sistema caatinga buffel-leucena

3
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS MANEJO DE PASTAGENS AGRONOMIA Sistema Caatinga-Buffel-Leucena Estudo requerido pela disciplinaManejo de Pastagens, do docente Profº José Marques, realizado pelo discenteVinicius VieiraCursino.

Upload: vinicius-vieira-cursino

Post on 02-Aug-2015

1.303 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sistema caatinga buffel-leucena

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZDEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAISMANEJO DE PASTAGENSAGRONOMIA

Sistema Caatinga-Buffel-Leucena

Estudo requerido pela disciplinaManejo de Pastagens, do docente Profº José Marques, realizado pelo discenteVinicius VieiraCursino.

Ilhéus / 2012

Page 2: Sistema caatinga buffel-leucena

Sistema Caatinga-Buffel-Leucena no semi-árido.

O CBL é totalmente adaptado às condições do semi-árido nordestino. As letras são iniciais de Caatinga, Capim Buffel(Cenchrus ciliares)e Leguminosas ou outras plantas que são utilizadas como fonte de proteína ou de energia, A leucena (Leucaenaspp), tem sido a leguminosa recomendada, embora outras espécies possam ser também utilizadas. O CBL retira da caatinga a exclusividade como fonte de forragem para os animais durante o ano, como é o usual na quase totalidade dos sistemas à produção pecuária no Nordeste. O CBL leva o animal a pastejar na caatinga apenas durante o período chuvoso (2 a 4 meses), período em que este oferece quantidade máxima em termos de oferta quantitativa e qualitativa de forragem, associada a uma área de capim-Buffel (B), com piquetes contíguos de uma leguminosa arbustiva (L). Durante as chuvas, é plantado Capim Buffel (Cenchrus ciliares)forrageira resistentes à seca que são, posteriormente, cortadas e armazenadas sob as formas de silo ou feno e usadas como suplemento alimentar durante a estiagem. O sistema CBL praticamente não usa insumos externos à propriedade, o que reduz o seu custo de operação.

É uma gramínea forrageira, que apresenta grande adaptação às condições climáticas adversas do Semi-Árido nordestino, com boa capacidade de rebrota e excelente palatabilidade.

É uma gramínea forrageira, que apresenta grande adaptação às condições climáticas adversas do Semi-Árido nordestino, com boa capacidade de rebrota e excelente palatabilidade.

O capim-Buffel (B)(Cenchrus ciliares), é utilizado em pastejo direto durante a maior parte do ano ( 8 a 10 meses), quando a caatinga pouco a nada tem a oferecer.

A leucena (Leucaenaspp), é utilizada em pastejo rotacionado durante um período que pode ir do último terço do perído verde até meados do período seco, dependendo da sua área proporcional e da pluviosidade ocorrida. A partir daí, até a chegada do período de chuvas, a leucena é fornecida aos animas sob a forma de feno e/ou silagem, preparado nos meados da estação chuvosa. O acesso aos animais ao piquete de leucena para o pastejo, se dá, diariamente, por uma hora.

Para implantação do sistema CBL, deve-se fazer a seleção das áreas com solo mais profundo e bem drenado para a plantação de leucena, destinando-se as áreas de solo mais pobres para o pasto nativo da caatinga. As Áreas ocupadas com a platanção de leucena e capim-buffel devem representar cerca de 2/3 de áreal total, sendo que a área plantada com leucena não deve ultrapassar um terço daquela ocupada pelo capim-buffel, visto que é a base de suporte do sistema, como mostra o quadro 1.

2

Page 3: Sistema caatinga buffel-leucena

Quadro 1 – Sistema CBL

3