sistema bipartidario

3
Sistema Bipartidário Tendência a ser seguida: A sociedade tende naturalmente a um movimento dualista, orientando-se ao sistema bipartidário. Composição: Como o nome já indica, o sistema bipartidário é composto por apenas dois partidos políticos que dividem o poder. A corrente majoritária(situação) é responsável pelo exercício das políticas governamentais, já o partido minoritário tem a única função de ser a oposição. Existência de diversos partidos políticos menores: É possível que dentro do sistema bipartidário existam diversos partidos políticos, uns concorrendo com os outros, porém este sistema dá a possibilidade, estrutural, de apenas dois partidos chegarem ao poder. Segundo Maurice Duverger, não é fácil distinguir um sistema dualista, de um sistema pluralista, pois a existência de pequenos grupos políticos lado-a-lado dos grandes partidos dificulta esta identificação. Estados Unidos: Um exemplo pode ser encontrado nos Estados Unidos, por trás do partido democrata e do partido republicano existem diversos outros menores: Partido Trabalhista, Partido Socialista, Partido Proibicionista e Partido Progressista. Características: Pode-se afirmar que é caracterizado como sistema dualista quando a existência de terceiros partidos não atrapalhe que os dois principais governem sozinhos.

Upload: jonathan-araujo

Post on 24-Jul-2015

317 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sistema Bipartidario

Sistema Bipartidário

Tendência a ser seguida:

A sociedade tende naturalmente a um movimento dualista, orientando-se ao sistema bipartidário.

Composição:

Como o nome já indica, o sistema bipartidário é composto por apenas dois partidos políticos que dividem o poder.

A corrente majoritária(situação) é responsável pelo exercício das políticas governamentais, já o partido minoritário tem a única função de ser a oposição.

Existência de diversos partidos políticos menores:

É possível que dentro do sistema bipartidário existam diversos partidos políticos, uns concorrendo com os outros, porém este sistema dá a possibilidade, estrutural, de apenas dois partidos chegarem ao poder. Segundo Maurice Duverger, não é fácil distinguir um sistema dualista, de um sistema pluralista, pois a existência de pequenos grupos políticos lado-a-lado dos grandes partidos dificulta esta identificação.

Estados Unidos:

Um exemplo pode ser encontrado nos Estados Unidos, por trás do partido democrata e do partido republicano existem diversos outros menores: Partido Trabalhista, Partido Socialista, Partido Proibicionista e Partido Progressista.

Características:

Pode-se afirmar que é caracterizado como sistema dualista quando a existência de terceiros partidos não atrapalhe que os dois principais governem sozinhos.

Caso o mesmo partido permaneça no poder, eleição após eleição, haverá, em verdade, o sistema de partido predominante e não um sistema bipartidário.

Também se faz necessário que os dois partidos estejam em condições de competir pela maioria absoluta de cadeiras, que um dos partidos consiga conquistar uma maioria parlamentar e que exista a possibilidade de alternação no poder.

Page 2: Sistema Bipartidario

Sistema Pluripartidário

Conceito:

O conceito básico do pluripartidarismo é o de que um partido político é uma organização que pode ser formada a qualquer momento, desde que tenha os requisitos mínimos exigidos pela legislação eleitoral e que, principalmente, respeite a constituição nacional.

Os membros do partido são reunidos e ficam encarregados de divulgar as idéias e propostas do grupo, visando adquirir novos pequenos grupos para que este tenha uma projeção nacional e consiga se candidatar e ter força nos cargos mais importantes do cenário político.

Caracterizado por três ou mais partidos políticos:

É caracterizado pela presença de três ou mais partidos políticos disputando o poder em um determinando sistema de Estado.

Considerado como o sistema mais democrático:

É considerado por alguns como o sistema “mais” democrático em comparação com os outros, pelo motivo de que a existência de diversos partidos confere autenticidade ao governo.

A existência de partidos se apresenta com vantagens e inconvenientes. Não são fórmulas perfeitas, no entanto, é válido admitir que a pluralidade de partidos é o sistema que melhor protege as liberdades do cidadão e a estrutura democrática do poder, garantindo, ainda, a representação das opiniões definidas.