simulado 2 – qaa/afn – 2019 · e não quero formar a vida porque a existência já existe....

12
SIMULADO 2 – QAA/AFN – 2019 Nome: ________________________________________________________ 1. Você receberá do fiscal o material descrito abaixo: a) este Caderno com o enunciado das 30 questões, sem repetição ou falha, contendo 8 questões de Português, 8 de Matemática, 7 de História e 7 de Geografia. b) uma folha destinada à Redação; e c) uma folha destinada às respostas das questões formuladas na prova. 2. Verifique se o material está em ordem. 3. Ao receber a Folha de Respostas, é obrigação do candidato: a) preencher o espaço destinado ao seu nome; e b) preencher de caneta azul ou preta a opção correta para cada questão. 4. As questões são identificadas pelo número que se situa ao lado de seu enunciado. 5. Reserve 10 (dez) minutos para marcar a Folha de Respostas. 6. O rascunho de Caderno de Questões não será levado em consideração. 7. Quando terminar, entregue somente a Folha de Respostas e a Folha de Redação ao fiscal. 8. O tempo disponível para esta prova é de quatro horas. (corte aqui) FOLHA DE RESPOSTAS – QAA/AFN – 2019 – SIMULADO 2 NOME COMPLETO: __________________________________________________________ CORPO TURMA IDENTIDADE CPA CAP CFN CG - ACERTOS CG - NOTA EE - NOTA MÉDIA FINAL 01 A B C D E 11 A B C D E 21 A B C D E 31 A B C D E 41 A B C D E 02 A B C D E 12 A B C D E 22 A B C D E 32 A B C D E 42 A B C D E 03 A B C D E 13 A B C D E 23 A B C D E 33 A B C D E 43 A B C D E 04 A B C D E 14 A B C D E 24 A B C D E 34 A B C D E 44 A B C D E 05 A B C D E 15 A B C D E 25 A B C D E 35 A B C D E 45 A B C D E 06 A B C D E 16 A B C D E 26 A B C D E 36 A B C D E 46 A B C D E 07 A B C D E 17 A B C D E 27 A B C D E 37 A B C D E 47 A B C D E 08 A B C D E 18 A B C D E 28 A B C D E 38 A B C D E 48 A B C D E 09 A B C D E 19 A B C D E 29 A B C D E 39 A B C D E 49 A B C D E 10 A B C D E 20 A B C D E 30 A B C D E 40 A B C D E 50 A B C D E

Upload: others

Post on 05-Aug-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SIMULADO 2 – QAA/AFN – 2019 · E não quero formar a vida porque a existência já existe. Existe como um chão onde nós todos avançamos. Sem uma palavra de amor. Sem uma palavra

SIMULADO 2 – QAA/AFN – 2019

Nome: ________________________________________________________

1. Você receberá do fiscal o material descrito abaixo:

a) este Caderno com o enunciado das 30 questões, sem repetição ou falha, contendo 8 questões de Português, 8 de Matemática, 7 de História e 7 de Geografia. b) uma folha destinada à Redação; e c) uma folha destinada às respostas das questões formuladas na prova.

2. Verifique se o material está em ordem. 3. Ao receber a Folha de Respostas, é obrigação do candidato:

a) preencher o espaço destinado ao seu nome; e b) preencher de caneta azul ou preta a opção correta para cada questão.

4. As questões são identificadas pelo número que se situa ao lado de seu enunciado. 5. Reserve 10 (dez) minutos para marcar a Folha de Respostas. 6. O rascunho de Caderno de Questões não será levado em consideração. 7. Quando terminar, entregue somente a Folha de Respostas e a Folha de Redação ao fiscal. 8. O tempo disponível para esta prova é de quatro horas.

(corte aqui)

FOLHA DE RESPOSTAS – QAA/AFN – 2019 – SIMULADO 2

NOME COMPLETO: __________________________________________________________

CORPO TURMA IDENTIDADE

CPA CAP CFN

CG - ACERTOS CG - NOTA EE - NOTA MÉDIA FINAL

01 A B C D E 11 A B C D E 21 A B C D E 31 A B C D E 41 A B C D E

02 A B C D E 12 A B C D E 22 A B C D E 32 A B C D E 42 A B C D E

03 A B C D E 13 A B C D E 23 A B C D E 33 A B C D E 43 A B C D E

04 A B C D E 14 A B C D E 24 A B C D E 34 A B C D E 44 A B C D E

05 A B C D E 15 A B C D E 25 A B C D E 35 A B C D E 45 A B C D E

06 A B C D E 16 A B C D E 26 A B C D E 36 A B C D E 46 A B C D E

07 A B C D E 17 A B C D E 27 A B C D E 37 A B C D E 47 A B C D E

08 A B C D E 18 A B C D E 28 A B C D E 38 A B C D E 48 A B C D E

09 A B C D E 19 A B C D E 29 A B C D E 39 A B C D E 49 A B C D E

10 A B C D E 20 A B C D E 30 A B C D E 40 A B C D E 50 A B C D E

Page 2: SIMULADO 2 – QAA/AFN – 2019 · E não quero formar a vida porque a existência já existe. Existe como um chão onde nós todos avançamos. Sem uma palavra de amor. Sem uma palavra
Page 3: SIMULADO 2 – QAA/AFN – 2019 · E não quero formar a vida porque a existência já existe. Existe como um chão onde nós todos avançamos. Sem uma palavra de amor. Sem uma palavra

