segurança - cemigcemig.com.br/sites/imprensa/pt-br/publicacoes... · a escola senai de sete lagoas...

12
JUNHO | 2010 | ANO VII | Nº 69 INFORMATIVO MENSAL PARA OS EMPREGADOS DA CEMIG responsabilidade de cada um FROTA RENOVADA ATé O FIM DO ANO MT: LICENçAS AMBIENTAIS REGULARES NOVA QUADRA DE FUTEBOL SOCIETY Segurança:

Upload: others

Post on 20-Jul-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: segurança - CEMIGcemig.com.br/sites/Imprensa/pt-br/publicacoes... · A Escola Senai de Sete Lagoas comemorou, no dia 1° de maio, os 25 anos da primeira turma de eletricistas e operadores

j u n h o | 2 0 1 0 | A n o V I I | n º 6 9

InformatIvo mensal para os empreGaDos Da cemIG

responsabilidade de cada um

Frota renovada até o Fim do ano

mt: licenças ambientais regulares

nova quadra de Futebol society

segurança:

Page 2: segurança - CEMIGcemig.com.br/sites/Imprensa/pt-br/publicacoes... · A Escola Senai de Sete Lagoas comemorou, no dia 1° de maio, os 25 anos da primeira turma de eletricistas e operadores

informativo mensal para os empregados da cemig

editado pela superintendência de comunicação empresarial (ce) – correspondência interna: sa/19/B2 – fone: (31) 3506 2760editor responsável:

luiz Henrique michalick - reg. no 2.211 – sJpmGcoordenação de edição:

terezinha crespo de rezende, paulo tarso rezende tobias e tatiana rezenderedação e apoio:

roosevelt rodrigo, Henry Bernardo, cibele andrade, tatiane procópio, raphael Jardim e ana luiza albuquerqueestagiária:

mariana Zocratocomitê editorial:

lúcia fátima ramos, lúcia maria de pimenta cortez, renilda maria nepomuceno lima, fátima luzia Henrique, maria stael Drumond matias e Jonatas andrade

Fotos:

ronaldo Guimarães, eugênio paccelli e colaboradoresilustração: Weisvisthértini Barbosa e Henry Bernardorevisão e diagramação:

Interface comunicação empresarialFotolito: formatoimpressão: Gráfica realtiragem: 10.000 exemplares

04 memória cemig Fabricando a energia do progresso

05 meu trabalho trabalho em equipe garante sucesso em licenciamentos

06 capa seja seu anjo da guarda e pratique atitudes seguras

08 ponto a ponto nova frota: mais moderna e segura

09 boas ideiassistema otimiza produção de orçamentos

09 você sabia?

práticas da ac estreiam nova coluna

10 ser sustentávelcustomização para clientes corporativos

11 energia vitalpara praticar o espírito de equipe

12 gestãoem busca da excelência

05 meu trabalhoregularização das licenças ambientais da mt

Trabalho em equipe é essencial para o cumprimento da legislação

06 capasegurança do trabalho

“Seja o seu anjo da guarda” é o tema da campanha deste ano

08 ponto a pontonova frota: mais moderna e segura

Empresa substituirá todos os seus veículos até o final do ano

12 gestãomeg busca pelas melhores práticas

Aderência ao modelo de excelência foi usada para participação do PnQ

E X P E D I E N T E

Page 3: segurança - CEMIGcemig.com.br/sites/Imprensa/pt-br/publicacoes... · A Escola Senai de Sete Lagoas comemorou, no dia 1° de maio, os 25 anos da primeira turma de eletricistas e operadores

Falar de segurança é coisa séria. Entretanto, tratar do assunto de maneira leve e transformá-lo em algo rotineiro é o melhor caminho para se manter uma vida mais segura.

Algumas atividades desenvolvidas na Cemig são permeadas de procedimentos de segurança e são todas essas rotinas que mantêm a integridade física e psicológica dos empregados.

Garantir a segurança dos empregados e prestadores de ser-viço é algo primordial para a Cemig e diversas ações são de-senvolvidas em prol desse tema. Palestras, treinamentos e campanhas são realizadas para alertar sobre os riscos de aci-dentes e incidentes.

Durante a 14ª Festa do Empregado, foi lançada para toda Empresa a campanha de segurança. na entrada, o tema segu-rança foi abordado na figura de um anjo como se fosse a cons-ciência de cada um, incentivando os empregados a avaliarem as ações antes de executá-las.

A Semana do Eletricista, que integra atividades como Empre-gado Destaque, Rodeio de Eletricistas e Seminário de Melhores Práticas, alertou também a importância da segurança nas ativi-dades realizadas no dia a dia da Empresa. Confira toda a progra-mação no encarte especial desta edição do Energia da Gente.

Além de se preocupar com a segurança de seus empregados, a Cemig também se preocupa com a segurança da população em geral. Para isso, a Empresa realiza a Campanha Externa de Prevenção de Acidentes com a População (Cepap). o objetivo é alertar sobre os cuidados necessários com a rede elétrica. Em todo o Estado, empregados da Cemig realizam palestras educativas em escolas e canteiros de obras de construção civil sobre os riscos da energia elétrica.

