combate a incêndios

32
CURSO DE FORMAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE BRIGADAS DE BRIGADAS PREVENÇÃO E COMBATE Á PREVENÇÃO E COMBATE Á INCÊNDIOS INCÊNDIOS INSTRUTOR: CLEDERSON

Upload: j3oj3

Post on 12-Jun-2015

21.481 views

Category:

Documents


12 download

DESCRIPTION

Introdução a Combate Incêndios.

TRANSCRIPT

Page 1: Combate a incêndios

CURSO DE CURSO DE FORMAÇÃO DE FORMAÇÃO DE

BRIGADASBRIGADASPREVENÇÃO E COMBATE Á PREVENÇÃO E COMBATE Á

INCÊNDIOSINCÊNDIOS

INSTRUTOR: CLEDERSON

Page 2: Combate a incêndios

DEFINIÇÃO:DEFINIÇÃO:

Brigada de Combate a Incêndio, é uma Brigada de Combate a Incêndio, é uma organização interna composta de organização interna composta de funcionários(as), de uma Empresa (inclusive funcionários(as), de uma Empresa (inclusive terceiros), treinada e preparada para agir terceiros), treinada e preparada para agir com rapidez e eficácia em casos de: com rapidez e eficácia em casos de: ““princípio de incêndioprincípio de incêndio”.”.

Embasamento: Portaria 3214/78 – NR 23 eEmbasamento: Portaria 3214/78 – NR 23 eNBR 14276NBR 14276

Page 3: Combate a incêndios

O QUE É FOGO ?O QUE É FOGO ?

“ “ Fenômeno físico – químico, Fenômeno físico – químico, denominado combustão e que denominado combustão e que se caracteriza pela presença se caracteriza pela presença de luz e calor”.de luz e calor”.

Page 4: Combate a incêndios

CO

MBURENTEC

OM

BUST

ÍVEL

C ALO R

ELEMENTOS ESSENCIAIS DO FOGOELEMENTOS ESSENCIAIS DO FOGO

MADEIRA, PAPELMADEIRA, PAPELGASOLINA, PLÁSTICOS GASOLINA, PLÁSTICOS

TECIDOSTECIDOS

AR ATMOSFÉRICOAR ATMOSFÉRICOOXIGÊNIO (mínimo 13%)OXIGÊNIO (mínimo 13%)

COLISÕESCOLISÕESFAGULHASFAGULHAS

ELETRICIDADEELETRICIDADE

COMBURENTECOMBURENTE

CALORCALORCOMBUSTÍVELCOMBUSTÍVEL

REAÇÃO EM CADEIAREAÇÃO EM CADEIA

QUEIMA QUEIMA AUTO-SUSTENTÁVELAUTO-SUSTENTÁVEL

Page 5: Combate a incêndios

GASES RESULTANTES DA GASES RESULTANTES DA COMBUSTÃOCOMBUSTÃO

FUMAÇAFUMAÇA: Mescla de gases, partículas sólidas e vapores d: Mescla de gases, partículas sólidas e vapores d´água.´água.

A cor da fumaça, isto é, a sua maior ou menor transparência A cor da fumaça, isto é, a sua maior ou menor transparência pode servir de orientação prática para a intensificação do pode servir de orientação prática para a intensificação do material combustível que está sendo decomposto na material combustível que está sendo decomposto na combustão.combustão.

Fumaça Branca ou Cinza ClaraFumaça Branca ou Cinza Clara: indica que é uma queima de : indica que é uma queima de combustível comum. Ex: madeira, papel etc.combustível comum. Ex: madeira, papel etc.

Fumaça Preta ou Cinza EscuraFumaça Preta ou Cinza Escura: originária de combustão : originária de combustão incompleta, geralmente de produtos derivados de petróleo, incompleta, geralmente de produtos derivados de petróleo, tais como: graxa, óleos, pneus, gasolina, plásticos etc.tais como: graxa, óleos, pneus, gasolina, plásticos etc.

Fumaça Fumaça Amarela,Amarela, Vermelha Vermelha: indica que está queimando um : indica que está queimando um combustível e que seus gases geralmente são tóxicos.combustível e que seus gases geralmente são tóxicos.

Page 6: Combate a incêndios

GASES RESULTANTES DA COMBUSTÃOGASES RESULTANTES DA COMBUSTÃO

Elemento mais comum encontrado, C (carbono), que se Elemento mais comum encontrado, C (carbono), que se combina com 2 átomos de O (oxigênio), resultando combina com 2 átomos de O (oxigênio), resultando assim:assim:

GÁS CARBÔNICOGÁS CARBÔNICO ( C + O ( C + O22 = CO = CO22 ) ) é uma combustão completa;é uma combustão completa; misturado ao ar é picante;misturado ao ar é picante; não é tóxico;não é tóxico; não serve para respiração.não serve para respiração.

