slide sobre lei 8112/90

21
MATERIAL AULA 1: LEI 8112/90

Upload: carlos-augusto

Post on 11-Feb-2016

230 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Slide para estudo sobre a lei 8112/90.

TRANSCRIPT

Page 1: Slide sobre lei 8112/90

MATERIAL AULA 1: LEI 8112/90

Page 2: Slide sobre lei 8112/90

BLOCO 1: Das disposições preliminares

• Servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público.• Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades

previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

• Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.

• É proibida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei.

Page 3: Slide sobre lei 8112/90

Bloco 2: Do Provimento

• São requisitos básicos para investidura em cargo público: 1. Nacionalidade brasileira.2. Quitação com as obrigações militares e eleitorais. 3. O nível de escolaridade exigido para o exercício do

cargo. 4. A idade mínima de dezoito anos. 5. Aptidão física e mental.

Page 4: Slide sobre lei 8112/90

Bloco 2: Do Provimento

• As atribuições do cargo podem justificar a exigência de outros requisitos estabelecidos em lei.

• Serão reservadas até 20% das vagas oferecidas no concurso às pessoas portadoras de deficiência.

• O provimento dos cargos públicos far-se-á mediante autoridade competente de cada poder.

• A investidura em cargo público ocorrerá com a posse.

Page 5: Slide sobre lei 8112/90

Bloco 2: Do Provimento• São formas de provimento de cargo público: 1. Nomeação 2. Promoção3. Readaptação

4. Reversão PAN + 4R5. Aproveitamento6. Reintegração7. Recondução

Page 6: Slide sobre lei 8112/90

Bloco 2: Da nomeação

• A nomeação se faz em caráter:

1. Efetivo : Quando se trata de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira.

2. Em comissão: Inclusive na condição de interino para cargos de comissão vagos.

Page 7: Slide sobre lei 8112/90

Bloco 2: Da nomeação• O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza

especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.

• A nomeação para cargo de carreira ou cargo isolado de provimento efetivo depende de prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos, obedecidos a ordem de classificação e o prazo de sua validade.

Page 8: Slide sobre lei 8112/90

Bloco 2: Do concurso público

• O concurso será de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas, conforme dispuserem a lei e o regulamento do respectivo plano de carreira, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado no edital, quando indispensável ao seu custeio, e ressalvadas as hipóteses de isenção nele expressamente previstas.

• O concurso público terá validade de até dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Page 9: Slide sobre lei 8112/90

Bloco 2: Do concurso público

• O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em edital e publicando no DOU e em jornal de grande circulação.

• Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidatos aprovados em concurso anterior com prazo de validade não expirado.

Page 10: Slide sobre lei 8112/90

Questões revisionais • Qual a finalidade da lei 8.112/90? • O que significa servidor, para os efeitos desta lei? • O que é cargo público? • Como são criados os cargos públicos? • É possível ao servidor regido pela lei nº 8.112/90 a

prestação de serviços gratuitos? • Qual o percentual das vagas oferecidas em concurso que

serão reservadas aos portadores de deficiência?

Page 11: Slide sobre lei 8112/90

Questões revisionais

• Como se dará provimento aos cargos públicos? • Quando ocorre a investidura em cargo público? • Quais são os requisitos para investidura em cargo

público? • Quais são as formas de provimento dos cargos

públicos? • Quando a nomeação se fará em caráter efetivo? • Quando a nomeação será em comissão?

Page 12: Slide sobre lei 8112/90

Questões revisionais

• O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício em outro cargo de confiança?

• Como será a nomeação para cargo de carreira ou cargo isolado de provimento efetivo?

• Como serão os demais requisitos para o ingresso e o desenvolvimento do servidor na carreira, mediante promoção?

Page 13: Slide sobre lei 8112/90

Questões revisionais

• Como será o concurso público? • Qual a condição para inscrição do candidato? • Qual a validade do concurso público? • Como se dará a publicidade do concurso? • Quando se poderá abrir novo concurso?

Page 14: Slide sobre lei 8112/90

Questões de Concurso

1. TRE – MS (CESPE/UNB) De acordo com a legislação vigente, a ascensão e a transferência são consideradas formas de provimento de cargo público.

