semana cultural cordimariana: construÇÃo de...

16
Publicação Bimestral do Colégio Nossa Senhora das Graças - agosto/setembro - 2010 - Ano 14 - Nº 3 JUNTOS SABEMOS MAIS Pg. 4 SEMANA CULTURAL CORDIMARIANA: CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS Pg. 2 A ARTE DE ESCULPIR Pg. 7 SEMINÁRIO INTERCOLEGIAL DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA MISSIONÁRIA Pg.12 e 13 O GUIA Pg. 3 AULAS DE CAMPO: PROJETO POTIGUAR E DELTA DO PARNAÍBA Pg. 8 e 9 SEMANA CULTURAL DA CRIANÇA CORDIMARIANA Pg. 12

Upload: nguyenngoc

Post on 08-Nov-2018

222 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Publicação Bimestral do Colégio Nossa Senhora das Graças - agosto/setembro - 2010 - Ano 14 - Nº 3

JUNTOS SABEMOS MAISPg. 4

SEMANA CULTURAL CORDIMARIANA: CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIASPg. 2

A ARTE DE ESCULPIRPg. 7

SEMINÁRIO INTERCOLEGIAL DA INFÂNCIAE ADOLESCÊNCIA MISSIONÁRIAPg.12 e 13

O GUIAPg. 3

AULAS DE CAMPO:PROJETO POTIGUAR

E DELTA DO PARNAÍBAPg. 8 e 9

SEMANA CULTURAL DA CRIANÇA CORDIMARIANA

Pg. 12

EDITORIAL

Diretora - Ir. Lucila Porto | Conselho Editorial - Ir. Lucila Porto, Antônio Bôsco, Antônia Carlos, Ana Maria Oriá, Antônio Chaves, Vera Sernache | Assessoria de Comunicação - Decifra Comunicação Revisão - Aristene de Castro | Jornalista Responsável - Ana Flávia Gomes (Mtb 1808CE) | Fotografia - Ana Flávia Gomes, Leandro Pinheiro, Wellington Júnior, Nôra Cavalcante | Colaboradora - Jordana Dumbogurski - 1° A2 | Projeto gráfico - Érika Aragão | Diagramação - Adriana Rodrigues Tiragem - 2.500 exemplares | Impressão - Idéia Gráfica

Sintonia é uma publicação do Colégio Nossa Senhora das Graças

Rua Monsenhor Otávio de Castro, 535 – Fátima Fortaleza-CE – CEP 60050-150Fone: (85) 4012.0858 – Fax: (85) 4012.0864 www.cnsg.com.br – [email protected]

Expediente

Semana Cordimariana:Construção de Histórias

Ana Maria Oriá FernandesSupervisora – 3º ano do Ensino Médio

A Semana Cultural Cordimariana, cujo tema este ano é “25 anos de uma Saga Inesquecível”, é um resultado, construído “passo a passo” pelos alunos com o apoio das famílias e de todos os educadores.

A história de qualquer coletividade é feita não por heróis, mas sim por pessoas que deram a sua contribuição e deixaram, por meio de suas ações e posições, instrumentos importantes para a continuação dos processos.

Nós estamos na 25ª versão dessa importante atividade. Fazendo uma retrospectiva, constatamos uma quantidade de temas que, a partir da discussão madura e ousada, permitiram a construção de inumeráveis conhecimentos e experiências que já fazem parte das nossas vidas e do Colégio Nossa Senhora das Graças.

Estudamos desde a história da Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria (daí o nome de Semana Cultural Cordimariana) até temas sobre a globalização.

É importante ressaltar que, embora cada Semana tenha tido seu próprio tema, em todos houve pontos comuns, como a revitalização do Carisma Cordimariano e o aprofundamento

de conhecimentos transversais do currículo escolar. Para maior organização dessa Semana,

distribuímos as diversas atividades em “modalidades”: artístico-cultural, mostras científicas, esportes, torcida organizada e gincana cultural. Essa organização tem permitido que todos os alunos, de acordo com suas potencialidades e interesses, participem efetivamente desse momento rico em aprendizagem.

Cabe a nós, educadores, por acreditarmos que a aprendizagem não ocorre somente com livros e nas salas de aula, mas sobretudo com a vivência de experiências, incentivarmos a participação de todos que fazem o CNSG. Nesses momentos estamos também aprendendo valores que, muitas vezes, na sala de aula, não temos oportunidade de descobrir.

