sermão 1 como saber a vontade de deus? - pibjo.org.brpibjo.org.br/pibjo/wp-estudos/a vontade de...

39
Sermão 1 Como Saber a Vontade de Deus? Pregador: Pr. Luiz Antonio Ferraz Local: Igreja Batista da Esperança Data: 19/08/2001 Texto: Provérbios 3:5-7 5 - Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. 6 - Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. 7 - Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal”. (Pv.3:5-7). PROPOSIÇÃO: DEUS PROMETE GUIAR SEU POVO INTRODUÇÃO Muitos procuram orientação em... 1.Horóscopos, Cartas... 2.Testes Vocacionais para escolher uma profissão. 3.Crentes fracos que procuram “profetas” em vez da palavra. 4.Mas o verdadeiro crente... 1.CONFIA NO SENHOR (PV.3:5) 1.Deus conhece o seu caminho: “O meu caminho está encoberto ao SENHOR...” (Is.40:27). 2.Deus está no controle (Is.40:27-31). a.Deus não se cansa nem se fatiga (Is.40:28). b.Deus dá força ao cansado (Is.40:29). c.“...os que esperam no SENHOR renovarão as forças...” (Is.40:31). 3.Deus guia seus filhos pelo Espírito Santo: Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus”. (Rm.8:14). 4.Deus guia por amor ao seu Nome: “...guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome”. (Sl.23:3). 5.Seu Nome está em “jogo” “...por amor do teu nome, guia-me e encaminha-me”. (Sl.31:3). 2.DE TODO O TEU CORAÇÃO (PV.3:5) 1.Entregar a ansiedade do coração a Deus: Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade... ele tem cuidado de vós”. (1Pe.5:7). 2.Deus dará paz ao nosso coração: Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus”. (Fp.4:6,7). 3.NÃO TE ESTRIBES NO TEU PRÓPRIO ENTENDIMENTO (PV.3:5) 1.Não seguir meus pensamentos: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR..Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos”. (Is.55:8,9).

Upload: vanthu

Post on 09-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sermão 1 Como Saber a Vontade de Deus? - pibjo.org.brpibjo.org.br/pibjo/wp-estudos/A Vontade de Deus.pdf · E naquela mesma hora o vi. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão

Sermão 1

Como Saber a Vontade de Deus? Pregador: Pr. Luiz Antonio Ferraz Local: Igreja Batista da Esperança

Data: 19/08/2001 Texto: Provérbios 3:5-7

5 - Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. 6 - Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. 7 - Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal”. (Pv.3:5-7). PROPOSIÇÃO: DEUS PROMETE GUIAR SEU POVO INTRODUÇÃO

Muitos procuram orientação em... 1.Horóscopos, Cartas... 2.Testes Vocacionais para escolher uma profissão. 3.Crentes fracos que procuram “profetas” em vez da palavra. 4.Mas o verdadeiro crente...

1.CONFIA NO SENHOR (PV.3:5)

1.Deus conhece o seu caminho: “O meu caminho está encoberto ao SENHOR...” (Is.40:27).

2.Deus está no controle (Is.40:27-31). a.Deus não se cansa nem se fatiga (Is.40:28). b.Deus dá força ao cansado (Is.40:29). c.“...os que esperam no SENHOR renovarão as forças...” (Is.40:31).

3.Deus guia seus filhos pelo Espírito Santo: “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus”. (Rm.8:14).

4.Deus guia por amor ao seu Nome: “...guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome”. (Sl.23:3).

5.Seu Nome está em “jogo” “...por amor do teu nome, guia-me e encaminha-me”. (Sl.31:3).

2.DE TODO O TEU CORAÇÃO (PV.3:5)

1.Entregar a ansiedade do coração a Deus: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade... ele tem cuidado de vós”. (1Pe.5:7).

2.Deus dará paz ao nosso coração: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus”. (Fp.4:6,7).

3.NÃO TE ESTRIBES NO TEU PRÓPRIO ENTENDIMENTO (PV.3:5)

1.Não seguir meus pensamentos: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR..Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos”. (Is.55:8,9).

Page 2: Sermão 1 Como Saber a Vontade de Deus? - pibjo.org.brpibjo.org.br/pibjo/wp-estudos/A Vontade de Deus.pdf · E naquela mesma hora o vi. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão

2.Orientar-me pela palavra: a.Com seus olhos: “Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos”. (Sl.32:8).

b.Com o que é útil: “Assim diz o SENHOR, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o SENHOR teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar” (Is.48:17).

3.Orientar-me pela oração: “Saúda-vos Epafras, que é dos vossos, servo de Cristo, combatendo sempre por vós em orações, para que vos conserveis firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de Deus”. (Cl.4:12).

4.RECONHECE-O EM TODOS OS TEUS CAMINHOS (PV.3:6)

1.Não nas coisas triviais e banais 2.Nas coisas que envolvem assuntos morais 3.Deus conhece todos os meus caminhos (Sl.139:3). 4.Nenhum pardal cai na terra sem a vontade de Deus (Mt.10:29). 5.Nossos cabelos estão contados (Mt.10:30) 6.Valemos mais que muitos passarinhos (Mt.10:31). 7.Deus guia até os nossos passos (Jó 31:4).

5.ELE ENDIREITARÁ AS TUAS VEREDAS (PV.3:6)

1.Deus aplainará nosso caminho: “E guiarei os cegos pelo caminho que nunca conheceram, fá-los-ei caminhar pelas veredas que não conheceram; tornarei as trevas em luz perante eles, e as coisas tortas farei direitas. Estas coisas lhes farei, e nunca os desampararei”. (Is.42:16).

2.Deus desembaraçará nosso caminho: “Deus é a minha fortaleza e a minha força, e ele perfeitamente desembaraça o meu caminho”. (2Sm.22:33).

6.NÃO SEJAS SÁBIO A TEUS PRÓPRIOS OLHOS (PV.3:7)

1.Confie na sabedoria de Deus: “Guiar-me-ás com o teu conselho, e depois me receberás na glória”. (Sl.73:24).

2.Deus guia com entendimento: “É inescrutável o seu entendimento...”. (Is.40:28).

3.Deus guia continuamente: a.Entrada e saída (Sl.121:8). b.Guiará continuamente (Is.58:11). c.Guiará até a morte: “Porque este Deus é o nosso Deus para sempre; ele será nosso guia até à morte”. (Sl.48:14).

7.TEME AO SENHOR E APARTA-TE DO MAL (PV.3:7)

1.Excluir a insensatez “Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor”. (Ef.5:17).

2.Excluir a estupidez “Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento”. (Sl.32:9).

Page 3: Sermão 1 Como Saber a Vontade de Deus? - pibjo.org.brpibjo.org.br/pibjo/wp-estudos/A Vontade de Deus.pdf · E naquela mesma hora o vi. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão

Sermão 2

Como Saber a Vontade de Deus? Pregador: Pr. Luiz Antonio Ferraz Local: Igreja Batista da Esperança

Data: 26/08/2001 Texto: Atos 22:1-21

Então disse eu: Senhor, que farei? E o Senhor disse-me: Levanta-te, e vai a Damasco, e ali se te dirá tudo o que te é ordenado fazer. E, como eu não via, por causa do esplendor daquela luz, fui levado pela mão dos que estavam comigo, e cheguei a Damasco. E um certo Ananias, homem piedoso conforme a lei, que tinha bom testemunho de todos os judeus que ali moravam, Vindo ter comigo, e apresentando-se, disse-me: Saulo, irmão, recobra a vista. E naquela mesma hora o vi. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão te designou para que conheças a sua vontade, e vejas aquele Justo e ouças a voz da sua boca. Porque hás de ser sua testemunha para com todos os homens do que tens visto e ouvido. E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor. E aconteceu que, tornando eu para Jerusalém, quando orava no templo, fui arrebatado para fora de mim. E vi aquele que me dizia: Dá-te pressa e sai apressadamente de Jerusalém; porque não receberão o teu testemunho acerca de mim. E eu disse: Senhor, eles bem sabem que eu lançava na prisão e açoitava nas sinagogas os que criam em ti. E quando o sangue de Estêvão, tua testemunha, se derramava, também eu estava presente, e consentia na sua morte, e guardava as capas dos que o matavam. E disse-me: Vai, porque hei de enviar-te aos gentios de longe. (Atos 22:10-21) Como Saber a vontade de Deus? PROPOSIÇÃO: DEUS NOS GUIA UM PASSO DE CADA VEZ INTRODUÇÃO

1.Muitos se preocupam em como saber a vontade de Deus. 2.Erram por querer saber o plano divino para a vida inteira. 3.Desejando ver todo o plano, passarão por cima do próximo passo. 4.Devemos nos preocupar em obedecer a vontade de Deus, um passo de cada vez. 5.É melhor não vermos muito à frente. Deus sabe que se nos mostrasse o plano inteiro, poderíamos decidir não querer segui-lo. Talvez envolvesse mais sacrifícios do que estamos dispostos a fazer, e é possível que nos parecesse difícil neste estágio de nossa maturidade espiritual. 6.Deus não promete um facho brilhante de luz para iluminar quilômetros de estrada à nossa frente. Ele promete lâmpada para os nossos pés, luz suficiente para o próximo passo: Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.(Sl.119:105). 7.Foi assim que Deus guiou os santos do AT e do NT um passo por vez. 8.Deus também nos revelará e nos guiará à sua vontade um passo por vez.

1.DEUS GUIOU OS SANTOS DO AT UM PASSO DE CADA VEZ

1.Deus guiou Abraão:

Page 4: Sermão 1 Como Saber a Vontade de Deus? - pibjo.org.brpibjo.org.br/pibjo/wp-estudos/A Vontade de Deus.pdf · E naquela mesma hora o vi. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão

1.1. Abraão obedeceu: ORA, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. (Gn.12:1). 1.2. Deus guiou e mostrou a terra: Habitou Abrão na terra de Canaã ...Levanta agora os teus olhos, e olha desde o lugar onde estás, para o lado do norte, e do sul, e do oriente, e do ocidente; Porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre (Gn.13:12-15).

2.Deus guiou o servo de Abraão:

2.1. Abraão prometeu que Deus o guiaria: O SENHOR Deus dos céus, que me tomou da casa de meu pai e da terra da minha parentela, e que me falou, e que me jurou, dizendo: À tua descendência darei esta terra; ele enviará o seu anjo adiante da tua face, para que tomes mulher de lá para meu filho (Gn.24:7). 2.2. Deus guiou o servo de Abraão: E inclinando-me adorei ao SENHOR, e bendisse ao SENHOR, Deus do meu senhor Abraão, que me havia encaminha-do pelo caminho da verdade, para tomar a filha do irmão de meu senhor para seu filho.(Gn.24:48).

