so saude (2)

4
INFORMATIVO SÓ SAÚDE (para seus olhos) Ano 1 - Nº 01- Lauro de Freitas-BA - Março 2013 - Órgão de divulgação de Luiz Amorim - Consultoria Especializada Tudo que você precisa saber sobre a saúde dos seus olhos www.luizamorimconsultoriaespecializada.blogsport.com Nossos olhos representam até 80% das informações que obtemos do mundo exterior, e, até o poeta já dizia: “Os olhos são a janela da alma”. Num ambiente que trata da saúde dos olhos, a leitura mais conveniente é àquela que informa ao paciente tudo que ele necessita saber sobre cuidados com a visão. A prevenção das doenças e informações para manter uma visão perfeita, depende dos conselhos de profissionais médicos. São eles os especialistas que aperfeiçoam os métodos científicos continuamente para você ter uma visão nítida com mais qualidade de vida. Este informativo foi desenvolvido para ser um guia útil na vida das pessoas que precisam enxergar o mundo com mais nitidez. Leia com atenção, depois leve-o e arquive numa pasta para ter em casa um manual de cuidados com os olhos, sempre que desejar. ROTEIRO DA BOA VISÃO Na última página deste informativo, o leitor encontrará um roteiro de óticas capazes de prestar o melhor atendimento com produtos e serviços de qualidade. É natural que você paciente, ao receber sua receita de óculos, pouco entenda do que foi prescrito, portanto é imprescindível que procure uma ótica confiável para atender fielmente o que seu médico pediu. Muita queixa de adaptação demorada, medidas erradas, e, desistência do uso dos óculos, chegam aos médicos deixando-os frustrados com a forma que trataram seus queridos pacientes. Procure uma ótica com o selo (CEO – CERTIDÃO DE EXCELÊNCIA EM ÓPTICA) para garantir a satisfação total no atendimento da sua receita. Páginas 2 e 3 Página 4

Upload: cibele-lima

Post on 09-Jul-2015

675 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: So saude (2)

IN

FO

RM

AT

IVO

SÓ SAÚDE(paraseusolhos)

Ano 1 - Nº 01- Lauro de Freitas-BA - Março 2013 - Órgão de divulgação de Luiz Amorim - Consultoria Especializada

Tudo que você precisasaber sobre a saúdedos seus olhos

www.luizamorimconsultoriaespecializada.blogsport.com

Nossos olhos representam até 80% dasinformações que obtemos do mundoexterior, e, até o poeta já dizia: “Os olhossão a janela da alma”. Num ambiente quetrata da saúde dos olhos, a leitura maisconveniente é àquela que informa aopaciente tudo que ele necessita saber sobrecuidados com a visão. A prevenção dasdoenças e informações para manter umavisão perfeita, depende dos conselhos deprofissionais médicos. São eles osespecialistas que aperfeiçoam os métodoscientíficos continuamente para você ter umavisão nítida com mais qualidade de vida.Este informativo foi desenvolvido para serum guia útil na vida das pessoas queprecisam enxergar o mundo com maisnitidez. Leia com atenção, depois leve-o earquive numa pasta para ter em casa ummanual de cuidados com os olhos, sempreque desejar.

ROTEIRO DA BOA VISÃONa última página deste informativo, o leitorencontrará um roteiro de óticas capazes deprestar o melhor atendimento com produtos eserviços de qualidade. É natural que você paciente, ao receber suareceita de óculos, pouco entenda do que foiprescrito, portanto é imprescindível que procureuma ótica confiável para atender fielmente oque seu médico pediu. Muita queixa deadaptação demorada, medidas erradas, e,desistência do uso dos óculos, chegam aosmédicos deixando-os frustrados com a formaque trataram seus queridos pacientes. Procureuma ótica com o selo (CEO – CERTIDÃO DEEXCELÊNCIA EM ÓPTICA) para garantir asatisfação total no atendimento da sua receita.

