seminário para a disciplina economia e financiamento da

7
SEMINÁRIO PARA A DISCIPLINA ECONOMIA E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO Críticas de Claudio Salm

Upload: gabi-senzafine

Post on 03-Aug-2015

131 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Seminário para a disciplina economia e financiamento da

SEMINÁRIO PARA A DISCIPLINA ECONOMIA E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO

Críticas de Claudio Salm

Page 2: Seminário para a disciplina economia e financiamento da

CLÁUDIO SALM-BIOGRAFIA

Claudio Leopoldo Salm, é graduado pela Faculdade de Economia da UFRJ. Em 1963 fez mestrado:Programa de Estudos Econômicos Latino-Americanos para Graduados(escolatina) pela Universidade do Chile 1965/67;

Teve sua dissertação aprovada em 1969.Fez doutorado em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade de Campinas(UNICAMP) entre 1978/79 e obteve aprovação de tese em 1980.

Atualmente é consultor da FUNDAP(Fundação de Desenvolvimento e Administrativo de São Paulo) e também Pesquisador-bolsista do Instituto de Economia da UFRJ.

Page 3: Seminário para a disciplina economia e financiamento da

CLÁUDIO SALM-BIOGRAFIA Um dado curioso dito por ele

mesmo:Parece ser contra o ex-presidente Lula, porque em certa ocasião em que iria discursar sobre produtividade foi interrompido por um dos sindicalistas presentes que se curvando sobre como se tivesse muitos sacos pesados nas costas, afirmava que a produtividade seria aquilo e ele não tendo mais clima para continuar foi saindo discretamemnte e então ouviu um certo Lula dar um HE, HE , HE!

Page 4: Seminário para a disciplina economia e financiamento da

CRÍTICAS ATRIBUIDAS A CLÁUDIO SALM

O capital, afirma ele, não precisa recorrer à escola para a qualificação da força de trabalho; ele é auto-suficiente; dispõe de meios próprios.

Argumenta Salm que o capital fornece, ele próprio, a solução para o problema da qualificação de seus quadros.

O instrumento utilizado pelas formas capitalistas de produção para adequar a mão-de-obra ao processo de trabalho consiste no empobrecimento do conteúdo da maioria dos cargos e funções:o parcelamento das atividades de trabalho tende a eliminar o trabalhador qualificado.

Page 5: Seminário para a disciplina economia e financiamento da

CRITÍCAS À POSTURA DE SALM

Para Salm, a raiz do problema da educação está na crescente desvinculação entre educação e trabalho, e não como querem alguns críticos da teoria do Capital Humano, na subordinação da escola ao capital. Eis ai uma contradição aparentemente insolúvel:o objetivo da democratização das oportunidades educacionais requer o máximo de educação para a maioria, enquanto o mercado de trabalho requer um mínimo de educação para a maioria, e um máximo apenas de uma minoria.

Page 6: Seminário para a disciplina economia e financiamento da

CRÍTICAS ATRIBUIDAS A SALM

- Escola como uma esfera improdutiva, do ponto de vista do capitalismo

- Desvinculação entre educação e trabalho

- Escassez de mão-de-obra qualificada é uma falácia

Page 7: Seminário para a disciplina economia e financiamento da

CONCLUI SALM

A escola - conquista popular - transformou-se, num prolongado purgatório que, quanto mais cresce, mais tem de crescer, pois os melhores lugares no céu do trabalho estão reservados aos que padeceram por mais tempo” (Salm, 1980, p.48)