slides mineração na amazônia

18
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS DOCENTE: MOIRAH MENEZES ECOLOGIA DA AMAZÔNIA SEMINÁRIO HELOISA RODRIGUES NATÁLYA PIMENTEL SUZANE CARVALHO TAYNÁ RENATA

Upload: marlana-sousa

Post on 15-Nov-2014

4.331 views

Category:

Documents


11 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Slides mineração na amazônia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁLICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS

DOCENTE: MOIRAH MENEZES

ECOLOGIA DA AMAZÔNIA

SEMINÁRIO

HELOISA RODRIGUES

NATÁLYA PIMENTEL

SUZANE CARVALHO

TAYNÁ RENATA

Page 2: Slides mineração na amazônia

MINERAÇÃO NA AMAZÔNIA

Serra dos Carajás

Page 3: Slides mineração na amazônia

Mineração é o termo utilizado para a extração e beneficiamento de minerais que se encontram em estado natural sólidos (carvão), líquidos (petróleo bruto) e gasosos (gás natural).

A Amazônia tem uma contribuição significativa na atividade de extração e transformação mineral realizada em território brasileiro, considerando a ocorrência na região de diversos minerais que influenciam na balança comercial do país, sendo o Pará o segundo maior Estado exportador de minérios.

O Brasil se destaca principalmente na produção de ferro, bauxita (alumínio), manganês e nióbio.

Page 4: Slides mineração na amazônia

O ferro é o principal minério destinado à exportação no Brasil, sua extração ocorre especialmente em Minas Gerais, no Quadrilátero Ferrífero; no Pará, na Serra dos Carajás; e no Mato Grosso do Sul, no Maciço do Urucu;

A bauxita é extraída na Serra do Oriximiná, no Pará;

As jazidas principais de extração de Manganês se encontram na Serra dos Carajás, Quadrilátero Ferrífero e Maciço do Urucu;

Os estados de Minas Gerais e Goiás respondem por grande parte da produção de nióbio;

Tapajós é a região de mineração de ouro mais importante do Brasil.

Page 5: Slides mineração na amazônia
Page 6: Slides mineração na amazônia

Vantagens da MineraçãoMineração direciona investimentos para a

Amazônia;

Sustentabilidade dá retorno;

Segundo o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), os empréstimos minerais seguem os preceitos de sustentabilidade consagrados mundialmente, ou seja, aliam retorno financeiro com responsabilidade social e atenção especial aos recursos minerais;

Na visão do IBRAM o investimento em sustentabilidade é plenamente amortizado ao longo dos anos e oferece retorno as empresas e à sociedade.

Page 7: Slides mineração na amazônia

“Esta iniciativa das mineradoras objetiva fortalecer o projeto com o máximo possível de mão de obra local e, com o passar do tempo, esta ação atrai até a instalação de redes de ensino superior para formar futuros profissionais. ” Fernando Coura

Page 8: Slides mineração na amazônia

Desvantagens A mineração a céu aberto causa diversos impactos

para o meio ambiente. Destrói completamente a área da jazida, as bacias de rejeito e as áreas usadas para depósito estéril;

Os danos também podem ser diretos e indiretos;

Page 9: Slides mineração na amazônia

Os impactos ambientais mais significativos causados pela atividade mineira na Amazônia são:

A extração de petróleo e gás natural no Estado do Amazonas:

apresentam como impactos diretos mais graves: o desmatamento resultante da abertura de clareiras aonde se perfuram os poços e o manejo dos fluidos de perfuração e dos resíduos sólidos retirados dos poços.

Mineração Industrial: Ferro, manganês, cassiterita, cobre, bauxita, etc.

Page 10: Slides mineração na amazônia

Impactos ambientais da garimpagem de ouro:

Grandes áreas da Amazônia ocidental têm sido exploradas por garimpeiros desde a década de 40;

Os impactos mais significativos estão relacionados aos recursos hídricos, o lançamento de mercúrio, óleos e graxas nos cursos d'água; a remoção das margens e encostas dos rios; a remoção de camadas dos leitos dos rios provocam poluição química da amálgama provoca a dispersão do mercúrio na atmosfera.

Page 11: Slides mineração na amazônia

Conflitos Em toda a região de extração e transformação mineral

os movimentos sociais têm se manifestado contrários a esta lógica perversa do capital dirigida pelas corporações.

Políticas do tipo "comando e controle", baseadas no princípio de que o produtor deve internalizar os custos ambientais à sua atividade.

Page 12: Slides mineração na amazônia

Principais conflitos:

Reclamações e conflitos em torno do valor percentual que as empresas transferem as comunidades e pela destinação dos royalties por parte dos políticos;

Denúncias pela usurpação das terras;

Por melhores condições de trabalho;

Preocupação com o desmatamento de florestas e vegetação existente na área do projeto;

Para que não se continue afetando ou pondo em risco a saúde da população;

Denúncias contra a contaminação do ar e d´água.

Page 13: Slides mineração na amazônia

Em 2008, na região de Carajás ocorreram várias manifestações com a ocupação dos trilhos da estrada de ferro de Carajás ao porto em São Luis-MA.

Mineração comercial das jazidas de manganês do Amapá, explorada desde 1950, desencadeou muitos conflitos socioambientais. A empresa Icomi, formada por empresas nacionais e estrangeiras, instalou-se na área em 1954.

Page 14: Slides mineração na amazônia

Para que a mineração na Amazônia possa gerar benefícios para as populações locais e diminuir as desigualdades e pobrezas e não aumentá-las, como tem sido até o momento, se faz necessário que seja planejada pelo Estado, e não pelas empresas, com participação da sociedade civil, com uma outra política de arrecadação e aplicação dos royalties.

O atual nível de consumo da sociedade global é insustentável. Se desejarmos diminuir as profundas consequências da mineração, precisamos controlar nossa síndrome consumista.

Page 15: Slides mineração na amazônia

Situação Atual- Avanços na Gestão ambiental;

- Das 100 maiores empresas, 25% possuem unidades certificadas pela ISO 14.001 - norma internacionalmente reconhecida que define o que deve ser feito para estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental (SGA)

- Sistemas de preservação;

Page 16: Slides mineração na amazônia

Projetos de mineração ameaçam 152 terras indígenas na Amazônia.

Baniwa garimpando no Rio Içana, Amazonas.|Celio Horst / Blog do ISA (Instituto Socioambiental)

Page 17: Slides mineração na amazônia

- Todos os processos minerários em terras indígenas estão suspensos, mas, se fossem liberados, cobririam 37,6% das áreas. O diagnóstico faz parte de um estudo do Instituto Socioambiental (ISA) e mostra a pressão que os índios sofreriam se suas terras fossem abertas à exploração.

- “Se fossem abertas à mineração, algumas terras indígenas teriam 96% de seu território coberto pela exploração”, diz o advogado Raul Silva Telles do Vale, do ISA.

“Na prática, a mineração em terras indígenas foi bloqueada”, explica Vale. É esse debate que o projeto de lei ameaça reabrir.

Page 18: Slides mineração na amazônia

- (Ecodebate, 22/04/2013) Publicado pela IHU online, parceira

estratégica do EcoDebate na socialização da informação.

- IHU On-line é publicada pelo Instituto Humanitas Unisinos - IHU, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, em São Leopoldo, RS.