secretaria municipal de educação de florianópolis | portal ... · fundamental de alunos a partir...

3
Boletim nº 325| Florianópolis, 15 de dezembro de 2014 Informativo da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis | portal.pmf.sc.gov.br/entidades/educa Educação “Banho colorido com música” Com um banho de cor e música, as crianças do Núcleo Municipal de Educação Infantil Coqueiros dançaram e pintaram ao som de AC/DC, Amy Winehouse, Bee Gees. A festinha foi organizada pelas readaptadas Aline Machado e Isabel e pelo professor auxiliar Ivan, com a colaboração dos demais professores da unidade. Materiais recicláveis na alfabetização Crianças da oficina de letramento do Projeto Mais Educação da Escola Básica Municipal Osmar Cunha, em Canasvieiras, estão utilizando brinquedos feitos com materiais recicláveis no processo de alfabetização. O projeto é realizado pela professora Cléria com os alunos dos primeiros, segundos e terceiros anos que ficam na unidade em contraturno. Escritora visita alunos da rede municipal A autora de “A casa de Hans Kunst", Luana Von Linsingen, conversou sobre a obra com estudantes da Escola Básica Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, no Campeche. A iniciativa faz parte do projeto Clube da Leitura, da Secretaria de Educação de Florianópolis. Atualmente, Luana é professora de Ciências da rede municipal de ensino. Além de bióloga e educadora, escreve livros e contos infanto- juvenis. A Secretaria Municipal de Educação realizou o projeto “EJA na Rua”. A atividade visou divulgar a proposta pedagógica para alfabetização e conclusão do ensino fundamental de alunos a partir de 15 anos que frequentam a modalidade de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). Atualmente, 11 núcleos da Eja espalhados pelas várias regiões da Ilha e do Continente. Cerca de 1.150 pessoas estão matriculadas nas unidades. Eja vai para as ruas Os alunos da Escola Básica Municipal José do Valle Pereira, no bairro João Paulo, foram destaque na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), a escola conquistou 7 medalhas na edição desse ano. Estudantes são destaque em astronomia e astronáutica O evento envolveu quase todas as 150 crianças Luana na Escola Brigadeiro Eduardo Gomes Brinquedos auxiliaram na aprendizagem Mais de 200 temas estudados foram expostos Alunos ganhadores são do 5º e 7º ano Divulgação: NEI Coqueiros Divulgação: Escola Osmar Cunha Divulgação: Zeca Trindade Divulgação: Clube da Leitura Divulgação: Escola José do Valle Pereira

Upload: nguyendat

Post on 11-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Boletim nº 325| Florianópolis, 15 de dezembro de 2014

Informativo da

Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis | portal.pmf.sc.gov.br/entidades/educa

Educação

“Banho colorido com música”Com um banho de cor e música, as crianças do Núcleo Municipal de

Educação Infantil Coqueiros dançaram e pintaram ao som de AC/DC, Amy Winehouse, Bee Gees.

A festinha foi organizada pelas readaptadas Aline Machado e Isabel e pelo professor auxiliar Ivan, com a colaboração dos demais professores da unidade.

Materiais recicláveis na alfabetização

Crianças da oficina de letramento do Projeto Mais Educação da Escola Básica Municipal Osmar Cunha, em Canasvieiras, estão utilizando brinquedos feitos com materiais recicláveis no processo de alfabetização. O projeto é realizado pela professora Cléria com os alunos dos primeiros, segundos e terceiros anos que ficam na unidade em contraturno.

Escritora visita alunos da rede municipal

A autora de “A casa de Hans Kunst", Luana Von Linsingen, conversou sobre a obra com estudantes da Escola Básica Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, no Campeche. A iniciativa faz parte do projeto Clube da Leitura, da Secretaria de Educação de Florianópolis.

Atualmente, Luana é professora de Ciências da rede municipal de ensino. Além de bióloga e educadora, escreve livros e contos infanto-juvenis.

