sistema supressão incêndios escavadoras a101

3
PROTECÇÃO OCUPACIONAL SAÚDE OCUPACIONAL PROTECÇÃO INCÊNDIOS INSTALAÇÕES FIXAS INCÊNDIO DETECÇÃO GASES & ALCOOLÉMIA RESGATE & SALVAMENTO EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS FORMAÇÃO & CONSULTORIA TECNIQUITEL Z.I. Abrunheira - R. Thilo Krassman, Nº 2 - 2710-141 SINTRA - PORTUGAL Tel.: +351 219 154 600 Fax: +351 219 154 609 e-mail:[email protected] www.tecniquitel.pt Sistema Supressão Incêndios para Veículos ANSUL A-101 A REALIDADE Retroescavadoras, perfuradoras de túneis, ceifeiras-debulhadoras, dumpers, tractores, crawler dozers, tapetes transportadores, gruas, guindastes, camiões e autocarros são alguns exemplos de máquinas de grande porte que trabalham de forma ininterrupta, normalmente em ambientes extremamente severos, às quais está associado um valor material muito elevado e que, em caso de sinistro, têm tempos para reposição muito longos. Dada a sua construção extremamente compacta e por utilizarem combustíveis e óleos hidráulicos muito inflamáveis, que geral- mente transitam por tubulações distanciadas apenas alguns centímetros dos blocos dos motores, colectores e turbo compres- sores sobreaquecidos, qualquer fuga devida a uma rotura pode dar origem a incêndios com velocidades de propagação extremamente rápidas, tanto mais que os fluidos são projectados de forma nebulizada porque as linhas estão sob pressão. Na indústria mineira, por exemplo, qualquer foco de incêndio que se manifeste neste tipo de máquinas coloca problemas imensos, pois a probabilidade de contaminação dos túneis com fumos e a própria remoção dos salvados é uma tarefa difícil e dispendiosa. Nestas circunstâncias a actividade laboral tem que ser interrompida até o ambiente ser limpo e as pessoas têm que ser evacuadas de forma rápida e controlada, o que não obstante gera situações de ansiedade e pânico. Estes riscos na década de 60 e antes de serem desenvolvidos sistemas para supressão de incêndios adequados ao seu controlo, normalmente redundavam na perda das máquinas e na perda acentuada da produtividade, representando prejuízos de grande monta sempre que ocorria um sinistro, que excedia em muito o valor material das máquinas em causa e portanto o que as companhias seguradoras assumiam. Os sistemas para Supressão de Incêndios em Veículos ANSUL A-101 garantem a protecção destes riscos 24/24 horas, 365 (366) dia por ano.

Upload: tecniquitel

Post on 03-Aug-2015

34 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sistema Supressão Incêndios Escavadoras A101

PROTECÇÃO OCUPACIONAL

SAÚDE OCUPACIONAL

PROTECÇÃO INCÊNDIOS

INSTALAÇÕES FIXAS INCÊNDIO

DETECÇÃO GASES & ALCOOLÉMIA

RESGATE & SALVAMENTO

EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

FORMAÇÃO & CONSULTORIA

TECNIQUITEL Z.I. Abrunheira - R. Thilo Krassman, Nº 2 - 2710-141 SINTRA - PORTUGAL Tel.: +351 219 154 600 • Fax: +351 219 154 609 • e-mail:[email protected]

www.tecniquitel.pt

Sistema Supressão Incêndios para Veículos ANSUL A-101

A REALIDADE

Retroescavadoras, perfuradoras de túneis, ceifeiras-debulhadoras, dumpers, tractores, crawler dozers, tapetes transportadores, gruas, guindastes, camiões e autocarros são alguns exemplos de máquinas de grande porte que trabalham de forma ininterrupta, normalmente em ambientes extremamente severos, às quais está associado um valor material muito elevado e que, em caso de sinistro, têm tempos para reposição muito longos. Dada a sua construção extremamente compacta e por utilizarem combustíveis e óleos hidráulicos muito inflamáveis, que geral-mente transitam por tubulações distanciadas apenas alguns centímetros dos blocos dos motores, colectores e turbo compres-sores sobreaquecidos, qualquer fuga devida a uma rotura pode dar origem a incêndios com velocidades de propagação extremamente rápidas, tanto mais que os fluidos são projectados de forma nebulizada porque as linhas estão sob pressão. Na indústria mineira, por exemplo, qualquer foco de incêndio que se manifeste neste tipo de máquinas coloca problemas imensos, pois a probabilidade de contaminação dos túneis com fumos e a própria remoção dos salvados é uma tarefa difícil e dispendiosa. Nestas circunstâncias a actividade laboral tem que ser interrompida até o ambiente ser limpo e as pessoas têm que ser evacuadas de forma rápida e controlada, o que não obstante gera situações de ansiedade e pânico.

Estes riscos na década de 60 e antes de serem desenvolvidos sistemas para supressão de incêndios adequados ao seu controlo, normalmente redundavam na perda das máquinas e na perda acentuada da produtividade, representando prejuízos de grande monta sempre que ocorria um sinistro, que excedia em muito o valor material das máquinas em causa e portanto o que as companhias seguradoras assumiam. Os sistemas para Supressão de Incêndios em Veículos ANSUL A-101 garantem a protecção destes riscos 24/24 horas, 365 (366) dia por ano.