SIMULADO 2 – QAA/AFN 2019 – CURSO ASCENSÃO

SIMULADO 2 QAA/AFN – 2019 1

TEXTO

A Repartição dos Pães

Era sábado e estávamos convidados para o almoço de obrigação. Mas cada um de nós gostava demais de sábado para gastá-lo com quem não queríamos. Cada um fora alguma vez feliz e ficara com a marca do desejo. Eu, eu queria tudo. E nós ali presos, como se nosso trem tivesse descarrilado e fôssemos obrigados a pousar entre estranhos. Ninguém ali me queria, eu não queria a ninguém. Quanto a meu sábado - que fora da janela se balançava em acácias e sombras - eu preferia, a gastá-lo mal, fechá-la na mão dura, onde eu o amarfanhava como a um lenço. À espera do almoço, bebíamos sem prazer, à saúde do ressentimento: amanhã já seria domingo. Não é com você que eu quero, dizia nosso olhar sem umidade, e soprávamos devagar a fumaça do cigarro seco. A avareza de não repartir o sábado, ia pouco a pouco roendo e avançando como ferrugem, até que qualquer alegria seria um insulto à alegria maior.

Só a dona da casa não parecia economizar o sábado para usá-lo numa quinta de noite. Ela, no entanto, cujo coração já conhecera outros sábados. Como pudera esquecer que se quer mais e mais? Não se impacientava sequer com o grupo heterogêneo, sonhador e resignado que na sua casa só esperava como pela hora do primeiro trem partir, qualquer trem - menos ficar naquela estação vazia, menos ter que refrear o cavalo que correria de coração batendo para outros, outros cavalos.

Passamos afinal à sala para um almoço que não tinha a bênção da fome. E foi quando surpreendidos deparamos com a mesa. Não podia ser para nós...

Era uma mesa para homens de boa-vontade. Quem seria o conviva realmente esperado e que não viera? Mas éramos nós mesmos. Então aquela mulher dava o melhor não importava a quem? E lavava contente os pés do primeiro estrangeiro. Constrangidos, olhávamos.

A mesa fora coberta por uma solene abundância. Sobre a toalha branca amontoavam-se espigas de trigo. E maçãs vermelhas, enormes cenouras amarelas [...]. Os tomates eram redondos para ninguém: para o ar, para o redondo ar. Sábado era de quem viesse. E a laranja adoçaria a língua de quem primeiro chegasse.

Junto do prato de cada mal-convidado, a mulher que lavava pés de estranhos pusera - mesmo sem nos eleger, mesmo sem nos amar - um ramo de trigo ou um cacho de rabanetes ardentes ou uma talhada vermelha de melancia com seus alegres caroços. Tudo cortado pela acidez espanhola que se adivinhava nos limões verdes. Nas bilhas estava o leite, como se tivesse atravessado com as cabras o deserto dos penhascos. Vinho, quase negro de tão pisado, estremecia em vasilhas de barro. Tudo diante de nós. Tudo limpo do retorcido desejo humano. Tudo como é, não como quiséramos. Só existindo, e todo. Assim como existe um campo. Assim como as montanhas. Assim como homens e mulheres, e não nós, os ávidos. Assim como um sábado. Assim como apenas existe. Existe.

Em nome de nada, era hora de comer. Em nome de ninguém, era bom. Sem nenhum sonho. E nós pouco a pouco a par do dia, pouco a pouco anonimizados, crescendo, maiores, à altura da vida possível. Então, como fidalgos camponeses, aceitamos a mesa.

Não havia holocausto: aquilo tudo queria tanto ser comido quanto nós queríamos comê-lo. Nada guardando para o dia seguinte, ali mesmo ofereci o que eu sentia àquilo que me fazia sentir. Era um viver que eu não pagara de antemão com o sofrimento da espera, fome que nasce quando a boca já está perto da comida. Porque agora estávamos com fome, fome inteira que abrigava o todo e as migalhas. [...]

E não quero formar a vida porque a existência já existe. Existe como um chão onde nós todos avançamos. Sem uma palavra de amor. Sem uma palavra. Mas teu prazer entende o meu. Nós somos fortes e nós comemos.

Pão é amor entre estranhos.

LISPECTOR, Clarice. A legião estrangeira. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

Page 4: SIMULADO 2 – QAA/AFN – 2019 · E não quero formar a vida porque a existência já existe. Existe como um chão onde nós todos avançamos. Sem uma palavra de amor. Sem uma palavra

SIMULADO 2 – QAA/AFN 2019 – CURSO ASCENSÃO

SIMULADO 2 QAA/AFN – 2019 2

01) Sobre o texto leia as afirmativas a seguir.

