sistemas de condutas flowtiteflowtite.amiantit-group.com/brochures/ft_irrigation_08 06 2008... ·...

16
Sistemas de Condutas Flowtite para projectos de Irrigação

Upload: truongtuyen

Post on 23-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sistemas de Condutas Flowtiteflowtite.amiantit-group.com/brochures/FT_Irrigation_08 06 2008... · que resulta no desperdício dos recursos hídricos, já por si limitados, e em redes

Sistemas de Condutas Flowtitepara projectos de Irrigação

PDF-VERSIO

N!

Page 2: Sistemas de Condutas Flowtiteflowtite.amiantit-group.com/brochures/FT_Irrigation_08 06 2008... · que resulta no desperdício dos recursos hídricos, já por si limitados, e em redes

2

Introdução

A tubagem é uma das componentes mais importantes dos projectos de irrigação, do que resulta a conveniência em utilizar nessas instalações os materiais que tenham uma vida útil mais longa, com a garantia de utilização eficiente dos recursos investidos. O rendimento da tubagem e seus custos de financiamento - parte fundamental dos custos de projecto dos sistemas de rega em todo o mundo – são cada vez mais importantes, em especial no sector da irrigação, pelo que dai resulta a escolha de sistemas de condutas que evitem percas de água.

As propriedades do P.R.F.V. têm impulsionado progressivamente o uso deste material composto em aplicações de rega, dando lugar a uma utilização cada vez mais generalizada da tubagem de PRFV Flowtite, em substituição de tubos metálicos ou de betão ou dos antigos canais de rega.

Estes tubos são aplicados em condutas principais de condução, ramais secundários e linhas de impulsão ou condutas elevatórias de projectos de irrigação. As condutas de sifão dos sistemas de rega podem atravessar vales irrigados ou superfícies húmidas, tais como cursos de agua ou lagoas. Graças ao seu baixo peso, os tubos de PRFV Flowtite podem ser facilmente transportados, inclusivamente em inclinações pronunciadas, e instala-los com toda a segurança. A sua elevada resistência mecânica, flexibilidade face a sobrecargas pontuais e resistência à corrosão, fazem dos sistemas de condutas de PRFV

Flowtite uma solução ideal para os sifões utilizados na irrigação.

A sua insuperável resistência à corrosão torna desnecessário o uso de protecção adicional ou catódica, e os diferentes sistemas de acoplamentos de PRFV garantem a segurança, rapidez e simplicidade de instalação do sistema.

As magnificas propriedades do produto, em conjugação com o uso de métodos de instalação calculados em função de cada projecto, evitam a incidência de fugas nas condutas principais e ramais secundários, assim como a evaporação da água nos canais e as percas de funcionamento.

PDF-VERSIO

N!

Page 3: Sistemas de Condutas Flowtiteflowtite.amiantit-group.com/brochures/FT_Irrigation_08 06 2008... · que resulta no desperdício dos recursos hídricos, já por si limitados, e em redes

3

Propriedades do produto

Os produtos e acessórios Flowtite apresentam grandes vantagens de utilização nas aplicações e projectos de irrigação.

Características Vantagens

Material resistente á corrosão Distingue-se por ter uma longa vida útil de serviço.

Não necessita de revestimentos, protecção catódica, envolvimento ou outros métodos contra a corrosão.

Não necessita de estudos ou medições de corrosão.

Baixos custos de manutenção.

As propriedades hidráulicas mantém-se ao longo do tempo.

Baixo peso (1/4 do peso do aço ou ferro; 1/10 do peso do betão)

A possibilidade de enfiar tubos uns nos outros permite economizar nas despesas de transporte.

São fáceis e económicos de montar, dispensando a necessidade de recorrer a dispendioso equipamento de manuseamento.

Excelentes propriedades hidráulicas

A superfície interior é perfeitamente lisa.

A baixa perca de carga, devido à baixa rugussidade, exige menor dispêndio de energia para bombagem e reduz os custos de funcionamento.

