segundo módulo - aula 04 - lei da reprodução

26
LEI DE REPRODUÇÃO LEI DE REPRODUÇÃO

Upload: ceiclarencio

Post on 18-Jun-2015

4.701 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Segundo Módulo - Aula 04 - Lei da reprodução

LEI DE REPRODUÇÃOLEI DE REPRODUÇÃO

Page 2: Segundo Módulo - Aula 04 - Lei da reprodução

POPULAÇÃO DO GLOBOPOPULAÇÃO DO GLOBO A primeira indagação do Codificador é a A primeira indagação do Codificador é a

propósito da reprodução dos seres vivos propósito da reprodução dos seres vivos como lei da Natureza. E os Espíritos como lei da Natureza. E os Espíritos Reveladores respondem que o mundo corporal Reveladores respondem que o mundo corporal pereceria sem a reprodução deles.pereceria sem a reprodução deles.

Entretanto, diante da preocupação com a Entretanto, diante da preocupação com a possibilidade de a população do Globo tornar-possibilidade de a população do Globo tornar-se excessiva, respondem eles, sempre se excessiva, respondem eles, sempre amparados na lógica, que a tudo Deus provê, amparados na lógica, que a tudo Deus provê, mantendo em tudo o equilíbrio da vida, pois mantendo em tudo o equilíbrio da vida, pois coisa alguma Ele faz inútil. Nós, os homens, é coisa alguma Ele faz inútil. Nós, os homens, é que temos o hábito de observar a Natureza por que temos o hábito de observar a Natureza por partes, e quase nunca em seu conjunto.partes, e quase nunca em seu conjunto.

Page 3: Segundo Módulo - Aula 04 - Lei da reprodução

SUCESSÃO E APERFEIÇOAMENTO DAS SUCESSÃO E APERFEIÇOAMENTO DAS

RAÇASRAÇAS Constitui este um outro aspecto da lei de Constitui este um outro aspecto da lei de

reprodução. E ao falar de raças humanas, que reprodução. E ao falar de raças humanas, que evidentemente decrescem, indaga Kardec em evidentemente decrescem, indaga Kardec em nome da Doutrina Espírita se ocorrerá um nome da Doutrina Espírita se ocorrerá um momento, na História, em que estarão elas momento, na História, em que estarão elas desaparecidas.desaparecidas.

E os Espíritos informam que assim acontecerá de E os Espíritos informam que assim acontecerá de fato, pois que outras raças, um dia, deverão fato, pois que outras raças, um dia, deverão tomar o lugar das que hoje existem.tomar o lugar das que hoje existem.

Mas, esclarecem, em face da questão 689, que Mas, esclarecem, em face da questão 689, que serão os mesmos Espíritos que voltarão a serão os mesmos Espíritos que voltarão a aperfeiçoar-se em novas indumentárias físicas, aperfeiçoar-se em novas indumentárias físicas, embora ainda imperfeitos.embora ainda imperfeitos.

Page 4: Segundo Módulo - Aula 04 - Lei da reprodução

A REPRODUÇÃOA REPRODUÇÃO

A reprodução é uma lei natural. Devido a esta A reprodução é uma lei natural. Devido a esta lei se entranhar na mente humana temos lei se entranhar na mente humana temos costumes que são marcos na marcha evolutiva costumes que são marcos na marcha evolutiva da sociedade, como por exemplo, o casamento da sociedade, como por exemplo, o casamento monogâmico.monogâmico.

Por outro lado, existem costumes que denotam Por outro lado, existem costumes que denotam a nossa inferioridade e mostram o quão a nossa inferioridade e mostram o quão distantes estamos da perfeição tanto moral distantes estamos da perfeição tanto moral como espiritual: métodos contraceptivoscomo espiritual: métodos contraceptivos..

