sistema nacional de Índices de ... - ibge | portal do ibge · o sistema abrange as regiões...

21
Indicadores IBGE Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor INPC IPCA janeiro 2001

Upload: lamphuc

Post on 08-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sistema Nacional de Índices de ... - IBGE | Portal do IBGE · O sistema abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém,

Indicadores IBGE

Sistema Nacional de Índicesde Preços ao Consumidor

INPC IPCAjaneiro 2001

Page 2: Sistema Nacional de Índices de ... - IBGE | Portal do IBGE · O sistema abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém,

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE

Presidente da RepúblicaFernando Henrique Cardoso

Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e GestãoMartus Antonio Rodrigues Tavares

INSTITUTO BRASILEIRO DEGEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE

PresidenteSérgio Besserman Vianna

Diretor ExecutivoNuno Duarte da Costa Bittencourt

ÓRGÃOS ESPECÍFICOS SINGULARES

Diretoria de PesquisasMaria Martha Malard Mayer

Diretoria de GeociênciasGuido Gelli

Diretoria de InformáticaPaulo Roberto Ribeiro da Cunha

Centro de Documentação e Disseminação de InformaçõesDavid Wu Tai

Escola Nacional de Ciências EstatísticasKaizô Iwakami Beltrão

UNIDADE RESPONSÁVEL

Diretoria de Pesquisas

Departamento de Índices de PreçosMarcia Maria Melo Quintslr

EQUIPE TÉCNICA

Coordenadora: Eulina Nunes dos Santos

Colaborador (es.): Ana Maria Schultz CâmaraJulio Cesar Duarte PinheiroRegina Oliveira de FreitasRita de Cassia Moraes SbanoSérgio Monteiro Marques

Diagramador: Fátima Thereza Sannuto Louro

Indicadores IBGE

Plano de divulgação:

Pesquisa mensal de emprego

Estatística da produção agropecuária

Pesquisa industrial mensal: produção física Brasil

Pesquisa industrial mensal: produção física regional

Pesquisa industrial mensal: emprego, salário e valor da produção

Pesquisa mensal de comércio

Sistema nacional de índices de preços ao consumidor: IPCA-E

Sistema nacional de índices de preços ao consumidor: INPC -

IPCA

Sistema nacional de pesquisa de custos e índices da construção

civil

Produto interno bruto trimestral

Iniciado em 1982, com a divulgação de indicadores sobretrabalho e rendimento, indústria e preços, o periódicoIndicadores IBGE incorporou no decorrer da década de 80informações sobre agropecuária e produto interno bruto. A partirde 1991, foi subdividido em fascículos por assuntos específicos,que incluem tabelas de resultados, comentários e notasmetodológicas. As informações apresentadas estão disponíveisem diferentes níveis geográficos: nacional, regional emetropolitano, variando por fascículo.

Page 3: Sistema Nacional de Índices de ... - IBGE | Portal do IBGE · O sistema abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém,

SUMÁRIO

SISTEMA NACIONAL DE ÍNDICES DE PREÇOS AO CONSUMIDOR - SNIPC..............3

COMENTÁRIOS...................................................................................................................7

TABELAS CONJUNTURAIS.............................................................................................14

Page 4: Sistema Nacional de Índices de ... - IBGE | Portal do IBGE · O sistema abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém,

SISTEMA NACIONAL DE ÍNDICES DE PREÇOS AO CONSUMIDORSNIPC

DESCRIÇÃO

- Descrição Sumária

O Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor - SNIPC, consiste emuma combinação de processos destinados a produzir índices de preços ao consumidor. Oobjetivo é acompanhar a variação de preços de um conjunto de produtos e serviçosconsumidos pelas famílias.

O sistema abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, PortoAlegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba,além do Distrito Federal e do município de Goiânia. É a partirda agregação dosíndices regionais referentes a uma mesma faixa de renda que se obtém o índice nacional.

Os índices mensais resultam, regra geral, da comparação dospreçosvigentes nos 30 (trinta) dias do período de referência com os30 (trinta) do período base. Acoleta integral de preços se dá a cada período de 30 (trinta) dias que é segmentado, seminterrupção, em 4 (quatro) subperíodos. Cada um deles contém cerca de 7 (sete) dias comdatas definidas através do Calendário Anual de Coleta do SNIPC.

Em um subperíodo efetua-se a coleta de uma quarta parte fixa deestabelecimentos. Desta forma, é possível extrair do sistema índices com períodos base e dereferência de 30 (trinta) dias ao final de cada conjunto de quatro subperíodos.

Os índices podem ser obtidos para diversas populações-objetivo desdeque estejam disponíveis as respectivas estruturas de ponderações correspondentes afamílias de diferentes faixas de rendimento mensal.

Do ponto de vista temporal, além dos índices mensais, podem sercalculadas as variações de preços ocorridas em 2 (dois) meses ou mais, a partir das sérieshistóricas produzidas.

Ressaltando que o sistema, na forma como é montado, possibilita váriasalternativas de cálculo de índices, passamos a descrever, abaixo, os Índices Nacionais dePreços ao Consumidor:

Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC eÍndice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA;

3

Page 5: Sistema Nacional de Índices de ... - IBGE | Portal do IBGE · O sistema abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém,

- Descrição Atual

O INPC e o IPCA são calculados de forma contínua e sistemáticapara asáreas abrangidas pelo sistema.

A população-objetivo do INPC é referente a famílias com rendimentosmensais compreendidos entre 1 (hum) e 8 (oito) salários-mínimos, cujo chefe é assalariadoem sua ocupação principal e residente nas áreas urbanas das regiões; e a do IPCA éreferente a famílias com rendimentos mensais compreendidos entre 1 (hum) e 40 (quarenta)salários-mínimos, qualquer que seja a fonte de rendimentos, e residentes nas áreas urbanasdas regiões.

Para cada região são utilizadas as informações das seguintes pesquisas básicas:

PESQUISA DE ORÇAMENTOS FAMILIARES - POF

Realizada no período compreendido entre 01 de outubro de 1995 a 30de setembro de 1996.Forneceu as estruturas de ponderação das populações-objetivo.

PESQUISA DE LOCAIS DE COMPRA - PLC

Realizada no período de maio a junho de 1988. Forneceu o cadastro deinformantes da pesquisa, cuja manutenção é contínua.

PESQUISA DE ESPECIFICAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS - PEPS

Realizada na época de implantação de cada uma das regiões paratodos os produtos e serviços constantes da estrutura de ponderações.Forneceu o cadastro de produtos e serviços pesquisado, que épermanentemente atualizado com o objetivo de acompanhar a dinâmicade mercado.

PRINCIPAIS VARIÁVEIS INVESTIGADAS E UNIDADES DE INV ESTIGAÇÃO

Os preços obtidos são os efetivamente cobrados ao consumidor, parapagamento à vista.

A Pesquisa é realizada em estabelecimentos comerciais, prestadores de

serviços, domicílios e concessionárias de serviços públicos.

4

Page 6: Sistema Nacional de Índices de ... - IBGE | Portal do IBGE · O sistema abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém,

ABRANGÊNCIA GEOGRÁFICA

Regiões Metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, BeloHorizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador eCuritiba, além do DistritoFederal e do município de Goiânia.