I. O conto começa em tom de mistério sem apontar sentimentos dos personagens acerca da ação que realizam.

II. Os convidados, além de seguirem o que manda a tradição, estabelecem uma relação de solicitude e aproximação entre si.

III. O sábado para a narradora é um dia de obrigação, que encerra em si, tudo que é peso, amarras e prisão. Além disso, o almoço não passa de um ritual que acarreta desconforto.

IV. Em meio a sentimentos negativos, ligados ao encontro da partilha efetuado ritualmente no sábado, apenas uma pessoa concebe-o de forma diferente, sacralizada: a dona da casa.

Está correto apenas o que se afirma em: A) I, III e IV. B) III e IV. C) II, III e IV. D) I, II e III. E) IV.

02) Sobre os elementos destacados do fragmento “Era sábado e estávamos convidados para o almoço de obrigação.”, leia as afirmativas.

I. ERA, ESTÁVAMOS são verbos transitivos diretos.

II. A palavra ALMOÇO foi formada por derivação regressiva.

III. PARA tem valor de finalidade.

Está correto apenas o que se afirma em: A) I. B) II e III C) I e III. D) II. E) I e II.

03) “ELA, no entanto, cujo coração já conhecera outros sábados.”

No contexto, o uso da forma destacada se justifica em razão de:

A) possibilitando a desconstrução do que foi dito antes. B) entrelinhas.

C) texto.

D) termo antecedente, estabelecendo coesão e evitando repetição.

E) em claro valor exofórico.

04) Em relação às palavras: “suicídio”, “também”, “número”, “crescimento” e “ininterrupto” e considerando as regras de acentuação e as regras de divisão silábica das palavras da língua portuguesa, assinale a alternativa correta.

A) Justifica-se a acentuação das palavras “suicídio” e “número”, pois recebem acento todas as palavras proparoxítonas, e da palavra “também”, pois recebe acento a vogal “e” da terminação “em” das palavras oxítonas; registra-se a divisão silábica das palavras “crescimento” e “ininterrupto”, da seguinte forma: cres/ci/men/ to e i/nin/ter/ru/p/to.

B) Justifica-se a acentuação das palavras “suicídio”, “também” e “número”, respectivamente, pois recebe acento a vogal tônica das paroxítonas terminadas em ditongo oral, recebe acento a vogal “e” da terminação “em” das palavras oxítonas e recebem acento todas as palavras proparoxítonas; registra-se a divisão silábica das palavras “crescimento” e “ininterrupto”, da seguinte forma: cres/ci/men/to e i/nin/ter/rup/to.

C) Justifica-se a acentuação das palavras “suicídio”, “também” e “número”, respectivamente, pois recebe acento a vogal tônica de todas as palavras paroxítonas terminadas em “o”, recebe acento a vogal tônica de todas as palavras oxítonas terminadas pelas consoantes nasais “m” ou “n” e recebem acento todas as palavras proparoxítonas; registra-se a divisão silábica das palavras “crescimento” e “ininterrupto”, da seguinte forma: cre/sci/men/to e i/nin/te/rrup/to.

D) Justifica-se a acentuação das palavras “suicídio”, “também” e “número”, pois recebem acento agudo todas as vogais abertas que estiverem na sílaba tônica de palavras paroxítonas, oxítonas e proparoxítonas da língua portuguesa; registra-se a divisão silábica das palavras “crescimento” e “ininterrupto”, da seguinte forma: cres/ci/men/ to; i/nin/te/rrup/to.

E) Justifica-se a acentuação das palavras “suicídio”, “também” e “número”, respectivamente, pois recebe acento agudo a vogal “i” precedida da consoante “c” em palavras paroxítonas, recebe acento agudo a vogal “e” seguida da consoante “m” em palavras oxítonas e recebem acento todas as palavras proparoxítonas; registra-se a divisão silábica das palavras “crescimento” e “ininterrupto”, da seguinte forma: cres/ci/men/to e i/nin/ter/rup/to.

Page 5: SIMULADO 2 – QAA/AFN – 2019 · E não quero formar a vida porque a existência já existe. Existe como um chão onde nós todos avançamos. Sem uma palavra de amor. Sem uma palavra

SIMULADO 2 – QAA/AFN 2019 – CURSO ASCENSÃO

SIMULADO 2 QAA/AFN – 2019 3

05) Assinale a alternativa em que a frase preenche corretamente o balão da fala da personagem no primeiro quadrinho, em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa.

A) Irmão Hagar deponha sua espada e pega esta pena.

B) Irmão Hagar deponha sua espada e pegue aquela pena.

C) Irmão Hagar, deponha sua espada e pegue essa pena.

D) Irmão Hagar deponha sua espada e pega essa pena.

E) Irmão Hagar, deponha sua espada e pegue esta pena.

06) Assinale a alternativa em que o plural do substantivo composto está inadequado segundo a norma-padrão:

A) flores-de-lis

B) vices-delegados

C) amores-perfeitos

D) notícias-bomba

E) tico-ticos

TEXTO

CANÇÃO NEGREIRA

Amo-te

com as raízes de uma canção negreira

na madrugada dos meus olhos pardos.

