slides 2

7
1 Literatura Brasileira e Portuguesa I Realismo Aula 2 Anderson Teixeira Rolim Nesta aula, trataremos das Literaturas de Língua Portuguesa, do século XIX. [email protected] Resumo: Como Dibujar un Huevo Estrellado Realista Arte Dibujo Pintura Tatuar Mexico 2013 Vídeo Realismo 1855, pintor Gustave Courbet, exposição em Paris: Le Réalisme. Demonstrava oposição à liberdade de criação do Romantismo da época. Tentava retratar os costumes da época. Nitidez da imagem e precisão nos contornos, mundo real, sem idealização. Realismo

Upload: herman-schmitz

Post on 12-Jan-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Slide

TRANSCRIPT

Page 1: slides 2

1

Literatura Brasileira e Portuguesa I

Realismo

Aula 2

Anderson Teixeira Rolim

Nesta aula, trataremos das Literaturas de Língua Portuguesa, do século XIX.

[email protected]

Resumo:

Como Dibujar un Huevo Estrellado Realista Arte Dibujo Pintura Tatuar Mexico 2013

Vídeo

Realismo

1855, pintor Gustave Courbet, exposição em Paris: Le Réalisme. Demonstrava oposição à liberdade de criação do Romantismo da época. Tentava retratar os costumes da época. Nitidez da imagem e precisão nos contornos, mundo real, sem idealização.

Realismo

Page 2: slides 2

2

Revolução Industrial, 2ª. Fase. Utilização da energia elétrica e do petróleo.Aumento das fábricas e da mão-de-obra assalariada.Divisão de classes: burguesia dominante, controlava as empresas visando o lucro; proletariado, submetido a duríssimas condições de trabalho por salários miseráveis.

Panorama Histórico

Desenvolvimento da ciência e de novas teorias:

Teoria determinista (Taine, 1825-1893): obra de arte deveria reproduzir situações condicionadas pela herança, meio e circunstância.

Ciência

Filosofia positivista (Comte, 1798-1857): defendia a reforma social através do conhecimento empírico. Saber utilitário superior ao metafísico ou teológico. Positivismo seria necessário ao progresso de qualquer conhecimento.

Estudos anticlericais (Renan, 1823-1892): sobre a veracidade de fatos religiosos.

Ciência

Socialismo utópico (Proudhon, 1809-1865): defendia as associações de auxílio mútuo formadas por pequenos produtores, sem luta política. (Marx – luta de classes)

Ciência

Evolucionismo (Darwin, 1809-1882): espécies animais não teriam sido criadas ao mesmo tempo; as mais simples originariam as mais complexas.

Estudos de fisiologia (Claude Bernard, 1813-1878): as doenças são anomalias ou distúrbios dos órgãos do corpo humano, não do espírito.

Ciência

Início: Madame Bovary, Flaubert (1857) e Thérèse Raquin, Émile Zola (1867). Criação de uma literatura em sintonia com a nova realidade: compromisso com o tempo presente e recusa do nacionalismo e do passado histórico, do idealismo e do subjetivismo exagerados.Literatura passa a ser instrumento de denúncia social: miséria, pobreza, exploração do trabalhador, corrupção, relações por interesse, etc.

Realismo

Page 3: slides 2

3

Foco em questões sociais e na realidade como ela é, sem distorções;

Descrição de pessoas comuns, com problemas e limitações como todos os seres humanos;

Foco na vida cotidiana e na denúncia de falsos valores,

Características

Também é possível ver no Realismo uma tendência mais avançada: o Naturalismo, introduzido por Émile Zola e tem base as ciências naturais, transformando o homem em um objeto a ser estudado, fruto da realidade que modifica seu caráter de acordo com o ambiente em que vive e que age condicionado por suas características biológicas, uma vez que é um animal como todos os outros.

Naturalismo

O Cortiço

Vídeo

Crítica ao tradicionalismo vazio da sociedade, produto da educação romântica e convencional.

Crítica ao conservadorismo da Igreja passadista: anticlericalismo.

Visão objetiva e natural da realidade: escritor constrói seus personagens pela observação e influência do meio. Estabelece relações de causa e efeito, seguindo as leis naturais (física, química, biologia).

Realismo em Portugal

Da Questão Coimbrã (1865) até a morte de Eça de Queirós (1900). Publicação de Odes Modernas de Antero de Quental.

Polêmica literária travada entre os estudantes de Coimbra e os escritores românticos de Lisboa por folhetos e artigos em jornais.

1864 – Coimbra interligada pela estrada de ferro a outros países da Europa.

Realismo em Portugal –Questão Coimbrã

Antônio de Castilho, no posfácio a Poema da mocidade de Pinheiro Chagas, criticou a escola coimbrã, seus novos temas e estilo.

Antero de Quental, panfleto Bom Senso e Bom Gosto: literatura viva e atuante dos novos tempos contra a literatura fechada nos salões.

Questão Coimbrã

Page 4: slides 2

4

Os jovens intelectuais de Coimbra denunciavam e contestavam o constitucionalismo ordeiro que se vivia em Portugal, que era escondido ou omitido pelos ultrarromânticos, mas que deixava proliferar a corrupção e a deturpação/falseamento das instituições.

Questão Coimbrã

A astúcia (manha) dos políticos, a perversidade dos caciques (aqueles que dispõem dos eleitores de uma localidade), a habitual utilização da fraude contribuíam para a corrupção do espírito público.

Questão Coimbrã

As consequências eram visíveis: a par da lamentável ignorância da população, o poder económico de país era mediano e, em algumas camadas, roçava a miséria. É neste panorama que a juventude se lança no ataque moral às instituições responsáveis por essa deprimente situação.

