simmmei notícias n. 25 - agosto 2013

8
Evento faz parte da programação dos 25 anos do Sindicato das Indústrias (SIMMMEI) e também marcou os 80 anos da FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) Mais de mil pessoas assistiram ao concerto do pianista Arthur Moreira Lima e da Orquestra de Câmara do SESIMINAS no último domingo, 21 de julho, em Itajubá. O evento foi o primeiro promovido pela FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) no interior e teve apoio da Regional Sul e do SIMMMEI (Sindicato das Indústrias de Itajubá). O show foi realizado em frente ao Museu Municipal Wenceslau Braz e também será apresentado nas demais regionais da FIEMG. O casal Mônica Curado e Adonir Rocha Both diz que o show foi espetacular. “Ele apresentou um repertório rico e diversificado. Valeu à pena estar aqui”, ressaltou Mônica. “Seria muito bom que a população itajubense tivesse a oportunidade de poder curtir a um show como esse toda semana”, completou Adonir. O casal, que já morou em Itajubá, estava a passeio durante o final de semana, em visita ao filho que estuda na Unifei (Universidade Federal de Itajubá). Para o presidente da Regional Sul, Ary Novaes, Itajubá foi a única cidade do Sul de Minas a receber o concerto, denominado “Um Piano na Estrada”. O show faz parte das comemorações dos 80 anos da FIEMG. Também marcou o início das festividades dos 25 anos do SIMMMEI, que serão comemorados em novembro próximo. “Itajubá tem se destacado no cenário mineiro e nada mais justo do que essa homenagem em um momento tão especial para nosso sindicato”, disse. “O show foi algo novo na recente história de Itajubá, uma oportunidade única para os amantes da boa música e mesmo para aqueles que ainda não tiveram a chance de saborear um concerto como esse”, ressaltou o presidente do SIMMMEI, André Luiz Martins Gesualdi. O palco para o evento foi montado ao lado do Museu Wenceslau Braz: um caminhão-teatro de 45 metros quadrados de cena. Foram distribuídas, nas tendas montadas especialmente para o concerto, 600 cadeiras, mas muita gente sentou nas calçadas da Avenida dos Ferroviários e nos espaços de acesso ao museu.O concerto durou cerca de noventa minutos. No repertório, o pianista mesclou de música clássica universal aos grandes sucessos da MPB, interpretando Bach, Beethoven, Chopin, Mozart e Villa-Lobos; e os intercalou com músicas populares que se tornaram clássicos. É assim que entrou, no cardápio musical, Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Luiz Gonzaga e, da Argentina, Astor Piazzolla – de quem Moreira Lima fez a primeira transcrição para o piano. NÚMERO 25 | AGOSTO DE 2013 O vice-prefeito Christian Gonçalves, André Gesualdi, Arthur Moreira Lima, o diretor Massoud Nassar Neto (Turismo) e Eduardo Mauad; o pianista durante apresentação, que teve a participação da Orquestra de Câmara do SESIMINAS Show Arthur Moreira Lima atrai mais de mil pessoas Sacode a Praça em Itajubá Rede de Indústrias Protegidas Jantar no Dia da Indústria Página 6 Página 2 Página 3

Upload: bill-souza

Post on 06-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Informativo do SIMMMEI - Sindicato das Indústrias de Itajubá

TRANSCRIPT

Page 1: Simmmei Notícias n. 25 - Agosto 2013

Evento faz parte da programação dos 25 anos do Sindicato das Indústrias (SIMMMEI) e também marcou os 80 anos da FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais)

Mais de mil pessoas assistiram ao concerto do pianista Arthur Moreira Lima e da Orquestra de Câmara do SESIMINAS no último domingo, 21 de julho, em Itajubá. O evento foi o primeiro promovido pela FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) no interior e teve apoio da Regional Sul e do SIMMMEI (Sindicato das Indústrias de Itajubá). O show foi realizado em frente ao Museu Municipal Wenceslau Braz e também será apresentado nas demais regionais da FIEMG.

O casal Mônica Curado e Adonir Rocha Both diz que o show foi espetacular. “Ele apresentou um repertório rico e diversificado. Valeu à pena estar aqui”, ressaltou Mônica. “Seria muito bom que a população itajubense tivesse a oportunidade de poder curtir a um show como esse toda semana”, completou Adonir. O casal, que já morou em Itajubá, estava a passeio durante o final de semana, em visita ao filho que estuda na Unifei (Universidade Federal de Itajubá).

Para o presidente da Regional Sul,

Ary Novaes, Itajubá foi a única cidade do Sul de Minas a receber o concerto, denominado “Um Piano na Estrada”. O show faz parte das comemorações dos 80 anos da FIEMG. Também marcou o início das festividades dos 25 anos do SIMMMEI, que serão comemorados em novembro próximo. “Itajubá tem se destacado no cenário mineiro e nada mais justo do que essa homenagem em um momento tão especial para nosso sindicato”, disse.

“O show foi algo novo na recente história de Itajubá, uma oportunidade única para os amantes da boa música e mesmo para aqueles que ainda não tiveram a chance de saborear um concerto como esse”, ressaltou o presidente do SIMMMEI, André Luiz Martins Gesualdi.