PERIODICIDADE

Mensal

METODOLOGIA

Os índices são calculados para cada região. A partir dos preçoscoletados mensalmente, obtém-se, na primeira etapa de síntese, as estimativas dosmovimentos de preços referentes a cada produto pesquisado.

Tais estimativas são obtidas através do cálculo da média aritméticasimples de preços dos locais da amostra do produto que, comparadas em dois mesesconsecutivos, resultam no relativo das médias.

Agregando-se os relativos dos produtos através da média geométrica écalculada a variação de preços de cada subitem, que se constitui na menoragregação do índice que possui ponderação explícita.

A partir daí é aplicada a fórmula Laspeyres, obtendo-se todos os demaisníveis de agregação da estrutura item, subgrupo, grupo e, por fim, o índice geral da região.

Os índices nacionais INPC e IPCA são calculados a partir dos resultadosdos índices regionais, utilizando-se a média aritmética ponderada.

A variável de ponderação do INPC é a "população residenteurbana" (Contagem Populacional 1996) e a do IPCA "rendimento total urbano"(Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD/96).

ÉPOCA DE COLETA

O período de coleta do INPC e do IPCA estende-se, em geral, do dia 01 a 30do mês de referência.

5

Page 7: Sistema Nacional de Índices de ... - IBGE | Portal do IBGE · O sistema abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém,

TEMPO PREVISTO ENTRE COLETA E DIVULGAÇÃO

Aproximadamente 8 (oito) dias Úteis.

INÍCIO DA PESQUISA

Janeiro/1979 - Rio de Janeiro;Junho/1979 - Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife;Janeiro/1980 - São Paulo, Brasília e Belém;Outubro/1980 - Fortaleza, Salvador e Curitiba;Janeiro/1991 - Goiânia;A série Brasil encontra-se disponível a partir de setembro de 1981.

6

Page 8: Sistema Nacional de Índices de ... - IBGE | Portal do IBGE · O sistema abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém,

COMENTÁRIOSJaneiro de 2001

ÍNDICE NACIONAL DE PREÇOS AO CONSUMIDOR AMPLO - IPC A

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA ficou em 0,57% no

mês de janeiro.

Apesar da redução na taxa de variação dos combustíveis, que exerceram impacto

significativo no mês anterior, a alta dos alimentos foi o principal fator que levou o índice de

janeiro a ficar próximo ao de dezembro, 0,59%.

Considerando os últimos doze meses, a variação do IPCA situou-se em 5,92%,

pouco abaixo dos doze meses anteriores, 5,97%. Em janeiro do ano passado a taxa mensal foi

0,62%.

O IPCA é calculado pelo IBGE desde 1980, se refere às famílias com rendimento

monetário de 01 a 40 salários-mínimos, qualquer que seja a fonte, e abrange 09 regiões

metropolitanas do país, além do município de Goiânia e de Brasília.

Para cálculo do IPCA de janeiro foram comparados os preços coletados no período

de 29 de dezembro de 2000 a 29 de janeiro de 2001 (referência) com os preços vigentes no

período de 29 de novembro a 28 de dezembro de 2000 (base).

7

Page 9: Sistema Nacional de Índices de ... - IBGE | Portal do IBGE · O sistema abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém,

Produtos alimentícios

Os preços dos alimentos cresceram 0,63%, ficando 1,11 ponto percentual acima do

resultado de dezembro, quando foi registrada queda de 0,48%.

A maioria das áreas pesquisadas apontou variações expressivas no grupo

Alimentação e Bebidas, chegando a atingir 1,60% em Salvador. Os menores resultados foram

observados no Rio de Janeiro, 0,10%, São Paulo, 0,13% e Brasília, 0,14%.

De dezembro para janeiro, a maior parte dos itens que compõem a estrutura

apresentou resultado mais elevado. Os principais alimentos com variações e impactos

significativos encontram-se a seguir.

ITEMVARIAÇÃO (%)

Dezembro 2000 Janeiro 2001

Tomate -7,83 16,40Cebola 3,09 15,58Feijão carioca -0,80 8,45Óleo de Soja -0,51 5,93Arroz 0,12 5,88Batata-Inglesa -6,41 5,12Pescado 1,22 4,49Hortaliças 0,00 3,02

Com preços em queda, os destaques foram o frango (-2,48%), leite pasteurizado (-

1,86%), café moído(-2,07%) e açúcar refinado (-2,43%).

8

Page 10: Sistema Nacional de Índices de ... - IBGE | Portal do IBGE · O sistema abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém,

Produtos não alimentícios

A variação dos produtos não alimentícios foi 0,55% e ficou 0,35 ponto percentual

abaixo do percentual de 0,90% do mês anterior.

Findos, em dezembro, os efeitos do último reajuste dos combustíveis, a gasolina

apresentou pequena variação em janeiro, 0,15% (7,32% em dezembro). Embora a maioria das

áreas tenha mostrado preços em queda, na região metropolitana de Belém a alta foi de 10,38%.

A razão foi o aumento do valor do ICMS de 25% para 30%, incidindo na mesma proporção

sobre o álcool combustível, que aumentou 10,81% na região. O álcool ficou com 1,26% na

média nacional (3,28% em dezembro). O gás de cozinha apresentou queda de 0,23% (6,69%

em dezembro) mesmo com o aumento de 10,02% de Belém, onde o ICMS passou de 12% para

17%.

Os artigos de vestuário, –0,05%, com as liquidações observadas no mercado,

tiveram significativa queda em relação à taxa de 1,07% de dezembro.

Os principais impactos positivos foram exercidos pela energia elétrica, ônibus

urbanos e colégios. Em Belém, o ICMS incidente sobre a energia elétrica aumentou de 17%

para 25%, ocasionando alta de 9,68% nas tarifas. Junto com o Rio de Janeiro, onde a variação

foi de 6,53%, a energia ficou em 1,97% na média nacional. O item ônibus urbano, com

1,80%, refletiu variações registradas em Belo Horizonte (2,04%), Belém (7,14%), Goiânia

(8,75%), Fortaleza (10%) e Salvador (10%). Quanto às mensalidades escolares, a alta foi de

1,46% tendo em vista o início do ano letivo.

9

Page 11: Sistema Nacional de Índices de ... - IBGE | Portal do IBGE · O sistema abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém,

Dentre os índices regionais, o menor foi registrado em Recife (0,07%). A região

metropolitana de Belém se destacou por apresentar a maior taxa, 2,62%. No Estado do Pará

ocorreu aumento no valor do ICMS de determinados produtos e serviços, com reflexo nos

preços ao consumidor. Além dos itens com aumento no ICMS, outros influenciaram o índice.

Os principais, responsáveis por 2,00 pontos percentuais de contribuição em Belém, foram:

ITEMVARIAÇÃO (%)

Janeiro 2001

Álcool 10,81Gasolina 10,38Gás de bujão 10,02Energia elétrica 9,68Cigarro 9,26Ônibus urbano 7,14Telefone fixo 6,82Taxa de água e esgoto 5,66Cursos 4,91

10

Page 12: Sistema Nacional de Índices de ... - IBGE | Portal do IBGE · O sistema abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém,

A tabela a seguir contém os índices regionais nos dois últimos meses.

