serralves em festainserralves.serralves.pt/fotos/editor2/serralvesfesta2006.pdfserralves É uma...

12
APOIO INSTITUCIONAL MECENAS DO SERRALVES EM FESTA MECENAS DO SERRALVES EM FESTA PROGRAMA SERRALVES EM FESTA 03-04 JUN 2006 40 HORAS NON STOP ENTRADA GRATUITA 08H00 SÁB- 24H00 DOM > MAIS DE 70 EVENTOS SERRALVES É UMA NEWSLETTER DA FUNDAÇÃO SERRALVES E DO JORNAL PÚBLICO PARA AS EDIÇÕES DE 2 E 3 DE JUNHO DE 2006. NÃO PODE SER VENDIDA SEPARADAMENTE PÚBLICO EDIÇÃO ESPECIAL

Upload: others

Post on 14-Sep-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SERRALVES EM FESTAinserralves.serralves.pt/fotos/editor2/serralvesfesta2006.pdfSERRALVES É UMA NEWSLETTER DA FUNDAÇÃO SERRALVES E DO JORNAL PÚBLICO PARA AS EDIÇÕES DE 2 E 3 DE

APOIO INSTITUCIONAL

MECENAS DO SERRALVES EM FESTAMECENAS DO SERRALVES EM FESTA

PROGRAMA

SERRALVESEM FESTA03-04 JUN 2006

40 HORAS NON STOPENTRADA GRATUITA 08H00 SÁB- 24H00 DOM > MAIS DE 70 EVENTOS

SERRALVES É UMA NEWSLETTER DA FUNDAÇÃO SERRALVES E DO JORNAL PÚBLICO PARA AS EDIÇÕES DE 2 E 3 DE JUNHO DE 2006. NÃO PODE SER VENDIDA SEPARADAMENTE

PÚBLICO EDIÇÃO ESPECIAL

Page 2: SERRALVES EM FESTAinserralves.serralves.pt/fotos/editor2/serralvesfesta2006.pdfSERRALVES É UMA NEWSLETTER DA FUNDAÇÃO SERRALVES E DO JORNAL PÚBLICO PARA AS EDIÇÕES DE 2 E 3 DE

BEM-VINDO À 3ª EDIÇÃO DO SERRALVES EM FESTA

Se foi um dos 42 mil visitantes de 2004

ou dos 54 mil em 2005, já sabe que

Serralves em Festa é um dos maiores

festivais de expressão artística

contemporânea em Portugal. Com uma

duração de 40 horas consecutivas e com

actividades para todas as famílias e para

a família toda, Serralves em Festa é um

evento de entrada gratuita. Se não

participou nas últimas edições, não perca

esta oportunidade.

Entre as 08h de Sábado, 3 de Junho e as

24h de Domingo, 4 de Junho, o Parque, o

Museu, o Auditório e a Casa de Serralves

recebem mais de 70 actividades –

exposições, música, dança, performance,

cinema, teatro, marionetas, circo,

oficinas em família, visitas orientadas e

workshops. Na noite de Sábado para

Domingo os DJ’s dão-lhe música no prado

de Serralves até de madrugada.

Leve este guia consigo para o “Serralves

em Festa” e se tiver perguntas procure os

colaboradores que se apresentem

vestidos com T-Shirts com o símbolo “?”.

Prepare-se para um fim-de-semana em

cheio….Estamos à sua espera em

Serralves!

COMO USAR ESTE PROGRAMAEste é o seu guia do "Serralves em Festa

2006". Está organizado pelas seguintes

secções: ACTIVIDADES CONTÍNUAS;

EXPOSIÇÕES; actividades para

CRIANÇAS E FAMÍLIAS; programação de

SÁBADO e DOMINGO. No final deste guia

encontrará INFORMAÇÕES úteis sobre o

festival e um MAPA que ajudará a

encontrar os locais onde se realizam

todas as actividades.

COLABORAMAcademia Contemporânea do

Espectáculo | Árvore – Cooperativa de

Actividades Artísticas SRL | Balleteatro |

Casa da Animação | Casa da Música | CAV

| Centro Cultural de Belém - Centro de

Pedagogia e Animação | Culturporto

– Rivoli Teatro Municipal | Escola

Profissional de Música de Espinho |

ESMAE - Escola Superior de Música

e das Artes do Espectáculo | Espaço T |

Faculdade de Belas Artes do Porto |

Festival Internacional de Marionetas

do Porto | FITEI – Festival Internacional

de teatro de Expressão Ibérica | Fundação

Calouste Gulbenkian | Fundação

Luso-Americana para o Desenvolvimento |

Herbário da Universidade de Aveiro |

Instituto Português de Fotografia |

Instituto Português de Museus | Instituto

Português do Património Arquitectónico |

Jornal Público | Universidade Auto

Didacta e da Terceira Idade do Porto

INSTALAÇÃOOUVIDO - LÚCIA SIGALHOSÁBADO E DOMINGO, DAS 10H ÀS 18HLOCAL: CASACriámos um lugar de escuta, uma peça sonora que captaimpressões, memórias, depoimentos do público. O tema éSerralves. Este trabalho integra e dá continuidade a um projectomaior: os Arquivos Sonoros da Casa de Serralves. O objectivo érecolher material e informação para esse projecto que contamosapresentar em 2007.

VISITAS ORIENTADASLOTAÇÃO: 25 PESSOASORIENTAÇÃO: MONITORES DO SERVIÇO EDUCATIVO DA FUNDAÇÃO DE SERRALVESINSCRIÇÕES: ENTRADA PRINCIPAL DO SERRALVES EM FESTA (AV. MARECHAL GOMES DA COSTA)

ÀS EXPOSIÇÕESSÁBADO E DOMINGO, DAS 10H ÀS 18H; SAÍDAS DE HORA A HORA; VISITAS EXTRA ÀS 22H E 23HA visita proporciona um enquadramento e contextualização dasexposições apresentadas nos espaços da Fundação, dando aconhecer a produção artística contemporânea.

AOS ESPAÇOS ARQUITECTÓNICOSSÁBADO E DOMINGO, DAS 10H15 ÀS 18H15; SAÍDAS DE HORA A HORAO Museu de Serralves, da autoria do arquitecto Álvaro Siza, é o ponto de partida para uma experiência que relaciona a arquitectura contemporânea com a da Casa e do Jardim de Serralves.

AO PARQUESÁBADO E DOMINGO, DAS 10H30 ÀS 18H30; SAÍDAS DE HORA A HORA.O percurso no Parque de Serralves possibilita o reconhecimento dovalor paisagístico, ecológico e estético de um lugar comcaracterísticas singulares, vocacionado para experiências eaprendizagens múltiplas.

MÚSICAPANGEIA INSTRUMENTARIUMPROJECTO DA PANGEIA INSTRUMENTOSSÁBADO E DOMINGO, 10H-12H, 13H-15H, 16H-18H, 19H-21HLOCAL: PARQUE—PARTERRE LATERALUma zona com vários dos instrumentos musicais de maioresdimensões do projecto Pangeia Instrumentos. Os instrumentosincluídos no Instrumentarium podem ser tocados simultaneamentepor mais do que um músico. O espaço é dinamizado pela equipapermanente de três músicos do projecto Pangeia Instrumentos queinterage constantemente com o público, desafiando-o a tocar e aexperimentar livremente.

SONS NA PAISAGEMMÚSICOS: ANA ASSUNÇÃO, ANA FILIPA, ANA MARGARIDA DE SOUSA, ANAPINHO, ARTUR ALMEIDA, CARLOS FERNANDES, DANIEL FERREIRA, DÉBORACORREIA, DIOGO COELHO, GABRIEL FONSECA, HÉLDER PINHO, HENRIQUEFERNANDES, HORÁCIO FERREIRA, MÁRCIO DOMINGUES, MARIANA NEVES,NUNO SILVA, PEDRO CARVALHO, PEDRO SANTOS, RUI FONTES, RUI LEAL, RUIPEREIRA, SAMUEL ABREU, THOMAS GOMES, TIAGO NOITES, TIAGO SANTOSSÁBADO E DOMINGO, DAS 8H ÀS 19HLOCAL: PARQUE (VÁRIOS LOCAIS)Sempre em locais e horários não programados, um pouco por todoo Parque de Serralves, solistas interpretarão trechos musicaisescolhidos conforme as características sonoras e acústicas doslugares que constroem a paisagem de Serralves.

SONIC BIO – ÁRVORE DO SOMPROJECTO DA PANGEIA INSTRUMENTOSLOCAL: PARQUE—ARBORETODAS 08H DE SÁBADO ÀS 24H DE DOMINGOUma instalação/instrumento eólico constituída por elementospendurados nos ramos de uma das árvores do Parque. Estainstalação produz som com o vento.