Page 2: Sistema Supressão Incêndios Escavadoras A101

PROTECÇÃO OCUPACIONAL

SAÚDE OCUPACIONAL

PROTECÇÃO INCÊNDIOS

INSTALAÇÕES FIXAS INCÊNDIO

DETECÇÃO GASES & ALCOOLÉMIA

RESGATE & SALVAMENTO

EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

FORMAÇÃO & CONSULTORIA

TECNIQUITEL Z.I. Abrunheira - R. Thilo Krassman, Nº 2 - 2710-141 SINTRA - PORTUGAL Tel.: +351 219 154 600 • Fax: +351 219 154 609 • e-mail:[email protected]

www.tecniquitel.pt

DESENVOLVIMENTO

Com base nos prejuízos verificados, sobretudo porque afectavam a produtividade, a indústria de protecção contra incêndios desenvolveu soluções de engenharia para minimizar aqueles e as autoridades reguladoras criaram regras para aplicação adequada destas, mormente no que concerne o dimensionamento, configuração e montagem dos sistemas, ou seja como estes devem ser projectados e instalados para cumprirem os requisitos técnicos exigíveis a única forma de se garantir o seu correcto desempenho.

CONCEITO

Por definição este tipo de sistemas classificam-se para “supressão de incêndios” e como tal não dispensam a existência e presença de outros equipamentos concebidos especificamente para extinção de incêndios, mormente extintores com capacidades e agentes de extinção próprios para as classes de fogos presentes, cuja utilização pode ser necessária se as chamas não puderem no seu todo ser extintas.

CONCEPÇÃO

A protecção das máquinas é feita recorrendo à instalação de uma rede de tubagens para condução do(s) agente(s) de extinção para os locais onde deve(m) ser aspergidos, o(s) qual(ais) são armazenados em depósitos resistentes à corrosão e vibrações. Nos pontos nevrálgicos são instalados difusores especializados para projecção e difusão do agente de extinção. O agente de extinção pode ser pó químico seco para as classes A:B:C de alta eficiência, uma solução aquosa designada por LVS, ou ainda agentes de extinção geminados – pó + LVS – a solução mais avançada e que mais garantias oferece. As capacidades dos tanques variam de 4,5 a 113,4 kg para o pó químico seco e 18,9 a 113,6 litros para o LVS. Enquanto o pó químico seco actua como um supressor de chamas, o LVS permite o arrefecimento de superfícies metálicas sobreaquecidas e cobri-las para excluir o oxigénio, com o objectivo de obviar possíveis reignições, o que é particularmente útil em fogos da classe A.

Page 3: Sistema Supressão Incêndios Escavadoras A101

PROTECÇÃO OCUPACIONAL

SAÚDE OCUPACIONAL

PROTECÇÃO INCÊNDIOS

INSTALAÇÕES FIXAS INCÊNDIO

DETECÇÃO GASES & ALCOOLÉMIA

RESGATE & SALVAMENTO

EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

FORMAÇÃO & CONSULTORIA

TECNIQUITEL Z.I. Abrunheira - R. Thilo Krassman, Nº 2 - 2710-141 SINTRA - PORTUGAL Tel.: +351 219 154 600 • Fax: +351 219 154 609 • e-mail:[email protected]

www.tecniquitel.pt

Quando combinados, estes dois agentes de extinção constituem uma solução de excelência, aquela que oferece maiores garantias. Em ambos os casos foram concebidos para trabalharem a temperaturas de -40 ºC a +60 ºC. Os sistemas assim concebidos podem ser activados, em caso de incêndio, manualmente pelo operador da máquina, ou podem ser automatizados através de dispositivos para detecção de incêndios, basicamente cabos térmicos, ou ainda, numa solução mais avan-çada, instalando detectores de chamas SharpEye de tecnologia IR tripla, praticamente imunes a falsos alarmes, com campo de visão de 100º, interface RS 485 e aprovação FM e ATEX, com elevada precocidade e que antecipam a resposta dos sistemas de forma considerável em caso de incêndio, normalmente funcionando em paralelo e em complemento da detecção linear por cabo térmico.

Sistemas Detecção Incêndios & Comando Extinção Se desejados, os sistemas electrónicos CHECKFIRE da Ansul, permitem a detecção, alarme, paragem das máquinas e comando da extinção, automatizando assim todo o pro-cesso com a vantagem de proceder à sua monitorização total. Estão disponíveis dois sistemas distintos a saber:

CHECKFIRE SC-N (auto contido) Módulos controlo muito robustos, resis-tentes a choques e vibrações, com funcio-nalidades para diagnóstico interno e com fonte alimentação interna/externa. Solu-ções para detecção baseadas em cabos lineares ou detectores pontuais.

CHECKFIRE MP-N (aprovado para minas)Mesmas funcionalidades do sistema SC-N, mas com aprovação MSHA para usar em minas subterrâneas (aprovado para uso em ambientes potencialmente explosivos de misturas Metano/Ar).

Concepção / Instalação Os sistemas aqui apresentados são modulares, devem ser projectados de acordo com as Regras Técnicas aplicáveis, nomeadamente NFPA e UL 1254 e instalados por técnicos devidamente qualificados com treino específico ministrado pela ANSUL e de acordo com as prescrições do seu manual de instalação. Na Europa os equipamentos especializados devem ser portadores da marca de conformidade CE. A TECNIQUTEL dispõe da engenharia e das competências técnicas necessárias e é um instalador ANSUL autorizado para este tipo de sistemas. Sistema Supressão Incêndios para Veículos Ansula A-101, em idioma Português. Todos os dados aqui contidos podem ser alterados sem aviso prévio, por razões de ordem técnica ou legal.