sistemas de manejo na produtividade da cebola (alliun ceppa) · doenças. objetivo o objetivo deste...

1
Sistemas de Manejo na Produtividade da cebola (Allium ceppa) Silvana Scopel (BIC-UCS); Morgana Delazeri; Maiara M.A. Tedesco; Flaviane Eva Magrini; Leandro Venturin; Gabriel F. Pauletti Valdirene Camatti Sartori INTRODUÇÃO O manejo inadequado dos sistemas produtivos podem acarretar diversos problemas para o meio ambiente e a saúde humana, principalmente no que diz respeito a degradação e erosão do solo, poluição de águas e ar pelo o uso excessivo de fertilizantes e produtos químicos sintéticos que são utilizados para o controle de pragas e doenças. OBJETIVO O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos de sistemas de manejo do solo e o controle fitossanitário na produtividade da cebola. METODOLOGIA O experimento foi implantado na estação experimental da Fepagro junto a Bacia de Captação do Faxinal, no distrito de Fazenda Souza, em Caxias do Sul. Foram utilizados três canteiros de 30m cada, constituídos por três parcelas: (a) área de pousio (testemunha); (b) palhada + composto Bokashi e (c) somente palhada composta por palha de milho triturada. O bokashi é um fertilizante orgânico, resultante de um método de compostagem baseado na adição de uma solução líquida de microrganismos efetivos (Souza e Resende, 2003). O composto Bokashi utilizado neste trabalho foi produzido no Instituto de Biotecnologia – UCS. Para o manejo fitossanitário, foram delimitadas subparcelas compostas de 20 linhas com oito mudas/linha, onde foram aplicados: extrato de arruda e extrato de alho com intervalo de 15 dias entre as aplicações. A variável % sintoma de doenças nas folhas (zero,25%,50%,75% e 100%) foram avaliados aos 120 dias do ciclo produtivo. Com relação a produtividade, foram avaliadas as variáveis diâmetro e peso dos bulbos em 18 amostras de cebola coletadas dentro de cada subparcela nos diferentes tipos de manejo do solo. Os resultados alcançados até o momento verifica-se que o sistema de manejo do solo palhada + bokashi (b) obteve o maior peso dos bulbos, demonstrando a influencia do sistema de manejo do solo na produtividade da cultura da cebola. Cabe salientar que a palhada atenua a erosão dos solos e desempenham papel fundamental na ciclagem de nutrientes. RESULTADOS E DISCUSSÃO Na avaliação fitossanitária não foram verificados diferenças no controle de doenças dentro das subparcelas tratadas com os diferentes extratos botânicos. Com relação a produtividade, os resultados alcançados até o momento (Fig.1) mostram que, com relação ao tipo de manejo do solo, nas parcelas (a) área de pousio a média de peso dos bulbos ficou entre 47 a 100g e 50mm de diâmetro. Nas parcelas (b) palhada+Bokashi, a média de peso dos bulbos foi de 70 a 117g e diâmetro de 53mm, e (c) parcela com palhada a média de peso foi de 60 a 115g com diâmetro de 50mm Fig.1 Média do peso (1) e diâmetro (2) do bulbo das cebolas 1 2 a b c 0 25 50 75 100 a b c Peso cebola (g) a b c 0 10 20 30 40 50 60 (a) Area de pousio (b) Palhada + Bokashi (c) Palhada a b b Diâmetro das cebolas (mm)

Upload: doannhi

Post on 10-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sistemas de Manejo na Produtividade da cebola (Alliun ceppa) · doenças. OBJETIVO O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos de sistemas de manejo do solo e o controle fitossanitário

Sistemas de Manejo na Produtividade da cebola (Allium ceppa)

Silvana Scopel (BIC-UCS); Morgana Delazeri; Maiara M.A. Tedesco; Flaviane Eva Magrini; Leandro Venturin; Gabriel F. Pauletti

Valdirene Camatti SartoriINTRODUÇÃO

O manejo inadequado dos sistemas produtivos podem acarretar diversos problemas para o meio ambiente e a saúde humana, principalmente no que diz respeito a degradação e erosão do solo, poluição de águas e ar pelo o uso excessivo de fertilizantes e produtos químicos sintéticos que são utilizados para o controle de pragas e doenças.

OBJETIVO O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos de

sistemas de manejo do solo e o controle fitossanitário na produtividade da cebola.

METODOLOGIAO experimento foi implantado na estação experimental da Fepagro junto a Bacia de Captação do Faxinal, no distrito de Fazenda Souza, em Caxias do Sul. Foram utilizados três canteiros de 30m cada, constituídos por três parcelas: (a) área de pousio (testemunha); (b) palhada + composto Bokashi e (c) somente palhada composta por palha de milho triturada. O bokashi é um fertilizante orgânico, resultante de um método de compostagem baseado na adição de uma solução líquida de microrganismos efetivos (Souza e Resende, 2003). O composto Bokashi utilizado neste trabalho foi produzido no Instituto de Biotecnologia – UCS. Para o manejo fitossanitário, foram delimitadas subparcelas compostas de 20 linhas com oito mudas/linha, onde foram aplicados: extrato de arruda e extrato de alho com intervalo de 15 dias entre as aplicações.

A variável % sintoma de doenças nas folhas (zero,25%,50%,75% e 100%) foram avaliados aos 120 dias do ciclo produtivo. Com relação a produtividade, foram avaliadas as variáveis diâmetro e peso dos bulbos em 18 amostras de cebola coletadas dentro de cada subparcela nos diferentes tipos de manejo do solo.

Os resultados alcançados até o momento verifica-se que o sistema de manejo do solo palhada + bokashi (b) obteve o maior peso dos bulbos, demonstrando a influencia do sistema de manejo do solo na produtividade da cultura da cebola. Cabe salientar que a palhada atenua a erosão dos solos e desempenham papel fundamental na ciclagem de nutrientes.

RESULTADOS E DISCUSSÃO Na avaliação fitossanitária não foram verificados diferenças no controle de doenças dentro das subparcelas tratadas com os diferentes extratos botânicos. Com relação a produtividade, os resultados alcançados até o momento (Fig.1) mostram que, com relação ao tipo de manejo do solo, nas parcelas (a) área de pousio a média de peso dos bulbos ficou entre 47 a 100g e 50mm de diâmetro. Nas parcelas (b) palhada+Bokashi, a média de peso dos bulbos foi de 70 a 117g e diâmetro de 53mm, e (c) parcela com palhada a média de peso foi de 60 a 115g com diâmetro de 50mm

Fig.1 Média do peso (1) e diâmetro (2) do bulbo das cebolas

1 2

a b c0

25

50

75

100(a) Area pousio

(b) Palhada + Bokashi(c) Palhada

a

b

c

Peso

ceb

ola

(g)

a b c0

10

20

30

40

50

60(a) Area de pousio(b) Palhada + Bokashi(c) Palhada

ab b

Diâ

met

ro d

as c

ebol

as (m

m)