O palco para o evento foi montado ao lado do Museu Wenceslau Braz: um caminhão-teatro de 45 metros quadrados de cena. Foram distribuídas, nas tendas montadas especialmente para o concerto, 600 cadeiras, mas muita gente sentou nas calçadas da Avenida dos Ferroviários e nos espaços de acesso ao museu.O concerto durou cerca de noventa minutos. No repertório, o pianista mesclou de música clássica universal aos grandes sucessos da MPB, interpretando Bach, Beethoven, Chopin, Mozart e Villa-Lobos; e os intercalou com músicas populares que

se tornaram clássicos. É assim que entrou, no cardápio musical, Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Luiz Gonzaga e, da Argentina, Astor Piazzolla – de quem Moreira Lima fez a primeira transcrição para o piano.

NÚMERO 25 | AGOSTO DE 2013

O vice-prefeito Christian Gonçalves, André Gesualdi, Arthur Moreira Lima, o diretor Massoud Nassar Neto (Turismo) e Eduardo Mauad; o pianista durante apresentação, que teve a participação da Orquestra de Câmara do SESIMINAS

Show Arthur Moreira Lima atrai mais de mil pessoas

Sacode a Praça em Itajubá

Rede de Indústrias Protegidas

Jantar no Dia da Indústria

Página 6Página 2 Página 3

Page 2: Simmmei Notícias n. 25 - Agosto 2013

EditorialManifestações populares

Perfil

NÚMERO 25AGOSTO DE 2013SIMMMEINotícias2

EXPEDIENTE: Presidência SIMMMEI: André Luiz Martins Gesualdi. Conselho Editorial: Roseleila Vieira (Cabelauto), Rozale Gomes (Balteau), Juliana Gorgulho (PKC Group) e Sandra Ribeiro (SIMMMEI); Jornalista Responsável: Bill Souza (MTB 25.949 – SP). Projeto Gráfico e Editoração: Contexto. Tiragem: 6.000. SIMMMEI – Avenida dos Ferroviários, 725, Morro Chic, Itajubá – MG. Telefone: (35) 3623-5766.

SIMMMEI, PM e Prefeitura criam e Rede de Indústrias Protegidas

Parceria do Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI) com a Polícia Militar (PM) e a Prefeitura Municipal de Itajubá permitirá a implantação da Rede de Indústrias Protegidas, projeto que visa aumentar a segurança nas indústrias do município. O lançamento oficial do programa, que começou a ser discutido no início de maio, deverá ser feito em agosto.

“A iniciativa e o pioneirismo da Rede de Indústrias Protegidas trarão um beneficio enorme para as empresas participantes e seus colaboradores, além de fomentar um processo para manter Itajubá como uma cidade segura e sem os riscos comuns em cidades desse porte, acredita o presidente do SIMMMEI, André Luiz Martins Gesualdi.

O objetivo do projeto é melhorar as relações entre as indústrias, despertar a consciência solidária e incentivar a vigilância informal, coibindo a ação de possíveis criminosos e garantindo a segurança pessoal e patrimonial por meio de pequenas mudanças de comportamento e compartilhamento de informações de interesse para a segurança, explica o tenente Gabriel Felipe Pereira, responsável na PM pela operacionalização da rede.

O tenente diz ainda que o projeto prevê a divisão das indústrias em pequenos grupos, chamados de laços, que serão responsáveis

pela vigilância informal dentro desses locais. A intenção é criar uma sensação de grupo e de pertencimento, uma vez que a segurança é interesse comum de todas as indústrias da cidade, afirma. Os dois primeiros laços já estão em formação: o primeiro envolve empresas Alstom, Balteau, Mahle, Helibras e Higident e, o segundo, PKC, Imbel e Cabelauto.

A ideia essencial, prossegue tenente Gabriel, será indústria protegendo indústria, oportunidade em que cada empresa passará a ser uma câmera viva, atuando de forma mútua e comprometida, alertando a todos os componentes do laço sobre a presença de pessoas e veículos suspeitos, por intermédio de sinais sonoros, e outras estratégias, impedindo que infratores se utilizem do fator surpresa, dificultando, assim, sua atuação.

De acordo com o tenente, durante as reuniões periódicas da Rede de Indústrias Protegidas, os laços têm a oportunidade de trocar informações, experiências e boas práticas relacionadas à segurança, tudo com a coordenação e o direcionamento técnico da Polícia Mil i tar. Além da coordenação do projeto, a Polícia Militar busca trabalhar a aproximação dos policiais com as indústrias, mais especificamente com as equipes de segurança atuantes nas diversas empresas, conclui.

Manifestações populares sacudiram o Brasil em junho, quando centenas de milhares de pessoas saíram às ruas para protestar contra os desmandos na política, na economia e nos serviços públicos – em especial, na educação, na saúde e na segurança. A onda de protestos, iniciada de forma pacífica nas capitais, contagiou a população de outros municípios, como Itajubá. Nossa cidade experimentou momentos há muito tempo adormecidos e levou para ruas crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Nas fileiras que encheram o centro da cidade de cores e cartazes, muitos trabalhadores da indústria.

