sindicatos na era vargas

2
Questão referente aos sindicatos no 1º governo Vargas. (texto 4). Após 1930 o estado varguista a partir do Ministério do Trabalho começou a regular e controlar os sindicatos, tanto dos trabalhadores como dos empresários. Tendo em vista um Estado de recorte corporativista, que pregava a colaboração de classes, com o intuito de formular uma harmonia social entre empresários e trabalhadores. Começa-se então o controle do Estado sobre a relação capital e trabalho, de forma com que a população em geral seguindo as diretrizes do governo trabalhasse juntos de forma harmonizada em prol do desenvolvimento da nação pregado durante o governo Vargas. Esse controle do Estado sobre o sindicato era regido por uma legislação sindical, que embora tenha assegurado alguns direitos aos trabalhadores urbanos, sindicalizados, que atuassem dentro de um dos ramos de atividade estabelecidos pelo governo, levou a perca da autonomia dos sindicatos de se manifestarem e lutarem por outros direitos que não lhes estavam garantidos, assim cerceando a liberdade dos trabalhadores reivindicarem melhorias nas suas condições de trabalho e de vida. Tudo no sindicato precisava da aprovação do Ministério do Trabalho, até mesmo para o sindicato poder funcionar dentro da legalidade, assim como a regulamentação, a movimentação econômica, os problemas internos, as eleições para dirigente sindical, além do mesmo (Ministério do Trabalho) exigir uma ficha pessoal da vida dos trabalhadores. Sendo assim, por mais que os sindicatos tivessem o intuito de organizar os trabalhadores, o estado varguista com seu autoritarismo impedia que os trabalhadores se expressassem

Upload: giovany-pereira-valle

Post on 11-Nov-2015

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

A questão respondida tem por base os estudos de Maria Celina D'Araújo, que aponta o perfil do sindicalismo que se formou durante o governo Vargas, colocando a respeito do sindicato corporativista que o Estado geria.

TRANSCRIPT

Questo referente aos sindicatos no 1 governo Vargas. (texto 4).

Aps 1930 o estado varguista a partir do Ministrio do Trabalho comeou a regular e controlar os sindicatos, tanto dos trabalhadores como dos empresrios. Tendo em vista um Estado de recorte corporativista, que pregava a colaborao de classes, com o intuito de formular uma harmonia social entre empresrios e trabalhadores. Comea-se ento o controle do Estado sobre a relao capital e trabalho, de forma com que a populao em geral seguindo as diretrizes do governo trabalhasse juntos de forma harmonizada em prol do desenvolvimento da nao pregado durante o governo Vargas. Esse controle do Estado sobre o sindicato era regido por uma legislao sindical, que embora tenha assegurado alguns direitos aos trabalhadores urbanos, sindicalizados, que atuassem dentro de um dos ramos de atividade estabelecidos pelo governo, levou a perca da autonomia dos sindicatos de se manifestarem e lutarem por outros direitos que no lhes estavam garantidos, assim cerceando a liberdade dos trabalhadores reivindicarem melhorias nas suas condies de trabalho e de vida. Tudo no sindicato precisava da aprovao do Ministrio do Trabalho, at mesmo para o sindicato poder funcionar dentro da legalidade, assim como a regulamentao, a movimentao econmica, os problemas internos, as eleies para dirigente sindical, alm do mesmo (Ministrio do Trabalho) exigir uma ficha pessoal da vida dos trabalhadores. Sendo assim, por mais que os sindicatos tivessem o intuito de organizar os trabalhadores, o estado varguista com seu autoritarismo impedia que os trabalhadores se expressassem de maneira espontnea e livre, impedindo que os mesmos atuassem de forma a lutar por seus direitos, o que acabou por gerar a despolitizao dos sindicatos.