A Secretaria Municipal de Educação realizou o projeto “EJA na Rua”. A atividade visou divulgar a proposta pedagógica para alfabetização e conclusão do ensino fundamental de alunos a partir de 15 anos que frequentam a modalidade de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA).

Atualmente, há 11 núcleos da Eja espalhados pelas várias regiões da Ilha e do Continente. Cerca de 1.150 pessoas estão matriculadas nas unidades.

Eja vai para as ruas

Os alunos da Escola Básica Municipal José do Valle Pereira, no bairro João Paulo, foram destaque na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), a escola conquistou 7 medalhas na edição desse ano.

Estudantes são destaque em astronomia e astronáutica

O evento envolveu quase todas as 150 crianças

Luana na Escola Brigadeiro Eduardo Gomes

Brinquedos auxiliaram na aprendizagem

Mais de 200 temas estudados foram expostos

Alunos ganhadores são do 5º e 7º ano

Div

ulga

ção:

NEI

Coq

ueiro

s

Div

ulga

ção:

Esc

ola

Osm

ar C

unha

Div

ulga

ção:

Zec

a Tr

inda

de

Div

ulga

ção:

Clu

be d

a Le

itura

Div

ulga

ção:

Esc

ola

José

do

Valle

Per

eira

EducaçãoInformativo da

Aluna de escola municipal é ouro na OBMEPBrida Maria de

Oliveira, estudante do 7º ano da

Escola Básica João Gonçalves Pinheiro, no Rio Tavares,

trouxe a primeira medalha de ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática – OBMEP- para a rede municipal de ensino. Outros 83 alunos, ligados à Secretaria de Educação da Capital, foram premiados com medalhas de prata, bronze ou menção honrosa. Três professores e duas escolas do município também se destacaram.

Ednei Luiz Belettini, da Escola Herondina Medeiros Zeferino (Ingleses) ; Fabiana Blasius Jeremias Bastos e Silva, da Escola Beatriz De Souza Brito (Pantanal); e Adriana Jungbluth, da Escola Osmar Cunha (Canasvieiras), foram os professores vencedores. entre as escolas a Beatriz de Souza Brito e a José Amaro Cordeiro foram destaques.

Creche Abraão é entregue à comunidade

A Prefeitura de Florianópolis inaugurou a reforma do prédio da Creche Abraão. A unidade é responsável pelo atendimento em período integral de 42 crianças. A creche está localizada à rua João Meirelles, 1.780, bairro Abraão.

O Leste da Ilha é destaque no país. O Núcleo Municipal de Educação Infantil Canto da Lagoa ganhou um prêmio nacional com o projeto “Conhecendo o Canto e Cantando sua História”.O prêmio, “Escola: lugar de brincadeira, cultura e diversidade”, é uma promoção do Ministério da Cultura, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFCE).

Nei Maria Salomé é destaque no paísO Núcleo Municipal de Educação Infantil

Maria Salomé, de Sambaqui, fecha o ano com um prêmio nacional. Foi um dos vencedores do “Escola: lugar de brincadeira, cultura e diversidade”, do Ministério da Cultura, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFCE).

O projeto apresentado foi “Eu conto, tu contas, eles contam: minha história, minha cultura, meu mundo”. Desenvolvido com crianças de 5 e 6 anos, o projeto abordou a diversidade existente no país.

“Um pedacinho de terra” vence

prêmio A Creche Municipal Monteiro Lobato, no

Carianos, criou o projeto “Um pedacinho de terra perdido no mar... conhecendo Florianópolis".

Na rede municipal de ensino, com essa proposta ganhou o prêmio nacional do Ministério da Cultura “Escola: lugar de brincadeira, cultura e diversidade”.

A Creche Maria Nair da Silva, na Fazenda do Rio Tavares, foi palco da festa de lançamento dos livros produzidos pelas crianças no projeto “Autores Mirins”. São 5 títulos sobre a cultura africana. As obras receberam os nomes: "Nelson Mandela vai à praia", "Tainá vai à África", "Aventuras no Egito", "Abdu, um super-herói africano" e "A princesa africana que gostava de viajar".

