seforÏs: uma visão sobre os desafios e estratégias para ... · chloé le coq é professora...

12
SEFORÏS: uma visão sobre os desafios e estratégias para aumentar o impacto social das empresas sociais PLANO DE ESTUDOS Outubro 2016

Upload: haminh

Post on 14-Jan-2019

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SEFORÏS: uma visão sobre os desafios e estratégias para ... · Chloé Le Coq é Professora Associada na Stockholm School of Economics e no Stockholm Institute of Transition Economics

SEFORÏS: uma visão sobre os desafios e estratégias para aumentar o impacto social das empresas sociais

PLANO DE ESTUDOS Outubro 2016

Page 2: SEFORÏS: uma visão sobre os desafios e estratégias para ... · Chloé Le Coq é Professora Associada na Stockholm School of Economics e no Stockholm Institute of Transition Economics

Benvindo! As empresas sociais surgem como uma forma peculiar de organização. As suas singularidades encontram-se nomeadamente dentro da sua dupla ambição de conduzir atividades sustentáveis enquanto criam impacto social e/ou ambiental positivo. Neste curso, aprenderá como é que elas diferem concretamente dos negócios tradicionais e se abrem para modelos económicos alternativos, entendendo os seus desafios específicos e como lidam com eles. Embora o modelo não seja novo, muita atenção tem sido dada ultimamente e muitos aspetos continuam sem ser compreendidos. A este respeito, mais de um milhar de empreendedores sociais (em 7 países da UE, China e Rússia) foi entrevistado no âmbito de um projeto de investigação financiado pela UE, o SEFORÏS. SEFORÏS, que significa “Empreendedorismo Social como uma Força para Sociedades mais Inclusivas e Inovadoras”, é um projeto de investigação internacional sobre empresas sociais, que se propõe a explorar o papel dos empreendedores sociais na reforma das sociedade Europeias, e sociedades fora da Europa. O SEFORÏS pretende compreender melhor o papel que as empresas sociais desempenham na UE e além-fronteiras no desenvolvimento de e evolução rumo a sociedades inclusivas e inovadoras. Tendo por base este estudo de campo exemplificativo do estado da arte e literatura existente, o curso SEFORÏS: uma visão sobre os desafios e estratégias para aumentar o impacto social das empresas sociais melhorará a sua compreensão destas organizações. Este MOOC cobrirá dimensões como a mudança comportamental e social que elas criam, os modelos financeiros e de governança que adotam e as estratégias de escalabilidade para aumentar o impacto social. Além disso, este curso vai revelar resultados de investigação únicos e ricos que ajudá-lo-ão a compreender a significância das ações das empresas sociais.

Junte-se a nós se pretende ganhar um conhecimento mais aprofundado sobre o empreendedorismo social e envolver-se com a sua comunidade de entusiastas (e.g. empreendedores sociais, investidores sociais, incubadoras de negócios sociais, decisores políticos, etc.).

Este MOOC é coordenado e criado pelo consórcio SEFORÏS.

Page 3: SEFORÏS: uma visão sobre os desafios e estratégias para ... · Chloé Le Coq é Professora Associada na Stockholm School of Economics e no Stockholm Institute of Transition Economics

Introdução Este Programa de Estudos serve como base para apoiar os participantes com o MOOC. Cobre os diferentes aspetos do curso online e fornece informação em mais detalhe. Estas orientações são uma descrição detalhada da informação disponível na plataforma.

Plano Geral do Curso Módulo 1: Empresas sociais e mudança social: Estratégias para o impacto social (25 de outubro de 2016) – Produção de vídeo por Neil Cocklin Introdução ao Quadro de Mudança Social Positiva. Estratégias baseadas em evidência de como as empresas sociais podem criar um impacto social duradouro. Módulo 2: O desafio das finanças sociais (15 de novembro de 2016) Introdução às finanças sociais, fontes de financiamento para empreendedores sociais e desafios existentes relacionados com as finanças sociais como um novo campo das finanças. Módulo 3: Governança organizacional: Entre responsabilidade e oportunidade (6 de dezembro de 2016) Introdução à governança organizacional nas empresas sociais baseada nos conhecimentos fornecidos pelas entrevistas SEFORÏS. Uma visão sobre ferramentas e estruturas de governança formal e informal. Módulo 4: Escalar o seu impacto social: Inovação e outras estratégias (10 de janeiro de 2017) Introdução a diferentes estratégias de escalabilidade para empreendedores sociais tais como afiliação, ramificação e franchising. Módulo 5: Como pode a experimentação ajudar os empreendedores sociais a aumentar o seu impacto social? (31 de janeiro de 2017) Introdução ao papel da experimentação para criar impacto social. Porquê é essencial e como pode impulsionar a mudança social e ajudar as empresas sociais a ampliar o seu alcance.

O que irá aprender Através deste MOOC irá:

Compreender os principais impulsionadores de mudança social

Adquirir conhecimentos nas boas práticas existentes

Ter acesso aos principais resultados dos últimos estudos científicos de campo

Conectar-se com aos seus pares e outras pessoas com interesses comuns no

empreendedorismo social

Page 4: SEFORÏS: uma visão sobre os desafios e estratégias para ... · Chloé Le Coq é Professora Associada na Stockholm School of Economics e no Stockholm Institute of Transition Economics

Estrutura do Curso e Material O curso está estruturado em 5 módulos que serão lançados em datas específicas ao longo dos próximos meses. Poderá escolher livremente participar nos módulos que lhe interessam mais. Cada módulo consistirá num vídeo de 15 minutos, um pequeno teste e fóruns de discussão. Uma vez que dependemos fortemente da sua participação voluntária, será também avaliado o seu contributo para o curso. !IMPORTANTE! Cada vídeo está em Inglês mas são disponibilizadas legendas nas seguintes línguas: Alemão, Português, Chinês, Sueco e Espanhol. Além disso, no final de cada módulo, os instrutores criarão fóruns de discussão com questões específicas. Estes fóruns existirão em várias línguas para facilitar a comunicação dos participantes. A tabela abaixo esclarece a estrutura do curso:

Conteúdo Haverá dois grandes tipos de conteúdo: lições em vídeo e fóruns de discussão. Ambas as atividades funcionam numa base voluntária embora sejam obrigatórias caso queira concluir o curso. Na realidade, irão fornecer-lhe o conhecimento necessário para ser bem-sucedido nos testes de avaliação da sua participação.

Avaliações Os participantes serão avaliados com questões de escolha múltipla e participação nos grupos de discussão. Ambos contribuem para os requisitos de certificado.

Aqui está o aspeto da página principal do Curso:

Page 5: SEFORÏS: uma visão sobre os desafios e estratégias para ... · Chloé Le Coq é Professora Associada na Stockholm School of Economics e no Stockholm Institute of Transition Economics

A estrutura básica de um módulo é replicada de forma similar para cada módulo. Cada (sub) secção deve ser feita cronologicamente.

Primeira subseção – Vídeo: Principal material do curso. Os instrutores darão o curso através de vídeos que terão legendas disponíveis em várias línguas.

Segunda subseção - Quiz: Os participantes devem responder a um quiz depois de assistirem ao vídeo. Os questionários estão só disponíveis em Inglês/Alemão/Português/Chinês e devem ser respondidos no prazo de uma semana após a data do módulo.

Page 6: SEFORÏS: uma visão sobre os desafios e estratégias para ... · Chloé Le Coq é Professora Associada na Stockholm School of Economics e no Stockholm Institute of Transition Economics

Terceira subsecção – Discussão (Multilíngue): Grupos de discussão em que os participantes são convidados a partilharem a sua opinião sobre temas específicos, tanto abertos pelos instrutores ou pelos seus pares. Cada módulo será seguido por uma discussão específica do módulo. “Multilíngue” significa que há conteúdo em várias línguas, tal como diferentes grupos de discussão serão criados dependendo da língua. O contributo para a discussão deverá começar até uma semana após a data do módulo, mas pode prolongar-se depois disso.

Quarta subseção: Discussão – Avaliação Os participantes são convidados a avaliar-se a si próprios tendo em conta o seu contributo para as discussões de cada módulo. A autoavaliação terá lugar no prazo de uma semana após a data do módulo.

Page 7: SEFORÏS: uma visão sobre os desafios e estratégias para ... · Chloé Le Coq é Professora Associada na Stockholm School of Economics e no Stockholm Institute of Transition Economics

Duração e Carga de Trabalho O curso decorrerá durante um período de 16 semanas. O curso tem 5 módulos principais. A cada três semanas, um novo módulo ficará disponível. A carga de trabalho designada para cada sessão variará de acordo com o tema mas, em média, os participantes devem esperar dedicar 1 hora por módulo.

Classificação Quiz Discussão Total

Módulo 1 5 pontos 5 pontos 10 pontos

Módulo 2 5 pontos 5 pontos 10 pontos

Módulo 3 5 pontos 5 pontos 10 pontos

Módulo 4 5 pontos 5 pontos 10 pontos

Módulo 5 5 pontos 5 pontos 10 pontos

Total 25 pontos 25 pontos 50 pontos

De forma a obter aprovação no curso, o participante deverá completar todas as tarefas de quiz e discussão e obter uma pontuação mínima de 30/50 (60%).

Orientações para os Fóruns de Discussão Este MOOC oferece uma oportunidade única para trocar ideias e contactar com pares que partilham um certo interesse em empresas sociais. O objetivo deste fórum é criar discussões, debater, partilhar ideias, aprender e divertir-se! De forma a manter uma atmosfera positiva e construtiva, vamos pedir-lhe que respeite algumas regras para assegurar uma experiência agradável a cada um de vós: Seja educado e respeitoso: Aproveite esta comunidade online e a sua riqueza para partilhar ideias e discutir, mas de uma forma respeitosa. Não toleraremos nenhum comportamento rude ou abusivo. Forneça contributos construtivos aos pares: Uma comunidade online baseia-se na interação com os outros. Certifique-se que é construtivo e, sempre que possível, dê sugestões de melhoria quando comenta ou fornece feedback sobre o trabalho dos seus pares. Seja sensível à formação e cultura dos seus pares: O nosso fórum é global visto que temos participantes provenientes de várias partes do mundo, com diferentes formações. Isto significa que os seus pares podem ser provenientes de culturas e formações muito diversas, que devem ser todas respeitadas e tidas em conta quando se discute o seu trabalho ou os resultados dos outros. Publicar conteúdo apropriado: Conteúdo que viole os Termos de Serviço não é permitido. Não deve publicar conteúdo não apropriado (e.g. pornográfico) ou com direitos de autor, publicitar ou promover produtos ou organizações externas, ou mensagens não solicitadas.

Page 8: SEFORÏS: uma visão sobre os desafios e estratégias para ... · Chloé Le Coq é Professora Associada na Stockholm School of Economics e no Stockholm Institute of Transition Economics

Biografias dos instrutores 1. Marieke Huysentruyt

Biografia Marieke Huysentruyt é Professora Assistente na Stockholm School of Economics (SITE) e Faculty Fellow na HEC Paris (Social Business Chair). Possui um Mestrado em Bioengenharia da Catholic University of Leuven, um Mestrado em Gestão e Economia Aplicadas da Cornell, e um Doutoramento em Economia da London School of Economics (LSE). Antes de ingressar na Stockholm School of Economics, foi lecionou na LSE, no Mestrado de Administração Pública. Os interesses de investigação de Marieke Huysentruyt situam-se na interseção entre economia comportamental, economia organizacional e desenvolvimento. O trabalho atual da Professora Huysentruyt pode ser agrupado em duas grandes áreas. Primeiro, explora os efeitos dos valores pessoais, cultura organizacional e práticas de gestão nos resultados organizacionais, a partir tanto de dados em painel experimentais como em grande escala. Segundo, colabora com um vasto conjunto de empresas, empresas sociais e administrações públicas na Europa para testar (a uma larga escala pouco usual) e avaliar os efeitos de novos produtos e serviços inspirados no comportamento que são desenhados para atender a necessidades específicas de famílias pobres em economias de mercado desenvolvidas e emergentes. 2. Ute Stephan

Biografia Ute Stephan é Professora Catedrática e Chair de Empreendedorismo na Aston Business School, Diretora do Aston Centre for Research into International Entrepreneurship and Business (ACRIEB), Editora-Chefe da Applied Psychology, a Investigadora Principal do projeto SEFORÏS sobre empresas sociais. A sua investigação explora como a cultura e as instituições influenciam o empreendedorismo, empreendedorismo social, bem como a motivação empreendedora, bem-estar e liderança. Áreas de Especialização:

Cultura e instituições informais

Empreendedorismo social e mudança social

Motivação empreendedora e bem-estar

Liderança empreendedora

Page 9: SEFORÏS: uma visão sobre os desafios e estratégias para ... · Chloé Le Coq é Professora Associada na Stockholm School of Economics e no Stockholm Institute of Transition Economics

Principais Trabalhos: Stephan, U., Patterson, M., Kelly, C., & Mair, J. 2016. Organizations Driving Positive Social Change: A Review and an Integrative Framework of Change Processes. Journal of Management, 42(5): 1250–1281. Stephan, U., & Pathak, S. 2016. Beyond Cultural Values? Cultural Leadership Ideals and Entrepreneurship. Journal of Business Venturing, 31(5): 505–523. Estrin, S., Mickiewicz, T., & Stephan, U. 2016. Human Capital in Social and Commercial entrepreneurship. Journal of Business Venturing, 31(4): 449–467. Stephan, U., Uhlaner, L. M., & Stride, C. 2015. Institutions and Social entrepreneurship: The role of institutional voids, institutional support, and institutional configurations. Journal of International Business Studies, 46(3): 308–331. Stephan, U., & Roesler, U. 2010. Health of entrepreneurs versus employees in a national representative sample. Journal of Occupational and Organizational Psychology, 83(3): 717–738. Stephan, U., & Uhlaner, L. M. 2010. Performance-based vs socially supportive culture: A cross-national study of descriptive norms and entrepreneurship. Journal of International Business Studies, 41(8): 1347–1364. Conectar: Home page: http://www.aston.ac.uk/aston-business-school/staff/academic/efe/dr-ute-stephan/ Google scholar: https://scholar.google.co.uk/citations?user=4EBfQ5UAAAAJ&hl=en ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Ute_Stephan LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/ute-stephan-9b974112

3.a. Chloé Le Coq

Biografia Chloé Le Coq é Professora Associada na Stockholm School of Economics e no Stockholm Institute of Transition Economics (SITE). Possui um Doutoramento da Stockholm School of Economics e ocupou cargos de visitante na University of Purdue, na University of California Energy Institute em Berkely e na National Singapore University. As suas áreas de investigação são organização industrial e economia comportamental. Trabalha em temas relacionados com mercados energéticos, política anti-trust, e comportamento financeiro do consumidor. O seu trabalho mais recente inclui estudos teóricos e experimentais de política anti-trust, leilões e forward trading. Áreas de Especialização: economia comportamental, política da concorrência, economia da energia. Principais Trabalhos

On the Effects of Group Identity in Strategic Environments (click here)

Does Opponents’ Experience Matter? Experimental Evidence From a Quantity Precommitment Game (click here)

Page 10: SEFORÏS: uma visão sobre os desafios e estratégias para ... · Chloé Le Coq é Professora Associada na Stockholm School of Economics e no Stockholm Institute of Transition Economics

Trust and Deterrence (click here)

Conectar: Personal website (click here)

3.b. Davis Plotnieks

Biografia: Davis Plotnieks lecciona Gestão de Empresas na BA School of Business and Finance e é analista de investigação no projeto SEFORÏS no Stockholm Institute of Transition Economics (SITE). Obteve mais de 10 anos de experiência em marketing, gestão de projetos e gestão de organizações trabalhando nos setores privado, público e não lucrativo em diversos países. É aluno de Doutoramento em Economia na University of Latvia. É também co-fundador e membro da direção da empresa social TEDxRiga. Os seus principais interesses de investigação incluem inovação, mecanismos de financiamento para o desenvolvimento de novos negócios e empreendedorismo social, em particular finanças sociais e crowdfunding. A sua investigação mais recente foca-se nos modos de financiamento e modelos de empreendedorismo social.

