com as bibliotecas Revit, a Amanco Wavin oferece uma solução para usar o comprimento dos tubos que estão disponíveis no portfólio de produtos.

    • Para verifi car se o comprimento dos tubos utilizados no projeto está disponível no portfólio, acesse a Visualização de Validação Esgoto na janela do Navegador de Projeto, que já está carregada em seu projeto.

    • Se um tubo for de cor vermelha, é necessário que seu comprimento seja dividido em uma dimensão disponível no portfólio.

    • Mudar o comprimento do tubo:

    a) Encontre o tubo de cor vermelha na Visualização de Validação Esgoto.

    REVIT PADRÃO

    O Revit padrão utiliza apenas unidades de medidas americanas (EUA) nas tubulações. Por padrão, são encontradas apenas tubulações com terminação ponta e podem ser de qualquer comprimento.

    Nas bibliotecas Amanco Wavin Revit, os seguintes desafi os foram enfrentados:

    1) O portfólio de produtos sempre irá conter diâmetros específi cos e pode ter cores diferentes, além de tubulações com bolsa.

    • Se uma linha de produtos tiver várias cores e tipos de terminações, a Amanco Wavin criou diferentes tipos de tubos para cada caso em suas bibliotecas Revit.

    • A Amanco Wavin oferece ao usuário a possibilidade de desenhar tubos escolhendo o DN (Diâmetro nominal ou comercial) do tubo selecionado.

    É importante ter cuidado ao combinar tubos que tenham DN em milímetros

    e em polegadas, como por exemplo entre PVC e CPVC. Nestes casos, é preciso

    observar quando isso é permitido, levando em consideração os adaptadores a

    serem utilizados.

    • O Revit padrão só permite trabalhar com tubos com terminação ponta. Para os portfólios de produtos que incluem tubos com bolsa, a Amanco Wavin adicionou uma bolsa virtual em cada terminação ponta dos acessórios quando estes sejam conectados a tubos com bolsa.

  • BU

    IL

    DI

    NG

    I

    NF

    OR

    MA

    TI

    ON

    M

    OD

    EL

    LI

    NG

    B I B L I O T E C A S A M A N C O R E V I T

    15

    • Um comprimento incorreto também pode ser facilmente encontrado na tabela de quantidades. Comprimentos indisponíveis serão destacados com a cor vermelha.

    3) Trabalhar com tubos com terminação ponta e bolsa.

    • O Revit Padrão funciona exclusivamente com tubos ponta-ponta. Esse tipo de tubulação não representa as diferentes opções que o catálogo da Amanco Wavin oferece. É por isso que as bibliotecas Amanco Wavin Revit têm diferentes opções inclusas que garantem o funcionamento em qualquer caso.

    A seguir, um exemplo de como representar uma junta entre terminações ponta-ponta:

    a) Desenhe uma tubulação (Tenha o cuidado de escolher um tubo que seja ponta-ponta).

    b) Divida a tubulação.c) Uma Luva é inserida.

    Em seguida, outro exemplo, mas neste caso, de como se manuseia uma junta entre terminações ponta-bolsa.

    a) Desenhe uma tubulação (Tenha o cuidado de escolher um tubo que seja ponta-bolsa).

    b) Divida a tubulação.c) Uma Luva é inserida, altere-a para uma bolsa.

    b) Divida o tubo em segmentos estimados de acordo com o comprimento máximo disponível.

    c) Divida o tubo em qualquer ponto e crie uma dimensão entre duas bolsas ou juntas usando a função “Aligned Dimension”. Isso deve ser feito em uma visualização plana ou elevada.

    Certifi que-se de alinhar a dimensão à junta. Se ela estiver alinhada com a extremidade do tubo, essa solução não funcionará.

    d) Selecione a bolsa ou junta que será movida e clique na dimensão para editar. O comprimento máximo disponível para tubos na Amanco Wavin Esgoto SN é de 6m.

    e) Se o tubo for dividido corretamente e seu comprimento estiver disponível no portfólio, o tubo deixará de ser vermelho na Visualização de Validação.

    O mesmo procedimento pode ser usado para colocar uma distância entre

    duas juntas ou uma junta e qualquer outro acessório. Isso é útil para garantir

    que, em retas longas, o tubo seja completamente usado, se possível.

  • BU

    IL

    DI

    NG

    I

    NF

    OR

    MA

    TI

    ON

    M

    OD

    EL

    LI

    NG

    B I B L I O T E C A S A M A N C O R E V I T

    16

    2.2. Trabalhar com Redutores nas Bibliotecas Amanco Revit

    2.3. Trabalhar com Curvas nas Bibliotecas Amanco Wavin Revit

    BIBLIOTECAS AMANCO WAVIN REVIT

    Com frequência, é necessário usar uma sequência de redutores. Em sistemas sanitários é comum a necessidade de utilizar redutores excêntricos.

    BIBLIOTECAS AMANCO WAVIN REVIT

    Apenas itens disponíveis no portfólio de produtos podem ser desenhados. Uma grande variedade de Joelhos e Curvas, com diferentes tipos de conectores, é fornecida.

    REVIT PADRÃO

    É possível gerar qualquer redutor entre quaisquer diâmetros e eles são sempre visualizados da mesma maneira.

    as bibliotecas Amanco Wavin Revit, os seguintes desafi os foram enfrentados:

    REVIT PADRÃO

    É possível criar uma curva com qualquer ângulo e é sempre visualizada da mesma maneira. Estão disponíveis apenas curvas com terminação ponta, e com o mesmo comprimento útil.

    • Se os redutores estiverem disponíveis em versões longa e curta, uma delas será inserida por padrão. Se deseja alterar para a segunda opção, esta estará disponível na janela de Propriedades.

    3) Nos sistemas de água quente, as bibliotecas Amanco Wavin Revit fornecem multirredutores, que permitem automaticamente a conexão com qualquer diâmetro.

    • Nos sistemas de água fria e quente, os redutores são sempre concêntricos, portanto não requerem alterações após serem inseridos.

    1) Normalmente, é necessário mais de um redutor para conectar dois diâmetros diferentes.

    • Se mais acessórios forem necessários, a inteligência das bibliotecas Amanco Wavin Revit inserirá automaticamente a combinação correta de redutores.

    2) Nos sistemas sanitários devem ser utilizados redutores excêntricos, sendo que os redutores concêntricos devem ser inseridos como acessórios personalizados. A excentricidade deve estar posicionada de tal forma que mantenha a parte superior das tubulações no mesmo nível.

    • Por padrão, o Revit localiza a linha central dos dois diâmetros diferentes no mesmo nível.

    • Por esse motivo, um redutor concêntrico (acessório personalizado) é inserido e o usuário será notifi cado por um ponto de exclamação ao lado do acessório, indicando que o produto não existe no portfólio.

  • BU

    IL

    DI

    NG

    I

    NF

    OR

    MA

    TI

    ON

    M

    OD

    EL

    LI

    NG

    B I B L I O T E C A S A M A N C O R E V I T

    17

    3) Nos sistemas de água fria e quente, normalmente são usadas as curvas simétricas.

    • Para curvas simétricas, o comprimento útil do tubo é o mesmo, e para curvas assimétricas é diferente.

    4) Em sistemas sanitários, dependendo da direção do fl uxo da água, a conexão poder ter que ser invertida de direção. Isso pode ser feito através da função Reverso na janela de Propriedades.

    Nas bibliotecas Amanco Wavin Revit, os seguintes desafi os foram enfrentados:

    1) Grande variedade de curvas disponíveis no portfólio de produtos da Amanco Wavin.

    • Dependendo da linha específi ca de produtos, vários tipos de curvas podem ser inseridos. O tipo padrão é um Joelho disponível em todos os tamanhos. Em seguida, pode ser alterado para um tipo específi co de acessório.

    2) Diâmetros e ângulos específi cos de curvas disponíveis.

    • De acordo com o portfólio de produtos, podem ser desenhadas curvas de 45° e 90°. Estes podem ser inseridos automaticamente, desenhando dois tubos e seu ângulo apropriado. Vá para o capítulo de cada linha para saber mais sobre como funcionam as curvas em cada uma.

    2.4. Trabalhar com Tês/Junções nas Bibliotecas Amanco Wavin Revit

    BIBLIOTECAS AMANCO WAVIN REVIT

    De acordo com a linha de produtos específi ca, uma grande variedade de Tês/Junções é oferecida, tanto simétricos como assimétricos. Apenas Tês/Junções que estejam disponíveis no portfólio de produtos podem ser desenhados.

    REVIT PADRÃO

    É possível conectar com qualquer diâmetro e ângulo e é sempre visualizado da mesma maneira. Estão disponíveis apenas Tês/Junções simétricos com redutores concêntricos.