Páginas 2 e 3

SÓ SAÚDE(para seus olhos)

INFORMATIVO

INFORMATIVO

SÓ SAÚDE

INFORMATIVO

(paraseusolhos) IN

FORMATIVO

SÓ SAÚDE(paraseusolhos)

SÓ SAÚDE(paraseusolhos)

INFORMATIVO

SÓ SAÚDE(para seus olhos)

INFORMATIVO

SÓ SAÚDE(para seus olhos)

INFORMATIVO

SÓ SAÚDE(para seus olhos)

INFORMATIVO

(para seus olhos)SÓ SAÚDE

INFORMATIVO

(para seus olhos)SÓ SAÚDE

(para seus olhos)SÓ SAÚDE

INFORMATIVO

(para seus olhos)SÓ SAÚDE

INFORMATIVO

Página 4

projeto_Layout 1 01/04/13 14:48 Page 1

Page 2: So saude (2)

SÓ SAÚDE(para seus olhos)

INFORMATIVO

INFORMATIVO

SÓ SAÚDE

INFORMATIVO

(paraseusolhos) IN

FORMATIVO

SÓ SAÚDE(paraseusolhos)

SÓ SAÚDE(paraseusolhos)

INFORMATIVO

SÓ SAÚDE(para seus olhos)

INFORMATIVO

SÓ SAÚDE(para seus olhos)

INFORMATIVO

SÓ SAÚDE(para seus olhos)

INFORMATIVO

(para seus olhos)SÓ SAÚDE

INFORMATIVO

(para seus olhos)SÓ SAÚDE

(para seus olhos)SÓ SAÚDE

INFORMATIVO

(para seus olhos)SÓ SAÚDE

INFORMATIVO

Editorial

Nós lutamos para defender seus olhos

Durante 35 anos trabalhei com a classemédica e testemunhei o zelo com que eles tratamseus pacientes. Estes profissionais da saúde sãoverdadeiros abnegados que não param de estudarpara oferecer o melhor da medicina e propor-cionar mais qualidade de vida as pessoas.

Nestes últimos 10 anos, viajei pelo Brasilconversando com médicos oftalmologistas paraavaliar a qualidade dos serviços prestados pelasóticas, pois muitas queixas e reclamações delessobre o tema haviam chegado a mim.

É inadmissível que este profissional, apósestudar por dez longos anos para obter sua li-cença de médico e ainda continuar pesquisandoe atualizando seus conhecimentos, veja o resul-tado de seu trabalho violado ou maculado porpessoas e comércio sem qualificação. Já presen-ciei a frustração destes profissionais após receberos óculos para conferência e ter que devolvê-lospor alguma inconformidade com as lentes. Elessabem o quanto aquele paciente preciso dos ócu-los, porém terá que adiar sua decisão de aprovaros mesmos.

O oftalmologista realizou seu trabalho comeficiência e competência, o cliente tentou buscaro melhor para atender a receita, mas a ótica es-colhida não cumpriu o seu dever. Este é o piorcenário para todos os envolvidos. Melhor seriase a última fase deste processo (a ótica) fechasseo círculo virtuoso para o bem de todos.

Quando iniciei a pesquisa para criar este in-formativo, falando aos oftalmologistas sobreminha intenção de normatizar o atendimento nasóticas, eles me acolheram imediatamenteaprovando a idéia. Fiquei impressionado com oritmo das adesões destes médicos, pois emborasuspeitasse, não fazia juízo da gravidade do as-sunto (medidas erradas).

Todos eles, unanimemente, falaram das suasqueixas relacionadas com a insatisfação dos pa-cientes, bem como sobre a desqualificação dopessoal que atende na maioria das óticas. Estefoi o maior incentivo para que criássemos o in-formativo que chega às suas mãos pela primeiravez no Brasil. Estamos na 1ª edição,mas acredi-tamos que sobreviveremos por muito tempo paraser os seus olhos na vigília de ótimos serviçosprestados pela óticas.

Seja mais exigente com o atendimento, pro-dutos e serviços, e, quando algo não lhe agradar,mande sua reclamação para nossa redação quepublicaremos na próxima edição.

Agradeço por seu interesse em nosso infor-mativo, e, peço que guarde-o consigo. Nãojogue-o no lixo ou na rua, afinal precisamoscuidar da nossa saúde e do meio ambiente .

Pouco a pouco, estamos nos de-parando com problemas bastante descon-fortáveis para nós médicos, causados poralguns grupos empresariais de óticas. Aofinal, o objetivo que é cuidar da visão docidadão, está sem duvida relegado a umplano secundário.