Aproveite bem esta edição e lembre-se que a segurança deve estar presente em nosso cotidiano. Seja sempre o seu próprio anjo da guarda.

seja seu anjo da guarda

editoriada redação

encontro cemig/senai 25 anosA Escola Senai de Sete Lagoas comemorou, no dia 1° de maio, os 25 anos da primeira turma de eletricistas e operadores. Participaram do evento os ex-alunos da turma e seus familiares, que se divertiram ao som dos grandes sucessos dos anos 80. A festa também teve atrações para as crianças como cama-elástica, futebol e algodão doce.

4ª bienal da energianos dias 16 e 17 de junho foi realizada a 4ª Bienal da Energia. Para aprimorar a qualidade do atendimento e fortalecer o relacionamento com os clientes corpo-rativos da Cemig, o evento contou com palestras e debates que abordaram informações estratégicas para decisões e gestão da energia nas empresas.

03

semana do meio ambienteCom o foco no Programa Especial de Manejo Inte-grado de Árvores e Redes (Premiar), a Semana do Meio Ambiente da Cemig deste ano aconteceu entre os dias 22 de junho a 2 de julho, no jardim inferior do edifício-sede. o evento recebeu alunos de 10 a 12 anos de 30 escolas municipais e estaduais de Belo Horizon-te e Região Metropolitana. As crianças conheceram de forma didática, lúdica e interativa, a importância do programa para o meio ambiente. Cerca de 3 mil alunos conferiram a programação, que contou com espaço técnico sobre arborização urbana, jogos interativos e teatro para os visitantes.

no sábado, 26 de junho, os filhos dos empregados assisti-ram a peça “na rua, na chuva e na fazenda”,

Page 4: segurança - CEMIGcemig.com.br/sites/Imprensa/pt-br/publicacoes... · A Escola Senai de Sete Lagoas comemorou, no dia 1° de maio, os 25 anos da primeira turma de eletricistas e operadores

m

04

emória cemiggerando a energia do progresso

Em prosseguimento aos primeiros passos da criação da Cemig, focamos a época em que ela foi intitulada ”fábrica de usinas”. Ini-cialmente, a Cemig teve como preocupação essencial a geração de energia, deixando a transmissão e distribuição a cargo das companhias regionais e das indústrias interessadas na utilização da energia gerada.

Em consequência disso, em curto prazo, entre 1955 e 1956, fo-ram inauguradas quatro usinas programadas: Tronqueiras, em ja-neiro de 1955; Itutinga, no mês seguinte; e em 1956, Piau e Salto Grande. Após a conclusão dessas obras, cumpriram-se as metas de energia do governo JK.

o processo de transmissão e distribuição de energia começou após a construção da Usina de Três Marias. na época, esta foi considerada a quarta barragem de terra do mundo e uma das maiores hidrelétricas do Brasil.

A partir daí, a Cemig iniciou as incorporações das companhias regionais e municipais existentes e também passou a distribuir energia para as principais cidades mineiras, melhorando a qua-lidade do serviço prestado. Assim, a Empresa passou a atrair

investimentos industriais e grandes acionistas, como a Cia. Si-derúrgica Belgo Mineira e as Cias. de Cimento Portland Itaú e Cauê. Dessa forma, participou como principal propulsora do de-senvolvimento do Estado, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.

Obras da Usina Tronqueiras

Salto Grande, inaugurada em 1956

Page 5: segurança - CEMIGcemig.com.br/sites/Imprensa/pt-br/publicacoes... · A Escola Senai de Sete Lagoas comemorou, no dia 1° de maio, os 25 anos da primeira turma de eletricistas e operadores

Mediar o relacionamento da Cemig com os órgãos ambientais para o licenciamento de usinas, subestações e linhas de trans-missão. Esse é o trabalho da Gerência de Licenciamento e Ges-tão Ambiental da Geração e Transmissão (GA/LA), composta por 13 profissionais, entre empregados próprios e contratados.

A equipe cuida da regularização tanto de empreendimentos novos quanto dos que já estão em operação, além de se certi-ficar do cumprimento das condicionantes ambientais junto às Superintendências Regionais de Minas Gerais (Suprams), ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e ao Instituto Estadual de Florestas (IEF), principais órgãos envolvidos na re-gularização da transmissão.

objetivo conjuntoUma recente conquista da equipe da GA/LA foi o licenciamento de operação corretiva de nove subestações e 21 trechos de Linhas de Transmissão, compreendidos em 74 municípios da região central do Estado. o trabalho foi coordenado pelas ana-listas de Meio Ambiente Sônia Maria Uchôa e Eliane Ferreira Borges, pelo engenheiro de Meio Ambiente Alexandre Camar-gos e pelo contratado Pedro Dias Drummond e conduzido em parceria com a Gerência de Manutenção de Ativos de Trans-missão Centro norte (MT/Cn).

