segundo reinado - historiaula.files.wordpress.com · equilibrar a balança comercial. o fim dos...

10
historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima SEGUNDO REINADO (1840 1889) 2ª. Parte

Upload: lamnga

Post on 09-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SEGUNDO REINADO - historiaula.files.wordpress.com · equilibrar a balança comercial. O fim dos tumbeiros... A necessidade da expansão cafeeira esbarrando nas crescentes pressões

historiaula.wordpress.comProfessor Ulisses Mauro Lima

SEGUNDO REINADO

(1840 – 1889)

2ª. Parte

Page 2: SEGUNDO REINADO - historiaula.files.wordpress.com · equilibrar a balança comercial. O fim dos tumbeiros... A necessidade da expansão cafeeira esbarrando nas crescentes pressões

A fórmula do sucesso... Foi um atributo:1º. Do aumento da demandapelo café nos mercados dosEstados Unidos da América doNorte e da Europa;2º. Da grande disponibilidadede recursos internos, terra emão-de-obra.

Porém, a estrutura latifundiária da produção absorvendo a maior parte dos trabalhadorese a iminente ameaça de escassez de mão-de-obra tornava-se um dos maiores obstáculospara o sucesso da empresa cafeeira.

Professor Ulisses Mauro Lima

A civilização do café renovou oespírito e as esperanças decrescimento econômico doBrasil ao contribuir paraequilibrar a balança comercial.

Page 3: SEGUNDO REINADO - historiaula.files.wordpress.com · equilibrar a balança comercial. O fim dos tumbeiros... A necessidade da expansão cafeeira esbarrando nas crescentes pressões

O fim dos tumbeiros...A necessidade da expansãocafeeira esbarrando nascrescentes pressões inglesascontra o tráfico negreiro.

A campanha inglesa, travestidapela retórica liberal e livre-cambista, contra o tráfico podeser entendida a partir de doiselementos:

1º. A recusa do governo de D.Pedro II, de revalidar os tratadoscomerciais de 1810;

2º. A necessidade garantir acompetitividade das exportaçõesdas colônias britânicas naAmérica Central após a abolição.

Diante das abordagens e até afundamentos detumbeiros suspeitos de tráfico ao longo do litoralbrasileiro, em setembro de 1850, foi sancionada aLei de Extinção do Tráfico Negreiro.

Professor Ulisses Mauro Lima

Page 4: SEGUNDO REINADO - historiaula.files.wordpress.com · equilibrar a balança comercial. O fim dos tumbeiros... A necessidade da expansão cafeeira esbarrando nas crescentes pressões

A dificuldade de obtençãode mão-de-obra contribuiuem parte para diminuir asresistências escravagistas eimpor mudanças damentalidade de setores daelite brasileira que buscoua solução na substituiçãodo negro pelo branco deorigem européia.

Do escravismo ao racismo informal...

O melhor exemplo dainiciativa de trazerimigrantes portugueses,suíços e alemães para a suafazenda de café emCampinas foi a do SenadorNicolau Pereira de CamposVergueiro sob o regime decolonato.

A expansão capitalista exigia melhores níveis deprodutividade e maior rentabilidade dos investimentosalém da necessidade de ampliação do mercado interno.

Professor Ulisses Mauro Lima

Page 5: SEGUNDO REINADO - historiaula.files.wordpress.com · equilibrar a balança comercial. O fim dos tumbeiros... A necessidade da expansão cafeeira esbarrando nas crescentes pressões

A bebida do século No início do século XIX, muito antes doBrasil iniciar em grande escala aprodução de café, a Europa consumiamais de um milhão de sacas por ano.

A mentalidade empresarial dos produtoresde café do oeste paulista, a reaplicação dasrendas do café e o ingresso de capitaisestrangeiros favoreceram a expansão ediversificação das atividades econômicas.

Professor Ulisses Mauro LimaCresciam os investimentos em infra-estrutura urbana.

Page 6: SEGUNDO REINADO - historiaula.files.wordpress.com · equilibrar a balança comercial. O fim dos tumbeiros... A necessidade da expansão cafeeira esbarrando nas crescentes pressões

“Primeiro surto industrial brasileiro”

A atividade cafeeira foi, em grande medida, a responsável pela instalação de novasatividades econômicas e o incremento da mão-de-obra livre assalariada.

Os registros oficiais indicam que em 1890, já havia no país mais de 600 empresas,empregando cerca de 50.000 trabalhadores assalariados, no ramo de vestuário, mobiliário,madeira, chapelaria, mineração e metalurgia.

Professor Ulisses Mauro Lima

Page 7: SEGUNDO REINADO - historiaula.files.wordpress.com · equilibrar a balança comercial. O fim dos tumbeiros... A necessidade da expansão cafeeira esbarrando nas crescentes pressões

A maior evidência desse progresso foram as Estradas de Ferro que estimuladas porinvestimentos oficiais, oriundos da extinção do tráfico negreiro, inauguraram os primeirosramais partindo do Rio de Janeiro, da Bahia e de Recife.

Em 1867, foi inaugurada a São Paulo Railway, com 139 km ligando o Porto de Santos asprincipais área da cafeicultura paulista.

Professor Ulisses Mauro Lima

Page 8: SEGUNDO REINADO - historiaula.files.wordpress.com · equilibrar a balança comercial. O fim dos tumbeiros... A necessidade da expansão cafeeira esbarrando nas crescentes pressões

Self made man

A primeira estrada de ferro paulista foitotalmente financiada por capitaisingleses; dos tijolos as vigas de ferro, daslanternas as locomotivas, dos engenheirosaos trilhos. Tudo, literalmente, era deorigem inglesa.

A Estrada de Ferro Mauá: a Baronesa foi aprimeira locomotiva a vapor do Brasil

Um dos grandes empreendedores dessedesenvolvimento industrial foi IrineuEvangelista de Souza, sendo o responsávelpor inúmeras empresas – estaleiro,fundição, bancos, navegação decabotagem, ferrovias, iluminação,comunicação por cabo submarino,serviços urbanos.

Parte dos empreendimentos do Barão deMauá estavam associados a financistas eempresários ingleses.

Professor Ulisses Mauro Lima

Page 9: SEGUNDO REINADO - historiaula.files.wordpress.com · equilibrar a balança comercial. O fim dos tumbeiros... A necessidade da expansão cafeeira esbarrando nas crescentes pressões

A vitória do imperialismo O Barão de Mauá assistiu indignadoseus sonhos de modernidade eprosperidade esvaecerem na durarealidade de um Brasil conservador,atrelado as velhas estruturas coloniais egovernado por um Imperador fraco ehesitante na defesa do mercadonacional, ajoelhar-se frente a ação doimperialismo inglês.

Em 1860, a Tarifa Silva Ferraz e em 1874,a Tarifa Rio Branco, reduziam as tarifasalfandegárias de importação deferramentas, ferragens e máquinas deorigem inglesas.

Irineu Evangelista de Souza falido, vendeutudo que restou do seu patrimônio parasaldar dívidas. Morreu de diabetes em 21de outubro de 1889, em Petrópolis,pobre e esquecido

Professor Ulisses Mauro Lima

Page 10: SEGUNDO REINADO - historiaula.files.wordpress.com · equilibrar a balança comercial. O fim dos tumbeiros... A necessidade da expansão cafeeira esbarrando nas crescentes pressões

Até a próxima aula...

historiaula.wordpress.com

FIM