Vamos fazer um raciocínio lógico eobservar os riscos aos quais, estes cidadãosestão submetidos.

Qual o único profissional capacitadopara prescrever óculos e corrigir os defeitosvisuais dos portadores de ametropias(doenças dos olhos)?

Na visão das entidades de classe médi-cas, somente o oftalmologista!

O médico oftalmologista é a autori-dade maior neste campo por estudar asdoenças oculares e suas derivações. Esteprofissional é o único habilitado para fazeruma linha de raciocínio técnico para pre-screver óculos adequados, permitindo aoportador de dificuldades visuais mais con-forto e qualidade de vida.

Quando me refiro ao raciocínio técnico,incluo nele o diagnóstico básico no examepreliminar, que é fundamental para identi-ficar através das queixas do paciente, qual otratamento recomendado para devolver a elesuas condições visuais desejadas.

Doenças como a diabetes, difundidaem nosso meio, e, em evidência peloshábitos alimentares pouco saudáveis, aobesidade ou outras doenças já conhecidase divulgadas na mídia, que provocamlesões nas estruturas oculares importantescomo o cristalino, são as responsáveis por40% das deficiências visuais que necessi-tam correção de grau. Assim, com um de-feito no cristalino causado pela diabetes, ooftalmologista deve cuidar bem do pa-ciente ao prescrever os óculos, pois do con-trário não obterá o sucesso desejado.

Não bastasse o despreparo dos balcõesdas óticas onde, nos primórdios da minhavida profissional era tão rico o conheci-mento, hoje nos deparamos com pessoasdespreparadas e empresários que visamapenas o lucro como meta. Neste sentido,vendem-se ao cliente os óculos mais caros,menos adequado, mais estético, mais plás-

tico, e, mais uma vez o objetivo da receitade óculos prescrita com todo critério cien-tífico pelo oftalmologista vai para o es-paço.

Dito isto, parece ser fácil resolver, e euentão, passo a conjecturar a luta que travao Conselho Brasileiro de Oftalmologia, ospolíticos e os optometristas, profissão estaainda não reconhecida aqui no Brasil comoem condições de trabalhar sem a super-visão física de um profissional médico. Eo que eles fazem? Prescrevem óculos. Fácilassim! Você vai a um optometrista, ele lheleva a um aparelho chamado "auto refrator"tira uma fitinha, e, se tiver bom senso, fazuma verificação dos valores refratométri-cos e prescrevem os seus óculos.

Sem o conhecimento das patologias,estes optometristas trabalham com a partefísica do olho e aí reside mais um prob-lema. O olho é dividido em duas partes: Arefracional, que é parte da física ematemática onde os optometristas trabal-ham sem o menor cuidado, e a outra é asensitiva, a retina, o nervo ótico, o cérebroetc. Nestas áreas ocorrem mudanças das es-truturas físicas decorrentes das doençasgerais que interferem diretamente naacuidade visual. Desta forma, estas alter-ações modificam o grau dos óculos, e, o de-sconhecimento dos optometristas sobre oassunto, mais uma vez, dificulta a obtençãode resultados ótimos.

Tudo isso a vista, ficam os consumi-dores/pacientes que saem das clínicas econsultórios médicos oftalmológicos, lit-eralmente indefesos. Ao caírem nas mal-has de óticas mal qualificadas ehabilidosos vendedores, são presas fáceisque terão seus direitos negados e sua visãoprejudicada.

Como já citei antes, as pessoas de-scomprometidas destes estabelecimentosópticos, tem interesses escusos que rel-egam os valores humanos e éticos a umplano secundário.

Dr. José Martins Leitão Guerra FilhoDiretor médico da OftalmoclinCremeb [email protected]

SÓ SAÚDE(para seus olhos)

INFORMATIVO

INFORMATIVO

SÓ SAÚDE

INFORMATIVO

(paraseusolhos) IN

FORMATIVO

SÓ SAÚDE(paraseusolhos)

SÓ SAÚDE(paraseusolhos)

INFORMATIVO

SÓ SAÚDE(para seus olhos)

INFORMATIVO

SÓ SAÚDE(para seus olhos)

INFORMATIVO

SÓ SAÚDE(para seus olhos)