os ativos, administrados pela MT/Cn, foram construídos an-tes de 1981, sob a legislação antiga, que não determinava obrigatoriedade de licença de operação, o que dificultou a re-

05

trabalho em equipe garante sucesso em licenciamentos omeu trabalh

gularização. “É como ver um ‘adulto’ obter pela primeira vez seu registro de nascimento. Hoje, a MT atende às exigências legais e também pode obter certificação na ISo 14001. Tudo isso, graças a uma equipe que não mediu esforços para a re-alização dessa vitória”, comemora Sônia Uchôa. Com o licen-ciamento da Linha de Transmissão e Subestações da MT/Cn, atualmente todos os ativos de transmissão do estado estão em situação regularizada.

sempre no tomSônia Uchôa explica que o maior desafio foram as extensas ne-gociações com os órgãos ambientais para que o licenciamento acontecesse por conjunto de empreendimentos. Finalmente, o licenciamento foi reduzido a quatro processos. “Isso facilitou nosso trabalho e propiciou economia da ordem de R$ 5 mi-lhões para a Cemig”, conta.

Alexandre Camargos garante que apesar da conquista, o traba-lho de manutenção e renovação das licenças não tem fim. “o procedimento nunca pára. Agora vamos cumprir as condicio-nantes”, explica.

o gerente da GA/LA Wilson Roberto Grossi afirma que o traba-lho integrado é fundamental. “os colaboradores de uma equi-pe transdisciplinar como a nossa possuem características e atribuições muito diversas. A equipe deve funcionar como um conjunto musical, cada um responsável por um instrumento, de olho na música”, destaca.

Gerência de Licenciamento e Gestão Ambiental da Geração e Transmissão (GA/LA) media relacionamento com órgãos ambientais

Page 6: segurança - CEMIGcemig.com.br/sites/Imprensa/pt-br/publicacoes... · A Escola Senai de Sete Lagoas comemorou, no dia 1° de maio, os 25 anos da primeira turma de eletricistas e operadores

Segurança. É essa a palavra de ordem na Cemig. Assunto tra-tado diariamente para garantir a integridade física, a saúde e o bem-estar de todos os empregados. Fazer uso das regras de se-gurança é imprescindível, tanto no trabalho como em casa. “A se-gurança deve estar inserida e incorporada em tudo que fazemos. Deve ser parte de nossa rotina diária como escovar os dentes”, aconselha João José Magalhães Soares, gerente de Segurança do Trabalho, Saúde e Bem-estar (RH/ST). Ao incorporar as Regras de ouro no dia a dia, o empregado passa a entender um pouco mais sobre a importância de realizar um trabalho seguro.

A Cemig valoriza seu empregado e sua integridade e, para isso, incentiva a multiplicação da cultura de segurança em todas as áreas por meio das Regras de ouro. Essas regras são uma sé-rie de atitudes que cada um deve ter com o intuito de eliminar as práticas inseguras e prevenir qualquer chance de acidente. É necessário fazer um trabalho de popularização das questões de SSo&BE (Saúde, Segurança operacional e Bem-estar) de forma clara, simples e transparente, para todos os empregados próprios, de empresas contratadas e para a comunidade nas áreas de concessão da Cemig.

Quando o assunto é segurança, não há exceções. Todos devem estar sempre atentos à comunicação, supervisão, preocupação com terceiros, observação no colega, além do uso imprescin-dível dos Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva (EPIs e EPCs). Para Lúcio Cezar Costa, eletricista de linhas e redes da Gerência de Serviços de Distribuição de Varginha (SD/VR), segurança no trabalho é o maior patrimônio. “Tudo deve ser fei-to obedecendo as etapas da tarefa, não podemos descuidar de nenhum detalhe, a eletricidade não admite erro”, enfatiza.

situações de riscoEm situações perigosas, não faltam histórias para contar. Lúcio lembra que uma vez, ao executar uma tarefa de substituição do elo de uma chave fusível na zona rural, o cartucho explodiu

specialedevido à linha que estava com defeito e caiu sobre sua cabeça. “Como eu estava utilizando o EPI adequado, o capacete impe-diu que algo acontecesse”, relata.

