simulado supletivo 01-03-2013

8
QUESTÕES DE PORTUGUÊS 1-Marque a única opção onde não há advérbio. a) Não o quero. b) Ali está o material. c) Tudo está correto. d) Talvez ele fale. e) Já cheguei 2) Morfologicamente, a expressão sublinhada na frase abaixo é classificada como locução: "Estava à toa na vida..." a) adjetiva b) adverbial c) prepositiva d) conjuntiva e) substantiva 3. "Você virou pau de amarrar égua?" Justifique porque este predicado é nominal. a) O seu núcleo é um substantivo. b) O seu núcleo é uma locução adjetiva. c) Locuções não podem ser núcleos de predicados. d) O seu núcleo é um verbo de ligação 4. "Um esparso tilintar de chocalhos e guizos morria pelas quebradas." Qual é o sujeito e o tipo de sujeito desta oração? a) Um esparso tilintar de chocalhos e guizos / simples. b) Um esparso tilintar de chocalhos e guizos / composto. c) Um esparso tilintar / simples. d) Chocalhos e guizos / composto. 5. "Não choremos, amigos, a mocidade." Qual é o tipo de sujeito desta oração? a) Sujeito indeterminado. b) Sujeito oculto. c) Sujeito simples. d) Oração sem sujeito. 6. "Corriam por aqueles dias boatos da revolução." Nesta

Upload: joao-marcos

Post on 11-Aug-2015

1.777 views

Category:

Documents


8 download

TRANSCRIPT

Page 1: SIMULADO SUPLETIVO 01-03-2013

QUESTÕES DE PORTUGUÊS

1-Marque a única opção onde não há advérbio.

a) Não o quero.

b) Ali está o material.

c) Tudo está correto.

d) Talvez ele fale.

e) Já cheguei

2) Morfologicamente, a expressão sublinhada na frase abaixo é classificada como locução: "Estava à toa na vida..." a) adjetiva b) adverbial c) prepositiva d) conjuntiva e) substantiva

3. "Você virou pau de amarrar égua?" Justifique porque este predicado é nominal.

a) O seu núcleo é um substantivo.b) O seu núcleo é uma locução adjetiva.c) Locuções não podem ser núcleos de predicados.d) O seu núcleo é um verbo de ligação

4. "Um esparso tilintar de chocalhos e guizos morria pelas quebradas." Qual é o sujeito e o tipo de sujeito desta oração?

a) Um esparso tilintar de chocalhos e guizos / simples.b) Um esparso tilintar de chocalhos e guizos / composto.c) Um esparso tilintar / simples.d) Chocalhos e guizos / composto.

5. "Não choremos, amigos, a mocidade." Qual é o tipo de sujeito desta oração?

a) Sujeito indeterminado.b) Sujeito oculto.c) Sujeito simples.d) Oração sem sujeito.

6. "Corriam por aqueles dias boatos da revolução." Nesta oração o tipo de sujeito é:

a) Sujeito simples.b) Sujeito oculto.c) Oração sem sujeito.d) Sujeito indeterminado

7. (CESCEM-SP) Os pássaros voam na mata.

Page 2: SIMULADO SUPLETIVO 01-03-2013

a) verbo de ligação;

b) verbo transitivo direto;c) verbo transitivo indireto;

d) verbo intransitivo;e) nenhum dos citados.

8. (CESCEM-SP) O aluno ficou contente com o resultado dos estudos.a) verbo de ligação; b) verbo transitivo direto;c) verbo transitivo indireto;d) verbo intransitivo;e) nenhum dos citados.

9. (Uni-Rio-RJ) Assinale a opção correta quanto à predicação atribuída ao verbo sublinhado na passagem do texto.a) "A casa fica num alto lavado de ventos." - ligação;b) "Aqui não há encantos." - intransitivo;c) "... as zínias e os manjericões que levantavam um muro colorido ao pé dos estacotes" - transitivo direto e indireto;d) "Sim, só comparo o Nordeste à Tera Santa." - intransitivo;e) "... em torno do qual gravitam as plantas, os homens e os bichos." - intransitivo.