Contamos mais uma vez com o envolvimento e participação de todos, para que esse evento se torne um marco na história cordimariana.

ATIVIDADES PASTORAIS

O GUIA

Como Deus te chama?Terceiro bimestre é de fortes ações de evangelização. Agosto, mês dedicado às vocações. Na semana vocacional do CNSG, as questões existenciais foram o ponto inicial de reflexão. A partir dos direcionamentos humano-cristãos de cada um, é possível compreender o chamado maior para a prática da lógica da compaixão. Afinal, a relação com Deus se constrói na partilha de vida com o outro.Esse é o grande impulso para que todos se tornem missionários de verdade.Em setembro as atenções se voltam para a Bíblia, registro da ação divina na história humana, fonte de aprendizado e de inspiração para viver à luz do Cristo.

Descobrir, meditar e assimiliar a Palavra de Deus que está na Bíblia e na vida é sempre uma surpresa agradável. Promove o reencontro com o nosso eu, com as aspirações profundamente humanas que estão em nós. Fortalece a pertença à própria comunidade. Ajuda a viver o presente com maior corresponsabilidade e a olhar para a frente com mais esperança e firmeza.Não é suficiente abrir e ler a Bíblia, é preciso ter atitudes, posturas, disposição. Com quais atitudes, então, ir à Bíblia? Para que possamos nos apaixonar pela Palavra de Deus, é preciso ir à Bíblia com vontade, com gosto! Com a certeza de que ela nos faz bem. É como ir a uma visita desejada, esperada, preparada. Ir à Bíblia com toda a nossa vida, com suas perguntas, anseios, derrotas, lutas, fragilidades e sonhos.Ir à Bíblia em silêncio, sem barulho, com vontade de escutar, de meditar, de acolher. Deus nos fala e devemos escutar a sua Palavra. Ela nos orienta e nos conduz. Portanto, devemos ir à Bíblia com consciência lúcida, crítica sobre o mundo em que vivemos; sem ingenuidade, com os pés no chão.Ir à Bíblia em atitude de conversão permanente, prontos e disponíveis aos questionamentos, com o coração aberto, capaz de abraçar sonhos bonitos. Ir à Bíblia com coração e atitudes de peregrino. Somos caminheiros, nossa morada definitiva é outra. Ir à Bíblia com fé, com docilidade interior, com coração encantado diante do mistério divino que se vai revelando.Devemos ir à Bíblia em atitude orante e amorosa, invocando o Espírito Santo, pois o mesmo Jesus disse: “Ele ensinará vocês todas as coisas e fará vocês lembrarem o que lhes disse” (Jo 14,26). Ir à Bíblia como Moisés se aproximou da sarça ardente: sem sandálias, humilde, disponível, dizendo do fundo do coração: eis-me aqui! (Ex 3,1-6). Dessa forma, a leitura bíblica irá acordar novas energias e abrir novos caminhos para a nossa vida.Faça uma leitura diária da Bíblia e encontre um norte para a sua vida.

Antônio Chaves de SantanaServiço de Orientação Religiosa

Escola em pastoral

JUNTOS SABEMOS MAIS!

CADA VEZ MAIS SAUDÁVEL

MAIS APRENDIZAGEM

O projeto Juntos Sabemos Mais aposta que escolhas democráticas favorecem o processo de aprendizagem e também de socialização. Por isso, cada turma da Educação Infantil e da 1ª série pode determinar o próprio tema de estudo.A ideia parte do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, do Ministério da Educação, que diz: “O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto

de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual elas se mostram curiosas e investigativas”. É propondo que as curiosidades dos alunos sejam ponto de partida para a compreensão do mundo que a equipe pedagógica vê sucesso nesse processo educativo.Sons, danças, brincadeiras, lendas, animais, histórias fantásticas e cinema foram alguns dos temas explorados. Garantia de descobertas que ficam.

Ninguém fica para trás. Os Laboratórios de

Aprendizagem são voltados para as crianças que não atingiram

os objetivos estabelecidos para a etapa letiva. As coordenadoras

da Educação Infantil e 1ª série se empenham para fazer os alunos

retomarem um bom desempenho.

Quarta-feira continua sendo o dia dedicado à reflexão especial sobre alimentação saudável. As crianças são incentivadas a trazer lanche natural para a Escola. Fica cada vez mais fácil mostrar aos pequenos quão saborosas podem ser as frutas.