REGIÃOVARIAÇÃO MENSAL(%)

DEZEMBRO 2000 JANEIRO 2001

Belém 0,78 2,62Salvador 0,45 1,07Goiânia 0,35 0,94Fortaleza 0,73 0,93Curitiba 0,82 0,66Rio de Janeiro 1,12 0,64Porto Alegre 0,37 0,57Belo Horizonte 0,78 0,53São Paulo 0,33 0,25Brasília 0,65 0,14Recife 0,87 0,07

11

Page 13: Sistema Nacional de Índices de ... - IBGE | Portal do IBGE · O sistema abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém,

ÍNDICE NACIONAL DE PREÇOS AO CONSUMIDOR – INPC

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC ficou em 0,77% no mês de

janeiro.

Considerando os últimos doze meses, a variação situou-se em 5,44%, pouco acima

dos doze meses anteriores, 5,27%. Em janeiro do ano passado a taxa mensal foi 0,61%.

O INPC é calculado pelo IBGE desde 1979, se refere às famílias com rendimento

monetário de 01 a 08 salários mínimos, sendo o chefe assalariado, e abrange 09 regiões

metropolitanas do país, além de Goiânia e de Brasília.

Para cálculo do INPC de janeiro foram comparados os preços coletados no período

de 29 de dezembro de 2000 a 29 de janeiro de 2001 (referência) com os preços vigentes no

período de 29 de novembro a 28 de dezembro de 2000 (base).

Quanto aos índices regionais, o menor foi registrado em Brasília (-0.05%). A região

metropolitana de Belém se destacou por apresentar a maior taxa, 2,57%.

12

Page 14: Sistema Nacional de Índices de ... - IBGE | Portal do IBGE · O sistema abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém,

A tabela a seguir contém os índices regionais nos dois últimos meses.

REGIÃOVARIAÇÃO MENSAL(%)

DEZEMBRO2000

JANEIRO 2001

Belém 0,83 2,57Salvador 0,38 1,58Fortaleza 0,67 1,27Goiânia 0,14 0,96Belo Horizonte 0,89 0,82Curitiba 0,60 0,74Rio de Janeiro 1,48 0,63Porto Alegre 0,17 0,55São Paulo 0,10 0,29Recife 0,97 0,11Brasília 0,32 -0,05

13

Page 15: Sistema Nacional de Índices de ... - IBGE | Portal do IBGE · O sistema abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém,

TABELAS DE CONJUNTURAIS

S I S T E M A N A C I O N A L D E I N D I C E S D E P R E Ç O S A O C O N S U M I D O RV A R I A Ç Õ E S M E N S A I S P O R I T E N S E G R U P O S

J A N E I R O D E 2 0 0 1 - INPC

RJ POA BH REC SP DF BEL FOR S AL CUR GOI NACIONAL

INDICE GERAL 0,63 0,55 0,82 0,11 0,29 -0,05 2,57 1,27 1 ,58 0,74 0,96 0,77

Alimentação e Bebidas 0,13 1,00 1,75 0,40 0,22 -0,13 1,53 1,49 1 ,73 0,71 1,55 0,89

Cereais, Legum. e Oleagi 5,92 2,11 7,92 8,63 2,79 3,36 14,12 12,51 11 ,03 2,54 14,17 7,15 Farinhas,Féculas e Massa -0,28 0,19 0,73 1,32 0,36 0,65 -0,11 2,01 -0 ,64 1,57 0,08 0,53 Tubérculos, Raízes e Leg 11,87 -3,27 13,21 15,72 8,92 9,76 3,80 9,81 19 ,86 -1,00 12,23 10,23 Açúcares e Derivados -6,66 0,18 1,03 -1,43 -0,17 0,03 -1,12 1,15 2 ,06 1,20 0,23 -0,36 Hortaliças e Verduras 4,49 0,28 2,08 -6,76 6,80 -1,77 -2,84 -11,40 11 ,57 -23,72 2,95 1,57 Frutas 4,91 -5,15 15,92 2,38 -8,44 -0,99 4,09 8,46 5 ,56 7,33 3,20 1,76 Carnes -0,10 6,64 1,52 -1,59 1,44 0,45 0,17 -0,14 -0 ,14 2,12 0,46 1,09 Pescados 7,40 -2,69 1,54 0,97 8,67 0,18 5,62 3,55 -2 ,92 -6,62 -0,50 3,09 Carnes, Peixes Industria 0,23 -1,42 -1,39 -0,11 -1,62 0,66 1,47 -1,84 4 ,08 -0,67 0,87 0,28 Aves e Ovos -3,95 -1,09 -2,23 -3,62 -1,71 -3,36 0,56 1,43 -0 ,46 -0,65 -5,11 -1,57 Leite e Derivados -5,20 0,29 -2,15 0,85 -0,20 -4,05 -1,09 -2,46 -2 ,03 -0,99 0,36 -1,23 Panificados -0,06 1,52 -0,91 -2,46 0,22 -0,91 -0,70 -0,19 -0 ,89 0,34 0,44 -0,37 Óleos e Gorduras 2,02 5,85 3,63 3,44 4,89 2,62 1,89 2,81 1 ,30 5,14 4,57 3,49 Bebidas e Infusões -1,53 0,12 0,01 0,00 0,11 0,41 0,61 -1,30 1 ,52 1,20 -0,75 0,10 Enlatados e Conservas 2,48 0,20 1,10 1,85 -0,25 -2,26 1,26 1,95 1 ,71 0,27 -2,12 0,71 Sal e Condimentos -0,80 0,75 -0,20 0,14 0,43 -0,25 0,18 0,84 1 ,52 1,37 0,58 0,48 Alimentos Prontos 4,04 -0,06 -1,52 0,67 1,02 -7,14 0,44 2,22 0 ,48 1,56 2,40 0,85 Alimentação Fora do Domi 0,56 0,33 0,10 -0,62 -0,52 0,39 2,09 0,25 0 ,16 -0,25 0,20 0,13

Habitação 1,94 0,25 -0,05 0,08 0,14 -0,23 5,54 0,62 -0 ,48 1,08 -0,01 0,59

Aluguel e Taxas 0,03 0,22 0,10 0,00 0,05 -0,03 2,39 1,67 0 ,09 2,12 0,06 0,31 Reparos -0,04 1,88 -1,37 -0,21 1,22 -0,92 0,61 1,45 -0 ,74 0,60 -1,42 0,16 Artigos de Limpeza -0,60 1,49 1,26 0,11 1,73 -2,06 0,78 -1,07 -1 ,60 1,97 -0,65 0,47 Combustíveis (Domésticos -2,59 -0,15 -1,17 0,49 0,13 -0,03 10,02 0,09 -1 ,73 -0,57 0,10 -0,08 Energia Elétrica Residen 6,53 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 9,66 0,00 0 ,00 0,00 0,00 1,58

Artigos de Residência 0,28 0,30 0,49 -1,18 1,50 -0,57 1,39 -0,28 0 ,75 0,25 -0,70 0,58

Mobiliário 0,33 1,69 0,95 -3,37 2,98 -0,64 0,86 0,41 2 ,26 0,66 -0,26 1,44 Utensílios e Enfeites 0,39 1,53 -0,05 2,29 0,70 -0,74 -0,48 -0,58 1 ,07 1,58 2,22 0,72 Cama, Mesa e Banho 2,21 -1,23 1,34 -1,10 2,81 1,13 3,77 0,03 -0 ,03 4,70 -0,73 1,34 Eletrodomésticos e Equip -0,27 -0,98 -0,21 -1,35 1,32 0,61 1,92 -0,74 0 ,47 -0,42 -1,07 0,20 TV, Som e Informática 0,30 0,81 0,82 -1,21 0,62 -1,67 1,95 -0,34 -0 ,81 -0,95 -1,37 0,18 Consertos e Manutenção 1,41 -1,45 0,20 0,77 -0,03 -0,44 -0,39 -0,01 3 ,21 1,34 -0,43 0,52