É certo que a pauta de reivindicações era, e continua sendo, extensa e complexa. O próprio movimento em si, que teve início nas redes sociais digitais (destaque para o Facebook), foi algo que nem mesmo analistas e cientistas sociais conseguiram explicar com exatidão: precisamos de um tempo maior de maturação para compreender o fato que, definitivamente, entrou para a história de nosso país.

Em Itajubá, entre os muitos cartazes levantados pelos manifestantes, pedidos os mais variados: a redução no valor da passagem de ônibus (que de fato foi reduzida); a revisão do projeto de lei que aumentou de 10 para 17 o número de vereadores para a próxima legislatura; a rediscussão da lei revogada que permitiu a volta das sacolas plásticas no comércio; e claro, demandas gerais para melhorar a atenção nos serviços públicos. Claro que não poderia faltar às manifestações o protesto feito por muita gente contra a alta carga tributária que atinge diretamente nossa economia e nossa indústria. Altos impostos, em cascata, que afetam o crescimento e a expansão do parque produtivo brasileiro. Temos certeza que esse é um dos grandes males do país, ao lado da corrupção, já impregnadas em todos os escalões de governo.

Aquela primeira onda de protestos, pacífica e ordeira, aos poucos, perdeu força. Quem sabe, pelas manifestações violentas e sem sentido de uma minoria enraivecida, infiltrada nos movimentos, que nem ao certo sabia, e sabe, o que pedir. Esses protestos ainda pipocam aqui e ali, nos grandes centros, mas desprovidos da autêntica manifestação ordeira que tão bem faz à democracia. Acreditamos que esse despertar da população, que foi às ruas com família e amigos, em uma grande integração de ideias e sonhos, precisa ganhar novas formas para não deixar morrer a necessária participação social na definição dos rumos de nosso país. Ainda precisamos de reformas estruturais e estruturantes para transformar o Brasil em uma grande nação, justa e solidária.

Page 3: Simmmei Notícias n. 25 - Agosto 2013

25 anos

NÚMERO 25AGOSTO DE 2013 SIMMMEINotícias 3

Palestra e jantar em comemoração ao Dia da Indústria

Uma palestra com o secretário de Coordenação Geral e Gestão da Prefeitura de Itajubá, Adilson Primo, marcou o jantar em comemoração ao Dia da Indústria, em 28 de maio. O evento reuniu gestores e empresários das associadas ao Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI), que organizou o evento em um restaurante da cidade. Adilson Primo abordou o tema “O cenário econômico brasileiro e sua influência em Itajubá”.

Durante sua palestra, Adilson Primo fez um relato da conjuntura macroeconômica, a situação da indústria brasileira, as medidas e reveses do governo da presidente Dilma Rousseff e o panorama de Itajubá nesse cenário. “Acredito que temos grande chance de implantar medidas que possam contribuir

para o crescimento do nosso município. O que precisamos é ter a capacidade de articular todos os setores em prol de um objetivo maior”, ressaltou.

“Ouso dizer, com toda segurança, que o Sindicato das Indústrias de Itajubá está muito mais maduro e hoje experimenta um crescimento nunca visto em sua história. Não é um crescimento numérico tão somente em sua base associativa, mas, principalmente, um crescimento qualitativo”, disse, o presidente do SIMMMEI, André Luiz Martins Gesualdi, em discurso aos empresários presentes, que antecedeu a palestra de Adilson Primo. “Acredito que atingimos esse patamar porque nós, empresários e gestores, de pequenas e grandes empresas, entendemos a necessidade de agirmos coletivamente:

juntos somos mais fortes, partilhamos nossas experiências e práticas, para fazer valer nossos interesses”, completou.

Como exemplo, citou a criação dos dois novos grupos de trabalho do SIMMMEI: Grupo de Tecnologia da Informação e Comunicação e o Grupo Metal Mecânico, que já conquistaram espaços e aliados importantes, como o SEBRAE Minas e a UNIFEI, em pouco tempo de ação. Esses dois grupos vem se somar a outros dois, já consolidados no sindicato: o Grupo de Recursos Humanos de Itajubá e o Grupo Estratégico de Meio Ambiente. André Gesualdi lembrou ainda que 2013 é um ano muito especial porque marca os 25 anos do SIMMMEI e os 80 anos da FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais).

Empresários em encontro com professores da Unifei: possível parceria

Comemorado na data de 25 de maio, o Dia da Indústria marca o reconhecimento da Nação aos empresários, industriais e todos aqueles que, integrados em atividades fabris, participam da construção do País. A homenagem foi instituída em 1957 em memória de Roberto Simonsen, patrono da indústria nacional, que faleceu nessa data, em 1948. O legado de Simonsen inclui a criação do Centro das Indústrias de São Paulo (CIESP), o Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Escola Livre de Sociologia e Política.

Dez empresas associadas ao SIMMMEI visitaram a Unifei (Universidade Federal de Itajubá) para conhecer o Projeto Integração, que é desenvolvido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. O objetivo do projeto é desenvolver pesquisas junto às indústrias da região.