Comparativamente com os tubos de betão ou metálicos, pode-se obter a mesma velocidade de fluxo com tubos de PRFV Flowtite de menor diâmetro.

Baixo índice de acumulação de lodos, permitem reduzir custos de limpeza.

A menor velocidade da onda, comparativamente à que se gera noutros tubos com materiais diferentes, permite uma redução de custos em projectos de altas pressões e sobrecarga de pressão por golpe de aríete.

Sistema de juntas multi labiadas

As uniões de pressão estanques foram criadas para eliminar infiltrações e fugas.

Acoplamentos, flanges, juntas laminadas e juntas metálicas

Facilidade de acoplamento encurta o tempo de instalação.

A sua concepção permite pequenas mudanças de direcção na conduta, sem necessidade de acessórios ou outros meios.

Adaptam-se ás condições de uso do local.

Medidas standard mais longas (6, 12, 14 y 18 metros)

Uma menor quantidade de uniões reduz o custo de montagem e tempo de instalação.

O enfiamento dos tubos de PRFV uns nos outros, baixa o custo de transporte.

Tubos de alta tecnologia A consistência do nível de qualidade á volta do mundo, garante e releva o nível do produto.

Os sistemas de fabricação permitem produzir tubos que obedeçam às mais exigentes normas internacionais (AWWA, ASTM, BS, DIN, EN, SASO, TCE, etc.).

Condições flexíveis Pode ser aplicado com elevadas alturas de aterro e com diferentes tipos de solos.

Permite um aumento de pressão por golpe de aríete até 40% da pressão de serviço, sem aumentar a classe de pressão dos tubos.

Resiste a cargas sísmicas.

Permite ajustar dimensões dos tubos por corte no local da montagem.

Permite absorver assentamentos estruturais.

PDF-VERSIO

N!

Page 4: Sistemas de Condutas Flowtiteflowtite.amiantit-group.com/brochures/FT_Irrigation_08 06 2008... · que resulta no desperdício dos recursos hídricos, já por si limitados, e em redes

4

Vantagens do uso de sistemas fechados de PRFV na irrigação

Evitam a evaporação!

A quantidade de agua desperdiçada nos sistemas convencionais (abertos) de rega é de cerca de 50%, devida às fugas que ocorrem nas condutas principais e secundárias do sistema e as perdas de funcionamento, o que resulta no desperdício dos recursos hídricos, já por si limitados, e em redes de distribuição e de drenagem mais amplas, cujas perdas originam um aumento de custos e de consumo de energia, por parte dos sistemas de bombagem. Todos estes problemas podem ser evitados mediante a instalação de um sistema fechado de PRFV. A prevenção da evaporação permite um aforro substancial do custo da instalação, funcionamento e manutenção do sistema.

Construção à medida!

Estudos de projecto e cálculos hidráulicos individualizados proporcionam aos clientes soluções de PRFV, à medida de cada projecto e assim evitam a incidência de fugas de água, assim como, nas grandes redes, os elevados custos de impulsão relacionados com essas perdas.

Previnem a erosão!

Os fluxos de água descontrolados em canais abertos e em pendentes pronunciadas, conduzem a erosão. Os sistemas de rega sob pressão, com tubos de PRFV ajudam a evitar esse problema.

Redução dos custos de funcionamento!

Entre outras vantagens, as redes constituídas por sistemas de condutas de PRFV permitem altos níveis de automatização, localização e distribuição controlada de água. Adicionalmente, torna desnecessário o trabalho de limpeza de lodos e eliminam os efeitos negativos do aparecimento das plantas aquáticas nos canais.

Maior área de rega

Os sistemas de rega sob pressão evitam a necessidade de construir canais a céu aberto. O aumento da área de produção permite rendimentos mais elevados por metro quadro.

Investimento económico

Os sistemas fechados converteram-se numa solução viável, sob o ponto de vista técnico e acertada sob o ponto de vista económico. Apesar do investimento inicial ser maior, os aforros que se obtêm nos custos de laboração e serviço, proporcionam reduções espectaculares nesses custos, durante o ciclo de vida da tubagem de PRFV sob pressão, transformando-a na solução mais económica, face a sistemas de rega tradicionais ainda em uso.

Segurança e respeito pelo meio ambiente

A água de rega pode conter alguns pesticidas para uma agricultura eficiente, pelo que o seu transporte em sistemas fechados de PRFV protege o solo e o meio ambiente, senão também os humanos e animais contra possíveis problemas de saúde. Adicionalmente, isola a agua de factores externos, como sejam os produtos de despejo, resíduos e sujidade biológica. Os sistemas fechados eliminam o risco de queda de crianças e adultos nos canais, com risco de afogamento, tornando também desnecessário proceder-se à expropriação dos terrenos e possibilitando a passagem sobre a conduta.

PDF-VERSIO

N!

Page 5: Sistemas de Condutas Flowtiteflowtite.amiantit-group.com/brochures/FT_Irrigation_08 06 2008... · que resulta no desperdício dos recursos hídricos, já por si limitados, e em redes

5

As matérias-primas básicas utilizadas no processo de produção dos tubos Flowtite são a resina, a fibra de vidro e a areia siliciosa. Os tubos Flowtite são fabricados pelo processo de mandril de avanço continuo, a tecnologia mais moderna e avançada de produção de tubos de PRFV, cuja tecnologia permite a incorporação de reforços contínuos de fibra de vidro, no sentido circunferencial, pois, em condutas de alta pressão, a tensão é concentrada na circunferência dos tubos.

Processo de produção

É por essa razão que a incorporação de reforços contínuos na referida direcção favorece a criação de um produto de maior rendimento a menor custo, dando origem a um laminado muito compacto que maximiza a contribuição das três matérias-primas básicas. O processo tanto utiliza fios contínuos como fios cortados para optimizar a resistência tangencial e axial do tubo, ao mesmo tempo que incorpora um reforço de areia para aumentar a rigidez junto ao eixo neutro do núcleo, mediante o aumento da espessura.

Areia e fibra de vidro cortada

Areia e vidro

Porta bobine

Fibra de vidro

Serra

Deposito principal

Deposito diário

Bombas doseadoras

Tubo acabado

Véu de superfície

Bobinadora

Banda anti aderente

Painel de controlo

PDF-VERSIO

N!

Page 6: Sistemas de Condutas Flowtiteflowtite.amiantit-group.com/brochures/FT_Irrigation_08 06 2008... · que resulta no desperdício dos recursos hídricos, já por si limitados, e em redes

6

Tubos

A linha de produtos de PRFV Flowtite é composta por uma ampla gama de tubos de diferentes diâmetros nominais, assim como uma extensa selecção de acessórios.

A série standard de tubos vem representada nos diâmetros nominais (mm) que seguem:

Também se fabricam tubos de diâmetro até 4000mm, por encomenda. Para mais informações consulte o seu distribuidor local.

Todos os tubos estão disponíveis nas classes de rigidez SN 2500, SN 5000 e SN 10000, podendo-se também fabricar tubos com classe de rigidez especial, por encomenda.

Existem tubos de PRFV para diferentes classes de pressão nominal, entre 1 bar e 32 bar, em função do diâmetro dos tubos. O compromisso de qualidade da empresa requer que todos os tubos com pressão superior a PN 1 sejam fabricados de acordo com estritas normas de qualidade e submetidos a um ensaio hidrostático ao dobro da sua pressão nominal, dependendo da capacidade da equipamento de ensaio, para comprovar a sua integridade estrutural, antes da sua utilização.

Gama de produtos

100 · 150 · 200 · 250 · 300 · 350 · 400 · 450 · 500

600 · 700 · 800 · 900 · 1000 · 1200 · 1400

1600 · 1800 · 2000 · 2400 · 2600 · 2800 · 3000

Adicionalmente, também se podem fabricar tubos com classes diferentes, por encomenda. Consulte o seu distribuidor local.

Os tubos Flowtite são fornecidos com comprimentos standards até 12 metros. Sob consulta, podem-se fabricar tubos com outros comprimentos.

Classe de pressão PN standard em bar

1

6

10

16

20

25

32

PDF-VERSIO

N!

Page 7: Sistemas de Condutas Flowtiteflowtite.amiantit-group.com/brochures/FT_Irrigation_08 06 2008... · que resulta no desperdício dos recursos hídricos, já por si limitados, e em redes

7

Derivações em T 90º

Redutores concêntricos Redutores excêntricos

Curvas 5-90º Flanges loucas/fixas

Acessórios

Para alem da linha de tubos, a Flowtite oferece uma ampla gama de acessórios em PRFV, entre os quais, curvas, derivações em T, derivações em Y, flanges e peças pré montadas de desenho especial. A flexibilidade dos materiais utilizados permite a fabricação individual e á medida de acessórios ajustados às necessidades específicas de cada projecto. A fabricação de acessórios constitui parte integral dos nossos produtos.

PDF-VERSIO

N!

Page 8: Sistemas de Condutas Flowtiteflowtite.amiantit-group.com/brochures/FT_Irrigation_08 06 2008... · que resulta no desperdício dos recursos hídricos, já por si limitados, e em redes

8

Especificações do produto

Os sistemas de condutas Flowtite são uma boa solução para instalações com elevada exigência de resistência à corrosão e a altas pressões. Os tubos de PRFV Flowtite caracterizam-se pela extraordinária capacidade mecânica da fibra de vidro e pelo elevado nível de resistência da resina à corrosão. Esta conjugação de propriedades mecânicas e químicas converte-os na eleição ideal para projectos de irrigação.

Uma das características mais salientes dos sistemas de condutas Flowtite é o seu invariável alto nível de qualidade. Por isso, todas as nossas fábricas estão homologadas por terceiros e avalizadas por certificações oficias como ISO 9001.Dependendo do País que se trate, os nossos sistemas de tubagem também se encontram homologados por AWWA, CEN, ASTM, DIN, BSI, ISO, TSE e muitas outras normas e certificações, tanto locais como internacionais.

Coeficiente de fluxo e velocidade de caudal

A capa interior de resina dos tubos de PRFV Flowtite cria uma superfície interior extraordinariamente lisa, do que resulta uma superfície de contacto com muito baixa resistência aos fluidos. As provas realizadas com tubos Flowtite em instalações existentes, demonstram que o coeficiente de Colebrook-White é de 0,029mm in situ, o que equivale a um coeficiente de Hazen-Williams de aproximadamente C=150. O coeficiente de Manning é de n = 0,009. A relação que existe com outros materiais corroíveis reside na rugosidade da superfície interior dos tubos Flowtite, não corrosível com o tempo, uma vez que os tubos de PRFV são imunes à corrosão.

A velocidade máxima de caudal recomendável é de 3m/s. Com água limpa e livre de materiais abrasivos, o caudal poderá atingir os 4m/s.

Os nossos departamentos de serviço e de apoio ao cliente podem prestar-lhe a ajuda necessária para calcular as perdas de carga associadas aos tubos Flowtite, garantindo assim uma selecção adequada de materiais e dimensões dos tubos. Uma selecção acertada resultará em elevado aforro e/ou fundos adicionais para outros investimentos.

PDF-VERSIO

N!

Page 9: Sistemas de Condutas Flowtiteflowtite.amiantit-group.com/brochures/FT_Irrigation_08 06 2008... · que resulta no desperdício dos recursos hídricos, já por si limitados, e em redes

9

Coeficiente térmico

O coeficiente térmico de dilatação e contracção axial dos tubos de PRFV é de 24 a 30 x 10-6 cm/cm/ºC.

