sequência didática rosana

8
SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM) SOBRE A CRÔNICA NARRATIVA “MEU PRIMEIRO BEIJO” – ANTONIO BARRETO Público alvo: alunos de 9º ano. Duração: aproximadamente de 4 a 6 aulas. PASSO Trabalhando com a oralidade: Fazendo um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos a partir do título do texto: “beijo”. As emoções, expectativas, reações, alegrias, decepções sentidas... ( apresentação de fotos e imagens sobre o assunto). 2º PASSO

Upload: rosangela-faria

Post on 04-Aug-2015

332 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sequência didática rosana

SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM) SOBRE A CRÔNICA NARRATIVA“MEU PRIMEIRO BEIJO” – ANTONIO BARRETO

Público alvo: alunos de 9º ano.

Duração: aproximadamente de 4 a 6 aulas.

1º PASSO

Trabalhando com a oralidade:

Fazendo um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos a partir do título do texto: “beijo”. As emoções, expectativas, reações, alegrias, decepções sentidas... ( apresentação de fotos e imagens sobre o assunto).

2º PASSO

Ainda trabalhando a oralidade:

Apresentar um pouco da vida do autor Antonio Barreto:

Page 2: Sequência didática rosana

Antonio Barreto (Antonio de Pádua Barreto Carvalho) nasceu em Passos (MG) em 13 de junho de 1954. Reside em Belo Horizonte desde 1973. Morou também em algumas cidades do Oriente Médio, onde trabalhou como projetista de Engenharia Civil, na construção de estradas, pontes e ferrovias. Tem vários prêmios nacionais e internacionais de literatura, para obras inéditas e publicadas, nos gêneros: poesia, conto, romance e literatura infanto-juvenil. Entre eles: Prêmio Jabuti (Câmara Brasileira do Livro - três vezes, oito vezes indicado), Bolsa Vitae de Literatura, Prêmio Remington, Bienal Nestlé de Literatura, Prêmio Minas de Cultura, Prêmio Nacional de Contos do Paraná, Prêmio “Guimarães Rosa” de romance, Prêmio “Emílio Moura” de poesia, Prêmio “Cidade de Belo Horizonte” - poesia e contos, Prêmio “João-de-Barro” de literatura infantil e juvenil , Prêmio “Carlos Drummond de Andrade” e “Manuel Bandeira” de poesia, UBE (SP), UBE (PE), UBE(RJ); Prêmio “Henriqueta Lisboa”, Prêmio “Petrobrás” de Literatura, Prêmio Nacional de Literatura/UFMG, Prêmio Bienal do Livro de BH, Prêmio Bienal Internacional do Livro de SP, Prêmios de “Leitura Altamente Recomendável” para crianças e jovens/FNLIJ-RJ, Prêmio “Tereza Martin” de Literatura, Prêmio Internacional da Paz/Poesia (ONU), Prêmio “Ezra Jack Keats” da Unesco/Unicef (EUA), Prêmios/ Obras/Catálogo do IBBY (Unesco) e Prêmios/Obras/Catálogos Bienais Internacionais do Livro de Bratislava, Barcelona, Bolonha, Frankfurt e Cidade do México. Participa também de várias antologias nacionais e estrangeiras de poesia e contos. Foi redator do Suplemento Literário do Minas Gerais, articulista e cronista do jornal Estado de Minas e da revista “Morada” (BH). Colabora com textos críticos, poemas e artigos de opinião para “El Clarín” (Buenos Aires), “Ror” (Barcelona); “Zidcht” (Frankfurt), “Somam” (Bruxelas); ” : e outros periódicos. Atualmente coordena a Coleção “Para Ler o Mundo”, da Formato Editori.

Principais obras publicadas:

Poesia: O sono provisório (Francisco Alves, 78); Vastafala (Scipione, 88).

Contos: Os ambulacros das holotúrias/Reflexões de um caramujo (UFMG, 90/93).

Romance: A barca dos amantes (Lê, 90); A guerra dos parafusos (José Olympio, 93).

Infantis e Juvenis: Lua no varal e Isca de pássaro é peixe na gaiola (Miguilim, 87, 89); A noite é um circo sem lona (Record, 87); Livro das simpatias (RHJ, 90); Bombeiros do sol, com Graça Sette (José Olympio, 97); Brincadeiras de anjo, Tem um avião lá fora, O velho pássaro da lua e Balada do primeiro amor (FTD, 87, 87, 96, 97).