  • BU

    IL

    DI

    NG

    I

    NF

    OR

    MA

    TI

    ON

    M

    OD

    EL

    LI

    NG

    B I B L I O T E C A S A M A N C O R E V I T

    18

    • Na linha Sanitária, o tipo de Tê/Junção padrão é aquela que conecta uma tubulação horizontal a um vertical principal.

    • Nos sistemas de Água Fria e Água Quente, existe um único tipo de Tê disponível.

    3) Graças à inteligência incluída nas bibliotecas Amanco Wavin Revit, não é necessário inserir redutores manualmente.

    • Se aplicável, um redutor ou série de redutores é inserido automaticamente (como um componente Aninhado) para que o usuário não precisa inseri-los.

    Nas bibliotecas Amanco Wavin Revit, os seguintes desafi os foram enfrentados:

    1) Diâmetros e ângulos específi cos disponíveis de Tês/Junções.

    • Se você deseja desenhar um Tê/Junção, pode fazer isso usando uma curva existente, clicando ao lado do sinal "+" que aparece quando você seleciona ou conecta dois tubos. Existem casos em que as Tês/Junções devem ser inseridas manualmente. Vá para a seção própria de cada linha de produtos para obter informações específi cas a respeito delas.

    2) Grande variedade em tipos de Tês/Junções e suas funcionalidades no portfólio da Amanco Wavin.

    • Dependendo da linha de produto, vários tipos de Tês/Junções podem ser inseridos. A linha sanitária das bibliotecas Amanco Wavin Revit fornece Tês/Junções simétricas e assimétricas e com redutores concêntricos e excêntricos.

    2.5. Trabalhar com Uniões nas Bibliotecas Amanco Wavin Revit

    BIBLIOTECAS AMANCO WAVIN REVIT

    De acordo com a linha de produtos, uma grande variedade de juntas é oferecida. O comprimento útil dessas juntas sempre é exato.

    REVIT PADRÃO

    O Revit padrão fornece apenas a visualização de uma junta. O comprimento útil do acessório não está correto.

    Nas bibliotecas Amanco Wavin Revit, os seguintes desafi os foram enfrentados:

    1) Trabalhar com comprimentos disponíveis e reais permite conexões corretas com os tubos.

    • Quando um tubo é dividido, os pontos de conexão representam a profundidade da bolsa.

    Na linha de água fria e quente, as bibliotecas Amanco Wavin Revit fornecem uma ampla variedade de juntas padrão, roscadas e transições para outros sistemas.

    Nos sistemas sanitários, dependendo do tipo de tubo, a junta adequada deve ser utilizada. Por padrão, a representação de uma bolsa está defi nida como acoplamento, mas no caso de duas terminações ponta serem unidas, é possível designar uma Luva.

  • BU

    IL

    DI

    NG

    I

    NF

    OR

    MA

    TI

    ON

    M

    OD

    EL

    LI

    NG

    B I B L I O T E C A S A M A N C O R E V I T

    19

    Posteriormente, o mais recomendado é gerar os tubos de entrada e saída da caixa já com a inclinação ativa, como mostrado na imagem abaixo (Esse método é explicado mais detalhadamente na Seção 3.7).

    MÉTODO 3

    Usar a ferramenta Cota Angular.

    a) Vá para uma visualização elevada ou de seção onde seja mostrado o tubo horizontal.

    b) Crie uma dimensão angular entre o tubo vertical e o tubo horizontal.c) Selecione o tubo horizontal.d) Clique no valor da dimensão angular e insira o valor desejado.

    MÉTODO 4

    Ferramenta girar na aba Modifi car.

    a) Vá para uma visualização elevada ou de seção onde seja mostrado o tubo horizontal.

    b) Selecione o tubo desejado e clique na ferramenta girar na aba Modifi car.

    c) Mova o ponto base de rotação para o fi nal do tubo e sobre o seu eixo central.

    d) Clique e gire o acessório usando o mouse, ou inserindo o ângulo de rotação desejado.

    2.6. Trabalhar com Declives

    Existem diferentes maneiras de criar declives em sistemas de tubulação sanitária. Nesta seção, abordaremos esses métodos, desde os mais fáceis de aplicar até fi nalizar com os mais confi áveis.

    MÉTODO 1

    Desenhar com as opções Inclinação Acima ou Inclinação Abaixo, que aplicam declive automaticamente a todos os tubos desenhados. Essa função é selecionada quando a função de desenho de tubo está ativada.

    MÉTODO 2

    Uso a ferramenta Inclinação em um sistema de tubulação que foi criado sem inclinações.

    1) Use a tecla TAB para selecionar todos os componentes do sistema e clique para confi rmar a seleção.

    2) Vá para a janela Modifi car e ative a função Inclinação.3) Clique em Concluir para aplicar o declive.

    Como as caixas são elementos de alta complexidade para o Revit, podem gerar difi culdades no momento de aplicar diferenças de nível em todo o sistema, como se é indicado neste método.

    Uma forma de evitar isso é aplicando o desnível sem o tubo que une a caixa com o resto do sistema, como mostrado abaixo:

  • 03Amanco Esgoto 21

    3.8. Caixas, Caixas de Inspeção, Gordura e Areia 26

    3.9. Ralos 28

    3.10. Válvula de Retenção 29

    3.11. Tê de Inspeção 30

    3.12. Anel de Vedação para Vaso Sanitário 30

    3.1. Tipos de Tubulação 22

    3.2. Anel de Vedação 22

    3.3. Joelhos e Curvas 22

    3.4. Redutores 23

    3.5. Tês/Junções 23

    3.6. Luva e Bolsa 25

    3.7. Caps e Terminal de Ventilação 25

    Manual Biblioteca Revit

    Building Information ModellingAmanco Wavin

  • 22

    BU

    IL

    DI

    NG

    I

    NF

    OR

    MA

    TI

    ON

    M

    OD

    EL

    LI

    NG

    3. Amanco Esgoto

    3.1. Tipos de Tubulação

    A linha Amanco Esgoto é composta por três tipos de tubulação: Série Normal, Série Reforçada e Silentium. Cada uma está carregada com os acessórios necessários para o seu funcionamento. É necessário copiar para seu projeto apenas os tipos que você precise, embora seja possível combinar os diferentes tipos.

    Cada sistema (Série Normal, Série Reforçada e Silentium) possui dois tipos de tubos disponíveis: Com Bolsa e Sem Bolsa. Ao desenhar com um tubo Sem Bolsa, o comprimento que aparecerá na tabela de quantidades será o mesmo desenhado. O tubo Com Bolsa, por sua vez, ao ser utilizado, somará na tabela de quantidades o comprimento equivalente da Bolsa.

    EXEMPLO:

    3.2. Anel de vedação

    De maneira automática, em nossas bibliotecas incluem-se quantifi cados todos os Anéis necessário nas linhas Série Normal e Série Reforçada (na linha Silentium, os Anéis estão inclusos como acessórios). Estes Anéis não possuem uma representação física na visualização, mas são quantifi cados na tabela de quantidades.

    3.3. Joelhos e Curvas

    INSERIR UM TIPO ESPECÍFICO DE CURVA:

    Ao desenhar dois tubos com um ângulo disponível (90º e 45º), um Joelho será inserido automaticamente. Para mudá-lo para outro elemento, siga os passos a seguir:

    a) Desenhe dois tubos em um ângulo permitido e o Joelho será gerado.

    b) Selecione o acessório.

    c) Vá para a janela Propriedades e expanda a lista da parte superior, como mostrado a seguir:

    d) Assinale a caixa Restringir as Preferências de Roteamento para limitar a lista dos tipos de curvas. Essa opção ativará apenas as curvas de uma linha específi ca de produtos.

    e) Escolha um acessório da lista.

    f) Para visualizar as alterações, mova os cursos para a janela principal do projeto ou clique em Aplicar na parte inferior da janela de Propriedades.

    ALTERAR CARACTERÍSTICAS E PROPRIEDADES DAS CURVAS:

    As bibliotecas Amanco Wavin Revit oferecem funções adicionais que permitem alterar algumas propriedades das curvas, disponíveis apenas para tipos específi cos de acessórios. Para alterar as propriedades de um acessório, vá para a janela Propriedades. Ao selecionar as caixas, as seguintes funções podem ser ativadas ou desativadas:

    a) Funções comuns a todos os tipos de curva:

    1) Reverso – Esta função está em cada tipo de curva. Permite alterar o sentido do acessório caso tenha sido gerado na direção oposta à desejada.

    2) Luva- Permite criar uma Luva na extremidade ponta do acessório, possibilitando conectá-lo à extremidade ponta de um tubo. Esta função é ativada por padrão.

    03 A M A N C O E S G O T O

  • 23

    BU

    IL

    DI

    NG

    I

    NF

    OR

    MA

    TI

    ON

    M

    OD

    EL

    LI

    NG

    b) Curva:

    1) Longa – Se estiver disponível por catálogo, permite selecionar uma Curva Longa.