3.Deus guiou seu povo Israel:

3.1. Deus guiou de dia e de noite: E o SENHOR ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite. Nunca tirou de diante do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite. (Ex.13:21,22). Tu, com a tua beneficência, guiaste a este povo, que salvaste; com a tua força o levaste à habitação da tua santidade. (Ex.15:13). E guiaste-os de dia por uma coluna de nuvem, e de noite por uma coluna de fogo, para lhes iluminar o caminho por onde haviam de ir. (Ne.9:12). 3.2. Deus guiou mesmo sendo desobedientes: Ainda mesmo quando eles fizeram para si um bezerro de fundição, e disseram: Este é o teu Deus, que te tirou do Egito; e cometeram grandes blasfêmias; Todavia tu, pela multidão das tuas misericórdias, não os deixaste no deserto. A coluna de nuvem nunca se apartou deles de dia, para os guiar pelo caminho, nem a coluna de fogo de noite, para lhes iluminar; e isto pelo caminho por onde haviam de ir. (Ne.9:18,19).

2.DEUS GUIOU OS SANTOS DO NT UM PASSO DE CADA VEZ

1.Deus guiou Felipe (At.8:26):

1.1. Felipe fazia um campanha de sucesso: E, descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo. E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia; Pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados. E havia grande alegria naquela cidade.(At.8:5-8).

Page 5: Sermão 1 Como Saber a Vontade de Deus? - pibjo.org.brpibjo.org.br/pibjo/wp-estudos/A Vontade de Deus.pdf · E naquela mesma hora o vi. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão

1.2. Deus o guiou para Gaza: E o anjo do SENHOR falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta. (At.8:26). 1.3. Deus ordenou que Felipe se aproximasse do carro: E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco,mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, ...tinha ido a Jerusalém para adoração, Regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías.E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro. (At.8:27-29).

2.Deus guiou Pedro: E, pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o Espírito: Eis que três homens te buscam. Levanta-te pois, desce, e vai com eles, não duvidando; porque eu os enviei. (At.10:19,20).

3.DEUS GUIOU PAULO UM PASSO DA CADA VEZ 1. Passo 1 - Vai para Damasco: Então disse eu: Senhor, que farei? E o Senhor disse-me: Levanta-te, e vai a Damasco, e ali se te dirá tudo o que te é ordenado fazer. (At.22:10). 2.Passo 2 - Ser testemunha de Jesus: E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão te designou para que conheças a sua vontade, e vejas aquele Justo e ouças a voz da sua boca. Porque hás de ser sua testemunha para com todos os homens do que tens visto e ouvido. (At.22:14,15). 3.Passo 3 - Ser batizado: E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor. (At.22:16). 4.Passo 4 - Sair de Jerusalém: E vi aquele que me dizia: Dá-te pressa e sai apressadamente de Jerusalém; porque não receberão o teu testemunho acerca de mim. (At.22:18). Paulo queria ficar. Ele tentou argumentar com Deus dizendo todos sabiam que ele perseguira os cristãos e certamente creriam que algo sobrenatural ocorrera em sua vida, vendo sua transformação, e aceitariam seu testemunho (At.22:19,20). Mas Deus ordenou que ele saísse (At.22:21). 5.Passo 5 - Ir aos Gentios: E disse-me: Vai, porque hei de enviar-te aos gentios de longe. (At.22:21).Paulo foi para a Síria e Cilícia (At.9:30; Gl.1:21-24). Depois foi para Antioquia (At.11:25,26). 6.Passo 6 - Consagrar-se e ir: E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram. E assim estes, enviados pelo Espírito Santo... (At.13:2-4).

6.1. Não há indicação para onde deveriam ir: Mas foram para Seleucia e Chipre (At.13:4). Passaram por Salamina (At.13:5), Pafos, Perge (At.13:13), Antioquia da Psidia (At.13:14), Iconio (At.13:51), Listra, Derbe e Licaônia (At.14:6), Derbe (At.14:20), Listra, Icônio (At.14:21), Pisidia, Panfilia (At.14:24), Perge, Atalia (At.14:25), e voltaram para Antioquia: E

Page 6: Sermão 1 Como Saber a Vontade de Deus? - pibjo.org.brpibjo.org.br/pibjo/wp-estudos/A Vontade de Deus.pdf · E naquela mesma hora o vi. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão

dali navegaram para Antioquia, de onde tinham sido encomendados à graça de Deus para a obra que já haviam cumprido. (At.14:26).

7. Passo 7 - Revisitar as igrejas (At.15:41; 16:4).

7.1. Paulo fazia planos: Ele queria ir para Ásia: ...foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia. (At.16:6). E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu. (At.16:7). Então Deus o levou para Trôade. Por que Trôade? Lá Paulo teve a visão (At.16:8,9). 7.2. Como planejar com antecedência se Deus nos revela um passo de cada vez? Salomão nos dá a resposta: O coração do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos. (Pv.16:9).É preciso reconhecer que nossos planos não passam de tentativas. Deus pode não dar-nos uma orientação clara sobre os detalhes até que cheguemos ao próximo passo. Paulo tinha uma estratégia, mas seu plano estava sujeito à revelação passo-a-passo do plano de Deus. 7.3. Como será o próximo passo? Algumas vezes a revelação do passo seguinte pode ser mais espetacular do que a anterior. Foi o que aconteceu com Paulo. Naquela noite ele teve uma visão (At.16:9). Noutra ocasião Deus usou profetas (At.13:1-3) e noutra usou os irmãos para enviá-lo (At.15:25-28).

8. Passo 8 - Foram para Macedônia:

8.1. Mulheres Judias: Quando era judeu orava: “Senhor dou-te graças porque não me fizeste gentio, nem escravo, nem mulher.” Em Filipos não tinha Sinagoga, onde Paulo planejava pregar (At.13:14; 14:1), então foi à margem do rio, onde os judeus costumavam orar (Sl.137:1). Paulo decepcionou-se ao ver que só tinha mulheres (At.16:12,13). Por isso não queria hospedar-se na casa de Lídia (At.16:15). 8.2. Primeira Conversão, uma mulher, Lídia: (At.16:14). 8.3. Segunda Conversão, uma escrava: (At.16:16-18). 8.4. Terceira Conversão, um gentio, o carcereiro: (At.16:30-34).

CONCLUSÃO

1. Deus guia todos os dias: Guia-me na tua verdade, e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação; por ti estou esperando todo o dia. (Sl.25:5). 2. Deus guia um passo por vez: Dirige os meus passos nos teus caminhos, para que as minhas pegadas não vacilem. (Sl.17:5). 3. Deus lhe dirige os passos:

Page 7: Sermão 1 Como Saber a Vontade de Deus? - pibjo.org.brpibjo.org.br/pibjo/wp-estudos/A Vontade de Deus.pdf · E naquela mesma hora o vi. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão

3.1. Isso não impede que façamos planos: Eu sei, ó SENHOR, que não é do homem o seu caminho; nem do homem que caminha o dirigir os seus passos. (Jr.10:23). 3.2. Mesmo que não entendamos devemos obedecer: Os passos do homem são dirigidos pelo SENHOR; como, pois, entenderá o homem o seu caminho? (Pv.20:24).

Sermão 3

Como Saber a Vontade de Deus? Pregador: Pr. Luiz Antonio Ferraz Local: Igreja Batista da Esperança

Data: 02/09/2001 Texto: Romanos 12:1,2

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Como Saber a vontade de Deus? PROPOSIÇÃO: DEUS DESEJA VENCER NOSSA VONTADE INTRODUÇÃO

1.Nossa própria vontade é o maior obstáculo para conhecermos a vontade de Deus. 2.Seguimos obstinadamente nossos próprios desejos. 3.Agimos como o cavalo e a mula: “Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti”. (Sl.32:9). 4.Nunca se sabe quando o cavalo irá parar, quando resolve galopar. 5.Se a mula resolve parar, nem açoites ou cenouras consegue movê-la. 6.Nossa vontade teimosa é o principal motivo que Deus deseja tratar e vencer. 7.Romanos 12:1,2 trata da descoberta da vontade de Deus, quando a nossa vontade está subjugada. 8.Este versículo mostra duas maneiras para subjugarmos nossa vontade para conhecermos a vontade de Deus:

I.DEVEMOS APRESENTAR OS NOSSOS CORPOS POR SACRIFÍCIO

1.Apresentar: Apresentar significa “colocar ao lado”. Ela era usada em relação ao adorador que colocava o animal do sacrifício sobre o altar como um ato de consagração a Deus.

Page 8: Sermão 1 Como Saber a Vontade de Deus? - pibjo.org.brpibjo.org.br/pibjo/wp-estudos/A Vontade de Deus.pdf · E naquela mesma hora o vi. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão

2.Entrega: Apresentar o animal como sacrifício era entregá-lo completamente a Deus, cedendo-lhe todos os direitos de fazer uso dele. O animal não mais pertencia ao ofertante, e sim a Deus, e Deus poderia fazer o que quisesse com ele. 3. Sacrifício vivo: Deus deseja que ofereçamos a Ele nossos corpos, não para serem mortos e queimados sobre um altar, mas como “sacrifício vivo”. 4. Direitos: Deus quer todos os direitos sobre nós. O direito de fazer conosco conforme lhe agrade. 5. Nosso corpo: Deus quer nosso corpo para realizar a sua vontade através dele. 6. Nosso tudo: Tudo o que somos acompanha nosso corpo:

6.1.Tempo 6.2.Habilidades 6.3.Recursos 6.4.Personalidade 6.5.Planos 6.6.Desejos 6.7.Aspirações 6.8.Afeições

7.Voluntariedade: Deus não irá nos forçar. Ele não tomará brutalmente o controle de nossa vida. Deus espera que nos ofereçamos voluntariamente: “Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará." (Sl.37:5)

7.1.Como gratidão pela sua misericórdia: “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus...” 7.2.Para conhecermos a sua vontade: “...para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”.

8.Deus quer você:

8.1.Como servo: a palavra apresentar também se refere ao servo que estava sempre à disposição do seu senhor. O senhor não daria nenhuma ordem a seu servo se soubesse que ele não iria obedecê-lo. 8.2.De uma vez para sempre: o tempo do verbo apresentar indica um ato decisivo e determinativo que tem lugar num ponto crucial do tempo, pelo resto de nossas vidas.

II.DEVEMOS NOS TRANSFORMAR

1.Transformar nossos pensamentos: “...sede transformados pela renovação do vosso entendimento...”

