seminário de biologia tema msculos

18
Escola Estadual Walter Duarte Perei Docente: Rafael Tema: Mú Discentes: Turn Felipe Italo Tur Isaac Antonio Marcelo Nascimento Rafael Thalyson l Seminário de Biologia

Upload: fe-fe-fiel

Post on 05-Jun-2015

105 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Seminário de biologia tema msculos

Escola Estadual Walter Duarte Pereira Docente: Rafael Tema: Músculos Discentes: Turno: VespertinoFelipe Italo Turma:2ª U Isaac Antonio Marcelo Nascimento Rafael Thalyson

l Seminário de Biologia

Page 2: Seminário de biologia tema msculos

Músculos

Page 3: Seminário de biologia tema msculos

Definição:

Os músculos são os tecidos responsáveis pelos movimentos dos animais, tanto os movimentos voluntários, com os quais o animal interage com o meio ambiente, como os movimentos dos seus órgãos internos, como o coração ou o intestino.

Page 4: Seminário de biologia tema msculos

Os músculos são formados por tecido muscular;

*Esses tecidos caracterizam-se pela propriedade de contrair-se e extender-se de forma simultânea, produzindo movimentos essenciais ao desenvolvimento do corpo.

Page 5: Seminário de biologia tema msculos

Dois componentes:

• Com a inserção de Sódio no tecido, acontece a contração muscular, isso ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo. Esse estímulo elétrico desencadeia o potencial de ação, que resulta na entrada de cálcio(necessário à contração) dentro da célula, e a saída de Potássio responsável pela extensão do tecido muscular,da mesma.

Page 6: Seminário de biologia tema msculos

Existem três tipos de músculos:

• Músculo estriado esquelético;

• Músculo estriado cardíaco;

• Músculo liso.

Page 7: Seminário de biologia tema msculos

Todos os três tipos musculares têm as seguintes características:

• Podem contrair-se e encurtar, tornando-se mais tensos e duros, em resposta a um estímulo vindo do sistema nervoso;

• Podem ser distendidos, aumentando o seu comprimento;

• Podem retornar à forma e ao tamanho originais.

Page 8: Seminário de biologia tema msculos

Contratilidade – É a propriedade que o tecido muscular de se contrair;

Elasticidade – É a propriedade que o tecido muscular tem de se distender.

Page 9: Seminário de biologia tema msculos

Características:

Músculo estriado esquelético – É formado por fibras musculares cilíndricas, finas e que podem medir vários centímetros de comprimento. Os músculos esqueléticos possuem uma coloração mais avermelhada. São também chamados de músculos estriados, já que apresentam estriações em suas fibras (fibrocélulas estriadas). São os responsáveis pelos movimentos voluntários; estes músculos se inserem sobre os ossos e sobre as cartilagens e contribuem, com a pele e o esqueleto, para formar o invólucro exterior do corpo.

Page 10: Seminário de biologia tema msculos
Page 11: Seminário de biologia tema msculos

Esquema de músculo estriado esquelético

Page 12: Seminário de biologia tema msculos

Músculo estriado cardíaco – Histologicamente tem característica de músculo esquelético, mas funcionalmente tem característica de músculo liso. Assim como o tecido muscular esquelético, apresenta fibrocélulas bastante compridas. É também chamado de miocárdio, e constitui a parede do coração. Apesar de ser estriado, possui movimentos involuntários. Este músculo se contrai e relaxa sem parar. Entretanto, suas células são mononucleadas ou binucleadas, com núcleos localizados mais centralmente. Também possuem discos intercalares, que são linhas de junção entre uma célula e outra, que aparecem mais coradas que as estrias transversais.

Page 13: Seminário de biologia tema msculos

Coração humano onde existem fibras musculares diferenciadas.

Page 14: Seminário de biologia tema msculos
Page 15: Seminário de biologia tema msculos

Músculo liso - Coloração esbranquiçada, também chamados de músculos viscerais que entram na constituição dos órgãos profundos, ou vísceras, para assegurar-lhes determinados movimentos (contrações). Estes músculos têm estrutura "lisa" e funcionam independentemente da nossa vontade. A maneira com que se dispõem suas fibras é bem diferente da musculatura estriada. São involuntários e, em geral são longos e lentos. Os músculos lisos não apresentam estrias. Suas células têm o formato de fuso e constituem parede de órgãos governos, como o estômago e o intestino. Um dos trabalhos que realizam são os movimentos do tubo digestivo -movimentos peristálticos - e o aumento e a diminuição da pupila.

Page 16: Seminário de biologia tema msculos

Esquema de sistema muscular frontal do corpo humano

Page 17: Seminário de biologia tema msculos
Page 18: Seminário de biologia tema msculos

Www.slideshare.net/musculosWww.slideshare.net/fefeFiel

Bibliografia