VÍDEODOCUMENTÁRIO “O PARQUE”SÁBADO E DOMINGO, DAS 10H ÀS 21HLOCAL: PARQUE—PÁTIO DOS GINGKOS / ESCOLA DE JARDINAGEMPrimeiro visionamento público de uma versão de trabalho dodocumentário videográfico realizado por Catarina Alves Costa e Catarina Mourão. O olhar das autoras debruça-se sobre cerca de 3 anos da vida do Parque de Serralves no momento particular darealização das obras de recuperação e valorização, documentando umaacção pioneira em Portugal de preservação de património de paisagem.

FRANCISCO QUEIRÓSDUAS PROJECÇÕES NOCTURNASSÁBADO E DOMINGO, DURANTE TODA NOITELOCAL: PARQUE – CLAREIRA DAS GRAMÍNEASDuas projecções vídeo de Francisco Queirós – “If you trap themoment before its ripe” (video, cor, som, 2’12’’, 2003) e “I feard the fury of my wind” (video, cor, som, 4’) – projectadas de noite no exterior do Museu. Francisco Queirós é um artista que trabalhanarrativas associáveis ao universo da infância, para subverterestereótipos de um mundo decorrente da vulgarização ideológica e domesticada dessas ficções.

FOTOGRAFIA5ª MARATONA FOTOGRÁFICA DO IPFPROPOSTA DO INSTITUTO PORTUGUÊS DA FOTOGRAFIADAS 08H DE SÁBADO ÀS 24H DE DOMINGOINSCRIÇÕES: ENTRADA PRINCIPAL DO SERRALVES EM FESTALOCAL: TODO O ESPAÇO DO SERRALVES EM FESTAA Maratona Fotográfica - um concurso temático e anual do InstitutoPortuguês de Fotografia - vai juntar-se ao Serralves em Festa. 40 horas de muitas visões, fotografias e convívio entre fotógrafos e entusiastas da fotografia. Descubra também a câmara escura nos jardins de Serralves (Clareira dos Teixos) e veja como se formaa imagem numa câmara fotográfica. Consulte o regulamento da Maratona em www.ipf.pt.

SERRALVES/PÚBLICO

EM FESTA2

>ACTIVIDADES CONTÍNUAS<

Page 3: SERRALVES EM FESTAinserralves.serralves.pt/fotos/editor2/serralvesfesta2006.pdfSERRALVES É UMA NEWSLETTER DA FUNDAÇÃO SERRALVES E DO JORNAL PÚBLICO PARA AS EDIÇÕES DE 2 E 3 DE

PARQUE SERRALVES 1940SÁBADO E DOMINGO DAS 08H ÀS 21HLOCAL: PARQUEExposição de exterior, “Parque Serralves 1940” confrontaráimagens em grande formato do álbum da Foto Alvão do final dadécada de 1940 início de 1950, com os lugares da paisagem deSerralves nelas registadas, permitindo compreender econtextualizar a sua evolução.

HERBÁRIO DO/NO PARQUESÁBADO E DOMINGO DAS 08H ÀS 21HLOCAL: PARQUEExpostas em paralelo aos espécimes vegetais que as originaram,as imagens do registo digital do Herbário do Parque em depósitona Universidade de Aveiro têm, para além do seu interesseenquanto registo botânico, uma dimensão estética explorada nestaexposição.

ART DÉCO NA COLECÇÃO BERARDOSÁBADO E DOMINGO DAS 08H ÀS 18HLOCAL: CASAPrimeira apresentação pública da colecção Berardo de Art Déco,apresenta-se um relevante acervo de mobiliário e artes decorativasrepresentativo das linguagens da “art déco”, contemporâneas doestilo arquitectónico da Casa de Serralves. Esta exposição é umaoportunidade de conhecer peças emblemáticas de autoresreconhecidos daquela época, seleccionadas pelo conceituadoespecialista Alastair Duncan, e de visitar a Casa de Serralves numregresso aos tempos da sua origem.

SERRALVES/PÚBLICO

EM FESTA3

>EXPOSIÇÕES<

ANTÓNIO DACOSTADAS 08H DE SÁBADO ÀS 24H DE DOMINGOLOCAL: MUSEUDepois de ter sido um dos protagonistas da pintura surrealista emPortugal, António Dacosta interrompeu durante quase trinta anoso seu trabalho. Novamente activo desde finais da década de 70,veio a construir uma obra onde se cruzam intimismo e dimensãodiarística. Esta exposição apresenta um conjunto signifcativo detrabalhos criados quando do seu regresso à pintura,recontextualizando obras anteriores onde já estava presente umapoética pessoal de provocação do quotidiano.

CHRISTOPHER WILLIAMS «FOR EXAMPLE: DIX-HUIT LEÇONSSUR LA SOCIÉTÉ INDUSTRIELLE(REVISION 4)»DAS 08H DE SÁBADO ÀS 24H DE DOMINGOLOCAL: MUSEUChristopher Williams utiliza a fotografia como suporte de umtrabalho conceptual que interroga a natureza da imagem nocontexto histórico-cultural dos nossos dias. O seu trabalho recorreà criação de novas imagens, mas também à apropriação deimagens já existentes. Em Serralves, o artista acrescenta umconjunto de fotografias inéditas a uma selecção de trabalhosrepresentativos do ciclo que iniciou há alguns anos, com o títuloFor Example: Dix-Huit Leçons Sur La Société Industrielle (revision4).

HAVEKOST, KAHRS, PLESSEN, SASNAL – IMAGENS EM PINTURADAS 08H DE SÁBADO ÀS 24H DE DOMINGOLOCAL: MUSEUMostram-se reunidos pela primeira vez quatro pintores quecomeçaram a expor por volta do ano 2000 e são hoje dos artistasmais reconhecidos da sua geração – Eberhard Havekost,Johannes Kahrs, Magnus Von Plessen, Wilhelm Sasnal. Todos elesfazem referência a diferentes tipos de modelos fotográficos,podendo fazer parecer que a pintura se transformou num meio deprodução de imagem entre muitos. Ao mesmo tempo, os quatroinsistem em qualidades específicas da pintura, abordandotemáticas inacessíveis a todos os outros meios.

CHRISTIAN BOLTANSKIDAS 08H DE SÁBADO ÀS 24H DE DOMINGOLOCAL: BIBLIOTECAA exposição “A Memória do Esquecimento” é consagrada à obraimpressa de Christian Boltanski (Paris, 1944), um dos principaisartistas dos anos 1960 e 1970. Comissariada por Guy Schraenen,consultor da biblioteca do Museu, é composta por dezenas depublicações como livros, catálogos, filmes, retratos, através dosquais o artista nos revela o seu fascínio pela memória colectivaanónima.

RETRATOSUM PROJECTO COM ESCOLASDAS 08H DE SÁBADO ÀS 24H DE DOMINGOLOCAL: MUSEU-SALA DO SERVIÇO EDUCATIVOEsta exposição revela um ano de projecto em parceria com asescolas, em torno do tema do retrato. Apresentação das propostascriativas realizadas pelos participantes.

PEDRO MORAISDAS 08H DE SÁBADO ÀS 24H DE DOMINGOLOCAL: PARQUE E CAPELA DA CASA Pedro Morais tem desenvolvido trabalho a partir dos anos 60, masoptou sempre por não expor nos circuitos do mercado ou dasinstituições. Excepção agora para Serralves, onde criou doistrabalhos, pensados especificamente para os espaços onde estãoinstalados – o Parque e a capela da Casa de Serralves. Cada umdos seus projectos constrói uma situação que confronta o visitantecom um desafio da percepção, transfigurando o lugar onde seencontra.

FOTO VICTOR BEIRAMAR DINIZ

"LOCUS-SOLUS III" FOTO JOÃO TIAGO SANTOS

EBERHARD HAVEKOST, GEISTER JÄGER (2004)

KODAK THREE POINT REFLECTION GUIDE© 1968, EASTMAN

KODAK COMPANY, 1968 (CORN) DOUGLAS M. PARKER STUDIO, GLENDALE, CALIFÓRNIA, ABRIL 2003

FOTO ALVÃO

"KADDISH" (1998)

“ERA O VINHO” (1983)

Page 4: SERRALVES EM FESTAinserralves.serralves.pt/fotos/editor2/serralvesfesta2006.pdfSERRALVES É UMA NEWSLETTER DA FUNDAÇÃO SERRALVES E DO JORNAL PÚBLICO PARA AS EDIÇÕES DE 2 E 3 DE

CINEMA DE ANIMAÇÃOSÁBADO E DOMINGO, 10H00-11H00PROPOSTA DA CASA DA ANIMAÇÃO LOCAL: AUDITÓRIOA arte na animação numa programação de autores nacionais einternacionais, planeada para os mais novos e daresponsabilidade da Casa da Animação.