Vestuário 0,29 0,13 -0,91 0,48 -0,73 0,53 0,92 0,31 0 ,45 0,88 0,24 0,06

Roupa Masculina 0,81 0,12 -2,33 -0,35 -0,66 -0,06 2,19 0,26 1 ,57 1,41 0,08 0,21 Roupa Feminina -0,14 -0,26 -0,15 1,00 -0,68 0,16 0,09 1,21 1 ,24 -0,65 -1,21 -0,04 Roupa Infantil 0,64 0,72 0,74 -0,42 -0,38 -0,63 0,37 1,60 0 ,29 0,20 0,03 0,20 Calçados e Acessórios -0,45 0,56 -1,22 1,34 -0,70 2,31 0,77 0,56 -0 ,12 1,41 1,42 0,15 Jóias e Bijuterias 3,05 -1,58 -2,45 1,43 -3,24 1,52 0,26 -2,25 -4 ,15 4,59 0,80 -0,80 Tecidos e Armarinho 1,17 -0,47 -0,66 -1,27 -0,86 -0,22 1,85 -1,16 0 ,67 -1,40 0,39 -0,18

Transportes 0,41 0,49 1,76 0,02 -0,03 0,02 5,65 4,00 7 ,34 1,04 3,51 1,59

Transporte Público 0,30 0,40 2,99 0,09 -0,31 0,00 5,84 7,19 9 ,52 1,76 6,35 2,34 Veículo Próprio 0,94 0,81 -0,42 0,23 0,76 -0,07 0,60 0,53 0 ,47 0,68 0,22 0,54 Combustíveis(Veículos) 0,58 -0,09 0,02 -1,75 -0,22 0,17 10,43 -1,67 -0 ,92 0,06 3,29 0,20

Saúde e Cuidados Pessoais -0,02 0,50 0,36 -0,19 0,47 0,29 0,21 -0,26 -0 ,71 0,52 -0,10 0,12

Produtos Farmacêuticos 0,04 0,19 0,42 -0,01 0,57 0,56 -0,03 -0,07 -0 ,80 0,39 -0,41 0,14 Óculos e Lentes 1,21 -0,67 -1,96 -2,04 1,67 1,16 1,17 -0,74 -0 ,22 0,62 1,44 0,10 Serviços Médicos e Dentá 0,14 1,32 0,09 0,09 0,55 0,17 0,31 -1,33 0 ,24 0,64 0,53 0,36 Serviços Laboratoriais e -0,62 0,60 1,35 -0,55 -0,01 0,10 0,83 -0,48 1 ,19 1,31 0,34 0,59 Plano de Saúde 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0 ,00 0,00 0,00 0,00 Higiene Pessoal -0,22 1,01 0,59 -0,36 0,43 -0,29 0,53 -0,43 -1 ,19 0,65 -0,13 0,05

Despesas Pessoais 0,49 0,45 0,13 -0,04 0,49 0,34 2,08 0,07 0 ,20 -0,04 0,57 0,39

Serviços Pessoais 0,09 0,79 0,14 0,08 0,79 0,51 0,02 0,03 0 ,14 0,14 0,73 0,32 Recreação 1,36 0,74 0,16 -0,42 0,85 0,69 0,79 0,26 0 ,15 -0,08 0,71 0,51 Fumo -0,05 -0,05 -0,05 -0,05 -0,05 -0,05 9,26 -0,05 -0 ,05 -0,05 -0,05 0,36 Fotografia e Filmagem 1,94 -1,86 0,59 2,09 0,46 -0,83 0,18 -0,60 2 ,08 -0,73 -0,55 0,39

Educação 1,91 1,14 0,10 0,97 1,79 -0,33 3,75 1,81 0 ,66 0,64 1,41 1,32

Cursos 1,35 0,57 0,73 0,52 2,50 0,56 5,45 2,06 0 ,75 0,70 0,13 1,38 Leitura 4,01 0,00 -0,40 -0,01 1,34 1,79 0,03 -0,10 0 ,09 -0,06 15,09 1,84 Papelaria 0,87 3,66 -2,12 8,08 -0,94 -5,33 -2,25 0,67 0 ,26 0,65 1,08 0,17

Comunicação -0,15 -0,07 0,00 -0,12 -0,17 -0,01 5,80 0,30 0 ,05 0,11 0,00 0,40

Comunicação -0,15 -0,07 0,00 -0,12 -0,17 -0,01 5,80 0,30 0 ,05 0,11 0,00 0,40

14

Page 16: Sistema Nacional de Índices de ... - IBGE | Portal do IBGE · O sistema abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém,

MAR 1396,80 0,68 1,95 3,03 1,95 8,56

ABR 1405,18 0,60 1,74 3,25 2,56 8,20

MAI 1406,73 0,11 1,40 3,02 2,68 6,95

JUN 1411,65 0,35 1,06 3,04 3,04 5,92

JUL 1414,19 0,18 0,64 2,39 3,22 4,85

AGO 1413,77 -0,03 0,50 1,90 3,19 4,30

SET 1415,18 0,10 0,25 1,32 3,29 4,38

OUT 1419,28 0,29 0,36 1,00 3,59 4,29

NOV 1421,41 0,15 0,54 1,04 3,75 4,09

DEZ 1429,51 0,57 1,01 1,27 4,34 4,34

14

SÉRIE HISTÓRICA DO INPC(conclusão)

VARIAÇÃO

ANO MÊS NÚMERO ÍNDICE (%)(DEZ 93 = 100) NO MÊS 3 MESES SEMESTRAL NO ANO 12 MESE S

1998 JAN 1441,66 0,85 1,58 1,94 0,85 4,38

FEV 1449,44 0,54 1,97 2,52 1,39 4,47

MAR 1456,54 0,49 1,89 2,92 1,89 4,28

ABR 1463,09 0,45 1,49 3,09 2,35 4,12

MAI 1473,62 0,72 1,67 3,67 3,09 4,75

JUN 1475,83 0,15 1,32 3,24 3,24 4,55

JUL 1471,70 -0,28 0,59 2,08 2,95 4,07

AGO 1464,49 -0,49 -0,62 1,04 2,45 3,59

SET 1459,95 -0,31 -1,08 0,23 2,13 3,16

OUT 1461,56 0,11 -0,69 -0,10 2,24 2,98

NOV 1458,93 -0,18 -0,38 -1,00 2,06 2,64

DEZ 1465,06 0,42 0,35 -0,73 2,49 2,49

1999 JAN 1474,58 0,65 0,89 0,20 0,65 2,28

FEV 1493,60 1,29 2,38 1,99 1,95 3,05

MAR 1512,72 1,28 3,25 3,61 3,25 3,86

ABR 1519,83 0,47 3,07 3,99 3,74 3,88

MAI 1520,59 0,05 1,81 4,23 3,79 3,19

JUN 1521,65 0,07 0,59 3,86 3,86 3,10

JUL 1532,91 0,74 0,86 3,96 4,63 4,16

AGO 1541,34 0,55 1,36 3,20 5,21 5,25

SET 1547,35 0,39 1,69 2,29 5,62 5,99

OUT 1562,20 0,96 1,91 2,79 6,63 6,89

NOV 1576,88 0,94 2,31 3,70 7,63 8,08

DEZ 1588,55 0,74 2,66 4,40 8,43 8,43

Page 17: Sistema Nacional de Índices de ... - IBGE | Portal do IBGE · O sistema abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém,

