seminário aborda vulnerabilidade juvenil - recife.pe.gov.br · oliveira, irmã maria rismanda...

2
Data: 02 de dezembro de 2015 - Edição de nº 14 Professores de Educação Física em formação. Durante todo ano de 2015, professores de Educação Física parciparam do Projeto Ana Moser. As formações foram planejadas em acordo com a Políca de Ensino da Rede Municipal do Recife e abordaram diversas temácas direcionadas às questões de saúde, integração e inclusão social. A culminância da formação ocorreu no mês de novembro com socialização dos projetos desenvolvidos pelos professo- res de educação sica. Dentre eles, podemos destacar, o projeto do professor Anderson (E.M. Jonatas Braga), no qual desenvolveu as modalidades esporvas adaptando-as ao pouco espaço oferecido pela unidade educacional e o projeto de iniciação ao basquete, denominado cestobol, realizado pelo prof. João Ferreira no Geraldão, onde 98% do grupo era formado por jovens com deficiência. Projeto Ana Moser Profa Márcia e Prof. Eraldo socializando projeto. Seminário aborda vulnerabilidade juvenil Dia 26 de novembro ocorreu, na EFAER Prof. Paulo Freire, o Seminário Maioridade Penal - População Vulnerável, Jovens Negros (as). O que a Escola Tem a Ver com Isso? envolvendo a equipe do Grupo de Trabalho das Relações Etnicorraciais (GTERÊ), representantes do Ministério Público, da equipe de Saúde do Recife, e da Secretaria de Infância e Juventude, além de Pesquisadores da Fundaj e professores da Rede Municipal de Ensino do Recife. O objevo principal do seminário foi subsidiar a reflexão sobre a vulnerabilidade juvenil à violência, principalmente da população jovem negra. Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública (FBSP, 2014), em 2013, os jovens negros foram 18,4% mais encarcerados e 30,5% mais vímas de homicídios do que os brancos, entre 12 e 29 anos. Diante desse quadro de violência e desigualdade racial, o seminário, além de apresentar as ações pedagógicas já implementadas na Rede Municipal de Ensino do Recife, trouxe professores para socializarem suas prácas pedagógicas de sensibilização, ampliando as vozes no enfrentamento à violência e ao racismo. Projetos socializados no seminário Afirmação da Idendade Negra em Sala de Aula: Vivências da E. M. Arquiteto Alexandre Muniz Profa Odailta Alves Redução da Violência Escolar Através de Jogos Profa Márcia Moreira e o Prof. Heraldo de Almeida Relações Etnicorraciais nas Turmas de EJA Profa Marlen Leandro

Upload: lamtuong

Post on 21-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Data: 02 de dezembro de 2015 - Edição de nº 14

Professores de Educação Física em formação.

Durante todo ano de 2015, professores de Educação Física participaram do Projeto Ana Moser. As formações foram planejadas em acordo com a Política de Ensino da Rede Municipal do Recife e abordaram diversas temáticas direcionadas às questões de saúde, integração e inclusão social. A culminância da formação ocorreu no mês de novembro com socialização dos projetos desenvolvidos pelos professo-res de educação física. Dentre eles, podemos destacar, o projeto do professor Anderson (E.M. Jonatas Braga), no qual desenvolveu as modalidades esportivas adaptando-as ao pouco espaço oferecido pela unidade educacional e o projeto de iniciação ao basquete, denominado cestobol, realizado pelo prof. João Ferreira no Geraldão, onde 98% do grupo era formado por jovens com deficiência.

Projeto Ana Moser

Profa Márcia e Prof. Eraldo socializando projeto.