MONÓXIDO DE CARBONOMONÓXIDO DE CARBONO ( C + ( C + 1/21/2 O O22 = CO = CO )) combustão incompleta (derivados de combustão incompleta (derivados de

petróleo);petróleo); incolor (sem cor);incolor (sem cor); insípido (sem sabor);insípido (sem sabor); explosivo e altamente tóxico;explosivo e altamente tóxico; 2% mata em 1 hora;2% mata em 1 hora; 10% mata instantaneamente.10% mata instantaneamente.

Page 7: Combate a incêndios

CLASSIFICAÇÃO DOS INCÊNDIOSCLASSIFICAÇÃO DOS INCÊNDIOS

Princípio de IncêndioPrincípio de Incêndio: aqueles que envolvem uma peça : aqueles que envolvem uma peça de vestuário, uma peça de mobiliário, um motor etc., de vestuário, uma peça de mobiliário, um motor etc., e que podem ser dominados facilmente com aparelhos e que podem ser dominados facilmente com aparelhos extintores ou baldes d´água.extintores ou baldes d´água.

Pequenos IncêndiosPequenos Incêndios: os que envolvem um cômodo, um : os que envolvem um cômodo, um compartimento interno etc., os quais exigem maior compartimento interno etc., os quais exigem maior quantidade de agentes extintores e tempo.quantidade de agentes extintores e tempo.

Médios IncêndiosMédios Incêndios: aqueles que envolvem um andar, uma : aqueles que envolvem um andar, uma casa residencial, uma pequena oficina etc. Neste caso, casa residencial, uma pequena oficina etc. Neste caso, a presença de uma equipe de brigada de incêndio de a presença de uma equipe de brigada de incêndio de uma indústria que possua rede hidráulica e proteção uma indústria que possua rede hidráulica e proteção por extintores poderá extinguir o incêndio.por extintores poderá extinguir o incêndio.

Grandes IncêndiosGrandes Incêndios: os que envolvem um edifício inteiro, : os que envolvem um edifício inteiro, grandes lojas, grandes barracões, uma indústria etc.grandes lojas, grandes barracões, uma indústria etc.

Incêndios ExtraordináriosIncêndios Extraordinários: aqueles que envolvem : aqueles que envolvem diversas indústrias, diversos quarteirões, cidades diversas indústrias, diversos quarteirões, cidades inteiras etc.inteiras etc.

Page 8: Combate a incêndios

PONTOS DE TEMPERATURAPONTOS DE TEMPERATURA

A progressão na A progressão na

temperatura temperatura

produz os pontos produz os pontos

de de FULGOR,FULGOR, de de

COMBUSTÃOCOMBUSTÃO e e

de de IGNIÇÃO.IGNIÇÃO.

Page 9: Combate a incêndios

TRANSMISSÃO DO CALORTRANSMISSÃO DO CALOR

CONDUÇÃOCONDUÇÃO

Transmissão de Transmissão de calor através calor através de um corpo de um corpo para outro em para outro em contato direto.contato direto.

IRRADIAÇÃOIRRADIAÇÃO

Ondas Ondas caloríficas que caloríficas que atingem os atingem os objetos objetos próximos, próximos, aquecendo-os.aquecendo-os.

CONVECÇÃOCONVECÇÃO

MovimentaçãMovimentação de massas o de massas gasosas gasosas aquecidas, aquecidas, para cima e para cima e horizontalmehorizontalmente nos nte nos andares.andares.

Page 10: Combate a incêndios

MÉTODOS DE EXTINÇÃO DE MÉTODOS DE EXTINÇÃO DE INCÊNDIOSINCÊNDIOS

ABAFAMENTOABAFAMENTO – Consiste no isolamento do – Consiste no isolamento do fogo, ou seja a retirada do oxigênio fogo, ou seja a retirada do oxigênio (comburente)(comburente) que o alimenta. (exemplo: tampar que o alimenta. (exemplo: tampar ou cobrir um cesto de lixo).ou cobrir um cesto de lixo).

RESFRIAMENTORESFRIAMENTO – Consiste em baixar a – Consiste em baixar a temperatura do fogo temperatura do fogo (calor)(calor) ou local em que ou local em que se encontra. (exemplo: usar uma agente se encontra. (exemplo: usar uma agente extintor água ou COextintor água ou CO22).).

