senhora de encarnaÇÃo abre...

2
2018 Marcações | Informações Serviço de Públicos e Desenvolvimento Cultural Direção da Cultura da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa Tel. 213 240 869 / 866 / 887 [email protected] www.scml.pt | www.museu-saoroque.com/pt Visitas com marcação prévia obrigatória Mínimo 10 participantes, máximo 30 /santacasadamisericordiadelisboa /museudesaoroque As informações contidas neste desdobrável estão sujeitas a alterações. Edição: Direção da Cultura. Coordenação e Projeto Gráfico: Direção de Comunicação e Marketing. A construção deste edifício resultou da vontade da Infanta D. Maria, filha do rei D. Manuel, em criar um convento de religiosas da Ordem de São Bento de Avis, sob a invocação de Nossa Senhora da Encarnação. Erguido no reinado de Filipe II de Portugal, o conjunto sofreu grandes alterações no século XVIII. Com a extinção das ordens religiosas, em 1834, o convento foi transformado em Recolhimento da Encarnação, o qual, a partir de 1945, integrou os Recolhimentos da Capital. Este edifício encontra-se atualmente à guarda da Misericórdia de Lisboa. 20 OUTUBRO CONVENTO DO GRILO Rua do Grilo 118 - 112, Lisboa 15 DEZEMBRO QUINTA ALEGRE Campo das Amoreiras, Charneca do Lumiar, nº 94 Dedicado a Nossa Senhora da Conceição do Monte Olivete, foi fundado no século XVII pelos Irmãos Descalços de Santo Agostinho. A primeira pedra foi lançada no reinado de D. Afonso VI, em 1666. Destacam-se no seu interior a escadaria monumental, as alas das celas, decoradas com azulejos barrocos, e a igreja, com a sua talha dourada e um monumental retábulo em mármores polícromos. 17 NOVEMBRO CONVENTO DE NOSSA SENHORA DE ENCARNAÇÃO Largo do Convento da Encarnação, Lisboa A SANTA CASA ABRE PORTAS Jan > Dez ´18 3º Sábado de cada mês | 10h Em 2018, a Santa Casa abre as portas de doze edíficios que integram o seu património ou estão entregues à sua responsabilidade. CADA MÊS, UM EDÍFICIO DIFERENTE. Quinta de recreio do Século XVIII, mandada construir por Manuel Telles da Silva, 1.º Marquês do Alegrete. Classificada como Imóvel de Interesse Público, este e a sua envolvente de jardim e mata configuram o exemplo de uma das mais requintadas quintas de recreio barrocas dos arredores de Lisboa. No seu interior destaca-se um notável conjunto de pintura mural. Recentemente reabilitado, o palácio assumirá funções lúdico-recreativas, estando também projetada a implementação de uma unidade habitacional intergeracional.

Upload: others

Post on 05-Jun-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SENHORA DE ENCARNAÇÃO ABRE PORTASimgs.santacasa.viatecla.com/share/2018-01/2018-01-17154138_f766… · traçado no início do século XX pelo arquiteto Adães Bermudes, responsável,

2018Marcações | InformaçõesServiço de Públicos e Desenvolvimento CulturalDireção da Cultura da Santa Casa da Misericórdia de LisboaTel. 213 240 869 / 866 / [email protected] | www.museu-saoroque.com/pt

Visitas com marcação prévia obrigatóriaMínimo 10 participantes, máximo 30

/santacasadamisericordiadelisboa/museudesaoroque

As informações contidas neste desdobrável estão sujeitas a alterações.

Edição: Direção da Cultura.Coordenação e Projeto Gráfico: Direção de Comunicação e Marketing.

A construção deste edifício resultou da vontade da Infanta D. Maria, filha do rei D. Manuel, em criar um convento de religiosas da Ordem de São Bento de Avis, sob a invocação de Nossa Senhora da Encarnação. Erguido no reinado de Filipe II de Portugal, o conjunto sofreu grandes alterações no século XVIII. Com a extinção das ordens religiosas, em 1834, o convento foi transformado em Recolhimento da Encarnação, o qual, a partir de 1945, integrou os Recolhimentos da Capital.Este edifício encontra-se atualmente à guarda da Misericórdia de Lisboa.

20 OUTUBROCONVENTO DO GRILO

Rua do Grilo 118 - 112, Lisboa

15 DEZEMBROQUINTA ALEGRE

Campo das Amoreiras, Charneca do Lumiar, nº 94

Dedicado a Nossa Senhorada Conceição do Monte Olivete,foi fundado no século XVIIpelos Irmãos Descalçosde Santo Agostinho. A primeira pedra foi lançada no reinadode D. Afonso VI, em 1666. Destacam-se no seu interiora escadaria monumental,as alas das celas, decoradascom azulejos barrocos,e a igreja, com a sua talha dourada e um monumental retábulo em mármores polícromos.

17 NOVEMBRO

CONVENTO DE NOSSASENHORA DE ENCARNAÇÃO

Largo do Convento da Encarnação, Lisboa

A SANTA CASAABRE PORTASJan > Dez ´18

3º Sábado de cada mês | 10h

Em 2018, a Santa Casa abre as portas de doze edíficios que integram o seu património ou estão entregues à sua responsabilidade.

CADA MÊS, UM EDÍFICIO DIFERENTE.

Quinta de recreio do Século XVIII, mandada construir por Manuel Tellesda Silva, 1.º Marquês do Alegrete. Classificada como Imóvel de Interesse Público, este e a sua envolvente de jardim e mata configuram o exemplode uma das mais requintadas quintas de recreio barrocas dos arredores de Lisboa.No seu interior destaca-se um notável conjunto de pintura mural.Recentemente reabilitado, o palácio assumirá funções lúdico-recreativas, estando também projetadaa implementação de uma unidade habitacional intergeracional.

