sistema de supressão de incêndios em cozinhas projecto do ... · a capacidade do cilindro...

15
FireEye Página 1 INFORMAÇÃO GERAL SOBRE O PROJECTO DO SISTEMA Projecto do Sistema GP- Rev.0 O sistema Buckeye de supressão de incêndios em cozinhas, é uma solução acquosa à base de potássio tal como definido pela NFPA 17A. Elimina os incêndios em cozinhas por 3 processos: interrompendo a reacção química em cadeia, que causa a combustão, descarrega sob uma forma de vaporização muito fina que provoca que a temperatura do incêndios desça abaixo do ponto de ignição espontânea, o agente extintor reage com a gordura formando uma capa parecida com a espuma, evitando assim a entrada do oxigénio para a combustão A capacidade do cilindro contentor necessário para a extinção de incêndios numa determinada hotte é referida em pontos de fluxo. Existem contentores de 5; 10; 15 e 20 pontos de fluxo. Para sistemas maiores serão feitas associações de cilindros de modo a conseguir-se a quantidade de agente extintor necessária para a extinção. O cálculo da quantidade de fluxos é determinado pela quantidade de difusores necessários para uma determinada hotte e pontos de fluxo de cada difusor. Nos pontos seguintes procuramos apresentar com detalhe o processo de definição da quantidade de difusores, que nos levam por consequência à quantidade de fluxos e ao tamanho do cilindro contentor a utilizar. Apresentamos também considerações quanto ao dimensionamento das tubagens e ao posicionamento dos detectores de incêndio. De qualquer modo, será sempre da responsabilidade do instalador autorizado pela Buckeye, verificar e adaptar o projecto às condições do local para que fique em conformidade com os parâmetros definidos pela Buckeye Fire Equipment. Sistema de Supressão de Incêndios em Cozinhas

Upload: duongtuong

Post on 06-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sistema de Supressão de Incêndios em Cozinhas Projecto do ... · A capacidade do cilindro contentor necessário para a extinção de incêndios numa determinada hotte é referida

FireEyePágina 1

INFORMAÇÃO GERAL SOBRE O PROJECTO DO SISTEMA

Projecto do Sistema

GP- Rev.0

O sistema Buckeye de supressão de incêndios em cozinhas, é uma solução acquosa à base de potássio tal como definido pela NFPA 17A.

Elimina os incêndios em cozinhas por 3 processos:

interrompendo a reacção química em cadeia, que causa a combustão,

descarrega sob uma forma de vaporização muito fina que provoca que a temperatura do incêndios desça abaixo do ponto de ignição espontânea,

o agente extintor reage com a gordura formando uma capa parecida com a espuma, evitando assim a entrada do oxigénio para a combustão

A capacidade do cilindro contentor necessário para a extinção de incêndios numa determinada hotte é referida em pontos de fluxo. Existem contentores de 5; 10; 15 e 20 pontos de fluxo. Para sistemas maiores serão feitas associações de cilindros de modo a conseguir-se a quantidade de agente extintor necessária para a extinção.

O cálculo da quantidade de fluxos é determinado pela quantidade de difusores necessários para uma determinada hotte e pontos de fluxo de cada difusor.

Nos pontos seguintes procuramos apresentar com detalhe o processo de definição da quantidade de difusores, que nos levam por consequência à quantidade de fluxos e ao tamanho do cilindro contentor a utilizar. Apresentamos também considerações quanto ao dimensionamento das tubagens e ao posicionamento dos detectores de incêndio.

De qualquer modo, será sempre da responsabilidade do instalador autorizado pela Buckeye, verificar e adaptar o projecto às condições do local para que fique em conformidade com os parâmetros definidos pela Buckeye Fire Equipment.

Sistema de Supressão de Incêndios em Cozinhas

Page 2: Sistema de Supressão de Incêndios em Cozinhas Projecto do ... · A capacidade do cilindro contentor necessário para a extinção de incêndios numa determinada hotte é referida

FireEye

L1/2W W

DIFUSOR

1/2L

L

1/2L

1/2WW

ORIENTAÇÃO:CENTRO DA ENTRADA DACONDUTAHORIZONTAL

PARA CONDUTAS DE TRANSIÇÃO NA VERTICAL OU HORZONTAL

POSICIONAMENTO DO DIFUSOR:2.5 cm - 15 cm

[Perímetro de 0 a 127 cm, N-1LP]0 - 15 cm

[Perímetro de 0 a 381 cm, N-2W]NA TRANSIÇÃO DA CONDUTA

CONDUTA

HOTTE

1/2W

1/2LLW

PARA CONDUTAS (VERTICAIS OU HORIZONTAIS)SEM TRANSIÇÃO

ORIENTAÇÃO: CENTRODA CONDUTA

HOTTE

CONDUTAPOSICIONAMENTO DO DIFUSOR:

2.5 cm - 15 cm [Perímetro de 0 a 127 cm, N-1LP]

0 - 15 cm[Perímetro 0 a 381 cm, N-2W]

NA ABERTURA DA CONDUTA

COBERTURA, POSICIONAMENTO E ORIENTAÇÃO DO DIFUSOR

Protecção de Conduta

Conduta - Perímetro máximo de 127 cm

Difusor: N-1LP (1 Ponto de fluxo)

Cobertura:

Posição:

Orientação: Centro da conduta.

Conduta - Perímetro máximo 381 cm

Difusor: N-2W (2 Pontos de fluxo)

Cobertura:

Posição:

Orientação: Centro da conduta.

Figura 3-1. Posicionamento Correcto do Difusor na Conduta

Esta secção fornecerá orientações pormenorizadas para determinar o tipo de difusor, orientação e posicionamen-to, na hotte, conduta e equipamentos de confecção.

Não é necessário desligar ou diminuir a velocidade de extracção para que o sistema funcione com eficácia. É recomendado que o exaustor esteja em funcionamento durante a descarga do sistema para ajudar a distribuir a agente extintor em toda a rede de condutas.

Perímetro máximo de 127 cm com lado maior de 43 cm para condutas rectangulares e de 32 cm para condutas quadradas ouPerímetro de circunferência de 127 cm (diâmetro máximo de 41 cm) para condutas circulares.

Centrada na abertura da conduta, entre 2.5 - 15 cm dentro da abertura da conduta.

Perímetro máximo de 381 cm com lado maior de 127 cm para condutas rectangu-lares e de 95 cm para condutas quadradas ou Perímetro máximo de circunferência de 381 cm (diâmetro máximo de 121 cm) para condutas circulares.

O difusor Modelo N-1LP é um difusor de um ponto de fluxo que pode proteger uma conduta rectangular de perímetro máximo de 127 cm e dimensão máxima de um um lado de43 cm (rectângulo) e 32 cm (quadrado). Também pode proteger uma conduta circular de perímetro máximo de 127 cm (máximo de 41 cm de diâmetro).Ver Figura 3-1 e 3-2.

Centrado na abertura da conduta, entre 0-15 cm dentro da abertura da conduta.

