sistema de aspiração - sisonline.com · detecção de incêndios através de contactos sem...

24
TUV CERT ISO 9001 Detecção de fumos por aspiração Sistema de aspiração TITANUS ® VdS EN54-20

Upload: hoangdiep

Post on 10-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

TUVCERT

ISO 9001

Detecção de fumospor aspiração

Sistema de aspiração

TITANUS ®

VdSEN54-20

índice

sistemas de detecção de fumo por aspiração 2características específicas de funcionamento 7aplicações 10concepção de projectos segundo a Norma EN 54- 20 14selecção de produtos 17

1

S i s t e m a s d e d e t e c ç ã o d e f u m o p o ra s p i r a ç ã o

A grande centralização das organizações,da produção e da armazenagem e osgrandes fluxos de mercadorias – aspectosque conduzem a uma elevada produtividade- estão relacionados com a concentraçãode valores decisivos nas empresas e nosector público.

Daí a responsabilidade de melhorar aprotecção contra os incêndios. Quantomaior for o valor do activo do negócio, maisdevastador poderá ser um incêndio para asua continuidade e sobrevivência. Quantomaior for a concentração de pessoas, maiorserá o risco para a sua segurança.

Os sistemas de detecção de fumo poraspiração proporcionam uma protecçãomuito precoce contra os incêndios com umgrau muito alto de imunidade aos falsosalarmes.

A característica fiável dos incêndios:o fumo

São três as características que identificam umincêndio: o fumo, o calor e a luz. As estatísticasde incêndios mostram claramente que a grandemaioria dos incêndios começa com fases longasde fogo latente. Nestes casos, uma detecçãoaltamente sensível ao fumo assegura umaresposta rápida e reduz ao mínimo as perdasocasionadas pelo fogo e pela interrupção dosnegócios.

68.0 %

6.5 %

25.5 %

distribuição das causas de incêndios.Distribuição percentual dos tipos de desenvolvimentode incêndios (Fonte: Bussenius)

Fogos predominantemente latentes

Fogos predominantemente abertos

Fogos latentes, fogos abertos, explosões

2

Componentes pr incipais e pr incíp iode funcionamento

Os sistemas WAGNER de detecção de fumo por aspiração actuam comum princípio de funcionamento simples e são construídos a partir deuma base altamente modular. Deste modo, podem ser desenhados deforma individual e depois adaptados de forma óptima às condiçõesambientais e as potenciais situações de risco. São compostos por doiselementos principais: os tubos de amostragem de ar na zona controladae o detector de fumo que pode encontrar-se noutro lugar.

Um extractor integrado no detector de fumo produz uma pressão negativanos tubos de amostragem. Esta pressão negativa gera um fluxo de arconstante aspirado através dos pontos de amostragem estabelecidosna instalação. A existência de partículas de fumo é analisada na câmarade medida do detector. Para eliminar os falsos alarmes, um processadorde sinais inteligente analisa os dados medidos e compara-os com padrõestípicos e característicos do fogo.

medidas de neutralizaçãodetecção

medidas de neutralizaçãodetecção

detectores de calor

detectores de fumo convencionais

sistemas WAGNER de detecçãode fumo por aspiração

medidas de neutralizaçãodetecção

inte

nsid

ade

do in

cênd

io (l

og)

tempo

comparação de sistemas de detecção de incêndios.

Os sistemas WAGNER de detecção de fumo por aspiraçãoproporcionam uma vantagem decisiva em tempo em comparação comos detectores de fumo e de calor convencionais.

3

Os componentes principais dos sistemas dedetecção de fumo por aspiração:1 Sistema de tubos e pontos de amostragem2 Detector de fumo por aspiração

2

1

4

Concepção a l tamente modular :o detector de fumopor aspiração

Com cinco dispositivos básicos diferentes e numerosasconfigurações e opções de equipamento, a família de detectoresde fumo TITANUS® por aspiração abrange todo o espectro deaplicações de detecção de fumo. Graças à sua concepçãoaltamente modular, podem ser adaptados facilmente à tarefa desupervisão necessária.

Unidade de aspiração

Para a aspiração de amostras de ar através dosistema de tubos, o extractor produz uma pressãonegativa constante.

Acessórios

Há uma gama completa de acessórios para umadetecção segura, inclusive em zonas complexasonde as outras soluções falham.

módulo(s) detectore(s)No módulo detector é analisado o nível deescurecimento no ar aspirado. A tecnologia defonte de luz de alta potência (> HPLS) utilizadaé muito sensível e muito mais avançada do queas tecnologias convencionais. Os módulosdetectores são instalados e desmontados semferramentas e podem ser configurados facilmentecom interruptores dilswitch. Dependendo daaplicação, o equipamento com dois módulosdetectores pode ser utilizado para o controlo deuma segunda zona ou para a subordinação dedois detectores.

placa base / placa mãeEsta placa avalia continuamente os valoresmedidos disponibilizados pelo detector. Estãoinstaladas diferentes rotinas dependentes (LOGICSENS) para prevenir falsos alarmes, (PIPE Guard),para controlar se há obstrução no sistema detubos e para localizar a fonte do fumo na zonacontrolada (ROOM IDENT). Os sinais de alarmedisponíveis podem ser ligados a uma central dedetecção de incêndios através de contactos semtensão ou por meio de buses de dados.

ranhura de montagem

Numerosas ranhuras de montagem oferecem aactualização posterior dos detectores de fumoTITANUS® por aspiração com placas de circuitosopcionais (por exemplo, de rede, isolamento ouinterface de bus).

placa de visualização

A parte frontal do painel dispõe de um conjuntode LED que mostra o estado de funcionamentodo detector. Dependendo do modelo, um gráficode barras indica o nível da densidade de fumoactual; além disso, os sinais de estado defuncionamento e de densidade do fumo podemser visualizados através de unidades devisualização remotas.

5

fáci l de instalar:sistema de tubosO WAGNER centra-se nas ferramentas maisrápidas e simples para a concepção dos sistemasde tubos com os denominados “tubos pré-configurados”. O sistema de tubos é fácil dedesenhar e de instalar com uma gama deacessórios pré-fabricados e de software paraauxiliar na concepção. Todos os componentesdos tubos estão disponíveis em PVC e em versõesnão halogéneas.

Esquemas de instalação para a utilizaçãodos módulos detectores (exemplos)1 Tubos em I2 Tubos em U3 Tubos em M4 Tubos em doble U

Esquemas de instalação paraimplementar uma subordinaçãoDois detectores (exemplos)

1 Protecção de espaços com unidades de detecção auxiliares.2 Protecção de espaços.3 Controlo de equipamentos e espaços pequenos.

pontos de amostragemA utilização de etiquetas adesivas graduadas nospontos de aspiração garante uma distribuiçãoequilibrada da detecção em todos os pontos deamostragem e evitam-se os silvos incómodos(imagem à escala 1:1).

acessórios (selecção)- Clipe anticongelação.- Dispositivos de insuflação manual e automática para eliminar o gelo e o pó.- Barreira antideflagrante para zonas com risco de explosões.- Filtro e filtros especiais para zonas com muito pó.- Separador de humidade.

6

Dinâmica instalada:o funcionamento como respostaQuando for ultrapassado um determinado valorde densidade de fumo ou de aumento dessadensidade, os detectores de fumoconvencionais activam um alarme. Abaixodestes limites o alarme não é activado, mesmose vários detectores individuais detectaremfumo.

Os sistemas por aspiração de fumo, no entanto,dispõem do denominado efeito colectivo. Esteefeito produz-se se, numa divisão, houvervários pontos de amostragem de ar e se foremexpostos ao fumo do fogo ao mesmo tempo.Por esta razão, a sensibilidade da resposta deum sistema por aspiração de fumo tem muitasvantagens.

O poder do efeito colectivo depende dotamanho da zona controlada e da altura deuma divisão. Em espaços com tectos altos,pode calcular-se um efeito colectivo de 50%.Isto significa que, pelo menos, metade de todosos pontos de amostragem de ar estánormalmente exposta ao fumo.

Mesmo sem este efeito colectivo, os sistemaspor aspiração de fumo já constituem umaalternativa bastante válida aos detectoresconvencionais. As unidades de detecção muitoavançadas permitem uma sensibilidade até5000 vezes maior do que a dos detectoresconvencionais.

Sensibilidade de respostasem efeito colectivo

Sensibilidade de respostacom efeito colectivo

7

C a r a c t e r í s t i c a se s p e c í f i c a s d ef u n c i o n a m e n t o

Além das vantagens relativas aos detectores por aspiração de

fumo, o sistema WAGNER oferece características únicas de

funcionamento de grande fiabilidade e adaptabilidade, bem

como um manuseamento simples durante a instalação e a

utilização.

>> plug & play

A função Plug & Play permite uma colocação em serviço rápida e fácildos Sistemas TITANUS® de detecção por aspiração de fumo.Dependendo do tipo de dispositivo, todas as funções básicas sãoprogramadas ou configuradas previamente através de interruptoresdilswitch. Não são necessários software nem ferramentas deprogramação.

>> sensibi l idade extrema por HPLS

Através de uma fonte de luz de grande potência (HPLS), a sensibilidadedos módulos de detecção é 5000 vezes maior do que a dos detectoresde fumo convencionais e garante um comportamento de respostauniforme perante diferentes tipos de fogo. Em comparação com ossistemas convencionais de detecção por aspiração de fumo, o fluxo dear principal não é conduzido a um ponto de detecção, mas antes a umacâmara de medição que está especialmente projectada para evitar odepósito de partículas de pó.

1

2

3

Fonte de luz de grande potência

1 Fluxo de ar guiado para evitar o depósito de partículas.2 Fonte de luz (emissor/transmissor).3 Fotodíodo (receptor)..

8

>> Localização de incêndioscom ROOM • IDENT

O sistema ROOM • IDENT garante não apenas a detecção dos incêndiosnuma fase precoce, mas também a sua localização. Uma única unidadede detecção pode controlar até cinco divisões. O ROOM • IDENTlocaliza a origem do fogo em quatro fases. O sistema pode ser divididoem zonas, como um sistema direccionável convencional, indicandoonde se encontra a zona de fogo num painel frontal de LED.

Fase 1 (modo normal)

Durante o modo normal, são recolhidas as amostras de ar do sistema de tubosque há nas diferentes divisões e depois são avaliadas.

Fase 2 (detecção muito precoce do incêndio)O fumo é aspirado e analisado. O alarme é activado para permitir uma respostarápida.

Fase 3 (fluxo de retorno)

O ventilador de entrada é desactivado quando um alarme é activado e umsegundo ventilador é activado para retirar todas as partículas de fumo dos tubosna direcção contrária.

Fase 4 (localização)

Depois de limpar o sistema de tubos, o fluxo de ar volta ao seu sentido inicial.Consoante o tempo que o fumo aspirado demora a chegar ao módulo dedetecção, o sistema determinará que divisão controlada contém o incêndio.

O ROOM • IDENT pode ser configurado de forma que a localização comecelogo quando o pré-alarme é activado. O limiar de pré-alarme, independente dolimiar do alarme principal, é configurável.

9

>> Prevenção de fa lsos a larmespor LOGIC • SENS

O processamento inteligente de sinais LOGIC • SENS analisa os sinaisde entrada com algoritmos definidos com base em numerosos testesde fogo e décadas de experiência. Factores de falsos alarmes comopó, gases de escape e humidade são suprimidos em grande parte,inclusive em zonas extremas, por comparação com padrões típicos ecaracterísticos do fogo.