OFICINAS EM FAMÍLIASÁBADO E DOMINGO, DAS 10H ÀS 19HPÚBLICO ALVO: CRIANÇAS, JOVENS, ADULTOS, FAMÍLIASNÃO NECESSITAM DE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

OBJECTOS SOLARESORIENTAÇÃO: AMOEBA – EDUCAÇÃO CIENTÍFICA LDA EM PARCERIA COM O SERVIÇO EDUCATIVO DA FUNDAÇÃO DE SERRALVESLOCAL: PARQUE—MARIA NORDMANVamos construir alguns objectos muito curiosos: um astrolábio,um relógio de sol e um forno solar. Estas são algumas dasaplicações da energia solar que poderás descobrir. O modo defuncionamento destes objectos será demonstrado numa corridade carros solares.

ÁRVORE POR DENTRO E POR FORAORIENTAÇÃO: AMOEBA – EDUCAÇÃO CIENTÍFICA LDA EM PARCERIA COMO SERVIÇO EDUCATIVO DA FUNDAÇÃO DE SERRALVESLOCAL: PARQUE—ARBORETO SÉC. XIXNesta oficina vais aprender a: medir a altura e a estimar a idadede uma árvore; registar e comparar a forma e textura das folhase casca; identificar algumas das árvores existentes na Fundaçãode Serralves.

ARORIENTAÇÃO: AMOEBA – EDUCAÇÃO CIENTÍFICA LDA EM PARCERIA COMO SERVIÇO EDUCATIVO DA FUNDAÇÃO DE SERRALVESLOCAL: PARQUE—CLAREIRA DA PRESAQuais as propriedades do ar que respiramos? O que é a pressãoatmosférica e como é que esta interfere no nosso dia-a-dia?Como conseguem voar as aves? Para responder a estas e outrasquestões, vamos criar objectos que utilizam o vento comoprincípio de funcionamento e também construir pequenosfoguetes de pressão.

ARQUITECTARORIENTAÇÃO: DALILA GOMES, INÊS CAETANO, MATILDE SEABRA, SUSANA CARVALHOLOCAL: PARQUE—JANELA DA BIBLIOTECAEsta oficina tem como ponto de partida a arquitectura do Museude Serralves, projectado por Álvaro Siza. De um modo dinâmicoe criativo, abordam-se noções fundamentais em arquitectura,imaginando edifícios e espaços trabalhados a diferentes escalas.

CASA ABERTAORIENTAÇÃO: ANDRÉ SOUSA, MAFALDA SANTOS, PEDRO MAGALHÃESLOCAL: PARQUE—CLAREIRA DAS AZINHEIRASEsta “Casa Aberta” é uma construção sem função nem fimaparente, aberta a todos. Tendo como base uma estruturaexistente, vamos construir as várias paredes da casa comelementos criados nesta oficina. Neste espaço de trabalhocolectivo há regras bem definidas e, passo a passo, vamos darvida ao grande esqueleto da obra.

KISSANGE – O JOGO DA MÚSICAORIENTAÇÃO: PANGEIART – ASSOCIAÇÃO CULTURALLOCAL: PARQUE—PÁTIO DO ULMEIROA partir de um conjunto de regras simples, podes nesta oficinaaprender a tocar alguns instrumentos e fazer, em conjunto,alguns jogos e exercícios musicais.

CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOSMUSICAISORIENTAÇÃO: PANGEIART – ASSOCIAÇÃO CULTURALLOCAL: PARQUE—PÁTIO DO ULMEIRONesta oficina os participantes exploram a sua criatividade econstroem o seu instrumento. Os instrumentos podem ser maissimples ou mais complexos feitos de bamboo, cabaças, e outrosmateriais reutilizáveis e amigos do ambiente.

TEATRO INFANTILO MUSEU DO SR. BSÁBADO E DOMINGO, 10H30 E 15H30PARCERIA COM O CENTRO DE PEDAGOGIA E ANIMAÇÃO DO CCB DIRECÇÃO E INTERPRETAÇÃO: JOÃO LIZARDO; MÁSCARA: CARLO SETTI MÚSICA: ROSSINI , J. STRAUSS II, MOZART, RYUICHI SAKAMOTO, BIZET,IRVING BERLIN E SCHUBERTDURAÇÃO: 90 MIN.LOTAÇÃO: 25 ELEMENTOS (SUJEITO A LEVANTAMENTO DE SENHA JUNTOÀ ENTRADA DO SERRALVES EM FESTA)LOCAL: CASA – COZINHA E SALA SEO Sr. B. é o mais antigo Bibliotecário do país. É um velhinhosimpático que, apesar da idade, continua em itinerância com assuas actividades. Depois de ter apresentado o luminoso LivroAzul (que contém todas as histórias do Mundo), o Sr. B. decidiufazer-se acompanhar de uma parte do Museu da sua Bibliotecae expor algumas das mais valiosas peças que o compõem:objectos raríssimos que pertenceram a histórias e a personagensque todos nós conhecemos. Autênticas relíquias da literatura,guardadas durante muitos anos e que agora são finalmenteapresentadas. Mas organizar um Museu não é uma tarefa fácil:há que restaurar, conservar e, sobretudo, pesquisar e identificaras peças do espólio... e a pesquisa ainda não acabou! Há aindamuitos objectos raros para organizar. O Sr. B. vai precisar deajuda. Um Espectáculo e uma Exposição com uma importantecomponente plástica e musical, em que o diálogo com o públicoo leva a pesquisar e descobrir.

ONDE ESTÁ A AVÓ?SÁBADO E DOMINGO ÀS 11H, 12H E 14H30ENCENAÇÃO, CO-AUTORIA E OPERAÇÃO DE SOM: INÊS VICENTE; CO-AUTORIA: RUI DAMAS; INTERPRETAÇÃO: NUNO LOUREIRO E SÓNIA CORREIA;DURAÇÃO: 40 MINUTOSLOTAÇÃO LIMITADA / ENTRADA POR ORDEM DE CHEGADALOCAL: PARQUE—CELEIROEspectáculo de teatro e multimédia em que o actor contracenacom uma projecção vídeo de desenhos animados em tempo reale em constante evolução…

DIZ QUE DIZSÁBADO E DOMINGO, 11H, 12H, 15H E 16HTEXTO ORIGINAL: ANTÓNIO TORRADO; ADAPTAÇÃO DRAMATÚRGICA,CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO: CATARINA LACERDA, RODRIGO MALVAR,ROSÁRIO COSTA; CRIAÇÃO E EXECUÇÃO PLÁSTICA: SOFIA PEREIRAAPOIO MUSICAL: ANTÓNIO SÉRGIO; PRODUÇÃO: TEATRO DO FRIO.DURAÇÃO: 30 MINUTOSLOCAL: PARQUE—ARBORETO SÉC. XIXTomando os versos miudinhos de António Torrado de “Comoquem diz”, parte-se à sua adaptação para uma linguagemteatral. Costurando versos, alimentando sons e personagens,situações e intenções, faz-se dos corpos e vozes dos actores e damanipulação de objectos, vida tridimensionalizada, poesia feitade muitos sons e algumas aventuras.

MARIONETASPÓLO-PÓLO - TEATRO DO FERROSÁBADO E DOMINGO, 11H30PROPOSTA DE ISABEL ALVES COSTA, DIRECTORA DO FESTIVALINTERNACIONAL DE MARIONETAS DO PORTODURAÇÃO: 1 HORALOCAL: MUSEU – SALA DE EXPOSIÇÕESInterpretada pelo Teatro do Ferro, conta a história de um meninoque não queria caçar focas. Duas criaturas da família dosesquimós, de fato peludo, gestos pequenos e olhos vivospreparam-se para grandes aventuras polares. São Pochquente e o seu avô Abominável das Neves, que entre brincadeiras e tarefas sérias se põem a conversar sobre como pequenos e grandes vêem a vida, como a vivem quando as coisas nãoestão fáceis e como um dia a sabem deixar para trás.

DANÇAGREEN GRASSSÁBADO E DOMINGO, 15H E 19HPRODUÇÃO: BALLETEATRO ESCOLA PROFISSIONALCOREOGRAFIA: GILLES VERIÈPE; INTÉRPRETES: ALUNOS DO 3º ANO DE DANÇA DURAÇÃO: 40 MINUTOSLOCAL: PARQUE—PÁTIO DO ULMEIROGreen Grass é um trabalho fresco e cheio de espontaneidade. A dança transborda de energia com saltos, quedas, corposcontra corpos, lentidão e precisão...Os sentidos estão na base de qualquer experiência. Fornecem-nos a razão para os nossos movimentos, propiciam-nos vontades, desejos, escolhas, decisões,contrariedades, desgostos, prazeres e sonho...

