sexta 14 03 2014 o retorno

16
Fundado em 17 de Dezembro de 2010 | O Sexta Empresa Jornalística Livree Atuante, é um produto exclusivo do Grupo Sexta de Comunicação | jornalsexta.com.br | R$ 1,00 Jornal Sexta | Ano 4 | Edição 142 | Sexta, 14 de Março de 2014 | Viamão |Rio Grande do Sul >> SEU JORNAL ESTAMOS DE VOLTA ! EQUIPE DE COLUNISTAS >> na foto acima o editor Daniel Jaeger Marques, e os colunistas Romer Guex, Hélio Ortiz, Pano Terra, Arruda Filho, Gabriel Rocha e Fábio Salvador Denise Ferreira Vitor Ortiz Geraldinho Filho Sarico Moura Leia os quatro novos colunista do Seu Jornal Sexta Príncipes e as Princesas comemora primeiro aniversário com coquetel para amigos e clientes Durante toda a última quarta-feira, a Príncipes e as Princesas recebeu seus clientes e amigos para um delicioso coquetel em comemoração ao primeiro aniversário, da loja que a cada dia se torna referência na moda de 0 a 18 anos de idade em Viamão PÁGINAS 8 & 9 FOTO: Equipe Celso Figueiredo

Upload: fabio-salvador

Post on 26-Mar-2016

237 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

Primeira Edição de 2014 do Sexta - com novos colunistas e linha editorial mais objetiva e variada.

TRANSCRIPT

Page 1: Sexta 14 03 2014 o retorno

Fundado em 17 de Dezembro de 2010 | O Sexta Empresa Jornalística Livre e Atuante, é um produto exclusivo do Grupo Sexta de Comunicação | jornalsexta.com.br | R$ 1,00

Jornal Sexta | Ano 4 | Edição 142 | Sexta, 14 de Março de 2014 | Viamão |Rio Grande do Sul

>> SEU JORNAL

ESTAMOS DE VOLTA !

EQUIPE DE COLUNISTAS >> na foto acima o editor Daniel Jaeger Marques, e oscolunistas Romer Guex, Hélio Ortiz, Pano Terra, Arruda Filho, Gabriel Rocha e Fábio Salvador

DeniseFerreira

VitorOrtiz

GeraldinhoFilho

SaricoMoura

Leia os quatro novos colunista do Seu Jornal Sexta

Príncipes e as Princesas comemora primeiroaniversário com coquetel para amigos e clientes

Durante toda a últimaquarta-feira, a Príncipes e as

Princesas recebeu seusclientes e amigos para um

delicioso coquetel emcomemoração ao primeiroaniversário, da loja que a

cada dia se torna referênciana moda de 0 a 18 anos de

idade em ViamãoPÁGINAS 8 & 9

FO

TO

: E

qu

ipe

Cel

so F

igu

eire

do

Page 2: Sexta 14 03 2014 o retorno

>> Editorial

EXPEDIENTEJornal SextaEmpresa JornalísticaLivre e Atuante |Viamão | Rio Grandedo Sul | Brasil.CNPJ = 12.942.789/0001-89

Diretor = Daniel

Jaeger Marques

JornalistaResponsável:Daniel Jaeger MarquesReg.Prof. 15.160

Semanário(sextas-feiras)Tiragem: 5 mil

exemplares

DiagramaçãoEletrônica: Daniel

Jaeger Marques.

Contato pelo e-mail

[email protected]

Chefe deReportagem:Arruda Filho.

O Jornal Sexta estáinscrito sob o número06, às folhas 001, doLivro B, número 2, do

Serviço de Registro

Civil das Pessoas

Jurídicas, Jornais, Ofi-cinas Impressoras,Empresas de Radiodi-fusão e Agência de No-tícias de Viamão.

O Jornal Sexta é umproduto exclusivo do

Grupo Sexta deComunicação de

Viamão/RSTELEFONES:(51) 3492.1750

(51) 9772.5707 (Vivo)

(51) 9414.4742 (Claro)(51) 8444.4877 (Oi)

(51) 8106.4767 (Tim)

As opiniões doscolunistas não refletem

necessariamente aopinião do JornalSexta de Viamão

PÁGINA 2 2

O Sexta quer disponibilizar ao leitor uma agendacom o que acontece na cidade e na região. Mande aatividade do seu bar, sua entidade, sua igreja, seu

CTG, sua banda, seu sítio de lazer para [email protected]. Se o evento não tiver cobrança de ingressoou entrada, a divulgação é gratuita. ATENÇÃO: isto é

para eventos, não para estabelecimentos comerciais emgeral. Consulte o departamento comercial.

PÁGINA 2Viamão - 14 de Março 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

Olá! Aqui estamos nós, a turma do Sexta, devolta às ruas, bancas, mercados e às casas deViamão.

Quando o Jornal Sexta deu um tempo, du-rante o verão, todo tipo de boato circulou pelacidade. Dizia-se que havia falido. Ou que haviasido fechado por decisão judicial (o que não seriaestranho, já que é o pesadelo dos poderososcom dor na consciência). Ou que havia sido ven-dido.

Mas não. Nada disso.Simplesmente nos demos um tempo para pla-

nejar, repensar, elaborar. E aqui estamos nós,com um jornal ainda melhor do que antes. Dize-mos isso sem nenhuma ponta de vaidade. Dize-mos com alegria, porque oferecer um Sextamelhor a vocês, leitores, é uma grande alegriapara nós.

Este é um jornal com objetivos. Não sãoobjetivos políticos, nem objetivos ocultos emalgum plano secreto. Nosso objetivo é muito cla-ro: fazer o jornal pelo qual os viamonenses es-peram há muitos e muitos anos. Um jornal plurale sério, sem ser mosca-morta - que seja polê-mico, contundente, fale a verdade, informe, e aomesmo tempo, promova o esporte, a arte e asiniciativas positivas na nossa cidade.

Um jornal pra valer. Um Jornal com J maiús-culo.

Por isso, agora voltamos com um Sexta me-lhor do que antes. Muito mais plural, com espa-ço para o contraditório. Disposto não a julgar,mas a informar sem ilusões nem omissões.

Temos vários colunistas novos. E outros ain-da virão nas próximas edições.

Através deste time, formado por figuras co-nhecidas e até consagradas de Viamão, comcaminhada, história, e coisas para dizer, espera-mos abrir espaço para todos os pontos de vistaideológicos, sociais e políticos da nossa socie-dade.

Nossas páginas serão a arena dos grandesdebates da cidade.

Os fãs históricos do jornal reconhecerão oantigo e adorado Sexta de sempre. Os céticosterão que reconhecer que muitas das nossas li-mitações foram superadas.

Porque é assim que se faz jornal: com res-peito ao leitor, buscando sempre melhorar, sem-pre mostrar mais, de forma mais variada, sobremais assuntos.

Bem vindos ao Sexta versão 2014!

O JORNAL SEXTA

EM NOVA FASE

(51) 3108-7330 | (51) 9986-3865

>> CANDIDATOS AO GOVERNO DO ESTADO

Sartori e Ziulkoski disputam quemserá o candidato do PMDB ao Piratini

Pré convenção acontece nesta sábado, dia 15 de março,na Assembléia Legislativa do Rio grande do Sul

O PMDB do Rio Grande do Sul, realiza no próximo sábado, dia 15 demarço, das 9h às 15h, no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislati-

va, a pré-convenção para escolher o seu candidatoao Palácio Piratini naseleições deste ano.

A vaga será disputadapor dois peemedebistashistóricos.

José Ivo Sartori (E), ex-prefeito de Caxias do Sul,e Paulo Ziulkoski (D), queatualmente preside a Con-federação Nacional dosMunicípios (CNM).

O QUE É PRECISO PARA VOTAR Para votar na pré-convenção so PMDB será imprescindível apresen-

tar documento oficial com foto.A escolha do candidato na pré-convenção do PMDB ocorrerá através

de urna eletrônica.O número dos candidatos 151 – José Ivo Sartori 152 – Paulo Ziulkoski

ONDE ENCONTRAR O SEU JORNAL SEXTA:Banca Leia (Banca do Banrisul)

Padaria BianchiCasa de Carnes ViamonenseGulla’s Restaurante e Pizarria

Boteco do GuaráRei do EspetãoCafé da Praça

Restaurante Sabor Viamonense (antigo Bar do Manoel)

Page 3: Sexta 14 03 2014 o retorno

PÁGINA 3Viamão - 14 de Março de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

Seja muito bem vindo ao Jornal Sexta. Participe e ajuda a fazero SEU jornal todas as sextas-feiras.

CONTATO: [email protected]: (51) 9772-5707 – Vivo | (51) 9414-4742 – Claro |

(51) 8444-4877 – Oi | (51)8106-4767 – Tim

PÁGINA>> POLÊMICA

Buracos cheios d'água na estrada. Isto não é um rali. Pelo contrário, isolam mais de 200 famílias de duaslocalidades no Capão da Porteira, aqui de Viamão. Com a falta de manutenção, que já levou até cinco meses paraocorrer, as estradas Das Lombas e Quilombo Gomes e Silva se tornam um desafio diário para quem precisa deixara região.

Na semana passada, com dificuldades de cruzar os mais de 20km de via de terra, a única linha de ônibus ficousem atender os moradores por oito dias. Quando voltou a funcionar na rota, acabou atolando na última viagem.Foram mais de duas horas no meio da estrada, no escuro, com as crianças que voltavam da escola.

“Meu filho, que costuma descer às 18h30min na parada, chegou depois das 20h30min”, conta a dona de casaBetiane Marinho Malta, 27 anos, que mora há 12 anos na Estrada das Lombas.

ABAIXO-ASSINADO PEDE MELHORIAS - Preocupada com a situação das duas vias, Betiane organizouum abaixo-assinado com mais de 200 assinaturas de moradores da região. No documento, eles pedem manutençãopermanente do trecho para que as famílias não corram o risco de ficarem isoladas numa situação de emergência. Odocumento foi entregue na prefeitura de Viamão na quinta-feira da semana passada.

“Já perdemos três horários dalinha de ônibus e só temos trêsdurante o dia. Quem não tem veículopróprio, depende de carona ou anda apé”, acredita Betiane.