>> Vig i lânc ia do s is temade tubos porPIPE • GUARD

O sistema PIPE • GUARD de controlo do fluxode ar analisa permanentemente se os tubosestão partidos ou obstruídos. A sensibilidadepode ser definida até ao controlo de um sóorifício. O controlo do fluxo de ar é realizadomediante a compensação por temperatura epode ser ajustado em função da pressão do ar.

fluxo de ar normal fluxo de ar demasiado baixo:obstrução

fluxo de ar demasiado alto:ruptura de tubo

janelas decontrolo

Sina

l do

sens

or d

e flu

xo d

e ar

tempo

Exemplo da trajectória do sinal do sensor de fluxo de ar em avarias

Sistema WAGNER de detecção de fumo por aspiração

> Detecção muito precoce de fumo de alta sensibilidade

> Alta imunidade aos falsos alarmes, inclusive em condições ambientais difíceis

> Sistema de fácil concepção e instalação

> Facilmente acessível para manutenção e serviço

> Permite a detecção precisa de pontos de amostragem de ar individuais bloqueados por danos no sistema de tubos

10

s i s t e m a s WA G N E R d e d e t e c ç ã o d ef u m o p o r a s p i r a ç ã o : A p l i c a ç õ e s

Para a detecção muitoprecoce do fumo

- Por exemplo em CPD (centros deprocessamento de dados) e

telecomunicações, indústria desemicondutores

Redução ao mínimo do tempo de paragem daactividade na empresa devido à detecção maisprecoce possível do fumo; até 5000 vezes maissensível em comparação com os detectores defumo convencionais.

E m l o c a i s c o mf r a c a a c e s s i b i l i d a d e

- Por exemplo, em zonas de armazéns comgrandes alturas, no interior de pátios e

espaços altos

Inspecção rápida e fácil do sistema de detecçãode fogo graças à instalação da unidade dedetecção a uma altura acessível.

E m e s p a ç o sc o n t í g u o s

- Por exemplo, em quartos de hotel,camarotes de navios, compartimentos,

celas de prisão

Controlo a baixo custo até cinco espaçoscontíguos com localização do incêndio.

11

Em ambientes pulveru lentos

- Por exemplo, nas instalações dereciclagem, nos túneis e na indústria dopapel

Protecção fiável contra os falsos alarmes devidoà combinação de uma tecnologia robusta coma aplicação de acessórios compatíveis comofiltros especiais e um sistema de insuflação.

Em monumentos

- Por exemplo, em bibliotecas,arquitectura moderna ou clássica

Tecnologia de detecção de incêndiospraticamente invisível graças à instalação ocultade tubos e de pontos de amostragem de ar.

E m z o n a s d e s e g u r a n ç a

- Por exemplo, em celas de prisão,cofres, arsenais

Não é preciso entrar em zonas de altasegurança para realizar as inspecções e amanutenção.

12

E m c o n d i ç õ e s d e g e l o e g e a d a

- Por exemplo, em zonas de armazenagema muito baixas temperaturas e em zonas dearmazenagem sem aquecimento

Detecção muito precoce do fumo em locaiscom temperaturas até -40 ºC graças àtecnologia inovadora de fonte de luz de grandepotência (HPLS), bem como aos dispositivose acessórios especiais para locais comcongelação.

Quando a tecnologia deve estarsempre disponível

- Por exemplo, em gabinetes decontrolo, instalações de produção e

salas de servidores

A melhor garantia possível da disponibilidadede instalações nevrálgicas de produção ecomunicações através da detecção muitoprecoce do fumo e do corte automático daalimentação eléctrica.

E m z o n a s r e s t r i n g i d a s

- Por exemplo, em condutas de cabos,cavidades e chãos falsos

Protecção óptima contra o fogo nas zonasque não proporcionam espaço suficiente paraa instalação da tecnologia convencional dedetecção de incêndios.

13

Em apl icações em locais isolados

- por ejemplo en centrales de energía eólicay transformadores

Control a bajo coste de pequeñas salas con laopción de diagnóstico remoto, en particular eninstalaciones descentralizadas alejadas.

E m z o n a s c o m f o r t e s c a m p o se l e c t r o m a g n é t i c o s

- por ejemplo en interruptores ytransformadores de al ta tensión

Detecção de incêndios sem ser influenciadapor campos electromagnéticos ou radiaçãonuclear já que a instalação da unidade dedetecção se encontra fora da zona controlada.