>CRIANÇAS E FAMÍLIAS<

SERRALVES/PÚBLICO

EM FESTA4

Page 5: SERRALVES EM FESTAinserralves.serralves.pt/fotos/editor2/serralvesfesta2006.pdfSERRALVES É UMA NEWSLETTER DA FUNDAÇÃO SERRALVES E DO JORNAL PÚBLICO PARA AS EDIÇÕES DE 2 E 3 DE

SERRALVES/PÚBLICO

EM FESTA5

08HVISITA 08AMLOTAÇÃO: 25 PESSOASINSCRIÇÕES: ENTRADA DO SERRALVES EM FESTATradicionalmente a primeira actividade doSerralves em Festa, a visita ao Parque fora dohorário em que normalmente se encontra abertoao público, guiada pelo seu Director, permite umaexperiência da paisagem de Serralves nasprimeiras horas da manhã até aqui reservada aosseus jardineiros. A visita terminará com umpequeno-almoço preparado com os produtos doParque

10HWORKSHOPPOR FAVOR COMA OS MALMEQUERESORIENTAÇÃO: JOSÉ PEDRO FERNANDESLOTAÇÃO LIMITADALOCAL: PARQUE—COLECÇÃO DAS AROMÁTICASWorkshop dedicado à preparação e a degustaçãode flores comestíveis, a partir das espéciesexistentes na Colecção de Aromáticas do Parquede Serralves. Repete no Domingo.

11HNOVO CIRCOBARO D’EVEL CIRK CIE “LE CHARIOT”CONCEBIDO E INTERPRETADO POR MATHIEU LEVAVASSEURPROPOSTA DE ISABEL ALVES COSTA, RIVOLI TEATRO MUNICIPAL / CULTURPORTOLOCAL: PARQUE—CLAREIRA DAS GRAMÍNEASUm espectáculo que se olha como olhamos aspessoas que passam, percorrendo os caminhos,lentamente…Com a sua bicicleta repleta de caixas,de malas, de papelões, Mathieu Levavasseurinstala-se e fala-nos sobre a acumulação de trastes,de lembranças de viagens, de pequenos nadas quelhe estão ligados: uma taça de chá usada, umalima para tirar a aspereza dos pés, campainhaspara cantar, fósforos, um açucareiro (…)

CINEMA DOCUMENTALNOVO CINEMA GULBENKIANPROGRAMA GULBENKIAN CRIATIVIDADE E CRIAÇÃOARTÍSTICALOCAL: AUDITÓRIOPrograma de cinema documental e de ficçãocom filmes realizados no âmbito do Curso deRealização de Documentários (2ª edição),promovido em colaboração com Les AteliersVarane, do Curso de Realização de Cinema,promovido em colaboração com The LondonFilm School. Serão apresentados filmes de JoséFilipe Costa, João Constâncio, João Rosas,Leonor Noivo e João Vladimiro.

Serão apresentados os filmes “Domingo” (4’40’’),de José Filipe Costa, “Dispersão” (4’40’’), deJoão Constâncio, “A minha mãe é pianista”(4’15’’), de João Rosas, “Janela para Mavra”(25’30’’), de Marta Lima, “Assembleia” (26’), deLeonor Noivo, e “Pé na Terra” (20’), de JoãoVladimiro. de Realização de Cinema e deEncenação de Ópera do Programa GulbenkianCriatividade e Criação Artística.

MÚSICACORETO VEGETAL /PERFORMANCE DE VICTOR GAMA PANGEIA INSTRUMENTOSLOCAL: PARQUE—REDONDO DAS CAMELEIRASUma performance a solo de Victor Gama, ocriador do projecto Pangeia Instrumentos e demais de duas dezenas de instrumentos musicaisde desenho totalmente inovador. Gama tocapeças para uma das suas criações, a Toha, umaharpa diatónica de 42 duas cordas.

12HMÚSICAHARPA LACUSTREPANGEIA INSTRUMENTOSLOCAL: PARQUE—LAGOUma instalação com várias cordas de pianolongas que atravessam todo o lago. As cordas sãofixadas a bases em cada margem do lago queactuam como caixas de ressonância. Ao longo do

dia Victor Gama fará performances na HarpaLacustre. O público pode tocar e realizar as suaspróprias performances.

12H15MÚSICAPERCUSSÃO CÉNICAESCOLA PROFISSIONAL DE MÚSICA DE ESPINHOLOCAL: AUDITÓRIO—FOYEREspectáculo resultante de uma parceria entre aEscola Profissional de Música de Espinho e aFundação de Serralves em que os músicosAlexandre Encarnação, Filipe Valente, Fábio Dias ePedro Góis interpretam peças musicais utilizandocomo instrumento materiais pouco usuais.Programa: «Quartet for Paper Bags», de LarrySpivack, «Les Annuaires», de EmmanuelSéjourné, «Rock Trap», de William J. Schinstine,«Eine Kleine Tishmusic», de Manfred Menke,«Quatour Au Tour D’une Marimba», deEmmanuel Séjourné.

12H30PERFORMANCE “STATES”KOERPERPERFORMANCECONCEPÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TORSTEN KONRAD E ANNELISE SOGLIOLOCAL: MUSEU—SALA MULTIUSOSDois performers, Torsten Konrad e AnneliseSoglio, apresentam estados de consciência

PROGRAMA SÁBADO 03 JUN>

PERFORMANCE “STATES”, KOERPERPERFORMANCE PERFORMANCE “CORETO VEGETAL”, VICTOR GAMA

Page 6: SERRALVES EM FESTAinserralves.serralves.pt/fotos/editor2/serralvesfesta2006.pdfSERRALVES É UMA NEWSLETTER DA FUNDAÇÃO SERRALVES E DO JORNAL PÚBLICO PARA AS EDIÇÕES DE 2 E 3 DE

usando o corpo e a voz, num espaço vazio,explorando quarenta expressões retiradas dalinguagem do nosso quotidiano. O projectoKoerperperformance integra procedimentos dedança e da técnica Alexander para ganharconsciência sobre o processo de criação ecombinar novas formas de expressão. A intençãoé apresentar a riqueza e a diversidade daexpressão humana. Repete Sábado à tarde eDomingo.

TEATRO DE FANTOCHESTEATRO DOM ROBERTOAUTOR E BONECREIRO: JOÃO PAULO SEARA CARDOSOLOCAL: PARQUE - CLAREIRA DAS GRAMÍNEASRepresentado desde há cerca de três séculos nasfeiras, nas romarias, nas praias e nas ruas, oreportório do Teatro Dom Roberto inspira-sesimultaneamente na tradição europeia, que lhedeu origem, e nas peças populares do Teatro deCordel. O personagem principal deste teatro defantoches de luva, manipulados neste programapelo bonecreiro João Paulo Seara Cardoso, temorigem, como em muitos outros casos, no célebrepolichinelo italiano, mas não possui caracteresfisionómicos especiais. Serão apresentadas duashistórias: “O Barbeiro” e “A Tourada”.

MÚSICAESMAE BIG BANDLOCAL: PARQUE—PRADOA Big Band da ESMAE, dirigida por PedroGuedes, irá recuperar para este concerto orepertório resultante da sua colaboração com acompositora e pianista Carla Bley, hábilmanipuladora das massas sonoras assimilandojazz, blues, rock, bem como sonoridades latinoamericanas e alguma música europeia.

13HMÚSICAESMAE – QUARTETO DE SAXOFONESLOCAL: ESPECTÁCULO CIRCULANTE COM INÍCIO NO TÉNISO agrupamento de saxofones da Escola Superiorde Música e das Artes do Espectáculo regressaao Serralves em Festa para duas actuações quepoderão ser vistas e escutadas em movimento,partindo do Ténis e circulando pelo Parque deSerralves.

14HVISITA ORIENTADA“HERBÁRIO DO/NO PARQUE”INSCRIÇÃO: ENTRADA DO SERRALVES EM FESTAPrimeira de várias visitas guiadas a estaexposição (ver “Actividades Contínuas”, pag. 3).A orientação será feita por técnicos daUniversidade de Aveiro.

MÚSICAHARPA LACUSTREPANGEIA INSTRUMENTOSLOCAL: PARQUE - LAGO

MÚSICAPERCUSSÃO CÉNICAESCOLA PROFISSIONAL DE MÚSICA DE ESPINHOLOCAL: AUDITÓRIO - FOYER

15HVISITA ACOMPANHADACOLECÇÃO DE PLANTASAROMÁTICASORIENTAÇÃO: JOSÉ PEDRO FERNANDESLOCAL: PARQUE – COLECÇÃO DAS AROMÁTICASDurante cerda de uma hora estará presente nacolecção de plantas aromáticas do Parque deSerralves um especialista que daráacompanhamento a quem visitar este espaço.