Educaçao Infantil e 1ª série

NOS MOVIMENTOS DA CARRAPETINHA

MATANDO A SAUDADE

TORCIDA ORGANIZADA DO PAPAI

A Carrapetinha Literária, projeto anual de incentivo à leitura, continua com intensa participação da criançada. Prosseguem os empréstimos semanais nas bibliotecas de sala. A experiência de leitura de cada uma das obras é socializada com os colegas de turma através de diversas atividades.Em novembro chega a FLAE – Feira de Livros dos Autores da Educação Infantil e 1ª série, e as crianças já estão produzindo o material que vão apresentar no evento.

Acolhida de carinho e de diversão. A volta às aulas no início do mês de agosto teve show de Marcelino Câmara. Música, teatro, humor e contação de histórias se encontraram num espetáculo feito para encantar e para mostrar aos alunos o quanto eles são queridos pela equipe educativa.

A homenagem aos pais realizada em conjunto pelas equipes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais usou o futebol como mote para ressaltar o quanto a figura paterna é especial.As características de cada um, as preferências, os valores, o compromisso e o carinho foram destacados em todas as apresentações. Em dança, música, poesia e muitos abraços, a mais pura expressão do amor.Além da lembrancinha oferecida pela Direção do Colégio, os pais da Educação Infantil e da 1ª série ainda receberam objetos produzidos pelos próprios filhos.

EXERCÍCIO DO RESPEITO

Respeito foi o tema do Projeto de Valores no 3º bimestre. Na lista de objetivos, destaca-se fazer a criança sentir-se única e valiosa, aprender a ouvir e a tratar bem todos ao redor e a criar habilidades de resolução de conflitos.E quando o respeito se torna uma constante na vida, a convivência social fica mais fácil, assim como a adoção de uma postura de proteção ao meio ambiente.

Educaçao Infantil e 1ª série

5ª SÉRIE EMBALADA PELA JOVEM GUARDA

SOBRE O VERDE

Desde o semestre passado, os alunos da 5ª série vêm se empenhando em pesquisas sobre músicas, danças, gírias, moda e comportamento dos jovens dos anos 60/70. Tudo isso faz parte do Projeto Embalos da Jovem Guarda e acontece durante as aulas de Arte.

Os alunos da 5ª série escolheram suas equipes, e cada equipe escolheu também a música, coreografia e figurino para apresentação na Semana

Cultural da Criança Cordimariana.

As professoras Vanda e Euclidea acompanham todas as equipes orientando os passos da coreografia. Para a coordenadora Valéria Brandão “é prazeroso ver os alunos vivenciando as coreografias do tempo da Jovem Guarda com tanto ritmo e entusiasmo”.As alunas Ana Clara Cordeiro, Indira Abreu e Julia Maia também se empolgaram com a experiência:

No início do 3º bimestre, os alunos da 2ª série estiveram bastante envolvidos nas atividades sobre o estudo das plantas: suas características, habitat, ciclo vital e atitudes de respeito e preservação.Como parte dos estudos, realizaram o plantio de sementes e prepararam relatório a partir das observações realizadas, ilustrado com desenhos e fotos.

Ensino Fundamental - Anos Iniciais

“É legal estar realizando este projeto, porque nem sempre os alunos gostam de estudar o antigo, não valorizam a memória. Eu estou gostando muito de conhecer as danças dos anos 60/70, pois, além de conhecer, eu gosto muito de dançar.”Ana Clara Cordeiro – 5ª B

“Estou gostando muito do projeto, porque descobrimos como era a juventude dos nossos pais, o jeito de dançar, de se vestir e de ser.É muito diferente da nossa, mas tem o seu valor.”Indira Abreu – 5ª B

“É muito bom! Mas acho difícildançar, porque às vezes temque se apresentar para osoutros assistirem. Estoutentando superar essadificuldade.”Julia Maia – 5ª B

LIDERANÇA NO RUMO CERTOO encontro do Serviço de Orientação Educacional (SOE) com a equipe de Liderança da 4ª e 5ª séries aconteceu em agosto, num clima de muito interesse e participação. Com o objetivo de avaliar e subsidiar os líderes, a reunião motivou a análise sobre o desempenho das funções através de vídeo, texto e debates.