E derrotas de fome

nas minhas mãos de bronze

florescem languidamente na velha

e nervosa cadência marinheira

do cais donde os meus avós negros

embarcaram para hemisférios da escravidão

Mas se as madrugadas

das minhas órbitas violentadas

despertam as raízes do tempo antigo ...

mulher de olhos fadados de amor verde-claro

ventre sedoso de veludo

lábios de mampsincha(*) madura

e soluções de espasmo latejando no quarto

enche de beijos as sirenas do meu sangue

que meninos das mesmas raízes

e das mesmas dolorosas madrugadas

esperam a sua vez.

* fruto comestível de planta rasteira.

José Craveirinha, in Obra Poética. Maputo: Direcção de Cultura, Universidade Eduardo

Mondlane, 2002.

07) A forma verbal florescem, no poema dado, concorda com a seguinte expressão:

A) minhas mãos.

B) os meus avós negros.

C) derrotas de fome.

D) hemisférios da escravidão.

E) embarcaram.

Page 6: SIMULADO 2 – QAA/AFN – 2019 · E não quero formar a vida porque a existência já existe. Existe como um chão onde nós todos avançamos. Sem uma palavra de amor. Sem uma palavra

SIMULADO 2 – QAA/AFN 2019 – CURSO ASCENSÃO

SIMULADO 2 QAA/AFN – 2019 4

TEXTO

Sobre o blog

Bem-vindos ao Blog dos Correios!

A criação deste blog reflete o momento importante de modernização por que passa a empresa.

Esta ferramenta abre um canal de comunicação entre os Correios e a sociedade brasileira. É um espaço aberto para compartilhamento de informações e opiniões com o objetivo de fortalecer a transparência da gestão corporativa da empresa.

Os temas tratados neste blog se referem aos assuntos institucionais das diversas áreas dos Correios e os posts publicados poderão ser comentados pelos leitores.

Disponivel em: <http://blog.correios.com.br/correios/?page_id=

2> Acesso em: 29 de outubro de 2017, com adaptações.

08) De acordo com a norma-padrão e as questões gramaticais referentes ao período “Os temas tratados neste blog se referem aos assuntos institucionais das diversas áreas dos Correios e os posts publicados poderão ser comentados pelos leitores.” (linhas de 8 a 10), assinale a alternativa correta.

A) Caso o autor resolvesse substituir a expressão “Os temas tratados” pela construção Grande parte dos temas, a nova redação poderia manter o verbo da oração na 3ª pessoa do plural.

B) O trecho “das diversas áreas dos Correios” poderia ser substituído pela redação das diversas áreas que existe nos Correios, pois o verbo existir é impessoal.

C) Do ponto de vista da concordância, o trecho “Os temas tratados neste blog” poderia ser substituído pela redação Os temas o qual é tratado neste blog.

D) A redação Se faz necessário dizer que os temas tratados neste blog se referem aos assuntos institucionais das diversas áreas dos Correios poderia substituir a original, pois o pronome Se está corretamente colocado no início da oração.

E) A concordância está correta na redação e serão possíveis aos leitores comentar os posts publicados e poderia substituir a original, pois as regras de concordância foram devidamente observadas.

Tema de redação: A honra e a ética: valores perenes da sociedade

09) Em uma indústria de velas, a parafina é armazenada em caixas cúbicas, cujo lado mede a. Depois de derretida, a parafina é derramada em moldes em formato de pirâmides de base quadrada, cuja altura e cuja aresta da base medem, cada uma, a/2. Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que, com a parafina armazenada em apenas UMA dessas caixas, enche-se um TOTAL de

A) 6 moldes.

B) 8 moldes.

C) 12 moldes.

D) 24 moldes.

E) 32 moldes.

10) O valor numérico da expressão

4 2x 2x 3, quando 1

x ,2

é

A) 1

B) 9

4

C) 3

16

D) 2

2

E) 2 2

3

11) Um recipiente cilíndrico possui raio da base medindo 4cm e altura medindo 20cm Um segundo recipiente tem a forma de um cone, e as medidas do raio de sua base e de sua altura são iguais às respectivas medidas do recipiente cilíndrico. Qual é a razão entre o volume do recipiente cilíndrico e o volume do recipiente cônico?

A) 1/2

B) 1/5

C) 3

D) 4

E) 5

Page 7: SIMULADO 2 – QAA/AFN – 2019 · E não quero formar a vida porque a existência já existe. Existe como um chão onde nós todos avançamos. Sem uma palavra de amor. Sem uma palavra

SIMULADO 2 – QAA/AFN 2019 – CURSO ASCENSÃO

SIMULADO 2 QAA/AFN – 2019 5

12) Quantos números inteiros positivos pares, com três dígitos distintos, podemos formar com os algarismos 3, 4, 5, 6 e 7 ?

A) 24

B) 28

C) 32

D) 36

E) 40

13) Um poliedro convexo possui 12 faces pentagonais e 10 faces hexagonais. Quantos vértices possui esse poliedro?