Page 5: Segundo Módulo - Aula 04 - Lei da reprodução

OBSTÁCULOS À REPRODUÇÃOOBSTÁCULOS À REPRODUÇÃO

Há basicamente dois tipos de obstáculos à Há basicamente dois tipos de obstáculos à reprodução humana: os naturais ou cármicos, reprodução humana: os naturais ou cármicos, decorrentes de faltas cometidas no passado, e decorrentes de faltas cometidas no passado, e os artificiais, fruto da ação do homem, que para os artificiais, fruto da ação do homem, que para isso estabeleceu diversos métodos ou medidas isso estabeleceu diversos métodos ou medidas anticoncepcionais. anticoncepcionais.

No tocante aos obstáculos naturais ou cármicos No tocante aos obstáculos naturais ou cármicos à reprodução, diz Emmanuel que, no quadro de à reprodução, diz Emmanuel que, no quadro de interpretações da Terra, podem indicar interpretações da Terra, podem indicar situações de prova para as almas que se situações de prova para as almas que se encontram em experiências edificadoras; encontram em experiências edificadoras;

Page 6: Segundo Módulo - Aula 04 - Lei da reprodução

OBSTÁCULOS À REPRODUÇÃOOBSTÁCULOS À REPRODUÇÃO todavia, se considerarmos a questão no seu todavia, se considerarmos a questão no seu

aspecto espiritual, somos obrigados a aspecto espiritual, somos obrigados a reconhecer que a esterilidade não existe para o reconhecer que a esterilidade não existe para o Espírito que, na Terra ou fora dela, pode ser Espírito que, na Terra ou fora dela, pode ser fecundo em obras de beleza, de fecundo em obras de beleza, de aperfeiçoamento e de redenção. (O Consolador, aperfeiçoamento e de redenção. (O Consolador, pergunta 40.)pergunta 40.)

Kardec perguntou aos Espíritos: “São Kardec perguntou aos Espíritos: “São contrários à lei da Natureza as leis e os contrários à lei da Natureza as leis e os costumes humanos que têm por fim ou por costumes humanos que têm por fim ou por efeito criar obstáculos à reprodução?”. efeito criar obstáculos à reprodução?”. Responderam os imortais: “Tudo o que Responderam os imortais: “Tudo o que embaraça a Natureza em sua marcha é contrário embaraça a Natureza em sua marcha é contrário à lei geral”. (LE, 693à lei geral”. (LE, 693.) .)

Page 7: Segundo Módulo - Aula 04 - Lei da reprodução

OBSTÁCULOS À REPRODUÇÃOOBSTÁCULOS À REPRODUÇÃO

Joanna de Ângelis, tratando do assunto, diz Joanna de Ângelis, tratando do assunto, diz que o homem pode e deve programar a que o homem pode e deve programar a família que deseja e lhe convém ter, como o família que deseja e lhe convém ter, como o número de filhos e o período propício para a número de filhos e o período propício para a maternidade, mas nunca se eximirá aos maternidade, mas nunca se eximirá aos imperiosos resgates a que faz jus, tendo em imperiosos resgates a que faz jus, tendo em vista o seu próprio passado. Os filhos não vista o seu próprio passado. Os filhos não são realizações fortuitas. Procedem de são realizações fortuitas. Procedem de compromissos aceitos antes da compromissos aceitos antes da reencarnação pelos futuros genitores, de reencarnação pelos futuros genitores, de modo a edificarem a família de que modo a edificarem a família de que necessitam para a própria evolução. necessitam para a própria evolução.

Page 8: Segundo Módulo - Aula 04 - Lei da reprodução

OBSTÁCULOS À REPRODUÇÃOOBSTÁCULOS À REPRODUÇÃO

É lícito aos casais adiar a recepção de É lícito aos casais adiar a recepção de Espíritos que lhes são vinculados, Espíritos que lhes são vinculados, impossibilitando mesmo que se reencarnem impossibilitando mesmo que se reencarnem por seu intermédio, mas as Soberanas Leis por seu intermédio, mas as Soberanas Leis da Vida dispõem de meios para fazer que os da Vida dispõem de meios para fazer que os rejeitados venham por outros processos à rejeitados venham por outros processos à porta dos seus devedores ou credores, em porta dos seus devedores ou credores, em circunstâncias talvez mui dolorosas, circunstâncias talvez mui dolorosas, complicadas pela irresponsabilidade desses complicadas pela irresponsabilidade desses cônjuges que ajam com leviandade, em cônjuges que ajam com leviandade, em flagrante desconsideração aos códigos flagrante desconsideração aos códigos divinos. (Após a Tempestade, cap. 10, obra divinos. (Após a Tempestade, cap. 10, obra psicografada por Divaldo P. Franco.)psicografada por Divaldo P. Franco.)