Page 9: Sermão 1 Como Saber a Vontade de Deus? - pibjo.org.brpibjo.org.br/pibjo/wp-estudos/A Vontade de Deus.pdf · E naquela mesma hora o vi. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão

1.1.Pensamos erradamente, pois a vontade de Deus é algo para fazer, e não apenas para conhecer. 1.2.Há mais referências bíblicas sobre a prática da vontade de Deus do que sobre seu conhecimento. 1.2.Tiago diz que conhecer a vontade de Deus sem praticá-la é pecado: “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado”. (Tg.4:17). 1.3.Fazer e Conhecer: Deus promete revelar à nós sua vontade, se quisermos fazê-la tanto quanto queremos conhecê-la. A entrega é a chave para o conhecimento da vontade de Deus. 1.4. Jesus ensinou este princípio: “Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo”. (Jo.7:17).

1.4.1. Nosso desejo deve ser o de fazer a vontade de Deus: Se alguém quiser fazer a vontade dele... 1.4.2. Deus nos revelará a sua vontade: ...pela mesma doutrina conhecerá... 1.4.3. A vontade de Deus é revelada pela doutrina.

2.Transformar nossa vontade:

2.1. Tentamos negociar com Deus:

2.1.1. Decidimos o que queremos fazer, e depois oramos dizendo a Deus que vamos fazer isso por Ele. 2.1.2. Tomamos uma folha de papel mental, onde escrevemos nosso plano e a seguir o apresentamos a Deus para que o aprove. 2.1.3. Fazemos planos grandiosos espiritualmente: “quero ser um grande missionário” e esperamos que Deus aprove nosso plano. Mas não é isto que Deus quer!

Page 10: Sermão 1 Como Saber a Vontade de Deus? - pibjo.org.brpibjo.org.br/pibjo/wp-estudos/A Vontade de Deus.pdf · E naquela mesma hora o vi. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão

2.2.4. Deus quer que lhe entreguemos uma folha de papel em branco e peçamos a Ele que escreva nela o seu plano para o cumprirmos.

2.2. Impomos condições:

2.2.1. Dizemos: “Farei tudo, menos isso...” 2.2.2. Dizemos: “Vou para onde quer que eu vá, menos para...” 2.2.3. Dizemos: “Qualquer igreja, menos essa!” 2.2.4. Jacó agiu assim: E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir; E eu em paz tornar à casa de meu pai, o SENHOR me será por Deus; E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo”. (Gn.28:20). 2.2.5. Foi preciso uma luta com Jacó e uma junta deslocada para que este se rendesse e cedesse sua vontade obstinada (Gn.32:24-32). 2.2.6. Deus é o Oleiro e nós o barro. Ele quer que sejemos moldáveis em suas mãos. A menos que cancelemos as condições, jamais saberemos a sua vontade!

2.3.Pensamos que nosso plano é mais perfeito que o de Deus:

2.3.1. Não somos sinceros: Pedimos a Deus que nos mostre sua vontade, mas no fundo de nosso coração não estamos dispostos a fazê-la. Queremos apenas que Deus nos revele para demonstrar nosso desagrado e esperar que Ele aprove a nossa vontade. 2.3.2. Jeremias ministrou a pessoas assim: “...roga ao SENHOR teu Deus, por nós... Para que o SENHOR teu Deus nos ensine o caminho por onde havemos de andar e aquilo que havemos de fazer... se não fizermos conforme toda a palavra com que te enviar a nós o SENHOR teu Deus. Seja ela boa, ou seja má, à

Page 11: Sermão 1 Como Saber a Vontade de Deus? - pibjo.org.brpibjo.org.br/pibjo/wp-estudos/A Vontade de Deus.pdf · E naquela mesma hora o vi. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão

voz do SENHOR nosso Deus, a quem te enviamos, obedeceremos, para que nos suceda bem, obedecendo à voz do SENHOR nosso Deus”. (Jr.42:1-6). 2.3.3. Mas eles se recusaram a fazer a vontade de Deus: “Então falaram Azarias, filho de Hosaías, e Joanã, filho de Careá, e todos os homens soberbos, dizendo a Jeremias: Tu dizes mentiras; o SENHOR nosso Deus não te enviou a dizer: Não entreis no Egito, para ali habitar... Não obedeceu, pois, Joanã, filho de Careá, nem nenhum de todos os capitães dos exércitos, nem o povo todo, à voz do SENHOR, para ficarem na terra de Judá”. (Jr.43:1-4). 2.3.4. Queremos ver o plano de Deus, não para o cumprirmos, mas para ver se o preferimos ao nosso; caso contrário, seguimos nosso caminho, pois achamos que vamos ser mais felizes, e que nossa vontade é melhor que a de Deus: “Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte” (Pv.16:25). 2.3.5. Isso é pecado, pois achamos que a vontade de Deus não é perfeita!

3.Tranformar nossos desejos (sentimentos): “...boa, agradável, e perfeita vontade de Deus...”

3.1.Aniquilar nossos desejos? Achamos que desejar a vontade de Deus significa que teremos que aniquilar todos os nossos desejos. Mas não é isso que Deus quer. O próprio Jesus tinha uma vontade diferente da vontade do Pai. Elemostra isso em sua oração: “...não se faça a minha vontade, mas a tua”. (Lc.22:42). 3.2.Também não singifica que Deus quer remover os desejos de nosso coração. Deus pede que submetamos nossa vontade e desejos à sua vontade. 3.3.Não há perigo em tal sujeição: E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem? (Mt.7:9-11).

Page 12: Sermão 1 Como Saber a Vontade de Deus? - pibjo.org.brpibjo.org.br/pibjo/wp-estudos/A Vontade de Deus.pdf · E naquela mesma hora o vi. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão

3.4.Deus não tem prazer em negar aquilo que aspiramos. A vontade dele para nós pode ser exatamente aquilo que desejamos. 3.5.Ele apenas quer que nos disponhamos a ir a qualquer lugar, a fazer qualquer coisa, a sacrificar o que quer que Ele peça. 3.6.Deus pode pedir algo a nós, e em seguida devolvê-lo. Isso aconteceu com Abraão quando Deus lhe pediu e devolveu Isaque. 3.7.Achamos erradamente que nossa vontade é mais agradável do que a vontade de Deus. Jesus comparou a vontade de Deus a um delicioso jantar: “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra”. (Jo.4:34). 3.8.Seguir o plano de Deus nunca é aborrecido. É agradável tanto a Deus quanto a nós. Mas achamos que Deus irá nos pedir para desistirmos de tudo que é agradável, para fazer tudo o que desprezamos. Achamos que Deus é um “maluco celestial” que se diverte em nos tornar infelizes. 3.9.Deus tem prazer em nos dar coisas boas: “Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?” (Rm.8:32). Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação”. (Tg.1:17). 3.10. Deus se agrada em conceder os desejos do nosso coração: “Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração”. (Sl.37:4). “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais”. (Jr.29:11). 3.11. Se nos rendermos realmente a Ele, o Senhor removerá todos os desejos contrários aos seus e nos dará novos desejos em harmonia com os dele: “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade”. (Fp.2:13). 3.12. Nada perdemos quando nos entregamos. Deus nos dá o que desejamos ou, no tempo devido, Ele introduz novos desejos em nosso coração. Mas quando nossa vontade se rende sinceramente a Cristo, podemos fazer aquilo que desejamos com a segurança de que não sairemos da vontade de Deus.

CONCLUSÃO

Page 13: Sermão 1 Como Saber a Vontade de Deus? - pibjo.org.brpibjo.org.br/pibjo/wp-estudos/A Vontade de Deus.pdf · E naquela mesma hora o vi. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão

1.Quando você se entrega a Deus, o conflito cessa imediatamente. Isso ocorreu com Isaías, pois enquanto ele resistia em fazer a vontade de Deus, ele sofria, mas depois que se submeteu, a vontade de Deus passou a ser-lhe revelada: Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis. (Is.6:8,9). 2.Você está pronto a entregar a Deus toda sua vontade? 3.Diga-lhe que deseja fazer qualquer coisa que Ele ordenar, seja qual for o preço a pagar! 4.Está disposto a pagar o preço? 5.Está disposto a entregar seus bens? 6.Está disposto a entregar seus filhos? 7.Está disposto a entregar seu carro? 8.Está disposto a entregar seus talentos? 9.Está disposto a entregar seu corpo como sacrifício vivo?

Sermão 4

Como Saber a Vontade de Deus? Pregador: Pr. Luiz Antonio Ferraz Local: Igreja Batista da Esperança

Data: 09/09/2001 Texto: 2 Timóteo 3:16,17

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. Como Saber a vontade de Deus? PROPOSIÇÃO: DEUS OPERA SUA VONTADE EM NÓS ATRAVÉS DE SUA PALAVRA INTRODUÇÃO

1.A Palavra é a principal provisão para nos dirigir no caminho da vontade de Deus.

Page 14: Sermão 1 Como Saber a Vontade de Deus? - pibjo.org.brpibjo.org.br/pibjo/wp-estudos/A Vontade de Deus.pdf · E naquela mesma hora o vi. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão

2.É a principal fonte da revelação da vontade de Deus. 3.É o elemento básico na execução de seus planos. 4.A palavra não diz com quem nos casaremos, nem que profissão escolher, mas fornece diretrizes que influem diretamente nessas questões. 6.Quanto mais conhecemos a Palavra mais conhecemos a mente de Deus e a sua vontade. Nossas atitudes, opiniões, alvos ideais, valores se tornam semelhantes aos de Deus. 7.A vontade de Deus é revelada pela Palavra ou em harmonia com ela 8.A vontade de Deus é uma boa obra: Hebreus 13:20,21: “Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas, vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém”. Efésios 2:10: “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas”. Filipenses 2:13: “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade”. 9.Como Deus nos aperfeiçoa em toda a boa obra? operando em nós o que perante ele é agradável! 10.Como Deus opera em nós o que perante Ele é agradável? 1 Tessalonicenses 2:13: “Por isso também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes”.

SI.De que maneira a Palavra opera em nós? I.A PALAVRA OPERA ENSINANDO

1.Ensina o que é Certo: É errado tratar a Bíblia como se fosse um fetiche mágico ou um amuleto supersticioso, procurando nela orientação como as pessoas fazem num baralho de tarô ou no jogo de dados e búzios.