15 PESOS E VARIAÇÕES MENSAIS, POR GRUPO, SUBGRU POS E ITENS DE PRODUTOS INPC - JANEIRO DE 200 1*************************************************** **************************** N Í V E L * VA RIAÇÃO * PESO*************************************************** **************************** Índice Geral * 0.77 * 100.0000 Alimentação e Bebidas * 0.89 * 29.7947 Alimentação no Domicílio * 1.04 * 24.9908 Cereais, Legum. e Oleaginosas * 7.15 * 1.8328 Farinhas,Féculas e Massas * 0.53 * 1.1198 Tubérculos, Raízes e Legumes * 1 0.23 * 0.9349 Açúcares e Derivados * - 0.36 * 1.3520 Hortaliças e Verduras * 1.57 * 0.2233 Frutas * 1.76 * 1.1654 Carnes * 1.09 * 3.9764 Pescados * 3.09 * 0.4261 Carnes, Peixes Industrializad * 0.28 * 1.0976 Aves e Ovos * - 1.57 * 2.2474 Leite e Derivados * - 1.23 * 3.2943 Panificados * - 0.37 * 3.0833 Óleos e Gorduras * 3.49 * 0.6946 Bebidas e Infusões * 0.10 * 2.3586 Enlatados e Conservas * 0.71 * 0.2098 Sal e Condimentos * 0.48 * 0.6036 Alimentos Prontos * 0.85 * 0.3708 Alimentação Fora do Domicílio * 0.13 * 4.8039 Alimentação Fora do Domicílio * 0.13 * 4.8039 Habitação * 0.59 * 18.4602 Encargos e Manutenção * 0.32 * 11.6540 Aluguel e Taxas * 0.31 * 9.8588 Reparos * 0.16 * 0.4998 Artigos de Limpeza * 0.47 * 1.2954 Combustíveis e Energia * 1.06 * 6.8062 Combustíveis (Domésticos) * - 0.08 * 2.1406 Energia Elétrica Residencial * 1.58 * 4.6656 Artigos de Residência * 0.58 * 7.8359 Móveis e Utensílios * 1.26 * 2.7123 Mobiliário * 1.44 * 1.7873 Utensílios e Enfeites * 0.72 * 0.6168 Cama, Mesa e Banho * 1.34 * 0.3081 Aparelhos Eletroeletrônicos * 0.19 * 4.6773 Eletrodomésticos e Equipament * 0.20 * 2.2890 TV, Som e Informática * 0.18 * 2.3883 Consertos e Manutenção * 0.52 * 0.4463 Consertos e Manutenção * 0.52 * 0.4463 Vestuário * 0.06 * 6.3564 Roupas * 0.11 * 3.8547 Roupa Masculina * 0.21 * 1.2963 Roupa Feminina * - 0.04 * 1.5068 Roupa Infantil * 0.20 * 1.0516 Calçados e Acessórios * 0.15 * 1.8481 Calçados e Acessórios * 0.15 * 1.8481 Jóias e Bijuterias * - 0.80 * 0.3577 Jóias e Bijuterias * - 0.80 * 0.3577 Tecidos e Armarinho * - 0.18 * 0.2960 Tecidos e Armarinho * - 0.18 * 0.2960 Transportes * 1.59 * 17.0062 Transportes * 1.59 * 17.0062 Transporte Público * 2.34 * 10.3890 Veículo Próprio * 0.54 * 4.0085 Combustíveis(Veículos) * 0.20 * 2.6087 Saúde e Cuidados Pessoais * 0.12 * 9.4841 Prod.Farmacêuticos e Óticos * 0.14 * 4.7854 Produtos Farmacêuticos * 0.14 * 4.5960 Óculos e Lentes * 0.10 * 0.1894 Serviços de Saúde * 0.19 * 2.1134 Serviços Médicos e Dentários * 0.36 * 0.7699 Serviços Laboratoriais e Hosp * 0.59 * 0.2132 Plano de Saúde * 0.00 * 1.1303 Cuidados Pessoais * 0.05 * 2.5853 Higiene Pessoal * 0.05 * 2.5853 Despesas Pessoais * 0.39 * 6.6109 Serviços Pessoais * 0.32 * 2.5455 Serviços Pessoais * 0.32 * 2.5455 Recreação, Fumo e Filmes * 0.44 * 4.0654 Recreação * 0.51 * 2.2434 Fumo * 0.36 * 1.6115 Fotografia e Filmagem * 0.39 * 0.2106 Educação * 1.32 * 2.6845 Cursos, Leitura e Papelaria * 1.32 * 2.6845 Cursos * 1.38 * 2.0203 Leitura * 1.84 * 0.3798 Papelaria * 0.17 * 0.2844 Comunicação * 0.40 * 1.7670 Comunicação * 0.40 * 1.7670 Comunicação * 0.40 * 1.7670*************************************************** ****************************

Page 18: Sistema Nacional de Índices de ... - IBGE | Portal do IBGE · O sistema abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém,

S I S T E M A N A C I O N A L D E I N D I C E S D E P R E Ç O S A O C O N S U M I D O RV A R I A Ç Õ E S M E N S A I S P O R I T E N S E G R U P O S

J A N E I R O D E 2 0 0 1 - IPCA

RJ POA BH REC SP DF BEL FOR S AL CUR GOI NACIONAL

INDICE GERAL 0,64 0,57 0,53 0,07 0,25 0,14 2,62 0,93 1 ,07 0,66 0,94 0,57

Alimentação e Bebidas 0,10 1,13 1,19 0,38 0,13 0,14 1,36 1,28 1 ,60 0,99 1,24 0,63