TURISMO EM FORTALEZA?GUIE-SE COM A 4ª SÉRIE

A ARTE DE ESCULPIR É O DESAFIO DA 2ª SÉRIE

Viajar, conhecer lugares, culturas, é bom demais!Com esse espírito de conhecer o novo e de redescobrir o que se vê no cotidiano, os alunos da 4ª série produziram, nas aulas no laboratório de Informática, um Guia Turístico de Fortaleza.A criatividade, a troca de informações e a partilha de vivências deram o tom da aprendizagem dos conteúdos.Agora é só pegar a máquina fotográfica e sair visitando os pontos turísticos sugeridos por nossos alunos.

Por Manoela Rodrigues, professora da 4ª série

As aulas de Arte proporcionaram uma experiência que aguçou habilidades dos alunos da 2ª série neste bimestre.Eles tiveram a oportunidade de observar diversas esculturas em sala de aula e analisar os diversos materiais que podem ser utilizados nessa arte. As crianças passaram também a perceber os tipos de escultura que são encontrados no ambiente de casa. O ponto alto desse estudo foi a tarefa de moldar as próprias esculturas, usando massinha de modelar e também material de sucata. Assim foram criados objetos de arte em formato de brinquedos, robôs etc. A professora de Arte Suely Meneses ressaltou o prazer de ver seus alunos soltando a imaginação: “Foi gratificante ver o envolvimento e empenho das crianças nas aulas!”As alunas avaliam a experiência:

Foi legal, interessante, usei muitos materiais que iam para o lixo, como madeira, caixas de papelão, garrafas e tampinhas de plástico. Bastou a minha criatividade e pronto.”

Maria Fernanda B. Queiroz – 2ª B

“Gostei muito de produzir um carrinho com materiais de sucata. Escolhi esse objeto porque na minha sala já tinha muitos robôs, então me veio a ideia de fazer algo interessante. Todo o material que eu trouxe (13 caixas, 10 tampinhas) deu para fazer o que eu queria. Essa experiência de produzir esculturas com material de sucata foi uma boa ideia.

Sabrine F. Rodrigues - 2ªA

Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Ensino Fundamental - Anos Finais

AULAS DE CAMPO: 8ª SÉRIE E O PROJETO POTIGUARO estado do Rio Grande do Norte foi campo de estudo para os alunos da 8ª série. A produção econômica da região, a diversidade das riquezas naturais e a história desse pedaço do Brasil foram alguns aspectos contemplados pela atividade.

Saímos no dia 27 de agosto, uma sexta-feira, e fomos direto para Mossoró. Lá visitamos uma empresa de fruticultura e depois seguimos para o Thermas, onde nos divertimos nas piscinas de água quente.No sábado, em Natal, fomos conhecer o maior cajueiro do mundo e depois fizemos um lindo passeio de barco na Marina Badauê, onde conhecemos praias belíssimas com direito a mergulho para ver os peixinhos. Também fomos ao Aquário, conhecer melhor diversas espécies marinhas. No domingo fizemos um tour por Natal e conhecemos o Forte dos Reis Magos.O que aprendemos nessa aula de campo será lembrado para o resto da vida.

Rebeca Cavalcante Saraiva – 8ª A

O Projeto Potiguar foi muito interessante, principalmente a ida ao Aquário de Natal. Vi muitos peixes que nunca tinha visto; gostei bastante de ver os pinguins e fiquei impressionada com o tamanho do pirarucu e da moreia.Adorei conhecer os tubarões-lixa. Tocar neles foi uma experiência ímpar! A palestra sobre os bichos ameaçados de extinção me deixou curiosa e me fez pesquisar mais sobre o assunto.A visita ao maior cajueiro do mundo foi muito legal. Ver uma única planta crescer tanto me deixou surpresa. O artesanato é muito bonito e levei boas recordações das praias e do Forte dos Reis Magos.