A visita aconteceu depois de uma demanda levantada pelas associadas durante levantamento feito, no ano passado, pela técnica extensionista do PEIEX (Projeto de Extensão Industrial Exportadora), Tatiana Costa Leite. “A maioria dos entrevistados disseram que não tinha nenhum contato com a universidade e que gostariam de estreitar os laços em busca de inovação para produtos

e processos”, explica. O PEIEX é um sistema de resolução

de problemas técn ico, gerenc ia is e tecnológicos. Foi desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, (APEX Brasil) a partir da percepção da necessidade de se estabelecer uma ferramenta que eleve o nível de competitividade das empresas, através da modernização e capacitação empresarial, e da inserção de inovações técnicas, gerenciais e tecnológicas. Em Minas Gerais, é coordenado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).

Associadas conhecem projeto desenvolvido pela Unifei

André Gesualdi, Adilson Primo e Eduardo Mauad em evento promovido pelo SIMMMEI

Empresários e convidados em evento organizado em um restaurante da cidade

André Gesualdi durante discurso: Sindicato alcança maturidade em seus 25 anos

Adilson Primo abordou o cenário econômico brasileiro e sua influência em Itajubá

Page 4: Simmmei Notícias n. 25 - Agosto 2013

NÚMERO 25AGOSTO DE 2013SIMMMEINotícias4

Grupo de RH promove curso em parceria com a FACESM

Cerimônia de formatura da primeira turma do curso de extensão avançado em Rotinas Trabalhistas reuniu amigos e familiares dos formandos, no auditório da FACESM (Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas). Os alunos são da área de Recursos Humanos (RH) das empresas associadas ao Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI). O curso, com carga horária de 80 horas, foi promovido graças a

uma parceria entre as duas instituições.“O curso foi excelente porque conseguimos,

ao longo desse período, agregar valores tanto para a nossa carreira como para nossa vida”, disse o analista de RH da Mahle, Michel Platini. “Também foi uma oportunidade única para partilhar experiências como profissionais de outras empresas de Itajubá”, completou o funcionário, que atua no setor de Administração de Serviços da empresa. A

turma foi composta por 14 pessoas.Na abertura do evento, em 22 de abril,

o diretor-geral da FACESM, professor Hector Gustavo Arango, ressaltou a importância da parceria. “Somos uma escola de negócios e precisamos estar conectados com o mercado por meio das empresas”, ressaltou. “Estamos gratos pela confiança depositada pelo SIMMMEI. O curso foi um momento muito rico de troca de saberes e experiências”, ressaltou a coordenadora do curso, Gleicilene Siqueira de Mello. “Essa turma juntou funcionários com anos de experiência em RH e outros, que estão no início da carreira. Isso foi muito interessante”, disse.

“Essa iniciativa ratifica uma necessidade das empresas: formar gestores de recursos humanos porque são esses profissionais que agem diariamente no contato com os funcionários de uma indústria”, falou o empresário Alexandre Alves da Luz, da Artrel, que foi o paraninfo da turma. Para a formanda Maria Roselita Machado Luz, a turma criou laços de amizade que, com certeza, contribuiu para o crescimento de todos. “O SIMMMEI e a FACESM estão de parabéns por essa iniciativa e já aguardamos sermos convidadas para novos cursos”, disse Roselita, que falou em nome da turma

Funcionários das indústrias participaram do curso de extensão em Rotinas Trabalhistas

Giro

Quatro associadas conquistam Certificação ISO 9001

Balteau realiza mais uma edição da SIPAT

Palestra, caminhada ecológica, concurso de frases, mascote e muitas atividades lúdicas nas quais os colaboradores puderam testar seus conhecimentos em Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. Assim foi a VII edição da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) da Balteau. As atividades aconteceram entre os dias 1º e 6 de julho.

Durante a semana, foram realizadas palestras sobre os seguintes temas: “Segurança como atitude e pratica de vida”; “Motivação”; “Meio Ambiente – Fazendo a

minha parte” e “Segurança no Trânsito”.Também durante a SIPAT, a empresa

entregou certificados de Honra ao Mérito aos funcionários que trabalharam mais horas em exposição ao risco sem acidente do trabalho ou qualquer outro tipo de afastamento de

trabalho.Para encerrar a semana, funcionários e

familiares participaram, em 6 de julho, da VI Caminhada Ecológica que, neste ano, aconteceu no Observatório Pico dos Dias, em Brasópolis.

Funcionários e familiares durante caminhada ecológica no Observatório de Brasópolis

Quatro empresas associadas ao Sindicado de Indústrias de Itajubá (SIMMMEI) receberam a Certificação ISO 9001/2008, que assegura a Gestão da Qualidade em todos os processos industriais. São elas: BMD, a RCS, a Unistil e a Master. A empresa certificadora foi a BVQI.

“Para nós, é muito importante ter a mesma certificação das grandes empresas porque atesta que todo o processo interno é feito com qualidade”, explica o proprietário da RCS Ferramentaria e Usinagem, Carlos Rogério de Vasconcelos. A opinião é compartilhada

por Evandro Braz Costa, da BMD. “Depois da Certificação ISO, a gente percebeu que há uma confiança maior em relação à empresa. Tanto que aumentou o número de clientes que procura pelos serviços da BMD”, completa.

