semana da Água discute revitalizaÇÃo do cÓrrego da Água quente · da revitalização do...

3
SEMANA DA ÁGUA DISCUTE REVITALIZAÇÃO DO CÓRREGO DA ÁGUA QUENTE Dentro da programação da Semana Mundial da Água, organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia de São Carlos, em comemoração ao Dia Mundial da Água, criado pela ONU no dia 22 de março de 1992, foi ministrada nesta terça-feira (21), no auditório do Paço Municipal, palestra com o geólogo Marcelo Roselli sobre o Projeto da Revitalização do Córrego da Água Quente. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia o projeto é antigo, porém foi retomado pela atual gestão. “O Projeto do Córrego da Água Quente abrange tanto as obrigações e exigências do Termo de Ajuste de Conduta (TAC), de 2003, como da sentença do aterro do Cidade Aracy e sentença do aterro da antiga entulheira”, informa José Galizia Tundisi lembrando que está previsto a revegetação e melhorias na qualidade da água. O Projeto também é composto por um Plano de Macro Drenagem da Bacia Hidrográfica, Plano de Recuperação Ambiental e Paisagística das Margens do Córrego Água Quente, 1 / 3

Upload: nguyendien

Post on 12-Dec-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

SEMANA DA ÁGUA DISCUTE REVITALIZAÇÃO DO CÓRREGO DA ÁGUA QUENTE

Dentro da programação da Semana Mundial da Água, organizada pela Secretaria deDesenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia de São Carlos, em comemoração ao DiaMundial da Água, criado pela ONU no dia 22 de março de 1992, foi ministrada nesta terça-feira(21), no auditório do Paço Municipal, palestra com o geólogo Marcelo Roselli sobre o Projetoda Revitalização do Córrego da Água Quente.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia o projetoé antigo, porém foi retomado pela atual gestão. “O Projeto do Córrego da Água Quenteabrange tanto as obrigações e exigências do Termo de Ajuste de Conduta (TAC), de 2003,como da sentença do aterro do Cidade Aracy e sentença do aterro da antiga entulheira”,informa José Galizia Tundisi lembrando que está previsto a revegetação e melhorias naqualidade da água.

O Projeto também é composto por um Plano de Macro Drenagem da Bacia Hidrográfica,Plano de Recuperação Ambiental e Paisagística das Margens do Córrego Água Quente,

1 / 3

SEMANA DA ÁGUA DISCUTE REVITALIZAÇÃO DO CÓRREGO DA ÁGUA QUENTE

incluindo as áreas públicas adjacentes e as áreas de preservação permanente de propriedadeprivada e o Plano de Monitoramento Instrumental da Bacia Hidrográfica.

Segundo Marcelo Roselli o projeto é bem mais abrangente com relação ao que estabelece oTAC. “Está previsto o cálculo hidrológico das vazões ao longo do córrego, avaliação dostrechos críticos de alagamento, erosão e assoreamento, além de avaliação geotécnica do doloe dos taludes, além de monitoramento das vazões hidrológicas e da qualidade das águas,inclusive do lençol freático”, afirma o geólogo.

Fazem parte do Núcleo Gestor do Projeto, além da Secretaria de DesenvolvimentoSustentável, Ciência, Tecnologia, as secretarias de Habitação e Desenvolvimento Urbano,Educação, Obras Públicas, Serviços Públicos, Agricultura e Abastecimento, Comunicação,SAAE, Defesa Civil e Vigilância Sanitária.

Nesta quarta-feira (22), ainda dentro da programação da Semana da Água, o tema seráParques Florestais Urbanos, com palestra ministrada pelo engenheiro florestal Daniel TonelliCaiche, a partir das 9h, também no auditório do Paço Municipal.

 

 

 

 

 

2 / 3

SEMANA DA ÁGUA DISCUTE REVITALIZAÇÃO DO CÓRREGO DA ÁGUA QUENTE

 

 

 

 

 

3 / 3