RETIRADA DO MATERIALRETIRADA DO MATERIAL – Consiste em – Consiste em isolar o fogo retirando de sua volta todo o isolar o fogo retirando de sua volta todo o (combustível)(combustível) material que o alimenta. material que o alimenta. (exemplo: fechar a rede de gás, afastar (exemplo: fechar a rede de gás, afastar objetos, etc...).objetos, etc...).

Page 11: Combate a incêndios

CLASSES DE INCÊNDIOCLASSES DE INCÊNDIOSólidos Inflamáveis:Sólidos Inflamáveis: Queimam em razão de Queimam em razão de superfície e profundidade. Deixam resíduos. superfície e profundidade. Deixam resíduos. Ex: madeira, papel, tecidos, borracha, Ex: madeira, papel, tecidos, borracha, plásticos, etc.plásticos, etc.

Líquidos e Gases Inflamáveis:Líquidos e Gases Inflamáveis: Queimam em Queimam em razão de superfície. Não deixam resíduos por razão de superfície. Não deixam resíduos por queimar os gases liberados. Ex: gasolina, queimar os gases liberados. Ex: gasolina, éter, álcool, óleo, graxa, etc.éter, álcool, óleo, graxa, etc.

Equipamentos Elétricos e Eletrônicos Equipamentos Elétricos e Eletrônicos Energizados:Energizados: Ao ser desligado o circuito Ao ser desligado o circuito elétrico, o incêndio passa a ser classe elétrico, o incêndio passa a ser classe “A”.“A”. Ex: fios elétricos, quadros de força, Ex: fios elétricos, quadros de força, eletrodomésticos, etc.eletrodomésticos, etc.

Metais Pirofóricos:Metais Pirofóricos: Queima em altas Queima em altas temperaturas. Para apagá-lo você necessita temperaturas. Para apagá-lo você necessita de pós especiais. Ex: magnésio, titânio, lítio, de pós especiais. Ex: magnésio, titânio, lítio, zinco, potássio, antimônio, selênio, urânio, zinco, potássio, antimônio, selênio, urânio, sódio, etc.sódio, etc.

Kitchen Oil Fire: “incêndio em óleo de Kitchen Oil Fire: “incêndio em óleo de cozinha”. Classificação para atividade de cozinha”. Classificação para atividade de incêndios em cozinha, reconhecida pela NFPA incêndios em cozinha, reconhecida pela NFPA (National Fire Protection Association)(National Fire Protection Association)

Page 12: Combate a incêndios
Page 13: Combate a incêndios

EXTINTORESEXTINTORES

Finalidade:Finalidade: facilitar o combate imediato e facilitar o combate imediato e

rápido à pequenos focos de fogo, sendo rápido à pequenos focos de fogo, sendo

um equipamento adicional que deve ser um equipamento adicional que deve ser

usado para eliminar os usado para eliminar os “princípios de “princípios de

incêndio”incêndio” no seu estado inicial, antes no seu estado inicial, antes

mesmo que se torne necessário lançar mesmo que se torne necessário lançar

mão de maiores recursos.mão de maiores recursos.

PortáteisPortáteis

CarretasCarretas

O êxito no emprego depende:O êxito no emprego depende:

De uma distribuição apropriada dos De uma distribuição apropriada dos aparelhos pelas áreas a proteger.aparelhos pelas áreas a proteger.

Manutenção adequada e eficiente.Manutenção adequada e eficiente.

Pessoal treinado a fim de serem Pessoal treinado a fim de serem familiarizados com as técnicas de extinção.familiarizados com as técnicas de extinção.

Situação dos extintores em qualquer edificação:Situação dos extintores em qualquer edificação: FácilFácil visualização;visualização; FácilFácil acesso;acesso; Menor probabilidade de ser atingido pelo fogoMenor probabilidade de ser atingido pelo fogo; Sinalização;Sinalização; NãoNão devem ser localizados em devem ser localizados em escadas;escadas; ExtintoresExtintores sobre rodassobre rodas deverão terdeverão ter livre livre

acessoacesso a qualquer ponto da edificação;a qualquer ponto da edificação; NãoNão deverão serdeverão ser encobertosencobertos por paredes, por paredes,

biombos, pilhas de materiais, dentro de biombos, pilhas de materiais, dentro de

armários, etc......armários, etc......

Page 14: Combate a incêndios

MANGOTINHOMANGOTINHO

BICOBICO

GATILHOGATILHO

ALÇA DE TRANSPORTEALÇA DE TRANSPORTE

MANÔMETROMANÔMETRO

INSTRUÇÕESINSTRUÇÕES

CLASSE DECLASSE DEINCÊNDIOINCÊNDIO

Agente extintorAgente extintor10 litros de água10 litros de água

Gás propelenteGás propelenteNitrogênio/CONitrogênio/CO22

Tempo de Tempo de descargadescarga60 a 70 segundos60 a 70 segundos

Alcance do jatoAlcance do jato8 a 10 metros8 a 10 metros

ÁGUA ÁGUA PRESSURIZADAPRESSURIZADA TRAVATRAVA

Page 15: Combate a incêndios

MANGOTINHOMANGOTINHO

GATILHOGATILHO

TRANSPORTE

DIFUSORDIFUSOR

INSTRUÇÕESINSTRUÇÕES

CLASSE DE CLASSE DE INCÊNDIOINCÊNDIO

PUNHOPUNHO

Agente extintorAgente extintorGás CarbônicoGás Carbônico

Tempo de Tempo de descargadescarga10 a 22 segundos10 a 22 segundos

TemperaturaTemperatura-70º C-70º C

Alcance do jatoAlcance do jato1,5 metros1,5 metros

GÁS CARBÔNICOGÁS CARBÔNICO

COCO22

TRAVATRAVA

Page 16: Combate a incêndios

GATILHOGATILHO

ALÇA DE ALÇA DE TRANSPORTETRANSPORTE

MANÔMETROMANÔMETRO

INSTRUÇÕESINSTRUÇÕES

CLASSE DE CLASSE DE INCÊNDIOINCÊNDIO

BICO OU BICO OU REQUINTEREQUINTE

Agente extintorAgente extintorBicarbonato de Bicarbonato de sódio/potássiosódio/potássioEstearatos (anti-higroscópio)Estearatos (anti-higroscópio)

Tempo de descargaTempo de descarga8 a 22 segundos8 a 22 segundos

Gás propelenteGás propelenteNitrogênioNitrogênio

Alcance do jatoAlcance do jato4 A 8 metros4 A 8 metros

TRAVATRAVA

PÓ QUÍMICO PÓ QUÍMICO SECOSECO

Page 17: Combate a incêndios

BICOBICO

VOLANTEVOLANTE

CÂMARA INTERNACÂMARA INTERNAPVCPVC

PUNHO PUNHO INFERIORINFERIOR

CLASSECLASSE DE DE

INCÊNDIOINCÊNDIO

PUNHO SUPERIORPUNHO SUPERIOR

Solução AquosaSolução Aquosa++

Sulfato de Sulfato de AlumínioAlumínio

ALÍVIOALÍVIO

Agente extintorAgente extintor10 litros10 litros(água+solução)(água+solução)

Tempo descargaTempo descarga60 a 70 segundos60 a 70 segundos

Câmara externaCâmara externa bicarbonato de sódiobicarbonato de sódioAlcaçuz (estabilizador)Alcaçuz (estabilizador)

Alcance do jatoAlcance do jato8 a 10 metros8 a 10 metros

ESPUMA QUÍMICAESPUMA QUÍMICA

Page 18: Combate a incêndios

COMO UTILIZAR?COMO UTILIZAR?

Aproxime-se do princípio de incêndio Aproxime-se do princípio de incêndio após ter testado o extintor; após ter testado o extintor;

De frente para as chamas, a favor do De frente para as chamas, a favor do vento (nunca dê as costas para o fogo);vento (nunca dê as costas para o fogo);

Faça movimentos de varredura, Faça movimentos de varredura, objetivando a base das chamas;objetivando a base das chamas;

Não recue até apagar as chamas ou Não recue até apagar as chamas ou acabar seu agente extintor;acabar seu agente extintor; Após extinção, retorne á área segura. Após extinção, retorne á área segura. Deite seu extintor vazio. Deite seu extintor vazio.