    2) Bolsa-Bolsa – Se estiver disponível por catálogo, permite selecionar uma Curva com extremidades bolsa-bolsa.

    No caso das Curvas, se uma das funções mencionadas anteriormente for ativada, mas não estiver disponível por catálogo, a opção gerada por padrão ou disponível permanecerá visível.

    3.4. Redutores

    INSERIR MULTIRREDUTORES:

    Como mencionado nas seções anteriores, as bibliotecas Amanco Wavin Revit inserem a sequência necessária de redutores que uma transição precisa.

    Para inserir um multirredutor com a biblioteca Amanco Esgoto, siga os passos a seguir:

    a) Desenhe uma tubulação de qualquer diâmetro.b) Sem sair da função de desenho de tubo, mude para qualquer outro

    diâmetro.

    c) Será criada uma multirredução concêntrica, que deve ser corrigida manualmente.

    d) Corrija a multirredução para que seja exibida de forma excêntrica (explicação na próxima seção).

    MUDAR UM REDUTOR CONCÊNTRICO PARA UM EXCÊNTRICO E MODIFICAR O SENTIDO DA EXCENTRICIDADE:

    Apenas redutores excêntricos devem ser usados. Neste caso siga os passos a seguir para mudar um redutor concêntrico para um excêntrico:

    a) Selecione o acessório personalizado (Redutor concêntrico).

    b) Assinale a caixa Excentricidade para ativar a excentricidade do multirredutor.

    c) Dependendo do sentido em que você deseja a excentricidade, será necessário selecionar as caixas Girar 180 Graus e/ou Girar 90 Graus.

    d) Clique em Aplicar ou localize o cursor na janela principal para aplicar as mudanças.

    3.5. Tês/Junções

    TIPOS DE CONEXÃO DE TÊS/JUNÇÕES:

    Dependendo das condições da conexão, existem três tipos principais de Tê/Junção: De tubo horizontal para vertical, de horizontal para horizontal e de vertical para horizontal.

    • Para conexões a 90° há, por padrão, como pode ser visto na imagem, uma Junção, com um Joelho de 45°, e as reduções necessárias serão exibidas automaticamente. No caso de uma conexão a 45°, haverá somente a Junção e a sequência de reduções.

    • A biblioteca Amanco Wavin Esgoto tem a funcionalidade de oferecer ao cliente as diferentes opções entre Tês e Junções simétricos, de redução, invertidos, entre outros, fazendo uso das propriedades do elemento.

    Tubo horizontal para

    vertical (H-V) (Padrão)

    Tubo horizontal para

    horizontal (H-H)

    Tubo horizontal entrando em

    uma tubulação principal (V-H)

    03 A M A N C O E S G O T O

  • 24

    BU

    IL

    DI

    NG

    I

    NF

    OR

    MA

    TI

    ON

    M

    OD

    EL

    LI

    NG

    • Para selecionar uma das opções anteriores, siga os passos exibidos a seguir:

    a) Selecione o elemento.b) Vá para a janela de Propriedades e abra o menu suspenso. Selecione

    a opção que você precisa.

    c) Clique em Aplicar ou localize o cursor na janela principal para aplicar as mudanças.

    Como os tubos e acessórios DN40 são bolsa-bolsa, em conexões a 90° não será inserido Tê e um Joelho de 45°, e sim apenas um Tê.

    USO DAS FUNCIONALIDADES:

    Os Tês/Junções estão equipados com um conjunto de funcionalidades que permitem modifi car o acessório. Em seguida, será mostrado como cada uma dessas funciona:

    1) Junção/Tê Simples: Caso o tubo associado seja um tubo de tamanho menor que o principal, um Tê/Junção de redução é selecionado por padrão. Essa opção permite que o Tê/Junção tenha suas saídas simétricas, usando uma sequência de reduções para suportar a mudança de diâmetro.

    2) Usar Tê: Caso seja realizada uma conexão a 90°, será gerada, por padrão, uma Junção com um Joelho de 45°. Essa opção permite selecionar um Tê, considerando que esteja disponível nos referidos tipo e diâmetro de tubo.

    3) Junção invertida: Permite selecionar uma Junção invertida, funcionando apenas quando os diâmetros são indicados e a conexão foi criada a 45°.

    4) Excentricidade, Girar 90 Graus, Girar 180 Graus: Assim como na multirredução, essas opções permitem ativas e modifi car a localização da excentricidade. No caso dos Tês e Junções, essa função é limitada dependendo do tipo de conexão, e deve ser levado em consideração a direção do fl uxo.

    5) Usar Luva: Permite localizar uma Luva no conector ponta do acessório, caso seja necessário unir a este a extremidade ponta de um tubo.

    TRABALHAR COM REDUTORES:

    Assim como explicado anteriormente, as funções de Excentricidade, Girar 90 Graus e Girar 180 Graus são concebidas para passar de uma conexão personalizada com redutores concêntricos, que não existem no catálogo, para redutores excêntricos.

    • Caso uma redução esteja em forma concêntrica, um ponto de exclamação será exibido sobre ela, indicando que deve ser corrigida.

    • Da mesma maneira, se o redutor for concêntrico, ele será exibido na Visualização de Validação em vermelho.

    As conexões a 90° no sistema sanitário são carregadas, por padrão, como uma Junção + Curva 45°. Caso queira mudar para um Tê, siga os passos mostrados anteriormente.

    No momento de inserir uma Junção, pode ser que o Revit não o permita. Nesse caso, verifi que se o espaço é grande o sufi ciente para que a Junção/Tê possa ser inserida..

    CRIAR UMA JUNÇÃO DUPLA:

    Para criar uma Junção dupla, é necessário seguir os seguintes passos:

    a) Selecione uma Junção já criada (Tem que ser uma conexão com os mesmos diâmetros de entrada e saída).

    b) Clique no símbolo de “+”.c) Com o novo conector criado, agora é possível criar um tubo clicando

    com o botão direito sobre este e escolhendo a opção Draw Pipe ou juntando a este um tubo criado anteriormente.

    03 A M A N C O E S G O T O

  • 3.7. Caps e Terminal de Ventilação

    INSERIR UM CAP:

    A Amanco Wavin forneceu bibliotecas com caps para cobrir a extremidade de um tubo ou acessório. Para inserir um Cap, siga estes passos:

    a) Selecione um tubo ou um acessório que tenha, pelo menos, uma conexão sem uso.

    b) Vá até a aba Modifi car e clique na opção Fechar Extremidades Abertas.

    c) O Cap é inserido automaticamente.

    ESCOLHER OUTRAS OPÇÕES OU O TERMINAL DE VENTILAÇÃO:

    Para ver outras opções, selecione o elemento e vá para o menu suspenso da parte superior da janela de Propriedades, na qual poderá encontrar o Plug e o Terminal de Ventilação. Deve ser levado em conta as condições em que estão disponíveis, caso contrário, uma mensagem de erro será exibida.

    25

    BU

    IL

    DI

    NG

    I

    NF

    OR

    MA

    TI

    ON

    M

    OD

    EL

    LI

    NG

    CRIAR UMA JUNÇÃO DUPLA COM JOELHOS A 90°:

    Se deseja fazer uma conexão a 90°, o processo é muito mais simples:

    a) Desenhe um tubo no comprimento desejado.b) Desenhe, perpendicularmente ao tubo anterior, um trecho que o

    cruze por completo.

    c) Uma Junção Dupla com Joelhos 45° será inserida.

    3.6. Luva e Bolsa

    INSERIR UMA LUVA E COMO INVERTER SEU SENTIDO:

    Em sistemas sanitários, uma Luva é inserida quando uma tubulação é dividida em dois elementos, sendo esta a opção padrão para todos os tipos de tubo. Para inserir uma luva, siga as instruções:

    a) Desenhe uma tubulação.b) Selecione o tubo e divida-o com a ferramenta Dividir Elemento ou

    com o comando S+L.

    c) A Luva será gerada automaticamente.d) Se for necessário mudar o sentido da Luva, utilize a função Reverso

    na janela de Propriedades.

    MUDAR PARA UMA BOLSA

    a) Selecione a Luva que foi inserida e, na janela de Propriedades, desative a opção Luva.

    b) Uma Bolsa será gerada.

    03 A M A N C O E S G O T O

  • 26

    BU

    IL

    DI

    NG

    I

    NF

    OR

    MA

    TI

    ON

    M

    OD

    EL

    LI

    NG

    IMPORTAR AS CAIXAS:

    O mesmo procedimento realizado para copiar os tubos na Seção 1.1 deve ser feito para copiar as Caixas para o seu projeto. Os passos são os seguintes:

    a) Selecionar a Caixa que você quer ter em seu projeto.b) Copiá-la com CTRL+Z ou com Copiar para a Área de Transferência.c) Estando em qualquer visualização de seu projeto, use o comando

    CTRL+V ou Colar da Área de Transferência.

    d) É possível que surja um aviso indicando que os tipos copiados já se encontram em seu projeto. Clique em OK. A Caixa será introduzida em seu projeto.