1.1.Caixinha de Promessa: É errado usar a Bíblia como uma caixinha de promessa, tirando um versículo ao acaso. Quando um rapaz recebe uma carta da namorada ele não escolhe algumas palavras ao acaso no meio de um parágrafo e coloca todas as suas esperanças para o futuro nessa única frase, desconsiderando o restante da carta. Ele quer saber o que a carta inteira diz, e interpreta essa frase em relação ao seu contexto mais amplo. Como podemos apoiar uma decisão num versículo escolhido como se fosse um bilhete de loteria, ou um “mergulho” numa caixinha de promessas? Precisamos começar a nos familiarizar com toda a revelação de Deus (1Co.7:39). 1.2.Estudo: É preciso haver estudo diligente, para que o aprendizado, que leva tempo, traga as respostas necessárias, e para que nos familiarizemos com a Palavra.

2.Declarações Claras (Mandamentos): A familiarização com a Bíblia trará as as respostas certas.

Page 15: Sermão 1 Como Saber a Vontade de Deus? - pibjo.org.brpibjo.org.br/pibjo/wp-estudos/A Vontade de Deus.pdf · E naquela mesma hora o vi. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão

2.1.Sentido Normal: é preciso entender as palavras em seu sentido normal, não procurando significados obscuro e oculto. As figuras de linguagem ensinam verdades literais. 2.2.Regras Gramaticais: As palavras relacionam-se gramaticalmente umas com as outras. 2.3.Contexto: O que se diz antes e depois do versículo é importante para sua interpretação. 2.4.Cenário Cultural e Histórico: Os costumes dos leitores originais pode ser muito útil na compreensão de alguns textos bíblicos. 2.5.Para quem foi Escrito: Alguns textos foram escritos somente para judeus, e não devem ser observados por nós hoje.

II.A PALAVRA OPERA REPREENDENDO

1.Repreende onde Erramos:

1.1.O que fazer quando um outro crente me prejudica? Devo denunciá-lo à igreja? A Bíblia diz que devo procurá-lo sozinho para tentar convencê-lo de seu erro: Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano. (Mt.18:15-17).

2.Declarações Negativas (Mandamentos): Não faça isto!

2.1.O que não fazer quando um outro crente me prejudica? A Bíblia diz: “Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz”. (Tg.4:11)

III. A PALAVRA OPERA CORRIGINDO

1.Corrige nos trazendo de volta ao Caminho “E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda”. (Is.30:21) 2.Declarações Positivas (Mandamentos): Faça isto! “Não porei coisa má diante dos meus olhos. Odeio a obra daqueles que se desviam; não se me pegará a mim”. (Sl.101:3).

IV. A PALAVRA OPERA EDUCANDO

1.Nos disciplina: Pela Palavra somos aperfeiçoados na prática do bem. 2.Declarações Gerais (Princípios): Ela ensina princípios gerais.

2.1.Isso que vou fazer pode levar outro cristão mais fraco a pecar?

Page 16: Sermão 1 Como Saber a Vontade de Deus? - pibjo.org.brpibjo.org.br/pibjo/wp-estudos/A Vontade de Deus.pdf · E naquela mesma hora o vi. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão

“Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça”. (Rm.14:21). 2.2.Isto ira me dominar? Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma”. (1Co.6:12). 2.3.Prejudicará meu corpo? “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós”. (1Co.6:19). 2.4.Glorificará ao Senhor? “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus”. (1Co.10:31). 2.5.Posso praticá-lo com a consciência limpa? 2.6.Posso praticá-lo na frente de meus pais? Geralmente temos vergonha de nossos pais, mas não temos vergonha do Senhor. 2.7.O Senhor faria ou aprovaria isto que estou para fazer? 2.8.Será que os apóstolos assistiriam um programa de TV como este? 2.9.O Senhor Jesus assistiria... “Os Normais”? Escolinha do Professor?

CONCLUSÃO

1.A Palavra ensina o que é certo (dá entendimento). 2.A Palavra repreende (mostra o nosso erro). 3.A Palavra corrige (traz para o caminho de volta). 4.A Palavra educa (aperfeiçoa na prática da justiça).

Sermão 5

Como Saber a Vontade de Deus? Pregador: Pr. Luiz Antonio Ferraz Local: Igreja Batista da Esperança

Page 17: Sermão 1 Como Saber a Vontade de Deus? - pibjo.org.brpibjo.org.br/pibjo/wp-estudos/A Vontade de Deus.pdf · E naquela mesma hora o vi. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão

Data: 07/10/2001 Texto: Daniel 9:1-4, 17-23

(1) No ano primeiro de Dario, filho de Assuero, da nação dos medos, o qual foi constituído rei sobre o reino dos caldeus, (2) no ano primeiro do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número de anos, de que falou o SENHOR ao profeta Jeremias, em que haviam de acabar as assolações de Jerusalém, era de setenta anos. (3) E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração, e rogos, e jejum, e pano de saco, e cinza. (4) E orei ao SENHOR, meu Deus, e confessei... (17) Agora, pois, ó Deus nosso, ouve a oração do teu servo e as suas súplicas e sobre o teu santuário assolado faze resplandecer o teu rosto, por amor do Senhor. (18) Inclina, ó Deus meu, os teus ouvidos e ouve; abre os teus olhos e olha para a nossa desolação e para a cidade que é chamada pelo teu nome, porque não lançamos as nossas súplicas perante a tua face fiados em nossas justiças, mas em tuas muitas misericórdias. (19) Ó Senhor, ouve; ó Senhor, perdoa; ó Senhor, atende-nos e opera sem tardar; por amor de ti mesmo, ó Deus meu; porque a tua cidade e o teu povo se chamam pelo teu nome. (20) Estando eu ainda falando, e orando, e confessando o meu pecado e o pecado do meu povo Israel, e lançando a minha súplica perante a face do SENHOR, meu Deus, pelo monte santo do meu Deus, (21) estando eu, digo, ainda falando na oração, o varão Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio voando rapidamente e tocou-me à hora do sacrifício da tarde. (22) E me instruiu, e falou comigo, e disse: Daniel, agora, saí para fazer-te entender o sentido. (23) No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado; toma, pois, bem sentido na palavra e entende a visão...” Como Saber a vontade de Deus? PROPOSIÇÃO: DEUS REVELA SUA VONTADE ATRAVÉS DA ORAÇÃO INTRODUÇÃO

1.A oração, além da palavra, é outra maneira de Deus revelar sua vontade. 2.Davi orou para saber a vontade de Deus:

Salmos 5:8 - “SENHOR, guia-me na tua justiça, por causa dos meus inimigos; endireita diante de mim o teu caminho”. Salmos 25:4,5 - “Faze-me saber os teus caminhos, SENHOR; ensina-me as tuas veredas. Guia-me na tua verdade, e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação; por ti estou esperando todo o dia”. Salmos 27:11 - “Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e guia-me pela vereda direita, por causa dos meus inimigos”. Salmos 31:3 - Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; assim, por amor do teu nome, guia-me e encaminha-me. Salmos 43:3 - Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte, e aos teus tabernáculos. Salmos 139:24 - E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno. Salmos 143:10 - Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus. O teu Espírito é bom; guie-me por terra plana.

3.Quando alguém diz que quer saber a vontade de Deus mas não orar, não está querendo fazer a sua vontade de fato.

Page 18: Sermão 1 Como Saber a Vontade de Deus? - pibjo.org.brpibjo.org.br/pibjo/wp-estudos/A Vontade de Deus.pdf · E naquela mesma hora o vi. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão

4.É errado deixar de orar. Os israelitas agiram sem orar: Josué 9:14 - Então os homens de Israel tomaram da provisão deles e não pediram conselho ao SENHOR”. (Confira com 2Sm.21:1-9).

SI. COMO DEUS REVELA SUA VONTADE ATRAVÉS DA ORAÇÃO? ST. DEUS REVELA SUA VONTADE ATRAVÉS DA... I.ORAÇÃO PERSISTENTE (DN.6:10)

1.Orar todo dia:

1.1.É impossível saber qual é a vontade de Deus se não a buscarmos com insistência. 1.2.Devemosorar todo dia, pelo menos cinco minutos por dia! 1.3.Talvez seja isso mesmo que Deus esteja esperando para nos revelar sua vontade.

2.Orar porque Deus ordenou:

2.1. Porque orar é tão importante se Deus já prometeu nos orientar? Deus ordenou: 1Tessalonicesnses 5:17 - “Orai sem cessar”. 2.2. Crentes piedosos não questionan; eles obedecem e oram! Deus pode esclarecer sua vontade para nós enquanto estamos orando. As convicções começam a se formar, o “nevoeiro” começa a desparecer.

3. Orar por Necessidade:

Orar é admitir nossa necessidade e dependência de Deus. Provérbios 3:5 - “Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento”. João 15:5 - “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”.

4. Orar é manter comunhão íntima com Deus:

4.1.Deus se alegra quando oramos. Nossa presença traz alegria ao Senhor: Provérbios 15:8 - “O sacrifício dos ímpios é abominável ao SENHOR, mas a oração dos retos é o seu contentamento”. 4.2.A presença do Senhor traz alegria para nós: Salmos 16:11 - “Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente”. 4.3. As impressões colocadas por Deus em nossas mentes através da oração não são noções impulsivas e irresponsáveis, que nos levam numa direção hoje e noutra amanhã. Trata-se de convicções profundas que se originam de uma profunda comunhão com Deus através da oração.

ST. DEUS REVELA SUA VONTADE ATRAVÉS DA... II.ORAÇÃO INTERCESSÓRIA (DN.9:16-19)

Page 19: Sermão 1 Como Saber a Vontade de Deus? - pibjo.org.brpibjo.org.br/pibjo/wp-estudos/A Vontade de Deus.pdf · E naquela mesma hora o vi. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão

1.Devemos orar uns pelos outros: 2.A intercessão de Paulo:

Paulo intercedeu pelos colossenses para que Deus lhes revelasse a sua vontade: Colossenses 1:9 - “Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual;

3.A intercessão de Epafras:

Epafras intercedeu pelos colossenses: Colossenses 4:12 - Saúda-vos Epafras, que é dos vossos, servo de Cristo, combatendo sempre por vós em orações, para que vos conserveis firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de Deus.

ST. DEUS REVELA SUA VONTADE ATRAVÉS DA... III. ORAÇÃO COM FÉ (DN.9:17)

1.Devemos crer que Deus responderá nossa oração:

1.1. A demora na resposta à oração pode nos tentar a duvidarmos, mas a Bíblia ensina que devemos continuar crendo na resposta. O grego neo-testamentário, em Tiago 1:5, dá a seguinte idéia: “mantenha-se pedindo”. Tiago 1:5 - “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada”. 1.2. A persistência, como prova de fé, é um pré-requisito para quem deseja obter a resposta de sua oração: Mateus 7:7 - “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á”. 1.3. Deus sabe qual é a melhor ora para nos revelar sua vontade.