Sobrepressão por golpe de aríete

O termo ‘sobrepressão por golpe de aríete’ faz referencia a uma súbita subida ou queda de pressão causada por uma mudança repentina no caudal do sistema. Em geral, estas mudanças devem-se a uma inesperada abertura ou fecho de válvulas, ou ao repentino arranque ou paragem de bombas, tal como acontece quando se verifica um corte de energia. Os principais factores que ocorrem com uma sobrepressão por golpe de aríete numa conduta, são a mudança de velocidade do fluido, o coeficiente de variação da velocidade (tempo de fecho de válvula), a compressibilidade do fluido, a rigidez da tubagem, no sentido circunferencial e o traçado físico da conduta.

A sobrepressão por golpe de aríete prevista para as condutas Flowtite equivale, aproximadamente, a

Velocidade de onda* em tubagens Flowtite em m/s

* Alguns valores foram arredondados. Para obter valores exactos, é necessário efectuar uma análise transitória. No caso de necessitar valores exactos, será conveniente consultar o fornecedor de tubagem Flowtite.

SN PN DN 300-400

DN 450-800

DN 900-2500

DN 2800-3000

02500 06 365 350 340 330

10 435 420 405 390

16 500 490 480 470

05000 06 405 380 370 360

10 435 420 410

16 505 495 480

25 575 570 560

10000 06 420 415 410 400

10 435 425 415

16 500 495 485

25 580 570 560

32 620 615 615

50% da sobrepressão gerada em condutas de ferro fundido dúctil e aço, em condições de funcionamento similares. As nossas condutas de PRFV admitem uma sobrepressão de 40% da pressão nominal. Para calcular o rácio aproximado da variação máxima de pressão, num dado ponto da conduta, com perdas mínimas por fricção, pode ser utilizada a seguinte formula:

∆H = (w∆v)/g

Donde:∆H = mudança de pressão (m)w = velocidade da onda (m/s)∆v = mudança de velocidade do caudal (m/s)g = aceleração por gravidade (m/s2)

PDF-VERSIO

N!

Page 10: Sistemas de Condutas Flowtiteflowtite.amiantit-group.com/brochures/FT_Irrigation_08 06 2008... · que resulta no desperdício dos recursos hídricos, já por si limitados, e em redes

10

Técnicas de união

Todas as soluções de condutas Flowtite possuem sistemas de ligação testados, que garantem o correcto funcionamento da instalação ao longo da sua vida estimada em serviço. O sistema também proporciona soluções para transições entre diferentes tipos de materiais, como sejam os casos de ligação de tubos com válvulas e outros acessórios. Em geral, os tubos são ligados com acoplamentos de PRFV Flowtite, cujas juntas REKA possuem borrachas para vedação. Os tubos e acoplamentos podem ser fornecidos separadamente, se bem que o procedimento normal seja fornecer os tubos com uma junta montada num dos extremos. Os acoplamentos possuem duas juntas de borracha (sistema REKA) alojadas em ranhuras de precisão e também se incluem borrachas de topo instaladas no centro do acoplamento.

! Nota: As instruções de montagem encontram-se detalhadas nos guias de instalação de condutas aéreas e enterradas Flowtite.

Deflexão angular dos acoplamentos

As juntas são submetidas a rigorosos ensaios para demonstrar a sua conformidade com as normas ASTM D4161, ISO DIS8639 e EN 1119. A deflexão angular máxima (giro) em cada junta, medida em termos de variação entre os eixos dos tubos adjacentes, não deve exceder os valores que figuram no seguinte quadro:

Junta Topo

Desvio e raio de curvatura

Junta

Desvio

Raio de curvatura

Ângulo de deflexão

Tubo

Diâmetro nominaldo tubo (mm)

Pressão (PN) em bar

até 1620 25 32

Ângulo máximo de desvio (graus)

DN ≤ 500 3.0 2.5 2.0 1.5

15 < DN ≤ 800 2.0 1.5 1.3 1.0

900 < DN ≤ 1800 1.0 0.8 0.5 0.5

DN > 1800 0.5 NA NA NA

Deflexão angular em graus entre tubos unidos com manguito

Para introduzir um ângulo de desvio na conduta, em primeiro lugar deverão montar-se os tubos em linha recta, contudo, sem chegar à linha base, formando posteriormente o ângulo de desvio pretendido.