    ESCOLHER ENTRE AS DIFERENTES OPÇÕES:

    Tendo claro quais Caixas estão disponíveis ao escolher um dos elementos, tem-se a possibilidade de selecionar uma das diferentes opções existentes, incluindo o tipo e material da Grelha ou a profundidade da Caixa.

    Para isso, siga as instruções a seguir:

    a) Selecione a Caixa.b) Vá para a janela de Propriedades e, na seção de Restrições, clique no

    lado direito da função Tipo de Caixa.

    c) Um menu suspenso aparecerá, no qual é possível selecionar uma das diferentes opções existentes para o elemento importado para seu projeto.

    3.8. Caixas, Caixas de Inspeção, Gordura e Areia

    A Biblioteca Amanco Wavin Esgoto traz consigo o catálogo completo de Caixas. Estas, devido à sua condição, não estão diretamente associadas a um tubo, razão pela qual devem ser carregadas em seu projeto de forma independente.

    SELECIONAR A CAIXA A SER UTILIZADA:

    Na parte inferior da biblioteca Amanco Wavin Esgoto está a seleção de Caixas disponíveis por catálogo. A maneira como estão codifi cadas e localizadas é defi nida pela forma da Grelha e pela quantidade de entradas que tenha, como se pode observar na imagem.

    Além disso, dentro de cada quadro você pode ver a especifi cação de Caixas que cada um abrange. Por exemplo:

    Esse elemento serve para dois tipos de Caixa, a 250X172X50 e a 250X230X75. A escolha entre uma ou outra é feita tendo a Caixa já copiada em seu projeto e será explicada mais adiante.

    03 A M A N C O E S G O T O

  • 27

    BU

    IL

    DI

    NG

    I

    NF

    OR

    MA

    TI

    ON

    M

    OD

    EL

    LI

    NG

    POSICIONAR A CAIXA:

    Já com a Caixa colocada no seu projeto e selecionada a opção que você irá utilizar, é necessário posiciona-la de forma adequada com a fi nalidade de conecta-la na rede. Para isso, há um componente em planta e uma vertical, ou elevação, que devem ser levadas em conta.

    1) Posicionamento em planta:

    a) Em uma vista em planta, localize em que sentido as entradas e saída da peça devem estar. Se for necessário girar a peça, é possivel selecionar e com a barra de espaços, gira-la em múltiplos de 90°. Se você precisar posicioná-la em um ângulo diferente, use a ferramenta Rotate na aba Modifi car.

    b) Alinhe a caixa aos tubos ou aos elementos que defi nem sua posição, fazendo uso da ferramenta Align.

    2) Posicionamento vertical ou elevação:

    a) Crie ou utilize uma vista em seção, que permite visualizar a Caixa e a laje a qual será alinhada.

    b) Utilizando o parâmetro Off set que aparece na janela de Propriedades, selecione uma Caixa para defi nir a altura para a qual deseja ter as conexões de entrada e saída, levando em consideração a inclinação dos tubos dianteiro e traseiro.

    c) No momento de posicionar a Grelha em relação ao nível do piso, selecione o elemento e, fazendo o uso das setas que estão no topo, arraste a Grelha até que ela se alinhe com o chão. Isso será perceptível ao destacar o referido nível. Para os casos em que não será utilizado um prolongamento, é necessário desativar a opção na janela de Propriedades, selecionando a Caixa.

    CONECTAR NO SISTEMA:

    Com a Caixa posicionada é possível gerar as conexões aos tubos. A maneira mais fácil de fazer isso é criando novos tubos da Caixa e juntando-os àqueles já defi nidos no sistema (leve em consideração a recomendação na Seção 2.6 - Método 2). A maneira de fazer isso é a seguinte:

    a) Selecione o elemento e procure pelo Quadrado Azul mais distante do conector e clique nele.

    b) A função de desenho do tubo será ativada e agora é possível desenhar um tubo que sai da caixa e se conecta a outro tubo já localizado.

    É muito importante desenhá-lo com a inclinação ativada e com a opção Alterar Inclinação também ativada, garantindo que o novo tubo com

    inclinação possa ser acoplado a um tubo que também tenha inclinação.

    Existem Caixas que permitem a conexão de tubos de entrada de 50 ou 40 mm. Nestes casos, se um tubo de 40 mm for selecionado, um adaptador será gerado automaticamente.

    INSERIR DISPOSITIVOS ANTI-ESPUMA/INSETOS, ANTI-INFILTRAÇÃO E DEFLETOR ACÚSTICO (SILENTIUM):

    Uma ferramenta útil que vem inclusa com as Caixas na biblioteca Amanco Esgoto é a possibilidade de incluir no elemento os diferentes acessórios que a complementam e que estes sejam levados em conta nas tabelas de quantidades de acessórios. É preciso ter em mente que eles não estão disponíveis para todos os tipos e diâmetros de Caixas.

    Para inserir um desses elementos, siga as instruções a seguir:

    a) Selecione a Caixa cujas propriedades você deseja modifi car.b) Vá para a janela de Propriedades e ative a opção de cada um dos

    acessórios que deseja incluir.

    Estes dispositivos não possuem uma representação física no modelo da Caixa, mas são quantifi cados nas tabelas de quantidades..

    03 A M A N C O E S G O T O

  • 28

    BU

    IL

    DI

    NG

    I

    NF

    OR

    MA

    TI

    ON

    M

    OD

    EL

    LI

    NG

    EXTRAIR A QUANTIDADE E COMPRIMENTO DO TUBO DEPROLONGAMENTO:

    Devido ao fato de que os elementos como as Caixas não podem ter tubos em seu interior, os tubos de prolongamento utilizados com estes acessórios possuem sua própria lista de quantidades: Amanco Wavin Esgoto PVC Prolongamentos.

    3.9. Ralos

    A biblioteca Amanco Wavin Esgoto traz consigo o catálogo completo de Ralos. Devido às condições de conexão que manuseiam, devem ser inseridos manualmente, a partir da biblioteca, em seu projeto.

    SELECIONAR O RALO A SER UTILIZADO:

    Na parte inferior da biblioteca Amanco Wavin Esgoto está a seleção de Ralos disponíveis por catálogo. A maneira como estão codifi cados e localizados é defi nida por sua forma e por serem sifonados ou secos.

    Ao defi nir o tipo de Ralo que você deseja usar e importá-lo para o seu projeto, você poderá selecionar uma das diferentes opções disponíveis para esse tipo. Isso será explicado mais adiante.

    IMPORTAR OS RALOS:

    O mesmo procedimento realizado para copiar os tubos na Seção 1.1 deve ser feito para copiar os Ralos para o seu projeto. Os passos são os seguintes:

    a) Selecionar o tipo de Ralo que você quer ter em seu projeto.b) Copiá-lo com CTRL+Z ou com Copiar para a Área de Transferência.c) Estando em qualquer visualização de seu projeto, utilize o comando

    CTRL+V ou Colar da Área de Transferência.

    d) É possível que surja um aviso indicando que os tipos copiados já se encontram em seu projeto. Clique em OK. O Ralo será introduzido em seu projeto.

    ESCOLHER ENTRE AS DIFERENTES OPÇÕES:

    Sabendo quais Ralos Estão disponíveis ao escolher um dos elementos, você tem a possibilidade de selecionar uma das diferentes opções, incluindo o tipo de material da Grelha ou a forma da saída.

    Para fazer isso, siga as instruções a seguir:

    a) Selecione o Ralo.b) Vá para a janela de Propriedades e, na seção de Restrições, clique do

    lado direto da função Tipo de Ralo.

    c) Um menu suspenso aparecerá, a partir do qual poderá escolher uma das diferentes opções presentes para o elemento que importou para o seu projeto.

    03 A M A N C O E S G O T O

  • 29

    BU

    IL

    DI

    NG

    I

    NF

    OR

    MA

    TI

    ON

    M

    OD

    EL

    LI

    NG

    POSICIONAR O RALO:

    Em comparação com as Caixas, os Ralos são mais simples de manusear, só é necessário alinhar o elemento com a superfície da louça onde você pensa em posicioná-lo. O posicionamento horizontal depende das necessidades de seu projeto.

    CONECTAR AO SISTEMA:

    Já com o Ralo alinhado, é possível gerar a conexão com um tubo. A maneira de fazer isso é a seguinte:

    a) Selecionar o elemento, procurar o Quadrado Azul mais distante do conector e clicar nele.

    b) A função de desenho de tubulação será ativada e agora é possível desenhar um tubo que saia da caixa.

    Na conexão de todos os Ralos se encontra a representação de uma Luva, a qual pode ser alterada para uma Bolsa ou desativada caso necessário, através das opções disponível na janela de Propriedades.

    RALO LINEAR:

    O Ralo Linear possui as mesmas aplicações que os outros Ralos. É possível escolher entre os diferentes tamanhos e cores disponíveis para nossos ralos lineares sifonado e seco.

    Para alterar entre as diferentes opções existentes, selecione o Ralo já inserido em seu projeto, seja este sifonado ou seco, e, na janela de Propriedades, selecione a versão desejada através da função Tipo de Ralo.

    3.10. Válvula de Retenção

    No caso da Válvula de Retenção, existem duas opções para introduzi-la em seu projeto:

    1) Copiar a Válvula de Retenção presente na Visualização Principalda biblioteca Amanco Wavin Esgoto, assim como foi feito com as Caixas. Siga os passos mostrados abaixo:

    a) Selecionar a Válvula de Retenção que você quer ter em seu projeto.b) Copiá-la com CTRL+Z ou Copiar para a Área de Transferência.c) Estando em qualquer visualização de seu projeto, use o comando

    CTRL+V ou Colar da Área de Transferência.

    d) É possível que surja um aviso indicando que os tipos copiados já se encontram em seu projeto. Clique em OK. A Válvula de Retenção será introduzida em seu projeto.

    2) A segunda opção (talvez a mais prática) é introduzi-la como uma junta. Para fazer dessa forma, siga os passos a seguir:

    a) Usando a ferramenta Dividir Elemento, presente na aba Modifi car, divida o tubo no qual deseja inserir a Válvula de Retenção. Como mencionado na Seção 3.5, a visualização da Luva do novo tubo aparecerá por padrão.

    b) Selecione a Luva e vá para o para o menu suspenso na janela de Propriedades, no qual encontrará a Válvula de Retenção.

    c) Tendo selecionado a Válvula, esta aparecerá substituindo a Luva. É exibida por padrão de forma concêntrica (com os dois conectores no mesmo eixo), o que está incorreto. Por esse motivo, um ponto de exclamação é exibido para que o usuário saiba que isso deve ser corrigido.

    d) Para gerar a visualização correta da Válvula de Retenção, você deve ativar a opção de Excentricidade, presente na janela de propriedades do elemento.

    03 A M A N C O E S G O T O

  • 30

    BU

    IL

    DI

    NG

    I

    NF

    OR

    MA

    TI

    ON

    M

    OD

    EL

    LI

    NG

    3.11. Tê de Inspeção

    INSERIR O TÊ DE INSPEÇÃO E COMO INVERTER SEU SENTIDO:

    O Tê de Inspeção é inserido pelo mesmo mecanismo que a bolsa, a Luva ou a Válvula de Retenção. Os passos para inseri-lo são os seguintes:

    a) Usando a ferramenta Dividir Elemento, presente na aba Modifi car, divida o tubo no qual deseja inserir o Tê de Inspeção.. Como mencionado na Seção 3.5, a visualização da Luva do novo tubo aparecerá por padrão.

    b) Selecione a Luva e vá para o para o menu suspenso na janela de Propriedades, no qual encontrará o Tê de Inspeção.

    c) Caso seja necessário inverter o sentido do elemento, a função Reverso está disponível em suas propriedades.

    3.12. Anel de Vedação para Vaso Sanitário

    INSERIR O ANEL E POSICIONÁ-LO CORRETAMENTE:

    O Anel de Vedação para Vaso Sanitário é inserido através do mesmo mecanismo que a Luva, sendo necessário seguir o procedimento abaixo para inseri-lo e posicioná-lo de maneira correta.

    a) Usando a ferramenta Dividir Elemento, presente na aba Modifi car, divida o tubo já criado a partir de um vaso sanitário em qualquer ponto de seu comprimento. Conforme mencionado na Seção 3.5, uma Luva será inserida automaticamente como opção padrão.

    b) Selecione a Luva e, no menu suspenso da janela de Propriedades, procure pelo Anel de Vedação para Vaso Sanitário.

    c) Apague o trecho de tubo presente entre o Anel ao vaso sanitário.d) Selecione o Anel e o arraste desde o símbolo quadrado superior,

    que representa o conector superior, até alinhá-lo com o conector do vaso sanitário.

    03 A M A N C O E S G O T O

  • 04Amanco PVC Água Fria

    31

    4.2. Água Fria Roscável 384.2.1. Redutores 384.2.2. Adaptadores 384.2.3. Joelhos e Curvas 384.2.4. Tês 384.2.5. Caps e Plugues 384.2.6. Uniões e Transições 39

    4.1. Água Fria Soldável 324.1.1. Redutores 324.1.2. Adaptadores 324.1.3. Joelhos e Curvas 344.1.4. Tês 354.1.5. Caps 374.1.6. Uniões, Transposições

    e Válvulas 37

    Manual Biblioteca Revit

    Building Information ModellingAmanco Wavin

  • BU

    IL

    DI

    NG

    I

    NF

    OR

    MA

    TI

    ON

    M

    OD

    EL

    LI

    NG

    UTILIZAR LUVA OU LUVA DE REDUÇÃO:

    Nas multirreduções, é possível selecionar se prefere incluir uma Luvaou uma Luva de Redução, de acordo com as opções disponíveis na janela de Propriedades. Caso não esteja selecionada nenhuma das duas opções, serão visualizadas e quantifi cadas apenas as reduções.

    4.1.2. Adaptadores

    INSERIR ADAPTADORES:

    A biblioteca Amanco Wavin PVC Água Fria incorpora os adaptadores necessários para fazer transições entre tubos roscáveis e soldáveis, entre tubos soldáveis e equipamentos sanitários e entre tubos soldáveis e CPVC.

    A seguir estão os passos para gerar um adaptador entre dois tubos:

    a) Desenhe uma tubulação de qualquer diâmetro.b) Sem sair da função de desenho de tubos, mude para um tubo

    Roscável ou Amanco Wavin Super CPVC FlowGuard®, levando em conta a compatibilidade e a disponibilidade da transição que você precisa.

    c) Um adaptador será gerado automaticamente.

    4. Amanco PVC Água Fria

    A linha para água fria possui dois tipos de tubos, soldável e roscável. Não é necessário copiar ambos em seu projeto, selecione os tubos desejados e copie-os.

    Os tubos soldáveis e roscáveis não possuem dimensões compatíveis, portanto adaptações serão geradas caso estejam disponíveis no catálogo.

    4.1. Água Fria Soldável

    4.1.1. Redutores

    INSERIR MULTIRREDUTORES:

    Como mencionado nas seções anteriores, as bibliotecas Amanco Wavin Revit inserem a sequência necessária de redutores que uma transição precisa.

    Para inserir um multirredutor com a biblioteca Amanco Soldável, siga os passos a seguir:

    a) Desenhe uma tubulação de qualquer diâmetro.b) Sem sair da função de desenho de tubo, mude para qualquer outro

    diâmetro.

    c) Uma multirredução será criada.

    MUDAR PARA REDUTORES CURTOS:

    Caso não exista espaço sufi ciente, ou seja, considerado tecnicamente necessário utilizar redutores curtos, é possível fazer essa mudança seguindo os passos a seguir:

    a) Insira o redutor ou a sequência de redutores gerando uma mudança de diâmetro no tubo.

    b) Selecione-o e, usando o menu suspenso na janela de Propriedades,selecione a opção chamada Multi-reduçãoCurta.

    32

    04 A M A N C O P V C Á G U A F R I A

  • BU

    IL

    DI

    NG

    I

    NF

    OR

    MA

    TI

    ON

    M

    OD

    EL

    LI

    NG

    Para gerar uma conexão com um equipamento sanitário, o processo é mais simples:

    a) Selecione o elemento a partir do qual você deseja gerar o tubo.b) Clique no símbolo de conexão de água fria para ativar a ferramenta

    de desenho. Selecione, no menu suspenso da janela de Propriedades, o tubo Amanco Wavin Água Fria Soldável.

    c) Desenhe o tubo do diâmetro que você considera usar. Se existir no catálogo um adaptador que permita a transição entre o tubo desenhado e o diâmetro do conector no equipamento sanitário, ele será gerado.

    Os passos anteriores são válidos apenas quando os conectores dos equipamentos sanitários estão em fracões de polegada (1/2" = 12,7 mm; 3/4" = 19,1 mm; 1" = 25,4 mm; etc).

    ADAPTADORES COM ROSCA METÁLICA:

    A Amanco Wavin tem adaptadores para conectar um elemento soldável e uma rosca metálica, comumente usados para acoplar o sistema aos diferentes equipamentos sanitários.