A) 10

B) 20

C) 30

D) 40

E) 60

14) A vendedora de roupas está arrumando os cabides da vitrine de uma loja. Ela deve pendurar 5 camisas, 3 bermudas e 2 casacos na vitrine, de modo que cada peça fique uma do lado da outra sem sobreposição. Quantas são as disposições possíveis nessa arrumação, de modo que as peças de um mesmo tipo fiquem sempre juntas, lado a lado na vitrine?

A) 30

B) 120

C) 1440

D) 4320

E) 8640

15) A melancia pode ser considerada uma fruta altamente hidratante por ter em sua composição, aproximadamente, 93% de água em relação ao seu volume total. Supondo que uma determinada melancia seja uma esfera perfeita com diâmetro igual a 20 cm, é CORRETO afirmar que um pedaço equivalente à metade dessa fruta contém, em litros, um volume de água:

A) menor do que 0,5

B) entre 0,5 e 1

C) entre 1 e 1,5

D) entre 1,5 e 2

E) maior do que 2

16) Com relação à potenciação e radiciação, analise as assertivas abaixo.

01. O resultado da expressão 35 3 3 6 : 1 6 7 igual a 137.

02. O resultado da expressão 416 2 : 4 225 27 está entre 420 e

440.

03. A raiz quadrada de oitenta e um é igual a três elevado ao quadrado.

É CORRETO o que se afirma em

A) 3, apenas.

B) 2, apenas.

C) 1, apenas.

D) 1 e 3, apenas.

E) 1, 2 e 3.

17) O sucesso das indústrias de alta tecnologia reside na integração de diferenciados fatores que variam segundo as regiões geográficas.

Todavia, o modo de desenvolvimento dessas indústrias repousa sobre determinadas condições qualitativas indispensáveis, tais como:

A) existência de uma densa rede de transportes destinados à exportação de bens, descentralização dasatividades comerciais e elevados investimentos em indústrias de base local.

B) criação de infraestruturas viárias, redução de impostos e presença indispensável de indústrias químicas como suporte de suas atividades produtivas.

C) inovação técnico-científica permanente, capital humano agregado e integração com uma rede urbana dotada de equipamentos e serviços de energia, informação e comunicação.

D) expansão permanente da rede de comunicação, criação de territórios independentes da legislação nacional e isenção de taxas de exportação para outras regiões e países.

E) flexibilização das leis trabalhistas, proximidade de amplos mercados de consumo e, sobretudo, presença de jazidas energéticas.

Page 8: SIMULADO 2 – QAA/AFN – 2019 · E não quero formar a vida porque a existência já existe. Existe como um chão onde nós todos avançamos. Sem uma palavra de amor. Sem uma palavra

SIMULADO 2 – QAA/AFN 2019 – CURSO ASCENSÃO

SIMULADO 2 QAA/AFN – 2019 6

18) Com relação ao tema “Divisão Internacional do Trabalho”, sabe-se que:

A) O centro da economia mundial representa o local do poder de comando, sendo predominantes as atividades industriais e a produção de bens industrializados nesses espaços.

B) Um grande bloco de economias de mercado, apesar de ser dependente de tecnologia, conseguiu alcançar uma posição socioeconômica intermediária, se desvinculando da dominação de uma estrutura de poder de comando decorrente do centro capitalista mundial.

C) A combinação entre os poderes militar, religioso e as formas superiores de produção na Inglaterra possibilitou a este país uma posição de hegemonia na economia mundial até o final do século XIX.

D) A Divisão Internacional do Trabalho tende a expressar as especializações econômicas dos países, bem como suas relações de poder desenvolvidas, nas diferentes fases da evolução histórica do sistema capitalista.

E) A facilidade de acesso à Terceira Revolução Industrial e Tecnológica tornaram maiores as possibilidades de transição de nações periféricas para as nações do centro capitalista.

19) Aquecimento global é a teoria apoiada pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) das Nações Unidas, que se refere ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que alegadamente se tem verificado nas décadas mais recentes, com possibilidade de continuidade durante o corrente século.

Sobre o assunto, assinale a alternativa CORRETA.

A) O aumento nas temperaturas globais pode causar a redução no nível dos oceanos e mares.

B) O aquecimento global aumentou nos últimos anos em razão do Protocolo de Kyoto, o qual consiste em um acordo que facilita a industrialização das nações emergentes.

C) Como exemplo das mudanças climáticas, os cientistas apontam o aumento da camada de gelo nas regiões árticas nos meses de inverno no hemisfério setentrional.

D) O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) afirma que grande parte do aquecimento observado durante os últimos anos decorre do efeito estufa.

E) Diversos meteorologistas e climatólogos afirmam que o aumento da temperatura média se deve exclusivamente a causas naturais.

20) Leia:

Tendências globais em fecundidade

A população mundial ultrapassou os 7 bilhões e está projetada para alcançar 9 bilhões até 2050. Em termos gerais, o crescimento populacional é maior nos países mais pobres, onde as preferências de fecundidade são mais altas, onde os governos carecem de recursos para atender à crescente demanda por serviços e infraestrutura, onde o crescimento dos empregos não está acompanhando o número de pessoas que entram para a força de trabalho e onde muitos grupos populacionais enfrentam grandes dificuldades no acesso à informação e aos serviços de planejamento familiar.