“TOMARA QUE NÃO SEJA EU”- E foi em situações de extremanecessidade que o agricultor aposen-tado Coraci Paulo Antônio da Silva,73 anos, morador há 20 anos daEstrada Quilombo Gomes e Silva,precisou caminhar mais de 10km atéencontrar a outra linha de ônibus maispróxima, já na RS-040.

“Estava com médico marcado noCentro de Viamão e não tinha comosair daqui porque estava chovendo.Precisei caminhar pela estrada dechão até chegar na rodovia. Ficopensando se alguém morrer num diade chuva, vai ficar lá até a estradasecar. Tomara que não seja eu“,comentou Coraci, enquanto sacolejava na segunda-feira passada dentro do micro-ônibus colocado pela empresaPalmares para fazer o horário do meio-dia.

SACOLEJO INDESEJADO - Na segunda-feira passada, foram percorridas duas estradas dentro do ônibusque faz a rota Capão da Porteira. Por cerca de 1h30min, a partir do meio-dia, o que se viu foi um misto de aventu-ra e desafio para o motorista Márcio Santos da Silva, 36 anos, e os passageiros que foram se revezando ao longoda viagem. No horário, viajam estudantes que vão até a escola na localidade de Chico Serafim, a 20km da localida-de de Lombas, idosos e trabalhadores. Sempre com todas as 25 poltronas lotadas e com algumas pessoas em pé, oveículo sacolejou a cada novo buraco ou pedra que cruzava.

Como se não bastassem a poeira da estrada e o sobe-e-desce indesejado, era preciso cruzar os maricás queestão tomando conta da rota em mais de um trecho. É preciso fechar os vidros para não ser arranhado dentro doveículo. A quantidade de areia em outros dois pontos deixou o ônibus patinando e quase andando de lado paraseguir viagem.

DE OLHO NO CÉU - No pior momento, um buraco com mais de 1m de comprimento e pelo menos 40cm deprofundidade fez o ônibus deitar alguns graus para um dos lados. Foi preciso se segurar com força para não cairno corredor. Conhecedor da rota há uma década, Márcio detalha cada trecho de dificuldade. Quando chove, nãohá como passar com o veículo pesado pelas vias nos dias seguintes.

“ Já fiquei algumas vezes atolado. Antes de sair da RS-040 e entrar nas estradas de chão, olho o céu para ver senão vem chuva”.

Com informações de Samuel da Silva, via Facebook.

Estradas esburacadas deixamfamílias isoladas na

Zona Rural de ViamãoBasta cair a primeira gota de chuva para mais de 200 famílias da zona rural de

Viamão ficarem distantes do resto do mundo . . .

POVO RECLAMANDO DOS ÔNIBUS"De que adianta TV no semi-direto da Empresa Viamão

se não funciona. Estão sempre desligadas. Os cestos de lixosempre cheios e os bancos empoeirados. O valor da passa-gem R$ 5,35. Vergonha!!! E o poder público não fiscali-za...", Lucimar Silva.

REMELA NA CARAViamão tem mais de 250 anos, mas o amadorismo ainda

permeia na administração municipal. Os eleitores de Viamãotentaram dar uma lavada na cara da prefeitura, elegendo umprefeito de oposição, mas a coisa continua com muita reme-la... Acreditem que o Tribunal de Contas (TCE) ficou doisdias na prefeitura, e sem muito esforço, já encontrou remelademais na administração tucana. Já imaginaram se os técni-cos do TCE ficam um mês vasculhando as contas da prefei-tura?

BONATTO PAGANDO MICO ISai prefeito, entra prefeito, e o uso do dinheiro público

está sempre sendo questionado. A Licitação na Compra deUniformes Escolares para os estudantes da rede municipalde Viamão é considerada Irregular pelo Tribunal de Contasdo Estado/RS. O relator do processo e conselheiro do Tri-bunal, Marco Peixoto, emitiu medidas cautelares determi-nando a suspensão das licitações. O relator diz que "aspossíveis irregularidades em aquisição de uniformes escola-res para alunos da rede pública de ensino fundamental, rea-lizada por intermédio do Pregão Presencial ocorreu em con-trariedade aos princípios da eficiência e da economicidade".Os conselheiros dizem que o prefeito tucano da cidade, Val-dir Bonatto (PSDB), tem que suspender com urgência ospagamentos para a Empresa que confeccionou os unifor-mes, até que o TCE-RS analise o mérito das irregularidadesapontadas pela equipe técnica de inspeção. Ainda bem quepagaram o mico de ter distribuído os uniformes para osalunos.

BONATTO PAGANDO MICO IIO Tribunal de Contas também declarou irregular o Edi-

tal da tomada de preços para a prestação de serviços especi-alizados nas áreas de gestão pública e jurídico-administrati-va. Apurou as seguintes ilegalidades: a) na comprovação daqualificação técnica das licitantes; b) indevida atribuição demaior nota à empresa que propuser o menor preço; c) ine-xistência de publicação do extrato do edital no Diário Oficialdo Estado, e em jornal de grande circulação, além de haver aexigência de certificação de qualidade ainda na fase de habi-litação. Diante dos apontamentos, o processo licitatório deveser suspenso, no estágio em que se encontrar, até o próximopronunciamento do Tribunal sobre a matéria.

COOPERNORTEA Cooperativa de Energia Elétrica (Coopernorte) encer-

rou o ano de 2013 com um superávit de R$ 330 mil. Opresidente Jairton Nunes Vieira, garante que o esforço deeconomicidade gerou esse resultado considerado positivo.

RODEIO DA ETAO tradicional Rodeio Crioulo de Viamão, promovido

pelos professores, pais e alunos da Escola Técnica de Agri-cultura (ETA) será realizado nos dias 25,26 e 27 de abril. Naprogramação constam provas campeiras, shows e bailes nosábado e domingo. Informações: (51) 3485-1173

DENTADURA DE OURO.Quero ver o PMDB explicar a dentadura de R$ 62 mil

que o senador Pedro Simon está usando na arcada dentária...Não acredito que uma dentadura pode custar esse valor ab-surdo... com tanta gente desdentada por aí... E o pior, opovo das Vilas Augusta e Cecília estão revoltados com essafaçanha do transparente Pedrinho.... Vou morrer e não vouver tudo...

MUITO ALARDE E POUCA AÇÃOFarmácia pública municipal no Posto de Saúde, Centro

de Viamão, com as portas fechada.MOTIVO: Funcionário doente e não há outro para subs-

tituir e que sabia ler e interpretar as receitas para entregar osremédios aos doentes. Quem avisa é a professora Carla Ro-sane.

[email protected]

(51) 9845-4422

Arruda

Filho

Page 4: Sexta 14 03 2014 o retorno

Página 4 viamaoagora.com.br 14 de Março de 2014jornalsexta.com.br

Foi inaugurado no sábado passado (e os alunosjá estão utilizando) o novo prédio da EscolaMunicipal Apolinário Alves dos Santos, em ÁguasClaras. Claro que eu fui ao evento.

UMA OBRA MUITO LOUCAO novo prédio foi iniciado no governo passado,

pelo prefeito Alex Boscaini (PT). Mas, após a derrotaeleitoral de outubro de 2012, o governo petistadegringolou. A Prefeitura parou de pagar à empresacontratada e as obras, claro, estancaram. ValdirBonatto (PSDB) tomou posse em Janeiro de 2013,botou ordem na casa e retomou a construção.

A INAUGURAÇÃOComo era de se esperar, o lugar lotou - prefeito,

assessores, políticos, muitas e muitas crianças epais de alunos, e os professores e funcionários.Imprensa, populares, etc. Mauro Saraiva Junior, ogrande repórter, estava lá (de papo com a dupladinâmica do Condomínio Country, Elio e Benjamim).

E O ENSINO, DONA CLARICE?Aproveitei a ocasião para fazer uma pergunta à

secretária municipal de Educação, Maria Clarice:EU - “Tá, o prédio é bonito. Mas e o ensino? Eu

cansei de ver, nas escolas municipais, analfabetosfuncionais passando para a quinta, sexta série.”

ELA - “Nós atualizamos o plano pedagógico domunicípio, que era ainda de 2003, e estamos comuma proposta nova. Vai ser bem diferente.”

Assim espero, caros leitores. Fiquemos de olho.

TENHO QUE TIRAR O CHAPÉUA nova escola foi inaugurada usando a mobília

da velha. Isso é um detalhe que não tira-lhe o brilho.Tenho que aplaudir o arquiteto que desenhou

este prédio novo (o projeto é do governo passado,sejamos justos). Realmente, é lindo demais.

Ginásio de esportes grande, salas com váriosventiladores de parede, corredores amplos. Salas

FINALMENTE, TEMOS O NOVO PRÉDIO DAESCOLA APOLINÁRIO ALVES DOS SANTOS

para matérias específicas! Muito bem pensado,moderno, grande, funcional. Realmente, parabéns.Os banheiros também são bem bonitos.

PENA QUE...Comenta-se que alguns piás já começaram com

a maloqueiragem, rabiscando e pichando.

SÓ ESQUECERAM...Todas as pessoas importantes discursaram,

saíram na foto e tudo mais. O diretor FranciscoBitencourt teve uma bela participação.

Mas esqueceram de incluir nisso as professorasVerônica Pacheco e Carmem Campos (ex-diretora eex-vice, até o final do ano passado), que há anosvinham mobilizando a comunidade em prol daconstrução deste novo prédio.

SERÁ TÃO DIFÍCIL DARNOME A UMA RUA?

Aqui perto do Centro, nobairro Tarumã, há duas ruasque são chamadas de DonaEulália. Não raro, carteirostrocam uma pela outra.

Em alguns registros, amenor das duas Euláliasainda chama-se “Rua H”.

Os moradores já foram iludidos por promessasde políticos no sentido de dar um nome definitivo àvia. Fizeram até abaixo-assinado e nada. É uma ruapequena, com umas vinte casas. Vereadores, please!

A EGR NÃO DEVERIATER AMBULÂNCIAS?

Desde o início deste ano, o pedágio de ÁguasClaras está sendo administrado pela EmpresaGaúcha de Rodovias, a EGR. E diversas questõesforam levantadas, porque a antiga Univias mantinhaambulâncias próprias para atender acidentes. A EGRvinha utilizando o SAMU, e não se tinha muita noçãose o sistema funcionaria ou não.

Do final de Fevereiro até o feriadão de Carnaval,tivemos uma série de acidentes graves que serviramde “prova dos nove”.

E o que vimos foi horrível. Particulares levandoferidos em seus carros, às pressas, para o hospital.

ATÉ QUANDO?A distância de Viamão a Porto Alegre é de mais ou

menos 20 Km. Segundo a Metroplan, mais de 80 milviamonenses trabalham na capital e na RegiãoMetropolitana, utilizando o transporte coletivo. Algunsutilizam seus carros para ir ao trabalho.

Temos apenas duas vias de acesso racional parair à capital: a Bento Gonçalves pelo Passo do Sabão ea Protásio Alves, antiga Estrada do Caminho do Meio.

Estas vias de acesso foram feitas há mais de 30anos e ainda são as mesmas, mas hoje temos muitascentenas a mais de veículos pequenos e grandesutilizando seu espaço físico.

Os governos que passaram por Viamão, emboraalguns hoje, por conveniência eleitoral, digam quefizeram projetos viários, não se preocuparam com aexpansão na quantidade de veículos e de pessoas.

Hoje, para chegar em Porto Alegre por qualquerdas duas vias, seja de ônibus ou carro, demora-sequase duas horas. Na Lomba do Sabão a tranqueirahistórica aumenta a cada dia, e basta acontecer umsimples acidente que, aí, o caos está formado.

São milhares de passageiros acotovelados noscoletivos à espera da fluidez do trânsito, que nemsempre acontece. A cada dia aumenta mais o tempode viagem, seja usando ônibus de linha ou mesmoseletivo ou semi direto.

Estudos anunciados para a construção decorredores, da Lomba do Sabão até a Lomba doPinheiro, ficaram no papel. Os nossos coletivos quebem poderiam utilizar os corredores de Porto Alegre apartir da Agronomia até o Centro, têm restrições porconta de determinação da Metroplan e EPTC, sendoem muitas vezes multados pelos azuizinhos.

Falta vontade política da Câmara Municipal deViamão e da Prefeitura. Temos hoje o instrumento daAudiência Pública, onde todas as autoridadesenvolvidas e responsáveis pelo transporte urbanopoderiam encontrar uma solução para este caos.

Mas enquanto amargamos dentro dos coletivos,fica a expectativa de que apareça um homem público,que possa resolver esta situação, que é complicada,sabemos, mas que tem solução. Até quando?

“Na política, é assim:Tem gente que, de tão

malandra, até se vende,mas não se entrega.”

Funcionário públicoe ex-vereador.

9645-5142 / 9398-0566

Page 5: Sexta 14 03 2014 o retorno

PÁGINA 5Viamão - 14 de Março de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

por Hélio Ortiz - contato [email protected]

>>> MEMÓRIA <<<

ANOS 40 >> Os Caçadores. No passado de Viamão, as caçadas era um dos hobbys preferidos dos viamonenses. Da esquerdapara direita Álvaro Oliveira, Deco Scarpetti, Osvaldo Mendelski, Cirne Gattino e Nelson Scarpetti. O carro onde estão pendurados osmarrecões era movido a gasogênio.

MINISTÉRIOSComo é difícil entender a po-

lítica brasileira. Os Estados Uni-dos da América que é a maiorpotência mundial, tem 15 minis-térios.

O Brasil tem 39 e o ex presi-dente Lula quer que a Dilma au-mente o número para acomodara companheirada.

COPA DO MUNDOOs movimentos populares que

saíram às ruas no mês de junhodo ano passado já estão se orga-nizando para voltar novamente aprotestar contra as injustiças noPaís.

As manifestações já estão cir-culando nas redes sociais e têma data marcada para o início daCopa do Mundo.

Enquanto isso várias catego-rias de trabalhadores estão fazen-do greves.

O ideal seria fazer greve du-rante a Copa do Mundo. Imagi-nem uma greve da Polícia Militargaúcha, (que é a mais mal pagado País) dos Rodoviários, dosGaris e outras tantas categoriasque estão com os salários arro-chados.

EM CIMA DO MURO

Sabem aquela música do Ca-zuza que falava de um menino quequeria mudar o mundo, que pro-testava contra as mudanças notrânsito e clamava pelo desenvol-vimento da cidade, pois então: eleenganou centenas de pessoas eagora, depois que chegou ao po-der, sumiu das ruas e dos jornais.Espero que ele acredite que vaicontinuar enganando o povo deViamão e se candidate nas elei-ções de 2016.

NOVOS COLUNISTAS

O Jornal Sexta tirou dois me-ses de férias (mas que vagabun-dagem) mas voltou hoje a circu-lar novamente na cidade, para aalegria de muitos e tristeza depoucos pois a cobra vai fumar. Anovidade são os novos colunis-tas que estarão presentes todasas semanas. Foram escolhidos adedo pois a idéia do Sexta é pro-mover a pluralidade de idéias noJornal. Foram convidados oSarico\PMDB; Geraldinho\PSB;Nadim\PP e Vitor Ortiz\PT

COLUNISTA ALEX

Outra grande novidade vai sero novo colunista, Alex Boscaini,que vai estrear na semana quevem no Sexta.

Organizado pelo via-monense Vítor Ortiz,será lançado na próximaterça, 18, na Usina doGasômetro, em PortoAlegre o livro Antártica,2048 - um panoramacompleto dos temas re-lacionados ao continentegelado.

O livro e o eventotêm a participação donavegador Amyr Klink ereúne artigos dos maio-res especialistas brasilei-ros em assuntos antárti-cos e mudanças climáti-cas. O compêndio é umasíntese do Seminário re-alizado em 2013 e orga-nizado pelo Vitor

JANTAR DOS CARETASA nostalgia tomou conta do Café Or-

tiz. O Jantar dos Caretas era realizadona década de 80 na casa do amigo Mau-ro Terra. Era um contra ponto ao Jantardo Bando da Lua realizado até hoje nacasa do Lulu. A turma dos Caretas eraformada por Mauro Terra; Baptista; Vi-tor Zorro; Fábio e outros camaradas quenão lembro o nome agora.

AZUIZINHOSUma moradora do centro de Viamão

ficou mais de uma hora sem poder sairde casa com seu automóvel porque ti-nha outro carro estacionado em na saí-da de sua garagem. Depois de uma horaapareceram os azuizinhos que educada-mente informaram a moradora que in-felizmente não foi possível chegar an-tes porque a Secretaria de Trânsito sópossui um automóvel para fiscalizar todaa cidade.

Page 6: Sexta 14 03 2014 o retorno

PÁGINA 7Viamão - 14 de Março de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

Vitor

[email protected]

OS LOTEADORES DE VIAMÃOUma história que não deve ser esquecida

Infelizmente, a cultura dos governos tradicionais queViamão já teve - e que ocuparam a Prefeitura por maiortempo entre 1960 e 2014 (ou seja, nestes últimos 54 anos)foi a do pragmatismo, muitas vezes cego e interesseiro. Emoutras palavras, na maior parte das vezes segui-se a onda domomento, sem pensar, sem criar, sem formular um projetode futuro para a cidade.

Por exemplo, houve uma época em que loteamento novoera sinônimo de progresso. Nessa onda, permitiu-se que omunicípio tenha sido fatiado da forma que foi pelos lotea-mentos surgidos em razão da proximidade com Porto Ale-gre, loteamentos esses sem a menor infra-estrutura, implan-tados em sua maioria nos anos 60, 70 e 80.

Não há dúvida que esse foi um negócio altamente lucra-tivo para os loteadores - negociantes atentos - e que veio emprejuízo primeiramente dos chacreiros que, antes disso, pro-duziam hortifrutigranjeiros e leite.

Nessa época, nos anos 60 e até meados dos anos 70,Viamão era a maior bacia leiteira do Estado e o maior forne-cedor de produtos de granjas para a capital. Produção quemingou.

Está na cara que os loteadores aproveitavam uma oca-sião de mercado e que houve conivência das autoridadeslocais e um prejuízo incalculável e irreversível para Viamão.

Nesse período, no Rio Grande do Sul, ocorria uma fre-nética transferência da população do campo para a cidade, oentão chamado fenômeno do êxodo rural. As populaçõesempobrecidas do campo estavam em busca de emprego nacidade grande, neste caso, Porto Alegre.

O país vivia seu ciclo de desenvolvimento industrial. ACLT já estava consagrada. E no campo se alterava o modelode produção com a mecanização da agricultura, reduzindo aoferta de trabalho e renda para os colonos.

A saída era buscar o grande centro urbano mais próximo.No entanto, a moradia em Porto Alegre não era coisa fácil.Ainda nos anos 50, a Secretaria de Obras da capital tratou denormatizar o fracionamento do solo urbano, criando barrei-ras aos loteadores mais inescrupulosos.

Tais loteadores buscaram então um território próximo aPorto Alegre, menos regrado pela municipalidade, no qualpudessem oferecer terrenos baratos, acessíveis ao trabalha-dor assalariado, ou às famílias que chegavam empobrecidasdo campo.

Para oferecer no mercado um terreno, era necessário com-prar uma pequena porção de terras a preço de banana: umachácara em Viamão ou Alvorada, conseguindo com a Prefei-tura licença para implantar ali um loteamento sem grandesinvestimentos, ou seja, sem infra-estrutura alguma, sem ruascalçadas, sem esgoto, sem água, sem luz - coisas que vira-vam promessas para os compradores, a ser resolvidas numfuturo incerto e insabido, com recursos públicos, é claro.Em outras palavras, pela própria Prefeitura que autorizavaaquele negócio. Ou pelo Governo do Estado, ou pela União.Nunca pelo loteador que embolsou na venda do terreno.

Para que possamos avaliar o descalabro dessa históriaque perpassou todo o período da ditadura militar e que aquiocorreu, basta verificar o que nos diz o IBGE (InstitutoBrasileiro de Geografia e Estatística):

Em 1960, Viamão (incluindo Alvorada que nesta épocaainda não havia se emancipado) tinha 30 mil habitantes, dosquais 17 mil na sua zona rural. No ano 2000, o senso járegistrava uma população de 250 mil habitantes em Viamãoe mais 180 mil em Alvorada.

O território de Viamão em 1960 (com Alvorada dentro),tinha 30 mil pessoas. Hoje, contando Alvorada, tem quase500 mil habitantes, constituindo-se na segunda maior popu-lação do Estado.

E talvez na mais desassistida por políticas públicas, porinvestimentos. Cidade onde a população não tem emprego,não tem opção de lazer, enfrenta transporte coletivo ruim,caro e demorado, entre outras precariedades.

Penso que essa história não deve ser esquecida para quepossamos avaliar melhor o papel da Prefeitura, responsávelque deve ser pelo controle e gestão do espaço urbano, a fimde evitar que negociantes de ocasião causem danos irreversí-veis.

Olhar o passado, pensar o futuro e administrar o pre-sente é fundamental.

Denise

[email protected]

VACINAÇÃO CONTRA O HPV A vacina que previne o câncer de colo de útero

tem como público-alvo meninas de 11 a 13 anos. Cadamenina deve receber três doses da vacina para estarimunizada contra o HPV. Após a primeira dose, a se-gunda deverá ocorrer em seis meses. E a terceira, 60meses após a primeira dose (5 anos). A vacina temeficácia comprovada para mulheres que ainda não ini-ciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhumcontato com o vírus. A vacinação (1ª dose) está sendorealizada nas escolas com pré-agendamento dos pos-tos de saúde do município com as direções e os pais eresponsáveis pelas meninas que fazem parte da faixaetária devem receber um comunicado da escola com asinformações. Também vai ocorrer nos postos de vaci-nação do SUS.

ASSEMBLÉIA GERALMagistério Estadual - Dia 14 de março, às 14 horas

- No Gigantinho (POA). Na pauta vários itens como opagamento do piso nacional, defesa do plano carreira,nomeação dos concursados, suspensão da reforma doensino médio e 1/3 de hora atividade.

MOBILIZAÇÃOA CNTE (Confederação nacional dos Trabalhado-

res em Educação)convoca mobilização nacional paraos dias 17, 18 e 19 de março- Trabalhadores em educa-ção vão parar o Brasil para exigir o cumprimento da leido piso, carreira e jornada, investimento dos royaltiesde petróleo na valorização da categoria, votação ime-diata do Plano Nacional de Educação, destinação de10% do PIB para a educação pública e contra a pro-posta dos governadores e o INPC.

EVENTOS DA CIDADE2ª Cavalgada Feminina de Águas Claras - Em co-

memoração ao Dia Internacional da Mulher, aconteceuno último dia 09 março a sua 2ª edição. Em torno de 150mulheres de todas as idades fizeram a cavalgada comsaída do pardal de Águas Claras até o Morro Grande.No encerramento, um almoço festivo na antiga sededo CTG Tropeiros do Morro Grande sob o comandodo seu Narcisio Fraga com participação de 500 pesso-as. O evento é organizado pelas dedicadas gaúchasMara Roseli Fraga e Madalena Vieira moradoras deÁguas Claras que contam com uma equipe de grandesparceiras e colaboradoras para o sucesso da cavalga-da e de outros eventos, além de todo apoio de morado-res e comércio local. A ideia nasceu em 2012 duranteda Festa de Santa Teresinha e o grupo já está plane-jando a próxima cavalgada feminina de 2015 que vaiculminar com o Dia Internacional das Mulheres e comcerteza já faz parte das grandes atividades ligadas àcultura Gaúcha e Viamonense!

ALMOÇO FESTIVO1º Piquete Feminino de Viamão - "Garrão de

Seda"(Águas Claras) - Promove no próximo dia 23março um Almoço Festivo com um delicioso galeto esaladas. Será no Galpão Crioulo Morro Grande/parada95. Convites à venda pelo 9916.8790 (Mara Roseli).

100 ANOS DO SETEMBRINAJantar Centenário da Escola Estadual Setembrina -

Em comemoração aos 100 anos de fundação da EscolaSetembrina, acontece o "Jantar Centenário Setembri-na" com objetivo de reunir e confraternizar com os ex-professores, ex-alunos e ex-funcionários da escola. Éno próximo dia 29 de março a partir das 20 horas. Osconvites já estão à venda na escola!

BAILE DO VERMELHO E PRETOJá está com data definida o baile mais famoso da

cidade, o Vermelho e Preto/Veteranos do Tamoio. Seráno dia 13 de setembro, no Clube dos Casados.

MENSAGEM DA SEXTA"A Vida nem sempre segue a nossa vontade, mas

ela é perfeita naquilo que tem que ser"! -- Chico Xavier

DE OLHO NOS ACONTECIMENTOSVereadores e lideranças destacaram maior partici-

pação feminina na sociedade brasileira

A comemoração do Dia Internacional da Mulher, ocor-rido no último sábado (08), foi lembrado pelos parlamen-tares viamonenses.

O vereador Jussemar da Silva (PT), ao homenagearas mulheres, afirmou que as conquistas femininas sãofruto da perseverança e da vontade das mulheres de mu-dar o mundo e que estas mudanças sempre foram norte-adas por ideais de liberdade e justiça. “Somos obrigadosa reconhecer esta fibra das mulheres, que é capaz dedesestruturar padrões anacrônicos com o propósito deestabelecer parâmetros sociais mais justos, e igualdadede condições como trabalhadoras e cidadãs”, defendeu.

Autorizada a utilizara tribuna, a presidentedo diretório municipaldo Partido dos Traba-lhadores (PT), EstelaVilanova (FOTO), dis-cursou lembrando asconquistas das mulhe-res ao longo dos anos,mas que muito aindatem que ser feito, prin-cipalmente no que serefere à violência con-tra a mulher. Para ela,o 8 de Março deve serconstantemente evi-denciado, para que a discussão sobre o papel da mulherna sociedade não seja colocado em segundo plano.

“A luta pelos direitos da mulher acontecem todos osdias, nos mais diferentes fóruns de debate, mas o DiaInternacional da Mulher existe para que essa luta tomecorpo. Em Viamão, ainda ocorrem cerca de 20 casos deviolência contra a mulher, notificados aos órgãos de se-gurança. Esse dia é para reflexão do que ainda ocorre, detodas as lutas que a mulher ainda enfrenta para conquis-tar seu espaço. Hoje a situação é com certeza melhor quehá 30 anos, mas vamos seguir lutando para que a igual-dade seja uma realidade, e o respeito às conquistas dasmulheres seja definitivamente reconhecido”, finalizouEstela.

Vereadores lembram

o Dia da Mulher

>> DIA INTERNACIONAL DA MULHER

ESCOLINHA SHOW DE BOLA >> Foi inauguradano dia 11 de março, a Escola Show de Bola, escola com20 anos de experiência que trabalhará com crianças eadolescentes de 4 a 15 anos.

Os treinos acontecem nas 3ª e 5ª feiras, manhã e tar-de no belíssimo Ginásio Green Ball. Informações do gi-násio pelo fone (51) 3493.8818.

Quem coordenará a escolinha são os professores Sa-muel Frota e Guilherme Costa, ambos formados em Edu-cação Física e pós graduados. Informações com eles pelosfones (51) 8405.6625 e (51) 9828.4889. Guilherme é opopular Cabecinha com anos de serviços prestados aofutebol viamonense e o Samuel é sobrinha da conheci-díssima colorada Regina Frota. Aos amigos desejamossucesso nessa empreitada!

Page 7: Sexta 14 03 2014 o retorno

PÁGINA 7Viamão - 14 de Março de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

SEXTA PARA

OS JOVENSPor Gabriel Rocha

[email protected] ouFone: (51) 9956-4969

A VOLTA DO SEXTA PARA OS JOVENSA volta do "Sexta para os Jovens"... Esse ano, a coluna irá ter bastantes mudan-

ças... Para melhor é claro!!! Não percam!

MUSICASintonizando

Graande banda. O vocalista da Sintonia Nativa é o Compositor ViamonenseJota Pê Rocha. O estilo da banda é o Reggae. Nos shows da banda eles fazemvários covers e também cantam musicas de própria autoria, entre elas, "Botar praquebrar", baita musica da banda. Falando em shows, o próximo show que a bandaira realizar, será amanhã (sábado, dia 15) ás 18hs no RUAH, um projeto culturalindependente que tem como objetivo divulgar a cultura e o trabalho artístico. Para2014, á banda tem vários projetos em mente. Dentre eles: gravar o primeiro vide-oclipe da banda, com o novo single da mesma: Energia Positiva. E ainda gravar umEP (um CD com menos faixas). Mas para isso, a Sintonia está procurando patro-cinadores. Para ficar sabendo de todas as novidades da banda viamonensee curtiros singles da mesma, acesse: facebook.com/bandasintonianativa

CINEMATeste de Elenco

Esse ano, eu irei produzir um novo Curta-Metragem, o Memórias. E na últimaterça-feira(11) ocorreu um teste de elenco. O elenco já foi escalado. O pessoal quefez o teste se dedicaram muito e foram muito bem. Em Viamão, existem tantostalentos "escondidos"... Quem irá protagonizar o curta, que é dirigido por mim(Gabriel Rocha) será a atriz e estudante Laura Maschmann e o Ator Paulo Germa-no. Viva!!!!

MODALook do Dia

Agora, no século XXI as redes sociais estão, aliás, já dominaram o espaço.Cerca de 70% dos Jovens passam em média de 10 à 15 horas navegando, seja notablet, computador ou celular. E os blogs estão em alta: Existem blogs para todosos gostos e gêneros, desde educação até a moda. Descobri o blog da ViamonenseCatiúsce Rocha. É um blog de moda onde a adolescente de 14 anos, atualiza-otodas as semanas. O blog é voltado para meninas. Rocha, posta várias coisas,dentre elas: Look do Dia, Unhas da semana entre outras coisas. O JORNAL SEX-TA fez uma entrevista exclusiva com a blogueira. Acompanhe:

SEXTA - Catiúsce, de onde veio a tua iniciativa para fazer o blog?CATIÚSCE - Eu sempre acompanhei esses blogs de moda. Fiquei uns bons

três meses pesquisando sobre, até que veio a vontade de criar um.SEXTA - Tu te inspiras em alguma blogueira?CATIÚSCE - Sim, na maravilhosa TacieleAlcolea.SEXTA - Tu tá tendo resposta com o blog, digo: Tem bastante gente cur-

tindo a ideia?CATIÚSCE - Eu comecei faz pouco tempo. Criei o blog e depois de um tempo

já fiz a página no Facebook. O pessoal tá gostando sim, me parabeniza pela ideia.E a página já está com 169 curtidas. (até o fechamento desta edição, 10/03/2014).

SEXTA - E no futuro, tu quer seguir essa profissão?CATIÚSCE - Sim, quero ser blogueira. É uma profissão bem difícil e concor-

rida. Mas acredito que conseguirei. Acompanhe a entrevista completa no site:http://www.viamaoagora.com.br

Visite o blog da Viamonense: http://catiuscerocha.blogspot.com.brCurta a página e fique por dentro de todas as novidades da moda: https://

www.facebook.com/catiuscemichele

Momento AylaDreschSonhar para Viver

Quando você tiver 80 anos e as fotos forem suas únicas lembranças; quandoseus netos sentarem-se em círculos ao seu redor, que histórias você quer ter paracontar? Essas histórias, quando jovens, chamam-se sonhos; quando velhas, po-dem ser fontes de alegria ou arrependimento. Os sonhos são o alimento da alma,são o que te faz levantar pela manhã e sorrir sabendo que todas as dificuldadesvalerão a pena, pois ajudarão a transmutar os sonhos em fotografias empoeiradasem um baú. É imprescindível que se encontre um motivo para viver, um sentidoem tudo isto, ou o mundo pode se tornar um lugar triste e sem cor. Cada novo diaé uma tela em branco, que você pode pintar com as cores que quiser. Aproveiteseu tempo para realizar os seus sonhos, mas não se preocupe muito com o quevem depois, pois como diria Flynn Rider, da animação Enrolados, "acho que esta éa melhor parte... você terá que encontrar um novo sonho".

Semana que vem a coluna, terá várias surpresas e novidades... Vocês não per-dem por esperar. Um abraço, Gabriel Rocha!

Os vereadores viamonenses realizaram na tarde desta quarta-feira (12) uma sessãoespecial para debater com os taxistas do município as alterações na legislação vigente,promovidas pelo Executivo e protocoladas através de projeto de lei (PL013/2014) naCasa. A iniciativa da reunião foi da vereadora Eda Giendruczak (PDT) que entende quetodas as partes envolvidas devem opinar e colaborar para a melhoria da proposta, já quemuitos itens foram apontados pelos taxistas como polêmicos e podem dificultar otrabalho da categoria.

“Projetos de lei com esse grau de transformação no dia a dia dos viamonenses temque ser amplamente debatido. Hoje convidamos os taxistas para que apontem suas

dúvidas e façam sugestões.Também queremos ouvir osusuários e a comunidade, jáque uma lei como essa nãodeve atender interesses des-te ou daquele grupo. É umaproposta para a comunida-de”, destacou Eda.

Representando a catego-ria dos trabalhadores e pro-prietários de veículos de alu-guel, o taxista João Osório,afirmou que desde que aproposta chegou à Câmarados Vereadores, a preocupa-ção dos taxistas é com apossibilidade de ampliaçãodo número de carros em

operação e com alguns itens referentes à fiscalização do serviço e as relações de traba-lho entre os proprietários e os taxistas autônomos.

“Do jeito que a lei subiu para a Casa não deve ser aprovada, porque não contemplaas reais necessidades dos permissionários e a realidade do serviço de transporte parti-cular em Viamão. Temos que construir uma alternativa que seja boa para todas aspartes: para os taxistas, os trabalhadores dos taxis e os usuários”, explicou Osório.

COMISSÃO DOS TAXISTAS - Presente ao encontro, o secretário municipal deTransporte e Trânsito, Luiz Preuss, o Barbaroti, defendeu que a proposta seja ampla-mente debatida e que já existe uma comissão formada por taxistas, vereadores e repre-sentantes da SMTT, que vão aprofundar a análise dos pontos polêmicos e tentar ajustara proposta do Executivo. “Esta lei não está fechada. A proposta foi encaminhada para oLegislativo para que a comunidade tome conhecimento das propostas e que tambémencaminhem sugestões. Acima de tudo, o Poder Público tem que se preocupar com aqualidade do serviço prestado à comunidade”, afirmou Barbaroti.

Um novo encontro com taxistas e a comunidade será agendado pela secretaria daCâmara de Vereadores nos próximos dias.

Câmara debate futuro doserviço de táxis em Viamão

>> PL 013/2014

A iniciativa da reunião foi da vereadora Eda Giendruczak (PDT) que entende quetodas as partes envolvidas devem opinar e colaborar para a melhoria da propos-ta, já que muitos itens foram apontados pelos taxistas como polêmicos e podem

dificultar o trabalho da categoria.

Em comemoração aos 22 anos deQuinta da Estância, diretores

não comparecem

>> MOÇÃO

Vereador petista Eliseu Chaves Ridi preparou uma moção de Aplauso eParabenização para tradicional fazenda pedagógica, mas diretores não deram

muita bola e enviaram uma funcionária para receber o certificado . . .

O vereador Eliseu Chaves, o Ridi (PT), entregou à funcionária Louise Fernandes, daFazenda Quinta da Estância, uma Moção de Aplauso e Parabenização pelos 22 anos daempresa que é referencia nacional no ensino ecológico e ecoturismo.

“É um orgulho para todos os viamonenses essa iniciativa que há 22 anos brindanossa cidade com sua experiência e ineditismo. A Quinta da Estância é referencia naci-onal quando se fala em ecoturismo e é um sítio reconhecido pelos organismos dedefesa do meio ambiente no acolhimento e readaptação de animais à vida silvestre.Além disso, é um dos pontos mais visitados de Viamão, recebendo diariamente cente-nas de alunos e professores de todo o país que aqui vêm aprofundar seus conhecimen-tos no ecossistema limítrofe entre o urbano e o rural, e aprimorando técnicas de pre-servação e recuperação da paisagem nativa”, disse Ridi, justificando a homenagem.

Ridi se mostrou muito chateado pela falta de consideração dos proprietários daQuinta da Estância Grande com uma homenagem tão bonita, proposta por ele, que nãoteve sua importância reconhecida.

Page 8: Sexta 14 03 2014 o retorno
Page 9: Sexta 14 03 2014 o retorno
Page 10: Sexta 14 03 2014 o retorno

PÁGINA 10Viamão - 14 de Março de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

Sarico

Moura

[email protected]

Geraldinho

Filhodpdpdppddpdpdpdpd

UMA NOVA EXPERIÊNCIAEm primeiro lugar quero agradecer ao ami-

go e diretor do Jornal Sexta Feira na pessoa domeu amigo Hélio Ortiz pelo convite de vir a es-crever para este jornal e poder fazer parte dessagrande equipe que tem tido a responsabilidadede levar a todo o nosso município, informaçõesdo que acontece na nossa cidade.

Vou estar aqui em contato com este povo aquem devo muito, pois sempre que coloquei meunome como candidato a alguns cargo eletivo re-cebi um apoio muito grande que me valorizoumuito como pessoa e como cidadão dessa cida-de, por esta razão aceitei este desafio, pois rece-bi total liberdade dos diretores do jornal para es-crever tudo aquilo que eu quiser, e entender ne-cessário abordar. Quero me colocar a disposi-ção da comunidade Viamonense para que tam-bém use este espaço que terei nesse veículo decomunicação para também aqui poderem colo-car as suas preocupações e necessidades den-tro da sua comunidade.

Confesso a vocês que sou um idealista queacredita nessa cidade e no seu povo, aqui resi-dem pessoas honestas e trabalhadoras, aquipossuímos empresários que se consagraramcomo verdadeiros heróis da resistência, porquepoderiam ter abandonado esta cidade em razãodo pouco desenvolvimento nos últimos anos, masnão, ficaram aqui acreditando nessa cidade e noseu povo, estamos iniciando um novo momento

na cidade, nova administração, com um novomodelo de gestão esperamos que satisfaça osanseios da população, vamos aguardar e avali-ar, o povo sabe o que quer, ele avalia e se cons-tatar que não está tendo aquele retorno que eleespera, ele troca e aposta em outras propostas etenta acertar de novo, não tem outra fórmula, temque ser assim, ainda bem que vivemos em umregime democrático, onde as pessoas ainda po-dem se expressar a través do seu voto, o que seprecisa é valorizar o voto, e escolher bem seusrepresentantes, se não vamos ficar 4 anos recla-mando, mas teremos que esperar mais 4 parapodermos tomar alguma atitude concreta. Esteano mesmo teremos eleições para deputadosestaduais, federais, governador, presidente darepública e senador. Oportunidade para exer-cermos nosso poder e capacidade dediscernimento e escolhermos o que é melhor paraViamão.

Viamão sempre teve as suas potencialidades,o que se precisa é administradores com visãode gestão voltada para o desenvolvimento mascom justiça social, vamos aguardar e avaliar,posso ser suspeito em minhas avaliações domomento, mas acredito que Viamão passa porum momento muito interessante promovido pelaadministração atual.Vamos acompanhar e torcerque de tudo certo, quem vai ganhar com um bomgoverno somos todos nós, o povo viamonense.

Ao longo da nossa participação nesse veí-culo de informação, pretendemos abordar vári-os temas, política não poderia ficar fora, está nomeu DNA, esporte , informação e abordandotodo e qualquer questionamento que chegue aténós, por isso estarei sempre divulgando o meuendereço de e-mail e telefone para que possa-mos ter um contato direto caso os amigos enten-dam necessário.

Sarico Moura éBacharel em Direito e Corretor de Imóveis

Fone; 95840015 vivo- 84576853 oi

ÓTIMO 2014 A TOD@SCOM GRANDES NOVIDADESNO SEXTA

Para minha grande surpresa, o jor-nal Sexta repaginou, muito melhor emais plural. Com esta frase recebi oconvite para escrever a coluna sema-nal, o que considero um privilégio - umbaita canal de comunicação com a po-pulação de Viamão!

Agradeço a todos do jornal. Aindamais porque, juntamente, recebi a notí-cia de que nosso amigo Vitor Ortiz tra-rá suas ideias também.

Vamos abordar semanalmente as-suntos das agendas nacional e local, queestão relacionados com o nosso dia adia.

Carga Tributária (há muitos impos-tos neste país), Pacto Federativo (hojeo dinheiro fica com a União em detri-mento aos municípios), Infraestrutura(estradas, pedágios, energia), nossoatendimento de Saúde (SUS, atençãobásica e plena), Emancipações (os prós

e os contras), e muitos outros, cujo de-bate na cidade precisa avançar.

Sem a pretensão de esgotarmos otema, algumas indagações para você:Quem paga mais impostos, é o rico ouo pobre? É justo tributar alimentos? Ematerial escolar? E a saúde?

Pagamos impostos de serviços quedeveriam ser prestados pelo poder pú-blico, logo o governo lucra em não pres-tá-los.

Sabemos que as grandes empresasganham subsídios do governo, banca-dos com o nosso dinheiro.

Sem entrar no mérito, se é corretoou não, como ficam os micros e pe-quenos empreendedores e profissionaisliberais, médicos, psicólogos, contado-res, arquitetos, engenheiros, advogadose inúmeros outros profissionais que uti-lizamos no nosso cotidiano?

A atual legislação discrimina os pe-quenos pelo seu ramo de atividade. Sevocê jogar na Mega-Sena, a empresaque recolhe a aposta para o governopaga a tributação pelo Simples, assimcomo viagens, seguros e outros. Ago-ra, se você precisar dos profissionaisliberais, estes, independente do tama-nho, terão que pagar mais impostos.

Semana que vem eu volto com oassunto: Por quê defendemos a univer-salização do sistema simples de tribu-tação, para todas as atividades.

Liquida Viamão encerra comshow de Stand Up Comedy

Celebrando o dia do comediante e o encerramento da campanha Liquida Via-mão 2014, ocorreu no dia 26 de fevereiro no restaurante Mesa & Sobremesa oShow de Stand Up Comedy com Donato Oliveira e os convidados Gabriel Marçal,Índio Behn e Matheus Breyer.

Na abertura do evento, o presidente Maurício Carravetta agradeceu a participa-ção de todos, ao Patrocinador Master, Brozauto e aos Patrocinadores Ouro, Rede-mac, Vidativa Academia, SALUS Clínica Integrada, Passarela Viamão, Rainha dasNoivas, Ks Ambientes Modulados, A Pioneira, Auto Posto Seminário, Bia Modas,Emanuel Roupas & Acessórios e os Apoiadores Prefeitura Municipal de Viamão eAGV - Associação Ga-úcha Para Desenvolvi-mento do Varejo.

Diversas atividadescompuseram a Liquida-ção durante o mês defevereiro, como: Caféde lançamento, carrea-ta de abertura, adesãoe divulgação das em-presas que participarame as Blitz realizadas nosprincipais bairros deViamão, com o objeti-vo principal de fomen-tar as vendas através da"Queima de Estoque"promovendo descontos especiais de 5% a 50%, renovando os produtos para o ano,beneficiando lojistas e consumidores que não precisaram se deslocar a cidadesvizinhas para aproveitar as liquidações da época.

Na presença de mais de 70 pessoas, durante seu primeiro show na cidade, Do-nato Oliveira, nascido e criado em Viamão, trouxe bom humor e descontração aosempresários, com a participação especial de seus amigos Gabriel Marçal, ÍndioBehn e Matheus Breyer, mostrando assuntos do cotidiano com muita originalidade.

Confira as fotos deste show no site www.cdlviamao.com.brTEXTO: Marketing CDL Viamão.

>> EMPRESARIADO >> CÂMARA DE VEREADORES

Eraldo Roggia (PTB), se diz honradoem presidir a “Casa do Povo”

Esta semana a reportagem do Grupo Sexta de Comunica-ção conversou com exclusividade com o presidente da Câ-mara de Vereadores de Viamão, o vereador Eraldo Roggia(FOTO), do PTB. Vereador no seu quarto mandato, Roggia,que é casado e pai de um casal filhos, afirmou que comandara Casa do Povo é uma grande honra para ele: "Esta não éa primeira vez que sou presidente. A cada legislatura queisso acontece me sinto mais honrado. Tento honrar to-dos os votos que recebi nas urnas pelos viamonenses",explica. Eraldo também deixou escapar que o traba-lho durante todo o ano de 2014 será pautado pelo cui-dado com o dinheiro público:

"Queremos zelar cada centavo que esta casa rece-be. Vamos cuidar da coisa pública como se deve, assim como nossos antecessoresfizeram", conta. As sessões da Câmara de Vereadores de Viamão acontecem asterças e quintas-feiras, a partir das 16h.

Maiores informações pelo fone (51) 3485.4900

VIAMÃO RECEBE 3 MÉDICOS CUBANOS >> A cidade de Viamão, receberá trêsnovos médicos cubanos do Programa Mais Médicos. Ao todo, são 144 profissionaisque fazem parte do terceiro ciclo do programa e vão atuar em 121 municípios do interiordo Rio Grande do Sul. Eles chegaram na última semana e já recebem informações sobreo trabalho no estado. Os profissionais foram recebidos por uma equipe do Departa-mento de Ações em Saúde (DAS) da Secretaria Estadual da Saúde (SES), junto comoutras comitivas gaúchas ligadas à área da saúde. Até esta quarta-feira (12) os médicosparticiparam da II Semana Estadual de Acolhimento, no City Hotel, em Porto Alegre,que tem como objetivo apresentar as políticas públicas de saúde do Estado e integrá-los com os gestores da saúde dos municípios que os receberão. Conforme previsto emlei, os médicos são selecionados para atuar no programa durante três anos. Nesseperíodo, os profissionais formados no exterior terão registro profissional emitido peloMinistério da Saúde, que lhes dará o direito de atuar exclusivamente na Atenção Bási-ca das cidades a que forem designados, com acompanhamento de tutores e superviso-res. A partir da última quarta-feira, os médicos partem para as localidades para ondeforam destinados. Desde janeiro, um total de 589 profissionais chegaram ao Estadopelo Programa Mais Médicos.

Page 11: Sexta 14 03 2014 o retorno

PÁGINA 11Viamão - 14 de Março de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

Nesta nossa pequena parada o que apareceu de um bando de imbecís espalhando mentiras sobre estequerido pasquim não foi brinquedo. Sei de gente que afirmou, que o Sexta tinha “quebrado”. Outros comum pouco menos de inteligência, espalharam que o jornal sofrera um processo e estava proibido decircular ( estes entendem muito de liberdade de imprensa).

Alguns foram mais amenos e espalharam que o prefeito Bonatto havia comprado o “Sextinha”, e paracalar a mídia “Livre e Atuante” resolveu, de birra, fechar o jornal.

A minha dica para as pessoas que foram enganados por este bando de abobados, que perguntem paraeles o que aconteceu. Se tinha acontecido tudo isso no jornal por que estamos com esta edição, a denúmero 142 nas mãos.

A gadecemos por nossos parceiros terem esperado este breve período e voltar, com tudo, conosco. OGrupo Sexta precisava deste tempo para trabalhar em novos projetos e outras frentes, que não sejaapenas comunicação.

Os Pitakos do Seu

Lauro OctacílioSeu Lauro Octacílio é um velho senhor, jornalista aposentado, profundo conhecedor

dos viamonenses e dos problemas desta sofrida comunidade . . .

Contato: [email protected]

>> SIMPATIAContinuo com a simpatia,

ao estilo da simpatia de SantoAntonio.

Publicarei toda a semanaa foto da dupla, o Prefeito Bo-natto (PSDB) e o vice AndréPacheco (PMDB) de cabeçapara baixo.

Enquanto eles não criaremvergonha na cara e começa-rem a fazer um governo deverdade, não virarei eles.

Estamos de Volta. Querover quem falou bobagem

CURTINHAS . . .POSTAGEM DO MOTA NO FACEBOOK >> Esta

semana, um ex braço direito do prefeito Bonatto, o exSecretário de Cultura de Viamão, Claro Mota (FOTO)postou em seu perfil no Facebook, bem como anda anossa terrível administraçãqo munici-pal, da qual ele fazia parte e como bomhomem que é, pediu demissão, não acei-tando os desmandos do reizinho Bonat-to. Olha o que o Mota postou:

“PREFEITURA DE VIAMÃO:suruba de conceitos políticos e ideo-lógicos. Uma verdadeira sopa deletrinhas...NINGUÉM MERECE. Por conta dissoum caminhão de novos CCs. A máscara caiu antesmesmo do esperado...”

Sem comentários . Para quem acha que está tudouma maravilha, a verdade é bem o contrário.

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO >> Oboato ou se é que já se confirmou, é que o meu amigoempresário Túlio Barbosa (na foto na formatura doSarico, junto com o vice prefeito André Pacheco), pre-sidente do Sindilojas assumirá como Secretário de De-senvolvimento de Viamão. Obviamente que o Luis Car-los Telles, o Preto, será (se já não foi) defenestrado.

Dou uma dicapara o meu ami-go Túlio. Abre oolho que só temninja na tua volta,não faça como teuantecessor e dei-xa a bola rolar sol-ta, como estava.Tem um enge-nheiro/arquiteto, com sobrenome de Nazista, namora-do de uma velha feia, que está sendo reconhecido nacidade como o maior “comedor de bola” da história daprefa. Abre teu olho, Tulinho, que por ti eu coloco asminhas duas mãos no fogo. Um beijo no teu coração emuito boa sorte.

DIRETOR CAIU >> Vocês devem lembrar quequase todos so colunistas do Sexta já vinham avisandoo prefeito Bonatto (também chamado de Lulla por quenunca sabe de nada) que havia um diretor, lá para os

lados do Clube dos Casados,que vinha fazendo de tudo naprefa. Ia com o carro paracasa, lavava os ônibus esco-lares em Porto Alegre, entreoutras trampolinagem ?

Pois é, o Bonatto ouviunossos apelos e botou umcara de sua confiança na colado meliante, e descobriu coi-sas inacreditáveis. O rapaz

foi sumariamente demitido. Agora me contaram quetem outro que estava agindo junto, um narigudo(FOTO) que é parente do já desempregado. Faça algu-ma coisa, Bonatto.

BOAS VINDAS >> Quero deixar aqui um abraçoe um beijo no coração desta turma nova que vai nosajudar a fazer o Pasquim. Denise Ferreira, Vitor Ortiz,Geraldinho Filho e o meu velho, meu irmão, grandeGlademir Vieira de Moura, o Sarico. Sejam bem vindosnovos colunistas do Sexta.

O meu amigo prefeito de Viamão Valdir Bonatto (PSDB) de bobo só tem o jeito de caminhar, mas não énenhum um pouco não. 99% das obras que ele “garganteia” que a prefeitura esta realizando, são com recursosda mãe Dilma (PT). Desde a UPA da 36, ao mais simples asfalto, é a presidentA que envia, seja por projeto oupor seus deputados Federais. O Bonatto, com aquele bando de puxa saco, vai no local da dita obra, bate fotoe espalha, principalmente nas redes sociais, com o compartilhamento destes miseráveis que precisam da tetana prefeitura.

Só os mais bocas abertas da cidade, que acreditam no teatrinho do nosso prefeito milionário.

Ejaculando com as obras da Dilma

DONOS DE POSTOS DE GASOLINA TRAÍDOS POR BONATTO E SUA TURMA >> Nacampanha que elegeu os atuais mandatários de nossa cidade, o que tinha deempresário, prroprietários de postos de gasolina apoiando o Bonatto não erabrincadeira. Posso encher uma mão aqui com nomes e outros dados. Só que nofinal do ano passado, traíndo estes empresários,. Bonatto, enviou e aprovouprojeto diminuindo mais que a metade da distância entre um posto e outro, o queautomaticamente abriu um leque estraordinário para que centernas de postospossam se instalar em Viamão.

Teve dono de posto que não se botou no prefeito em uma reunião entre eles,no gabinete do próprio por muito pouco. Prometeu apoiar o outro lado nas pró-ximas eleições.

Briga por espaço entre PMDB e SolidariedadeO recém criado partido Solidariedade (77), que já conta com 4 vereadores em Viamão, Zé Lima (ex PV),

Ronaldo Ribeiro (ex PT) , Jefferson Huffel e Leandro Aguirre (ambos ex PSB) já deve estar tirando o sono domanda chuva do PMDB local, Glademir Vieira de Moura, o meu amigo Sarico, que aliás é um dos novoscolunistas do Sexta. Tudo por que o prefeito Bonatto, para contar com estes 4 votos na Câmara, deu as recémcriadas Secretaria de Esporte e Meio Ambiente para a turma do 77. O impressionante foi o número de cargosdisponibilizados a turma do Solidariedade: ao todo os 4 vereadores receberam 40 tetas. 10 carguinho paracada edil.

SARTORI X ZIULKOSKI EM VIAMÃO >> Neste sábado acontece a pré-convenção ddo PMDB do RS,para saber quem é o nome que representará o partido como candidato agovernador. Brigam pela vaga Sartori e Ziulkoski. Em Viamão, o parti-do estaria, de uma certa maneira, rachado. Rachado não seria a palavraadequada, pois é muito forte. O partido está dividido. Quem manda nopartido, Sarico, Jair Mesquita e Iuri Camargo, apoiam e fazem campa-nha para Ziulkoski Este três, que também mandam no vice prefeito nãoderam escolha pra ele. Aliás o Pacheco não manda nada mesmo. Já os 3vereadores da sigla na cidade, Bororó, Joãozinho da Saúde e Bennech,mais o vereador licenciado e hoje Secretário de Obras do Município,Valdir Jorge Elias, o Russinho, vão de Sartori, que esteve na Cãmara na última quarta-feira, acompanhado dodeputado Giovani Feltens, e bateu um retrato com seus apoiadores.

Page 12: Sexta 14 03 2014 o retorno

PÁGINA 12Viamão - 14 de Março de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

“RETRATOS” DA CIDADE12 Contato:

[email protected] e edição Daniel Jaeger Marques e Hélio Ortiz

Receba você também a visita do Sexta em sua casa, e abra o baú com as fotos antigas de sua família . . .

(51) 3485- 3544

ANOS 50 >> Terezinha Oliveira com Mauro Terra no colo,conhecido carinhosamente como Mauro Formiga.

ANOS 50 >> Baile de aniversário do Clube Atlético União no Clubedos Casados. Na mesa Álvaro Oliveira e família. Da esquerda paradireita, Silvio, Miguelina, Álvaro, Marina e Zezinho

Page 13: Sexta 14 03 2014 o retorno

PÁGINA 13Viamão - 14 de Março de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

TRADIÇÃO

VISITE:jornalsexta.com.br

AMelhor

Abertosábado

Coopernorte é homenageada pelos seus 39 anos

>> MOÇÃO

(51) 3446-2265General Câmara, 107 | Centro de Viamão

A Cooperativa Regional de Energia e Desenvolvimento do Litoral Norte, Coopernorte, recebeu na noite da última terça-feira a homenagem dos vereadores viamonenses pelos 39 anos de serviços prestados à comunidade rural do município. Foidestacado o trabalho e empenho da cooperativa não só em nosso município. “É louvável a competência com que estaentidade é dirigida e a determinação de seus cooperados, que transformaram a Coopernorte na maior cooperativa de nossomunicípio. São poucas as instituições viamonenses que conseguem este reconhecimentonão só aqui, mas também fora de nosso município e isto tem que ser comemorado”,justificou um vereador da casa.

PRESIDENTE AGRADECEU A HOMENAGEM - O presidente da Coopernorte, Jair-ton Vieira, agradeceu a homenagem em nome de todos os associados e funcionários dacooperativa afirmando que todos estão muito orgulhosos do crescimento da entidadenestes 39 anos de existência e que muito ainda deve ser feito pelo desenvolvimento daZona Rural de Viamão, região de ação da entidade.

“Somos cerca de 5200 associados e temos a maior rede privada de energia elétrica daregião metropolitana com quase 800 quilômetros, se contarmos a rede que também distri-bui energia para Santo Antônio da Patrulha. E esses números crescem diariamente. Por-que nosso objetivo é levar energia elétrica, mas também progresso e qualidade de vidaaos nossos cooperativados”, destacou. Jairton também disse que uma das metas da atualdiretoria é estreitar relações com os Poderes Executivo e Legislativo dos municípios ondea Coopernorte atua e como exemplo dessa integração, apontou a parceria com a Prefeiturade Viamão, para a utilização do Posto de Saúde construído pela cooperativa junto a suasede na Estrada da Pimenta, com toda a infraestrutura para a realização de consultas.

“No primeiro dia de atendimento, a Prefeitura disponibilizou um cirurgião dentista, dois técnicos de enfermagem e umenfermeiro. Realizamos cerca de 40 atendimentos. Temos espaço e estrutura para aumentar os atendimentos para a nossacomunidade e estamos felizes em poder ajudar o município a levar atendimento de qualidade à Zona Rural”, finalizou opresidente da Coopernorte.

Page 14: Sexta 14 03 2014 o retorno

PÁGINA 14Viamão 14 de Março de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

>> FUTSAL

4ª Copa Pedralli iniciouno último domingo

Ao todo 45 gols foram marcados na rodada inaugural que contoucom 5 partidas disputadas a partir das 18h no Ginásio Pedralli

Começou no último domingo, dia 9 de março, a 4ª edição da Copa Pedralli de Futsal. A competição édisputada no Ginásio APEVI, mais conhecido como Ginásio do Pedralli, na parada 39, e organizado pelo seuproprietário, o conhecido ex goleiro profissional Adriano Pedralli.

Ao todo são 14 equipes na disputa pelo caneco. Os timesirão se enfrentar no sistema de pontos corridos, sendo que osoito melhores colocados se classificarão para as quartas definal, no formato de mata mata.

Nesta primeira rodada foram disputados cinco jogos.O atual campeão ABCREI Raceng (Foto) iniciou a busca

pelo Bi vencendo o SPG por 4 a 2. Os demais resultados foramMilionários 4 a 9 Fogia, Pinheiro 5 x 6 Atlético Viamonense,Drogaria Aprifarma 3 x 5 Gaúcha, Silvanos 3 x 4 Real Flores-cente.

Nesta rodada folgaram Moldura Santos, São Caetano, Vi-las Papão e Labore.

Segundo Adriano Pedralli, a qualidade das equipes é umadas gratas surpresas da competição: “Conseguimos reunir vá-rios times de alta qualidade. Na primeira rodada tivemos 45 gols marcados. Esperamos todos os amigos eleitores do Jornal Sexta para prestigiar esta bela competição aqui no Ginásio Pedralli, na parada 39”, convidaPedralli.

No próximo domingo, dia 16 de março, entram em quadra a partir das 18h Vilas Papão x Labore, Milionáriosx Silvanos, Fogia x Real Florescente, Moldura Santos x São Caetano e Pinheiro x Gaúcha.

>> FUTEBOL AMADOR

Papão iniciainicia temporada

2014 neste sábadoA Sociedade Esportiva e Recreativa Papão,

reinicia as suas atividades esportivas em 2014. Jáneste sábado, dia 15, a categoria de Futebol deCampo, volta a disputar suas partidas na ArenaCanadá, no Passo do Vigário. Na última quarta-feira, à noite, a diretoria se reuniu com os atletasdo Papão na sede da equipe, para definir os pro-jetos e competições que a agremiação disputaráem 2014. Já ficou definido que a equipe feminina,atual campeã do Municipal de Cachoeirinha e vicecampeã do Municipal de Viamão, disputará no-vamente o torneio de Cachoeirinha e outros nacontinuação do ano, como em Viamão e em Por-to Alegre, entre outros. A equipe principal de Fut-sal já confirmou participação nos certames muni-cipais de Gravataí e Cachoeirinha. Além destesdois campeonatos, o time competirá nos campe-onatos locais mais importantes.

INFORMAÇÃO EM TEMPO REAL - Opresidente do Papão, Rodrigo Pox, promete paraeste ano uma reforma total no site da equipe queficará mais completo. "Queremos dar uma novadinâmica às informações do nosso time, atualizan-do em tempo real, praticamente, para que nossosatletas e amigos saibam o que está acontecendono Papão", explicou Pox.

2014 começa com torneio na Arena CanadáE as novidades não param por aí. Pox já avisa

que em março e abril, um grande torneio, somentecom times convidados vai acontecer nos finais desemana, na Arena Canadá, no Passo do Vigário."Os jogos serão disputados nos domingos e va-mos contar com a presença de times tradicionaise competitivos, que vão qualificar o nosso torneio",finaliza Rodrigo.

>> FUTSAL

Começa hoje as quartas definal no Ginásio do Krahe

Nas fases anteriores a competição era disputadas nas noites de quintas. A partir de hoje, dia

14 de março, as rodadas das quartas de final voltam as clássicas noites de sextas-feiras

A Copa 15 Anos do Ginásio Krahe, que apresentou os jogos da primeira e segundafase nas noites de quinta-feira, passa a ser disputada, a partir de hoje, dia 14 de março,nas noites de sextas-feiras.

Os jogos desta noite serão válidos pelas quartas de final e iniciam às 20h30min.Será o primeiro duelo entre os oito melhores times da competição, que contou com oitoequipes ao longo do campeonato.

A primeira partida será entre Brahmeiros e Mansão. Na sequencia jogam CruzeiroSalseiro x União São Benedito, Imperador x Só Refugo e no jogo de fundo Gaúcha eGoleadores Primax finalizam a noite de muito futsal no ginásio coordenador pelo Lico(FOTO).

ARTILHEIROS EM DUELO ACIRRÁDO - Tão bom quanto o campeonatoé a briga pela artilharia. No momento o pivô Buiu, do eliminado Cazaxilas, está naponta da artilharia, mas deve ser naturalmente ultrapassado pelos demais artilheiros

que continuam na competição, Oreba do Imperador e Felipe do Brahmeiros são os mais próximos com 20 golscada.

PRESIDENTES >> Rodrigo Pox, do Papão e Ke-llen, do Papão Feminino . . .

Page 15: Sexta 14 03 2014 o retorno

PÁGINA 15Viamão - 14 de Março de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

é um dos COLORADOS maisconhecidos na cidade e escreve

neste espaço semanalmente

PANOTERRA

é um dos GREMISTAS maisconhecidos na cidade e escreve neste

espaço semanalmente

MANOEL

“DUBAR”

Retorno >> Aleluia! Estamos de volta! Meus 17 leitoresestavam ansiosos com tamanha espera, mas voltamos paraficar! Prometo aos leitores uma coluna combativa, coloradae sem perdão com a turma da favela do Humaitá e da Coli-gay!

2014 >> Desde a última edição (em 20/12) acontecerammuita coisa na seara esportiva, vamos há um pequeno resu-mo:

- O Internacional (15º no Brasileirão) contratou Dida,Gilberto, Paulão, Ernando, Alan Ruschel, Aranguíz e We-llington Pta. Repatriou Augusto e Sasha. Dispensou For-lán, Scocco, Jackson, Ednei e Josimar (falta dispensar o za-gueiro Alan e o Alan Patrick);

- o bi-rebaixado Grêmio contratou Geromel (rebaixouColônia da Alemanha e Mallorca na Espanha), Edinho (re-baixou Lecce da Itália, Palmeiras e Fluminense), Alan Ruíz(reserva no "forte" San Lorenzo), Dudu e repatriou Léo "Ves-go" e Marco Antônio. Perdeu Dida, Alex Telles, Souza, Ela-no, Vargas e Marcelo Moreno por falta de dinheiro.

Novo >> Em função do fiasco no Brasileirão, eu mudariao time todo. Ficaria assim: Dida; Winck, Paulão, Ernando eAlan R.; Bertotto, Aranguíz e D'Alessandro; Andrigo, We-llington Pta. e Aylon. Um time mais jovem e veloz. No banco:Muriel; Gilberto, Índio, Juan e Fabrício; Ygor, Willians eAlex; Otávio, Rafael Moura e Jorge Henrique.

Realidade >> Mas sei que é sonho. O Abel que nos deu3 grandes alegrias (Gre-Nal do Século, Libertadores e Mun-dial), mas é do tipo que não prestigia a base. Duvido quealgum lateral tenha feito 5 gols (de perna esquerda, direita,de cabeça, de falta...) em início de temporada como o Winck.Bertotto e Andrigo foram Campeões Brasileiros Sub-20 jo-gando o "fino" (sem falar no Murilo) e o início promissor doAylon.

Grana >> Se engana quem pensa que a promoção dejovens se dá com planejamento no Humaitá. É falta de di-nheiro mesmo.

O Grêmio só não dispensou Zé Roberto e Kleber porqueninguém quis. Se Kleber (R$ 500 mil por mês) não tivesse semachucado, não haveria Luan.

Cor >> Racismo é repugnante e é preciso muito cuidadona abordagem. Gremistas se apropriando do assunto nãocombina muito. No Inter negros jogam desde 1928. Só em1953 no Grêmio, onde, não faz muito, não eram permitidosnegros nas torcidas organizadas (já gays...) onde entoamcânticos racistas travestidos de folclore do futebol. Lamen-tável o que aconteceu ao mau árbitro Márcio Chagas (aque-le dos 8 minutos de acréscimo, "até empatar"...). Pior que elesó o árbitro gremista Fabrício Neves Corrêa.

Beira-Rio >> passou o segundo prazo de término dasobras do nosso novo estádio (28 de fevereiro, o prazo inici-al acordado era 31 de dezembro) sem que estejam perto determinar as obras. A gestão Luigi é uma vergonha. Sem falarna chinelagem que vai ser a festa de reabertura. Fat BoySlim? Tão de palhaçada!

Nenhum de Nós, Hermes Aquino? Penãrol? Pior queisso só os ridículos azuizinhos da TIM no Chiqueiro deAluguel da OAS! Falar nisso, e a assinatura do contrato? Aimplosão do Olímpico (construído e goleado em 1954 e re-mendado em 1980)? Tens alguma informação Manoel, Pite-co, Vitor, Dila, Nenê, Nando, Roberto, Beiço, Caçapa, Cane-la, Gigo, Lirinho?

Copa do Brasil >> me nego a comentar os 6x1 contra umtime que nem na série D está.

(51) 9192-0744

Racismo >> o Grêmio de Tesourinha, Airton Pavi-lhão, do bugre Alcindo, de Paulo Lumunba, Roger,Goiano, Jardel e tantos outros, se solidariza com o ár-bitro Márcio Chagas.

Não ao racismo!

Gauchão >> celeiro de experiências para os joga-dores das categorias de base, já se destacaram o golei-ro Busatto, o lateral Breno e o meia Everton no atualcampeonato.

Dada à fraqueza dos times do interior e também docoirmão, o título que não vem desde 2010 não escapaesse ano!

Libertadores >> dos 30 jogadores inscritos, nadamais que 15 (50%) passaram pelas categorias de basedo Imortal. São eles:

Grohe, Busatto, Bressan, Ramiro, Wendell, Biteco,Saimon, Breno, Tinga, Everton, Tiago, Jean Deretti,Luan, Everaldo e Lucas Coelho.

Libertadores II >> certo da vitória ontem contrao Newell's Old Boys (Jovens Velhos Garotos?), o tri-color tem tudo para se classificar em 1º lugar geral nafase de grupos.

Homofobia >> para provarmos que nem racistasnem homofóbicos somos, divulgo o livro do jornalistaLeo Gerchmann sobre a história da Coligay, torcidaque alegrou as arquibancadas gremistas de 1977 a 1983.

Arena >> não vai aparecer um dirigente, um líderde fibra para mandar a OAS para aquele lugar e mobi-lizar a nação tricolor para reformarmos o Velho Casa-rão? Ninguém mais aguenta esta novela com a OAS!

Vizinho >> que festinha mais chinfrim esta de rei-nauguração do Remendão! Fala aí?

Colorados >> me contem como é ver a Libertado-res do sofá? Todos tem Sky? Tem pipoca na feira àsterças-feiras. Estão desesperados com o tri que se apro-xima, não é Chulé, Pano, Bode, Bito, Alexandre Relojo-eiro, ?

Craque >> na foto abaixo, a nova joia gremista:Luan!

>> VELOCIDADE

[email protected]

Racha Tarumã tem pista

liberada para todos os carros

inscritos nesta sexta-feiraEvento automobilístico do dia 14 de março do Au-

tódromo de Tarumã terá ainda o clássico Show das Ca-deiras Elétricas

O Autódromo de Tarumã promete muita adrenalinaem mais uma edição do Racha Tarumã nesta sexta-feira(14/03). Os apaixonados por velocidade terão pista libe-rada para todos os carros inscritos no autódromo de Vi-amão.

A noite ainda contará com o clássico Show das Ca-deiras Elétricas com as manobras radicais da dupla depilotos Márcio Pi-mentel e Valter Mar-quetti.

O Racha Tarumãconta com completaestrutura de seguran-ça e há mais de umadécada é o local cer-to para os rachas. Oobjetivo do evento éproporcionar que jovens acelerem com segurança evi-tando acidentes.

O valor do ingresso é R$ 15,00 e pode ser adquiridonas bilheterias do Autódromo. Outras informações po-dem ser obtidas pelo site www.rachataruma.com.br.

Serviço: Pista liberada para todos os carros inscritos no

Racha Tarumã Local: Autódromo de Tarumã, em Viamão Data: Sexta-feira, dia 14 de março Ingresso: R$ 15,00

Page 16: Sexta 14 03 2014 o retorno

Jornal Sexta | Edição 142 | Sexta-Feira,

14 de Março de 2014 | Viamão | Rio

Grande do Sul | www.jornalsexta.com.br

www.viamaoagora.com.br | R$ 1,00

>> COMEMORAÇÃO

Bombou o aniversário de primeiro ano do Tatakae SushiTradicional buffet de sushi e comida oriental da cidade de Viamão, recebeu no último sábado, dia 8 de março, Dia Internacional das Mulhe-

res seus clientes e amigos para uma mega festa de comemoração de aniversário de um ano e homenagem as mulheres. Muita gente bonitacompareceu no Tatakae. As fotos, decoração e a sonorização, ficaram por conta do Vladi Venturini . . .