INFORMATIVO

(para seus olhos)SÓ SAÚDE

INFORMATIVO

(para seus olhos)SÓ SAÚDE

(para seus olhos)SÓ SAÚDE

INFORMATIVO

(para seus olhos)SÓ SAÚDE

INFORMATIVO

Luiz Amorim(Doutor em

Atendimento)

A atualidade da óptica em nossa terra

Página 2 Só Saúde (Para seus olhos)

projeto_Layout 1 01/04/13 14:48 Page 2

Page 3: So saude (2)

SÓ SAÚDE(para seus olhos)

INFORMATIVO

INFORMATIVO

SÓ SAÚDE

INFORMATIVO

(paraseusolhos) IN

FORMATIVO

SÓ SAÚDE(paraseusolhos)

SÓ SAÚDE(paraseusolhos)

INFORMATIVO

SÓ SAÚDE(para seus olhos)

INFORMATIVO

SÓ SAÚDE(para seus olhos)

INFORMATIVO

SÓ SAÚDE(para seus olhos)

INFORMATIVO

(para seus olhos)SÓ SAÚDE

INFORMATIVO

(para seus olhos)SÓ SAÚDE

(para seus olhos)SÓ SAÚDE

INFORMATIVO

(para seus olhos)SÓ SAÚDE

INFORMATIVO

Dicas de especialistas sobre cuidado com os olhos

EntrevistaEntrevista realizada com o oftalmologista

Dr. Fábio Levy, onde o mesmo falou sobrecuidados com a visão, recursos tecnológicos ecirúrgicos à disposição da população.

Informativo Só Saúde: Dr. Fabio, qual a im-portância do exame oftalmológico na vida deuma população?Dr. Fabio: O exame oftalmológico é de extremaimportância para a população. As pessoas costu-mam confundir o exame oftalmológico com oexame de óculos, porém vai muito além disso. Oexame para descobrir o grau dos óculos (refração)é apenas uma parte do exame oftalmológico.Numa consulta oftalmológica o médico consegueprevenir e diagnosticar não só doenças dos olhos,mas também doenças graves de outras partes docorpo humano.A visita ao oftalmologista deve serfeita regularmente com intervalos definidos peloseu Oftalmologista. Também é importante, aoprocurar um oftalmologista, procurar saber se omesmo tem treinamento adequado para exercer aespecialidade. O CBO (Conselho Brasileiro deOftalmologia) e o MEC (Ministério de Educaçãoe Cultura) são órgão que fiscalizam a especializa-ção em oftalmologia, submetendo os médicos aostreinamentos e exames rigorosos para que estejampreparados para exercer a profissão de uma formasegura para o paciente. O cliente pode muito bementrar no site de um desses dois órgãos e saber seo médico tem o título de especialista em Oftal-mologia.

Informativo Só Saúde: O que tem a dizer osenhor, sobre a adaptação de lentes de contatoem óticas e até camelôs no meio da rua?Dr. Fabio: As lentes de contato são grandes ali-adas do ponto de vista estético, eliminando o usodos óculos ou mudando a cor dos olhos. Porém,em algumas doenças,como ceratocone, a indi-

Diabetes e o fundo do olhoO DIABETES MELLITUS (DM) é uma doença crônica que atinge aproximada-

mente 8% da população dos Estados Unidos, e estima-se que existam mais de 100 mil-hões de casos no mundo. Segundo o Ministério da Saúde, o diabetes atinge 7,6 % dapopulação brasileira. Existem duas formas principais de diabetes: tipo 1 (anteriormentechamada de diabetes insulino-dependente, que é diagnosticada geralmente em crianças,adolescentes ou adultos jovens, nos quais o pâncreas é incapaz de produzir insulina) etipo 2, a mais comum, que afeta 90-95% das pessoas com diabetes e geralmente aparecedepois dos 40 anos de idade. O dado mais preocupante é que mais da metade da pop-ulação acometida desconhece ser portadora da doença e quando descobre é devido aalguma de suas complicações: doença isquêmica do coração, insuficiência renal,cegueira, neuropatia, impotência ou úlcera nas pernas e nos pés. Nos olhos, as compli-cações mais graves ocorrem na retina, que é um tecido fino que está na parede posteriordo globo ocular, forrando o olho por dentro. Denomina-se retinopatia diabética (RD)o conjunto de alterações retinianas e vítreas causadas pelo diabetes. A retinopatia dia-bética é a segunda causa de cegueira irreversível, precedida apenas pela DegeneraçãoMacular Relacionada à Idade, mas é a maior responsável por perda visual em adultoseconomicamente ativos entre 20 e 65 anos. Calcula-se que o risco de cegueira nos di-abéticos seja 25 vezes maior do que na população normal e que aproximadamente 19%dos casos de cegueira no mundo sejam causados por diabetes mellitus.

