secretaria regional da educaÇÃo e cultura direção ... · obra escrita para piano, violino,...

2

Upload: dangdan

Post on 17-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Palacete Silveira e Paulo | Rua da Conceição9700 – 054 Angra do Heroísmo | Terceira | Açorestelefone: (+351) 295 403 000 | fax: (+351) 295 403 001email: [email protected] Direção Regional da Cultura

SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURAGoverno dos Açores

Mais info:www.culturacores.azores.gov.pt

TEMPORADAARTÍSTICA 2016

DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA

FINS DE SEMANATEMÁTICOS

2|JULHO|21H30|IGREJA DO COLÉGIOPONTA DELGADA|S. MIGUELSÁ

BADO

O Quarteto com Piano em Lá Maior, n.º 2, op. 26 é uma obra escrita para piano, violino, viola e violoncelo, composta por quatro andamentos. Foi concluída em 1861, quando Brahms tinha 28 anos e estreada em no-vembro de 1863 pelo Quarteto Hellmesberger, com o próprio compositor ao piano. Nesta obra sente‐se a in-fluência de Franz Schubert, bem como a de Robert Schumann, notando‐se já também a predileção de Brahms por temas húngaros. Com a duração de cerca de 50 minutos, este quarteto é a mais longa obra para música de câmara de J. Brahms.

Elena Kharambura|Violino Ostap Kharambura|ViolaOrest Grytsyuk|Violoncelo Grygoriy Grytsyuk|Piano

MÚSICA DE CÂMARA

DO ROMANTISMOAO IMPRESSIONISMO

TEMPORADAARTÍSTICA 2016

DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA

ProgramaJohannes Brahms Quarteto com piano N.º 2 em Lá Maior, op. 26“Allegro non troppo”“Poco Adagio”“Scherzo. Poco Allegro”“Finale. Allegro”“Finale. Allegro”

Elena Kharambura|Violino NasceuNasceu na Ucrânia, na cidade de Lviv. Iniciou os estudos de violino aos 6 anos de idade. Em 1989 completou o curso de violino no Colégio de Música de Lviv. Em 1994 obteve o diploma de violino, com a classificação de Exce-lente, do Instituto Superior de Música “M. V. Lyssenko” do Estado de Lviv, com o professor Georgiy Pavliy. Nesse ano participou no Concurso Internacional de Música de Câmara “Outono Dourado”, em Khmelnytsk, Ucrânia. Enquanto estudante, trabalhou como violinista na Orquestra de Câmara de Lviv, com a qual fez várias di-gressões pela Polónia, onde executou vários recitais.Desde setembro de 1995 é professora no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo.

Ostap Kharambura|ViolaNasceu na cidade de Novyi Rozdil, Ucrânia. Em 1989 com-pletou o curso de violino no Colégio de Música de Lviv. Em 1994 obteve o diploma de viola no Instituto Superior “M.-V.Lyssenko” do Estado de Lviv, com o professor Zenon Dachak.Enquanto estudante, trabalhou como violetista na Or-questra Sinfónica de Halychyna, na Orquesra de Câmara de Lviv e na Orquestra do Teatro da Ópera e Ballet de Lviv.Desde 1995 é professor de viola no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo.

Orest Grytsyuk|Violoncelo Natural da Ucrânia, iniciou a sua formação musical aos 6 anos, sob orientação do professor Vassyl Kufliuk. Mais tarde ingressou na Escola Especial de Música Solomia Krushelnytska, em Lviv (Ucrânia), onde estudou com o pro-fessor Yevhen Schpitzer. Em 1986 foi admitido no Instituto Superior de Música “M. V. Lyssenko” do Estado de Lviv, onde prosseguiu o seu curso, sob a orientação do profes-sor Yuriy Laniuk. Concluiu o curso em 1993, tendo-lhe sido conferidas as qualificações de concertista, solista de música de câmara, solista de orquestra e professor. Ini-ciou, então, a sua atividade profissional no Instituto Supe-rior de Música, na Faculdade de Música de Câmara e Quarteto de Cordas da cidade de Lviv. Durante esta época, participou em várias tournées, como membro de quarteto de cordas, por diversos países europeus.Chegou aos Açores, a convite do Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, em 1995, onde, desde então, le-ciona violoncelo.

Grygoriy Grytsyuk|Piano Nasceu na Ucrânia em 1961, estudou piano com Natália Ripko e Yuri Kyreichuk na Escola Especial de Música “S. Kruchelhnyzka” e no Conservatório Superior de Música “M. V. Lyssenko” com Olga Kacheva, em Lviv. Desde a sua primeira atuação em público aos 16 anos, com a Or-questra Sinfónica de Lviv (Concerto n.º 2 de Shostakovich), desenvolveu uma carreira múltipla, tendo realizado con-certos como solista, músico de câmara e acompanhador em França, Roménia, Eslovênia, Polónia e no país natal. Em 1990 foi premiado no Concurso Internacional de Música de Câmara “Outono Dourado”, na Ucrânia. Em Portugal (Açores), onde reside desde 1996, tem-se apre-sentado regularmente em recitais e concertos de música de câmara, denotando grande versatilidade na literatura pianística, bem como uma notável maturidade técnica e interpretativa.