Já o técnico do sistema elétrico de campo, da Gerência de Serviços de Distribuição de Varginha (SD/VR), Adilson Amaro da Silva, vivenciou a energização acidental de um circuito por meio de uma descarga atmosférica. Ele não sofreu nada por ter utilizado o procedimento correto de aterrar a linha. “Estar atento à segurança é o que garante a integridade física do pro-fissional e da população em geral”, diz.

segurança em prol de todosAlém dos procedimentos de segurança serem fundamentais no trabalho, eles também auxiliam na segurança da população em geral. “É incrível como as pessoas não se importam com os riscos que a eletricidade proporciona. Se estou trabalhando em área urbana, devo isolar e delimitar a área usando cones e cordas, assim anuncio a todos para não passarem por ali que é uma área de acesso restrito somente a profissionais treinados e ligados diretamente à tarefa”, explica Lúcio.

para todosA Cemig possui diversos empregados que são verdadeiros exem-plos e passam seus conhecimentos e procedimentos seguros para toda a população. Lúcio, por exemplo, ministra palestras sobre energia e segurança para crianças. Em visita a escolas, o eletricista fala sobre a origem da energia elétrica, como é gerada e disponibilizada até as casas, além de orientar como brincar de forma segura. “É uma experiência única. A cada palestra, você acaba aprendendo coisas diferentes. Para as crianças tudo é no-vidade. Eles prestam muita atenção, o que é satisfatório.”

Já o técnico de operação de sistema, Adilson Amaro, foi o pa-lestrante em uma feira agropecuária no interior do estado, abor-dando assuntos relativos ao conflito de árvores com a rede

seja seu anjo da guarda

06

Uso de EPIs é essencial em situações de risco

Page 7: segurança - CEMIGcemig.com.br/sites/Imprensa/pt-br/publicacoes... · A Escola Senai de Sete Lagoas comemorou, no dia 1° de maio, os 25 anos da primeira turma de eletricistas e operadores

07

e pratique atitudes seguras

Para atingir esse marco, diversos cuidados foram tomados por Darly. “Planejo com antecedência as viagens informando-me das condições do trajeto a ser percorrido como estrada e tempo. Além disso, sempre utilizo veículos em boas condições e fico atento a fatores como manutenção, direção defensiva, além de nunca me expor a uma situação de risco desnecessária.”

você, seu próprio anjo da guardaEnvolvendo a segurança no trabalho, a Cemig desenvolveu uma campanha interna sobre a atenção que o empregado deve des-tinar a sua segurança. De forma lúdica, o lema da campanha é “Seja o seu próprio anjo da guarda”. o objetivo é atentar o em-pregado para que ele seja responsável por cuidar da sua segu-rança. A gerente da Comunicação Interna e de Relacionamento com a Comunidade (CE/CI), Tereza Crespo, alerta que o tema segurança deve ser tratado por todos como um princípio bási-co e não deve ser lembrado somente quando uma campanha está em vigor. “Ao falarmos em segurança, estamos falando da prevenção de nossos atos e dos cuidados com as pessoas. Cui-dados simples e rotineiros tomados no cotidiano são importan-tíssimos para evitar acidentes de trabalho.”

Ao desempenhar seu trabalho, o técnico em segurança do traba-lho Antônio Maurício zela pela vida e pela saúde dos empregados realizando treinamentos, palestras, orientações e auxiliando na elaboração de procedimentos e inspeções de segurança. “não deixe a responsabilidade de segurança apenas com seu anjo da guarda, todos nós devemos fazer a nossa parte”, enfatiza.

A segurança é vista por diversos empregados como uma rotina a ser seguida. “É muito importante que as pessoas vejam a se-gurança no trabalho como algo que pode ajudá-las a manter sua integridade física e não como algo que dificulte suas atividades no dia a dia. neste aspecto, não somente a segurança de forma isolada, mas associada à saúde física, mental e ao bem-estar, são pontos importantes para alcançarmos o nosso objetivo prin-cipal que é a meta ‘Zero de Acidentes’“, explica João José.

Executar as tarefas do dia a dia com segurança garante a integridade dos empregados e contratados

Além de todos esses exemplos, a Cemig tem uma grande ação de alerta para segurança e rede elétrica: a Campanha Externa de Prevenção de Acidentes com a População (Cepap), em que a Empresa estende sua campanha de segurança à popu-lação, alertando sobre os cuidados com segurança em relação à rede elétrica na construção civil, com fios partidos, poda de árvores e instalação de antena de TV.

boas práticasExemplo a ser seguido, o agente de Meio Ambiente, da Gerência de Manutenção de Ativos de Geração Centro Sul (MG/CS), Darly Querino de Assis completou 500 mil km conduzindo veículos da Cemig sem nenhum acidente. Para alcançar a meta, Darly conta que o segredo é sempre trabalhar com respeito, seriedade e amor ao serviço, respeitando a legislação de trânsito e agindo sempre com gentileza.

Segurança faz parte da dia a dia da Cemig

elétrica, segurança nas instalações e como funciona a opera-ção de máquinas agrícolas em relação à rede elétrica. “Com a expansão do sistema elétrico, a população no campo também fica exposta aos riscos, quando não se tem conhecimento. Por isso, a importância das nossas orientações. Quando falamos de procedimentos seguros, isso implica diretamente na segurança da população”, destaca.

o técnico em segurança do trabalho, da Gerência de Coorde-nação dos Serviços de Distribuição (SD/CS), Antônio Maurício Sana Ribeiro, juntamente com Roney Darlan, vice-presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), a convi-te do comando da 19ª Companhia da Polícia Militar de Pará de Minas, falou aos policiais sobre a importância da segurança em relação à eletricidade. “o intuito da palestra foi apresentar os riscos elétricos a que esses profissionais estão expostos, pois quando ocorre uma colisão de um carro em um poste eles po-dem chegar ao local antes da equipe da Cemig, por isso a neces-sidade de saber se prevenir”, explica.