2.Devemos crer que Deus opera em nosso íntimo:

2.1. Deus modifica nossos desejos. Ele nos molda de acordo com sua vontade, para desejarmos as mesmas coisas que Ele: Filipenses 2:13 - “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade”. 2.2. Devemos ser sinceros. Devemos admitir diante de Deus que gostamos de algumas coisas que Ele faz e não gostamos de outra. Devemos contar a Deus qual é nossa vontade, mas, como Cristo, devemos abrir mão dela e submeter-se à vontade de Deus: Lucas 22:42 - “Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua”.

ST. DEUS REVELA SUA VONTADE ATRAVÉS DA... IV. ORAÇÃO E JEJUM (DN.10:2,3)

Page 20: Sermão 1 Como Saber a Vontade de Deus? - pibjo.org.brpibjo.org.br/pibjo/wp-estudos/A Vontade de Deus.pdf · E naquela mesma hora o vi. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão

1.Homens de Deus jejuaram 1.1. Daniel (Dn.9:3,22) e Paulo (At.13:2)

2.Humildade: O Jejum não é um mandamento e não traz crédito diante de Deus, mas mostra nossa resignação em saber a vontade de Deus, quando deixamos até mesmo de comer. 3.Clareia o Pensamento: O jejum melhora nossa mente para a fixarmos nas coisas espirituais, pois libera o sangue usado na digestão para oxigenar a mente.

CONCLUSÃO Deus revela sua vontade através da oração... persistente, intercessória, com fé e com jejum!

Sermão 6

Como Saber a Vontade de Deus? Pregador: Pr. Luiz Antonio Ferraz Local: Igreja Batista da Esperança

Data: 14/10/2001 Texto: 1 Samuel 9:1-22

(1) E HAVIA um homem de Benjamim, cujo nome era Quis, filho de Abiel, filho de Zeror, filho de Becorate, filho de Afia, filho de um homem de Benjamim; homem poderoso. (2) Este tinha um filho, cujo nome era Saul, moço, e tão belo que entre os filhos de Israel não havia outro homem mais belo do que ele; desde os ombros para cima sobressaía a todo o povo. (3) E perderam-se as jumentas de Quis, pai de Saul; por isso disse Quis a Saul, seu filho: Toma agora contigo um dos moços, e levanta-te e vai procurar as jumentas. (4) Passaram, pois, pela montanha de Efraim, e dali passaram à terra de Salisa, porém não as acharam; depois passaram à terra de Saalim, porém tampouco estavam ali; também passaram à terra de Benjamim, porém tampouco as acharam. (5) Vindo eles então à terra de Zufe, Saul disse para o seu moço, com quem ele ia: Vem, e voltemos; para que porventura meu pai não deixe de inquietar-se pelas jumentas e se aflija por causa de nós. (6) Porém ele lhe disse: Eis que há nesta cidade um homem de Deus, e homem honrado é; tudo quanto diz, sucede assim infalivelmente; vamo-nos agora lá; porventura nos mostrará o caminho que devemos seguir. (7) Então Saul disse ao seu moço: Eis, porém, se lá formos, que levaremos então àquele homem? Porque o pão de nossos alforjes se acabou, e presente nenhum temos para levar ao homem de Deus; que temos? (8) E o moço tornou a responder a Saul, e disse: Eis que ainda se acha na minha mão um quarto de um siclo de prata, o qual darei ao homem de Deus, para que nos mostre o caminho (9) (Antigamente em Israel, indo alguém consultar a Deus, dizia assim: Vinde, e vamos ao vidente; porque ao profeta de hoje, antigamente se chamava vidente). (10) Então disse Saul ao moço: Bem dizes; vem, pois, vamos. E foram-se à cidade onde estava o homem de Deus. (11) E, subindo eles à cidade, acharam umas moças que saíam a tirar água; e disseram-lhes: Está aqui o vidente? (12) E elas lhes responderam, e disseram: Sim, eis aí o tens diante de ti; apressa-te, pois, porque hoje veio à cidade; porquanto o povo tem hoje sacrifício no alto. (13) Entrando vós na cidade, logo o achareis, antes que suba ao alto para comer; porque o povo não comerá, até que ele venha; porque ele é o que abençoa o sacrifício, e depois comem os convidados; subi, pois, agora, que hoje o achareis. (14) Subiram, pois, à cidade; e, vindo eles no meio da cidade, eis que Samuel lhes saiu ao encontro, para subir ao alto. (15) Porque o SENHOR revelara isto aos ouvidos de Samuel, um dia antes que Saul viesse, dizendo: (16) Amanhã a estas horas te enviarei um homem da terra de Benjamim, o qual ungirás por capitão sobre o meu povo de Israel, e ele livrará o meu povo da mão dos filisteus; porque tenho olhado para o

Page 21: Sermão 1 Como Saber a Vontade de Deus? - pibjo.org.brpibjo.org.br/pibjo/wp-estudos/A Vontade de Deus.pdf · E naquela mesma hora o vi. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão

meu povo; porque o seu clamor chegou a mim. (17) E quando Samuel viu a Saul, o SENHOR lhe respondeu: Eis aqui o homem de quem eu te falei. Este dominará sobre o meu povo. (18) E Saul se chegou a Samuel no meio da porta, e disse: Mostra-me, peço-te, onde está a casa do vidente. (19) E Samuel respondeu a Saul, e disse: Eu sou o vidente; sobe diante de mim ao alto, e comei hoje comigo; e pela manhã te despedirei, e tudo quanto está no teu coração, to declararei. (20) E quanto às jumentas que há três dias se te perderam, não ocupes o teu coração com elas, porque já se acharam. E para quem é todo o desejo de Israel? Porventura não é para ti, e para toda a casa de teu pai? (21) Então respondeu Saul, e disse: Porventura não sou eu filho de Benjamim, da menor das tribos de Israel? E a minha família a menor de todas as famílias da tribo de Benjamim? Por que, pois, me falas com semelhantes palavras? (22) Porém Samuel tomou a Saul e ao seu moço, e os levou à câmara; e deu-lhes lugar acima de todos os convidados, que eram uns trinta homens. Como Saber a vontade de Deus? PROPOSIÇÃO: DEUS REVELA SUA VONTADE ATRAVÉS DAS CIRCUNSTÂNCIAS INTRODUÇÃO

1.O uso das circunstâncias é o método mais popular usado pelos crentes para discobrir a vontade de Deus. 2.A Bíblia afirma que Deus é Soberano. Então Ele pode afetar e controlar as nossas circunstâncias. 3.Às vezes pensamos que uma circunstância seja puramente acidental. 4.Às vezes pensamos que as pessoas são a causa delas. 5.Entretanto é Deus que está dirigindo nossas circunstâncias.

SI. QUE CIRCUNSTÂNCIAS DEUS USA PARA NOS REVELAR SUA VONTADE? ST. VAMOR EXAMINAR TRÊS... I.DEUS USA CIRCUNSTÂNCIAS CRIADAS POR PESSOAS

1.O exemplo de Saul:

1.1.Deus usou Cis, pai de Saul (1Sm.9:3) 1.2.Deus usou o moço de Saul (1Sm.9:6-8) 1.3.Deus usou umas moças (1Sm.9:11) 1.4.Mas foi o Senhor quem trouxe Saul (1Sm.9:14-17)

2.O exemplo de José:

2.1. Usou Ruben para livrar José da morte (Gn.37:18-22) 2.2. Usou Judá para vender José aos ismaelitas (Gn.37:26,27) 2.3. Usou os ismaelitas para venderem José ao Egito (Gn.37:28,36).

Page 22: Sermão 1 Como Saber a Vontade de Deus? - pibjo.org.brpibjo.org.br/pibjo/wp-estudos/A Vontade de Deus.pdf · E naquela mesma hora o vi. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão

2.4. Mas foi Deus quem levou José ao Egito (Gn.45:5-8). ST. VAMOS EXAMINAR A PRÓXIMA... II.DEUS USA CIRCUNSTÂNCIAS CRIADAS POR SATANÁS

1.Satanás também pode manipular as circunstâncias: Ele pode impedir o crente de fazer a vontade de Deus. Ele pode fechar uma porta. Mas seu controle é limitado pelo poder de Deus, que removerá a porta fechada e todo obstáculo satânico como fez com Daniel (Dn.10:12,13): “Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia. (Dn.10:12,13).

2.Satanás impediu Paulo de visitar os tessalonicenses:

“Por isso bem quisemos uma e outra vez ir ter convosco, pelo menos eu, Paulo, mas Satanás no-lo impediu.” (1Ts.2:18).

3.Mas é Deus quem de fato controla tudo:

E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia. E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu. (At.16:6,7).

ST. VAMOS EXAMINAR A PRÓXIMA... III. DEUS USA CIRCUNSTÂNCIAS NATURAIS

1.Deus usou a jumenta de Cis (1Sm.9:3). 2.Deus usou a perseguição para propagar o evangelho (At.8:1-4). 3.Deus usa portas abrindo-as:

“Porque uma porta grande e eficaz se me abriu; e há muitos adversários.” (1Co.16:9). “Ora, quando cheguei a Trôade para pregar o evangelho de Cristo, e abrindo-se-me uma porta no SENHOR.” (2Co.2:12). “Orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual estou também preso.” (Cl.4:3).

4.Deus usa portas fechando-as:

Satanás pode fechar uma porta (1Ts.2:18), mas ele fecha pela permissão de Deus, pois se Deus resolve abrí-la, ele não poderá fechá-la: “Ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre.” (Ap.3:7).

ST. PODEMOS CONFIAR NAS CIRCUNSTÂNCIAS? CONCLUSÃO

1.As circunstâncias não sáo confiáveis: Apesar de Deus usar as circunstâncias, elas não são um guia infalível.

Page 23: Sermão 1 Como Saber a Vontade de Deus? - pibjo.org.brpibjo.org.br/pibjo/wp-estudos/A Vontade de Deus.pdf · E naquela mesma hora o vi. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão

2.Às vezes há muitas portas abertas: 2.1.Três ofertas de empregos. 2.2.Três convites de igrejas para o ministério.

3.Toda porta aberta não é garantia de ser a vontade de Deus: 4.A bênção também não é garantia da vontade de Deus:

4.1.Um ministério abençoado não significa que Deus deseja que o ministro permaneça naquele lugar. 4.2.Deus tirou Felipe de um ministério de sucesso (At.8:5-8), e o levou para um lugar deserto (At.8:26). 4.3.O resultado positivo (pragmatismo) não é indicação segura da vontade de Deus.

5.A falta de bênção também não é garantia da vontade de Deus.