Seminário aborda vulnerabilidade juvenil

Dia 26 de novembro ocorreu, na EFAER Prof. Paulo Freire, o Seminário Maioridade Penal - População Vulnerável, Jovens Negros (as). O que a Escola Tem a Ver com Isso? envolvendo a equipe do Grupo de Trabalho das Relações Etnicorraciais (GTERÊ), representantes do Ministério Público, da equipe de Saúde do Recife, e da Secretaria de Infância e Juventude, além de Pesquisadores da Fundaj e professores da Rede Municipal de Ensino do Recife. O objetivo principal do seminário foi subsidiar a reflexão sobre a vulnerabilidade juvenil à violência, principalmente da população jovem negra. Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública (FBSP, 2014), em 2013, os jovens negros foram 18,4% mais encarcerados e 30,5% mais vítimas de homicídios do que os brancos, entre 12 e 29 anos. Diante desse quadro de violência e desigualdade racial, o seminário, além de apresentar as ações pedagógicas já implementadas na Rede Municipal de Ensino do Recife, trouxe professores para socializarem suas práticas pedagógicas de sensibilização, ampliando as vozes no enfrentamento à violência e ao racismo.

Projetos socializados no seminário

Afirmação da Identidade Negra em Sala de Aula: Vivências da E. M. Arquiteto Alexandre Muniz Profa Odailta Alves Redução da Violência Escolar Através de Jogos Profa Márcia Moreira e o Prof. Heraldo de Almeida

Relações Etnicorraciais nas Turmas de EJA Profa Marlen Leandro

O Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores apresentou, na semana de 23 a 27 de novembro, a II Mostra Literária de Experiências em Bibliotecas. 17 trabalhos vivenciados nos espaços de leitura e mediados pelos professores de biblioteca ficaram expostos durante a semana no hall da EFAER. A maioria dos trabalhos foi produzida a partir dos livros de Ariano Suassuna, usando também as iluminuras e outras peças plásticas e visuais ligadas à obra.

Gestora Sandra Serralva/ Vice-gestora Katia Marcelina / Edição e Texto: Izabella Moreira

Rua Real da Torre, 299 - Madalena Fone: 3355.5851 E-mail: [email protected]

II Mostra Literária de Experiências em Bibliotecas

Produção da E. M. Anita Paes Barreto

Auto da Compadecida— E. M. Nossa Senhora do Pilar

Na abertura do evento, dia 23, estudantes de escolas municipais apresentaram- se no hall da EFAER. A Escola Municipal Arraial do Bom Jesus trouxe fantoches representando as personagens Chicó e Rosinha para contar a história de Ariano. Em seguida, estudantes da Escola Nossa Senhora do Pilar representaram a cena do julgamento do Auto da Compadecida. A culminância da II Mostra Literária aconteceu no dia 27, onde todos os trabalhos produzidos foram socializados pelos autores.

Fique por dentro!

Desde o mês de outubro, os professores das escolas conveniadas realizam suas formações mensais na EFAER. Os docentes, que são habilitados para exercer o magistério, geralmente, são voluntários da própria comunidade. A Secretaria de Educação do Recife tem convênio com 40 escolas de educação infantil. São escolas filantrópicas, comunitárias ou confessionais que recebem do município uma subvenção social para auxiliar nos encargos tributários e merenda para os estudantes.

Sugestões de Leitura da Biblioteca Clarice Lispector

ALENCAR, Chico. A semente do Nicolau: um conto de natal. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2002. 40 p. (Coleção Viramundo).

BRAZ, Júlio Emílio. Memórias de uma bola de Natal. São Paulo: Paulinas, 2000. (Coleção Magia das Letras. Série Le-tras e Cores).

BRAZ, Júlio Emílio. Uma pequena história de natal. 12 ed. São Paulo: Atual, 1989. 53 p. (Série Tirando de Letra).

FIÚZA, Elza. O bolo de Natal. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2004. 40 p. (Coleção Girassol).

MACHADO, Ana Maria. Um natal que não termina. Rio de Janeiro: Salamandra, 1993. 32 p.

MOREIRA, José Ricardo. A árvore de Natal mais bonita do mundo. Curitiba: Aymará, 2007. 16 p.

OLIVEIRA, Irmã Maria Crismanda Saraiva de. O natal de Fred. 13 ed. São Paulo: Paulinas, 2003. 24 p.

VIEIRA, Isabel. Conto de natal. São Paulo: Rideel, 2003. 32 p. (Coleção Aventuras Grandiosas).