A causa do aparecimento da retinopatia diabética pode ser explicada pelo com-prometimento da doença nos pequenos vasos chamados capilares, que estão presentesna retina. Após alguns anos do surgimento da doença (mesmo que o indivíduo aindanão tenha conhecimento), os capilares sofrem obstrução e tornam-se incapazes de man-ter o sangue em seu interior, o que leva a sangramentos (na retina e no vítreo) e reduçãoda oxigenação da retina. Outros fatores como hipertensão arterial sistêmica, níveis el-evados de colesterol, tabagismo e gestação podem agravar ainda mais o quadro,acelerando a progressão da retinopatia e causando baixa acentuada da visão.

O acompanhamento adequado dos pacientes diabéticos inclui a realização de umexame oftalmológico completo, com mapeamento da retina, mesmo naqueles que aindanão apresentem sintomas visuais. Isso deve ser feito no momento do diagnostico dadoença e periodicamente de acordo com o estagio da retinopatia. No estágio inicial(não-proliferativo) observam-se pequenas hemorragias, microaneurismas (pequenasdilatações nos capilares) e alterações venosas; com a evolução da doença, surgem sinaisde isquemia, edema, hemorragia vítrea e descolamento da retina.

Os principais exames complementares que podem ser realizados nos pacientesincluem a angiofluoresceinografia, na qual é injetado um contraste na veia do braço efotos são tiradas para avaliar o seu comportamento na retina, tomografia de coerênciaóptica (OCT) e ultra-sonografia ocular.

A prevenção e o tratamento da retinopatia exigem, antes de tudo, controle rigorosoda glicemia. Nos casos que exigem tratamento (mesmo em pacientes que ainda apre-sentam acuidade visual normal), a principal arma terapêutica é a fotocoagulação daretina a laser. Pacientes que apresentam edema macular, retinopatia não-proliferativamoderada ou grave e qualquer retinopatia proliferativa devem ser encaminhados pronta-mente a um especialista em retina e vítreo, pois além do laser, freqüentemente sãonecessários métodos terapêuticos adicionais, como agentes antiinflamatórios e anti-proliferativos colocados dentro do olho, próximos à retina (terapia antiangiogênica).Os casos graves com hemorragia vítrea ou descolamento de retina podem ser exigircirurgia para recuperação da visão.

Dr. Marcelo RêgoCRM – 16.893Doutor em Oftalmologia - USP - Especialista em Retina e Vítreo - USPAtende no Hospital Aeroporto (Bahia Olhos Centro de Oftalmologia)Lauro de Freitas-BA. Tel.: 71-3288.8120. Email: [email protected]

SÓ SAÚDE(para seus olhos)

INF

OR

MA

TIV

OIN

FO

RM

AT

IVO

SÓ SAÚDE

INFORMATIVO

(paraseusolhos)IN

FO

RM

AT

IVO

SÓ SAÚDE(paraseusolhos)

SÓ SAÚDE(paraseusolhos)

INFO

RMAT

IVO

SÓ SAÚDE(para seus olhos)

INFORMATIVO

SÓ SAÚDE(para seus olhos)

INFORMATIVO

SÓ SAÚDE(para seus olhos)

INF

OR

MA

TIV

O

(para seus olhos)SÓ SAÚDE

INF

OR

MA

TIV

O

(para seus olhos)SÓ SAÚDE

(para seus olhos)SÓ SAÚDE

INF

OR

MA

TIV

O

(para seus olhos)SÓ SAÚDE

INFORMATIVO

Página 3Só Saúde (Para seus olhos)

cação vai além da estética, melhorando a acuidadevisual dos pacientes que não conseguem mais teruma visão boa com óculos. As lentes de contatonão podem ser encaradas como se fosse um parde sapatos que, baseado no número, experimen-tamos na loja e podemos até já sair andando comeles. As lentes permanecem em contato com umaestrutura do olho muito fina,chamada córnea, porisso, somente o médico pode fazer uma adaptaçãosegura, observando se a lente está oxigenando, lu-brificando ou machucando a esta mesma córnea.Uma adaptação mal feita pode até levar o pacientea perder a visão.