Cereais, Legum. e Oleagi 5,86 3,88 7,97 9,34 2,82 3,59 14,03 12,38 11 ,72 2,48 14,71 6,65 Farinhas,Féculas e Massa -0,17 0,36 0,65 1,28 0,11 0,61 -0,11 1,88 -0 ,37 1,57 0,19 0,43 Tubérculos, Raízes e Leg 8,75 -3,81 14,03 14,64 8,80 10,30 2,94 9,23 15 ,93 -2,61 10,40 8,14 Açúcares e Derivados -6,06 0,64 0,92 -0,95 0,01 -0,11 -1,03 1,06 1 ,94 1,16 0,09 -0,36 Hortaliças e Verduras 5,07 -0,24 2,18 -7,06 7,09 0,70 -1,15 -10,35 11 ,20 -13,19 3,47 3,02 Frutas 2,40 -6,79 11,08 1,10 -7,68 1,07 2,44 8,30 5 ,17 16,76 1,56 -0,26 Carnes 0,28 6,36 0,97 -1,63 1,04 0,84 -0,06 -0,18 0 ,01 1,71 0,81 1,20 Pescados 6,12 5,77 0,91 0,47 8,74 4,10 5,91 3,60 -0 ,95 -2,48 -0,50 4,49 Carnes, Peixes Industria 0,57 -1,51 -1,76 1,09 -0,72 0,32 1,41 -1,20 4 ,14 -0,62 1,08 0,18 Aves e Ovos -3,20 -0,85 -1,56 -3,29 -1,36 -2,12 0,59 1,36 0 ,94 -0,60 -4,98 -1,28 Leite e Derivados -4,79 0,46 -2,20 0,45 -0,40 -3,72 -1,92 -3,29 -1 ,78 -1,15 0,15 -1,39 Panificados 0,14 1,82 -0,85 -2,42 0,31 -0,54 -0,71 -0,14 -0 ,79 0,49 0,37 -0,04 Óleos e Gorduras 1,33 5,92 3,35 3,31 3,01 3,07 1,72 2,63 1 ,18 5,27 4,24 2,98 Bebidas e Infusões -1,27 0,27 0,11 0,33 0,56 0,44 0,83 -1,18 1 ,62 1,03 -0,67 0,30 Enlatados e Conservas 1,43 0,86 1,46 2,11 0,12 -3,12 0,39 3,82 2 ,73 0,54 -0,92 0,75 Sal e Condimentos -0,81 0,77 -0,49 -0,08 0,50 -0,78 0,37 0,38 1 ,76 1,04 0,58 0,38 Alimentos Prontos 4,02 -0,06 -0,54 0,67 1,03 -7,14 0,44 2,22 0 ,70 1,56 2,20 0,92 Alimentação Fora do Domi 0,46 0,48 0,12 -0,59 -0,71 0,28 2,05 0,70 0 ,12 -0,33 0,20 -0,03

Habitação 1,86 0,34 0,04 0,06 0,17 -0,01 4,92 0,56 -0 ,31 1,02 0,08 0,65

Aluguel e Taxas 0,12 0,31 0,24 -0,05 0,13 0,13 1,63 1,32 0 ,20 1,61 0,20 0,30 Reparos 0,58 1,75 -1,43 0,24 0,86 -0,48 0,92 1,56 -1 ,15 0,49 -0,67 0,41 Artigos de Limpeza -0,24 1,41 1,11 0,49 1,36 -1,14 0,87 -1,17 -1 ,89 1,81 -0,54 0,57 Combustíveis (Domésticos -2,25 -0,12 -1,17 0,49 0,12 -0,03 10,02 0,09 -1 ,73 -0,71 0,10 -0,21 Energia Elétrica Residen 6,53 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 9,68 0,00 0 ,00 0,00 0,00 1,97

Artigos de Residência 0,34 0,25 0,59 -1,18 1,17 -0,55 1,49 -0,18 0 ,74 0,53 -0,64 0,60

Mobiliário 0,12 1,51 0,84 -3,10 3,67 -0,25 0,77 0,48 2 ,44 0,71 -0,68 1,69 Utensílios e Enfeites 0,01 1,61 -0,08 1,99 0,82 -0,09 -0,42 -0,53 0 ,93 1,31 1,92 0,75 Cama, Mesa e Banho 2,43 -1,45 1,50 -1,06 3,21 0,87 4,06 0,01 0 ,00 5,03 -0,73 1,73 Eletrodomésticos e Equip -0,29 -1,12 0,12 -1,28 0,80 -0,06 2,24 -0,72 0 ,59 -0,34 -1,21 0,13 TV, Som e Informática 0,48 0,85 0,99 -1,24 -0,56 -1,86 1,88 -0,21 -0 ,99 -0,56 -1,00 -0,15 Consertos e Manutenção 1,71 -1,48 -0,12 0,50 1,08 -0,36 -0,04 0,21 2 ,64 1,31 0,29 0,73

Vestuário 0,20 0,25 -1,10 0,44 -0,66 0,27 0,97 0,43 0 ,53 1,01 0,05 -0,05

Roupa Masculina 0,77 0,24 -2,44 -0,37 -0,50 -0,43 2,14 0,33 1 ,70 1,32 -0,03 0,04 Roupa Feminina -0,45 -0,15 -0,14 1,23 -0,75 0,08 0,10 1,21 1 ,14 -0,61 -1,27 -0,26 Roupa Infantil 0,55 0,92 0,96 -0,41 -0,54 -0,66 0,37 1,71 0 ,47 0,31 -0,16 0,11 Calçados e Acessórios -0,54 0,50 -1,43 1,31 -0,68 2,10 0,96 0,70 -0 ,05 1,55 1,42 0,02 Jóias e Bijuterias 3,22 -0,16 -3,32 0,37 -0,96 0,13 0,04 -1,53 -4 ,22 4,63 0,34 -0,10 Tecidos e Armarinho 0,88 -0,35 -0,92 -1,36 -0,96 -0,18 1,84 -1,30 0 ,68 -0,28 0,39 -0,20

Transportes 0,51 0,58 1,15 -0,08 -0,04 0,25 4,79 1,91 3 ,37 0,53 2,64 0,72

Transporte Público 0,31 0,23 2,94 0,20 -0,28 0,00 4,77 6,50 8 ,12 1,63 5,24 1,50 Veículo Próprio 0,53 1,01 0,30 0,62 0,17 -0,07 0,62 0,49 0 ,32 0,15 1,41 0,40 Combustíveis(Veículos) 0,81 0,09 0,28 -1,69 -0,16 0,80 10,43 -1,53 -0 ,86 0,33 3,23 0,38

Saúde e Cuidados Pessoais 0,01 0,46 0,32 -0,16 0,33 0,23 0,23 -0,38 -0 ,56 0,34 -0,04 0,17

Produtos Farmacêuticos 0,07 0,21 0,48 -0,02 0,50 0,64 0,01 -0,16 -0 ,66 0,14 -0,44 0,21 Óculos e Lentes 1,08 -0,36 -1,16 -1,82 1,13 0,57 1,51 -1,04 -0 ,42 0,56 0,04 0,17 Serviços Médicos e Dentá 0,12 1,18 0,04 0,03 0,64 0,17 0,44 -1,89 0 ,09 0,49 0,49 0,43 Serviços Laboratoriais e -0,54 -0,12 1,23 -0,73 -0,06 0,63 0,94 -1,03 -0 ,32 1,14 0,62 0,24 Plano de Saúde 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0 ,00 0,00 0,00 0,00 Higiene Pessoal -0,31 1,10 0,44 -0,37 0,30 -0,49 0,55 -0,48 -1 ,33 0,72 0,15 0,12

Despesas Pessoais 0,48 0,38 0,11 0,03 0,36 0,41 1,25 0,36 0 ,54 0,29 0,47 0,38

Serviços Pessoais 0,09 0,44 0,07 0,04 0,39 0,26 -0,01 0,04 0 ,09 0,06 0,41 0,23 Recreação 1,59 0,60 0,22 -0,14 0,62 0,82 1,06 1,26 1 ,30 0,74 0,80 0,75 Fumo -0,05 -0,05 -0,05 -0,05 -0,05 -0,05 9,26 -0,05 -0 ,05 -0,05 -0,05 0,20 Fotografia e Filmagem 0,71 -1,84 -0,12 1,80 -1,06 -0,38 -0,39 -0,09 2 ,38 -0,71 -0,33 -0,30

Educação 1,68 0,57 -0,03 0,78 2,11 0,10 3,88 2,30 0 ,62 0,59 1,11 1,41

Cursos 1,47 0,52 0,11 0,60 2,36 0,41 4,91 2,52 0 ,65 0,66 0,08 1,46 Leitura 2,86 -0,13 -0,20 0,00 1,68 2,07 0,06 -0,14 0 ,40 -0,08 15,87 1,67 Papelaria 1,00 2,40 -1,84 5,62 -0,94 -5,34 -1,93 0,67 0 ,40 0,46 1,03 -0,11

Comunicação -0,04 0,07 0,00 -0,03 -0,01 -0,01 6,40 0,13 0 ,04 0,07 0,00 0,32

Comunicação -0,04 0,07 0,00 -0,03 -0,01 -0,01 6,40 0,13 0 ,04 0,07 0,00 0,32

17

Page 19: Sistema Nacional de Índices de ... - IBGE | Portal do IBGE · O sistema abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém,

SÉRIE HISTÓRICA DO IPCA(conclusão)

VARIAÇÃO

ANO MÊS NÚMERO ÍNDICE (%)(DEZ 93 = 100) NO MÊS 3 MESES SEMESTRAL NO ANO 12 MESE S

1998 JAN 1444,64 0,71 1,31 1,59 0,71 4,73

FEV 1451,29 0,46 1,61 2,08 1,17 4,69

MAR 1456,22 0,34 1,52 2,36 1,52 4,52

ABR 1459,71 0,24 1,04 2,37 1,76 3,85

MAI 1467,01 0,50 1,08 2,71 2,27 3,95

JUN 1467,30 0,02 0,76 2,29 2,29 3,41

JUL 1465,54 -0,12 0,40 1,45 2,17 3,06

AGO 1458,07 -0,51 -0,61 0,47 1,65 2,55

SET 1454,86 -0,22 -0,85 -0,09 1,42 2,27

OUT 1455,15 0,02 -0,71 -0,31 1,44 2,05

NOV 1453,40 -0,12 -0,32 -0,93 1,32 1,76

DEZ 1458,20 0,33 0,23 -0,62 1,65 1,65

1999 JAN 1468,41 0,70 0,91 0,20 0,70 1,65

FEV 1483,83 1,05 2,09 1,77 1,76 2,24

MAR 1500,15 1,10 2,88 3,11 2,88 3,02

ABR 1508,55 0,56 2,73 3,67 3,45 3,35

MAI 1513,08 0,30 1,97 4,11 3,76 3,14

JUN 1515,95 0,19 1,05 3,96 3,96 3,32

JUL 1532,47 1,09 1,59 4,36 5,09 4,57

AGO 1541,05 0,56 1,85 3,86 5,68 5,69

SET 1545,83 0,31 1,97 3,05 6,01 6,25

OUT 1564,23 1,19 2,07 3,69 7,27 7,50

NOV 1579,09 0,95 2,47 4,36 8,29 8,65

DEZ 1588,56 0,60 2,76 4,79 8,94 8,94

2000 JAN 1598,41 0,62 2,19 4,30 0,62 8,85

FEV 1600,49 0,13 1,36 3,86 0,75 7,86

MAR 1604,01 0,22 0,97 3,76 0,97 6,92

ABR 1610,75 0,42 0,77 2,97 1,40 6,77

MAI 1610,91 0,01 0,65 2,02 1,41 6,47

JUN 1614,62 0,23 0,66 1,64 1,64 6,51

JUL 1640,62 1,61 1,85 2,64 3,28 7,06

AGO 1662,11 1,31 3,18 3,85 4,63 7,86

SET 1665,93 0,23 3,18 3,86 4,87 7,77

OUT 1668,26 0,14 1,68 3,57 5,02 6,65

NOV 1673,60 0,32 0,69 3,89 5,35 5,99

DEZ 1683,47 0,59 1,05 4,26 5,97 5,97

Page 20: Sistema Nacional de Índices de ... - IBGE | Portal do IBGE · O sistema abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém,

18PESOS E VARIAÇÕES MENSAIS, POR GRUPO, SUBGRUPOS E I TENS DE PRODUTOS

IPCA - JANEIRO 2001*************************************************** ****************************

N Í V E L * VARI AÇÃO * PESO*************************************************** ****************************

Índice Geral * 0.57 * 100.0000 Alimentação e Bebidas * 0.63 * 22.0210 Alimentação no Domicílio * 0.82 * 17.1680 Cereais, Legum. e Oleaginosas * 6.65 * 0.9583 Farinhas,Féculas e Massas * 0.43 * 0.6002 Tubérculos, Raízes e Legumes * 8.14 * 0.6203 Açúcares e Derivados * - 0.36 * 0.8839 Hortaliças e Verduras * 3.02 * 0.1885 Frutas * - 0.26 * 0.9276 Carnes * 1.20 * 2.8733 Pescados * 4.49 * 0.3098 Carnes, Peixes Industrializad * 0.18 * 0.7915 Aves e Ovos * - 1.28 * 1.3245 Leite e Derivados * - 1.39 * 2.4094 Panificados * - 0.04 * 1.9847 Óleos e Gorduras * 2.98 * 0.4345 Bebidas e Infusões * 0.30 * 1.8245 Enlatados e Conservas * 0.75 * 0.1904 Sal e Condimentos * 0.38 * 0.3943 Alimentos Prontos * 0.92 * 0.4525 Alimentação Fora do Domicílio * - 0.03 * 4.8530 Alimentação Fora do Domicílio * - 0.03 * 4.8530 Habitação * 0.65 * 15.7843 Encargos e Manutenção * 0.33 * 10.9165 Aluguel e Taxas * 0.30 * 9.6243 Reparos * 0.41 * 0.4488 Artigos de Limpeza * 0.57 * 0.8435 Combustíveis e Energia * 1.38 * 4.8677 Combustíveis (Domésticos) * - 0.21 * 1.3294 Energia Elétrica Residencial * 1.97 * 3.5383 Artigos de Residência * 0.60 * 5.8428 Móveis e Utensílios * 1.47 * 2.1763 Mobiliário * 1.69 * 1.3939 Utensílios e Enfeites * 0.75 * 0.5240 Cama, Mesa e Banho * 1.73 * 0.2583 Aparelhos Eletroeletrônicos * - 0.01 * 3.2223 Eletrodomésticos e Equipament * 0.13 * 1.5545 TV, Som e Informática * - 0.15 * 1.6678 Consertos e Manutenção * 0.73 * 0.4442 Consertos e Manutenção * 0.73 * 0.4442 Vestuário * - 0.05 * 5.5243 Roupas * - 0.07 * 3.4772 Roupa Masculina * 0.04 * 1.2614 Roupa Feminina * - 0.26 * 1.4479 Roupa Infantil * 0.11 * 0.7679 Calçados e Acessórios * 0.02 * 1.4763 Calçados e Acessórios * 0.02 * 1.4763 Jóias e Bijuterias * - 0.10 * 0.3423 Jóias e Bijuterias * - 0.10 * 0.3423 Tecidos e Armarinho * - 0.20 * 0.2287 Tecidos e Armarinho * - 0.20 * 0.2287 Transportes * 0.72 * 21.9977 Transportes * 0.72 * 21.9977 Transporte Público * 1.50 * 6.6261 Veículo Próprio * 0.40 * 9.7475 Combustíveis(Veículos) * 0.38 * 5.6241 Saúde e Cuidados Pessoais * 0.17 * 10.9836 Prod.Farmacêuticos e Óticos * 0.21 * 4.4820 Produtos Farmacêuticos * 0.21 * 4.2219 Óculos e Lentes * 0.17 * 0.2601 Serviços de Saúde * 0.17 * 4.6023 Serviços Médicos e Dentários * 0.43 * 1.5134 Serviços Laboratoriais e Hosp * 0.24 * 0.4594 Plano de Saúde * 0.00 * 2.6295 Cuidados Pessoais * 0.12 * 1.8993 Higiene Pessoal * 0.12 * 1.8993 Despesas Pessoais * 0.38 * 9.5548 Serviços Pessoais * 0.23 * 5.1194 Serviços Pessoais * 0.23 * 5.1194 Recreação, Fumo e Filmes * 0.55 * 4.4354 Recreação * 0.75 * 3.0443 Fumo * 0.20 * 1.1534 Fotografia e Filmagem * - 0.30 * 0.2377 Educação * 1.41 * 4.7974 Cursos, Leitura e Papelaria * 1.41 * 4.7974 Cursos * 1.46 * 4.0160 Leitura * 1.67 * 0.5499 Papelaria * - 0.11 * 0.2315 Comunicação * 0.32 * 3.4941 Comunicação * 0.32 * 3.4941 Comunicação * 0.32 * 3.4941