Malu Martins Sena – 8ª A

AULAS DE CAMPO: 9ª SÉRIEE O PROJETO DELTA DO PARNAÍBA

Ensino Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio

Sobral, Parnaíba, Jijoca e a praia de Jericoacoara compuseram o roteiro da aula de campo da 9ª série. Entre locais históricos e paisagens naturais deslumbrantes, uma grande aula de Geografia, História e Ecologia. A aluna Lia Callou, da 9ª A1, conta como foi a experiência:No dia 04 de setembro de 2010, nós, os alunos do 9º ano do CNSG, conhecemos em aula de campo Parnaíba e Jericoacoara.Realizamos diversas atividades: navegamos pelas belas paisagens do rio Parnaíba; do alto de uma duna admiramos o famoso pôr do sol em Jericoacoara; assistimos a uma palestra do Instituto Chico Mendes sobre a preservação ambiental e ainda, na famosa praia de “Jeri”, caminhamos até a Pedra Furada. Durante toda a viagem contemplamos a vegetação, o solo, o clima, aprofundando, assim, os temas que nos foram apresentados em sala de aula, com o Projeto Delta do Parnaíba.

Ensino Médio

HORA DE APOIAR

O período que antecede a seleção para o ingresso na universidade, seja o vestibular mais conhecido por todos, sejam as novidades do ENEM, geralmente traz uma confusão de sentimentos para os alunos: ansiedade, euforia, medo, estresse, expectativa... Mas tudo isso não mexe apenas com os vestibulandos. A família também sente que está passando por uma prova e muitas vezes não sabe a melhor maneira de proceder com seus filhos. Apesar de não haver em nossa cultura atual um ritual socialmente reconhecido de passagem para a vida adulta, a vivência diante do vestibular marca, para grande parte da população adolescente, uma das dimensões que caracteriza essa transição. Responsabilizar-se por suas escolhas, mudar sua rotina para alcançar um objetivo, começar a traçar um projeto de vida, são situações que vão inserindo os jovens em um novo momento de suas vidas, e o ingresso na universidade parece estabelecer essa passagem para uma fase de maior autonomia e responsabilidade.Mesmo com todas as mudanças de configurações e de papéis, a família ainda representa uma forte influência e

um impacto significativo no comportamento dos indivíduos. É responsável pela transmissão de muitos valores, crenças, ideias e significados que estão presentes nas sociedades. O importante é que os sentimentos e expectativas de toda a família em relação ao vestibular não causem mais pressão e atrapalhem o rendimento de quem já está angustiado com tantos outros fatores estressantes.É imprescindível que os familiares transmitam afeto e segurança. Uma conversa tranquila, um abraço, a preparação daquele lanche preferido, são atitudes que demonstram cuidado e dedicação, para que os jovens vestibulandos saibam que têm um porto seguro, mesmo em meio a um turbilhão de mudanças. O apoio e o incentivo a persistirem na “batalha” são indispensáveis nesse período de reta final. Que toda a família possa superar essa “prova” com sucesso!

Alexandra BorgesServiço Psicopedagógico

QUAL É?Os alunos do 3º ano participaram mais uma vez da Feira das Profissões da UFC. A experiência empolga os pré-universitários, que podem conhecer melhor a estrutura da Universidade, a realidade dos cursos ofertados e as perspectivas de desenvolvimento acadêmico acompanhados por quem melhor conhece a instituição: os estudantes e os professores.

Ensino Médio

O MELHOR TREINO

Quinze escolas integrantes da Associação de Educação Católica do Ceará (AEC-CE) mobilizaram cerca de 1.200 alunos de 2º e 3º ano do Ensino Médio na realização do XVIII Vesec – Vestibular Simulado das Escolas Católicas. Nos dias 25 e 26 de setembro, a Faculdade Católica do Ceará foi sede desse grande teste que reproduziu o formato do Enem, desde o estilo de prova até os horários e os rigores que um exame desse tipo exige. O CNSG, mais uma vez, teve intensa participação de alunos, com a certeza de que o sucesso da preparação há de se refletir nas provas que ainda vêm pela frente.

PROJETO ENCARANDO O DESAFIO

AU

LÃO

IN

TER

DIS

CIP

LIN

AR

: D

AS

CIN

ZAS

DA

GU

ERR

A

Não é um aulão qualquer. Professores de todas as disciplinas se organizam numa experiência pedagógica coletiva de verdade. Tudo para levar aos alunos da 9ª série e do Ensino Médio uma abordagem ampla, contextualizada e atrativa para o tema da Segunda Guerra Mundial.

Os processos seletivos das universidades são motivo de muita expectativa para os jovens.A preparação exaustiva e a pressão social são alguns dos fatores que interferem nesse momento, gerando uma alta carga de ansiedade.Para aplacar essa ansiedade e evitar que ela atrapalhe o desempenho dos alunos, o Serviço

Psicopedagógico coloca em prática o projeto Encarando o Desafio.Encontros semanais durante os meses de setembro e outubro, com dinâmicas de grupo, rodas de conversa e atividades lúdicas, procuram contribuir para que o desafio de buscar uma vaga universitária seja vencido sem grandes sobressaltos.