5.1.Uma tarefa desagradável não significa que Deus deseja que mudemos. 5.2.A rejeição também não serve para mostrar a vontade de Deus. A Igreja foi rejeitada pelos judeus, mas os apóstolos permanecerem mesmo em meio a adversidades (At.8:1). 5.3.Muitos trabalham sem descanso por muitos anos em circunstâncias adversas sem qualquer resultado evidente. Apenas uma promessa os sustentou: “E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.” (Gl.6:9).

6.Deus não exige que compreendamos cada circunstância:

“Os passos do homem são dirigidos pelo SENHOR; como, pois, entenderá o homem o seu caminho?” (Pv.20:24).

7.Ilustração:

Dois novos missionários estavam a bordo de um navio com todos os seus pertences, prontos para viajar para seus postos. Antes do navio deixar o porto ele pegou fogo e toda a bagagem e equipamento de ambos foram destruídos. Um dos missionários interpretou o fato como se Deus estivesse dizendo para ficar em seu país e ensinar numa faculdade bíblica, cuja alternativa ele tinha considerado antes de decidir-se pelo serviço missionário. O outro interpretou como um impedimento satânico, e levantou mais fundos para comprar novo equipamento, voltando a viajar meses mais tarde com o mesmo propósito. Qual deles estava certo? Ambos foram grandemente usados por Deus nos anos que se seguiram. Talvez ambos estivessem com a razão. Mas era preciso que houvesse outros fatores envolvidos nas suas respectivas decisões. As circunstâncias apenas não eram determinativas, pois achavam-se sujeitas a diversas interpretações.

8.Fatores determinante:

Muitos fatores podem determinar como entendemos as circunstâncias. Pressões do mundo, desejo por coisas materiais, preferências egoístas quanto a clima, localização, falsa piedade. Tudo isso pode nos levar a interpretar as circunst6ancias segundo nos agrada, e depois usá-las para provar que estamos seguindo a orientação de Deus.

Page 24: Sermão 1 Como Saber a Vontade de Deus? - pibjo.org.brpibjo.org.br/pibjo/wp-estudos/A Vontade de Deus.pdf · E naquela mesma hora o vi. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão

9.Direção geral:

As circunstâncias podem eventualmente determinar uma direção geral a ser seguida, mas deve ser examinada à luz da Palavra de Deus, em atitude de oração, empenhados a seguir a vontade de Deus e não a nossa!

Sermão 7

Como Saber a Vontade de Deus? Pregador: Pr. Luiz Antonio Ferraz Local: Igreja Batista da Esperança

Data: 04/11/2001 Texto: Hebreus 1:1,2

“Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.” Como Saber a vontade de Deus? PROPOSIÇÃO: DEUS REVELA SUA VONTADE ATRAVÉS DO FILHO - HB.1:1,2 (JZ.6:11-23) INTRODUÇÃO

1.Deus falou de muitas maneiras: sonhos , visões, sinais, etc... 2.Alguns cristãos estão buscando orientação de Deus através de fenômenos sobrenaturais, como um relâmpago, uma voz do céu, etc. 3.Deus ainda se revela através de sinais? 4.É lícito buscarmos sinais para sabemos a vontade de Deus?

I.DEUS REVELOU SUA VONTADE POR MEIO DE SINAIS

1.Sinais: Deus usou sinais visíveis no passado:

1.1.Coluna de nuvem e de fogo (Ex.13:21) 1.2.Urim e tumim (Ex.28:30; Nm.27:21) 1.3.Samuel ouviu a voz de Deus (1Sm.3:1-10) 1.4.José teve um sonho (Mt.1:20)

Page 25: Sermão 1 Como Saber a Vontade de Deus? - pibjo.org.brpibjo.org.br/pibjo/wp-estudos/A Vontade de Deus.pdf · E naquela mesma hora o vi. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão

1.5.Deus se revelou através de sortes (At.1:23-26; Pv.16:33) 1.6.Saulo viu uma luz do céu (At.9:3) 1.7.Pedro teve uma visão (At.10:10,11,17)

2.Deus faz coisas assim hoje? 3.Devemos buscar sinais espetaculares?

3.1.O servo de Abraão buscou um pequeno sinal (Gn.24:14) 3.2.Jônatas também pediu um pequeno sinal (1Sm.14:9,10).

4.Gideão pediu um sinal espetacular porque não creu na revelação:

Juízes 6:16,17 - “E o SENHOR lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem. E ele disse: Se agora tenho achado graça aos teus olhos, dá-me um sinal de que és tu que falas comigo.”

5.Gideão não creu no segundo sinal também:

Juízes 6:36-40 - “(36) E disse Gideão a Deus: Se hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste, (37) Eis que eu porei um velo de lã na eira; se o orvalho estiver somente no velo, e toda a terra ficar seca, então conhecerei que hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste. (38) E assim sucedeu; porque no outro dia se levantou de madrugada, e apertou o velo; e do orvalho que espremeu do velo, encheu uma taça de água. (39) E disse Gideão a Deus: Não se acenda contra mim a tua ira, se ainda falar só esta vez; rogo-te que só esta vez faça a prova com o velo; rogo-te que só o velo fique seco, e em toda a terra haja o orvalho. (40) E Deus assim fez naquela noite; pois só o velo ficou seco, e sobre toda a terra havia orvalho.”

6.O sinal que Gideão pediu não era para ele saber qual era a vontade de Deus, pois ele já sabia que Deus queria usá-lo para livrar Israel, mas não cria na vontade de Deus:

Juízes 6:12,14,16 - “(12) Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso. (14) Então o SENHOR olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu? (16) E o SENHOR lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem.”

7.A busca de sinal não indica espiritualidade, mas incredulidade!

Mateus 12:39 - “Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o do profeta Jonas.”

Page 26: Sermão 1 Como Saber a Vontade de Deus? - pibjo.org.brpibjo.org.br/pibjo/wp-estudos/A Vontade de Deus.pdf · E naquela mesma hora o vi. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão

8.Os cristãos devem andar pela fé e não pelos sinais que vê (2Co.5:7). 9.Muitos cristãos buscam sinais num esforço para livrar-se da responsabilidade de seus atos. 10.Algumas vezes Deus faz algo espetacular. Isso acontece mais com recem-convertidos, cujo conhecimento da palavra ainda não foi bem desenvolvido, e cuja fé ainda não foi fortalecida. 11.Sinais são coisas de meninos:

1 Coríntios 13:11 - “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.”

12.Sinais são coisas de incrédulos:

1 Coríntios 1:22 - “Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria.” II.DEUS REVELOU SUA VONTADE POR MEIO DE SONHOS

1. Sonhos: os sonhos são revelações da vontade de Deus, enquanto a pessoa está dormindo. Visões são revelação, enquanto a pessoa está acordada. 2.Será que Deus ainda se revela por sonhos e visões hoje? 3.O Dr. James Dobson diz que “do ponto de vista psicológico, os sonhos parecem ter dois propósitos básicos: eles refletem a satisfação dos desejos, dando expressão àquilo que desejamos; e, em segundo lugar, extravasam a ansiedade e as pressões que suportamos quando acordados. De um ponto de vista estritamente psicológico, os sonhos também servem para manter-nos dormindo quando começamos a despertar.” Se os sonhos refletem nossos desejos e ansiedades, então não podemos aceitá-los como orientação divina sem examiná-los. 4.Mesmo que algo de nossos sonhos se realizem, não significa que tenha origem em Deus:

Jeremias 23:28 - “O profeta que tem um sonho conte o sonho; e aquele que tem a minha palavra, fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? diz o SENHOR.”

CONCLUSÃO

1.Deus falou de muitas maneiras (Hb.1:1) 2.Falou aos pais

2.1.Falou a Moisés através da sarça 2.2.Falou a Balaão através da mula 2.3.Falou a Jonas através dum peixe

3.Falou pelos profetas

Page 27: Sermão 1 Como Saber a Vontade de Deus? - pibjo.org.brpibjo.org.br/pibjo/wp-estudos/A Vontade de Deus.pdf · E naquela mesma hora o vi. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão

4.Agora fala pelo Filho (Hb.1:2) 5.Os que buscam sinais são incrédulos como Gideão (Jz.6:36) 6.Os que buscam sinais são da “geração má” (Mt.12:39) 7.Os que buscam sinais são imaturos (1Co.13:11) 8.Deus quer falar conosco através de sua palavra, e não com a palha dos sinais e dos sonhos (Jr.23:28).

Sermão 8

Como Saber a Vontade de Deus? Pregador: Pr. Luiz Antonio Ferraz Local: Igreja Batista da Esperança

Data: 11/11/2001 Texto: Efésios 5:17

“Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.” Como Saber a vontade de Deus? PROPOSIÇÃO: DEUS REVELA SUA VONTADE USANDO O BOM SENSO (Ef.5:17) INTRODUÇÃO

1.Deus quer que usemos o bom senso para fazermos a sua vontade 2.Algumas coisas são óbvias e devem ser realizadas sem questionamento 3.É certo que não devemos confiar em nosso entendimento (Pv.3:5,6), mas a Bíblia recomenda que o usemos:

1 Pedro 4:7 - “E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios [sophroneo] e vigiai em oração.”

4.O verbo grego swfronéw [swfronéw] significa “ter mente sadia”, “ser razoável”, “sensato”, “criterioso” [“moderação” (Tt.2:6), “perfeito juízo” (Mc.5:15; 2Co.5:13)]. 5.A sensatez é um dos requisitos para o pastorado (Tt.1:8).

ST. DEUS QUER QUE USEMOS O BOM SENSO

Page 28: Sermão 1 Como Saber a Vontade de Deus? - pibjo.org.brpibjo.org.br/pibjo/wp-estudos/A Vontade de Deus.pdf · E naquela mesma hora o vi. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão

I.DEUS USA NOSSO BOM SENSO (SISO)

1.O que é uma mente sadia, sensata?

É a mente humana iluminada e santificada pelo Espirito Santo.

2.O crente possui uma mente sensata:

2 Timóteo 1:7 - “Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.”

3.Como por em prática essa mente sadia que Deus já nos deu?

3.1. Pela fé Romanos 12:3 - “Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.”

3.2. Pela graça Tito 2:11,12 - “Porque a graça de Deus se há manifestado... ensinando-nos que... vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente.”

3.3. Pela Palavra: Provérbios 1:4 - “para dar aos simples prudência, e aos jovens conhecimento e bom siso.” Provérbios 3:21 - “Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos; guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso.”

4.Deus nos deu um cérebro, e Ele não quer que ele fique ocioso! 5.Certas decisões são fáceis e lógicas.

5.1. Piquenique: se você vai a um piquenique, seria sensato estudar a previsão do tempo e ficar em casa se prometer chuva. 5.2. Se tem de levantar cedo no dia seguinte, é sensato dormir cedo no dia anterior. Provérbios 2:11 - “O bom siso te guardará, e a inteligência te conservará.”