PDF-VERSIO

N!

Page 11: Sistemas de Condutas Flowtiteflowtite.amiantit-group.com/brochures/FT_Irrigation_08 06 2008... · que resulta no desperdício dos recursos hídricos, já por si limitados, e em redes

11

Ligação por flanges

A ligação por flanges permite o mesmo grau de segurança do que a junta laminada, com a vantagem adicional de permitir desmontar a instalação em acto posterior. As flanges também são uma boa solução para as ligações com tubos, válvulas e acessórios de outros tipos de materiais. Existem dois tipos de flanges – Flanges fixas e Flanges loucas.

Ângulo de deflexão (graus)

Desvio máximo (mm)Comprimento do tubo

Raio de curvatura (m)Comprimento do tubo

3 m 6 m 12 m 3 m 6 m 12 m

3.0 157 314 628 57 115 229

2.5 136 261 523 69 137 275

2.0 105 209 419 86 172 344

1.5 78 157 313 114 228 456

1.3 65 120 240 132 265 529

1.0 52 105 209 172 344 688

0.8 39 78 156 215 430 860

0.5 26 52 104 344 688 1376

Desvio e raio de curvatura

Manguitos passa muros

Os manguitos passa muros devem ser utilizados quando se tenha que ligar um tubo a uma parede de betão, ou quando a conduta tenha que passar por uma superfície do mesmo material. Estas peças podem ser fabricadas com qualquer dimensão, até 3 metros.

Ligação por flanges

Flange louca com junta tórica

Flange louca com junta de aço

Manguito passa muros lixado na direcção circunferencial

B p y T C p y T 0 p y T 00 p y T A p y T

B p y T C p y T 0 p y T 00 p y T A p y T

Tipo A Tipo CTipo B

Tipo 0 Tipo 00

PDF-VERSIO

N!

Page 12: Sistemas de Condutas Flowtiteflowtite.amiantit-group.com/brochures/FT_Irrigation_08 06 2008... · que resulta no desperdício dos recursos hídricos, já por si limitados, e em redes

12

Maciços de amarração e revestimento de betão

Quando uma conduta trabalha sob pressão, produzem-se desequilíbrios devidos a forças de impulso, que actuam sobre as curvas, reduções, derivações em T, derivações em Y, comportas e outros acessórios utilizados para introduzir uma mudança de direcção na conduta. Torna-se necessário restringir essas forças de impulso, para impedir a separação dos tubos nesses pontos. A solução mais económica será a de recorrer a maciços de betão ou, em alternativa, a uma transferência de carga directa e de fricção, entre o tubo e o solo.

Junta de PRFV

Tubo standard

Tubo curto

Revestimento de betão armado

Estabilizado com gravilha

2,5

Instalação típica de curva de PRFV

PRFV

PDF-VERSIO

N!

Page 13: Sistemas de Condutas Flowtiteflowtite.amiantit-group.com/brochures/FT_Irrigation_08 06 2008... · que resulta no desperdício dos recursos hídricos, já por si limitados, e em redes

13

Câmaras de válvulas

De uma maneira geral, as condutas de rega que funcionam sob pressão, devem integrar válvulas para isolar uma parte da rede de abastecimento ou distribuição, e ventosas nos pontos mais altos da conduta, para libertar o ar acumulado na rede, e assim, evitar obstruções, e ainda, para permitir a entrada de ar por forma a prevenir a criação de sobrepressões, e, por ultimo, as câmaras de descarga, para permitirem a purga e limpeza das condutas. Todos estes acessórios podem ser ligados aos sistemas de condutas Flowtite. No guia de instalação de condutas enterradas encontrarão mais informação.