Áreas de Especialização: inovação, mecanismos de financiamento para o desenvolvimento de novos negócios, finanças sociais, crowdfunding.

Principais Trabalhos:

Financing Modes of Social Entrepreneurship (to be published in September 2016 - click here)

Mechanisms Fostering Social Entrepreneurship as Potential Instruments for Economic Development (click here)

Conectar: Twitter (click here), LinkedIn (click here)

4. Alexandra Ioan

Biografia Alexandra formou-se com o Mestrado em Política Pública na Hertie School of Governance em 2014 e frequenta atualmente o Doutoramento em Governança na Hertie School. A sua formação de base é em Estudos de Comunicação e Gestão Pública e a sua experiência profissional prende-se com o trabalho conduzido em diversas ONGs e fundações romenas e internacionais em áreas maioritariamente relacionadas com desenvolvimento comunitário, educação não-formal e intercultural. Entre outras, ela trabalho com organizações como a New Horizons Foundation, a CODECS Foundation for Leadership, a Expedition Inside Culture Association, a Hertie Foundation e a Ashoka Alemanha. Como resultado da sua atividade na sociedade civil, está particularmente interessada no desenvolvimento e impacto das

Page 11: SEFORÏS: uma visão sobre os desafios e estratégias para ... · Chloé Le Coq é Professora Associada na Stockholm School of Economics e no Stockholm Institute of Transition Economics

organizações do terceiro sector, bem como na colaboração intersectorial para a resolução de questões sociais. Áreas de Especialização:

• Organizações da sociedade civil e suas transformações • Empreendedorismo social e empresas sociais • Desenvolvimentos dos sistemas de segurança social e prestação de serviços sociais • Instituições e processos de institucionalização • Desenvolvimento comunitário • Colaboração intersectorial para a resolução de questões sociais

Conectar: https://www.hertie-school.org/facultyandresearch/researchers/doctoral-students/more-about-out-phd-students/alexandra-ioan/

5. Alain Daou

Biografia Alain Daou é um investigador associado na KU Leuven. Possui um Doutoramento da Laval University, em Quebec, Canada. Os interesses de investigação de Alain incluem empreendedorismo social, desenvolvimento de PMEs, capital intelectual, gestão de projetos, gestão de ONGs e desenvolvimento internacional. A sua experiência profissional inclui consultoria e gestão de organizações não-lucrativas em África, América Latina, América do Norte e Médio Oriente.

Page 12: SEFORÏS: uma visão sobre os desafios e estratégias para ... · Chloé Le Coq é Professora Associada na Stockholm School of Economics e no Stockholm Institute of Transition Economics

Algumas palavras Primeiro, gostaríamos muito de agradecer aos diferentes países, organizações e seus colaboradores que constituíram este consórcio SEFORÏS e tornaram este MOOC viável através da sua criação de conteúdos:

Bélgica: Katholieke Universiteit Leuven & Oksigen Lab

China: Non-Profit Incubator

Alemanha: Hertie School of Governance

Portugal: Universidade de Aveiro

Hungria & Roménia: NESsT

Rússia: CEFIR

Espanha: LUISS

Suécia: Stockholm Institute of Transition Economics

Reino Unido: Aston Business School

Para além disso, gostaríamos de congratular de forma calorosa e agradecer à Oksigen Lab o apoio e criação de conteúdos. Adicionalmente, um agradecimento especial dirigido ao Kenny Verbeke pelo seu apoio técnico e pelo grande contributo para este MOOC.