GP - Rev.0Página 2

Page 3: Sistema de Supressão de Incêndios em Cozinhas Projecto do ... · A capacidade do cilindro contentor necessário para a extinção de incêndios numa determinada hotte é referida

GP - Rev.0 FireEyePágina 3

A MEIO DATRANSIÇÃO

MEDIDA DO PERÍMETRO

MEDIDA DOPERÍMETRO

CÂMARA DISTRIBUIÇÃO

FILTRO

DIFUSOR

DIFUSOR

CONDUTA

PLENUM DA HOTTE

PARA CIRCUNFERÊNCIAS DE 0 a 127 cm:O DIÂMETRO MÁXIMO NÃO DEVE EXCEDER 41 cm;PARA CIRCUNFERÊNCIAS DE 0 a 381 cm:UTILIZANDO O N-2W: O DIÂMETRO MÁXIMONÃO DEVE EXCEDER 121 cm.

VISTA DA CONDUTA, ÁREA TRANSVERSAL

DIFUSORCENTRADO,ORIENTAÇÃONA CONDUTA

PARA PERÍMETROS DE 0 a 127 cm: O LADO MAISLONGO NÃO DEVE EXCEDER 42.5 cm;PARA PERÍMETROS DE 0 a 381 cm COM O N-2W:O LADO MAIS LONGO NÃO DEVE EXCEDER 127 cm.

L=W1/2 L

L

1/2 W

W

1/2 L

1/2 W

W

DIFUSOR CENTRADO,ORIENTAÇÃONA CONDUTA

DIFUSOR CENTRADO,ORIENTAÇÃO NA CONDUTA

Figura 3-2. Posicionamento Correcto do Difusor na Conduta

Condutas de Perímetro Superior a 381 cm

Condutas de Transição

Condutas de Transição de Redução

Figura 3.3. Medição adequada e posicionamento do Difusor

em condutas de transição de maior para menor tamanho.

Transição de menor para maior tamanho daconduta

Figura 3.4. Medição adequada e posicionamento do Difusor

em condutas de transição de menor para maior tamanho.

Plenum da Hotte Superior / Inferior

Figura 3.5. Plenum da hotte protecção superior/inferior

Filtros Electrostáticos

Figura 3.6. Protecção filtros electrostáticos

O difusor Modelo N-2W é um difusor de dois pontos de fluxo que pode proteger uma conduta rectangular de perímetro máximo de 381 cm e comprimento máximo de um lado de 127 cm (rectângulo) e 95 cm (quadrado). ouConduta circular com o máximo de circunferência de 381 cm (máximo de 121 cm de diâmetro).Ver Figura 3-1 e 3-2.

Para condutas de perímetro superior a 381 cm, mais do que um difusor Modelo N-2W deve ser usado. Ao utilizar múltiplos difusores Modelo N-2W para proteger uma única conduta, a área da secção transversal da conduta deve ser dividido em áreas simétricas iguais. Cada difusor deve em seguida ser instalado no centro da área que está a proteger e voltado directamente para a abertura da conduta. Nenhuma área transversal pode exceder a área de cobertura de um difusor.

A protecção de qualquer conduta não padronizada deve ser discutida e acordada com a autoridade local com jurisdição, antes de prosseguir com qualquer instalação do sistema. Tipicamente, as condutas de transição são protegidas da seguinte maneira.

Para determinar a cobertura adequada das condutas que têm uma abertura maior na câmara de distribuição do que na conduta escape final, medir o perímetro da conduta entre a área longitudinal maior e menor. O difusor será posicionado como na conduta padrão na interface do plenum da hotte/conduta, em vez de no ponto de medição, e orientado para a conduta, ao centro da abertura. Ver Figura 3.3.

Para determinar a cobertura adequada das condutas que têm uma abertura menor para o plenum da hotte do que para a conduta de escape, medir o perímetro da conduta de escape. O difusor será localizado como na conduta padrão na interface do plenum da hotte/conduta e orien-tado ao centro da abertura. Ver Figura 3.4.

Ao proteger o plenum da hotte com várias condutas ascendentes (superior / inferior), deve ser protegida cada uma, como uma conduta individual. Ver Figura 3.5.

Os sistemas de ventilação que utilizam filtros electrostáti-cos requerem uma protecção de conduta acima e abaixo do filtro. Difusores padrão são usados para esta aplicação. Ver Figura 3.6.

Page 4: Sistema de Supressão de Incêndios em Cozinhas Projecto do ... · A capacidade do cilindro contentor necessário para a extinção de incêndios numa determinada hotte é referida

FireEyePágina 4

(0 - 15 cm)

3.7 mMÁX.

3.7 mMÁX.

BANCO EM V

W1/2W

H

1/3H

BANCO COM FILTRO

H

1/3H

5 cm

Protecção do Plenum da HotteDifusor: N-1HP (1 Ponto de Fluxo)

Cobertura: Comprimento: 3.7 m máximo Largura: 1.2 m máximo

Posição: Ver Figura 3-7

Orientação: Ver Figura 3-7

Plenum da Hotte: Posicionamento do difusor em banco em V

Plenum da Hotte: Posicionamento do difusor em banco de filtro único

.

Figura 3-7. Modelo N-1HP

Posicionamento e Orientação do difusor no plenum da hotte

PROTECÇÃO DE EQUIPAMENTOS

TERMINOLOGIA DO DESENHO

Equipamentos que exigem múltiplos difusores

PROTECÇÃO DE FOGÃO

Dois (2) queimadores – BAIXA Proximidade

Difusor: N-1LP (1 Ponto de Fluxo)

Cobertura: 30.5 cm x 61 cm Máximo (medida entre extremidades dos queimadores)

Altura do Difusor: 41 cm – 76 cm

Posição: 7.6 cm a partir de qualquer extremidade do equipamento, ao longo da linha central.

Orientação: 15 cm a partir da extremidade oposta doequipamento, ao longo da linha central.

Nota para projectista

O Modelo N-1HP é um difusor de (1) ponto de fluxo que pode proteger o plenum da hotte (de banco único ou banco em V) de 3.7 m de comprimento e 1.2 m de largu-ra por difusor. Plenum de hotte maiores devem ser dividi-das em secções de 3.7 m, cada secção protegida com um difusor individual. Ver Figura 3-7.

O difusor deve estar posicionado ao centro do banco em V, a 1/3 abaixo da altura vertical e largura, a 15 cm (6") da extremidade do plenum da hotte e orientado para a longitude da câmara. Ver Figura 3-7.

O difusor deve estar situado a 5.1 cm (2") da extremi-dade traseira do filtro e a 1/3 da altura vertical do filtro, a 15 cm (6") da extremidade do plenum da hotte e orien-tado para a longitude da câmara. Ver Figura 3-7.

Nota: Estes exemplos são típicos e não representam todas as configurações de difusores possíveis, apenas uma amostra representativa.

Plenum da hotte que excedam 3.7 m de comprimen-to, necessitam de vários difusores, é recomendado que o comprimento total seja dividido em zonas de protecção de igual tamanho e protegidos em confor-midade. Por exemplo, plenum com 4.9 m de compri-mento, deve ser dividido em duas zonas de 2,4 m com um difusor em cada zona, em vez de uma zona de 3.7 m e outra de 1.2 m.

Cada equipamento deve ser protegido de forma específi-ca e de acordo com a selecção do difusor, o seu posicionamento e orientação. Não é permitido alterações de parâmetros e o não cumprimento dos requisitos violará a homologação UL do sistema, e resultar num sistema ineficaz.

Para compreender correctamente esta secção, vários pontos chave precisam ser definidos com antecedência.

Altura do Difusor: A distância entre o difusor de descar-ga e o topo da superfície do equipamento (excepto para panela oriental "woks". Neste caso considerar o fundo da wok).