Population Reference Bureau, 2011.

Com base no texto, é CORRETO afirmar que:

A) as taxas de nascimento da população mundial têm declinado vagarosamente, contudo há grandes disparidades entre as regiões mais e menos desenvolvidas, como na África subsaariana, onde as mulheres têm três vezes mais filhos, em média, que as das regiões mais desenvolvidas do mundo.

B) a pobreza, a desigualdade de gênero e as pressões sociais revelam acesso desigual aos meios de prevenção à gravidez, mas não são consideradas nos índices demográficos como indicadores da persistente alta da taxa de fecundidade no mundo em desenvolvimento.

C) o aumento do uso de contraceptivos é consideravelmente responsável pelo aumento das taxas de fecundidade nos países desenvolvidos. Globalmente, cerca de quatro a cada dez mulheres escolarizadas, sexualmente ativas e na idade reprodutiva não adotam o planejamento familiar.

D) a taxa de fecundidade total é uma medida mais direta do nível de longevidade que a taxa bruta de natalidade, uma vez que se refere ao envelhecimento da população feminina. Esse indicador mostra o potencial das mudanças de gênero nos países.

E) uma média de cinco filhos por mulher é considerada a taxa de substituição de uma população, provocando uma relativa instabilidade em termos de números absolutos. Taxas acima de cinco filhos indicam população crescendo em tamanho cuja idade média está em ascensão.

Page 9: SIMULADO 2 – QAA/AFN – 2019 · E não quero formar a vida porque a existência já existe. Existe como um chão onde nós todos avançamos. Sem uma palavra de amor. Sem uma palavra

SIMULADO 2 – QAA/AFN 2019 – CURSO ASCENSÃO

SIMULADO 2 QAA/AFN – 2019 7

21) Após a Segunda Guerra Mundial, países europeus atingidos pelo conflito começaram a reorganizar suas economias. Nesse período, os imigrantes eram bem-vindos, pois supriam a necessidade de mão de obra na tarefa da reconstrução. Atualmente, vários países europeus sofrem com o problema do desemprego; esse fato tem gerado algumas repercussões contrárias à presença do imigrante.

Sobre essas repercussões é CORRETO afirmar que:

A) apesar de a população europeia vivenciar o problema do desemprego conjuntural, os europeus defendem a presença dos imigrantes ilegais, sobretudo da Ásia e da África, pois são considerados como mão de obra altamente qualificada.

B) a extinção dos grupos ultranacionalistas e extremistas, na Europa, ocorreu a partir do momento em que a União Europeia sancionou a lei que permite que imigrantes ilegais ocupem postos de trabalho nas indústrias e na área de informática.

C) a fim de conter o aumento do número de imigrantes ilegais oriundos de países mais pobres, áreas estratégicas como o Estreito de Gibraltar, região de menor distância entre os continentes africano e europeu, têm sido alvo de atenção especial e policiamento ostensivo. Os imigrantes ilegais presos são obrigados a retornar ao seu país de origem.

D) as manifestações de xenofobia, na Europa, deixaram de existir a partir do momento em que a União Europeia, através da Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia, respeita as diversidades linguísticas e proíbe as discriminações.

E) a assinatura do tratado do espaço Schengen entre Alemanha, França, Bélgica, Holanda e Luxemburgo, que permitiu a entrada e a maior liberdade de circulação de imigrantes ilegais, recebeu a adesão de outros países que compõem a União Europeia.

22) Com o fim da Segunda Guerra Mundial, muitos países passaram a se organizar com o objetivo de promover uma maior integração econômica, o que culminou com o surgimento dos blocos econômicos. A diminuição, ou até a eliminação, de barreiras alfandegárias facilitaria uma maior troca comercial de mercadorias e serviços entre os países-membros.

Sobre a história e a configuração dos blocos econômicos, é CORRETO dizer que:

A) o acordo Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta) foi assinado entre os Estados Unidos, a Colômbia e o México. Sendo os Estados Unidos sua principal força econômica, seu objetivo é sobretudo ampliar sua área de abrangência para toda a América, que se chamaria Alca (Área de Livre Comércio das Américas).

B) o Mercado Comum do Sul (Mercosul) foi formalizado no Tratado de Assunção com a participação de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Dentre suas medidas, está a implantação da Tarifa Externa Comum (TEC).

C) os blocos econômicos podem se organizar de diversas formas: uniões econômicas, mercados comuns, zonas de livres fronteiras físicas, zonas de livre-comércio e uniões aduaneiras.

D) a Cooperação Econômica Ásia-Pacífico conta com a participação de mais de 20 países da Ásia e de outros países banhados pelo Oceano Pacífico e incluía também países da América do Sul, a exemplo do México e da Costa Rica.

E) as zonas de livre-comércio têm como objetivo a liberalização do fluxo de mercadorias e capitais e são consideradas o último estágio de integração para que um bloco econômico realmente se consolide.