    Para gerar um adaptador com rosca metálica, siga os passos a seguir:

    a) Seguir os passos da seção anterior para criar um adaptador padrão (Completamente plástico).

    b) Tendo selecionado o elemento, entre no menu suspenso na janela de Propriedades.

    c) Escolha a opção Luva com Bucha de Latão. Um adaptador com rosca metálica será gerado.

    Lembre-se de que o adaptador deve estar disponível no catálogo, caso contrário, uma mensagem de erro será gerada.

    ADAPTADOR COM ROSCA MACHO:

    Se for necessário um adaptador com rosca macho, siga as instruções exibidas a seguir:

    a) Seguir os passos da seção anterior para criar um adaptador padrão.b) Tendo selecionado o elemento, entre no menu suspenso da janela

    de Propriedades.

    c) Escolha a opção Adaptador Curto. Um adaptador com rosca macho será gerado.

    CRIAÇÃO DE ADAPTADORES EM CASOS ONDE OS DISPOSITIVOS NÃO ESTÃO EM FRAÇÕES DE POLEGADAS:

    No mercado existem diferentes equipamentos sanitários ou registros que não possuem seus conectores no tamanho exato da rosca (em frações de polegada), mas sim no diâmetro nominal da tubulação. Com isso, os adaptadores não são gerados de maneira automática.

    Siga os passos a seguir para inserir qualquer um dos adaptadores mostrados nas seções anteriores:

    a) Com a ferramenta Dividir Elemento ou com o comando S+L, divida o tubo que pretende conectar com o adaptador.

    b) Selecione o adaptador que deseja no menu suspenso da janela de Propriedades. Como será mostrado mais adiante, está é a maneira de criar uma união (Luva, União, Registros, etc.). Ao invés de selecionar uma destas opções, selecione o adaptador que deseja inserir. Estes acessórios terão “(União)” ao fi nal de sua nomenclatura, indicando que são adaptadores criados como uniões no interior do Revit.

    33

    A M A N C O P V C Á G U A F R I A04

  • BU

    IL

    DI

    NG

    I

    NF

    OR

    MA

    TI

    ON

    M

    OD

    EL

    LI

    NG

    JOELHO DE TRANSIÇÃO:

    As bibliotecas Amanco Wavin Água Fria incluem Joelhos de Transição que permitem conectar um tubo soldável com roscável ou soldável a algum equipamento sanitário.

    Para criar um Joelho de Transição entre dois tubos, siga as instruções a seguir:

    a) Desenhe uma tubulação de qualquer diâmetro.b) Sem sair da função de desenho de tubos, mude para um tubo

    Roscável, levando em conta a compatibilidade e a disponibilidade da transição que você precisa, e desenhe um tubo a 90° do anterior.

    c) Um Joelho de Transição será gerado automaticamente.

    Para criar um Joelho de Transição tendo como base um equipamento

    sanitário, o processo é um pouco mais longo. Siga os passos a seguir:

    a) Selecione o elemento a partir do qual você deseja gerar o tubo.b) Clique no símbolo de conexão de água fria para ativar a ferramenta

    de desenho. Selecione, no menu suspenso da janela de Propriedades, o tubo Amanco Wavin Água Fria Soldável.

    c) Desenhe o tubo do diâmetro que você considera usar e, em seguida, gere uma curva fazendo uma mudança de ângulo de 90°, na vertical ou horizontal, dependendo da sua necessidade. Desta forma, um Adaptador e um Joelho serão gerados.

    c) Com o adaptador criado, selecione-o e vá para a janela de Propriedades, na qual encontrará o parâmetro Se DNXX selecione. Este parâmetro indica que, no caso em que o diâmetro nominal do tubo seja igual ao que aparece em sua descrição, deve-se selecionar uma das opções possíveis.

    d) Caso o diâmetro seja diferente do que aparece na nomenclatura do parâmetro, não é necessário selecionar nenhuma das opções.

    e) Se desejar inverter a direção do adaptador, é possível ativar a função Reverso.

    4.1.3. Joelhos e Curvas

    INSERIR CURVAS:

    Ao desenhar dois tubos com um ângulo disponível (90° e 45°), existem apenas duas opções possíveis: Joelhos e Curvas. Por padrão, será gerado um Joelho. Para trocar este por uma Curva, siga os passos a seguir:

    a) Desenhe dois tubos em um ângulo permitido e um Joelho será gerado como opção padrão.

    b) Selecione o acessório.c) Vá até a janela Propriedades e expanda a lista da parte superior, como

    mostrado a seguir:

    d) Assinale a caixa Restringir as Preferências de Roteamento para limitar a lista dos tipos de curvas. Essa opção ativará apenas as curvas de uma linha específi ca de produtos.

    e) Escolha a Curva.f) Para visualizar as alterações, mova o cursor para a janela principal do

    projeto ou clique em Aplicar na parte inferior da janela Propriedades.

    34

    04 A M A N C O P V C Á G U A F R I A

  • BU

    IL

    DI

    NG

    I

    NF

    OR

    MA

    TI

    ON

    M

    OD

    EL

    LI

    NG

    c) Escolha a opção Joelho com Bucha de Latão. Um Joelho de Transição com rosca metálica será gerado.

    Lembre-se de que o Joelho deve estar disponível em catálogo, caso contrário, uma mensagem de erro será gerada.

    4.1.4. Tês

    INSERIR UM TÊ SIMPLES:

    Ao contrário da linha Amanco Wavin Esgoto, a linha Amanco Wavin Água Fria permite apenas conexões com Tê Simples a 90°. Para inserir um Tê Simples, siga as indicações a seguir:

    a) Ative a função Colocar Tubo e desenhe um tubo.b) Cruze um tubo do mesmo diâmetro com o desenhado

    anteriormente.

    c) Um Tê Simples será criado.

    INSERIR UM TÊ DE REDUÇÃO OU COM MULTIRREDUTORES:

    A biblioteca Amanco Wavin Água Fria inclui os Tês de Redução disponíveis no portfólio desta linha. Além disso, a inteligência das bibliotecas permite gerar a conexão em Tê de qualquer tipo de diâmetro de tubulação, utilizando multirredutores. Desta forma, no caso de, para uma conexão específi ca, não existir uma opção de Tê Simples ou Tê de Redução, será gerado um redutor ou sequência de redutores para suprir essa necessidade.

    Para criar um Tê de Redução ou um Tê com multirredutores, siga os

    passos a seguir:

    a) Ative a função Colocar Tubo e desenhe um tubo.b) Cruze um tubo de qualquer diâmetro com o desenhado

    anteriormente.

    c) Dependendo do caso, pode ser criado um Tê de Redução ou um Tê com redutores.

    d) Exclua o Adaptador e o segmento de tubo que o liga ao Joelho.

    e) Selecione o Joelho e, na janela Propriedades, altere o valor presente na Conexão 1 pelo do conector de água fria do equipamento sanitário que está tentando conectar.

    f) Em uma vista plana ou de seção, selecione o Joelho de Transição e, tirando-o do conector livre, arraste-o até que se alinhe com o conector do equipamento sanitário. Este deve ser destacado com um quadro.

    JOLEHO DE TRANSIÇÃO COM ROSCA METÁLICA:

    A Amanco Wavin tem Joelhos de Transição para conectar um elemento soldável e uma rosca metálica, comumente usados para acoplar o sistema aos diferentes equipamentos sanitários.

    Para gerar um Joelho de Transição com rosca metálica, siga os passos a seguir:

    a) Seguir os passos da seção anterior para criar um Joelho de Transição padrão (Completamente plástica).

    b) Tendo selecionado o elemento, entre no menu suspenso na janela de Propriedades.

    35

    A M A N C O P V C Á G U A F R I A04

  • BU

    IL

    DI

    NG

    I

    NF

    OR

    MA

    TI

    ON

    M

    OD

    EL

    LI

    NG

    Para criar um Tê de Transição a partir de um equipamento sanitário, siga as instruções a seguir:

    a) Siga os mesmos passos (de A a C) presentes na seção de Joelhos de Transição para criação de Joelhos de Transição a partir de um equipamento sanitário.

    b) Selecione o Joelho e clique no símbolo "+" ao seu lado, trocando o acessório por um Tê.

    c) Exclua o adaptador e o segmento de tubo que o liga ao Tê.d) Selecione o Tê e, na janela de Propriedades, altere o valor presente na

    Conexão 2 pelo do conector de água fria do equipamento sanitário que está tentando conectar.

    e) Em uma vista plana ou de seção, selecione o Tê de Transição e, tirando-o do conector livre, arraste-o até que se alinhe com o conector do equipamento sanitário. Este deve ser destacado com um quadro.

    d) Se você desejar, é possível alterar o diâmetro dos tubos principais, e não apenas da derivação. Caso necessário, serão gerados redutores.