Área de Risco: Todas as coberturas dos difusores incluem o tamanho máximo da área de perigo que podem proteger. Área de risco NÃO é o tamanho total do equipamento a proteger, mas o tamanho real da parte do equipamento usado para a confecção.

Alguns equipamentos devido ao seu tamanho, podem precisar de ser protegidos por múltiplos difusores. Se o tamanho de um equipamento é maior do que a cobertura aprovada, múltiplos difusores devem ser usados. Isto é conseguido dividindo a área de risco em zonas que cumpram os parâmetros da lista para esta aplicação. Neste caso, cada uma das zonas será protegida como se tratasse de um equipamento individual, respeitando o posicionamento e orientação do difusor.

O Modelo N-1LP é um difusor de (1) um ponto de fluxo que pode proteger uma área de confecção de 30.5 cm de largura por 61 cm de profundidade. O difusor deve ser posicionado de 41 cm a 76 cm acima da superfície de confecção e posicionado ao longo da linha central, a uma distância de 7.6 cm de qualquer extremidade do equipamento.

GP - Rev.0

Page 5: Sistema de Supressão de Incêndios em Cozinhas Projecto do ... · A capacidade do cilindro contentor necessário para a extinção de incêndios numa determinada hotte é referida

GP - Rev.0 FireEyePágina 5

CENTRO DO EQUIPAMENTO

ALTURA MÁXIMA76 cm

ÁREA DE POSICIONAMENTO

DO DIFUSOR

ALTURA MÍNIMA41 cm

LONGITUDE DE QUEIMADOR A QUEIMADOR: 61 cm

LARGURA DE QUEIMADOR A QUEIMADOR: 61 cm

ÁREA DE POSICIONAMENTO

DO DIFUSOR(FRONTAL OU TRASEIRA

DO EQUIPAMENTO)

ALTURA MÁXIMA76 cm

LONGITUDE MÁXIMA DA ÁREA DE

RISCO: 30.5 cm LARGURA MÁXIMA DA ÁREA DE RISCO: 61 cm

PONTO DE ORIENTAÇÃOA 15 cm DA EXTREMIDADE OPOSTA

ALTURA MÍNIMA41 cm

DIFUSOR A 7.5 cm DEUMA EXTREMIDADE

CENTRO DO EQUIPAMENTO

Figura 3-8. Difusor Modelo N-1LP

Baixa proximidade, 30.5 cm x 61 cm

Quatro (4) Queimadores:

1) Quatro queimadores – ALTA proximidade

Difusor: N-1LP (1 Ponto de Fluxo)

Cobertura: 61 cm x 61 cm Máximo(medida entre extremidades dos queimadores)

Altura do Difusor: 76 cm – 102 cm

Posição: 7.5 cm ao centro do equipamento

Orientação: Centro do equipamento.

Figura 3-9. Difusor Modelo N-1LP

ALTA proximidade, 61 cm x 61 cm

2) Quatro queimadores – BAIXA proximidade

Difusor: N-2W (2 Pontos de Fluxo)

Cobertura: 61 cm x 61 cm Máximo (medida entre extremidades dos queimadores)

Altura do Difusor: 41 cm – 76 cm

Posição: Centro do equipamento.

Orientação: Centro do equipamento.

Figura 3-10. Difusor Modelo N-2W

BAIXA proximidade, 61 cm x 61 cm

Seis (6) Queimadores

Difusor: N-2LP (2 Pontos de Fluxo)

Cobertura: 91 cm x 61 cm Máximo (medida entre extremidades dos queimadores)

Altura do Difusor: 89 cm – 109 cm

Posição: Centro do equipamento.

Orientação: Centro do equipamento.CENTRO DO EQUIPAMENTO

7.5 cm

7.5 cm DO

CENTRO

ALTURA MÁXIMA102 cm

ALTURA MÍNIMA76 cm 30.5 cm

15 cm

LONGITUDE MÁXIMA DE QUEIMADOR A QUEIMADOR: 61 cm

LARGURA MÁXIMA DE QUEIMADOR A QUEIMADOR: 61 cm

ÁREA DE POSICIONAMENTO

DO DIFUSOR

O difusor deve ser orientado ao longo da linha central, a 15 cm da extremidade oposta do equipamento. Ver Figura 3-8.

O Modelo N-1LP é um difusor de um (1) ponto de fluxo que pode proteger uma área de confecção de 61 cm de largura por 61 cm de profundidade. O difusor deve ser posicionado de 76 cm a 102 cm acima da superfície de confecção dentro de 7.5 cm do centro do equipamento. O difusor deve ser orientado para o centro da área de confecção. Ver Figura 3-9.

O Modelo N-2W é um difusor de (2) Pontos de fluxo que pode proteger uma área de confecção de 61 cm de largura por 61 cm de profundidade. O difusor deve ser posicionado de 41 cm a 76 cm acima da superfície de confecção e centrado sobre o equipamento. O difusor deve ser orientado ao centro da área de confecção. Ver Figura 3-10.

O Modelo N-2LP é um difusor de dois (2) pontos de fluxo que pode proteger uma área de confecção de 91 cm de largura por 61 cm de profundidade. O difusor deve ser posicionado de 89 cm a 109 cm sobre a superfície de confecção ao centro do equipamento. O difusor deve ser orientado para o centro da área de confecção. Ver Figura 3-11.

Page 6: Sistema de Supressão de Incêndios em Cozinhas Projecto do ... · A capacidade do cilindro contentor necessário para a extinção de incêndios numa determinada hotte é referida

FireEyePágina 6

CENTRO DOEQUIPAMENTO

LONGITUDE MÁX. DA ÁREA DE RISCO: 30.5 cm

ALTURA MÍNIMA: 41 cm

ALTURA MÁX.*: 61 cm

30.5 cm

POSIÇÃO DO DIFUSOR A 7.5 cm

LARGURA MÁX. DA ÁREA DE RISCO: 61 cm

ORIENTAÇÃO:A 15 cm DA EXTREMIDADE OPOSTA, AO LONGO DA LINHACENTRAL. 15 cm

28 cm MÁX.**

46 cm MIN.*

* SE A ESTANTE ESTÁ MAIS ELEVADA, A ALTURA DO DIFUSOR PODE AUMENTAR PROPORCIONALMENTE.

** LARGURA DA ESTANTE PODE SER SUPERIOR QUANDO O DIFUSOR SE POSICIONE POR BAIXO DA ESTANTE

LC

CENTRO DO EQUIPAMENTO

ALTURA MÁXIMA 109 cm

ÁREA DE POSICIONAMENTO

DO DIFUSOR

ALTURA MÍNIMA 90 cm

LONGITUDE DE QUEIMADOR A QUEIMADOR: 91 cm

LARGURA DE QUEIMADOR A QUEIMADOR: 61 cm

LONGITUDE DE QUEIMADOR A QUEIMADOR: 61 cm

LARGURA DE QUEIMADOR A QUEIMADOR: 61 cm

30.5 cm15 cm

LARGURA DA ESTANTE: NÃO DEVE ULTRAPASSAR A LINHA CENTRAL DO EQUIPAMENTO EXCEPTO QUANDO O DIFUSOR SE POSICIONE POR BAIXO DA ESTANTE OU DE UMA OBSTRUÇÃO.