Page 10: SIMULADO 2 – QAA/AFN – 2019 · E não quero formar a vida porque a existência já existe. Existe como um chão onde nós todos avançamos. Sem uma palavra de amor. Sem uma palavra

SIMULADO 2 – QAA/AFN 2019 – CURSO ASCENSÃO

SIMULADO 2 QAA/AFN – 2019 8

23) Um olhar recente sobre o comportamento do processo de urbanização na América Latina permite afirmar que:

A) em torno de 80% da população vive em áreas urbanas e apresenta cinco megacidades com mais de cinco milhões de habitantes: Cidade do México, Buenos Aires, Brasília, São Paulo e Montevidéu.

B) a grande oferta de moradias verificada na última década, resultante de políticas governamentais e empreendimentos privados da construção civil, praticamente eliminou o deficit habitacional, estabelecendo um equilíbrio entre demanda e oferta nesse setor.

C) o acelerado crescimento econômico do Brasil, verificado na última década, acelerou, também, a taxa de urbanização, a redução do nível de pobreza e a desigualdade econômica, colocando-o entre os primeiros países na igualdade de distribuição de renda, ao lado de Guatemala, Argentina e Uruguai.

D) nas últimas décadas, o crescimento demográfico tem se apresentado mais lento. Reduziram, também, o ritmo de crescimento da aglomeração nas grandes metrópoles e o deslocamento do campo para a cidade.

E) o desenvolvimento sustentável das cidades acompanha a sensível melhoria da qualidade de vida da população, a eliminação da pobreza e da desigualdade e a redução da violência.

24) O cerco de Jerusalém ocorreu durante a Primeira Cruzada, de 7 de junho a 15 de julho de 1099, opondo os cruzados à cidade de Jerusalém, sob o domínio do Califado Fatímida. Com a conquista de Jerusalém, a cruzada cumpriu os seus objetivos e foi estabelecido o Reino Latino de Jerusalém, que permaneceria uma entidade geopolítica na Palestina durante quase dois séculos.

As Cruzadas tiveram consequências importantes, entre elas:

A) a centralização da administração e da justiça em mãos dos senhores feudais.

B) o êxito das expedições em defesa da Terra Santa.

C) o fortalecimento do domínio feudal na esfera econômica.

D) decadência da burguesia que não retomou seus investimentos no movimento cruzadista.

E) o restabelecimento das rotas comerciais terrestres e marítimas entre o Ocidente e Oriente.

25) Nas regiões banhadas por grandes rios, que serviam tanto para fertilizar o solo, como para o transporte de mercadorias e pessoas, o progresso foi naturalmente muito mais rápido e eficaz do que em áreas menos favorecidas pela natureza. Nessas zonas privilegiadas, os homens não tinham que fazer tanto esforço para lutar pela vida. Essa largueza de tempo conduziu naturalmente à divisão do trabalho, à elevação religiosa, ao culto das artes etc.

Assinale abaixo a única opção que esteja CORRETA em relação às primeiras grandes civilizações que se desenvolveram entre rios:

A) O vale do rio Nilo produziu a extraordinária civilização assíria, cujos monumentos gigantescos até hoje nos enchem de assombro e admiração, os chamados zigurates; essa civilização exerceu domínio em todo oriente até 4000 a.C., mas sua História só começa propriamente com a unificação dos reinos.

B) A Mesopotâmia, onde correm os rios Jordão e Brahmaputra, foi palco das culturas de Sumer, de Acad, dos Jônios, e dos Macedônios, e sua História começa em 4.888 a.C.

C) Entre os rios Jordão e Cananéia se originou a civilização hebraica, cuja civilização foi submetida pelos hicsos e, mais tarde, pelos egípcios.

D) A região dos rios Ganges e Brahmaputra produziu a civilização arábica, eslava e hindu.

E) No Extremo Oriente, nos vales dos rios Huang-Ho (rio Amarelo) e Yang-Tse-Kiang (rio Azul), também floresceu uma das mais velhas civilizações do mundo: a chinesa.

26) “O pouco poder ofensivo dos primitivos canhões impunha que essa arma fosse empregada contra o homem e não contra o material, já que neste não faria dano considerável. Geralmente, a tripulação vencida era jogada pela borda. Sendo fracos em seu poder ofensivo, esses canhões navais primitivos eram chamados de:”

A) Ship Killers

B) Fogo Grego

C) Men Killers

D) Poitas

E) Arcabuzes

Page 11: SIMULADO 2 – QAA/AFN – 2019 · E não quero formar a vida porque a existência já existe. Existe como um chão onde nós todos avançamos. Sem uma palavra de amor. Sem uma palavra

SIMULADO 2 – QAA/AFN 2019 – CURSO ASCENSÃO

SIMULADO 2 QAA/AFN – 2019 9

27) Observe:

No século XVII, os holandeses ocuparam boa parte do Nordeste brasileiro. A primeira invasão ocorreu na Bahia (1624-1625), mas foi a partir do domínio de Pernambuco que os holandeses conseguiram uma ocupação mais prolongada (1630-1654).

Estas invasões estão ligadas:

A) à posição assumida pelos proprietários de terra portugueses na América que, receando perder mercado na Europa com a União Ibérica, mantiveram sua aliança com as Províncias Unidas mesmo após o estabelecimento da União Ibérica.