Page 8: segurança - CEMIGcemig.com.br/sites/Imprensa/pt-br/publicacoes... · A Escola Senai de Sete Lagoas comemorou, no dia 1° de maio, os 25 anos da primeira turma de eletricistas e operadores

uma das mais importantes ferramentas de trabalho da cemig será modernizada. a partir do próximo mês, a frota de veículos da empresa contará com carros novos e bem equipados, totalmente forneci-dos e geridos por uma empresa contratada. alaor lombardi rezende, superintendente de logística e infraestrutura (li), conta como será o processo de substituição e renovação da frota.

energia da gente - Como foi o processo que levou à renovação da frota? alaor rezende - o processo de renovação da frota já aconte-ce há alguns anos na Empresa. Foram feitos diversos estudos de viabilização, visando a melhoria e modernização da nossa frota, mas foi efetivamente no ano passado que a diretoria e o conselho de administração da Empresa aprovaram a política de substituição e renovação de veículos. Agora, chegou a fase de efetiva implementação.

eg - Como será feita essa renovação?ar - Ela será feita através de locação de veículos terrestres. Mas o mais importante é que, além da locação, será também de responsabilidade da empresa contratada a gestão da frota. ou seja, tanto a legalização (documentação) quanto a manu-tenção serão de inteira responsabilidade do contratado.

eg - Quais serão a vantagens dessa gestão? ar - Podemos citar a manutenção, por exemplo. Se por acaso um veículo apresentar defeito mecânico, o gestor terá, no má-ximo, 48 horas para a substituição, o que garante 100% de dis-ponibilidade da frota. Isso será um ganho tremendo de tempo se comparado com o modelo atual, no qual o veículo próprio da Cemig, ao apresentar defeito, vai para a manutenção e pode ficar um bom tempo indisponível.

eg - Essa modificação trará algum ganho econômico para a Cemig?ar - A economia estimada é de R$ 12 milhões por ano. Como o contrato é de 60 meses, a Empresa poderá ter um ganho de até R$ 60 milhões, devido à redução de gastos em ope-ração, manutenção e legalização. Com relação à operação, a maioria dos veículos são equipados com motores de tecnolo-gia flex, poderá gerar uma redução de custos.

eg - E os ganhos intangíveis?ar - Também serão muitos. Como a frota estará sempre disponível, os atendimentos aos consumidores serão certa-mente agilizados, principalmente nos restabelecimentos em casos de falta de energia. Assim, a melhora nos índices de atendimento com relação ao tempo (DEC) e também de sa-tisfação dos clientes serão maiores, o que vai impactar dire-tamente nos valores de marca e reputação da Empresa.

eg - Para os empregados, quais serão os ganhos? ar - A começar pela motivação. o fato de se ter uma ferra-menta nova de trabalho, mais confortável e mais segura, já é

motivador para os usuários. o principal ganho será na saúde e segurança do trabalhador, que terá à disposição um veículo mais compatível com as tarefas e que não chegará a um tem-po longo de uso. Serão no máximo cinco anos até uma nova renovação. Além disso, como alguns dos veículos são modelos ainda inéditos na Cemig, haverá treinamentos e campanhas de conscientização para o uso correto da frota.

eg - Quais são os tipos de veículo e complementos disponibilizados?ar - Serão locados e geridos 854 veículos de passageiros, 673 caminhonetes e 324 caminhões. Além disso, está sendo ad-quirido grande número de cestas aéreas, simples e duplas, e vários outros complementos que irão facilitar o dia a dia dos operadores de veículos/ferramentas da Empresa.

Todos os veículos serão equipados ainda com um sistema de gestão eletrônica, que vai abolir o atual Boletim Semanal de Transporte (BST). nesse sistema, haverá cadastramento ele-trônico de dados do usuário, coleta de dados do hodômetro de marcação do início e fim de operação, de trajeto, entre outros. Todos os dados serão migrados automaticamente para os sis-temas corporativos de controle e gestão de frotas.

eg - Em quanto tempo a nova frota será implementada?ar - o início das substituições será na primeira semana de ju-lho, e a previsão é que até dezembro deste ano todos os veícu-los novos estejam nas ruas.

ponto a ponto

08

nova frota: mais moderna e segura

Page 9: segurança - CEMIGcemig.com.br/sites/Imprensa/pt-br/publicacoes... · A Escola Senai de Sete Lagoas comemorou, no dia 1° de maio, os 25 anos da primeira turma de eletricistas e operadores

sistema otimiza produção de orçamentos

09

o técnico da Gerência do Centro Integrado de Expansão de Redes de Distribuição (PE/CE), Vinicius de Matos, desenvolveu o Simples, um sistema computacional que facilita a entrada de informações pelos técnicos de Expansão do Sistema Elétrico, reduzindo o tempo gasto na elaboração de orçamentos.

o Simples chega para agilizar e melhorar a qualidade dos orçamentos apresentados às prefeituras. Com o sistema, os clientes contarão com orçamentos em tempo real e os agentes terão a redução do número de notas de serviços geradas. o sistema ainda será útil na expansão, com a otimi-zação da mão de obra existente e aumento do percentual de negociação dos orçamentos apresentados.