Informativo Só Saúde: Por falar em cerato-cone? O que tem de avanço em relação a estadoença?Dr.Fabio:O ceratocone consiste num afinamentoda córnea e tem este nome devido à forma que acórnea fica no estágio mais avançado da doença(em forma de cone).É uma doença que na maioriadas vezes é progressiva. A depender do estágio,existem pacientes que podem não mais tolerar ouso de óculos ou lentes de contato, precisando sersubmetidos a transplante de córnea. Hoje, com adescoberta do crosslink e dos anéis intra-corneanos o processo de progressão pode ser in-terrompido, levando a uma melhor qualidade devida para estes pacientes.

Informativo Só Saúde: Com o envelhecimentoda população, quais as doenças que costumamse destacar no idoso?Dr. Fabio: É uma realidade que o brasileiro estávivendo mais, e, com isto, aumenta o apareci-mento das doenças do idoso. Posso citar algumasque são importantes como: Retinopatia Diabéticae Hipertensiva, Doença Macular Relacionada àIdade (DMRI), Catarata e Glaucoma.A cirurgia de catarata hoje em dia, com o avanço

das lentes intra-oculares, podem deixar o pacientecom uma independência fantástica em relação aosóculos.O arsenal terapêutico em relação ao glaucoma fezcom que diminuísse muito a indicação de cirurgiaanti-glaucomatosa, e, alguns colírios, podem serconseguidos em determinados postos de saúdecomo no Hospital São Jorge (PAM de Roma) emSalvador.Ba.Em relação à DMRI esxudativa, substancias anti-angiogênicas estão levando a grandes melhorasna acuidade visual destes pacientes.

Informativo Só Saúde: E em relação às cirur-gias para eliminar os óculos?Dr. Fabio: A cirurgia refrativa no inicio era limi-tada apenas para pacientes com miopia. Hoje jáse consegue obter bons resultados também em pa-cientes com astigmatismo, hipermetropia e pres-biopia (vista cansada), comum em pacientes queperdem a visão de perto após os 40 anos.Com relação à miopia, antigamente, a cirurgia ex-cluía os pacientes com grau alto ou espessura dacórnea diminuída. Atualmente, com o surgimentodas lentes fácicas, conseguimos operar tambémestes pacientes.

Dr. Fábio Levy Cremeb: 14.199Atende na [email protected]

Dr. Fábio Levy

projeto_Layout 1 01/04/13 14:48 Page 3

Page 4: So saude (2)

SÓ SAÚDE(para seus olhos)

INFORMATIVO

INFORMATIVO

SÓ SAÚDE

INFORMATIVO

(paraseusolhos) IN

FORMATIVO

SÓ SAÚDE(paraseusolhos)

SÓ SAÚDE(paraseusolhos)

INFORMATIVO

SÓ SAÚDE(para seus olhos)

INFORMATIVO

SÓ SAÚDE(para seus olhos)

INFORMATIVO

SÓ SAÚDE(para seus olhos)

INFORMATIVO

(para seus olhos)SÓ SAÚDE

INFORMATIVO

(para seus olhos)SÓ SAÚDE

(para seus olhos)SÓ SAÚDE

INFORMATIVO

(para seus olhos)SÓ SAÚDE

INFORMATIVO

Roteiro da boa visão

Óticas certificadas:

Clientes felizes pousam para foto

SÓ SAÚDE(para seus olhos)

INF

OR

MA

TIV

OIN

FO

RM

AT

IVO

SÓ SAÚDE

INFORMATIVO

(paraseusolhos)IN

FO

RM

AT

IVO

SÓ SAÚDE(paraseusolhos)

SÓ SAÚDE(paraseusolhos)

INFO

RMAT

IVO

SÓ SAÚDE(para seus olhos)

INFORMATIVO

SÓ SAÚDE(para seus olhos)

INFORMATIVO

SÓ SAÚDE(para seus olhos)