Ambos ressaltam a importância do Sindicato das Indústrias de Itajubá, que teve sensibilidade e disposição para agrupar as empresas que ainda não tinha a certificação. “O SIMMMEI sempre esteve à frente desse processo. Também queremos agradecer todo o apoio que recebemos do SEBRAE - Minas”,

diz Carlos Rogério. “O SIMMMEI é o braço direito da indústria em Itajubá. Aconselho todas as empresas a se associarem ao sindicato”, ressalta Evandro Braz Costa.

O sócio proprietário da Unistil, Carlos Vitor Masseli, garantiu que a ajuda do SIMMMEI e do SEBRAE foi de extrema importância. “O SIMMMEI acaba sendo nosso porta-voz, principalmente para falar com outras empresas que têm o mesmo objetivo. Foi dessa maneira que formamos o grupo em busca da certificação”, afirma.

Page 5: Simmmei Notícias n. 25 - Agosto 2013

Workshop sobre assédio moral no trabalho

Giro

NÚMERO 25AGOSTO DE 2013 SIMMMEINotícias 5

SIMMMEI promove palestra sobre Direito Ambiental

Empresários participam de curso oferecido pelo SEBRAE

Um tema delicado, mas que merece toda atenção das indústrias, sejam elas micro ou grandes empresas: o assédio moral. A declaração é da psicóloga Edina Bom Sucesso, consultora, palestrante e autora de vários livros sobre o assunto – o mais recente é “Até quando: tortura psicológica e assédio moral no trabalho”. “Precisamos agir na prevenção desse tipo de incidente, que só prejudica o clima organizacional e causa dissabores para os envolvidos e para a própria empresa”, acredita.

Edina Bom Sucesso ministrou workshop “A Humanização das Relações de Trabalho e a prevenção do Assédio Moral”, promovido pelo Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI). A atividade reuniu mais de 60 pessoas, entre gestores, líderes e empresários das associadas ao SIMMMEI, em 28 de maio, no auditório da FACESM.

“A atividade foi enriquecedora”, ressalta

Lucimara Abranches, coordenadora de Recursos Humanos (RH) da Fania. “Ela soube apresentar, de forma clara e objetiva, o conceito do assédio moral e suas implicações no dia a dia da indústria”, completa. Elisa Nilo, supervisora de RH da Sisvôo, concorda com Lucimara. “A palestrante pontuou sua apresentação com exemplos claros, muitos surgidos do próprio debate entre os participantes”, diz.

De acordo com Edina Bom Sucesso, o objetivo do workshop foi estimular “o e s tabe l ec imen to de r e l ações interpessoais saudáveis, da cooperação e do comprometimento, visando a eficácia do trabalho em equipe, mostrando os riscos das posturas e comportamentos por parte de chefes e colegas que configuram o assédio moral no trabalho.”

Entre os temas abordados, destaque para “Lidando com os conflitos nas relações interpessoais”, “Atitudes gerenciais que configuram o Assédio Moral no trabalho”,

“O perfil dos assediadores”, “O assédio moral entre colegas”, “Consequências do assédio moral para os assediados”, e “A humanização das relações de trabalho: a importância do respeito e da confiança nas equipes de trabalho”.

A psicóloga Edina Bom Sucesso durante bate-papo com os participantes: tema delicado e atual

Cíntia Valle durante conversa com gestores: informações importantes para as empresas

A consultora do SEBRAE, Ana Baugratis: desenvolver o pensamento estratégico

Técnicos da área de meio ambiente e gestores das associadas participaram, em 5 de junho, da palestra “Direito Ambiental”, ministrada pela advogada Cíntia Valle. A atividade, promovida pelo Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI), integrou a programação para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente.

“A palestra foi muito interessante porque apresentou conceitos importantes para o nosso dia a dia na indústria. Um deles foi sobre o licenciamento ambiental”, explica Rita Santos, da área de Segurança e Meio Ambiente da PKC Group. “A palestrante também foi muito clara e objetiva, mostrando, de forma

didática, como devemos cuidar dessa área de acordo com o que diz a legislação”, completa.

Cíntia Valle, especializada em Direito Ambiental pelo CAD e mestranda em Direito Ambiental e Sustentabilidade pela Faculdade Dom Helder Câmara, é a coordenadora da área de Direito Ambiental do escritório Papini & Lacerda, contratado pelo SIMMMEI para prestar assessoria jurídica às indústrias associadas.

Durante a palestra, foram abordados os seguintes temas: Conceitos básicos de gerenciamento de riscos; Riscos ambientais e medidas de proteção para o empresário; conceitos de Impacto Ambiental; e Licenciamento Ambiental.

Empresários e gestores das micro e pequenas empresas que fazem parte do Grupo Metal Mecânico do Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI) participa, desde abril, do curso Estratégias Empresariais, oferecido pelo SEBRAE Minas. O treinamento terá duração de cinco meses, com encontros quinzenais.

“O curso faz parte do programa SEBRAE Mais e visa desenvolver o pensamento estratégico e a prática de estabelecimento de estratégias para as empresas, de modo a direcioná-las e guiá-las para decisões mais acertadas, que sejam fruto da reflexão, pesquisa e conhecimento de seu ambiente de atuação”, explica a técnica do Escritório Itajubá, Elaine Rezende.

De acordo com a técnica, além das aulas quinzenais, também estão previstas visitas a cada uma das empresas participantes. O curso é ministrado pela consultora Ana Baugratis. “Esse treinamento é umas das ações que vamos desenvolver até o final de 2014 dentro da parceria firmada com o SIMMMEI”, ressalta.

Entre os tópicos a serem abordados durante o curso Estratégias Empresariais estão: processo estratégico, análise do negócio e do ambiente macro; diagnóstico do setor e da empresa; consolidação das análises e formulação das estratégias; detalhamento para implantação das estratégias; e gestão da mudança e aprendizado organizacional.

Page 6: Simmmei Notícias n. 25 - Agosto 2013

NÚMERO 25AGOSTO DE 2013SIMMMEINotícias6

sesi

Sacode a Praça reúne quatro mil pessoas no SESI Itajubá

Quatro mil pessoas aproveitaram o sábado de sol, em 4 de maio, para curtir mais uma edição do Projeto Sacode a Praça. O evento é uma iniciativa da Regional Sul da FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) e realizada pelo SESI Minas, em parceria com a EPTV Sul de Minas – afiliada da Rede Globo.

Durante todo o dia, as crianças puderam aproveitar as brincadeiras preparadas pelo SESI Itajubá. As mais concorridas foram o

Pula-pula, Touro Mecânico e Futebol de Sabão. “Tudo transcorreu de forma tranquila, sem contratempos. Esse é o nosso objetivo: que o trabalhador da indústria e a comunidade possam desfrutar de momentos agradáveis”, diz a gerente do SESI, Maria Gorete Corrêa Bissacot.

Todas as brincadeiras tiveram, como monitores, alunos de Educação Física da Faculdade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC). “Nossos alunos puderam vivenciar na prática toda a aprendizagem teórica. A interação com as crianças e adultos é fundamental para a formação profissional”, explica o professor Neander Eduardo Loureiro, mais conhecido como Peninha. De acordo com o professor, participaram do evento 35 alunos do 1º, 3º e 5º períodos de Educação Física. “A atividade conta com estágio extracurricular”, destaca.

Além das brincadeiras, a garotada pode se divertir com a Oficina de Artesanato, que atendeu 1.200 crianças em atividades lúdicas como Porta-chaves, Porta-trecos e Porta- lápis e caneta. Outra novidade foi a trupe circense, que veio de Belo Horizonte para agitar a festa

itajubense: o grupo realizou performances no meio do público ao longo do dia.

Para os pais, foi oferecido o Circuito Saúde: em uma tenda especialmente montada pela organização, eles puderam aferir a pressão arterial, conhecer o Índice de Massa Corporal (IMC) e receber dicas para uma vida saudável. O Circuito Saúde atendeu 154 pessoas.

“O evento foi muito bom, com muitas atrações para as crianças”, disse Charles Willian Santiago Simões, que aproveitou a tarde de sol para levar a esposa Sandra e o filho Lucas, de 4 anos, para “curtir” as atrações do Sacode a Praça. “Meu filho adorou todas as brincadeiras”, ressalta.

O Sacode a Praça contou com apoio da Prefeitura Municipal de Itajubá, por meio das secretarias de Saúde e Esporte, Copasa, Polícia Militar, Polícia Civil, Colégio Aquarela, Minas Movimento, Corpo de Bombeiros, UNIPAC, Padaria Morro Chic, CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Rádio Max, Rádio Panorama, Rádio Futura, Padaria Progresso, Fania, Guarda Municipal, 4º Batalhão de Engenharia e Combate, Supermercado Dias e Casa das Piscinas.

Crianças participam de Colônia de Férias

Atividades recreativas e pedagógicas para crianças de 4 a 10 anos. Essa foi a proposta da quinta edição da Colônia de Férias do Serviço Social da Indústria (SESI), organizada pelo professor de Educação Física, Neander Eduardo Loureiro, mais conhecido como “Tio Peninha”. O evento aconteceu entre 15 e 19 de julho.

“Nosso objetivo foi proporcionar, além de uma opção de lazer para as crianças durante férias escolares, um momento importante para o desenvolvimento motor, cognitivo e social dos participantes”, explica o professor. Tio Peninha lembra que a colônia inclui todas as crianças, como às que são portadoras de necessidades

especiais: “queremos trabalhar o respeito às diferenças”, ressalta. A Colônia de Férias do SESI reuniu 32 crianças.

A gerente do SESI Itajubá, Maria Gorete Correa Bissacot, lembra que as atividades foram direcionadas para o desenvolvimento de acordo com a idade de cada criança. “Sem contar que ainda é servido um lanche delicioso, pois nossa preocupação é servir sempre o que

temos de melhor”, destaca a Gorete.Para realizar as atividades com as crianças,

o professor recebe a ajuda de estagiários, que cursam Educação Física na Faculdade Presidente Antônio Carlos (FUPAC). Lá praticam esportes, brincadeiras, tem o cantinho da leitura, realizam atividades colaborativas, nas quais um depende do outro para fazê-las. “Eles aprendem a trabalhar em equipe”, diz.

sustentabilidade

Muita diversão e alegria durante atividades realizadas no SESI Itajubá

Page 7: Simmmei Notícias n. 25 - Agosto 2013

sustentabilidade

NÚMERO 25AGOSTO DE 2013 SIMMMEINotícias 7

Intervenções artísticas na praça para marcar o Dia do Meio Ambiente

Visita ao aterro sanitário em Itajubá

GEMA recebe Moção Congratulatória da Câmara

Ação realizada pelo Grupo Estratégico de Meio Ambiente (GEMA) do Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI) marcou o encerramento das atividades programadas para a Semana do Meio Ambiente em Itajubá. A atividade foi realizada, em 8 de junho, na Praça Theodomiro Santiago, Centro. A intervenção contou com a participação do Grupo Sapucaiaços.