Page 2: SENHORA DE ENCARNAÇÃO ABRE PORTASimgs.santacasa.viatecla.com/share/2018-01/2018-01-17154138_f766… · traçado no início do século XX pelo arquiteto Adães Bermudes, responsável,

Edifício projetado pelo arquiteto Vasco Regaleira, construídono âmbito do plano de urbanização da encosta do Restelo,do final da década de 30 do século XX. Trata-se de um exemplardo revivalismo que caraterizou a arquitetura portuguesa dos anos 40, evocativa dos então considerados momentos áureos da Nação:a fundação, a época medieval e a expansão ultramarina.Este edifício foi legado à Misericórdia de Lisboa por Henrique Mantero Belard, em 1975.

20 JANEIROSALA DE EXTRAÇÕES DA LOTARIA NACIONAL

Largo Trindade Coelho, Lisboa

Instalada num dos antigos claustros seiscentistas da Casa-Professa deSão Roque, a atual Sala de Extrações da Lotaria Nacional deve-se a um projeto traçado no início do século XX pelo arquiteto Adães Bermudes, responsável, também, pelo antigo Museu do Tesouro da Capela de São João Baptista,atual Museu de São Roque. Desde 1903 que a sorte “anda à roda” nesta sala,para cumprimento do decreto aprovadoem 1783 por D. Maria I, concedendoà Instituição a exploração da Lotaria, assegurando, assim, que a Misericórdia consegue chegar a quem mais precisa.

17 MARÇORESIDÊNCIA FARIA MANTERO

Praça de Diu, 3, Lisboa

16 JUNHOCONVENTO DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA

Rua Luísa Todi, 1, Lisboa

Convento Franciscano, da Província da Arrábida, construído no último quartel do século XVII, no contexto das guerras da restauração da independência nacional, por vontade de D. António Luís de Meneses, 3.º Conde de Cantanhede e 1.º Marquês de Marialva.Ocupa um quarteirão do Bairro Alto. Destaca-se, no seu interior, a Capela dos Lencastres, mandada erguer pelos testamenteiros de D. Veríssimo de Lencastre, Cardeal de Portugale Inquisidor Geral do Reino.

Conjunto arquitetónico situado em Albarraque que recria uma aldeia saloia. Planeado como orfanato-escola, foi construído nas décadasde 30 e 40 do século XX, sob a orientação do arquiteto António Lino. Incluía uma pequena igreja, um teatro-ginásio, um quartel de bombeiros, pequenas casas de piso térreo ou com dois pisos onde se distribuíam serviços variados e espaços ajardinados. Estas estruturas mantêm-se intactas na atualidade, ainda que cumprindo outras funções. A aldeia inclui uma escola de formação profissional e um lar de idosos.

Igreja jesuítica, quinhentista, projetada pelo arquiteto Afonso Álvares, mestre-de-obras de D. João III, e concluída pelo arquiteto de Filipe I de Portugal, Filipo Terzi. De grande simplicidade arquitetónica, alberga um importante espólio de talha dourada, azulejaria, pintura, escultura, uma coleção de relicários única e a Capela de São João Baptista, encomenda de D. João V a Roma, da autoria de Luigi Vanvitelli e Nicola Salvi.

19 MAIO

ALDEIA DE SANTA ISABELAvenida dos Combatentes

Albarraque, Sintra

21 ABRILCASA - PROFESSA DE SÃO ROQUE

Largo Trindade Coelho, Lisboa

Jazigo neomanuelino, ricamente trabalhado,projetado pelo arquiteto Adães Bermudes e construído entre 1906 e 1909, para albergaros restos mortais daquelesque em vida haviam apoiadoa Misericórdia de Lisboa.

Obra projetada nos anos 50 e erguida nos primeiros anos da década seguinte, inteiramente vocacionado para a medicina de reabilitação. De linhas sóbrias e modernistas, foi concebido pelo arquiteto Formosinho Sanchez que se inspirou no Sanatório de Paimiode Alvar Aalto e na arquitetura de Mies van der Rohe. De salientara envolvente paisagística projetada por Álvaro Ponce Dentinho.

21 JulhoHOSPITAL DE SANT’ANA

Rua de Benguela, Parede, Cascais

Sanatório do início do século XX destinado a criançascom tuberculose óssea. O programa clínico que preside à sua construção deve-se aos médicos Sousa Martins e José de Almeida. As famílias Chamiço e Biester financiaram a construção, projetadapor Rosendo Carvalheira, excecional para a época. Evidenciam-sea capela, neobizantina e neogótica, os painéis de azulejo arte novado Jardim de Inverno e da fachada voltada para o mar, bem comoas estruturas de ventilação. Foi legado em testamento à Misericórdia de Lisboa em 1911 por Claudina Chamiço.

18 AGOSTO

JAZIGO DOS BENFEITORESDA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA

Cemitério do Alto de São João, Lisboa

15 SETEMBRO

CENTRO DE MEDICINADE REABILITACÃO DE ALCOITÃO

Rua Conde Barão, Alcoitão, Cascais

A construção deste mosteiro iniciou-se em 1609, no reinado deFilipe II de Portugal, sob a direção de D. Cristóvão de Moura, Vice-Reide então e valido de Filipe II. Destacam-se, no seu interior, o claustro,o de maior área coberta da Península Ibérica, e a igreja, ricamente decorada com talha dourada e azulejos barrocos.

17 FEVEREIRO

MOSTEIRO DE SANTOS-O-NOVOLargo de Santos-o-Novo

Calçada Cruz da Pedra, 44, Lisboa