B) ao interesse holandês de manter seu acesso à produção de açúcar do Nordeste do Brasil, acesso que foi interrompido com o estabelecimento da União Ibérica em 1580.

C) ao interesse da Holanda que desejava prejudicar os interesses da Inglaterra, aliada da Espanha que mais lucrava com a produção açucareira do Brasil.

D) à Companhia das Índias Orientais, criada no século XVI, que tinha por objetivo controlar diretamente a produção de cana do nordeste do Brasil.

E) à necessidade de Antuérpia e Amsterdã manterem-se como centros urbanos desinteressados em comercializar açúcar na Europa.

28) “Atenas, aberta ao comércio, rica, dinâmica e democrática, apresentava-se como o oposto de Esparta - fechada, agrária e oligárquica. Durante o século V a.C., as dezenas de pólis gregas, tão orgulhosas de sua autonomia e de seus governos locais, iriam pela primeira vez unir-se militarmente em torno de um inimigo comum, os persas, que ameaçavam as fronteiras orientais do mundo helênico.”

(Cláudio Vicentino)

O texto acima faz referência a duas das mais importantes cidades da Grécia Clássica: Esparta e Atenas. Sabemos que as Cidades-estados da Grécia se uniram durante as guerras medas para fazer frente ao poder Persa. No entanto as cidades gregas também travaram guerras entre si.

Sobre esses conflitos internos, marque a única opção CORRETA.

A) A Guerra do Peloponeso, travada entra a Liga de Delos, liderada por Esparta e a Liga do Peloponeso, liderada por Atenas, foi o grande conflito interno da Grécia clássica e marcou a ascensão de Esparta como a potência hegemônica do mundo grego.

B) Na batalha de Miles, os Atenienses, numa batalha naval travada próximo da ilha da Sicília, derrotaram os Espartanos que foram então obrigados a pedir um tratado de paz em 404 a.C.

C) Na guerra do Peloponeso se destacou a figura do Almirante Espartano Temístocles, que, na batalha naval do golfo de Corinto, em 429, derrotou as forças atenienses utilizando a tática do movimento e choque.

D) Na batalha de Égos-Potamos, os Espartanos, numa batalha naval travada em terra, derrotaram os Atenienses e assim venceram a Guerra do Peloponeso, travada entre 431 e 404 a.C.

E) A batalha naval decisiva do conflito foi a batalha naval de Artemisium na qual Esparta, após formar seu poder naval na primeira fase do conflito, derrotou os atenienses mesmo no mar.

Page 12: SIMULADO 2 – QAA/AFN – 2019 · E não quero formar a vida porque a existência já existe. Existe como um chão onde nós todos avançamos. Sem uma palavra de amor. Sem uma palavra

SIMULADO 2 – QAA/AFN 2019 – CURSO ASCENSÃO

SIMULADO 2 QAA/AFN – 2019 10

29) Durante os séculos XVI, XVII e XVIII a América portuguesa foi alvo de ataques franceses.

Entre as citações abaixo, marque a única opção que faz referência ao episódio conhecido como “França Equinocial”.

A) Em 1558, uma força naval comandada por Jerônimo de Albuquerque, nascido no Brasil, chegou ao Rio de Janeiro para combater os franceses. Este grupamento pode ser considerado a primeira força naval comandada por um brasileiro.

B) As riquezas do Rio de Janeiro atraíram a cobiça de dois franceses. O primeiro foi Duclerc, que acabou derrotado depois de invadir a cidade. Preso, acabou assassinado, por razão pouco esclarecida, mas não relacionada com seu ataque.

C) Dugay-Trouin, veio com uma considerável força naval, conquistou a Ilha das Cobras, depois o Morro da Conceição e, de lá, logrou ocupar a cidade que, ameaçada de ser incendiada, rendeu-se.

D) Em 1614, uma força naval comandada por Jerônimo de Albuquerque, nascido no Brasil, chegou ao Maranhão para combater os franceses. Este grupamento pode ser considerado a primeira força naval comandada por um brasileiro.

E) Derrotados na Guanabara, os franceses e seus aliados tentaram, ainda, estabelecer uma resistência em Cabo Frio, mas acabaram vencidos. Os franceses que se renderam foram enviados de navio para a França.

30) Observe:

Retrato de Felipe II (1527-1598)

Rei de Espanha e Portugal

Durante a União Ibérica (1580-1640), Portugal foi envolvido em sérios conflitos com outras nações europeias.

Tais fatos trouxeram como consequências para o Brasil Colônia:

A) as invasões holandesas no Nordeste e o declínio da economia açucareira após a expulsão dos invasores.

B) o fortalecimento político e militar de Portugal e colônias, devido ao apoio espanhol.

C) a redução do território colonial e o fracasso da expansão bandeirante para além de Tordesilhas.

D) a total transformação das estruturas administrativas e a extinção das Câmaras Municipais.

E) o crescimento do mercado exportador em virtude da paz internacional e das alianças entre Espanha, Holanda e Inglaterra.