ORIENTAÇÃO:CENTRO DO EQUIPAMENTO

30.5 cm

ALTURA MÍNIMA 41 cm

ALTURA MÁXIMA: POSICIONADO ABAIXO OU AO MESMO NÍVEL DA PARTE INFERIOR DA OBSTRUÇÃO MAS NÃO SUPERIOR A 76 CM

DIFUSOR DEVE ESTARPOSICIONADO POR BAIXODA ESTANTE OU OBSTRUÇÃO.

POSIÇÃO DO DIFUSOR: CENTRO DO EQUIPAMENTO

Figura 3-11. Difusor Modelo N-2LP

Queimadores de 91 cm x 61 cm

Combinado Queimador / Placa

Difusor: N-1LP (1 Ponto de Fluxo)

Cobertura: 76 cm x 61 cm Máximo(medida entre extremidades dos queimadores)

Altura do Difusor: 76 cm – 102 cm

Posição: 7.5 cm ao centro do equipamento.

Orientação: Centro do equipamento.

Figura 3-12. Difusor Modelo N-1LP

Combinado Queimador e Placa de 76 cm X 61 cm

Difusor Modelo N-1LP

Protecção de equipamentos com uma estante traseira

Figura 3-13. Difusor Modelo N-2W

Quatro Queimadores de 61 cm X 61 cmcom estante traseira

Figura 3-14. Difusor Modelo N-1LP

Dois Queimadores de 30.5 cm X 61 cmcom estante traseira

CENTROQUEIMADOR/PLACA

7.5 cm

7.5 cmDO

CENTRO

ALTURA MÁXIMA102 cm

ALTURA MÍNIMA76 cm

LONGITUDEDO QUEIMADORÀ PLACA:76 cm

LONGITUDE QUEIMADOR A QUEIMADOR/PLACA:

30 cm

ÁREA DE POSICIONAMENTO

DO DIFUSOR

LARGURA DO QUEIMADOR: 30.5 cm MÁX.

LARGURA DA PLACA:

46 cm MÁX.

O Modelo N-1LP é um difusor de (1) ponto de fluxo que pode proteger uma combinação queimador/placa de uma área de 76 cm de largura por 61 cm de profundi-dade. O difusor deve ser posicionado de 76 cm a 102 cm acima da superfície de confecção e dentro de 7.5 cm do centro do equipamento. O difusor deve ser orientado para o centro da área de confecção. Ver Figura 3-11.

A protecção de um equipamento (como queimadores) com uma estante que pode interferir com a descarga do difusor, pode ser conseguida utilizando o difusor de cobertura de baixa proximidade para esse equipamento, ou posicionando o difusor dentro dos limites indicados quando a descarga padrão não seja afectada. Exemplos de coberturas com uma estante traseira são apresenta-dos nas Figuras 3-13 e 3-14.

GP - Rev.0

Page 7: Sistema de Supressão de Incêndios em Cozinhas Projecto do ... · A capacidade do cilindro contentor necessário para a extinção de incêndios numa determinada hotte é referida

GP - Rev.0 FireEyePágina 7

ORIENTAÇÃO DO DIFUSORAO CENTRO DA PARTE INFERIOR

DA WOK

ALTURA MÍNIMA76 cm

ÁREA DE POSICIONAMENTO

DO DIFUSOR

ALTURA MÁXIMA122 cm

DIÂMETRO MÁXIMO DA WOK: 76 cm

DIÂMETRO MÍNIMO DA WOK: 30.5 cm

Quatro queimadores com uma estante traseira– ALTA proximidade

Difusor: N-2LP (2 Pontos de Fluxo)

Cobertura: 61 cm x 61 cm Máximo (medida entre extremidades dos queimadores)

Altura do difusor: 76 cm – 102 cm

Posição:

Orientação:

Altura da estante: Mínimo de 41 cm a partir do topo do equipamento.

Largura da estante:: Máximo de 28 cm.

Figura 3-14a. Difusor Modelo N-2LP

Quatro queimadores com estante traseira61 cm x 61 cm

Protecção Wok

Difusor: N-1HP (1 Ponto de Fluxo)

Cobertura: 30.5 cm Mín. x 76 cm Máx.

Altura do difusor: 76 cm – 122 cm (medida da parte inferior da wok)

Posição: Em qualquer lugar sobre a superfície do equipamento.

Orientação: Centro da parte inferior do dispositivo.

Figura 3-14b. Difusor Modelo N-1HP

Protecção Wok

QUEIMADOR A QUEIMADOR:61 cm

QUEIMADOR A QUEIMADOR:61 cm

LARGURA DA ESTANTE:NÃO SUPERIOR A 28 cm

ORIENTAÇÃO: 15 cm DA EXTREMIDADE TRASEIRA

AO LONGO DA LINHA CENTRAL

ALTURA MÍNIMA 76 cm

ALTURA MÁXIMA.: 102 cm

ALTURA DA ESTANTEMÍNIMO41 cm

15 cm

15 cmMÁX.

22.5 cm

ÁREA DE POSIONAMENTO DO DIFUSOR

O Modelo N-2LP é um difusor de dois (2) pontos de fluxo que pode proteger uma área de confecção de 61 cm de largura por 61 cm de profundidade. O difusor deve ser posicionado de 76 cm a 102 cm acima da superfície de confecção e afastado 15 cm da extremidade frontal dos queimadores dentro de 22.5 cm do centro do equipa-mento. O difusor deve ser orientado a 15 cm da extremi-dade traseira do queimador ao longo da linha central do equipamento. A altura da estante traseira não deve ser inferior a 41 cm do topo do equipamento, a largura da estante não deve ser superior a 28 cm da extremidade traseira dos queimadores. Ver Figura 3-14a.

O Modelo N-1HP é um difusor de (1) ponto de fluxo que pode proteger um Wok com um diâmetro mínimo de 30.5 cm até um diâmetro máximo de 76 cm. O difusor deve ser posicionado de 76 cm a 122 cm acima do fundo do Wok em qualquer lugar sobre a superfície do equipa-mento. O difusor deve ser orientado para o centro do fundo. Ver Figura 3-14b.

15 cm afastado da extremidade frontal dos queimadores dentro de 22.6 cm da linha linha central.

15 cm da extremidade traseira do queimador na linha central do equipa-mento.

Page 8: Sistema de Supressão de Incêndios em Cozinhas Projecto do ... · A capacidade do cilindro contentor necessário para a extinção de incêndios numa determinada hotte é referida

FireEyePágina 8

LONGITUDEMÁXIMA: 51 CM

LARGURAMÁXIMA: 61 CM

DIFUSOR ORIENTADO PARA O CENTRO DA

ÁREA DE RISCO

ALTURA MÍNIMA 61 cm

ÁREA DE POSICIONAMENTO

DO DIFUSOR

ALTURA MÁXIMA 114 cm

DIFUSOR DEVE SER POSICIONADO DENTRO

DO PERÍMETRO DE RISCO

CL

A COBERTURA NÃO DEVE INTERFERIR

COM A DESCARGA DO DIFUSOR

ALTURA MÁXIMA114 cm

ÁREA DE POSICIONAMENTO

DO DIFUSOR

ALTURA MÍNIMA61 cm

Protecção de Fritadeira Industrial

Difusor: N-2HP (2 Pontos de Fluxo)

Cobertura: 51 cm x 61 cm

Altura do difusor: 61 cm – 114 cm

Posição: Em qualquer lugar sobre a superfície de confecção do equipamento.

Orientação: Centro da área de confecção do equipamento.