“A atividade foi um sucesso porque conseguimos atingir a comunidade, em especial, as crianças. O objetivo do grupo é promover a discussão e a troca experiências

entre as empresas participantes, mas com os olhos sempre voltados para a sociedade”, explica a coordenadora do GEMA, Tatiana Chiaradia, da Balteau Produtos Elétricos.

Tatiana Chiaradia lembra ainda que o SIMMMEI promoveu uma palestra, sobre Direito Ambiental, em 5 de junho – data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (veja matéria na página 5).

Na atividade na Praça Theodomiro Santiago, prossegue a coordenadora do grupo, o objetivo foi sensibilizar as crianças sobre a importância de se conhecer e

valorizar o meio ambiente. As atividades envolveram contação de histór ias, declamação de poesias, brincadeiras de roda e cantorias que resgatam tradições populares brasileiras.

“O grupo soube abordar o tema meio ambiente de uma maneira lúdica e teatral, com a participação das crianças presentes na praça. Até os pais foram convidados a interagir nas intervenções artísticas propostas pelo Sapucaiaços”, destaca Sandra Márcia Cortez Ribeiro, gerente do SIMMMEI.

Atividades lúdicas e divertidas tiveram a participação do Grupo de Escoteiros de Itajubá

O engenheiro Josué Meystre recepcionou o GEMA durante o encontro

Representantes do Grupo Estratégico de Meio Ambiente (GEMA) realizaram uma visita técnica ao aterro sanitário, em Itajubá, em 24 de junho. O aterro funciona no bairro rural Rancho Grande e recebe 60 toneladas de lixo por dia. A equipe foi recebida pelo engenheiro Josué Meystre.

De acordo com Tatiana Chiaradia, coordenadora do GEMA, o objetivo da visita foi conhecer como funciona o consórcio dos seis municípios que ali depositam os seus resíduos. Também

aproveitaram para discutir possível parceria entre o consórcio e as indústrias da região. Isso porque, atualmente, as empresas só podem encaminhar para o local o lixo orgânico, formado, pr incipalmente, pelos resíduos dos restaurantes.

“A v is i ta fo i muito interessante porque tivemos acesso a informações impor tantes . Vamos aprofundar a discussão sobre o assunto na próxima reunião do grupo”, disse a gerente do SIMMMEI, Sandra Márcia Cortez Ribeiro.

Reconhecimento público pela promoção e defesa do meio ambiente. A opinião é compartilhada pelos membros do Grupo Estratégico de Meio Ambiente (GEMA) do Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI), ao comentar a Moção Congratulatória concedida pela Câmara de Itajubá, em 10 de junho. O autor da proposta foi o vereador Antônio Raimundo Santi. A homenagem foi entregue à coordenadora do GEMA, Tatiana Chiaradia, que estava acompanha pelo presidente do SIMMMEI, André Luiz Martins Gesualdi, e pela gerente, Sandra Márcia Cortez Ribeiro. Também participaram da cerimônia todos os representantes das associadas que pertencem ao grupo.

“O GEMA é um grande exemplo de que a preocupação com o meio ambiente é pedra fundamental da discussão, hoje em prática,

sobre o direcionamento do processo produtivo para a gestão responsável dos recursos naturais. A iniciativa privada, em relação à preservação desses recursos, traz resultados favoráveis à sociedade e às gerações futuras”, destacou Santi.

O GEMA foi criado em abril de 2010 com objetivo unir esforços das associadas para ações conjuntas na área de meio ambiente. Fazem parte do grupo as seguintes empresas: Alfresa, Alstom Grid, Balteau, Cabelauto, Fania, Helibras, Mahle, PKC Group e Stabilus. Vale ressaltar que todas as associadas ao SIMMMEI podem integrar o grupo, que se reúne mensalmente para discutir ações e atividades sobre o tema.

Proposta foi feita pelo vereador Santi, que considera o grupo um exemplo a ser seguido

Page 8: Simmmei Notícias n. 25 - Agosto 2013

sesi

NÚMERO 25AGOSTO DE 2013

Itajubá realiza 2ª edição do Circuito Sul Mineiro de Corrida de Rua

Futsal do SESI é campeão no Sul de Minas

Atletas de Itajubá e cidades vizinhas participaram da segunda edição do Circuito Sul Mineiro de Corrida de Rua SESI, realizada em 4 de maio. A competição registrou recorde de inscrições e participantes: ao todo 258 pessoas se inscreveram para a prova, que contou com a participação de 191 competidores, sendo 70 representantes de indústrias da região.