6.Deus removerá todos os obstáculos que nos impede de fazermos sua vontade. Ele faz aquilo que não podemos fazer, mas espera que usemos o bom senso para fazermos o que temos de fazer. Pedro foi liberto da prisão pelo anjo, mas uma vez liberto o anjo deixou que Pedro agisse sozinho (At.12:5-19).

Page 29: Sermão 1 Como Saber a Vontade de Deus? - pibjo.org.brpibjo.org.br/pibjo/wp-estudos/A Vontade de Deus.pdf · E naquela mesma hora o vi. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão

7.A razão humana é falível e não podemos estar certos de que a conclusão que chegamos é a correta, mas nem por isso vamos deixar de usar nossa inteligência. Às vezes Deus pede que façamos algo oposto ao nosso raciocínio:

7.1. Pediu a Abraão que abandonasse casa, negócios, amigos sem saber para onde ia, todavia era essa a vontade de Deus (Gn.12:1). 7.2.Não faz sentido para pais incrédulos que o filho deixe de lado o negócio da família para entrar numa profissão cristã onde o ordenado geralmente é baixo. 7.3.Não faz sentido que um lingüista brilhante passe a vida trabalhando com uma pequena e primitiva tribo de índios selvagens.

8.Se as decisões forem tomadas de acordo com os princípios da Palavra de Deus, elas prosperarão sobre a sabedoria humana. Todo senso comum precisa ser submetido ao escrutínio da Palavra de Deus.

II.DEUS USA NOSSA CONSCIÊNCIA

1.Deus colocou valores morais básicos no coração humano

Romanos 2:14,15 - “Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei; Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os.” Eclesiastes 3:11 - “Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem...”

2.A consciência pode tornar-se cauterizada, supersensível ou corrompida:

2.1.Cauterizada: quando ignoramos a vontade de Deus: 1Timóteo 4:1,2 - “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência.”

2.2.Supersensível: quando proibimos o que Deus permite: Romanos 14:1,2 - “Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas. Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes.” 1 Coríntios 8:12 - “Ora, pecando assim contra os irmãos, e ferindo a sua fraca consciência, pecais contra Cristo.”

2.3.Corrompida: quando se torna impura:

Page 30: Sermão 1 Como Saber a Vontade de Deus? - pibjo.org.brpibjo.org.br/pibjo/wp-estudos/A Vontade de Deus.pdf · E naquela mesma hora o vi. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão

Tito 1:15 - “Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados.”

3.Ligado à consciência está o sentido do dever. Deus espera que cumpramos nosso dever:

Tiago 4:17 - “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.” Se você tem uma prova amanhã e não estudou, não é preciso orar para saber se é da vontade de Deus que você vá passear com os amigos, ou estudar. Não precisa nem orar, basta estudar!

4.Orar quando se conhece o dever pode levar à grave pecado: Balaão é um exemplo. Deus havia dito que ele não amaldiçoasse Israel, mas ele queria o dinheiro, e por isso, consultou o Senhor, perguntando-lhe o que deveria fazer. Mas Balaão perdeu tanto o dinheiro quanto a vida!

Números 22:19 - “Agora, pois, rogo-vos que também aqui fiqueis esta noite, para que eu saiba o que mais o SENHOR me dirá.”

III. DEUS USA NOSSAS QUALIFICAÇÕES

1.Deus não nos chama para fazer algo para o qual não estejamos preparados. 2.Não o chamará para ensinar música se você não tem inclinação para ela. 3.Deus usa dons [doado], talentos [inato], aptidões [adquirido], habilidades, educação [informal] e instrução [formal]. 4.Deus não chama pessoas inativas, ociosas! 5.Deus chama os envolvidos nalgum serviço, mas nem sempre para serviço semelhante:

5.1.Chamou Moisés, um funcionário público para ser profeta (Ex.4:10-12) 5.2.Chamou Davi, um pastor para ser rei (2Sm.7:8) 5.3Chamou Amós, um boiadeiro para ser profeta (Am.1:1)

6.Ser for preciso Deus capacita através de treinamento adequado e dando novos dons e habilidades.

IV. DEUS USA O CONSELHO DE OUTRAS PESSOAS

1.Procurar conselheiros para nos orientar objetivamente:

Provérbios 11:14 - “Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança.”

Page 31: Sermão 1 Como Saber a Vontade de Deus? - pibjo.org.brpibjo.org.br/pibjo/wp-estudos/A Vontade de Deus.pdf · E naquela mesma hora o vi. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão

Provérbios 24:6 - “Com conselhos prudentes tu farás a guerra; e há vitória na multidão dos conselheiros.” Provérbios 12:15 - “O caminho do insensato é reto aos seus próprios olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio.” Provérbios 15:22 - “Quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se firmam.” Provérbios 19:20 - “Ouve o conselho, e recebe a correção, para que no fim sejas sábio.”

2.Conselheiros que conheçam a natureza humana e a Escritura mais do que nós. 3.Não fazer como Acabe, que procurou conselheiros que dessem orientação cnforme seu desejo (1Rs.22:8). 4.Buscar conselho não é fraqueza, imaturidade ou falta de espiritualidade; é sinal de inteligência. 5.Mas todos os conselhos devem ser pesados e analisados à luz da Bíblia, pois a responsabilidade será toda nossa na decisão que tomarmos. 6.Devemos aceitar o conselho de autoridades que Deus pôs sobre nós:

6.1.De Pastores (Hb.13:17). 6.2.Deus não incita ninguém à insubmissão. Procure obedecer a vontade de seu líder espiritual. 6.3.Dos Pais (Ef.6:1). 6.4.Do Esposo (Ef.5:22,24; Cl.3:18; Tt.2:5; 1Pe.3:1,5). O pastor Richard L. Strauss disse: “Quando Deus me orientou para aceitar o cargo de pastor num outro Estado, foi difícil para minha mulher ajustar-se à idéia no princípio. Ela estava praticamente certa de que não seria necessário mudar-nos e quando lhe falei sobre as razões que eu acreditava estivessem por trás da orientação de Deus, ela mostrou-se silenciosa e reservada. No dia seguinte, enquanto fazia as tarefas rotineiras, minha esposa orava continuamente em seu coração: ‘Senhor, mostra-me a tua vontade’. De repente ela percebeu que a sua oração agora era diferente daquela que tinha feito antes. Durante as semanas que precederam a decisão, ela vinha orando: ‘Senhor mostra a Richard a tua vontade’. Nesse momento tornou-se evidente para ela que Deus me havia mostrado a sua vontade, e que a vontade dele para ela é que ficasse a meu lado.”

Page 32: Sermão 1 Como Saber a Vontade de Deus? - pibjo.org.brpibjo.org.br/pibjo/wp-estudos/A Vontade de Deus.pdf · E naquela mesma hora o vi. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão

6.5.Deus nunca fere a cadeia de comando que Ele próprio criou. O homem é cabeça da mulher (1Co.11;3), e quando Ele quiser revelar sua vontade ao casal, o fará através do marido.

CONCLUSÃO

1.Deus nos revela sua vontade através do nosso bom senso. 2.Deus nos revela sua vontade através da nossa consciência. 3.Deus nos revela sua vontade através de nossas qualificações. 4.Deus nos revela sua vontade através do conselhos dos outros.

Sermão 9

Como Saber a Vontade de Deus? Pregador: Pr. Luiz Antonio Ferraz Local: Igreja Batista da Esperança

Data: 25/11/2001 Texto: Filipenses 4:6,7

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.” Como Saber a vontade de Deus? PROPOSIÇÃO: DEUS REVELA SUA VONTADE ATRAVÉS DA PAZ INTERIOR (Filipenses 4:6,7) INTRODUÇÃO

1.A paz de Deus guardará nossos corações. 2.A paz de Deus guardará nossos sentimentos 3.Quando seguimos a vontade de Deus sentiremos uma paz e segurança interior. 4.A maior confirmação de que estamos andando na vontade de Deus é a paz. 5.Jamais sentiremos a paz verdadeira quando seguimos nosso próprio caminho.

Page 33: Sermão 1 Como Saber a Vontade de Deus? - pibjo.org.brpibjo.org.br/pibjo/wp-estudos/A Vontade de Deus.pdf · E naquela mesma hora o vi. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão

Isaias 48:17,18 - “Assim diz o SENHOR, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o SENHOR teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar. Ah! se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos, então seria a tua paz como o rio, e a tua justiça como as ondas do mar!”

6.Se surgirem pensamentos perturbadores e pensamentos inquietantes começam a nos afligir, pode ser um sinal de Deus para retrocedermos em nossa decisão.

II.PAZ CONFIANTE

1.Orientar-se pela paz interior não é o mesmo que ser orientado pelos sentimentos? 2.Como podemos ter certeza de que vem de Deus? 3.Se o sentimento de paz interior fosse nossa única fonte de orientação, a vontade de Deus seria indiscutivelmente subjetiva. 4.(1) Devemos render nossa vontade à vontade de Deus: “...com ação de graças...” 5.(2) Devemos viver pela palavra: “Não estejais inquietos por coisa alguma...” 6.(3) Devemos fazer orações pedindo direção: “...pela oração e súplica...” 7.(4) Devemos ter bom senso não tomando decisão sem orar: “...vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus...” 8.(5) Então teremos paz interior: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.” 9.Algumas pessoas dizem sentir paz quando estão desobedecendo a palavra de Deus, mas Ele jamais dá paz com relação a algo que contrarie sua palavra. O sentimento de paz deve sempre ser testado através da palavra.

III.PAZ PERMANENTE

1.É possível que algo ou alguém perturbe a paz que Deus quer que tenhamos, para nos afastarmos da vontade de Deus. 2.Mesmo decisões tomadas de acordo com a vontade de Deus, podem trazer dificuldades, e, desse modo, perturbar nossa paz interior. 3.Devemos permanecer em paz mesmo em meio as dificuldades. Ventos contrários e mares tempestuosos não provam que estamos fora da vontade de Deus. Jesus mandou os discípulos tomarem um barco para a Galiléis, e no caminho encontraram dificuldades: Mt.14:22-24 - “E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto despedia a multidão. E, despedida a multidão, subiu ao

Page 34: Sermão 1 Como Saber a Vontade de Deus? - pibjo.org.brpibjo.org.br/pibjo/wp-estudos/A Vontade de Deus.pdf · E naquela mesma hora o vi. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão

monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só. E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário.” 4.Provações, sacrifícios e dificuldades podem ser esperados quando nos achamos na vontade de Deus. Não devemos fugir deles, pois fazem parte do seu plano para levar-nos à maturidade:

Salmo 34:19 - “Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas.”