A ideia da criação do programa surgiu no início de 2008 e se baseou no “orçamento Simplificado em Modificação de RDU”, desenvolvido, em maio de 2000, pelos empregados Marcos Vicentini, Ricardo de Lourenzo, Angelo Geraldo Cos-ta, Adilson olimpio Carlos, Ricardo Rodrigues de Paula e Jean Carlos Cruvinel Menezes, da área de projetos e obras da unidade de negócios de Frutal.

no ano passado, a PE/CE sugeriu à Gerência de Relacio-namento com Clientes Especiais do Poder Público da Dis-tribuição (RC/PP) a utilização do programa pelos agentes de relacionamento.

o objetivo era agilizar o processo de apresentação do orça-mento e reduzir a quantidade de serviços gerados e não ne-gociados. A partir daí, surgiu a necessidade de adequações no programa para permitir sua utilização.

expansãoSegundo Vinicius de Matos, os testes iniciais foram reali-zados no Triângulo Mineiro. “Em 17 de março, fizemos a apresentação do sistema em Montes Claros. A partir daí, a RC/PP definiu a implantação e utilização da ferramenta por todos os agentes de relacionamento com poder público do Estado”, explica.

Atualmente, há estudos para adequações no programa para permitir seu uso nas agências de atendimento e no serviço Fale com a Cemig.

boas ideias

?você sabia

Hoje, a Cemig é a maior Empresa integrada do Brasil, sendo a maior distribuidora e a terceira em geração e transmissão, con-solidada como líder mundial em sustentabilidade. Por trás de seus resultados, estão cerca de 9.500 empregados que com-põem as nove diretorias, 48 superintendências e 142 gerências da Empresa. Cada um é responsável por esse sucesso e é por isso que o jornal Energia da Gente lança a coluna Você Sabia?. Aqui, serão apresentados processos, novidades e ações desen-volvidos pelas diversas áreas. Confira!

ac auxilia gestão da comercialização

Para começar, você sabia que a diretoria Comercial (DCM) con-ta com uma superintendência específica de suporte e apoio no controle e gestão da própria diretoria? Pois é, quem desempenha esse papel são os empregados da Assessoria de Coordenação da Comercialização (AC), comandada por Tânia Mara Aparecida Costa Santos.

A superintendência serve como apoio à estrutura de Comercia-lização da Empresa, emplacada pela superintendência de Pros-pecção e Relacionamento Comercial com Clientes Corporativos (RL), superintendência de Compra e Venda de Energia no Ataca-do (CV) e superintendência de Planejamento da Comercialização e Marketing (PC). Com as três superintendências na linha de frente da DCM, foi necessário criar uma área específica para dar suporte aos seus serviços.

Hoje, a AC trabalha com o arquivo de contratos, informativos e outros materiais, além de dar apoio necessário para definir quais medidas devem ser adotadas, de acordo com as exigências do mercado e regulamentações da área. “Aqui estudamos legisla-ção e regulamentos do setor elétrico, além de realizarmos um acompanhamento de bancos de dados do mercado competitivo. não se trata apenas da gestão do controle orçamentário, mas também de pessoas. Estamos sempre alinhados com o plane-jamento estratégico da Empresa, dando suporte nas definições de regras e procedimentos de Comercialização com foco nos resultados”, explica Tânia Mara.

Tânia Mara: trabalhamos com foco nos resultados

Page 10: segurança - CEMIGcemig.com.br/sites/Imprensa/pt-br/publicacoes... · A Escola Senai de Sete Lagoas comemorou, no dia 1° de maio, os 25 anos da primeira turma de eletricistas e operadores

A Cemig sempre foi pioneira no atendimento personalizado aos grandes clientes. Desde a sua criação, a Empresa estabeleceu uma área comercial voltada a esse público.

Em 2004, com a regulamentação do setor elétrico, foi insti-tuído o cliente livre no mercado competitivo. Isto é, o ambiente de contratação livre, onde há negociação de preços, prazos e montantes de energia, permitida somente para clientes que apresentam uma demanda superior a 500 kW/mês. A Cemig, mais uma vez, foi pioneira fazendo a negociação com esses grandes clientes, passando do mercado exclusivamente cativo para um ambiente de contratação livre.