Especial II SEMINÁRIO INTERCOLEGIAL DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA MISSIONÁRIA

Com muita alegria, coloco para os leitores do “Sintonia”, a experiência maravilhosa com a realização do II Seminário Intercolegial da Infância e da Adolescência Missionária, promovido pelo Colégio Nossa Senhora das Graças com a participação das escolas.

9. O grupo do Colégio Nossa Senhora das Graças nos acolheu também com uma coreografia que nos preparou o espírito para alimentarmos a esperança e a fé de sermos pessoas felizes. IMAGINEM todos vocês se o mundo inteiro vivesse em paz (Toquinho). 10. No segundo dia fomos agraciados com a oração profunda e rica de unção, coordenada pelo grupo do Colégio Virgem Poderosa, que nos colocou muito bem na presença de Deus.11. Carla Holanda, psicóloga e catequista, apresentou-nos de uma forma muito dinâmica e interessante “a importância da Infância e Adolescência Missionária na sociedade”. Seu jeito gracioso e competente movimentou e prendeu a atenção de todo o grupo.12 a 16. Realizamos quatro oficinas, nas quais refletimos sobre o papel da criança missionária na escola, na família, na Igreja, no mundo. Essas oficinas expressaram o tema: CRIANÇA E ADOLESCÊNCIA MISSIONÁRIA MONTANDO O QUEBRA-CABEÇA DA VIDA, com o objetivo de conscientizá-las da importância de sua missão e proporcionar a integração entre os grupos.17. Além da equipe de assessores dos grupos do Colégio Nossa Senhora das Graças e das outras Escolas Cordimarianas, participaram também, na orientação das oficinas e durante todo o Seminário, um grupo de 10 jovens da P.J.E., que assumiu com competência e ardor missionário esse serviço de ajuda ao outro, exercitando a comunicação, a partilha, a sensibilidade. Com essas atitudes, os jovens da P.J.E. demonstram exercer missão evangelizadora junto a crianças, a adolescentes, sendo promotores da paz, da vida, da fraternidade, da solidariedade.18 e 19. A missa do envio tocou profundamente o coração não só das crianças e adolescentes, mas também de todos os presentes.20. Obrigada, professor Chaves, pela grande colaboração. Continue com esse coração enorme que transborda amor à causa de Deus. E ao Padre Denis, que colocou a Palavra de Deus como força para nossa vida de uma forma tão acessível a crianças e adolescentes, que seja sempre mais abençoado por Deus nessa grande missão.21. Significativo foi o momento de entrega de um dos símbolos do missionário – a cruz – como estímulo e força para a caminhada.

1 2 3 4

5 6 7

8

1. Colégio Virgem Poderosa - Cordimariano - Acaraú - Ceará 2. UNECIM - Cordimariano - Russas - Ceará3. Patronato Pio XI - Cordimariano - Caucaia - Ceará4. Colégio Nossa Senhora das Graças - Cordimariano - Fortaleza - Ceará5. Colégio Juvenal de Carvalho - Fortaleza - Ceará6. Colégio e Patronato Luís Barbosa Moreira - Messejana - CearáReunimos 130 crianças e adolescentes que demonstraram alegria, entusiasmo e interesse em conhecer Jesus com mais profundidade. 7 e 8. Iniciamos primeiro dia do Seminário com aquela palavra acolhedora da Ir. Lucila, que sempre nos transmite carinho, sensibilidade, amizade e amor.

9 10 11

12 13 14

15 16 17

18 19 20 21

Especial

AGRADECIMENTOS

Agradecemos ao grupo de UNECIM pelo carinho e profundidade em nos transmitir mensagens através de valores essenciais à nossa vida, destacando a lembrancinha com a simbologia do seguimento: “Criança Missionária nos passos de Jesus”.Parabenizo a todos e especialmente às crianças e aos adolescentes missionários em optarem por atuar em seu meio específico que é a escola, dando maior sentido à vida de estudante. É necessário que cresçam principalmente em sua dimensão espiritual, não abrindo mão de valores como exigências para se viver em grupo – respeito, responsabilidade, amizade, confiança, compromisso, competência, diálogo.Na avaliação, vocês analisaram todos os momentos que vivenciaram. Ficamos felizes com o bem que fizemos. Resta agora praticar no dia a dia o que Jesus Cristo nos falou no Evangelho de Mc 16, 15: “Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho a toda criatura. Cada um deve fazer o bem sem olhar a quem, mas, A TODA CRIATURA – seja o amigo de nossa sala de aula, conhecido, parente ou não; contanto que o AMOR, a PAZ,