Page 19: Combate a incêndios

EFICIÊNCIA DOS EXTINTORESEFICIÊNCIA DOS EXTINTORESINCÊNDIOSINCÊNDIOS

EFICIENTEEFICIENTE SIMSIM** SIMSIM** SIMSIM**

NÃONÃO EFICIENTEEFICIENTE SIMSIM** EFICIENTEEFICIENTE

NÃONÃO RESTRIÇÃORESTRIÇÃO EFICIENTEEFICIENTE NÃONÃO

NÃONÃO ESPECIALESPECIAL NÃONÃO NÃONÃO

NÃONÃO

ESPECIALESPECIAL RESTRIÇÃORESTRIÇÃO NÃONÃO

MÉTODO DE MÉTODO DE

EXTINÇÃOEXTINÇÃO RESFRIARESFRIA ABAFAABAFAABAFA E ABAFA E RESFRIARESFRIA

ABAFA E ABAFA E RESFRIARESFRIA

Page 20: Combate a incêndios

SISTEMA DE HIDRANTESSISTEMA DE HIDRANTES(REDE HIDRÁULICA PREVENTIVA PREDIAL).(REDE HIDRÁULICA PREVENTIVA PREDIAL).

Page 21: Combate a incêndios

HIDRANTESHIDRANTES

HIDRANTESHIDRANTES

DEDE

PASSEIOPASSEIO HIDRANTESHIDRANTES

DE COLUNADE COLUNA

Page 22: Combate a incêndios

ABRIGO DE MANGUEIRASABRIGO DE MANGUEIRAS

No interior do abrigo ficarãoNo interior do abrigo ficarão

os seguintes materiais: os seguintes materiais:

Registro angular; Registro angular;

Mangueiras; Mangueiras;

Esguichos; Esguichos;

Uniões e reduções, “quandoUniões e reduções, “quando

necessárias”; necessárias”;

Chave de mangueiras tipo Chave de mangueiras tipo

Storz. Storz.

Page 23: Combate a incêndios

REGISTRO ANGULAR;REGISTRO ANGULAR;

ESGUICHOS: ÂNGULOESGUICHOS: ÂNGULO

AJUSTÁVEL, TRONCO-AJUSTÁVEL, TRONCO-

CÔNICO;CÔNICO;

CHAVE DE MANGUEIRA;CHAVE DE MANGUEIRA;

UNIÕES E/OU REDUCÕESUNIÕES E/OU REDUCÕES

DO TIPO STORZ.DO TIPO STORZ.

Page 24: Combate a incêndios

SISTEMAS AUTOMÁTICOS DE SISTEMAS AUTOMÁTICOS DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOSPROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS

SPRINKLERSSPRINKLERS

MEIOS DE ALERTAMEIOS DE ALERTA

Page 25: Combate a incêndios

AMPOLA DE VIDROAMPOLA DE VIDROTemperaturas / Temperaturas / ColoraçãoColoração 57º C Laranja 68º C Vermelho 79º C Amarelo 93º C Verde141º C Azul182º C Roxo183º C Preto

CORPO(rosca de fixação)

DEFLETOR(distribuidor do

jato)

AMPOLA(elemento sensível)

CHUVEIROS AUTOMÁTICOS (SPRINKLERS)CHUVEIROS AUTOMÁTICOS (SPRINKLERS)

Page 26: Combate a incêndios

SISTEMAS AUXILIARES DE PROTEÇÃOSISTEMAS AUXILIARES DE PROTEÇÃO

Page 27: Combate a incêndios

GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO – GLPGÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO – GLP

BOTIJÕES E CILINDROS

MERCAPTANA - produto adicionado ao GLP para sua detecção.

Page 28: Combate a incêndios

GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO - GLPGÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO - GLP

ACESSÓRIOS GLP-P13ACESSÓRIOS GLP-P13

““PARA VERIFICAR SE NÃO HÁPARA VERIFICAR SE NÃO HÁ

VAZAMENTOS, UTILIZE ESPUMAVAZAMENTOS, UTILIZE ESPUMA

NUNCA SABÃO”.NUNCA SABÃO”.

Page 29: Combate a incêndios

GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO - GLPGÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO - GLP

““NUNCA PASSE A MANGUEIRANUNCA PASSE A MANGUEIRA

DO BOTIJÃO POR TRÁSDO BOTIJÃO POR TRÁS

DO FOGÃO”.DO FOGÃO”.

““NUNCA DEITE O BOTIJÃO,NUNCA DEITE O BOTIJÃO,

QUALQUER QUE SEJA QUALQUER QUE SEJA

O MOTIVO”.O MOTIVO”.

Page 30: Combate a incêndios

GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO - GLPGÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO - GLP

Page 31: Combate a incêndios

GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO – GLPGÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO – GLP

VÁLVULA E PLUG DE SEGURANÇA NO P-13

Obs: a cerca de + ou - 70º C, o plug-fusível se rompe evitando o rompimento do casco (liga

de estanho e bismuto).

Page 32: Combate a incêndios

GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO - GLPGÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO - GLP