Em zonas com e levada humidade

- Por exemplo, em saunas, salas dearmazenagem a fr io, zonas dearmazenagem sem aquecimento

Insensibilidade à humidade condensadapela utilização de separadores de humidadeantes da unidade de detecção.

14

Concepção de projectos segundoa Norma EN 54-20:O que mudou?EN 54-20 - um requisito para a marca CEA norma EN 54-20 para sistemas de detecção de fumo por aspiração (ASD) foi introduzida em 2007. Em Julho de

2009 finalizou o período transitório desta norma harmonizada da UE. Nesta data, as normas e as directrizes

nacionais que estivessem em conflito com a Norma EN 54-20 perderam a sua validade. Os detectores de fumos

e, em particular, os sistemas de detecção por aspiração estão incluídos na Directiva dos Produtos da Construção

(D.P.C.), pelo que o cumprimento da Norma EN 54-20 é uma condição preliminar para a marcação CE. Isto significa

que todos os ASD lançados no mercado depois de Junho de 2009 devem estar certificados em conformidade com

a Norma EN 54-20 por um organismo autorizado.

Pela primeira vez, transparência emmatéria de sensibilidade

Quem especificava um objectivo de protecçãode um determinado risco, precisava de umdetector de incêndios com uma sensibilidadeparticular. Até agora isto levantava umproblema, pois o projectista não dispunha deinformação fiável sobre a sensibilidade realdos detectores.

No passado, o fabricante podia definir asensibilidade nominal do seu dispositivo deforma arbitrária (não havia um meio decomparação desta informação). Com a NormaEN 54-20, foi introduzida, pela primeira vez,uma classificação dos detectores de fumo,dependendo da sua capacidade de detecçãomuito precoce do fogo.

A partir dos ensaios do tipo de fogo realizadosaos detectores convencionais, em que foramaplicados factores de redução até 40, foramcriados três cenários com diferentes classesde sensibilidade (consultar a Tabela 1).

Segurança certificada para ouso de acessórios

A partir de agora, os acessórios têm de seravaliados por um organismo de ensaiosacreditado. Além disso, têm de constar nocertificado de homologação (VdS, por exemplo),excepto se, através de uma inspecção simples,se consiga determinar que o acessório utilizadonão tem qualquer influência na sensibilidadedo sistema e/ou na sua aspiração.

Esta inovação aplica-se a cada concepção deprojecto e instalação de sistemas de detecçãode fumo por aspiração na UE.

A utilização de um filtro não homologado, porexemplo, significa automaticamente a perda daconformidade CE. Portanto, em caso de dúvida,a concepção do projecto deveria incluir desdeo princípio a possibilidade de actualização oua modernização do ASD com os acessóriosadequados (por exemplo, filtros).

Sensibilidade Zona de aplicação

Detecção muito precoce, zonas com um elevado grau de diluiçãode ar como, p. ex., condutas de ar condicionado de salas limpas.

Detecção muito precoce de fogo na maioria das zonas onde são guardadasmercadorias de grande valor e/ou zonas de processamento.

Detecção de fogo em zonas onde os detectores convencionaisnão são suficientes (por exemplo, por razões de manutenção oude estética).

Muito Alta

Alta

Normal

Classe A

Classe B

Classe C

15

VDE 0833 - 2: Pelo menos, Classe B para tectos altos

Com o Regulamento alemão VDE-0833-2 começou-se a considerar a sensibilidade da classe A à C de acordo com

a Norma EN 54-20. Dependendo da altura do tecto, devem ser cumpridas determinadas classes de sensibilidade

(consultar a Tabela 2). Vários estados da UE estão a preparar estudos similares para ter em conta o efeito de

diluição em espaços altos.

Imunidade aos falsos alarmes e manutençãodo objectivo de protecção

Nas zonas onde são esperados diversosfactores perturbadores, foram determinadosdois meios fundamentais para evitar os falsosalarmas dos detectores de fumo (juntamentecom a util ização de fi ltros físicos):

Supressão de cenários de avarias atravésdo reconhecimento de padrões de fumo:Mantém-se o objectivo de sensibilidade /protecção.

Diminuição da sensibilidade por meio deparametrização ou de algoritmos de auto-aprendizagem:Diminui o objectivo de sensibilidade /protecção.

Com a Norma EN 54-20 e as suas classes,são aplicadas regras rigorosas à diminuiçãoda sensibilidade actual: abaixo de umdeterminado limite, um detector satisfazautomaticamente apenas uma classe inferiore, portanto, perde o objectivo de protecçãoespecificado.

Por conseguinte, é possível, inclusive, a perdada conformidade CE. Como as consequênciasde uma elevada falta de sensibilidade sãodramáticas em caso de incêndio, a Norma EN54-20 corrige esta situação, proporcionandoum elevado grau de protecção ao cliente. Defacto, a qualidade da detecção requeridatambém deve ser mantida durante ofuncionamento.

Altura até 12 m

Altura de 12 m até 16 m

Altura de 16 m até 20 m

Classes A, B ou C

Classes A ou B

Classe A (se a eficiência dadetecção estiver provada)

VDE 0833-2 de conformidade com 06/09

Limites na concepção do projecto em vezde limites do tempo de transporte

A Norma EN 54-20 tem em conta a concepçãodo projecto dos sistemas de detecção de fumopor aspiração: para cumprir a norma e as suasaplicações, os testes de fogo fixados pelanorma devem ser detectados num espaço detempo determinado.

Este objectivo pode ser alcançado através deuma elevada sensibilidade e de um tempo detransporte relativamente longo (fumo) ou, então,através de uma menor sensibilidade e de umtempo de transporte relativamente curto. Poresta razão, a influência do tempo de transportejá não pode ser separada da sensibilidade numsistema de detecção de fumo por aspiração.Por conseguinte, os limites do tempo detransporte, considerados no guia CEA 4022,já não existem. Em vez disso, os organismoscertificadores especificam agora os limites paraa concepção do projecto. Estes limites resultamdos modelos implementados nos testes defogo especificados para a realização dosensaios indicados na norma.

Os limites de concepção resultantes constamno manual técnico e/ou no software deconcepção de projecto do ASD (dependendodo fabricante).

16

O que é importante para a concepçãodo projecto?

redução de custos

capacidade de supervisão

O essencial não é a classificação do detector,mas sim aclassificação do projecto

Se um dispositivo ASD estiver marcado como de classe A ou B,

isto não significa necessariamente que a concepção do projecto

ASD cumpre também estas classes. A marcação mostra unicamente

que, pelo menos, uma concepção do projecto com um orifício de

aspiração cumpre a norma.

Por esta razão, é importante comprovar se a concepção do projecto

previsto cumpre os requisitos da classe de sensibilidade desejada

em cada ponto (número de orifícios de aspiração, comprimento

de tubos, forma dos tubos, acessórios) (ver a Figura 1).

Capacidade de controlo

A capacidade de controlo de um sistema ASDé determinada pelo número de detectores defumo convencionais que consegue substituir.Este é o factor decisivo para avaliar a relaçãocusto-benefício de qualquer sistema dedetecção de fumo por aspiração. A capacidadede controlo pode ser obtida facilmente pelonúmero de orifícios de aspiração que podemser realizados a uma distância real entre si(normalmente, cerca de 8 m).

Um grande número de orifícios de aspiraçãoou um tubo comprido, consideradosindependentemente, não representam qualquervantagem considerável no mercado.

ClassesA,B,C

Detector de fumopor amostragemde ar. Classe C

Classe B

Classe A

Tubo com orifícios de aspiração

A concepção do projecto máximo de um ASDdepende da classe de sensibilidade que deve sersatisfeita de acordo com a Norma EN 54-20.

17

Selecção de produtos

A gama TITANUS® da WAGNER oferece normalmenteuma solução com uma maior relação custo-benefíciodo que os outros sistemas de detecção de fumo poraspiração. O cliente só compra a tecnologia querealmente necessita. Isto requer tanto sensibilidadedos sistemas como outras características defuncionamento.

A selecção simples de um sistema WAGNER dedetecção de fumo por aspiração é descrita nos quatropassos seguintes.