a SOLIDARIEDADE, a UNIÃO, a JUSTIÇA, a FRATERNIDADE, a AMIZADE, exigências do projeto de Jesus Cristo, sejam espalhados por toda parte, a qualquer hora, em qualquer lugar. Cultivem esse aprendizado da Fé que vocês vivenciaram nesses três dias. É isso que vai iluminando os caminhos da vida. Espero que todos tenham adquirido mais conhecimentos para crescer na missão e assim viver, com muito amor, o projeto de Jesus Cristo.Agradecimentos cheios de muito amor a todos que contribuíram para que esse Seminário acontecesse: às incansáveis assessoras Sandra Nunes, Jeane Cavalcante, Jesus Timbó, Taciana Façanha e Márcia Gurgel, pelo empenho e doação; às equipes do Bem-estar, do Buffet, do apoio, da Gráfica, da Recepção; às famílias que acolheram as crianças em suas casas; e aos pais que foram presença durante esses dias. Tudo saiu lindo e maravilhoso. Obrigada de coração!Um carinhoso abraço para todos,

Ir. Iraides Gomes

CNSG É DESTAQUE EM OLIMPÍADAS NACIONAISSão cada vez mais brilhantes as participações dos alunos do CNSG nas olimpíadas nacionais. Na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, 100.000 alunos concorreram no nível 4 (Ensino Médio), mas só 125 foram convidados a participar da X Escola de Astronomia, realizada em Águas de Lindóia, SP. Nessa lista seleta, o nome de André Torreão, aluno do CNSG, que enche a comunidade educativa de orgulho e de motivação para conquistar resultados ainda melhores nas próximas edições.Na Olimpíada Nacional em História do Brasil, mais resultados que comprovam o alto nível dos nossos alunos e professores. Todas as equipes que se inscreveram para a competição passaram com louvor pelas 5 fases de disputa virtual e alcançaram convite para integrar a final presencial

da ONHB, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), São Paulo. Um desses grupos do CNSG conquistou ainda o primeiro lugar do estado do Ceará e o terceiro melhor desempenho do Brasil. Por isso terá o patrocínio da Unicamp para mostrar o que sabe nessa competição. A delegação de alunos e educadores viaja no dia 22 de outubro.Outra área que comemora bons resultados é a de Matemática, que aprovou 21 alunos para a segunda fase da Olimpíada Brasileira dessa disciplina. E até o fim do ano letivo, certamente mais excelentes resultados serão comemorados.Parabéns aos alunos, aos educadores e também aos pais, que são parceiros constantes do Colégio.

PREPARATIVOS PARA A PRIMEIRA EUCARISTIA

A Primeira Eucaristia está marcada para o dia 6 de novembro. Mas até chegar esse grande dia, alunos e familiares vivenciam uma preparação intensa. Enquanto os alunos de 5ª série participam das atividades de catequese, os pais têm a oportunidade de refletir sobre a espiritualidade do sacramento da Eucaristia em três encontros. No primeiro, o professor Chaves abordou os grandes desafios vividos pelos cristãos no mundo de hoje, no que tange à fé. No segundo encontro, o tema é o

“Pensar sacramental”, realçando o valor da Eucaristia. A culminância da preparação dos pais é uma “Noite Penitencial”, presidida pelo Padre Denis.Com a proximidade da celebração da Primeira Eucaristia, as crianças e adolescentes recebem um reforço catequético sobre os sacramentos da iniciação à vida cristã, aprofundando a importância do alimento espiritual para o cristão viver a sua inserção no mundo.A preparação será finalizada num retiro em Caucaia, com momento penitencial e confissão.

DICA DA BIBLIOTECA: O MENINO DO PIJAMA LISTRADO

RUMO AO REINO DA MAGIA

WWW.CNSG.COM.BR

O livro, que deu origem ao filme com mesmo nome, conta o Holocausto pelos olhos de uma criança. Na história de John Boyne, Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre a perseguição aos judeus na Alemanha Nazista. Tampouco faz ideia de que a Segunda Guerra está transcorrendo. Bruno tenta compreender por que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças, Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai.