( ) CERTO ( ) ERRADO

2. TRE – MS (CESPE/UNB) A idade mínima para a investidura em cargo público é dezesseis anos.

( ) CERTO ( ) ERRADO

Page 15: Slide sobre lei 8112/90

Questões de Concurso3. TRE – MS (CESPE/UNB) A investidura em cargo público é concretizada com a publicação da nomeação no Diário Oficial ( ) CERTO ( ) ERRADO

4. TRE – MS (CESPE/UNB) Vinte por cento das vagas de todos os concursos públicos devem ser reservadas aos portadores de deficiência, vedada qualquer alegação de incompatibilidade entre a deficiência e o cargo. ( ) CERTO ( ) ERRADO

Page 16: Slide sobre lei 8112/90

Questões de Concurso5. BACEN (CESGRANRIO) Por estar interessado em ingressar no serviço público federal, João Francisco resolveu pesquisar sobre o assunto na Lei Federal nº 8.112/90 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais) e concluiu que:a) a investidura em empregos públicos independe de prévia aprovação em concurso público, a qual somente é exigida para a investidura em cargos de provimento efetivo;b) a investidura em cargo ou emprego público depende de prévia aprovação em concurso público, ressalvadas as nomeações para cargos em comissão declarados em lei de livre nomeação e exoneração;c) a investidura em cargos comissionados e funções de confiança depende de prévia aprovação em processo seletivo simplificado, observado o princípio da ampla divulgação;d) o provimento dos cargos públicos pode efetuar-se por meio de nomeação, promoção, reversão ou ascensão;e) os cargos em comissão somente podem ser providos por servidores de carreira, destinando-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.

Page 17: Slide sobre lei 8112/90

Questões de Concurso6. FUNASA (CESGRANRIO) Um candidato a um concurso buscou informações a respeito do provimento de cargos públicos. Ao consultar a Lei Federal nº 8.112/90, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais, verificou que: a) os cargos públicos são acessíveis a todos os brasileiros e somente podem ser criados por lei complementar, com denominação própria e vencimento pago pelo Tesouro; b) o provimento de cargos comissionados depende de prévio procedimento público seletivo, e a exoneração é decisão discricionária da autoridade nomeante; c) o concurso público terá validade de até três anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período; d) é vedada a abertura de novo concurso público enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado; e) é livre a nomeação para cargos em comissão, e a exoneração depende de processo administrativo em que seja assegurada ao servidor ampla defesa.

Page 18: Slide sobre lei 8112/90

Questões de Concurso7. FUNASA (CESGRANRIO) São formas de provimento dos cargos públicos previstas no Estatuto dos Servidores Públicos Federais (Lei Federal nº 8.112/90) as apresentadas a seguir, EXCETO: a) nomeação; b) aproveitamento; c) ascensão; d) reintegração; e) promoção.

Page 19: Slide sobre lei 8112/90

Questões de Concurso8. TRT – 24ª REGIÃO (FCC) Um conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. Trata-se: a) do provimento; b) da estabilidade; c) do cargo público; d) da investidura; e) do exercício

Page 20: Slide sobre lei 8112/90

Questões de Concurso9. TRT – 22ª REGIÃO (FCC) Em conformidade com a Lei Federal nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e suas posteriores alterações, indique, dentre as alternativas a seguir, aquela que contém, respectivamente, uma afirmação INCORRETA (1) e outra CORRETA (2). a) (1) Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão; (2) Para efeitos do diploma legal supracitado, servidor é a pessoa física ou jurídica legalmente investida em cargo público, emprego, função ou mediante delegação. b) (1) Cargo público corresponde ao conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor; (2) Os cargos públicos são criados por lei ou decreto regulamentar, para provimento em caráter efetivo ou em comissão. c) (1) Servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público; (2) Cargo público corresponde ao conjunto de responsabilidades, poderes e deveres estabelecidos mediante ato normativo individual, de competência exclusiva dos Chefes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. d) (1) O diploma legal supracitado veda a prestação de serviços gratuitos, podendo essa regra ser excepcionada por lei; (2) O mesmo diploma legal instituiu o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, exclusive os da administração indireta. e) (1) O citado diploma legal dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União e das autarquias federais, excluídas aquelas sob regime especial e as fundações públicas federais e distritais; (2) Servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público.

Page 21: Slide sobre lei 8112/90

Questões de Concurso10. MINISTÉRIO DA JUSTIÇA (FUNRIO) Com relação ao provimento de cargo público é correto afirmar. a) A ascensão de nível médio para superior dar-se-á preferencialmente por processo seletivo interno. b) A investidura em cargo público dependerá de prévia aprovação em concurso público de prova ou títulos.c) A posse para os cargos de livre nomeação e exoneração dependerá de aprovação em procedimento simplificado público. d) A investidura de servidores públicos autárquicos não se sujeita a aprovação por concurso público. e) O concurso público, para investidura em cargo público, terá validade de até 2 (dois) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.