1. Classificação dos requisitos

Quantidade de pontos de aspiração de fumo e decomprimento do tubo

A quantidade necessária de pontos de aspiração de ar pode serdefinida em função do tamanho da zona controlada bem comodo cumprimento das respectivas normas e directrizes nacionaispara o planeamento de detectores de fumo. A zona controladacorresponde à de um detector óptico convencional.

Neste momento, o comprimento necessário de tubo deamostragem deve ser determinado, pois é um factor limitantepara a selecção de sistemas de detecção de fumo por extracçãode amostras de ar.

Requisitos específicos

Devem ser tidos em conta requisitos específicos para a posteriorselecção dos acessórios como: exposição ao pó e decondensação de humidade, compatibilidade com redes,organização de alarmes, visualização dos dados, etc.

Definição da sensibilidade

No campo de aplicação da Norma EN 54-20, foram definidastrês classes de sensibilidade para os sistemas de detecção defumo por aspiração.

As classes A, B e C são adequadas para a classificação objectivados requisitos de sensibilidade e podem ser adoptadas paraquase todas as zonas de aplicação.

Exceptuam-se as zonas especiais como espaços limpos e áreasinformáticas com uma elevada taxa de permuta de ar, onde deveser adoptada uma sensibilidade ainda maior do que a necessáriana classe A.

No capítulo Concepção de projectos de acordo com a NormaEN 54-20 encontra-se um resumo das classes de sensibilidadeA, B e C.

2. Selecção do dispositivo de detecção de fumopor aspiração

Para a concepção de um sistema de detecção de incêndios comsistemas Wagner de detecção de fumo por aspiração utilizandoo TITANUS PRO•SENS® e / ou o TITANUS TOP•SENS®, ésuficiente o módulo básico com 0,5% de escurecimento/m de luz.No entanto, dependendo dos objectivos de protecção, por exemplo,para a implementação de uma detecção muito precoce do fumo,pode ser necessária uma maior sensibilidade.

3. Selecção de acessórios

Depois de estabelecidos os requisitos específicos, podem serseleccionados os acessórios adequados (por exemplo, filtros nocaso de ambientes pulverulentos, armadilhas de vapor no casode condensação de humidade).

4. Selecção dos componentes do tubo e dos seusacessórios

Planeamento do sistema de tubos

Devem ser determinados os componentes necessários dos tubos(tubo para amostras, arcos, tampas, etc.) e os acessórios especiais(rótulos de aspiração-redução, filtros de ar, etc.). Devido à baixaresistência ao fluxo de ar, as curvas são preferidas em relaçãoaos joelhos.

Selecção do material dos tubos

Os tubos de amostragem podem ser tanto de PVC como de ABS.Para a utilização a baixas temperaturas e/ou quando for necessárioum tubo sem halogéneos, deve ser escolhido o ABS.

18

V i s ã o g e r a l d o s i s t e m aTodos os sistemas

dispositivo de aplicações típicas

- instalações eléctricas e electrónicas- zonas de pequenas a médias- até cinco zonas com localização de incêndios

- CPD e salas de telecomunicações- saunas- salas com ar condicionado com uma alta taxa de permuta de ar- zonas de armazenagem, zonas de armazenagem com grandes alturas, zonas de armazenagem com congelação- instalações de produção- depósitos de reciclagem- túneis de estradas e de caminhos-de-ferro

- salas limpas- fabrico de semicondutores- CPD e salas de telecomunicações- salas com ar condicionado com elevadas taxas de permuta de ar

- CPD, instalações de servidores e salas de telecomunicações- armários de controlo e instalações de energia eléctrica de emergência- dispositivos de distribuição de baixa e média tensão

T I T A N U S M I C R O · S E N S ®

Dispositivo de baixo custo para a detecçãode fumo por aspiração, destinado àprotecção de instalações e ao controlo deespaços pequenos.