    ALTERAR AS CARACTERÍSTICAS DAS MULTIRREDUÇÕES:

    A biblioteca Amanco Wavin Água Fria tem a funcionalidade de permitir a troca entre redutores longos e curtos em seus Tês, levando em conta que, por padrão, são introduzidas reduções longas. Para fazer isso, siga as instruções a seguir:

    a) Crie um Tê com multirreduções usando as instruções mostradas anteriormente.

    b) Selecione o Tê e vá até a janela de Propriedades, na qual encontrará a opção Bucha de Redução Curta para cada um dos conectores do acessório. Caso selecionado um conector que não tenha reduções, não haverá alterações.

    TÊS DE TRANSIÇÃO:

    As bibliotecas Amanco Wavin Água Fria incluem Tês de Transição que permitem conectar um tubo soldável com roscável ou soldável a algum equipamento sanitário.

    Para criar um Tê de Transição entre dois tubos, siga as instruções a seguir:

    a) Desenhe uma tubulação de qualquer diâmetro.b) Cruze um tubo Roscável com o tubo desenhado anteriormente.c) Um Tê de Transição será gerado automaticamente.

    Lembre-se de que o Tê deve estar disponível no catálogo, caso contrário, uma mensagem de erro será gerada.

    36

    04 A M A N C O P V C Á G U A F R I A

  • BU

    IL

    DI

    NG

    I

    NF

    OR

    MA

    TI

    ON

    M

    OD

    EL

    LI

    NG

    4.1.6. Uniões, Transposições e Válvulas

    INSERIR UMA LUVA:

    Com a biblioteca Amanco Wavin Água Fria, uma Luva é inserida por padrão ao dividir um tubo em dois.

    Para inserir uma Luva, siga as instruções a seguir:

    a) Desenhe uma tubulação.b) Selecione o tubo e divida-o com a ferramenta Dividir Tubo ou com

    o comando S+L.

    c) Uma Luva será gerada automaticamente.

    INSERIR UNIÕES, CURVAS DE TRANSPOSIÇÃO, REGISTROS OU VÁLVULA DE RETENÇÃO:

    Embora uma Luva seja gerada automaticamente ao dividir um tubo em dois, é possível acessar outras opções, como: Uniões, Curva de Transposição, Registro Monobloco, Registro de Esfera e Válvula de Retenção.

    Para alterar para qualquer uma das opções anteriores, siga os passos a seguir:

    a) Selecione a Luva já criada.b) Vá até a janela Propriedades e clique no menu suspenso na parte

    superior.

    c) Selecione a opção que atenda às suas necessidades.

    TÊS DE TRANSIÇÃO COM ROSCA METÁLICA:

    A Amanco Wavin tem Tês de Transição para conectar um elemento soldável e uma rosca metálica, comumente usados para acoplar o sistema aos diferentes equipamentos sanitários.

    Para gerar um Tê de Transição com rosca metálica, siga os passos a seguir:

    a) Seguir os passos da seção anterior para criar um Tê de Transição padrão (Completamente plástico).

    b) Tendo selecionado o elemento, entre no menu suspenso da janela de Propriedades.

    c) Escolha a opção Tê com Bucha de Latão. Um Tê de Transição com rosca metálica será gerado.

    Lembre-se de que o Tê deve estar disponível no catálogo, caso contrário, uma mensagem de erro será gerada.

    4.1.5. Caps

    INSERIR UM CAP:

    A Amanco Wavin fornece bibliotecas com Caps para cobrir a extremidade de um tubo ou acessório. Para inseri-lo, siga estes passos:

    a) Selecione um tubo que tenha, pelo menos, uma conexão sem uso.b) Vá para a aba Modifi car e clique na opção Fechar Extremidades

    Abertas.

    c) O Cap será inserido na extremidade livre do tubo.

    ALTERAR PARA UMA VÁLVULA DE PÉ COM CRIVO:

    Embora um Cap seja gerado de maneira automática quando as extremidades abertas são fechadas, é possível substitui-lo por uma Válvula de Pé com Crivo.

    Para alterar para qualquer uma das Válvulas de Pé com Crivo, siga as instruções abaixo:

    a) Selecione o Cap já criado.b Vá para a janela de Propriedades e expanda o menu suspenso da

    parte superior.

    c) Selecione a opção que atenda às necessidades do projeto.

    37

    A M A N C O P V C Á G U A F R I A04

  • BU

    IL

    DI

    NG

    I

    NF

    OR

    MA

    TI

    ON

    M

    OD

    EL

    LI

    NG

    d) Assinale a caixa Restringir as Preferências de Roteamento para limitar a lista dos tipos de curvas. Essa opção ativará apenas as curvas de uma linha específi ca de produtos.

    e) Escolha a Curva.f) Para visualizar as alterações, mova o cursor para a janela principal do

    projeto ou clique em Aplicar na parte inferior de Propriedades.

    g) Exclua os tubos utilizados e posicione a Curva aonde seu projeto exigir.

    4.2.4. Tês

    Consulte a Seção 4.1.4. Lá, você poderá encontrar como criar Tês Simples, Tês de Redução e Tês com multirredutores.

    4.2.5. Caps e Plugs

    INSERIR UM PLUG:

    A linha Amanco Wavin Água Fria Roscável possui tanto Plugs como Caps. Por padrão, são inseridos Plugs.

    Para inserir um Plug, siga as instruções a seguir:

    a) Selecione um acessório com pelo menos uma extremidade livre.b) Vá até a aba Modifi car e clique em Fechar Extremidades Abertas.c) O Plug será inserido na extremidade livre do acessório.

    INSERIR UM CAP:

    Caso seja necessário inserir um Cap (especifi camente em tubos), siga os passos a seguir:

    Para inserir um Cap, siga as instruções a seguir:

    a) Selecione o Plug já criado com base nas instruções do tópico anterior.

    b) Vá até a janela Propriedades e expanda a lista da parte superior.c) Selecione o Cap.

    4.2. Água Fria Roscável

    Como as linhas de Água Fria Soldável e Roscável tem praticamente os mesmos componentes e acessórios, nos referiremos a Seção 4.1 para tópicos semelhantes, e nos aprofundaremos nos tópicos específi cos.

    4.2.1. Redutores

    INSERIR MULTIRREDUTORES:

    Consulte a Seção 4.1.1. Na linha Água Fria Roscável não existem reduções longas, portanto são inseridas reduções curtas por padrão. Além disso, devido à disposição da rosca nos tubos e acessórios, é necessário utilizar uma Luva, que também é inserida automaticamente.

    4.2.2. Adaptadores

    A inserção dos adaptadores que podem ser utilizados com a linha Água Fria Roscável está explicado na Seção 4.1.2.

    4.2.3. Joelhos e Curvas

    INSERIR CURVAS:

    Ao desenhar dois tubos com um ângulo de 45° ou 90°, um Joelho será inserido por padrão. Devido à disposição externa da rosca nas Curvas, estas não são projetadas para serem introduzidas como junta entre dois tubos, mas como transição em uma sucessão de acessórios. Como não é possível fazer isso de forma automatizada, introduziu-se como opção de roteamento para poder obter a Curva rapidamente, mas para sua correta instalação é necessário fazê-lo manualmente.

    Caso queira inserir uma Curva, siga os passos a seguir:

    a) Desenhe dois tubos em um ângulo permitido e um Joelho será gerado como opção padrão.

    b) Selecione o acessório.c) Vá até a janela Propriedades e expanda a lista da parte superior,

    conforme mostrado na imagem a seguir:

    38

    04 A M A N C O P V C Á G U A F R I A

  • BU

    IL

    DI

    NG

    I

    NF

    OR

    MA

    TI

    ON

    M

    OD

    EL

    LI

    NG

    INSERIR UNIÕES, REGISTROS E NIPLES:

    Embora uma Luva seja gerada automaticamente ao dividir um tubo em dois, é possível acessar outras opções como: Uniões, Registros Monobloco, Registros de Esfera e Niples.

    Para poder mudar para qualquer uma das opções anteriores, siga os passos a seguir:

    a) Selecione a Luva já criada.b) Vá até a janela de Propriedades e clique no menu suspenso da parte

    superior.

    c) Selecione a opção que atenda às suas necessidades.

    Assim como no caso da Curva Roscável, o Niple está adicionado como opção dentro das Uniões, mas com o único propósito de facilitar sua inserção. Este deve ser separado do tubo e conectado a um acessório.

    4.2.6. Uniões e Transições

    INSERIR LUVAS:

    Consulte a Seção 4.1.6. Lá, você poderá encontrar como criar Luvas.

