semana da arte moderna "macunaíma"

17
SUGESTÃO DE AULA Modalidade: Ensino Médio Componente Curricular: Estudos literários: análise e reflexão

Upload: ana-monte

Post on 25-Jul-2015

67 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Semana da arte moderna "Macunaíma"

SUGESTÃO DE AULA

Modalidade: Ensino MédioComponente Curricular: Estudos literários: análise e reflexão

Page 2: Semana da arte moderna "Macunaíma"

DADOS DA AULA

O aluno poderá aprender com esta aula Desenvolver pesquisa orientada sobre

o momento histórico do Modernismo Analisar o filme ou o livro “Macunaíma” Analisar um texto contemporâneo com

características da 1ª fase do Modernismo

Duração das atividades: 3 aulas de 50 minutos

Page 3: Semana da arte moderna "Macunaíma"

CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM O ALUNO

conhecimentos sobre a Semana de Arte Moderna;

uso da internet

Page 4: Semana da arte moderna "Macunaíma"

ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA

utilização do laptop; utilização de videos do Youtube; atividades realizadas em grupo; utilização de textos, imagens e videos

vinculados na internet; leitura de textos informativos.

Page 5: Semana da arte moderna "Macunaíma"

Para essa aula, o professor deverá pedir aos alunos que ainda não conhecem o que foi a Semana de Arte Moderna, que voltem ao assunto antes do estudo sobre o Modernismo. Sugerirá acesso aos sites:http://www.youtube.com/watch?v=LdO_ebONK9I&feature=relatedhttp://www.youtube.com/watch?v=zc2AHqe9zrw&feature=relatedhttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27150

Page 6: Semana da arte moderna "Macunaíma"

ATIVIDADE 1

MotivaçãoO professor dirá que, após a Semana de Arte

Moderna, o período compreendido de 1922 a 1930 foi de grande efervescência artística. Perguntará se alguém da classe já viu alguma das revistas mostradas abaixo. Dirá que muitas dessas revistas foram publicadas para expor o pensamento de novos artistas do Modernismo. O nome das principais Revistas e Manifestos: Klaxon, Manifesto da Poesia Pau-Brasil,  Revista de Antropologia, A Revista, Verde-amarelismo, Manifesto Regionalista de 1926.

Page 7: Semana da arte moderna "Macunaíma"

KlaxonRevista de Antropofagia

Page 8: Semana da arte moderna "Macunaíma"

Verde-amarelismo

Manifesto da Poesia Pau-rasil

Page 9: Semana da arte moderna "Macunaíma"
Page 10: Semana da arte moderna "Macunaíma"

Na sequência, o professor dividirá a sala em cinco grupos e atribuirá a cada um o nome de uma revista ou manifesto. Dirá que pesquisem sobre o assunto, respondam o roteiro. Fornecerá apenas um site e pedirá que enriqueçam o trabalho pesquisando em outros sites, no google, por exemplo.

Page 11: Semana da arte moderna "Macunaíma"

ATIVIDADE 2 O professor apresentará à turma a proposta de leitura

do livro ou a de assistirem ao filme Macunaíma. Apresentará argumentos para a escolha da leitura

como: o livro pode ser facilmente baixado em download. A excelência da leitura é possibilitar conhecimento, entre outros, de nome de plantas e de instrumentos domésticos utilizados pelos indígenas.

Quanto aos vídeos são sete  no total de 105 minutos. O professor deverá chamar a atenção dos alunos para o fato de que só assiste bem ao filme ou lê o livro, quem conhece os princípios modernistas do início do século XX. A turma deverá fazer uma escolha única. O que não impede que individualmente façam ambas atividades. E a tarefa será feita em casa.

Page 12: Semana da arte moderna "Macunaíma"

Dirá que se trata de uma rapsódia (a rapsódia utiliza os mitos indígenas, as lendas, provérbios do povo brasileiro e registra alguns aspectos do folclore do país até então pouco conhecidos) que conta aventuras de Macunaíma, anti-herói lendário e picaresco de uma tribo indígena. Macunaíma perde um amuleto, vai a São Paulo em busca dele, volta ao final para o Amazonas.

Page 13: Semana da arte moderna "Macunaíma"
Page 14: Semana da arte moderna "Macunaíma"

ROTEIRO PARA LEITURA OU FILME (CONFORME ESCOLHA DA TURMA) :

1- Caracterização do personagem. 2- Por conhecer os princípios modernistas,

respondam: o que representa terem preferência por caçar anta?

3- O que significa a antropofagia presente em Macunaíma?

4- A referência ao folclore brasileiro e à linguagem oral é manifestação típica da primeira fase modernista. Comprove com o texto.

 5- Macunaíma é uma tentativa de construção do retrato do povo brasileiro. Você concorda? Explique.

Page 15: Semana da arte moderna "Macunaíma"

6- O enredo pode parecer confuso ao leitor acostumado à verossimilhança da maioria das narrativas com a realidade. É difícil aceitar o fato de o protagonista morrer duas vezes no romance; ou que Macunaíma, numa fuga, possa estar em Manaus e, algumas linhas depois, aparecer na Argentina; ou  o fato de o herói encontrar uma poça que embranquece quem nela se banha. O que se deve entender por isso?( Resposta: A explicação para as duas primeiras causas de confusão é: a verossimilhança é surrealista e deve ser lida de forma simbólica. Quanto à poça, quando Macunaíma e seus dois irmãos entram na água que embranquece, isso pode ser entendido como o símbolo das três etnias que formaram o Brasil: o primeiro, como a água está limpa, sai branco, o branco, vindo da Europa;  e o índio nativo, é Jiguê, é o segundo, e como a água já estava meio suja, Jiuê fica com a cor de bronze (índio); por último, Manaape, que simboliza o negro, só consegue embranquecer a palma das mãos e a sola dos pés).

Page 16: Semana da arte moderna "Macunaíma"

7- Entre as características do Modernismo, no período, buscava-se a valorização do índio verdadeiramente brasileiro. O que isso significa?

8- A leitura de “Macunaíma, o herói sem nenhum caráter” e de outros textos modernos possibilitam a análise das relações homem e natureza?

9- Sumé é um personagem lendário de nossos índios; segundo consta, foi quem ensinou os segredos da agricultura a eles. Em Macunaíma com quem podemos identificar Sumé? 

Professor, aproveite a riqueza do livro ou do filme ao fazer a

discussão.

Page 17: Semana da arte moderna "Macunaíma"

AVALIAÇÃO

O professor, deve avaliar cada etapa do processo e verificar se todos os alunos se empenharam e se envolveram:  na pesquisa sobre as revistas; se todos assistiram ao filme ou leram o

livro; se responderam às questões.