*************************************************** ****************************

Page 21: Sistema Nacional de Índices de ... - IBGE | Portal do IBGE · O sistema abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém,

MA

PI

CE

RN

PB

PE

AL

SE

BA

MG

ES

SP

PR

SC

RS

MS

MT

GO

DF

- São Luís - Av. Silva Maia, 131 - Praça Deodoro - 65020-570Tel.: (098)221-5121; Fax: (098)232-3226

- Teresina - Rua Simplício Mendes, 436 - Centro - 64000-110 Tel.: (086)221-4161; Fax: (086)221-6308

- Fortaleza - Av. 13 de Maio, 2901 - Benfica - 60040-531 Tel.: (085)243-6941 Fax: (085)281-3353

- Natal - Av. Prudente de Moraes, 161 - Petrópolis - 59020-400 Tel.: (084)211-5310 - Ramal 13 Fax: (084)221-3025

- João Pessoa - Rua Irineu Pinto, 94 - Centro - 68010-100 Tel.: (083)241-1560 - Ramal 219 e 220 Fax: (083)241-7255

- Recife - Rua do Hospício,387 - 4 andar - Boa Vista - 50050-050 Tel.: (081)231-0811 - Ramal 215; Telefax: (081)423-0056 / 423-0355Ramais 215 e 224

- Maceió - Praça dos Palmares, s/n - Edifício do INAMPS 3 e 4and 57020-000 - Tel.: (082)221-2385 221-1531; Fax: (082)326-1754

- Aracajú - Rua Riachuelo, 1017 - Térreo - São José - 49015-160 Telefax: (079)222-3122 / 8197 / 8198

- Salvador - Av. Estados Unidos, 476 - 4 andar - Comércio Edifício Sesquicentenário - 40013-900 - Tel.: (071)243-9277 - Ramais 2005 e 2008; Telefax: (071)241-2502

- Belo Horizonte - Rua Oliveira, 523 - 1 andar - Cruzeiro 30310-150 - Tel.: (031)223-0554 - Ramais 1112 e 1113Telefax: (031)223-3381

- Vitória - Avenida dos Navegantes, 675 - 9 andar - Enseada do Suá - 29056-900 - Tel: (027) 324-4016; Fax: (027)

- São Paulo - Rua Urussuí, 93 - 3 andar - Itaim Bibi - 04542-050 Tels.: (011)822-2106 / 0077 - Ramal 281; Fax: (011)822-5264

- Curitiba - Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 625 - Térreo - Centro 80430-180 - Tel.: (041) 322-5500 - Ramais 253 e 254; Telefax: (041)222-5764

- Florianópolis - Rua Victor Meirelles, 170 - Centro - 88010-440PABX: (048)224-0733 - Ramais 155, 144 e 140Telefax: (048)222-0369

- Porto Alegre - Avenida Augusto de Carvalho, 1205 - Térreo Praia de Belas - 90010-390 - Tel.: (051)228-6444 - Ramais 211, 213 e 225; Fax: (051)228-8507; Telefax: (051)228-6444 - Ramal 212

- Campo Grande - Rua Barão do Rio Branco, 1431 - Centro 79002-174 - Tels.: (067)721-1163/1902/1525 - Ramais 32 e 42; Fax: (067)721-1520

- Cuiabá - Avenida Tenente Coronel Duarte, 407 - 1 / 2 andares Centro - 78005-750 - Tels: (065)623-7121 / 7255Fax: (065)623-0573

- Goiânia - Avenida Tocantins, 675 - Setor Central - 74015-010Tel.: (062)223-3121; Telefax: (062)223-3106

- Brasília - SDS - Ed. Venâncio II - Bl H - Quadra 06 / 1 andar 70393-900 - Tels.: (061)223-1359 / 321-7702 - Ramal 124;Fax: (061)226-9106

o

o o o

o

o

o

o

o o

o

325-3857

O IBGE possui, ainda, agências localizadas nos principais municípios.

Centro de Documentação e Disseminação de Informaçõe s - CDDI

Livraria do IBGE

RO

AC

AM

RR

PA

AP

TO

Rua General Canabarro, 706 - 20271-201 - MaracanãFax: (021)569-1103

Avenida Franklin Roosevelt, 146 - loja - 20021-120 - Castelo Tel.: (021)220-9147 Avenida Beira Mar, 436 - 2 andar - 20201- 060 - Castelo Tel.: (021)210-1250 Ramais: 41 / 420 / 422 / 425 e 427Fax: (021)240-0012

- Porto Velho - Rua Tenreiro Aranhã, 2643 - Centro - 78900-750 Telefax: (069)221-3658

- Rio Branco - Rua Benjamin Constant, 506 - Centro - 69900-160 Tels.: (068)224-1540/1490 - Ramal 6; Fax: (068)224-1382

- Manaus - Rua Afonso Pena, 38 - Centro - 69020-160Telefax: (092)232-1372 PABX: (092) 633-2433 Ramais 48 e 49

- Boa Vista - Av. Getúlio Vargas, 76-E - Centro - 69301-031 Tel.: (095)224-4103 - Ramal 22 Telefax: (095)623-9399

- Belém - Av. Gentil Bittencourt, 418 - Batista Campos 66035-340 - Tel.: (091)242-0234; Fax: (091)

- Macapá - R. Leopoldo Machado, 2466 - Bairro Central 68908-120 - Telefax: (096)223-2696

- Palmas - ACSE 01 - Conjunto 03 - Lote 6/8 - Centro77100-040 - Tel.: (063)215-1907 - Ramal 308; Fax: (063)215-1829

o

241-1440

Se o assunto é , procure o

BrasilIBGE

O IBGE põe à disposição da sociedade milharesde informações de natureza estat íst ica (demográfica, social e econômica), geográfica, cartográfica, geodésica e ambiental, que permitem conhecer a realidade física, humana, s o c i a l e e c o n ô m i c a d o P a í s .

http://www.ibge.gov.brhttp://www.ibge.org

Ligação Direta Gratuita: 0800-218181

ATENDIMENTO TELEFÔNICO