Figura 3-15. Difusor Modelo N-2HP

Fritadeira industrial 51 cm x 61 cm

Fritadeiras que requerem múltiplos difusores

Protecção Frigideira basculante

Difusor: N-2HP (2 Pontos de Fluxo)

Cobertura: 51 cm x 61 cm por difusor

Altura do difusor: 61 cm – 114 cm

Posição: Em qualquer lugar sobre a superfície de confecção do equipamento.

Orientação: Centro da área protegida.

Figura 3-16. Difusor Modelo N-2HP

Panela/Frigideira basculante

Protecção de Placa

Placa Standard: 107 cm x 76 cm

Difusor: N-1LP (1 Ponto de Fluxo)

Cobertura: 107 cm x 76 cm Máximo

Altura do difusor: 61 cm – 122 cm

Posição: Directamente sobre a superfície de confecção.

Orientação: 15 cm do centro do equipamento emlinha com o difusor.

ATENÇÃO

O Modelo N-2HP é um difusor de dois (2) pontos de fluxo que pode proteger uma fritadeira com uma área máxima de 51 cm de largura por 61 cm de profundidade. O difusor deve ser posicionado de 61 cm a 114 cm acima da superfície de confecção em qualquer lugar sobre a área de confecção do equipamento. O difusor deve ser orientado para o centro da área de confecção do equipa-mento. Ver Figura 3-15.

Fritadeiras que excedam a cobertura de um único difusor podem ser protegidas com múltiplos difusores. A área da fritadeira deve ser dividida em zonas de tamanho igual, de modo que cada uma das zonas não exceda a cober-tura máxima permitida por um único difusor.

O tamanho máximo da fritadeira que se pode montar em módulos é de 5575 cm .

O Modelo N-2HP é um difusor de dois (2) pontos de fluxo que pode proteger uma panela/frigideira com uma área máxima de confecção de 51 cm de largura por 61 cm de profundidade por difusor. O difusor deve ser posicionado de 61 cm a 114 cm sobre a superfície do equipamento em qualquer lugar sobre a área de confecção. O difusor deve ser orientado para o centro da área de confecção. Ver Figura 3-16.

O Modelo N-1LP é um difusor de (1) ponto de fluxo que pode proteger uma placa com uma superfície máxima de confecção de 107 cm de largura por 76 cm de profundi-dade. O difusor deve ser posicionado de 61 cm a 122 cm, acima da superfície do equipamento e directamente sobre a extremidade da área de confecção. O difusor deve ser orientado a 15 cm desde o centro da zona de confecção em linha com o difusor. Ver Figura 3-17.

GP - Rev.0

2

Page 9: Sistema de Supressão de Incêndios em Cozinhas Projecto do ... · A capacidade do cilindro contentor necessário para a extinção de incêndios numa determinada hotte é referida

GP - Rev.0 FireEyePágina 9

20 cmDIFUSOR ORIENTADOA 20 cm DO CENTRODA ÁREA DE RISCO EMLINHA COM O DIFUSOR

LARGURAMÁXIMA:

76 cm

LONGITUDE MÁXIMA:152 cm

ALTURA MÁXIMA 122 cm

ÁREA DEPOSICIONAMENTO

DO DIFUSOR

ALTURA MÍNIMA 61 cm

DIFUSOR DEVE SER POSICIONADO DENTRO DO

PERÍMETRO DE RISCO

LARGURAMÁXIMA:

76 cm

LONGITUDE MÁXIMA:

122 cm

ALTURA MÁXIMA109 cm

ÁREA DE POSICIONAMENTO

DO DIFUSOR

ALTURA MÍNIMA76 cm

7.6 cm

15 cm

15 cmORIENTAÇÃO DO DIFUSOR

15 cm DO CENTRO DA ÁREA DE RISCO

EM LINHA COM O DIFUSOR

LARGURAMÁXIMA: 76 cm

LONGITUDEMÁXIMA: 107 cm

ALTURA MÁXIMA122 cm

ÁREA DE POSICIONAMENTO

DO DIFUSOR

ALTURA MÍNIMA61 cm

DIFUSOR DEVE SER POSICIONADO DENTRO

DO PERÍMETRO DE RISCO

Figura 3-17. Difusor Model N-1LP

Placa Standard: 107 cm x 76 cm

Placa Grande - 122 cm x 76 cm

Difusor: N-1LP (1 Ponto de Fluxo)

Cobertura: 122 cm x 76 cm Máximo

Altura do difusor: 76 cm – 109 cm

Posição: Na linha central do equipamento a 15 cm da extremidade curta.

Orientação: 7.6 cm do centro do equipamento em linha com o difusor.

Figura 3-18. Difusor Modelo N-1LP

Placa Grande: 122 cm x 76 cm

Placa extra larga - 152 cm x 76 cm

Difusor: N-2LP (2 Pontos de Fluxo)

Cobertura: 152 cm x 76 cm Máximo

Altura do difusor: 61 cm – 122 cm

Posição: Directamente sobre a extremidade da área de confecção.

Orientação: 20 cm do centro do equipamentoem linha com o difusor.

Figura 3-19. Difusor Modelo N-2LP

Placa extra larga: 152 cm x 76 cm

O Modelo N-1LP é um difusor de um (1) ponto de fluxo que pode proteger uma placa com uma superfície máxima de 122 cm de largura por 76 cm de profundi-dade. O difusor deve ser posicionado de 76 cm a 109 cm acima da superfície de confecção na linha central, a não mais de 15 cm fora da extremidade curta. O difusor deve ser orientado a 7.6 cm do centro da área de confecção em linha com o difusor. Ver Figura 3-18.

O Modelo N-2LP é um difusor de dois (2) pontos de fluxo que pode proteger uma placa com uma superfície máxima de 152 cm de largura por 76 cm de profundi-dade. O difusor deve ser posicionado de 61 cm a 122 cm acima da superfície e directamente sobre a extremidade da área de confecção. O difusor deve ser orientado a 20 cm do centro da zona de confecção em linha com o difusor. Ver Figura 3-19.

Page 10: Sistema de Supressão de Incêndios em Cozinhas Projecto do ... · A capacidade do cilindro contentor necessário para a extinção de incêndios numa determinada hotte é referida

FireEyePágina 10

Placa Standard - Protecção de proximidade extra baixa

Difusor: N-2W (2 Pontos de Fluxo)

Cobertura: 107 cm x 76 cm Máximo

Altura do difusor: 5 cm – 25 cm

Posição: Em qualquer canto, a um ângulo de 45º da superficie.

Orientação: Na superfície de confecção, à mesma distância de ambas as extremidades.

Figura 3-19a. Difusor Modelo N-2WPlaca 107 cm x 76 cm

Placa extra larga - Protecção proximidade baixa

Difusor: N-2W (2 Pontos de Fluxo)

Cobertura: 152 cm x 76 cm Máximo

Altura do difusor: 25 cm – 76 cm

Posição: De 0 a 7.6 cm do lado de fora da extremidade curta da área de confecção.

Orientação: Um quarto do comprimento (1/4) do lado mais longo, em linha com o difusor.

Figura 3-19b. Difusor Modelo N-2W Placa 152 cm x 76 cm

PROTECÇÃO GRELHADOR

Grelhador radiante

Difusor: N-1HP (1 Ponto de Fluxo)

Cobertura: 91 cm x 61 cm Máximo

Altura do difusor: 76 cm – 122 cm

Posição: Em qualquer lugar ao longo da superfície do equipamento.