Page 9: Segundo Módulo - Aula 04 - Lei da reprodução

CASAMENTO, DIVORCIO, CASAMENTO, DIVORCIO,

CELIBATO, MONOGAMIA CELIBATO, MONOGAMIA E POLIGAMIAE POLIGAMIA

Page 10: Segundo Módulo - Aula 04 - Lei da reprodução

CASAMENTOCASAMENTO

“... constitui um dos primeiros atos de progresso nas sociedades humanas, porque estabelece a solidariedade fraterna ...” (LE

Questão 696 )

Page 11: Segundo Módulo - Aula 04 - Lei da reprodução

CASAMENTOCASAMENTO

Solidariedade fraternaSolidariedade fraterna Regime de vivência pelo qual duas criaturas se Regime de vivência pelo qual duas criaturas se

confiam uma a outra, no campo da assistência confiam uma a outra, no campo da assistência mútua.mútua.

As Leis divinas permitem que seja dado um As Leis divinas permitem que seja dado um coração para outro coração, na criação e coração para outro coração, na criação e desenvolvimento de valores para vida. desenvolvimento de valores para vida.

Regime de interdependência com vínculos Regime de interdependência com vínculos afetivos e sexuais profundos que exige afetivos e sexuais profundos que exige responsabilidade responsabilidade

Page 12: Segundo Módulo - Aula 04 - Lei da reprodução

CASAMENTOCASAMENTO

Companheiros evolutivos

• Contrato espiritual de consciência para consciência onde surgem compromissos mútuos: materiais, afetivos, morais, espirituais e cármicos, determinando responsabilidades intransferíveis de apoio mútuo.

... Progresso na marcha da Humanidade..

Page 13: Segundo Módulo - Aula 04 - Lei da reprodução

CASAMENTOCASAMENTO

Formação do larFormação do lar através do casamento haverá a formação do grupo através do casamento haverá a formação do grupo

familiar, permitindo que novos Espíritos mergulhem familiar, permitindo que novos Espíritos mergulhem nos fluidos do planeta, para avançarem em sua fieira nos fluidos do planeta, para avançarem em sua fieira evolutiva. A poligamia permitiria a reprodução, mas evolutiva. A poligamia permitiria a reprodução, mas sem estrutura do lar, indispensável ao crescimento sem estrutura do lar, indispensável ao crescimento espiritual da criatura.espiritual da criatura.

Permuta afetivaPermuta afetiva a instituição do casamento vai tornar harmônica e a instituição do casamento vai tornar harmônica e

sadia a relação entre os casais, permitindo a troca de sadia a relação entre os casais, permitindo a troca de valores energéticos, através da permuta de vibrações valores energéticos, através da permuta de vibrações simpáticas.simpáticas.

Page 14: Segundo Módulo - Aula 04 - Lei da reprodução

CASAMENTOCASAMENTO

Aprimoramento sexualAprimoramento sexual

o casamento é um dos elementos mais o casamento é um dos elementos mais efetivos no burilamento do instinto sexual. efetivos no burilamento do instinto sexual. Com o passar dos anos, haverá um natural Com o passar dos anos, haverá um natural arrefecimento do interesse sexual entre os arrefecimento do interesse sexual entre os cônjuges, e eles estarão aprendendo a se cônjuges, e eles estarão aprendendo a se alimentarem do afeto do parceiro através de alimentarem do afeto do parceiro através de métodos mais espiritualizados. Aprende, métodos mais espiritualizados. Aprende, igualmente, o casal a conduzir a sua energia igualmente, o casal a conduzir a sua energia erótica para outras atividades, sublimando a erótica para outras atividades, sublimando a sua função hedonista.sua função hedonista.

