sl 23.1 a preocupação

3
A PREOCUPAÇÃO, E QUEM CUIDA DELA. SALMO 23.1 – A preocupação é a primeira grande causa do stress. O estressado vive dizendo: eu tenho necessidades”. O Salmo 23 nos ensina a dizer: “Nada me faltará". Preocupação é a tentativa de controlar o incontrolável. Toda vez que você tenta controlar o incontrolável, você está: tentando fazer uma coisa impossível, manusear o irreal. assumindo responsabilidades que Deus não pediu que você assumisse; assumindo o controle que deveria estar nas mãos de Deus; brincando de ser Deus, fazendo as coisas do seu jeito e no seu tempo, e não do jeito e no tempo de Deus. A preocupação, portanto, é: Inútil - não muda nada Irracional - não tem lógica, nos faz agir passionalmente Desnecessária - a problema não é nosso Danosa - abala nossa saúde integral TRÊS PRINCIPIOS. 1. O Senhor não pode ser o seu Pastor enquanto o seu Pastor não for o seu Senhor Aceitar o Pastor como Senhor significa três coisas. Jesus disse: "Eu sou o bom pastor “ as minhas ovelhas me conhecem, ouvem a minha voz, e me seguem" (João 10.14,27). Estas três palavras, conhecer, ouvir e seguir, podem ser resumidas em uma só: obediência. "Quando Deus chama Ele paga a conta ". A ovelha desobediente e rebelde sai dos horizontes de cuidado do pastor e fica vulnerável aos lobos da vida. Ex. A história de Noemi e sua família (Rt 1.21) – culpando o Senhor. Obedecer a vontade (moral, espiritual) nos princípios e valores divinos.

Upload: eliezer-almeida

Post on 17-Dec-2014

1.293 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Mensagem no Salme 23, na PibSfs. Baseada em mensagens de Rick Warren e de Ed Rene Kivitz.

TRANSCRIPT

Page 1: Sl 23.1   A Preocupação

A PREOCUPAÇÃO, E QUEM CUIDA DELA.

SALMO 23.1 –

A preocupação é a primeira grande causa do stress. O estressado vive dizendo: “eu tenho necessidades”. O Salmo 23 nos ensina a dizer: “Nada me faltará".

Preocupação é a tentativa de controlar o incontrolável. Toda vez que você tenta controlar o incontrolável, você está: tentando fazer uma coisa impossível, manusear o irreal. assumindo responsabilidades que Deus não pediu que você assumisse; assumindo o controle que deveria estar nas mãos de Deus; brincando de ser Deus, fazendo as coisas do seu jeito e no seu tempo, e não do

jeito e no tempo de Deus.

A preocupação, portanto, é: Inútil - não muda nadaIrracional - não tem lógica, nos faz agir passionalmente Desnecessária - a problema não é nosso Danosa - abala nossa saúde integral

TRÊS PRINCIPIOS.

1. O Senhor não pode ser o seu Pastor enquanto o seu Pastor não for o seu Senhor

Aceitar o Pastor como Senhor significa três coisas. Jesus disse: "Eu sou o bom pastor “ as minhas ovelhas me conhecem, ouvem a minha voz, e me seguem" (João 10.14,27). Estas três palavras, conhecer, ouvir e seguir, podem ser resumidas em uma só: obediência. "Quando Deus chama Ele paga a conta ". A ovelha desobediente e rebelde sai dos horizontes de cuidado do pastor e fica vulnerável aos lobos da vida. Ex. A história de Noemi e sua família (Rt 1.21) – culpando o Senhor.

Obedecer a vontade (moral, espiritual) nos princípios e valores divinos.

2. Você não consegue andar preocupado com nada enquanto não aprende a orar a respeito de tudo.

- A preocupação não muda nada: a oração sim. - A preocupação nos mantém encarcerados dentro das nossas impossibilidades; a oração nos coloca em contato com as possibilidades de Deus. Quando você estiver preocupado, terá apenas duas opções: ou vai para o quarto do desespero, ou para o quarto da oração. - "Não ande preocupado com coisa alguma, antes, ore a respeito de tudo", pois quando oramos, "lançamos sobre Deus toda a nossa preocupação, que Ele tem cuidado de nós "(Filipenses 4.6; 1 Pedro 5.7). - "Lançar sobre Deus" significa literalmente "descarregar", "despejar sobre". A oração é um extraordinário antídoto contra a preocupação.

Page 2: Sl 23.1   A Preocupação

- A providencia de Deus não depende da nossa oração ou preocupação. É uma responsabilidade que independe de cobranças. (Por amor de seu nome).

3. A preocupação desnecessária com o mal eventual de amanhã atrapalha a ocupação necessária com o mal real de hoje.1. Jesus mandou que não nos ocupássemos com o dia de amanhã, pois “o

amanhã trará os seus cuidados" (Mateus 6.34). 2. A pré-ocupação com o que ainda não existe não acontece no mundo real,

mas no mundo imaginário, desviando sua atenção do imediato. 3. Os problemas de amanhã dependem de condições, recursos e

informações que estarão disponíveis somente amanhã. O Salmo 23 nos ensina que a única coisa que podemos saber sobre amanhã é que Deus vai estar lá. Na verdade, terá nos acompanhado, provendo o necessário quando se fizer necessário.

4. Jesus nos ensina a viver um dia de cada vez. "Presentificar" a vida é uma arte aprendida em oração. Viva hoje.

SALMO RELACIONAL –

Nestes seis versículos, você vai encontrará as expressões "eu", "meu" e "me" 17 vezes. As expressões "você", "ele" e "dele" - referindo-se a Deus, aparecem 15 vezes. Este é um Salmo sobre relacionamento com Deus. Você não precisa apenas de conceitos, conselhos e novos enfoques. Você precisa de um Pastor.

Você precisa aprender a confiar no seu Pastor. Ele disse que supriria cada uma das suas necessidades, e isso não depende de você. O amanhã não será diferente só porque estamos preocupados. Deus não vai fazer mais nem menos só porque estamos preocupados. Ele vai fazer exatamente o necessário, na medida do seu amor por nós, e do seu zelo pelo seu próprio nome.