Orientação: Centro do equipamento.

LARGURAMÁXIMA: 76 cm

LONGITUDEMÁXIMA: 107 cm

ALTURA MÁXIMA 25 cm

ÁREA DEPOSICIONAMENTO

DO DIFUSOR

ALTURA MÍNIMA 5 cm

L W

L=W

45°

LARGURAMÁXIMA: 76 cm

LONGITUDEMÁXIMA: 152 cm

ALTURA MÁXIMA76 cm

ÁREA DEPOSICIONAMENTO

DO DIFUSOR

ALTURA MÍNIMA25 cm

1/4 L

MÁXIMO 7.6 cmDA EXTREMIDADE

O Modelo N-2W é um difusor de dois (2) pontos de fluxo que pode proteger uma placa com uma superfície máxima de 107 cm de largura por 76 cm de profundi-dade. O difusor deve ser posicionado a 5 cm a 25 cm acima de qualquer canto da superfície e sobre a extremi-dade da área de confecção da chapa para grelhar. O difusor deve ser orientado no ponto sobre a superfície de confecção à mesma distância de ambas as extremi-dades. Ver Figura 3-19a.

O Modelo N-2W é um difusor de dois (2) pontos de fluxo que pode proteger uma placa com uma superfície de confecção máxima de 152 cm de largura por 76 cm de

profundidade. O difusor deve ser posicionado de 61 cm a 122 cm acima da superfície de confecção e posicionado de 0 a 7.6 cm do lado de fora da extremidade curta da chapa para grelhar. Isto permite que o difusor seja colocado em qualquer lugar ao longo da extremidade curta até 7.6 cm do lado de fora da extremidade curta do equipamento. O difusor deve ser orientado para um quarto (1/4) do comprimento do lado mais longo a partir da extremidade curta, em linha com o difusor. Ver Figura 3-19b.

O Modelo N-1HP é um difusor de um (1) ponto de fluxo que pode proteger um grelhador radiante com uma superfície de 91 cm de largura por 61 cm de profundi-dade. O difusor deve ser posicionado de 76 cm a 122 cm acima da superfície e em qualquer lugar ao longo do área de confecção. O difusor deve ser orientado para o centro da área de confecção. Ver Figura 3-20.

GP - Rev.0

Page 11: Sistema de Supressão de Incêndios em Cozinhas Projecto do ... · A capacidade do cilindro contentor necessário para a extinção de incêndios numa determinada hotte é referida

FireEyePágina 11

ALTURA MÁXIMA122 cm

ÁREA DEPOSICIONAMENTO

DO DIFUSOR

ALTURA MÍNIMA76 cm

LONGITUDE MÁXIMA: 91 cm

LARGURA MÁXIMA: 61 cm

DIFUSOR DEVE SERPOSICIONADO DENTRO

DO PERÍMETRO DE RISCO

LONGITUDEMÁXIMA:

61 cm

LARGURAMÁXIMA: 61 cm

ALTURA MÍNIMA61 cm

ÁREA DEPOSICIONAMENTO

DO DIFUSOR

ALTURA MÁXIMA101 cm

DIFUSOR DEVE SERPOSICIONADO DENTRO

DO PERÍMETRO DE RISCO

Figura 3-20. Difusor Modelo N-1HP

Grelhador radiante

Grelhador de Pedra Lávica

Difusor: N-2HP (2 Pontos de Fluxo)

Cobertura: 61 cm x 61 cm Máximo

Altura da difusor: 61 cm – 102 cm

Posição: Em qualquer lugar ao longo da superfície do equipamento.

Orientação: Centro do equipamento.

Figura 3-21. Difusor Modelo N-2HP

Grelhador de Pedra Lávica

Forno Vertical

Difusor: N-1LP (1 Ponto de Fluxo)

Cobertura: 91 cm x 61 cm Máximo

Altura do difusor: Canto superior da câmara do grelhador.

Posição: Posicionado no canto na frente abertura doequipamento.

Orientação: Centro da grelha. O Modelo N-2HP é um difusor de dois (2) pontos de fluxo que pode proteger um grelhador de pedra lávica com uma área de 61 cm de largura por 61 cm de profun-didade. O difusor deve ser posicionado de 61 cm a 102 cm acima da superfície e posicionado em qualquer lugar sobre a área de confecção. O difusor deve ser orientado para o centro da área de confecção. Ver Figura 3-21.

DIFUSOR ORIENTADOPARA O CENTRO DA

ÁREA DE RISCO

DIFUSOR ORIENTADO PARA O CENTRO DA

ÁREA DE RISCO

O Modelo N-1LP é um difusor de um (1) ponto de fluxo que pode proteger um forna vertical com uma área de 91 cm de largura por 61 cm de profundidade. O difusor deve estar posicionado na parte frontal superior do canto da grelha e orientado para o centro do grelha. Ver Figura 3-22.

GP - Rev.0

Page 12: Sistema de Supressão de Incêndios em Cozinhas Projecto do ... · A capacidade do cilindro contentor necessário para a extinção de incêndios numa determinada hotte é referida

FireEyePágina 12

ORIENTAÇÃODO DIFUSORAO CENTRO DA GRELHA

CÂMARAGRELHADOR

ALTURA MÁXIMA:122 cm

ÁREA DEPOSICIONAMENTO

DO DIFUSOR

ALTURA MÍNIMA:76 cm

76 cm

LARGURA: 61 cm

DIFUSOR DEVE SERPOSICIONADO DENTRO

DO PERÍMETRO DE RISCO

DIFUSOR DEVE SERPOSICIONADO DENTRO

DO PERÍMETRO DE RISCO

76 cmLONGITUDE:152 cm

MAXIMUMLENGTH:

24" (61 cm)

MAXIMUMWIDTH: 24" (61 cm)

NOZZLE AIMED CENTER OF

HAZARD AREA

MINIMUM HEIGHT24" (61 cm)

NOZZLEPLACEMENT

AREA

MAXIMUM HEIGHT40" (101 cm)

NOZZLE TO BELOCATED WITHIN

THE PERIMETER OFTHE HAZARD

Figura 3-22. Difusor Modelo N-1LP

Forno Vertical 91 cm x 61 cm

Class “A” (Solid Fuel) Charbroiler Protection

Nozzle: N-2HP (2 Flow Point)

Coverage: 24” (61 cm) x 24” (61 cm) Maximum

Nozzle Ht: 24” (61 cm) – 40” (102 cm)

Placement: Anywhere over the surface of the appliance.

Aim Point: Center of appliance.

The Model N-2HP nozzle is a two (2) flow point nozzle that can protect a Class “A” (solid fuel) charbroiler with a cooking area of 24” (61 cm) wide by 24” (61 cm) deep. The nozzle must be located 24” (61 cm) to 40” (102 cm) above the cooking surface and positioned anywhere over the cooking area. The nozzle must be aimed at the center of the cooking area. See Figure 3-22a.

Figure 3-22a. Class “A”(Solid Fuel) Charbroiler

Model N-2HP Nozzle

Equipamentos que exigem múltiplos difusores (Protecção de Módulo)

Figura 3-24. Exemplo de protecção por módulos

de grelhador radiante

Estasecção foi

intencionalmentedeixada em

branco.