DANÇA3 COREOGRAFIASPROPOSTA GULBENKIAN CRIATIVIDADEE CRIAÇÃO ARTÍSTICALOCAL: AUDITÓRIOApresentação das coreografias “Primeiraimpressão”, “Registo” e “Como se pudesse ficarali para sempre” da autoria, respectivamente, deMarlene Freitas, Susana Gaspar e TâniaCarvalho, criadas no âmbito do Curso deCoreografia do Programa Gulbenkian Criatividadee Criação Artística, que teve lugar no Centro deArte Moderna José de Azeredo Perdigão entreFevereiro e Julho de 2005. Os autores contaram,neste curso, com o apoio de Mathilde Monnier,Francesca Lattuada, Lisa Nelson, Thierry Bae,Lia Rodrigues, Laurence Louppe, Anne Collod,Claude Espinassier, Loïc Touzé e ainda NunoCabral (Hatha-Yoga), Conceição Nunes

(Alexander technique) e Margarida Bettencourt.

VISITA ORIENTADAPARQUE SERRALVES 1940INSCRIÇÃO: ENTRADA DO SERRALVES EM FESTAVisita específica a esta exposição, pondo emevidência as filosofias e resultados do Projecto deRecuperação e Valorização do Parque deSerralves.

15H30TEATRO DE RUAVIAJEROS.VISITANTSCOMPANHIA DE TEATRO PROPOSTA DE MÁRIO MOUTINHO—FITEILOCAL: PARQUE, ESPECTÁCULO CIRCULANTEViajeros é uma proposta cénica que reflectesobre a individualidade das pessoas que viajamconstantemente. As viagens podem ser breves oulongas, de tempo curto ou extenso, por prazer oupor obrigação, mas cada viajante viaja semprecom a sua história, com os seus problemas e assuas alegrias, com as suas ilusões e decepções;em definitivo o viajante desloca-se com o seupassado, presente e possível futuro.

MÚSICAHARPA LACUSTREPANGEIA INSTRUMENTOSLOCAL: PARQUE—LAGO

16HVISITA ORIENTADA“HERBÁRIO DO/NO PARQUE”INSCRIÇÃO: ENTRADA DO SERRALVES EM FESTA

16H30MÚSICACORETO VEGETALPERFORMANCE DE VICTOR GAMA PANGEIA INSTRUMENTOSLOCAL: PARQUE - REDONDO DAS CAMELEIRAS

PERFORMANCE “STATES”,KOERPERPERFORMANCECONCEPÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TORSTEN KONRAD EANNELISE SOGLIOLOCAL: MUSEU – SALA MULTIUSOS

TEATRO DE FANTOCHESTEATRO DOM ROBERTOAUTOR E BONECREIRO: JOÃO PAULO SEARA CARDOSOLOCAL: PARQUE - CLAREIRA DAS GRAMÍNEAS

DANÇA/PERFORMANCE TALDANS COMPANYMUSTAFA KAPLAN & FILIZ SIZANLILOCAL: AUDITÓRIO“Energia cinética, transformação, potencial,gravitação e embate” são significados contidos naobra do duo turco Mustafa Kaplan & Filiz Sizanli,figuras surpreendentes da dança contemporâneae da acrobacia. No Serralves em Festaapresentam primeiro a peça “Dolap”, umacoreografia de Mustafa Kaplan em que ocoreógrafo e intérprete faz desabar um frigoríficosobre a bailarina, Filiz Sizanli, deitada no chão. Éassim que tem início este trio físico apoiado nojogo de movimento oscilante de um frigorífico,massivamente sonoro, realizado entre o duo debailarinos. Obstinados pela experimentação epelo envolvimento corporal, o duo investe aqui nacriação de figuras insólitas, arriscadas e plenasde humor interpretadas em confronto com estamatéria quotidiana. Em seguida é apresentada apeça “Sek Sek”, coreografia de Mustafa Kaplan &Filiz Sizanli. Um jogo de acrobatas em miniaturaé colocado em palco como base rítmica e citaçãosimbólica da peça, apoiada numa acrobaciasubtil e geometria desequilibrada. O palco énovamente o espaço onde será posta à prova afigura do duo: desvios, suspensões ealongamentos. Apoios paradoxais e aproximaçõescontrariadas constroem uma coreografiatecnicamente complexa mas aparentementedesprendida.

>PROGRAMA SÁBADO 03 JUN>

FANTOCHES TEATRO DOM ROBERTO DANÇA PRIMEIRA IMPRESSÃO, DE MARLENE FREITAS

SERRALVES/PÚBLICO

EM FESTA6

Page 7: SERRALVES EM FESTAinserralves.serralves.pt/fotos/editor2/serralvesfesta2006.pdfSERRALVES É UMA NEWSLETTER DA FUNDAÇÃO SERRALVES E DO JORNAL PÚBLICO PARA AS EDIÇÕES DE 2 E 3 DE

17HVISITA ACOMPANHADACOLECÇÃO DE PLANTASAROMÁTICASORIENTAÇÃO: JOSÉ PEDRO FERNANDESLOCAL: PARQUE—COLECÇÃO DAS AROMÁTICAS

TEATRO DE RUA"A BELA E O MONSTRO"ACE – ACADEMIA CONTEMPORÂNEA DO ESPECTÁCULOALUNOS DO 2º ANO DOS CURSOS DE INTERPRETAÇÃO,REALIZAÇÃO PLÁSTICA E REALIZAÇÃO TÉCNICA DAACADEMIA CONTEMPORÂNEA DO ESPECTÁCULO.DIRECÇÃO ARTÍSTICA : JOANA PROVIDÊNCIA; DIRECÇÃOPLÁSTICA: SUSETE REBELO E CATARINA BARROS;DIRECÇÃO TÉCNICA: JOSÉ NUNO LIMA E LUÍS ALYLOCAL: PARQUE—PARTERRE CENTRALHoje esconjuramos para os Jardins de Serralves orepertório dos contos mágicos para crianças. Nosortilégio materializamos espelhos, sapos, maçâs,beijos e bruxas. E à frente deste grande elenco,pusemos a Bela e o Monstro. Hoje talvez a Casade Serralves seja a Casa do Gigante do João Péde Feijão e talvez os patos do Lago ponham ovosde ouro. Hoje não é hoje, era uma vez…

17h30TEATRO“QUADROS“PROPOSTA DA ESMAELOCAL: MUSEU E PARQUE, ACTUAÇÕES EM SIMULTÂNEOO Curso de Teatro da Escola Superior de Músicae Artes do Espectáculo estará representado pelaproposta teatral dos quadros da peça"Pervertimento de Sanchis Sinisterra",interpretada pelos alunos de 2º ano do Curso deTeatro e encenada por José Topa.

18HVISITA ORIENTADAPARQUE SERRALVES 1940INSCRIÇÃO: ENTRADA DO SERRALVES EM FESTA

NOVO CIRCOBARO D’EVEL CIRK CIE “LE CHARIOT”CONCEBIDO E INTERPRETADO POR MATHIEULEVAVASSEURPROPOSTA DE ISABEL ALVES COSTA, RIVOLI TEATROMUNICIPAL / CULTURPORTOLOCAL: PARQUE—CLAREIRA DAS GRAMÍNEAS

MÚSICAITALIAN INSTABILEORCHESTRAPROGRAMAÇÃO: ANTÓNIO CURVELOLOCAL: PARQUE—PRADOA Italian Instabile Orchestra (IIO) é uma big bandconstituída por 18 peças, que inclui alguns dosmelhores músicos do free jazz e do jazz devanguarda italianos. Tal como o Willem BreukerKolleltief e a Vienna Art Orchestra, outrasconhecidas big bands europeias, a InstabileOrchestra situa-se longe do protótipo da big bandAmericana. Ao invés de confiar numa fórmula, aorquestra força os limites e barreiras, através deadereços técnicos e extremos filosóficos, re-inventando todo o jazz dos nossos dias. Desde asua fundação, os compositores da orquestra(Gaslini, Tommaso e o trombonista GiancarloSchiaffini, entre outros) tendem a exibir umagrande dose de humor sarcástico e irreverênciageral.

19HMÚSICAHACOLOCAL: AUDITORIOLíder dos extintos e lendários After Dinner, avocalista/compositora/letrista/multi-instrumentista/artista sonora japonesa Haco járealizou várias performances e criou instalações

no Japão e no resto do mundo. Com a suasensibilidade única, Haco desenvolveu o seupróprio estilo de arte, baseada em princípios pós-punk, electroacústicos, avant-garde, deimprovisação, pós-rock, no som ambiental, e natecnologia.