Page 15: Segundo Módulo - Aula 04 - Lei da reprodução

TIPOS DE CASAMENTOTIPOS DE CASAMENTO

Martins Peralva [Estudando a Mediunidade] Martins Peralva [Estudando a Mediunidade] apresenta uma divisão didática dos diferentes apresenta uma divisão didática dos diferentes tipos de casamento em 5 tipos distintos:tipos de casamento em 5 tipos distintos:

AfinsAfins São aqueles formados por parceiros São aqueles formados por parceiros

simpáticos, afins, onde há uma verdadeira simpáticos, afins, onde há uma verdadeira afeição da alma. Geralmente, eles sobrevivem afeição da alma. Geralmente, eles sobrevivem à morte do corpo e mantém-se em à morte do corpo e mantém-se em encarnações diversas. Pouco comuns na encarnações diversas. Pouco comuns na Terra.Terra.

Page 16: Segundo Módulo - Aula 04 - Lei da reprodução

TIPOS DE CASAMENTOTIPOS DE CASAMENTO

TranscendentaisTranscendentais São casamentos afins entre almas enobrecidas, São casamentos afins entre almas enobrecidas,

que juntas, vão dedicar-se a obras de grande que juntas, vão dedicar-se a obras de grande valor para a Humanidade. valor para a Humanidade.

Provacionais: Provacionais: São uniões entre almas mutuamente São uniões entre almas mutuamente

comprometidas, que estão juntas para comprometidas, que estão juntas para pacificarem as consciências ante erros graves pacificarem as consciências ante erros graves perpetrados no passado e simultaneamente perpetrados no passado e simultaneamente desenvolverem os valores da paciência, da desenvolverem os valores da paciência, da tolerância e da resignação. São os mais comunstolerância e da resignação. São os mais comuns

Page 17: Segundo Módulo - Aula 04 - Lei da reprodução

TIPOS DE CASAMENTOTIPOS DE CASAMENTO

Sacrificiais: Sacrificiais: São aqueles que se caracterizam por uma São aqueles que se caracterizam por uma

grande diferença evolutiva entre os cônjuges. grande diferença evolutiva entre os cônjuges. Um Espírito de mais alta envergadura que Um Espírito de mais alta envergadura que aceita o consórcio com outro menos adiantado aceita o consórcio com outro menos adiantado para ajudá-lo em seu progresso espiritual.para ajudá-lo em seu progresso espiritual.

Acidentais: Acidentais: São os casamentos que não foram São os casamentos que não foram

programados no mundo espiritual. Obedecem programados no mundo espiritual. Obedecem apenas à afeição física, sem raízes na apenas à afeição física, sem raízes na afetividade sincera.afetividade sincera.

Page 18: Segundo Módulo - Aula 04 - Lei da reprodução

DIVÓRCIODIVÓRCIO

“A indissolubilidade do casamento é uma lei humana muito contrária a lei natural.” (LE)

“As vossas leis nesse particular são erradas, pois acreditais que Deus vos obriga a viver com aqueles que vos desagradam.” (LE)

“O divórcio é uma lei humana cuja finalidade é separar legalmente o que já está separado de fato. Não é contrária a Lei Natural, pois só virá reformar o que os homens já fizeram.” (ESE)

Page 19: Segundo Módulo - Aula 04 - Lei da reprodução

DIVÓRCIODIVÓRCIO

A explicação dos Espiritos deixa-nos serenos para afirmar que o Espiritismo não é contrário à instituição do divórcio, embora não venha a estimulá-lo, nem tampouco incitá-lo nos casais com problemas de relacionamento .

A este respeito, apresentamos a opinião de andré luiz – Chico Xavier em Evolução em Dois Mundos :

.