Crônicas: Transversais do Mundo (Lê, 99)

Page 3: Sequência didática rosana

A sair: Zoonário (Mercuryo, 01), O menino que não sonhava só (Mercuryo, 01).

3º PASSO

Leitura compartilhada do texto “Meu Primeiro Beijo” de Antonio Barreto.

Fazer com que os alunos reflitam sobre a intenção do autor ao escrever este texto.

Refletir sobre o porquê da utilização deste gênero textual (crônica), retomando as características desta (narrativa curta, com número reduzido de personagens, fato do dia-a-dia, o tom humorístico, a linguagem simples, apesar de alguns termos científicos).

Analisar os elementos da narrativa: as personagens (quem provavelmente são); o espaço (onde tudo começa e onde ocorre o primeiro beijo); o tempo (quanto tempo durou da preparação até realmente o ato); o tipo de narrador (se é narrador personagem ou narrador observador).

Analisar o enredo: identificar a situação inicial (recordando das aulas de Biologia ou Química); complicação (falando do bilhete até as explicações científicas do beijo); o clímax (a sensação do primeiro beijo) e o desfecho (ao descer do ônibus e a monotonia do depois do primeiro beijo).

Reconhecer o público alvo (a que leitor se pretende atingir).

4º PASSO

Apresentação do vídeo Dr. Bactéria sobre o que acontece, quimicamente, quando se beija. Já que o texto aponta para estas questões, não só emocionais, mas químicas e científicas sobre o beijo.

5º PASSO

Sugerir pesquisa com os pais e avós sobre quando aconteceu o primeiro beijo – cada grupo de alunos pesquisará uma faixa etária.

6º PASSO

Apresentação da pesquisa pelos grupos: observação sobre discussão sobre o primeiro beijo e seu momento para cada faixa etária.

7º PASSO

Pesquisa (usando a internet) sobre os termos científicos que constam no texto: como “glicose, metabolismo, salivando seus perdigotos...”.

8º PASSO

Page 4: Sequência didática rosana

Apresentação da pesquisa feita pelos alunos.

9º PASSO

Trabalhar a intertextualidade do tema: verificar as características comuns entre as músicas, poesias, filmes e obras de arte que falam sobe o beijo, e trabalhar também as figuras de linguagem.

O primeiro beijo é o começo daquela vibração mágicaque transporta os amantes do mundo das coisas e dos seres

para o mundo dos sonhos e das revelações                                                                  ~ Gibran Kahlil Gibran ~

As almas se encontram nos lábios dos enamorados                                    Percy Bysshe Shelley (1792-1822

Um Beijo

Page 5: Sequência didática rosana

Luan Santana

Sai cantando do chuveiroEu sou o cara mais feliz do mundo inteiro

Noite perfeita, tá na hora, quero te encontrar

Em frente ao espelho, tô ensaiandoA melhor forma de dizer que tô te amandoEssa é a chance, é agora eu não posso errar

Mas bem na hora de falar com vocêTravei, comecei a gaguejar

E a saída é deixar acontecerO coração se entregar

Um beijo fala mais que mil palavrasUm toque é bem mais que poesiaNo seu olhar enxergo a sua alma

Sua fala é uma linda melodiaNinguém sabe explicar o que é o amorNinguém vai ser feliz sem ser amado

Meu coração de vez se entregouConfesso que eu estou apaixonado

Mas bem na hora de falar com vocêTravei, comecei a gaguejar

E a saída é deixar acontecerO coração se entregar

Um beijo fala mais que mil palavrasUm toque é bem mais que poesiaNo seu olhar enxergo a sua alma

Sua fala é uma linda melodiaNinguém sabe explicar o que é o amorNinguém vai ser feliz sem ser amado

Meu coração de vez se entregouConfesso que eu estou apaixonado

http://letras.mus.br/luan-santana/1780219/

OBRA RECOMENDADA:

Page 6: Sequência didática rosana

PINTURA “O BEIJO” DE GUSTAV KLIMT

10º PASSO

Encerrando com a proposta de produção escrita sobre o tema meu primeiro beijo: uma crônica.

GRUPO DA ATIVIDADE PRESENCIAL: ADRIANA, MARIS, ELAINE, LÁZARA E ROSANA.