TEATRO”A RUA DOS DOIS AMIGOS”UNIVERSIDADE AUTO-DIDACTA E DA 3ª IDADE DOPORTOLOTAÇÃO LIMITADALOCAL: CASA“A rua dos dois amigos” é uma proposta nascidapara a celebração dos 15 anos da UATIP.Criada em Maio de 1991, a Associação temfuncionado numa antiga casa da rua daConstituição.Através de uma pesquisa de textos (Derridas,Brel, Séneca, Raul Brandão, entre muitos outrosautores…) e de ateliers de criação com umnúmero alargado de associados, o projectoprocura devolver à Escola a intimidade da antigaCasa.Cada associado ou grupo de associados, tomaconta de um dos seus cantos e conversando eteatralizando uma ideia ou texto, procura narraruma amizade.

>PROGRAMA SÁBADO 03 JUN>

DANÇA MUSTAFA KAPLAN & FILIZ SIZANLI MÚSICA ITALIAN INSTABILE ORCHESTRA

SERRALVES/PÚBLICO

EM FESTA7

Page 8: SERRALVES EM FESTAinserralves.serralves.pt/fotos/editor2/serralvesfesta2006.pdfSERRALVES É UMA NEWSLETTER DA FUNDAÇÃO SERRALVES E DO JORNAL PÚBLICO PARA AS EDIÇÕES DE 2 E 3 DE

19H30MÚSICACORETO VEGETALPERFORMANCE DE VICTOR GAMA PANGEIA INSTRUMENTOSLOCAL: PARQUE - REDONDO DAS CAMELEIRAS

20HPERFORMANCEDÍPTICOFACULDADE BELAS ARTES DO PORTOLOCAL: PARQUE - JANELA DO BAR DO AUDITÓRIOA Faculdade de Belas Artes do Porto estarárepresentada pelas peças de autoria de MartaBernardes que, em colaboração com MónicaFaria e António Preto, ocuparãoperformativamente a grande janela do bar doAuditório de Serralves.

20H30MÚSICABADAWI AKA RAZ MESINAILOCAL: PARQUE - PÁTIO DOS GINKGOSCompositor, DJ, engenheiro do som e produtor,Raz Mesinai nasceu em Jerusalém e cresceu emNova Iorque, sendo actualmente um dos maisconsagrados jovens músicos da crescente cenaelectrónica underground da cidade de NovaIorque. As suas composições misturamelectrónica, batidas e efeitos dub cominstrumentos acústicos, tudo com enfoque noseu trabalho dinâmico de percussão. Mesinai criauma rede musical esotérica, preenchida pornovas sonoridades e com uma grandeespiritualidade. Conhecido pelos projectosBadawi e Sub Dub, Mesinai tem vindo desde1999 a gravar músicas com o seu nome, nasquais se incluem três lançamentos na editora“Tzadik” de John Zorn.

21HTEATRO“QUADROS“PROPOSTA DA ESMAELOCAL: MUSEU E PARQUE, ACTUAÇÕES EM SIMULTÂNEO

21H30DANÇA“A BRAS-LE-CORPS” BORIS CHARMATZ & DIMITRI CHAMBLASLOCAL : AUDITÓRIOPrimeiro trabalho de Dimitri Chamblas e BorisCharmatz, “A bras le corps” nasceu da vontadede dois jovens bailarinos criarem um espectáculoque elimina a distância convencional entre opúblico e intérpretes. Num quadrado delineadopelos espectadores, dois bailarinos partilhamuma dança explosiva, visceral e emocionante,expressa dentro dos limites do espaço concedido. Uma coreografia apoiada na agilidade corporaldistinta dos dois intérpretes masculinos,traduzida por movimentos provisórios, situadosentre o entusiasmo, a fadiga e a decadência.

21H45TEATRO DE RUA"A BELA E O MONSTRO"ACE – ACADEMIA CONTEMPORÂNEA DO ESPECTÁCULOLOCAL: PARQUE - PARTERRE CENTRAL

22H30NOVO CIRCOTAOUB - GRUPO ACROBÁTICODE TANGERLOTAÇÃO LIMITADALOCAL: PARQUE - CLAREIRA DAS AZINHEIRASTAOUB é uma peça espectacular de acrobacia emovimento poético, encenada por Aurèlien Borye interpretada por doze acrobatas de Tanger.Explorando as relações de solidariedade e osfundamentos sociais e familiares, TAOUB revelaos nossos sonhos e ilusões. Móvel etransformável, TAOUB apoia-se num únicoespaço de acção - o solo, um écran, umacobertura, uma tenda – e cruza vários domínioscomo o circo, o teatro e o vídeo.

FESTA00HSUPERNADABanda portuense formada em 2002, têm comoprimeira razão da sua existência a vontade e oprazer de tocar. São eles Francisco Fonseca, ex-Amarguinha, na bateria e voz, Rui (Ruka)Lacerda, dos Pluto e dos Insert Coin, na guitarrae voz, Miguel Ramos, dos Mesa, Insert Coin eMosh, baixista e voz, Eurico Amorim, tambémdos Mesa, Insert Coin e Lucky Stereo, nosteclados e voz e Manuel Cruz, ex-Ornatos Violetae Pluto, na voz. Brilharam primeiro no Hard Clubseguindo-se as Noites Ritual Rock 2005, Queimadas Fitas 2005 de Coimbra e SantiagoAlquimista, em Lisboa. Apreciados pela crítica,têm neste fim-de-semana a sua primeiraparticipação no Serralves em Festa, abrindo umanoite que se prolonga até às 06h.

01H DIRTY SOUND SYSTEM(NOVAMENTE ÀS 03H)Desde que se libertou do Canal Plus, a Dirty nãocessou de combater na primeira linha a música aoquilómetro e as sonoridades politicamente correctasque povoam os clubes. O Dirty Sound Systemsonoriza não só as melhores festas undergroundparisienses, mas também em Miami. Na suamúsica encontramos uma mistura confusa de acidhouse, produções r´n´b, “extensões disco mix”,antiguidades do soul, pepitas do funk, booty bass,electro funk, techno de Detroit, house alemão, o hiphop americano, rock, “white funk” e bleep techno.

02H TURBO TRIOVindo do Brasil, o Turbo Trio traz ao Serralves emFesta o Miami bass e o eletro-funk dos anos 80, oragga e o funk carioca dos 90 e 2000, influências deKraftwerk, tudo pela mão do produtor TejoDamasceno, responsável pela disseminação do funkcarioca na Europa, o MC BNegão (Seletores deFrequência e ex-Planet Hemp), e do tambémprodutor Alexandre Basa, requisitado multi-instrumentista paulista, que tocou com a NaçãoZumbi e Planet Hemp, entre outros. Turbo Trio é umcombo que tem surpreendido no Brasil e em todo omundo com a velocidade da sua batida. Como ospróprios avisam, “é de chacoalhar o crânio!”

04H PILOOSKI (ATÉ ÀS 06H)Pilooski é um dj e produtor parisiense, grava pelaeditora de Benjamin Diamond, a Diamond Traxx, e oseu trabalho inclui remixes para agrupamentoscomo os Quantic Soul Orchestra, BenjaminDiamond, Anthony B ou Mike Ladd. É autor deoutros trabalhos como as edições de “D-i-r-t-y” ouum projecto para o produtor de Techno francêsKrikor assim como outros remixes mais “souly” paraeditoras inglesas e norte-americanas. Com um gostomusical variado, bem expresso no seus dj sets,Pilooski dará a ouvir no Serralves em Festa sonsque vão do soul ao rock, passando peloelectro&techno, o hip hop, desde que seja bom!