A prova definiu os quatro classificados para a Corrida Integração, que acontecerá em Campinas. O evento é uma parceria entre a Regional Sul da FIEMG, por meio do SESI, e a emissora EPTV Sul de Minas, afiliada da Rede Globo. Os classificados são: na Categoria Indústria, Wagner Pereira Cruz, que trabalha na empresa Delphi, de Paraisópolis; e Michelle Marques Mazzoni, funcionária da Balteau, de Itajubá. Na Categoria Comunidade, os campeões foram Fabiano Gonçalves Diniz, de Itajubá, e Luanna Marília Rodrigues, de Sapucaí Mirim. Todos irão a Campinas com as despesas pagas pela EPTV.

O Circuito Sul Mineiro de Corrida de Rua teve um percurso de cinco quilômetros, com largada e chegada em frente à unidade SESI de Itajubá, que fica no bairro Morro Chic. Todos cinco primeiros colocados de cada categoria, nos naipes masculino e feminino, receberam medalhas. A premiação teve a

participação do vice-prefeito e secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Christian Gonçalves, e de seus diretores.

“A prova foi um sucesso e um momento de confraternização entre os atletas da indústria e da comunidade”, diz a gerente do SESI Itajubá, Maria Gorete Corrêa Bissacot. “Sem contar que a ação teve seu lado social”, ressalta, ao lembrar que foram arrecadados 258 quilos de alimentos não perecível com as inscrições para a competição.

A doação dos alimentos foi feita à presidente do Lar da Providência de Itajubá, Cléa Dotta Pereira. “Somos gratos ao SESI Itajubá e a todos os atletas que fizeram a doação. Podem ter certeza que tudo o que foi doado será bem aplicado na alimentação dos nossos idosos”, disse. O Lar da Providência atende 69 pessoas.

A competição contou com apoio da Prefeitura Municipal de Itajubá, por meio das secretarias de Saúde e Esporte, Copasa, Polícia Militar, Polícia Civil, Colégio Aquarela, Minas Movimento, Corpo de Bombeiros, UNIPAC, Padaria Morro Chic, CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Rádio Max, Rádio Panorama, Rádio Futura, Padaria Progresso, Fania, Guarda Municipal, 4º Batalhão de Engenharia e Combate, Supermercado Dias e Casa das Piscinas.

Duas equipes de Futsal do SESI Itajubá conquistaram vagas para disputar a Fase Estadual da segunda edição dos Jogos SESI Atleta do Futuro. Ambas foram campeãs invictas da etapa Regional Sul, realizada em Alfenas, nos dias 15 e 16 de junho. Os dois times são da Categoria 13 e 14 anos e Categoria 15 e 16 anos.

“Vencemos equipes muito fortes, como a de Pouso Alegre, que tem presença constante nas competições do SESI e da Federação Mineira de Futsal. Nossos atletas

e toda equipe técnica estão de parabéns pelos resultados”, explica Júlio César Resende, da Minas Movimento, empresa gestora dos produtos e serviços SESI em Itajubá.

Para Júlio César, a conquista mostra que o trabalho desenvolvido em Itajubá está no mesmo patamar técnico de outras cidades, onde o esporte é desenvolvido há mais tempo no programa SESI Atleta do Futuro. Os times do SESI Itajubá são treinados pelo professor de Educação Física, Jean Carlos.

Criação do Condomínio emPresarial

A implantação de um Condomínio Empre-sarial e a realização de uma Rodada de Negócios, com apoio do SEBRAE Minas, foram temas do encontro promovido pelo Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMM-MEI) com representantes da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio. Participaram da reunião, em 10 de maio, gestores e empresários das associadas que pertencem ao Grupo Metal Mecânico e ao Grupo TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação).

Para a administração pública, o Condomí-nio de Empresas é um projeto estratégico de governo, mas que precisa de união de todos os envolvidos para se buscar recur-sos em outras esferas de poder para a sua implantação. O presidente do SIMMMEI, André Luiz Martins Gesualdi, que fez a abertura do evento, ressaltou que a ins-tituição e as empresas estão interessadas na proposta. “Precisamos criar um plano de ação e buscar os recursos necessários para a sua implantação”, destacou.

Os representantes da Prefeitura apresen-taram, durante o evento, uma área com 42 lotes, onde poderá ser implantado o Condomínio Empresarial. O local já tem o licenciamento ambiental provisório, a sondagem do terreno pronta e o projeto urbanístico – saneamento básico e esgoto – já aprovados. “Cada empresa interessada precisa estar preparada para o investimento necessário”, lembrou o empresário Marcelo Fonseca Bortolotti, da Gima Máquinas, um dos coordenadores do Grupo Metal Mecânico.

Para Fernando Augusto Cunha Riondet Costa, diretor comercial da Keeplay, uma das empresas do Grupo TIC, é necessário a união de esforços entre as interessadas. “Juntas, teremos mais chance de captar recursos junto aos órgãos de fomento”, destacou. Os presentes também discutiram a realização de uma Rodada de Negócios – falta definir quais empresas serão âncoras no evento, ainda sem data definida para acontecer.

saiba +SIMMMEINotícias8

Competição registrou recorde de inscrições: alimentos arrecadados foram doados ao Lar da Providência

Empresários durante encontro promovido pelo SIMMMEI