Page 20: Segundo Módulo - Aula 04 - Lei da reprodução

DIVÓRCIODIVÓRCIO Quanto ao divórcio, somos de parecer que não Quanto ao divórcio, somos de parecer que não

deva ser facilitado ou estimulado entre os deva ser facilitado ou estimulado entre os homens, porque não existem na Terra uniões homens, porque não existem na Terra uniões conjugais, legalizadas ou não, sem vínculos conjugais, legalizadas ou não, sem vínculos graves no princípio da responsabilidade graves no princípio da responsabilidade assumida em comum.assumida em comum.

Mal saídos do regime poligâmico, os homens e Mal saídos do regime poligâmico, os homens e as mulheres sofrem-lhe ainda as sugestões as mulheres sofrem-lhe ainda as sugestões animalizantes e, por isso mesmo, nas primeiras animalizantes e, por isso mesmo, nas primeiras dificuldades da tarefa a que foram chamados, dificuldades da tarefa a que foram chamados, costumam desertar-se dos postos de serviço em costumam desertar-se dos postos de serviço em que a vida os situa, alegando imaginárias que a vida os situa, alegando imaginárias incompatibilidades e supostos embaraços, incompatibilidades e supostos embaraços, quase sempre atribuíveis ao desregrado quase sempre atribuíveis ao desregrado narcisismo de que são portadores.narcisismo de que são portadores.

Page 21: Segundo Módulo - Aula 04 - Lei da reprodução

CELIBATOCELIBATO

“Todo o sacrifício pessoal praticado em prol da Humanidade,tendo em vista o bem e sem qualquer idéia egoísta, eleva o homem acima da sua condição material.” (LE. Questão 699)

• Burilamento ou serviço no curso de

determinada encarnação.

• Abster-se da comunhão afetiva com o propósito de se fazer mais útil ao próximo

Page 22: Segundo Módulo - Aula 04 - Lei da reprodução

MONOGAMIA E POLIGAMIAMONOGAMIA E POLIGAMIA

““Na poligamia nada mais há que Na poligamia nada mais há que sensualidade.“sensualidade.“

Allan Kardec, examinando a resposta dos Allan Kardec, examinando a resposta dos Espíritos, vai lembrar que a abolição do Espíritos, vai lembrar que a abolição do casamento seria um retorno à infância da casamento seria um retorno à infância da Humanidade, à vida dos animais, porque a Humanidade, à vida dos animais, porque a monogamia é um sinal indicativo do monogamia é um sinal indicativo do progresso da civilização.progresso da civilização.

Page 23: Segundo Módulo - Aula 04 - Lei da reprodução

MONOGAMIAMONOGAMIA

“A monogamia é o clima espontâneo do ser humano, de vez que dentro dela realiza, naturalmente, com a alma eleita de suas aspirações a união ideal do raciocínio e do sentimento, na constituição do binário de forças, capaz de criar não apenas formas físicas, para a encarnação de outras almas na Terra, mas também as grandes obras do coração e da inteligência, suscitando a extensão da beleza e do amor que vertem da Criação Divina.” Evolução em Dois Mundos.

Page 24: Segundo Módulo - Aula 04 - Lei da reprodução

POLIGAMIAPOLIGAMIA

• Poligamia é lei humana, cuja abolição marca

um progresso social.

• Na poligamia não há afeição real, só sensualidade.

• O ser humano pouco espiritualizado possui

acentuado instinto sexual, fundamental à perpetuação da espécie no planeta.

Page 25: Segundo Módulo - Aula 04 - Lei da reprodução
Page 26: Segundo Módulo - Aula 04 - Lei da reprodução

BIBLIOGRAFIABIBLIOGRAFIA

O Livro dos Espíritos.O Livro dos Espíritos.

O Consolador, de Emmanuel -Chico Xavier, O Consolador, de Emmanuel -Chico Xavier, pergunta 40.pergunta 40.

Após a tempestade, de Joanna de Ângelis - Após a tempestade, de Joanna de Ângelis - Divaldo Pereira Franco.Divaldo Pereira Franco.

Ação e Reação - André Luiz - Chico Xavier. Ação e Reação - André Luiz - Chico Xavier.