    INSERIR LUVAS AO CONECTAR UM TUBO A UM EQUIPAMENTO SANITÁRIO:

    Devido aos equipamentos sanitários serem normalmente dimensionados em polegadas, assim como os tubos Roscáveis, no momento de criar um tubo a partir de um equipamento sanitário não será gerada uma transição, pelo fato de tanto o tubo como o equipamento terem a mesma dimensão. Para adicionar a união adequada siga os passos a seguir:

    a) Selecione o elemento a partir do qual você deseja gerar o tubo.b) Clique no símbolo de conexão de água fria para que a ferramenta

    de desenho de tubos seja ativada. Selecione, no menu suspenso da barra de Propriedades, o tubo Amaco Wavin Água Fria Roscável e o desenhe.

    c) Com a ferramenta Dividir Elemento ou com o comando S+L, divida o tubo criado, gerando assim uma Luva.

    d) Exclua o trecho do tubo que une a Luva ao equipamento sanitário. Em uma vista plana ou de seção, selecione a Luva e, tirando-a do conector livre, arraste-a até que se alinhe com o conector do equipamento sanitário. Este deve ser destacado com um quadro.

    39

    A M A N C O P V C Á G U A F R I A04

  • 05Amanco Super CPVC FlowGuard®

    41

    5.1. Redutores 42

    5.2. Adaptadores 42

    5.3. Joelhos e Curvas 42

    5.4. Tês 43

    5.5. Caps 44

    5.6. Uniões e Transposições 44

    Manual Biblioteca Revit

    Building Information ModellingAmanco Wavin

  • 42

    BU

    IL

    DI

    NG

    I

    NF

    OR

    MA

    TI

    ON

    M

    OD

    EL

    LI

    NG

    5. Amanco Super CPVC FlowGuard®

    Devido às linhas Água Fria Soldável e Amanco Wavin Super CPVC FlowGuard® terem grandes semelhanças em termos de acessórios e métodos de instalação, esta seção tratará da biblioteca Água Fria Soldável. Caso seja necessário explicar um componente específi co da linha Amanco Wavin Super CPVC FlowGuard®, isso será feito em sua respectiva seção.

    5.1. Redutores

    Consulte a Seção 4.1.1. Na linha Amanco Wavin Super CPVC FlowGuard® não existem reduções longas, portanto são inseridas reduções curtas por padrão. Além disso, devido à disposição dos tubos e dos acessórios, é necessário utilizar uma Luva, que também é inserida automaticamente.

    5.2. Adaptadores

    INSERIR ADAPTADORES:

    Devido aos adaptadores gerenciados pela linha Amanco Wavin Super CPVC FlowGuard® serem exclusivamente transições para elementos metálicos roscados, será explicado apenas como conectá-los a equipamentos sanitários. A biblioteca Amanco Wavin Super CPVC FlowGuard® gera adaptadores fêmeas por padrão.

    Para gerar uma conexão com um equipamento sanitário, o processo é mais simples:

    a) Selecione o elemento a partir do qual você deseja gerar o tubo.b) Clique no símbolo de conexão de água fria para ativar a ferramenta

    de desenho de tubo. Selecione, no menu suspenso da barra Propriedades, o tubo Amanco Wavin Super CPVC FlowGuard®.

    c) Desenhe o tubo do diâmetro que você considera usar. Se existir no catálogo um adaptador que permita a transição entre o tubo desenhado e o diâmetro do conector no equipamento sanitário, ele será gerado.

    MUDAR PARA UM ADAPTADOR MACHO:

    Caso você precise de um Adaptador Macho, siga as indicações a seguir:

    a) Selecione o Adaptador.b) Vá para a janela de Propriedades e ative a opção Adaptador Macho.c) Um Adaptador Macho será inserido.

    CRIAÇÃO DE ADAPTADORES EM CASOS ONDE OS DISPOSITIVOS NÃO ESTÃO EM FRAÇÕES DE POLEGADAS:

    Referiremos ao item que leva o mesmo nome na Seção 4.1.2 para inserir os adaptadores por este método.

    5.3. Joelhos e Curvas

    INSERIR CURVAS:

    Ao desenhar dois tubos com um ângulo disponível (90° e 45°), existem apenas duas opções possíveis: Joelhos e Curvas. Por padrão, será gerado um Joelho. Para trocar este por uma Curva, siga os passos a seguir:

    a) Desenhe dois tubos em um ângulo permitido e um Joelho será gerado como opção padrão.

    b) Selecione o acessório.c) Vá para a janela de Propriedades e expanda a lista da parte superior,

    como mostrado a seguir.

    d) Assinale a caixa Restringir as Preferências de Roteamento para limitar a lista dos tipos de curvas. Essa opção ativará apenas as curvas de uma linha específi ca de produtos.

    e) Escolha a Curva.f) Para visualizar as alterações, mova o cursor para a janela principal do

    projeto ou clique em Aplicar na parte inferior de Propriedades.

    05 AMANCO SUPER CPVC FLOWGUARD ®

  • 43

    BU

    IL

    DI

    NG

    I

    NF

    OR

    MA

    TI

    ON

    M

    OD

    EL

    LI

    NG

    JOELHOS DE TRANSIÇÃO:

    As bibliotecas Amanco Wavin Super CPVC FlowGuard® incluem Joelhos de Transição que permitem conectar tubos de CPVC a equipamentos sanitários.

    Para criar um Joelho de Transição tendo como base um equipamento sanitário, siga os passos a seguir:

    a) Selecione o elemento a partir do qual você deseja gerar o tubo.b) Clique no símbolo de conexão de água quente ou água fria para ativar

    a ferramenta de desenho de tubo. Selecione, no menu suspenso da barra Propriedades, o tubo Amanco Wavin Super CPVC FlowGuard®.

    c) Desenhe o tubo do diâmetro que você considera usar e, em seguida, gere uma curva fazendo uma mudança de ângulo de 90°, na vertical ou horizontal, dependendo da sua necessidade. Desta forma, um Adaptador e um Joelho Simples serão gerados.

    d) Exclua o Adaptador e o segmento de tubo que liga o Adaptador e o Joelho.

    e) Selecione a curva e, na janela de Propriedades, altere o valor presente na Conexão 1 pelo do conector de água fria do equipamento sanitário que está tentando conectar.

    f) Em uma vista plana ou de seção, selecione o Joelho de Transição e, tirando-a do conector livre, arraste-a até que se alinhe com o conector do equipamento sanitário. Este deve ser destacado com um quadro.

    5.4. Tês

    INSERIR UM TÊ SIMPLES:

    Como as linhas Amanco Wavin Soldável e Amanco Wavin Super CPVC FlowGuard® possuem praticamente os mesmos componentes e acessórios, referiremos à Seção 4.1.4.

    TÊS DE TRANSIÇÃO:

    Para criar um Tê de Transição a partir de um equipamento sanitário, siga as instruções a seguir:

    a) Siga os mesmos passos (de A a C) presentes na seção de Joelhos de Transição para criação de Joelhos de Transição a partir de um equipamento sanitário.

    b) Selecione o Joelho e clique no símbolo "+" ao seu lado, trocando o acessório por um Tê.

    c) Exclua o Adaptador e o segmento de tubo que o liga ao Tê.d) Selecione o Tê e, na janela de Propriedades, altere o valor presente na

    Conexão 2 pelo do conector de água fria do equipamento sanitário que você está tentando conectar.

    05 AMANCO SUPER CPVC FLOWGUARD ®

  • 44

    BU

    IL

    DI

    NG

    I

    NF

    OR

    MA

    TI

    ON

    M

    OD

    EL

    LI

    NG

    e) Em uma vista plana ou de seção, selecione o Tê de Transição e, tirando-o do conector livre, arraste-o até que se alinhe com o conector do equipamento sanitário. Este deve ser destacado com um quadro.

    TÊ MISTURADOR:

    O mesmo procedimento realizado para copiar os tubos na Seção 1.1 deve ser feito para copiar o Tê Misturador para o seu projeto. Os passos são os seguintes:

    a) Selecionar o Tê Misturador que você queira ter em seu projeto.b) Copiá-lo com CTRL+Z ou com a opção Copiar para a Área de

    Transferência.

    c) Estando em qualquer visualização do seu projeto, use o comando CTRL+V ou Colar da Área de Transferência.

    d) É possível que surja um aviso indicando que os tipos copiados já se encontram em seu projeto. Clique em OK. O Tê Misturador será introduzido em seu projeto..

    5.5. Caps

    INSERIR UM CAP:

    Como as linhas Amanco Wavin Soldável e Amanco Wavin Super CPVC FlowGuard® possuem praticamente os mesmos componentes e acessórios referiremos à Seção 4.1.5.

    5.6. Uniões e Transposições

    Como as linhas Amanco Wavin Soldável e Amanco Wavin Super CPVC FlowGuard® possuem praticamente os mesmos componentes e acessórios, referiremos à Seção 4.1.6.

    Anotações

    ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________