A obra está disponível na Biblioteca Pe. Julio Maria.

Para um grupo de alunos da 9ª série ao 2º ano, as férias de julho foram dedicadas à diversão e ao aprendizado nos Estados Unidos.O grupo de jovens turistas, acompanhados por uma equipe de educadores do CNSG, viveu grandes aventuras nos principais parques temáticos e pontos turísticos de Orlando e Miami.Na volta, a certeza de ter vivido dias inesquecíveis. Confira o relato de Luana Ramos, do 1º A2:A viagem para a Disney foi um sonho que se realizou. Pude reviver a minha infância através dos personagens que vi, como Mickey, Branca de Neve, A Pequena Sereia e vários outros. Ainda vivi a magia de conhecer os castelos da Cinderela e do Harry Potter.Nessa viagem, além de conhecer uma nova cultura, tive a oportunidade de fazer amizades e de me aproximar ainda mais dos amigos que já tinha.Os momentos vividos lá foram realmente mágicos. Ao final de cada parque da Disney via-se uma queima de fogos incrível. Na Parada, todos os personagens desfilam, transformando a ficção em realidade.Não posso me esquecer também dos filmes em 3D, dos espetáculos de A Bela e A Fera e Procurando Nemo, do show da famosa baleia Shamu, sem falar da adrenalina das montanhas-russas.Enfim, essa viagem me marcou muito. Com certeza vou levar esses momentos para sempre.QUER IR TAMBÉM? Mais um grupo do CNSG embarcará para o roteiro Disney em julho de 2011. Informe-se com a equipe do Serviço de Orientação Educacional.

Mais prático, mais interativo e mais bonito. O site do CNSG em breve estará de cara nova, com novos recursos e muito mais conteúdo. Acesse!

Eventos, Atividades e CulturaDIA DOS PAISUm abraço, uma palavra de carinho e a reafirmação da figura paterna como exemplo. As comemorações e homenagens pelo Dia dos Pais mais uma vez emocionaram a todos que prestigiaram as apresentações dos alunos.

“Vinte e cinco anos de uma saga inesquecível”. Eis o tema. A edição 2010 da Semana Cultural Cordimariana promete resgatar as grandes histórias, as grandes lições desse evento, sem perder a essência de celebrar os valores cordimarianos, incentivando o protagonismo dos jovens. Nas artes, nas mostras científicas, nos esportes e nas ações solidárias, a Semana Cordimariana faz realçar a importância do trabalho em equipe. E aí se valorizam as habilidades de cada um, num exercício de respeito às diferenças; assim é que florescem as lideranças e que se aprende a vivenciar a competição leal.Só quem se sente renovado a cada Semana Cultural Cordimariana sabe o quanto o dia 17 de outubro está sendo aguardado ansiosamente.

PRESTIGIE!- A abertura da XXV Semana Cultural Cordimariana será no dia 17 de outubro, no Ginásio Paulo Sarasate, às 18h30min.- Entre as tarefas da gincana cultural, a ajuda ao próximo. Além de doações de alimentos e brinquedos, os grupos JUMA, MADO, MACE e MAJE têm a missão de conquistar 20 voluntários para o cadastro no Redome – Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea. Uma equipe do Hemoce estará na sede do Colégio no dia 20 de outubro.

SEMANA CULTURAL CORDIMARIANA:25 ANOS DE UMA SAGA INESQUECÍVEL

SEMANA CULTURAL DA CRIANÇA CORDIMARIANA

Semanas Culturais

De 4 a 8 de outubro o CNSG realiza a XXIII Semana Cultural da Criança Cordimariana, oportunidade de desenvolver habilidades e ampliar o conhecimento através de atividades culturais, esportivas e de entretenimento. A programação concentra show de teatro e dança, contação de histórias, oficinas, artes plásticas, gincanas culturais, atividades esportivas, brincadeiras populares, mostra de talentos, jogos em sala e no laboratório de Informática. A busca por uma aprendizagem cada vez mais lúdica e desafiadora terá como pontos altos da Semana a realização da Feira de Ciências e do projeto de Vivência Matemática.

19861997

1998

2000

1996

1989

1990

20011991

1993

2003

20081995

1988