INF

OR

MA

TIV

O

(para seus olhos)SÓ SAÚDE

INF

OR

MA

TIV

O

(para seus olhos)SÓ SAÚDE

(para seus olhos)SÓ SAÚDE

INF

OR

MA

TIV

O

(para seus olhos)SÓ SAÚDE

INFORMATIVO

ÓTICA VILLASAv. Praia de Itapoan, 849 – Loja 05Ed. Emp. Villas – Villas do AtlânticoEM FRENTE À DELICATESSEM BELLA MASSA

ÓTICA SOLARESR. Valdomiro Rodrigues, 06 Lauro de FreitasEM FRENTE AO FÓRUM CRIMINAL

REDE VER - SOLARESR. Dorival Caymmi, 59 ItapoanEM FRENTE A INSINUANTE

REDEV VER - ÓTICA LÍRIOR. Martiniano Maia, 40B (Centro-Lauro de Freitas.Ba)AO LADO DA CLÍNICA ORTRA

ÓTICA PARISR. Romualdo de Brito, 51 (Centro Lauro de Freitas.Ba)AO LADO DO ANTIGO FÓRUM

ÓTICA VEJAR. Romualdo de Brito, 38 (Centro – Lauro de Freitas)AO LADO DO ANTIGO FÓRUM

Chegadas recentemente de(Fortaleza.Ce) as turistas Eliane eCláudia procuraram uma ótica paraatender suas urgências, já que o ca-chorrinho de Cláudia destruiu osóculos da prima Eliane. Após lon-gas caminhadas em Villas do Atlân-tico e região, depois de visitaremalgumas óticas, descobriram a ÓticaVillas onde, finalmente, encon-traram o atendimento e os óculosideais. O sorriso delas é um indica-tivo da satisfação por ter as expec-tativas atendidas.

Mande sua história de clientefeliz com foto para publicação nestacoluna. Desejamos que, em breve,todas as óticas de Lauro de Freitas,Villas do Atlântico e região, estejamaptas para atender com profission-alismo e respeito aos direitos docidadão consumidor.

Órgão de divulgação de Luiz Amorim - Consultoria EspecializadaSite: www.canal2.com.br - E-mail: [email protected]

Tel.: 71 3344-1911/ 1624Diretor Responsável: Luiz Amorim - Editoração e Projeto gráfico: Canal2 Comuicação

SÓ SAÚDE(para seus olhos)

INFORMATIVO

INFORMATIVO

SÓ SAÚDE

INFORMATIVO

(paraseusolhos) IN

FORMATIVO

SÓ SAÚDE(paraseusolhos)

SÓ SAÚDE(paraseusolhos)

INFORMATIVO

SÓ SAÚDE(para seus olhos)

INFORMATIVO

SÓ SAÚDE(para seus olhos)

INFORMATIVO

SÓ SAÚDE(para seus olhos)

INFORMATIVO

(para seus olhos)SÓ SAÚDE

INFORMATIVO

(para seus olhos)SÓ SAÚDE

(para seus olhos)SÓ SAÚDE

INFORMATIVO

(para seus olhos)SÓ SAÚDE

INFORMATIVO

Página 4 Só Saúde (Para seus olhos)

Todos nós apreciamos um ótimoatendimento, principalmente quandoprecisamos cuidar da saúde. Chegarnuma ótica e não ser bem recebido, oumesmo ter a receita de óculos tratadacomo um pedaço de papel qualquer, édesanimador para quem escolheu presti-giar àquele estabelecimento comercial.

Pensando nisto, nós escolhemos com critérioalgumas óticas e treinamos o pessoal de atendimento para quelhe proporcione o melhor durante sua visita. Nós também ver-ificamos sobre a qualidade dos produtos e serviços para lhe as-segurar uma aquisição confiável. Evite o constrangimento deesperar seus óculos por muito tempo, não gostar deles depoisde prontos, ou ainda, ver a recusa dos seus óculos por que seumédico condenou as medidas tomadas de forma errada.

Não esqueça: Ao procurar a ótica para atender sua receitade óculos, localize o selo CEO colado na vitrine ou na porta deentrada da ótica.

Saiba o que é CEO

projeto_Layout 1 01/04/13 14:48 Page 4