Questão Coimbrã

Este grupo que se sublevou contra Castilho era o mesmo que, havia de tratar, em 1871, nas Conferências Democráticas do Casino Lisbonense, de colocar Portugal a par da atualidade europeia, ligando-o com o movimento moderno, estudando as condições de transformação política, econômica e religiosa da sociedade portuguesa.

Questão Coimbrã

Esta polêmica terminou com a instauração dos ideais preconizados pela Geração de 1870,o que provocou uma autêntica renovação cultural, acentuando o papel de intervenção social que a literatura deve ter, abalando as concepções retrógradas do ultrarromantismo, impulsionando a afirmação do Realismo.

Questão Coimbrã

A poesia realista portuguesa divide-se em vários tipos: algumas com foco na realidade e na vida cotidiana de diversas camadas sociais; outras tem foco político, sendo uma poesia engajada, com crítica social e um caráter revolucionário; outras tem foco nos questionamentos sobre a vida, a morte e Deus.

Poesia realista

Page 5: slides 2

5

Antero de Quental (1842-1891) nasceu na localidade de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, nos Açores, Portugal. Filho do combatente Fernando de Quental e Ana Guilhermina da Maia. Iniciou seus estudos em Ponta Delgada. Com 16 anos, vai estudar Direito em Coimbra. Em 1861 publica "Sonetos de Antero".

Antero de Quental

Antero de Quental expressa em seus sonetos a sua inquietação religiosa e metafísica constituindo a parte mais importante de sua obra.

É considerado, ao lado de Bocage e Camões, os grandes sonetistas da literatura portuguesa.

Antero de Quental

(1842-1891) Poesia divide-se em:

De juventude (-1864): sem unidade temática, predomina ideologia romântica.

De combate (1865), Odes modernas: visão religiosa naturalista e influência do humanitarismo proudhoniano.

Dilemáticas: divisão entre o Ideal (que leva ao Absoluto e a Deus) e o Real (que leva às ciências experimentais).

Antero de Quental

Razão, irmã do Amor e da Justiça,Mais uma vez escuta a minha prece.É a voz dum coração que te apetece,Duma alma livre só a ti submissa.

Por ti é que a poeira movediçaDe astros, sóis e mundos permanece;E é por ti que a virtude prevalece,E a flor do heroísmo medra e viça.

Hino à razão

Por ti, na arena trágica, as naçõesbuscam a liberdade entre clarões;e os que olham o futuro e cismam, mudos,

Por ti podem sofrer e não se abatem,Mãe de filhos robustos que combatemTendo o teu nome escrito em seus escudos!

Hino à razão Atividade em Sala I

Analise o poema de Antero de Quental em questão e aponte as características individuais do poeta bem como sua relação com o estilo de época.

Page 6: slides 2

6

Cesário Verde não conseguiu escapar da doença e faleceu aos 30 anos, em dezenove de julho de 1886. Silva Pinto, em sua homenagem, organizou uma compilação com a poesia do amigo, que chamou de “O Livro de Cesário Verde”. Em 1901 este livro foi publicado.

Cesário Verde

Na poesia de Cesário Verde, alguns temas predominantes são o campo e a cidade. Seu estilo era delicado, com emprego de artifícios impressionistas e uma sensibilidade dificilmente vista no meio literário. A forma de expressão utilizada era mais natural, pois o poeta evitava o lirismo clássico.

Cesário Verde

As características mais importantes encontradas na análise de sua obra são imagens muito visuais que tinham o objetivo de dimensionar a realidade do mundo, a mistura do moral com o físico, a combinação de sensações, comparações, metáforas, sinestesias, versos decassílabos e quadras.

Cesário Verde

Um tema recorrente nas poesias de Cesário Verde é a mulher. Ele nos apresenta dois tipos femininos, sempre atrelados aos locais em que ambienta seus versos. Na cidade, cria uma mulher calculista, madura, frívola, fria, autodestrutiva e dominadora. Em sua representação do campo, o poeta monta arquétipos de mulheres pobres, feias, doentes, esforçadas e trabalhadoras.

Cesário Verde

Também se afasta do lirismo tradicional português, sobretudo pelo tratamento que dá a temas como cidade, amor e mulher. Buscando espontaneidade, usa estilo que valoriza a linguagem concreta e o tom coloquial. "Poeta dos sentidos", constrói imagens com muitas cores, formas e sons. Essa visão plástica do mundo antecipa a postura assumida por Fernando Pessoa na pele de seu Heterônimo Alberto Caeiro.

Cesário Verde

Eu descia o Chiado lentamente

Parando junto às montras dos livreiros

Quando passaste irônica e insolente,

Mal pousando no chão os pés ligeiros.

O céu nublado ameaçava chuva,Saía gente fina de uma igreja;Destacavam no traje de viúvaTeus cabelos de um louro de cerveja. [...]

Loira

Page 7: slides 2

7

Embora Cesário Verde não pudesse ser enquadrado em nenhuma das escolas poéticas dos países de língua portuguesa da época podemos dizer que ele não poderia não estar relacionado às estéticas do seu tempo de alguma forma.

Escolas literárias

Se se tiver em conta o interesse pela captação do real, por exemplo, ao considerarmos o tipo de cena a serem retratadas pelas quais o poeta optou, seus quadros e figuras citadinos, concretos, plásticos e coloridos, é fácil detectar aqui a afinidade ao Realismo.

Escolas literárias

Encontre outros exemplos de características da poesia realista no poema de Cesário Verde transcrito no material de apoio.

Atividade em Sala II