10. (Medicina Itajubá-MG) Todas as orações apresentam verbo de ligação, exceto:a) Camilo saiu desesperado da biblioteca.b) Juliana ficou pensativa ao lado da irmã.c) Orestes continuava firme no seu propósito.d) Jairo permanece calado no meio da gritaria.e) Cézar parecia um rapaz entre seus coleguinhas.

QUESTÕES DE LITERATURA

1.Qual das afirmações não corresponde à Carta de Caminha?

a) Observação do índio como um ser disposto à catequização.b) Deslumbramento diante da exuberância da natureza tropical.c) Mistura de ingenuidade e malícia na descrição dos índios e seus costumes.d) Composição sob forma de diário de bordo.e) Aproximações barrocas no tratamento literário e no lirismo das descrições.

2.(UNISA) A “literatura jesuíta”, nos primórdios de nossa história:

a) tem grande valor informativo;b) marca nossa maturação clássica;c) visa à catequese do índio, à instrução do colono e sua assistência religiosa e moral;d) está a serviço do poder real;e) tem fortes doses nacionalistas.

Page 3: SIMULADO SUPLETIVO 01-03-2013

3. (Fuvest) - Assinale V (verdadeiro) ou F (falso), após analisar as afirmações que se seguem sobre o Quinhentismo:

( ) A literatura de informação ressalta a importância do trabalho com o estilo, com a forma.

( ) A atitude de Caminha em frente à terra recém-descoberta é de decepção e de repulsa pelo índio.

( ) A produção informativa do Quinhentismo frente à terra tem maior valor histórico-documental que literário.

( ) A exaltação ufanista das virtudes da terra prestava-se, também, ao incentivo à imigração e aos investimentos da Europa na Colônia.

( ) Autores românticos e modernistas valeram-se de sugestões temáticas e formais das crônicas de viagem.

( ) A literatura dos viajantes é ocorrência exclusiva brasileira, não tendo nenhum similar em nenhuma outra parte do mundo.

( ) A poesia de Anchieta está presa aos modelos renascentistas e reflete, em seus sonetos, uma transparente influência de Camões.

A sequência é:

a) F, F, V, V, V, F, F

b) F, F, F, V, V, V, F

c) F, F, F, F, F, V, V

d) V, V, V, V, V, V, V

e) V, V, V, V, V, F, F

4. (Cesgranrio) - Assinale com C as afirmações certas e com E as erradas.

( ) A estrutura social gerada no Brasil durante os primeiros tempos da colonização permitiu um desenvolvimento cultural extraordináriamente rico e fecundo.

( ) Nos primeiros séculos, os ciclos de ocupação e de exploração formaram ilhas sociais (Bahia, Pernambuco, Minas, Rio de Janeiro, São Paulo), que deram à Colônia a fisionomia de um arquipélago cultural.

( ) A literatura dos cronistas portugueses interessa como conhecimento das raízes da terra, do índio e do colono português, modernistas como Oswald de Andrade e Mário de Andrade os recuperam para reagir contra a europeização da cultura brasileira.

Page 4: SIMULADO SUPLETIVO 01-03-2013

( ) Nos dois primeiros séculos do Brasil produziu-se uma literatura documental que se desdobra em duas vertentes: o ufanismo e o realismo. À primeira estão ligados cronistas como Pero Magalhães Gândavo e Gabriel Soares de Sousa; à segunda, vinculam-se os textos escritos pelo Frei Vicente do Salvador e por Antonil, pseudônimo do jesuíta italiano João Antônio Andreoni.

( ) A poesia de Anchieta se marca pelo lirismo ingênuo, desprovida de qualquer maior fantasia, complexidade ou substância mental.

A sequência correta é:

a) C, C, C, C, C

b) C, E, C, E, C

c) E, C, C, C, C

d) E, C, C, E, C

e) E, C, E, C, C

5) (UF - PR) - "Eu, Marília, não sou algum vaqueiro, Que vive de guardar alheio gado; De tosco trato, de expressões grosseiro, Dos frios gelado e dos sóis queimado. Tenho próprio casal e nele assisto Dá-me vinho, legume, fruta, azeite; Das brancas ovelhinhas tiro o leite, E mais as finas lãs, de que me visto.