ATENÇÃO

Equipamentos que excedam a área de cobertura de um único difusor podem ser protegido com múltiplos difusores. A área de risco do equipamento deve ser dividida em módulos de tamanhos iguais, cada módulo não deve exceder a cobertura máxima permitida para um único difusor. Cada difusor deve ser posicionado e orientado para o módulo a proteger, seguindo as limitações indicadas de cobertura de um único difusor. Ver exemplo de protecção de módulos na Figura 3-24.

O tamanho máximo da fritadeira que pode ser montada em módulos é de 5575 cm .2

ORIENTAÇÃODO DIFUSORAO CENTRODO MÓDULO

ORIENTAÇÃODO DIFUSORAO CENTRODO MÓDULO

GP - Rev.0

Page 13: Sistema de Supressão de Incêndios em Cozinhas Projecto do ... · A capacidade do cilindro contentor necessário para a extinção de incêndios numa determinada hotte é referida

GP - Rev.0 FireEyePágina 13

TABELA RESUMO DE COBERTURA

APLICAÇÃO COBERTURA DIFUSORBANDA

IDCROMÁTICA

PONTODE

FLUXOALTURA DO

DIFUSOR POSICIONAMENTO ORIENTAÇÃO PÁGINA

CONDUTA, RECTANGULAR

ATÉ 127 cm PERÍMETROMÁX. LADO 43 cm N-1LP DE 2.5-15 DENTRO

DA ABERTURA CENTRO DA CONDUTA

CONDUTA,QUADRADA

ATÉ 127 cm PERÍMETROMÁX. LADO 32 cm N-1LP DE 2.5-15 DENTRO

DA ABERTURA

CONDUTA,CIRCULAR

ATÉ 127 cm CIRCUNFERÊN.41 DIÂMETRO N-1LP

MÁX. LADO 127 cm N-2W DE 0-15 DENTRODA ABERTURA

ATÉ 381 cm PERÍMETROMÁX. LADO 95 cm

N-2W

ATÉ 381 cm CIRCUNFERÊN. 121 DIÂMETRO N-2W

PLENUM, BANCO ÚNICO

COMPRIMENTO 3.7 m; LARGURA 1.2 m N-1HP

1/3 DO TOPO; 5 cm DO EXTREMODO FILTRO

0-15 DO EXTREMO EXTREMO OPOSTO DO PLENUM 4

PLENUM, BANCO “V” COMPRIMENTO 3.7 m; LARGURA 1.2 m N-1HP

N-1HP

N-2HP

N-2HP

1/3 DO TOPO; 1/2 LARGURA 0-15 DO EXTREMO 4

FOGÃO, DOIS QUEIMADORES (Estante Traseira)*

30.5 cm X 61 cm 7.6 cm DA EXTREMIDADE,NA LINHA CENTRAL

15 cm EXTREMO OPOSTO, NA LINHA CENTRAL

4

QUATROQUEIMADORES 61 cm X 61 cm 7.6 DO CENTRO

DO EQUIPAMENTO CENTRO DO EQUIPAMENTO 5

QUATRO QUEIMADORES PROTECÇÃO BAIXA PROXIMIDADE (Estante Traseira)*

61 cm X 61 cm

91cm X 61 cm

CENTRO DO EQUIPAMENTO 5

SEIS QUEIMADORES CENTRO DOEQUIPAMENTO 5

COMBINADO PLACA/QUEIMADOR 76 cm X 61 cm 7.6 DO CENTRO

DO EQUIPAMENTO CENTRO DOEQUIPAMENTO 6

4 QUEIMADORES ALTA PROXIMIDADE (Estante Traseira)*

61 cm X 61 cm

51 cm X 61 cm

51 cm X 61 cm

30.5 cm X 76 cm

7

WOK SUPERFICIE DOEQUIPAMENTO

SUPERFICIE DOEQUIPAMENTO

SUPERFICIE DOEQUIPAMENTO

SUPERFICIE DOEQUIPAMENTO

SUPERFICIE DOEQUIPAMENTO **

7

FRITADEIRA INDUSTRIAL

CENTRO DOEQUIPAMENTO

CENTRO DOEQUIPAMENTO

CENTRO DOEQUIPAMENTO

8

CENTRO DOEQUIPAMENTO 8

PLACA,STANDARD 107 cm X 76 cm

107 cm X 76 cm

122 cm X 76 cm

152 cm X 76 cm

152 cm X 76 cm

DIRECTAMENTE SOBREA SUPERFICIE DECONFECÇÃO

15 cm DO CENTRO DOEQUIPAMENTO EM LINHA COM O DIFUSOR

15 cm DO CENTRO DOEQUIPAMENTO EM LINHA COM O DIFUSOR

20 cm DO CENTRO DOEQUIPAMENTO EM LINHA COM O DIFUSOR

8

PLACA,GRANDE

PLACA,EXTRA LARGA

NA LINHA CENTRAL DOEQUIPAMENTO A 15 cm DA EXTREMIDADE CURTA

9

DIRECTAMENTE SOBRE AEXTREMIDADE DA ÁREADE CONFECÇÃO

NO CANTO, ÂNGULO DE 45 DA SUPERFICIE

9

PLACA STANDARD,PROTECÇÃO BAIXAPROXIMIDADE

O

NA SUPERFICIE DE CONFECÇÃO, Á MESMADISTÂNCIA DE AMBASAS EXTREMIDADES

10

PLACA EXTRA LARGA,PROTECÇÃO BAIXAPROXIMIDADE

10

GRELHADOR RADIANTE 10

GRELHADOR PEDRALÁVICA 11

FORNO VERTICAL 91 cm X 61 cmFRENTE DA ABERTURADO EQUIPAMENTO CENTRO DA GRELHA 11

* Coberturas podem ser utilizadas no fogão como estante ou outro tipo de obstrução, desde que a descarga não seja afectada.** A cobertura não pode interferir com a descarga do difusor.*** Na protecção de alta proximidade a largura da estante não deve exceder 28 cm ao longo da extremidade traseira dos queimadores e deve ter altura mínima de 41 cm a partir do topo do equipamento.

VERMELHO

VERMELHO

VERMELHO

1

1

1

CENTRADO NA ABERTURADA CONDUTA

CENTRADO NA ABERTURADA CONDUTA

CENTRADO NA ABERTURADA CONDUTA

CENTRADO NA ABERTURADA CONDUTA

CENTRADO NA ABERTURADA CONDUTA

CENTRADO NA ABERTURADA CONDUTA

CENTRO DA CONDUTA

CENTRO DA CONDUTA

CENTRO DA CONDUTA

CENTRO DA CONDUTA

CENTRO DA CONDUTA

2

2

2

2

3

3

DE 2.5-15 DENTRODA ABERTURA

CONDUTA, RECTANGULAR

ATÉ 381 cm PERÍMETRO

CONDUTA,QUADRADA

BRANCO

BRANCO

BRANCO

2

2

2CONDUTA,CIRCULAR

DE 0-15 DENTRODA ABERTURA

DE 0-15 DENTRODA ABERTURA

AZUL 1

1AZUL EXTREMO OPOSTO DO PLENUM

N-1LP VERMELHO 1 41 cm - 76 cm (*)

N-1LP VERMELHO

VERMELHO

1 76 cm - 102 cm

N-2W BRANCO 2 41 cm - 76 cm (*)