A partir dessa demanda, veio a necessidade da criação da dire-toria Comercial (DCM), em abril de 2007. A diretoria possui ges-tão focada no atendimento aos clientes e aos bons resultados para a Cemig. Para isso, cerca de 70 empregados são treinados constantemente em regras de comercialização, operações, re-soluções e legislações, tudo com o intuito de manter o grupo atualizado para que possam tirar as dúvidas dos clientes.

programa bom dia dcmDiariamente, o diretor Bernardo Afonso Salomão de Alvarenga reúne todos os superintendentes e os demais diretores para apresentar as notícias do setor elétrico, ressaltando os pontos de maior impacto nos negócios da DCM. É uma gestão diária da Comercialização. Durante os encontros, ainda são levanta-dos temas como audiências públicas ou uma nova legislação, e já se define ações agindo proativamente na busca do entendi-mento desses impactos aos negócios Cemig.

Constantemente, são realizadas reuniões com os empregados para disseminação das ações da diretoria e novidades do setor. Além disso, são promovidos eventos, coordenados pelo geren-te de Análise Competitiva de Marketing (PC/AM) Paulo Tadeu Ferreira Lott, como os encontros regionais com os clientes, fundamentais para o fortalecer o relacionamento.

customização paraclientes corporativos

os temas mais abordados nos encontros são as atualizações das regras do setor elétrico e o balanço nacional geral do se-tor de energia. É solicitado aos clientes que apresentem ca-sos de sucesso no uso eficiente de energia, fomentando a troca de experiência.

outro evento importante que a DCM promove é Encontro Setorial. Se um determinado setor industrial está em crise financeira, a DCM chama as empresas para uma conversa com o objetivo de encontrar soluções relacionadas a relacio-namento, atendimento e criação de produtos.

Foco no clienteUm exemplo de diferencial foi o que ocorreu após a crise em 2008, com a queda no consumo de energia. A diretoria Co-mercial convocou os clientes corporativos e comunicou a eles que se tivessem dificuldades em consumir a energia compra-da, esta poderia ser devolvida pelo mesmo preço que foi pago à Empresa. Com ações como essa, a Cemig estreita cada vez mais o relacionamento com seus clientes, reforçando a sua gestão de preocupação com o cliente.

er sustentávels

10

Cliente é foco do atendimento na Empresa

Atendimento a deficientes auditivos em Uberlândia (MG)

Cerca de 70 empregados compôem a DCM, entre eles os do Fale com a Cemig

Page 11: segurança - CEMIGcemig.com.br/sites/Imprensa/pt-br/publicacoes... · A Escola Senai de Sete Lagoas comemorou, no dia 1° de maio, os 25 anos da primeira turma de eletricistas e operadores

11

para praticar o espírito de equipeenergia vita

os peladeiros da Cemig ganharam um reforço: a nova quadra de futebol society do Anel Rodoviário. Um sonho antigo dos empregados, o espaço foi inaugurado no fim de abril e ago-ra serve para integrar ainda mais os empregados. De acordo com o gerente de Segurança do Trabalho, Saúde e Bem-estar (RH/ST), João José Magalhães Soares, o local deve ser tratado como uma conquista. “Além de melhorar o clima de integração, a quadra funciona como um grande incentivo à prática de ativi-dades físicas. o esporte tem o papel de integrar e motivar as pessoas”, destaca.

lado profissionalPor ser um esporte praticado em equipe, o futebol pode trazer exemplos de boas práticas para o trabalho. Durante uma parti-da, um jogador tem mais facilidade para chegar ao gol se trocar passes com outros jogadores do time. “Em muitos casos o es-porte em equipe é indicado para que as pessoas saibam condu-zir as atividades pessoais ou profissionais de forma a entender o papel de cada um e, ainda, saber lidar com as conquistas e frustrações em grupo e de forma similar ao que acontece no trabalho”, analisa João José.

A Cemig incentiva a prática de esportes por meio do programa Energia Vital, que apoia a realização de atividades como corri-da, caminhada, além do patrocínio de eventos. “Tal incentivo, além de necessário para a empresa manter seus empregados com melhores condições físicas para o trabalho, traz ganhos enormes para a vida pessoal de cada um. Somos feitos de uma estrutura projetada para o movimento e não para sermos se-dentários ou estáticos”, observa o gerente da RH/ST.

horários e disponibilidadeA quadra pode ser utilizada das 17h às 21h, todos os dias da semana, por meio de marcação de horário na Gerência de Ser-viços de Manutenção e Expansão e Serviços Especiais em Li-nhas e Subestações da Distribuição (SD/LS). De acordo com o gerente da SD/LS Wellington Zakhia, a quadra pode ser utiliza-da por empregados da Cemig e seus convidados. “Já são cinco times completos e um sexto surgindo. Todos os empregados que convidarem alguém de fora são considerados responsá-veis por qualquer problema que ocorra”, explica.