Autores Mirins

Brida (de moletom azul) e mais seis alunos da Escola João Gonçalves Pinheiro foram premiados

Carolaine e Ricardo

Foram realizadas saídas de estudo

Participaram crianças de 5 e 6 anos

Turma conheceu a trajetória do município

Atividade foi realizada com os pequenos de 6 anos

Div

ulga

ção:

Esc

ola

João

Gon

çalv

es P

inhe

iro

Div

ulga

ção:

NEI

Mar

ia S

alom

é do

s San

tos

Div

ulga

ção:

NEI

Can

to d

a La

goa

Div

ulga

ção:

Cre

che

Mon

teiro

Lob

ato

Div

ulga

ção:

Cre

che

Mar

ia N

air d

a Si

lva

Div

ulga

ção:

Mar

iana

Pet

ry

“Conhecendo o Canto” obtém

prêmio

Boletim Informativo da Secretaria Municipal de Educação| Secretário: Rodolfo Joaquim Pinto da Luz. |Secretária Adjunta: Maria José Brandão|Jornalista responsável: Ricardo Medeiros (SC 293). |Revisão: Heloisa de Campos Rotolo |Textos: Equipe Assessoria de Comunicação| Diagramação: Mariana Petry| Contato: 3251-6124 |Site: www.pmf.sc.gov.br/entidades/educa |Facebook: www.facebook.com/pmfeduca |E-mail: [email protected]

EducaçãoInformativo da

Ano letivo termina na sexta-feira

Na rede municipal de ensino de Florianópolis, o ano letivo de 2014 se encerra na sexta-feira (19/12). Entrarão em férias 27 mil 934 estudantes e quase 5 mil profissionais da educação.

Do total de alunos, 12 mil 237 são crianças atendidas em creches ou núcleos de educação infantil. Nas 36 escolas de ensino fundamental, a Secretaria de Educação é responsável por 14 mil 546 estudantes.

Neste Natal deixe a magia tomar conta da sua família e envolver todos com o poder da união e da esperança.

Abra os olhos para novos projetos e transforme esta noite em uma grande festa, permitindo que a alegria contagie a todos e a felicidade esteja presente ao longo de todo o ano vindouro.

Feliz Natal!

O Núcleo Municipal de Educação Infantil Costeira está cada vez mais indo ao encontro do artista plástico que eternizou, em sua obra, cenas do cotidiano infantil da Ilha da Magia, Hiedy de Assis Corrêa, mais conhecido como Hassis.

Crianças e adultos arregaçaram as mangas e partiram para uma aventura cultural de artesanato. Juntamente com o artista Rogério, o Tecão, do Campeche, criaram personagens do boi-de-mamão, brincadeira que carrega multidões por onde passa.

Pequenos do NEI Costeira viram artistas

Crianças realizam apresentação de

fantocheA criançada do 1º ano da Escola Básica

Municipal Osmar Cunha, em Canasvieiras, trabalhou a cantiga de roda “A Linda Rosa Juvenil” por meio de fantoches. A turminha da professora Ana Paula Vieira Barcelos conheceu as diferentes interpretações da canção e seus personagens.

A atividade buscou aprimorar a leitura e a escrita dos pequenos. A encenação com os fantoches foi apresentada na Festa da família.

O projeto envolveu as 184 crianças da creche

Alunos do 1º ano do período matutino

Apresentação na festa da família

Em 2015, as aulas iniciam no dia 11 de fevereiro

Div

ulga

ção:

NEI

Can

to d

a La

goa

Div

ulga

ção:

NEI

Con

stei

ra

Div

ulga

ção:

Esc

ola

osm

ar C

unha

Div

ulga

ção:

Esc

ola

Osm

ar C

unha

Calendário Escolar 2015