N-2W BRANCO 2 5 cm - 25 cm

0 A 7.6 cm DO LADO DE FORA DA EXTREM.CURTA DA ÁREA DE CONFECÇÃO

1/4 DO LADO MAISLONGO, EM LINHACOM O DIFUSOR

N-2W BRANCO 2 25 cm - 76 cm

CENTRO DO

EQUIPAMENTO

CENTRO DOEQUIPAMENTO

89 cm - 109 cm2AMARELO

AMARELO

N-2LP

91cm X 61 cm 76 cm - 122 cm1AZULN-1LP

CANTO SUPERIOR DA CÂMARA

1VERMELHON-1LP

N-1LP

N-1LP

VERMELHO 1

1

1

76 cm - 102 cm

2

2

2

2

AMARELON-2LP 76 cm - 102 cm 15 cm DO EXTREMOFRONTAL

15 cm DO EXTREMOOPOSTO

PARTE INFERIOR DA WOK76 cm - 122 cm

61 cm - 122 cm

61 cm - 122 cm

VERMELHON-1LP

N-2LP

1 76 cm - 109 cm

61 cm - 114 cm

61 cm - 114 cm

AZUL

VERDE

VERDE

N-2HP51 cm X 61 cm 2 61 cm - 102 cm VERDE

FRITADEIRA BASCULANTE

Page 14: Sistema de Supressão de Incêndios em Cozinhas Projecto do ... · A capacidade do cilindro contentor necessário para a extinção de incêndios numa determinada hotte é referida

FireEyePágina 14

LIMITAÇÕES DAS TUBAGENS

Tabela de Volume da Tubagem

Tamanhos de tubo admissíveis

Volume por metro

1.0 cm tubo 123 mL/ m 1.3 cm tubo 196 mL/ m

Tubagem Máxima por Capacidade do Cilindro

Capacidadedo

Cilindro

Máx. Pontos

deFluxo

Máx.Volume

da Tubagem

Volume Máximo de tubagem entredois (2) difusores

(mL)

BFR-5 5 1500 1000

BFR-10 10 2500 2000

BFR-15 15 2800* 2500

BFR-20 20 2800* 2500

* O volume total de 1.0 cm (3/8) de tubo permitido no cilindro BFR-15 e BFR-20 é de 2500 mL.

Requisitos Mínimos de Tubagem

1.

2.

3.

4.

Requisitos Gerais da Tubagem

1.

2.

BFR-5: 20 cotovelos máximo BFR-10/15/20: 25 cotovelos máximo

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

Esta secção contém limitações detalhadas das tubagens necessárias para projectar a rede do sistema de extinção Kitchen Mister da Buckeye. Porque o sistema é do tipo pré-desenhado, os parâmetros máximos e mínimos da tubagem já foram estabelecidos de acordo com a capacidade do cilindro. Seguindo a homologação UL, não são permitidas variações a estas limitações.

O comprimento máximo e mínimo das tubagens para cada cilindro tem por base o volume total interno do tubo, independentemente do diâmetro do tubo usado. Todos os parâmetros têm por base a tubagem total do sistema e não faz distinção entre ramificações e ramal principal.Nota: Os tubos e acessórios de fixação devem ser fornecidos pelo instalador. O tubo deve ter espessura de parede de acordo com schedule 40 de cor preto, croma-do, ou de aço inoxidável. Os acessórios de fixação devem suportar 68 Kg.

Exemplo: 6.1 m de tubo de 1.0 cm equivale a 750 mL de volume de tubo [6.1 m x 123 mL/m = 750 mL

Nota: Os requisitos mínimos da tubagem APENAS se aplicam na protecção de um wok, fritadeira, ou fogão.

O número mínimo de cotovelos antes do difusor mais próximo de protecção de uma fritadeira, fogão ou wok, são cinco (5).

O volume mínimo da tubagem antes do difusor mais próximo de protecção de uma fritadeira, fogão ou wok, não pode ser inferior a 360 ml.

O volume total da tubagem do sistema não deve ser inferior a 660 mL, para todas as capacidades de cilindros disponíveis.

Um sistema deve ter no mínimo três (3) pontos de fluxo.

Toda a tubagem deve ser de 1.0 cm (3/8") ou de 1.3 cm (1/2").

O número máximo de cotovelos permitido por sistema são os seguintes:

O número máximo de cotovelos entre quaisquer dois difusores é de cinco (5).

A elevação vertical máxima da linha de descarga é de 3 m. Esta é a diferença máxima de elevação entre saída do tanque e o difusor mais alto ou a saída do tanque e o ponto mais alto ou mais baixo da tubagem do sistema.

A elevação vertical máxima de qualquer difusor acima da linha de descarga é de 0.6 m.

Não são permitidas secções baixas na tubagem onde o agente extintor, após uma descarga, não possa escoar de forma natural por gravidade.Nota: Secções baixas da tubagem ou tubo que se estende após o último ponto de descarga.

Quando diferentes tamanhos de tubo são usados no mesmo sistema, o tubo de maior diâmetro deve ser o mais próximo do cilindro e o tubo de menor diâmetro de encontro ao difusor. A tubagem é executada sempre a partir de maior para menor diâmetro.

Cotovelo(s) ou adaptadores orientáveis de difusor não contam para o total de cotovelos permitido por sistema ou entre dois (2) difusores.

Apenas para o BFR-15 e BFR-20, o volume máximo da tubagem entre o difusor mais próximo do ramal principal e da ramificação de um difusor mais próxi-mo à seguinte ramificação não deve exceder 500 ml.

GP - Rev.0

Page 15: Sistema de Supressão de Incêndios em Cozinhas Projecto do ... · A capacidade do cilindro contentor necessário para a extinção de incêndios numa determinada hotte é referida

FireEyePágina 15

DISPOSITIVOCOBERTO PORUM DETECTOR

DISPOSITIVOCOBERTO PORUM DETECTOR

DISPOSITIVOCOBERTO PORUM DETECTOR

DISPOSITIVOCOBERTO PORUM DETECTOR

A B B C

BA C

COLOCAÇÃO DOS DETECTORES

Localização do detector na conduta de escape

Localização do detector no dispositivo decozinha

Figura 3-26. Localização correcta do Detector

Dispositivos e Conduta

É necessário colocar os detectores (conexão com fusíveis) na corrente de ar de cada dispositivo (um detec-tor por dispositivo) e na abertura da conduta de escape e condutas de ventilação protegidas. Os detectores deverão estar localizados no plenum da hotte e conduta de ventilação atrás do filtros, que asseguram uma protecção ao sistema de detecção.

Cada conduta de extracção deve ter pelo menos um (1) detector instalado. O detector deve estar centrado na entrada da conduta e não mais do que 30.5 cm dentro da conduta.

Cada dispositivo de cozinha com uma área de superfície de confecção contínua igual ou inferior a 122 cm x 122 cm deve ser protegida por um (1) do detector. O detector deve estar localizado sobre a superfície do equipamento e na sua corrente de ar quando o sistema de ventilação é ligado. Dispositivos de cozinha com superfícies de confecção contínua superiores a 122 cm x 122 cm devem ser protegidos por vários detectores, um detector a cada área de confecção contínua de 122 cm x 122 cm.

Excepção: Se um dispositivo ou dispositivos de cozinha estiver localizado debaixo da abertura da conduta, onde já possui um detector instalado, não é necessário utilizar um detector adicional, desde que o detector não seja colocado a mais do que 30.5 cm dentro da abertura da conduta. Ver Figura 3-26.

GP - Rev.0