NOVO CIRCO TAOUB – GRUPO ACROBÁTICO DE TANGER FESTA TURBO TRIO

>PROGRAMA SÁBADO 03 JUN<

SERRALVES/PÚBLICO

EM FESTA8

Page 9: SERRALVES EM FESTAinserralves.serralves.pt/fotos/editor2/serralvesfesta2006.pdfSERRALVES É UMA NEWSLETTER DA FUNDAÇÃO SERRALVES E DO JORNAL PÚBLICO PARA AS EDIÇÕES DE 2 E 3 DE

10HWORKSHOPPOR FAVOR COMA OS MALMEQUERESORIENTAÇÃO: JOSÉ PEDRO FERNANDESLOCAL: PARQUE – COLECÇÃO DAS AROMÁTICAS

11HMÚSICAPERCUSSÃO CÉNICAESCOLA PROFISSIONAL DE MÚSICA DE ESPINHOLOCAL: AUDITÓRIO - FOYER

VISITA ORIENTADAPARQUE SERRALVES 1940INSCRIÇÃO: ENTRADA DO SERRALVES EM FESTA

NOVO CIRCOBARO D’EVEL CIRK CIE “LE CHARIOT”CONCEBIDO E INTERPRETADO POR MATHIEULEVAVASSEURPROPOSTA DE ISABEL ALVES COSTA, RIVOLI TEATROMUNICIPAL / CULTURPORTOLOCAL: PARQUE - CLAREIRA DAS GRAMÍNEAS

MÚSICACORETO VEGETAL PERFORMANCE DE VICTOR GAMA PANGEIA INSTRUMENTOSLOCAL: PARQUE - REDONDO DAS CAMELEIRAS

12HMÚSICAHARPA LACUSTREPANGEIA INSTRUMENTOSLOCAL: PARQUE - LAGO

MÚSICAESTÚDIO ÓPERA PROPOSTA DA CASA DA MÚSICADIRECÇÃO: ANDREW BENNETTPIANO: ANTÓNIO OLIVEIRA E RUI MARTINSINTÉPRETES: MIGUEL LEITÃO (TENOR), ANA BARROS(SOPRANO), JOB TOMÉ (BARÍTONO), EDUARDA MELO(SOPRANO), BRÍGIDA SILVA (MEIO-SOPRANO)LOCAL: AUDITÓRIOO Estúdio de Ópera da Casa da Músicaapresenta um concerto festivo de música de'cabaret' de compositores que se distinguiramneste estilo. O programa inclui obras de JohnKander, G. Gershwin, Benjamin Britten, MadelineDring, Cole Porter, Kurt Weill, Steven Sondheim

12H30PERFORMANCE “STATES”,KOERPERPERFORMANCECONCEPÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TORSTEN KONRAD EANNELISE SOGLIOLOCAL: MUSEU – SALA MULTIUSOS

TEATRO DE FANTOCHESTEATRO DOM ROBERTOAUTOR E BONECREIRO: JOÃO PAULO SEARA CARDOSOLOCAL: PARQUE - CLAREIRA DAS GRAMÍNEAS

13HMÚSICAESMAE – QUARTETODE SAXOFONESLOCAL: ESPECTÁCULO CIRCULANTE COM INÍCIO NOTÉNIS

14HMÚSICAPERCUSSÃO CÉNICAESCOLA PROFISSIONAL DE MÚSICA DE ESPINHOLOCAL: AUDITÓRIO - FOYER

VISITA ORIENTADA“HERBÁRIO DO/NO PARQUE”INSCRIÇÃO: ENTRADA DO SERRALVES EM FESTA

MÚSICAHARPA LACUSTREPANGEIA INSTRUMENTOSLOCAL: PARQUE - LAGO

15HDANÇA“A BRAS-LE-CORPS” - BORIS CHARMATZ &DIMITRI CHAMBLASLOCAL : AUDITÓRIO

VISITA ACOMPANHADACOLECÇÃO DE PLANTASAROMÁTICASORIENTAÇÃO: JOSÉ PEDRO FERNANDESLOCAL: PARQUE – COLECÇÃO DAS AROMÁTICAS

NOVO CIRCO “LE CHARIOT”, BARO D’EVEL CIRK CIE DANÇA BORIS CHARMATZ & DIMITRI CHAMBLAS

>PROGRAMA DOMINGO 04 JUN>

SERRALVES/PÚBLICO

EM FESTA9

Page 10: SERRALVES EM FESTAinserralves.serralves.pt/fotos/editor2/serralvesfesta2006.pdfSERRALVES É UMA NEWSLETTER DA FUNDAÇÃO SERRALVES E DO JORNAL PÚBLICO PARA AS EDIÇÕES DE 2 E 3 DE

15H30TEATRO DE RUAVIAJEROS.VISITANTSCOMPANHIA DE TEATRO PROPOSTA DE MÁRIO MOUTINHO - FITEILOCAL: PARQUE, ESPECTÁCULO CIRCULANTE

MÚSICAHARPA LACUSTREPANGEIA INSTRUMENTOSLOCAL: PARQUE - LAGO

16HMÚSICAQUARTETO DE JAZZMÚSICOS DA ITALIAN INSTABILE ORCHESTRA LOCAL: PARQUE - PRADOActuação de músicos da Italian InstabileOrchestra. Neste caso um quarteto formado porPaolo Damiani (violoncelo), Lauro Rossi(trombone), Alberto Mandarini (trompete) eEmanuelle Parrini (violino)

VISITA ORIENTADA“HERBÁRIO DO/NO PARQUE”INSCRIÇÃO: ENTRADA DO SERRALVES EM FESTA

16H30MÚSICACORETO VEGETAL – PERFORMANCE DE VICTOR GAMA PANGEIA INSTRUMENTOSLOCAL: PARQUE - REDONDO DAS CAMELEIRAS

TEATRO DE MARIONETASTEATRO DOM ROBERTOBONECREIRO: JOÃO PAULO SEARA CARDOSOLOCAL: PARQUE—CLAREIRA DAS GRAMÍNEAS

DANÇA/PERFORMANCE TALDANS COMPANYMUSTAFA KAPLAN & FILIZSIZANLILOCAL: AUDITÓRIO

PERFORMANCE “STATES”,KOERPERPERFORMANCECONCEPÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TORSTEN KONRAD EANNELISE SOGLIOLOCAL: MUSEU – SALA MULTIUSOS

17HVISITA ACOMPANHADACOLECÇÃO DE PLANTASAROMÁTICASORIENTAÇÃO: JOSÉ PEDRO FERNANDESLOCAL: PARQUE—COLECÇÃO DAS AROMÁTICAS

TEATRO DE RUA"A BELA E O MONSTRO"ACE – ACADEMIA CONTEMPORÂNEA DO ESPECTÁCULOLOCAL: PARQUE—PARTERRE CENTRAL

17H30MÚSICADUO DE JAZZMÚSICOS DA ITALIAN INSTABILE ORCHESTRA LOCAL: PARQUE—PRADOActuação do duo Daniele Cavallani (saxofone) eTiziano Tononi (bateria e percussão).

TEATRO“QUADROS“PROPOSTA DA ESMAELOCAL: MUSEU E PARQUE, ACTUAÇÕES EM SIMULTÂNEO

18HNOVO CIRCOBARO D’EVEL CIRK CIE “LE CHARIOT”CONCEBIDO E INTERPRETADO POR MATHIEULEVAVASSEURPROPOSTA DE ISABEL ALVES COSTA, RIVOLI TEATROMUNICIPAL / CULTURPORTOLOCAL: PARQUE—CLAREIRA DAS GRAMÍNEAS

VISITA ORIENTADAPARQUE SERRALVES 1940INSCRIÇÃO: ENTRADA DO SERRALVES EM FESTA

19HTEATROO HOMEM LEGENDADE PEDRO CARMO/BARBA AZUL CRIAÇÃO TEATRALPROGRAMA GULBENKIAN CRIATIVIDADE E CRIAÇÃOARTÍSTICA. LOCAL: AUDITÓRIO[Homem-legenda] é um one man show com umHomem e uma Legenda que interagem entre si ecom o espectador, dramatizando conflitos numensaio acerca de auto-conhecimento eidentidade. Um espectáculo divertido,provocador, subtil, irónico e exorcisante.

TEATRO”A RUA DOS DOIS AMIGOS”UNIVERSIDADE AUTO-DIDACTA E DA 3ª IDADE DO PORTOLOTAÇÃO LIMITADALOCAL: CASA

19H30MÚSICACORETO VEGETALPERFORMANCE DE VICTOR GAMA PANGEIA INSTRUMENTOSLOCAL: PARQUE - REDONDO DAS CAMELEIRAS

20HPERFORMANCESDÍPTICOFACULDADE BELAS ARTES DO PORTOLOCAL: PARQUE—JANELA DO BAR DO AUDITÓRIO

MÚSICASOLO DE JAZZMÚSICO DA ITALIAN INSTABILE ORCHESTRA LOCAL: PARQUE—PÁTIO DOS GINKGOSSolo de Martin Hayes (trompa e electrónica)

21HMÚSICADUO DE JAZZMÚSICOS DA ITALIAN INSTABILE ORCHESTRA LOCAL: PARQUE—PÁTIO DOS GINKGOSGiancarlo Schiaffini (trombone e tuba) e Sebastiano Tremontana (trombone)

TEATRO“QUADROS“PROPOSTA DA ESMAELOCAL: MUSEU E PARQUE, ACTUAÇÕES EM SIMULTÂNEO

21H30MÚSICALISBON IMPROVISATIONPLAYERS VS MICRO AUDIOWAVES COM EDGAR PÊRALOCAL: AUDITÓRIOApesar da crescente relevância da improvisaçãonas mais diferentes áreas, e do número cada vezmaior de músicos “improvisadores”, são aindararas as ocasiões em que se cruzam as diversaslinguagens e projectos. Neste concerto, quereúne duas das mais importantes formações dacena de vanguarda nacional, irão serconfrontadas as vibrações eléctricas popdestiladas pelos Micro Audio Waves e as linhasorgânicas de improvisação livre dos LisbonImprovisation Players. Groove eléctrico com solobebop ou swing livre contaminado pelaimprovisação electrónica são duas das inúmerasformas que poderão surgir deste encontro. EdgarPêra tem vindo a realizar cine-concertos eminteracção com músicos e actores desde 1990.São objectos únicos e irrepetíveis que por vezesfuncionam como laboratório de pesquisa defilmes futuros, outras vezes são remixes defilmes já estreados, ou então são muitosimplesmente interpretações visuais e sonorasimprovisadas em conjunto com músicos.

>PROGRAMA DOMINGO 04 JUN>

TEATRO O HOMEM LEGENDA TEATRO DE RUA "A BELA E O MONSTRO", ACE

SERRALVES/PÚBLICO

EM FESTA10

Page 11: SERRALVES EM FESTAinserralves.serralves.pt/fotos/editor2/serralvesfesta2006.pdfSERRALVES É UMA NEWSLETTER DA FUNDAÇÃO SERRALVES E DO JORNAL PÚBLICO PARA AS EDIÇÕES DE 2 E 3 DE

808 200 543www.serralves.pt

> A entrada para o“SERRALVES EM FESTA” faz-sepela Avenida Marechal Gomes daCosta (portão principal daFundação).

> O portão abre às 08h00 de sábado, dia 3 de Junho eencerra às 24h00 de domingo,dia 4 de Junho.

> Aconselhamos a utilizaçãode transportes públicos(nºs 78, 201, 207 e 502) para oacesso à Fundação; se utilizarviatura própria, pode utilizar onosso parque de estacionamento(entrada pelo Largo D. João III –junto à Escola Francesa).

> Nos dias do “SERRALVESEM FESTA” os visitantespodem obter informaçõese apoio nas tendas deacolhimento/informação que seencontram na entrada da Av.Marechal Gomes da Costa.

> Assistentes devidamenteidentificados com t-shirts como símbolo “?” estão distribuídospor todos os espaços em quedecorrem actividades, estandohabilitados para responder àssuas questões.

> Encontrará sinaléticatoponímica e direccional,identificando os espaços onde serealizam actividades e oscaminhos de acesso.

> O mapa localiza:O acesso e acolhimentoEspaços onde decorrem asactividadesA Feira da Festa – venda depublicações e objectosOs serviços de restauraçãoOs sanitáriosA assistência médica

> Durante o “SERRALVESEM FESTA” em caso deemergência, acidentes,desaparecimento de crianças,idosos ou outros, por favor dirija-se à assistência médica, oucontacte os nossos serviços pelotelefone 808 200 543.

> Para qualqueresclarecimento, pode ligar parao telefone 808 200 543, todos osdias da semana entre as 10h00 eas 19h00; durante a realizaçãodo “SERRALVES EM FESTA” oatendimento é contínuo.Aconselhamos também queconsulte o nosso site –www.serralves.pt – ou que nosvisite.

> Todas as actividades são de acesso gratuito.

> O acesso às actividades élivre; nos espaços com limite delugares sentados, o acolhimentorealiza-se por ordem de chegada.

> Têm regime especial deacesso as Actividades doAuditório, as Visitas Orientadas ealgumas Actividades paraCrianças e Famílias

> As actividades quedecorrem no Auditório têmlotação limitada e são sujeitas alevantamento de bilhete. Osbilhetes poderão ser levantadosjunto à entrada do Auditório1h30 antes do início de cadaactividade. Cada pessoa poderálevantar no máximo 4 bilhetes.Os lugares só são garantidos até15 minutos antes do início daactividade.

> As Visitas Orientadasestão sujeitas a uma inscriçãoprévia. As inscrições sãorealizadas no próprio dia dasvisitas, a partir das 08h00, naentrada principal – tenda Visitas– junto ao acolhimento. O pontode encontro de saída das visitasserá indicado pelo acolhimento eestará devidamente identificado –as visitas ao Museu iniciam-se narecepção do museu; as restantespartem junto das tendas deacolhimento.

> Algumas das Actividadespara Crianças e Famílias(devidamente assinaladas noprograma) têm lotação limitada esão sujeitas a levantamento debilhete. Os bilhetes poderão serlevantados junto à entrada do“SERRALVES EM FESTA”, nastendas de acolhimento/informação, 1h30 antes do iníciode cada actividade. Cada pessoapoderá levantar no máximo 4bilhetes. Os lugares só sãogarantidos até 15 minutos antesdo início da actividade.

FEIRA DA FESTANa entrada do “SERRALVES EMFESTA”, no Ténis e no Pátio daNogueira encontrará tendas comprodutos especialmenteproduzidos para o “SERRALVESEM FESTA”, artigos paracrianças, linha Álvaro Siza,produtos Parque, entre muitosoutros.No Ténis estarão tambémpresentes outras instituições quese associaram a Serralves com assuas publicações.”Horário de funcionamento:Sábado e Domingo, das 10h00às 21h00.

SERVIÇO DE RESTAURAÇÃOEncontram-se assinalados nomapa todos os pontos em que háserviço de restauração.Encontram-se igualmenteassinalados todos os pontos dereforço de bebidas e refeiçõesligeiras.

BAR DO AUDITÓRIO08h00 de Sábado até às 24h00de Domingo

CAFETARIA DO MUSEUSábado: 08h00-11h00 – Café da manhã12h00-16h00 – Almoço Buffet16h00-20h00 – Lanche20h00-24h00 – JantarDomingo: 08h00-11h00 – Café da manhã12h00-16h00 – Almoço Buffet16h00-20h00 – Lanche20h00-24h00 – Jantar

TÉNIS – ESPLANADASábado: 09h00-02h00 Domingo: 09h00-24h00

PRADO08h00 de Sábado até às 24h00de Domingo

PÁTIO DA NOGUEIRASábado: 12h00-16h00 – AlmoçoChurrasco20h00-24h00 – Jantar ChurrascoDomingo: 12h00-16h00 – AlmoçoChurrasco20h00-24h00 – Jantar Churrasco

No PÁTIO DO ULMEIRO e naMARIA NORDMAN, encontraráum serviço de bebidas e refeições ligeiras.Horário Funcionamento: 10h00até ao pôr-do-sol (+/- 21h30)

MORADA:Rua D. João de Castro, 2104150-417 PORTO

>INFORMAÇÕES<

MÚSICA “MOUNTAINS OF MADNESS” THE TIGER LILLIESCOM ALEXANDER HACKE

21H45TEATRO DE RUA"A BELA E O MONSTRO"ACE – ACADEMIA CONTEMPORÂNEA DO ESPECTÁCULOLOCAL: PARQUE - PARTERRE CENTRAL

22H30NOVO CIRCOTAOUB - GRUPO ACROBÁTICODE TANGERLOTAÇÃO LIMITADALOCAL: PARQUE—CLAREIRA DAS AZINHEIRAS

23HMÚSICA“MOUNTAINS OF MADNESS”THE TIGER LILLIES COMALEXANDER HACKELOCAL: PARQUE—PRADOOs mestres do cabaret avant-garde Tiger Lilliesunem forças com Alexander Hacke dosEinstürzende Neubauten, em tributo às fantasiasdo influente escritor “gótico” e fundador do“horror cósmico”, HP Lovecraft. ”Mountains ofMadness” é uma performance musical arrepiantebaseada em algumas das sinistras obras deLovecraft, incluindo “The Rats in the Walls”, ”TheMountains of Madness” e “The Call of Cthulhu”.Contos de deuses ancestrais, de terrorinexplicável e de almas penadas são trazidospara a vida em músicas estranhamente bonitas,por vezes bem-humoradas, e melancólicas. Aimagem de marca do falsete penetrante, da serramusical, do piano, do baixo e dos diversosinstrumentos musicais dos Tiger Lillies éacompanhada pelas paisagens etéreas e pelanarrativa de Alexander Hacke. A produçãoapresenta efeitos visuais da artista Danielle dePicciotto e iluminação de Lutz John, conhecidopelo seu trabalho com os EinstürzendeNeubauten.

>PROGRAMA<

SERRALVES/PÚBLICO

EM FESTA11

Page 12: SERRALVES EM FESTAinserralves.serralves.pt/fotos/editor2/serralvesfesta2006.pdfSERRALVES É UMA NEWSLETTER DA FUNDAÇÃO SERRALVES E DO JORNAL PÚBLICO PARA AS EDIÇÕES DE 2 E 3 DE