Aplicação típica para uma câmara de válvulas – Alternativa 2

Ligação típica numa câmara de expulsão de arLigações típicas numa câmara de válvulas de descarga – Alternativa 2

Revestimento de betão

Tubo de PRFV

45°

45°

Junta de PRFV Curva de 45º de PRFV

Revestimento de betão

Tubo de PRFV

Aplicação típica para uma câmara de válvulas – Alternativa 1

Ligações típicas numa câmara de válvulas de descarga – Alternativa 1

Outro tubo de PRFV

Outro tubo de PRFV

PAREDE DE BETÃO

TUBO STANDARD DE PRFV

ACOPLAMENTO REKA DE PRFV

VENTOSA

REVESTIMENTO DE BETÃO (caso seja necessário)

MANGUITO PASSA MUROS COM RIB

TUBO STANDARD DE PRFV

TUBO CURTO DE PRFV

TUBO CURTO DE PRFV

TE F

LAN

GE

AD

O D

E P

RFV

TE F

LAN

GE

AD

O D

E P

RFV

Nivel do solo

MANGUITO PASSAMUROS COM ANEL

Zona de recobrimento

Zona de aterro

TUBO STANDARD

TUBO STANDARD

TUBO STANDARD

MA

NG

UIT

O D

E P

RFV

MA

NG

UIT

O D

E P

RFV

MA

NG

UIT

O D

E P

RFV

MA

NG

UIT

O D

E P

RFV

MA

NG

UIT

O D

E P

RFV

TUBO STANDARD

CÂMARA DE VÁLVULAS DE COMPORTA

CÂMARA DE VÁLVULAS DE COMPORTA

TUBO CURTO

TUBO CURTO

TUBO CURTO

Anel passamuros Desmontagem P.Zona de recobrimento Válvula de comporta

Válvula de comporta

Aço AçoPRFV PRFV

Aço AçoPRFV PRFV

FLANGE DE PRFV

Anel passamuros

manguito de PRFV o de aço

manguito de PRFV o de aço

Zona de aterro

FLANGE DE AÇO

FLANGE DE AÇO

Zona de aterro

Zona de recobrimento

TUBO STANDARD

TUBO STANDARD

TUBO STANDARD

MA

NG

UIT

O D

E P

RFV

MA

NG

UIT

O D

E P

RFV

MA

NG

UIT

O D

E P

RFV

MA

NG

UIT

O D

E P

RFV

MA

NG

UIT

O D

E P

RFV

TUBO STANDARD

CÂMARA DE VÁLVULAS DE COMPORTA

CÂMARA DE VÁLVULAS DE COMPORTA

TUBO CURTO

TUBO CURTO

TUBO CURTO

Anel passamuros Desmontagem P.Zona de recobrimento Válvula de comporta

Válvula de comporta

Aço AçoPRFV PRFV

Aço AçoPRFV PRFV

FLANGE DE PRFV

Anel passamuros

manguito de PRFV o de aço

manguito de PRFV o de aço

Zona de aterro

FLANGE DE AÇO

FLANGE DE AÇO

Zona de aterro

Zona de recobrimento

PDF-VERSIO

N!

Page 14: Sistemas de Condutas Flowtiteflowtite.amiantit-group.com/brochures/FT_Irrigation_08 06 2008... · que resulta no desperdício dos recursos hídricos, já por si limitados, e em redes

14

Serviços

Em todo o mundo, o pessoal especializado dos nossos serviços de venda e assistência técnica estão habilitados a proporcionar-lhe uma ampla gama de produtos e serviços. Estes técnicos podem prestar assistência em áreas tão diversas, como sendo:

• O estudo do projecto e a selecção dos materiais mais adequados, em função das características de cada obra

• A configuração da instalação e cálculo dos apoios e ancoragens

• Os cálculos hidráulicos

• Análise da tensão para instalações subterrâneas e aéreas

• Pré montagem dos acessórios

• Supervisão da obra

PDF-VERSIO

N!