Antes mesmo de a quadra ficar pronta, muitas pessoas já utili-zavam a pista do Anel Rodoviário para praticar corrida. Segundo o gerente da SD/LS, a prática tem aumentado com o funciona-mento da quadra.

lançamento de galaA quadra do Anel Rodoviário foi inaugurada em grande estilo. os empregados que participaram dos jogos inaugurais recebe-ram medalhas dos jogadores Coelho, do Atlético, e Thiago He-leno, do Cruzeiro, e também puderam interagir com os masco-tes Galo Doido e Raposão. o evento contou com a presença do diretor de Distribuição e Comercialização Fernando Schuffner.

A nova quadra do Anel Rodoviário receberá partidas da 2ª Copa DDC de Futebol Society. no local, serão realizadas partidas pre-liminares dos times de Belo Horizonte e da Região Metropoli-tana. no ano passado, a Copa DDC movimentou cerca de 580 pessoas da capital e do interior, divididos em 48 times.

A quadra de futebol society contribui para a integração dos empregados

A nova quadra teve partidas inaugurais realizadas por empregados da SDos mascotes do Atlético e do Cruzeiro participaram da festa

Page 12: segurança - CEMIGcemig.com.br/sites/Imprensa/pt-br/publicacoes... · A Escola Senai de Sete Lagoas comemorou, no dia 1° de maio, os 25 anos da primeira turma de eletricistas e operadores

ena edição de abril do Energia da Gente, começamos uma série de reportagens especiais sobre o Modelo de Excelência da Gestão (MEG). É por meio da aderência a esse modelo que a Cemig Distri-buição e a Cemig Geração e Transmissão participam do Prêmio na-cional da Qualidade (PnQ). nesta matéria, iremos abordar como a Empresa está se movimentando para adotar esse padrão e como você pode contribuir para que essa nova metodologia aconteça.

Uma organização nasce a partir da identificação de uma demanda existente na sociedade. no caso da Cemig, ela surge para suprir a necessidade de energia elétrica. Após a identificação desta de-manda e, consequentemente, das necessidades e expectativas da sociedade e de seus clientes, a liderança desenvolve estratégias e planos para alcançar os resultados da melhor forma possível. Essas estratégias e planos são implementados pelas pessoas que, exe-cutando seus processos, contribuem para atingir resultados. Com a análise desses objetivos alcançados, a organização retroalimenta todo o ciclo por meio de informações e conhecimento, fazendo as adaptações necessárias para melhorar continuamente sua gestão.

melhoria contínuaEsse ciclo mostra os critérios de excelência do MEG. Quanto maior a aderência ao modelo, maiores as chances de conquistar o PnQ. “o prêmio não é uma disputa entre empresas. o modelo, por si só, é uma parceria, na medida em que é baseado na troca das me-lhores práticas de gestão a serem desenvolvidas”, lembra o geren-te de Qualidade e Programas Especiais (SE/QA), Eugênio Pacelli.

Além disso, aderir a esse modelo demanda tempo e significa mu-dança de cultura na gestão da organização. “o MEG é continuida-de e evolução de tudo o que fizemos até hoje. Todos, executando suas atividades focadas em resultados, estão aplicando o modelo no dia a dia”, completa o agente de comercialização Edgar Adriani (CD/CT). Edgar é uma das pessoas que compõem as equipes de diversas áreas da Empresa para elaborar os relatórios (Cemig D e Cemig GT) que são enviados para a Fundação nacional da Qualida-de (FnQ) para participar do Prêmio. Caso a Cemig D e/ou Cemig GT sejam classificadas na primeira fase, a análise do relatório e as visitas técnicas poderão acontecer entre setembro e outubro.

gestão em pautaPara participar da premiação, a Empresa deve elaborar um relató-rio de gestão. Ele é analisado por profissionais de diversas empre-sas e especialidades que preparam um relatório de avaliação, com sugestões e oportunidades de melhoria, além de descreverem os pontos fortes da corporação. “Esse retorno já é uma excelente oportunidade de avaliar a gestão da empresa e buscar melhorias”, diz Eugênio Pacelli.

o gerente ainda explica que as práticas são as ações que a em-presa executa rotineiramente de forma estruturada (adequada, proativa, abrangente, contínua, refinada, integrada). o emprega-do, ao elaborar o relatório respondendo aos requisitos, identifica e vislumbra melhorias a serem implementadas no processo ou mesmo na organização.

em busca da excelência

12

av. Barbacena, 1.200 – 19º andar31 3506 2052 fax 3506 2039 / 3506 2023caixa postal 992 | cep 30123-970Belo Horizonte – mG

Cla

ssifi

caçã

o: P

úblic

o

Equipe do MEG utiliza melhores práticas de gestão

erramosna matéria “A evolução da excelência”, publicada no EG de abril, citamos que a primeira cer-tificação ambiental da Empresa foi da Cemig D, sendo que na verdade a primeira certificação ISo14000 foi da Usina nova Ponte. Também dissemos que a Cemig D e GT foram vencedoras do Prêmio Mineiro da Qualidade (PMQ), sendo que apenas a Cemig D foi vencedora do prêmio.

gestão