Graças, Marília bela, Graças à minha Estrela!"

A presente estrofe reflete a temática predominante no período: a) romântico b) parnasiano c) arcádico d) simbolista e) modernista

6) (UF - PR) - "Eu, Marília, não sou algum vaqueiro, Que vive de guardar alheio gado; De tosco trato, de expressões grosseiro, Dos frios gelado e dos sóis queimado. Tenho próprio casal e nele assisto Dá-me vinho, legume, fruta, azeite; Das brancas ovelhinhas tiro o leite, E mais as finas lãs, de que me visto.

Page 5: SIMULADO SUPLETIVO 01-03-2013

Graças, Marília bela, Graças à minha Estrela!"

O texto tem traços que caracterizam o período literário ao qual pertence. Uma qualidade patente nesta estrofe é: a) o bucolismo; b) o misticismo; c) o nacionalismo; d) o regionalismo; e) o indianismo.

7(Ufsc) - Considere as afirmativas sobre Barroco e o Arcadismo:

1. Simplificação da língua literária – ordem direta – imitação dos antigos gregos e romanos. 2. Valorização dos sentidos – imaginação exaltada – emprego dos vocábulos raros. 3. Vida campestre idealizada como verdadeiro estado de poesia-clareza-harmonia. 4. Emprego freqüente de trocadilhos e de perífrases – malabarismos verbais – oratória. 5. Sugestões de luz, cor e som – antítese entre a vida e a morte – espírito cristão antiterreno.

Assinale a opção que só contém afirmativas sobre o Arcadismo: a) 1, 4 e 5 b) 2, 3 e 5 c) 2, 4 e 5 d) 1 e 3 e) 1, 2 e 5

8) (Cescem) - “Alguém há de cuidar que é frase inchada Daquela que lá se usa entre essa gente Que julga, que diz muito, e não diz nada. O nosso humilde gênio não consente, Que outra coisa se diga mais, que aquilo Que só convém ao espírito inocente.”

Os versos de Cláudio Manuel da Costa lembram o fato de que: a) a expressão exata, contida, que busca os limites do essencial, é traço da literatura colonial brasileira e dos primeiros movimentos estéticos pós-Independência. b) o Barroco se esforçou por alcançar uma expressão rigorosa e comedida, a fim de espelhar os grandes conflitos do homem. c) o Arcadismo, buscando simplicidade, se opôs à expressão intrincada a aos excessos do cultismo do Barroco. d) o Romantismo, embora tenha refugado os rigores do formalismo neo-clássico, tomou por base o sentimentalismo originário desse movimento estético. e) o Romantismo negou os rigores da expressão clássica e lusitana, mas incorporou a tradição literária da poesia colonial.

09) (Fatec) - "Voltaram à baila os deuses esquecidos, as ninfas esquivas, as náiades, as oréades e os pastores enamorados, as pastoras

Page 6: SIMULADO SUPLETIVO 01-03-2013

insensíveis e os rebanhos numerosos das bucólicas de Teócrito e Virgílio." (Ronald de Carvalho, PEQUENA HISTÓRIA DE LITERATURA BRASILEIRA)

O trecho acima refere-se ao seguinte movimento literário: a) Romantismo. b) Barroco. c) Arcadismo. d) Parnasianismo. e) Naturalismo

10. (FUVEST) Poderíamos sintetizar uma das características do Romantismo pela seguinte aproximação de opostos:

Aparentemente idealista, foi, na realidade, o primeiro momento do Naturalismo Literário.

Cultivando o passado, procurou formas de compreender e explicar o presente.

Pregando a liberdade formal, manteve-se preso aos modelos legados pelos clássicos.

Embora marcado por tendências liberais, opôs-se ao nacionalismo político.

Voltado para temas nacionalistas, desinteressou-se do elemento exótico, incompatível com a exaltação da pátria

REDAÇÃO

INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NO DIA A DIA