Page 15: Sistemas de Condutas Flowtiteflowtite.amiantit-group.com/brochures/FT_Irrigation_08 06 2008... · que resulta no desperdício dos recursos hídricos, já por si limitados, e em redes

15

Referencias

Graças a uma ampla rede de distribuição dos nossos produtos, o grupo AMIANTIT participou em projectos de irrigação em todo o mundo.

Projecto País Diâmetros (mm) Pressão (bar) Comprimento (m)

Barreales 1 y 2 Argentina 400 – 1200 6 – 20 52.000

Projecto de rega do planalto de Yaylak Turquía 400 – 2100 6 – 10 107.532

Projecto Paulo Afonso Brasil 500 – 800 6 10.400

Conduta Payuelos II España 400 – 2000 6 – 10 100.000

Rede de rega do planalto Harran, parte 6 Turquía 600 – 1700 6 82.400

Projecto de rega para Metohija Kosovo Serbia & Montenegro 800 – 1800 2 – 12 45.000

Projecto de rega Aflaj Arabia Saudita 350 – 800 12 9.000

Pindal - Maracaibo Colombia 500 – 700 2 5.000

Projecto Jacuipe Brasil 500 – 700 6 – 10 7.400

Projecto de rega por bombagem Sanliurfa Bozova Turquía 350 – 2000 6 – 16 74.350

Projecto de obras de desvio Northern Farm China 600 6 2.000

Rega de Al-Balikh Siria 350 – 1600 10 18.000

Rega da zona Monegros II Sectores XVIII – XIX y XXI – XX - XXII España 400 – 1800 6 – 16 74.700

Irrigação da UTE de rega da Noguera España 500 – 800 6 – 16 38.900

Rede de rega do planalto Upper Harran Turquía 600 – 1400 6 42.573

Rede de rega Alto Tunitlán México 500 – 600 7 – 14 2.100

Projecto Curral Novo Brasil 400-800 6 11.000

Irrigação da zona Monegros II sector VIII España 500 – 1400 10 37.190

Sifão do canal principal de rega da margem esquerda de Batman Turquía 2200 4 – 10 10.235

Irrigação de Alcolea de Tajo España 1200 – 1600 10 12.000

Canal do Páramo España 2400 6 3.300

A lista que se segue constitui uma pequena amostra das referências disponíveis. Para mais informação, visite a nossa pagina web em www.amiantit.com!

PDF-VERSIO

N!

Page 16: Sistemas de Condutas Flowtiteflowtite.amiantit-group.com/brochures/FT_Irrigation_08 06 2008... · que resulta no desperdício dos recursos hídricos, já por si limitados, e em redes

Tomaram-se extremas precauções para garantir que o conteúdo deste catálogo seja exacto e fiel á realidade. Não obstante, faz-se constar pelo presente que, nem a AMIANTIT, nem as suas filiais, aceitam qualquer responsabilidade ou sejam declarados responsáveis por qualquer perda ou dano que possa surgir em resultado dos erros que esta publicação possa conter.Por essa razão, alertam-se os nossos clientes para contactarem com o fornecedor dos produtos em que estejam interessados, para qualquer consulta sobre os produtos fabricados ou fornecidos pela AMIANTIT ou suas filiais, antes de os utilizarem na instalação.

FT-I

rrig

atio

n V

1 04

-08-

PO

R

Distribuido por:

Flowtite Technology AS P.O. Box 20593202 SandefjordNoruegaTel.: + 47 33 44 92 80Fax: + 47 33 46 26 [email protected]

PDF-VERSIO

N!