sintese aec 2012-2013

2

Click here to load reader

Upload: ferry57

Post on 31-Jul-2015

46 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sintese AEC 2012-2013

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARQUÊS DE MARIALVA - CANTANHEDE

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR NO 1º CICLO - 2012/2013

SÍNTESE

O Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva é a Entidade Promotora das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) nas Escolas do 1º Ciclo deste Agrupamento.

QUADRO-SÍNTESE DAS ATIVIDADES A DESENVOLVER

Atividade Duração semanalApoio ao Estudo 90mAtividade Física e Desportiva 90mEnsino do Inglês 90 m ( 1º e 2º anos ) e 135 m ( 3º e 4º anos )Atividades Lúdico-Expressivas

1.º/2.º anos Expressão Musical (90 min) e Expressão Plástica (90 min) = 180min3.º/4.º anos Expressão Musical (45 min) e Expressão Plástica (90 min) = 135min

HORÁRIO: As AEC realizam-se, em cada estabelecimento, entre as 16:00 e as 17:30 e, para algumas turmas, um dia por semana, entre as 9h e as 10h30 ou entre as 14h e as 15h30m. As atividades desenrolam-se em blocos de 90 minutos. Nos 3.º e 4.º anos, existe, para além do bloco de 90 minutos, 1 tempo de 45 minutos em Inglês. Nestes anos, à Expressão Musical, é atribuído apenas um tempo de 45 minutos.Os horários das turmas estão em fase de elaboração e, logo que possível, serão enviados.

LOCAL DE FUNCIONAMENTO: Todas as atividades irão desenvolver-se, preferencialmente, nas instalações escolares, podendo no entanto a Atividade Física e Desportiva decorrer noutros espaços, mediante parcerias estabelecidas com associações desportivas locais. Nesta situação, os encarregados de educação serão informados.

FREQUÊNCIA DAS ATIVIDADES: A inscrição nas AEC é facultativa. No entanto, a inscrição é sempre para a totalidade das atividades disponibilizadas (pacote) e não para atividades em particular.

COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: A coordenação e supervisão pedagógica das Atividades de Enriquecimento Curricular ficam a cargo da Adjunta da Direção do Agrupamento, Rosália Reis, e do Coordenador do Departamento do 1º Ciclo, Luís Cruz. Os Professores Titulares de Turma e Coordenadores de Estabelecimento procedem à supervisão ao nível das turmas/escolas.

ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS: O acompanhamento dos alunos é feito por professores/técnicos com distribuição de serviço para o efeito. A vigilância dos recreios é assegurada apenas pelos professores/técnicos das AEC, quando o estabelecimento não tenha assistentes operacionais ao seu serviço. Nas escolas onde existem estes recursos, os técnicos têm a sua colaboração na vigilância dos alunos.

AVALIAÇÃO DOS ALUNOS: Para cada um dos alunos será preenchida uma ficha de avaliação no âmbito das AEC que será entregue ao Encarregado de Educação pelo professor titular de turma no final de cada período.

REGRAS DE CONDUTA: Nestas atividades o aluno tem o dever de assiduidade e pontualidade, não sendo aconselhável a interrupção das mesmas sem motivo válido. Não sendo atividades curriculares, pode haver um reforço das estratégias lúdicas. No entanto, os alunos deverão respeitar as regras e manter um comportamento adequado, com respeito pelos colegas e pelos professores/técnicos e assistentes operacionais, aplicando-se também aqui os Critérios de Atuação Comuns e o que o Estatuto do Aluno prevê em termos de medidas corretivas ou sancionatórias.

PLANIFICAÇÕES: Para cada atividade de enriquecimento serão disponibilizadas planificações orientadoras.

RECURSOS MATERIAIS: Além dos recursos materiais de que as escolas dispõem, poderão ser solicitados aos alunos alguns materiais/equipamentos específicos para desenvolvimento das atividades, tal como cadernos, livros ou outros. Assim, para a Atividade Física/Desportiva os alunos devem estar equipados com fato de treino e sapatilhas. Para Expressão Musical poderá ser solicitada a aquisição de uma flauta pelo professor desta área expressiva.Para que os alunos possam elaborar trabalhos criativos na Área de Expressão Plástica, as salas de aula devem dispor de materiais diversificados, os quais, na sua larga maioria, não acarretam custos significativos para as famílias. Assim, propomos que, dentro do possível, os encarregados de educação contribuam, se solicitados, com alguns materiais para utilização coletiva: