slide extração morangos

1
ATIVIDADE PRÁTICA DE CIÊNCIAS NATURAIS- 9º Ano EXTRAÇÃO DE ADN DE MORANGO M A TER IA L N EC ESS Á R IO 1 saco de plástico; 1 M orango fresco ou congelado; 10 m l de solução de extração de AD N ; 1 funil; 2 provetas; 1 filtro de café ou 1 ou 2 cam adas de gaze cortadas aos quadrados; Álcool etílico (pelo m enos a 90% )gelado; 1 vareta de vidro ou um palito; Um pedaço de cartolina preta. PROCEDIMENTO 1.Lavaro m orango e tiraras sépalas (folhas verdes). 2.C olocaro m orango no saco e esm agá-lo com o punho durante 2 m inutos. 3.Adicionar10 m l da solução de extracção de AD N ao conteúdo do saco. 4.M isturartudo,apertando com as m ãos,durante 1 m inuto. 5.C olocaro conteúdo do saco no funil (com o papel de filtro ou a gaze)e deixarvertero líquido filtrante para a proveta até 1/8 do seu volum e. 6.Adicionaro álcool,previam ente gelado,à proveta até perfazerm etade do volume. NO TA:M antero tubo ao nível dos olhos para vero que acontece. 7.M ergulhara vareta de vidro ou o palito no tubo,onde o álcool está em contato com o extrato (AD N precipitado). 8.R etirarum a am ostra do AD N precipitado,ou todo o AD N ,e observara sua textura viscosa e pegajosa. 9.C olocara am ostra num pedaço de cartolina preta e deixá-la secarao ar(durante o tem po necessário para que o álcool evapore). Nota- A solução de extração de ADN é feito do seguinte modo: 100 mL de champô (sem amaciador) ou 50 mL de detergente de loiça 15g de sal de cozinha (2 colheres de chá) Água para perfazer um litro

Upload: manuela-nobre

Post on 31-Dec-2015

6 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Slide extração morangos

ATIVIDADE PRÁTICA DE CIÊNCIAS NATURAIS- 9º AnoEXTRAÇÃO DE ADN DE MORANGO

MATERIAL NECESSÁRIO

1 saco de plástico;

1 Morango fresco ou congelado;

10 ml de solução de extração de ADN;

1 funil;

2 provetas;

1 filtro de café ou 1 ou 2 camadas de gaze cortadas aos quadrados;

Álcool etílico (pelo menos a 90%) gelado;

1 vareta de vidro ou um palito;

Um pedaço de cartolina preta.

PROCEDIMENTO

1. Lavar o morango e tirar as sépalas (folhas verdes).

2. Colocar o morango no saco e esmagá-lo com o punho durante 2 minutos.

3. Adicionar 10 ml da solução de extracção de ADN ao conteúdo do saco.

4. Misturar tudo, apertando com as mãos, durante 1 minuto.

5. Colocar o conteúdo do saco no funil (com o papel de filtro ou a gaze) e deixar verter o líquido filtrante para a proveta até 1/8 do seu volume.

6. Adicionar o álcool, previamente gelado, à proveta até perfazer metade do volume. NOTA: Manter o tubo ao nível dos olhos para ver o que acontece.

7. Mergulhar a vareta de vidro ou o palito no tubo, onde o álcool está em contato com o extrato (ADN precipitado).

8. Retirar uma amostra do ADN precipitado, ou todo o ADN, e observar a sua textura viscosa e pegajosa.

9. Colocar a amostra num pedaço de cartolina preta e deixá-la secar ao ar (durante o tempo necessário para que o álcool evapore).

10. Observar a estrutura do ADN: uma rede esbranquiçada que representa o ADN de milhões de células digeridas de um único morango.

Nota- A solução de extração de ADN é feito do seguinte modo:

100 mL de champô (sem amaciador) ou 50 mL de detergente de loiça 15g de sal de cozinha (2 colheres de chá) Água para perfazer um litro