T I T A N U S PRO · S E N S ®

T I T A N U S TOP · S E N S ®

T I T A N U S SUPER · S E N S ®

T I T A N U S RACK · S E N S ®

O TITANUS PRO ·SENS® é o dispositivoTITANUS® mais aplicado em todo o mundopara a detecção de fumo por aspiração.Com o uso de dois módulos detectores, épossível conseguir uma relação de custo-benefício a dobrar na zona controlada.

Dispositivo avançado e aplicáveluniversalmente para a detecção de fumopor recolha de amostras de ar com indicaçãodo nível de fumo e vários níveis de alarme(3 limiares de alarme). Pode ser equipadocom 2 unidades detectoras.

Dispositivo altamente sensível paraaplicações especiais.

Sistema de aspiração indicado para aprotecção de bastidores de 19”.

Os dados da tabela seguinte podem ser utilizadospara seleccionar o sistema adequado para a protecçãode instalações e para o controlo de divisões pequenas.

19

apresentação da sensibilidade dosdiferentes tipos de detectores

número de módulos detectores

limiar de alarme por módulo

gráfico de barras

intervalo de temperaturas (ºC)

intervalo de temperaturas da versão para congelação (ºC)

detector de dependência dupla

compatível com redes

comprimento máximo do sistema de tubos (m)

número máximo de pontos de aspiração

classes segundo a Norma EN 54-20

0,01 0,02 0,05 0,1 0,2

escurecimento de luz (% / m)

1 1-2 opt-20a

+60

-40a

+40pos.* opt 50 8 A-C

AETM-50xx**

AETM-10xx** 0,01 ... 2,0

0,05 ... 2,0

AETPx-01 0,015 ... 0,12

0,1 ... 0,8AETPx-10xx

AETPx-50xx 0,5 ... 1,0

1-2 1-3 no-20a

+60

-40a

+60pos. opt 2x280 2x32 A-C

0,0015 ... 0,12 AETT-01xx

0,01 ... 0,8 AETT-10xx 1-2 3 si-20a

+60

-40a

+60pos. opt 2x280 2x32 A-C

0,05 ... 1,0 AETT-50xx

0,0025 ... 0,2 AETSxx 1 3 si-20a

+60

_ no pos*. 200 24 A-C

A-C1039optpos._0a

+40opt21-2

0,01 ... 2,0

0,05 ... 2,0

AETR1-10xAETR2-10x

AETR1-50xAETR2-50x

0,4 0,8 1,6 6,4 *)Com gráfico de barras**) Utilizando uma caixa detectora

SEDE CENTRALC/ Julián Camarillo, 26 - 2ª planta - 28037 MADRID • Tel: 91 754 55 11 - Fax: 91 754 50 98

FACTORÍA DE TRATAMIENTO DE GASESAv. Alfonso Peña Boeuf, 6. P. I. Fin de Semana - 28022 MADRID • Tel: 91 312 16 56 - Fax: 91 329 58 20

DELEGACIÓN NOROESTEC/ José Luis Bugallal Marchesi Nº 9, 1º B - 15008 A CORUÑA • Tel: 98 114 02 42 - Fax: 98 114 24 62

DELEGACIÓN NORESTEC/ Rafael de Casanovas, 7 y 9 - SANT ADRIA DEL BESOS - 08930 BARCELONA

• Tel: 93 381 08 04 - Fax: 93 381 07 58DELEGACIÓN ESTE

Avda. Cortes Valencianas 39, 1ª Planta. Oficina 25, Edificio Géminis Center - 46015 VALENCIA• Tel: 96 119 96 06 - Fax: 96 119 96 01

DELEGACIÓN SURC/ Industria, 5 - Edificio Metropol 3, 3ª Planta, Mod. 17. P.I.S.A. 41927 Mairena del Aljarafe - SEVILLA

• Tel: 95 465 65 88* - Fax: 95 465 71 71

DELEGACIÓN CANARIASC/ San Paolo, 17 - Pol. Ind, El Sebadal - 35008 LAS PALMAS DE GRAN CANARIA

• Tel: 928 24 45 80 - Fax: 928 24 65 72

www.aguilera.es • e-mail: [email protected]

Edición 01/10

Det

ec

ção por aspiração