5.Deus enviou José ao Egito para livrar a humanidade da fome, mas antes Deus o levou à prisão. 6.Deus levou Israel para Canaã, mas antes levou-o para o deserto! 7.Paulo e Silas foram presos e açoitados antes de serem conduzidos a Jerusalém, e foram avisados que tribulações e cadeias os aguardavam. 8.Jesus foi enviado para a cruz! 9.As tribulações fazem parte da vida do cristão:

Atos 14:22 - “Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus.”

10.Devemos manter os olhos em nosso Guia e não nos obstáculos ou circunstâncias difíceis. A confiança irá remover a insegurança e restaurar a paz!

IV. PAZ PERSEVERANTE

1.A demora na resposta da oração pode também perturbar a paz interior. 2.É como fazer um telefonema urgente, ouvir a campainha tocar do outro lado sem que ninguém responda. Ficamos nervosos e impaciente quando isto acontece. 3.A maiorira de nós não gosta de esperar. Queremos respostas imediatas. 4.O salmista também não gostava de esperar:

Salmo 10:1 - “Por que estás ao longe, SENHOR? Por que te escondes nos tempos de angústia?” Salmo 28:1 - “A ti clamarei, ó SENHOR, Rocha minha; não emudeças para comigo; não aconteça, calando-te tu para comigo, que eu fique semelhante aos que descem ao abismo.”

5.Jó também teve dificuldade em esperar:

Jó 23:3-8 - “Ah, se eu soubesse onde o poderia achar! Então me chegaria ao seu tribunal. Exporia ante ele a minha causa, e a minha boca encheria de argumentos. Saberia as

Page 35: Sermão 1 Como Saber a Vontade de Deus? - pibjo.org.brpibjo.org.br/pibjo/wp-estudos/A Vontade de Deus.pdf · E naquela mesma hora o vi. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão

palavras com que ele me responderia, e entenderia o que me dissesse. Porventura segundo a grandeza de seu poder contenderia comigo? Não: ele antes me atenderia. Ali o reto pleitearia com ele, e eu me livraria para sempre do meu Juiz. Eis que se me adianto, ali não está; se torno para trás, não o percebo.”

6.Nós também agimos assim. Fazemos escolhas impulsivas e insensatas que prejudicam durante anos, por não querermos aguardar pacientemente que Deus nos mostre a sua vontade. 7.Casamento: Alguns rapazes e moças parecem pensar que jamais terão outra oportunidade para casamento se permitirem que esta escape, e assim precipitam-se em casar-se. 8.Emprego: Outras pessoassaem do emprego por razões triviais, vendem sua casa e se mudam para outra cidade sem qualquer orientação clara. 9.Divórcio: Outros pedem divórcio sem pensar nas conseqüências do que diz a palavra de Deus. 10.A palavra nos ordena a refletirmos e perseverarmos na oração:

Provérbios 19:2 - “Assim como não é bom ficar a alma sem conhecimento, peca aquele que se apressa com seus pés.”

11.Por que Deus demora em dar-nos orientação quando precisamos tanto dela?

Isaias 30:18 - “Por isso, o SENHOR esperará, para ter misericórdia de vós; e por isso se levantará, para se compadecer de vós, porque o SENHOR é um Deus de eqüidade; bem-aventurados todos os que nele esperam.”

12.Quanto mais Deus se demora e quanto mais desesperada se torna a nossa situação, tanto mais graciosa e poderosa será a sua ajuda e tanto mais gloriosamente será Ele exaltado. 13.Ele demora a fim de demonstrar melhor a sua misericórdia e glorificar-se. 14.As grandes esperas são no geral seguidas de respostas espetaculares. 15.Os períodos de espera podem ser também épocas de grande crescimento espiritual. 16.Talvez mediante a sua demora Deus pode estar tentando ensinar algo melhor ainda do que a resposta que aguardamos. 17.Os “atrasos” de Deus tem sempre um propósito bom e, embora não saibamos qual seja, Deus espera que confiemos e aguardemos nele.

Isaias 28:16 - “Portanto assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse.”

Page 36: Sermão 1 Como Saber a Vontade de Deus? - pibjo.org.brpibjo.org.br/pibjo/wp-estudos/A Vontade de Deus.pdf · E naquela mesma hora o vi. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão

18.Não devemos estabelecer limites de tempo para Deus, pois Ele nem sempre opera de acordo com o nosso horário. 19.Não nos cabe apressá-lo, mesmo que as pessoas ao nosso redor estejam gritando conosco para que tomemos uma decisão. 20.Satanás pode estar nos apressando a tomar uma decisão, de acordo com a vontade de Deus, mas fora do tempo, para arruinar nossa vida. 21.A ordem é: Confie em Deus e espere!

CONCLUSÃO

1.Deus nos revela sua vontade através da paz interior. 2.Deus nos revela sua vontade através da paz confiante. 3.Deus nos revela sua vontade através da paz permanente. 4.Deus nos revela sua vontade através da paz perseverante.

Sermão 10

Como Saber a Vontade de Deus? Pregador: Pr. Luiz Antonio Ferraz Local: Igreja Batista da Esperança

Data: 02/11/2001 Texto: Isaias 30:21

“E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda.” Como Saber a Vontade de Deus? PROPOSIÇÃO: DEUS REVELA SUA VONTADE QUANDO NOS DESVIAMOS DELA (Isaias 30:21). INTRODUÇÃO

1.Há pessoas que acreditam terem se casado com a pessoa errada. 2.Outros acham que escolheram a profissão errada.

Page 37: Sermão 1 Como Saber a Vontade de Deus? - pibjo.org.brpibjo.org.br/pibjo/wp-estudos/A Vontade de Deus.pdf · E naquela mesma hora o vi. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão

3.Alguns deixaram de fazer a faculdade quando tiveram oportunidade. 4.Outros fecharam seus ouvidos espirituais no passado quando Deus os chamou para alguma forma de serviço 5.O que acontece quando nos desviamos da vontade de Deus?

I.DEUS REVELA SUA VONTADE CORRETIVA

1.A Bíblia dá exemplos de homens que se desviaram da vontade de Deus. 2.Adão e Eva decidiram seguir sua própria vontade. 3.Abraão tomou a serva de sua esposa para conceber um filho através dela. 4.Abraão achou que Deus poderia cumprir sua promessa através de Hagar:

Gênesis 16:1-4 - “ORA Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos, e ele tinha uma serva egípcia, cujo nome era Agar. E disse Sarai a Abrão: Eis que o SENHOR me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai. Assim tomou Sarai, mulher de Abrão, a Agar egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão seu marido, ao fim de dez anos que Abrão habitara na terra de Canaã.E ele possuiu a Agar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos.

5.Abraão queria dar uma ajudazinha a Deus 6.Abraão usou de sabedoria humana, de razões carnais. 7.Nós também podemos nos desviar da vontade de Deus, dando ouvidos a sabedoria deste mundo, em lugar da voz de Deus. 8.Um empresário falido confessou: “Pensei que Deus precisava mais do meu dinheiro do que de mim, entrei então nos negócios quando Ele me queria no ministério, e agora que minha empresa faliu, Deus não tem nem a mim nem a meu dinheiro.” 9.Podemos nos desviar da vontade de Deus por várias causas:

(1)Fugir das obrigações: Davi cometeu adultério e homicídio porque deixou sua responsabilidade. Ele deveria estar à frente do seu exército, em vez de ficar passeando no terraço real: 2Sm.11:1,2 - “E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém. E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista.

Page 38: Sermão 1 Como Saber a Vontade de Deus? - pibjo.org.brpibjo.org.br/pibjo/wp-estudos/A Vontade de Deus.pdf · E naquela mesma hora o vi. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão

(2)Obstinação: Jonas fugiu obstinadamente em direção contrária à vontade de Deus, quando Deus lhe havia dado instruções claras para pregar à Nínive. (3)Fraqueza humana: Pedro negou o Senhor três vezes por causa de uma fraqueza humana: sua auto-suficiência orgulhosa e presunçosa: Marcos 14:31 - “Mas ele disse com mais veemência: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de modo nenhum te negarei. E da mesma maneira diziam todos também.”

(4)Procrastinação: Dois homens preferiram adiar a decisão de seguir a Cristo por causa de interesses pessoais. Um queria esperar seu pai morrer, e o outro queria ordenar sua casa: Lucas 9:59-61 - “E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: SENHOR, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai. Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus. Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa.”

(5) Prazer temporário: O prazer do pecado pode nos desviar de fazer a vontade de Deus. Moisés preferiu desprezar os prazeres temporários para gozar dos prazeres espirituais: Hebreus 11:24-26 - “Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado; Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.”

II. DEUS REVELA SUA VONTADE ESTIMULATIVA

1.Confissão: Para nos estimular à sua vontade:

(1)Deus perdoa o pecado (1Jo.1:9). (2)Deus afasta o pecado (Sl.103:12). (3)Deus lança o pecado no mar (Mq.7:19) (4)Deus esquece o pecado (Jr.31:34). Deus perdoou Davi, Jonas e Pedro: (Sl.32:5).

2.Recompensa: A recompensa pode ser retributiva ou remunerativa.

(1) Retributiva: quando Deus retribui com disciplina corretiva: Gálatas 6:7 - “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.”

a.Pedro “chorou amargamente” (Lc.22:62).

Page 39: Sermão 1 Como Saber a Vontade de Deus? - pibjo.org.brpibjo.org.br/pibjo/wp-estudos/A Vontade de Deus.pdf · E naquela mesma hora o vi. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão

b.Sara e Hagar tornaram-se inimigas (Gn.16:5-8; 21:9,10) c.Ismael e Isaque tornaram-se rivais, uma rivalidade que continua até hoje no conflito árabe-israelita. d.No caso de Jonas Deus enviou um peixe para engoli-lo.

A disciplina não é agradável (Hb.12:11), mas Deus a usa porque nos ama como filhos (Hb.12:6), e deseja nos guiar de volta à sua vontade (Is.30:21).

(2) Remunerativa: quando Deus remunera com bênçãos: 2 Coríntios 5:10 - “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.”

a.Para aqueles que fizerem a vontade de Deus (1Jo.2:17). b.Que fazem a vontade de Deus de coração (Ef.6:6). c.Que fazem com amor (Sl.40:8).

CONCLUSÃO

1.Deus revela sua vontade para que a cumpramos e sejamos recompensados:

1 Coríntios 9:25 - “E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.

2.Deus revela sua vontade para que a cumpramos e não sejamos envergonhados:

1 João 2:28 - “E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda.