seÇÃo tÉcnica de ensino prova multidisciplinar i 6º … · 4º bimestre de 2018 1ª chamada...

12
Prova multidisciplinar I 4º bimestre 1ª Chamada É permitida a reprodução deste material apenas para fins didáticos, desde que citada a fonte. 24/10/2018 Página1 COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II SEÇÃO TÉCNICA DE ENSINO PROVA MULTIDISCIPLINAR I 6º ano Ensino Fundamental 4º bimestre de 2018 1ª chamada Filosofia, História, Inglês e Português Aluno: ____________________________________________________________________ Série: 6º ANO Turma: ________________ Data: 24 de outubro de 2018 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 1. Leia atentamente todas as questões antes de respondê-las. Esta prova contem 40 (quarenta) questões. Caso o caderno de provas esteja incompleto ou com defeito, solicite ao fiscal de sala outra prova. 2. Cada disciplina contém 06 (seis) questões do tipo A (Certo ou Errado) e 04 (quatro) do tipo B (múltipla escolha). 3. Nos itens do tipo A, deve-se marcar no cartão de respostas o campo designado com o código C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o código E, para o que julgar ERRADO. 4. Os itens do tipo B são de múltipla escolha e possuem UMA ÚNICA alternativa a ser assinalada em campo apropriado. 5. O cartão de resposta deve ser preenchido apenas com caneta esferográfica de tinta azul ou preta. 6. Durante a prova não se comunique com outros alunos, nem se levante sem autorização do fiscal de sala. 7. As provas são individuais e sem consulta. Não será permitido o uso de calculadoras e quaisquer tipos de aparelhos eletrônicos de comunicação ou cálculo. 8. Atenção ao preencher o Cartão Resposta, em caso de extrema necessidade, o cartão será substituído uma vez. 9. O prazo para apresentação de recurso será de 48 horas a contar da divulgação do gabarito provisório, que será publicado até 24h após o término da prova. 10. Recebimento de recursos da MULTIDISCIPLINAR, SOMENTE pelo site do CMDPII, seguindo o prazo acima previsto. 11. Estudo e concentração são fundamentais para um bom desempenho. 12. A solicitação de 2ª chamada será somente na Coordenação do EF II nos dias 25/10 (quinta-feira) e 26/10 (sexta- feira), conforme normativa. Boa Prova!

Upload: docong

Post on 01-Dec-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Prova multidisciplinar I – 4º bimestre – 1ª Chamada É permitida a reprodução deste material apenas para fins didáticos, desde que citada a fonte. 24/10/2018

gin

a1

COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II SEÇÃO TÉCNICA DE ENSINO

PROVA

MULTIDISCIPLINAR I

6º ano Ensino Fundamental

4º bimestre de 2018

1ª chamada

Filosofia, História, Inglês e Português

Aluno: ____________________________________________________________________

Série: 6º ANO Turma: ________________ Data: 24 de outubro de 2018

LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO.

1. Leia atentamente todas as questões antes de respondê-las. Esta prova contem 40 (quarenta) questões. Caso o

caderno de provas esteja incompleto ou com defeito, solicite ao fiscal de sala outra prova.

2. Cada disciplina contém 06 (seis) questões do tipo A (Certo ou Errado) e 04 (quatro) do tipo B (múltipla escolha).

3. Nos itens do tipo A, deve-se marcar no cartão de respostas o campo designado com o código C, caso julgue o item

CERTO; ou o campo designado com o código E, para o que julgar ERRADO.

4. Os itens do tipo B são de múltipla escolha e possuem UMA ÚNICA alternativa a ser assinalada em campo

apropriado.

5. O cartão de resposta deve ser preenchido apenas com caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

6. Durante a prova não se comunique com outros alunos, nem se levante sem autorização do fiscal de sala.

7. As provas são individuais e sem consulta. Não será permitido o uso de calculadoras e quaisquer tipos de aparelhos

eletrônicos de comunicação ou cálculo.

8. Atenção ao preencher o Cartão Resposta, em caso de extrema necessidade, o cartão será substituído uma vez.

9. O prazo para apresentação de recurso será de 48 horas a contar da divulgação do gabarito provisório, que será

publicado até 24h após o término da prova.

10. Recebimento de recursos da MULTIDISCIPLINAR, SOMENTE pelo site do CMDPII, seguindo o prazo acima

previsto.

11. Estudo e concentração são fundamentais para um bom desempenho.

12. A solicitação de 2ª chamada será somente na Coordenação do EF II nos dias 25/10 (quinta-feira) e 26/10 (sexta-

feira), conforme normativa.

Boa Prova!

Prova multidisciplinar I – 4º bimestre – 1ª Chamada É permitida a reprodução deste material apenas para fins didáticos, desde que citada a fonte. 24/10/2018

gin

a2

FILOSOFIA Conforme o conteúdo estudado neste bimestre sobre os sofistas e Sócrates, julgue os itens

seguintes marcando “C” nos CERTOS e “E” nos ERRADOS.

1. No “mito da caverna” Platão deixa claro que as sombras no fundo da caverna são como o conhecimento inteligível.

2. Como discípulo de Platão, Aristóteles defendia a ideia de que existe um mundo inteligível e um mundo sensível, mas a realidade estaria no mundo sensível.

3. Platão compara o mundo sensível com sombras no fundo da caverna porque, tal como as sombras são cópias mal feitas das coisas, o mundo sensível é uma cópia mal feita da realidade que se encontra no mundo inteligível.

4. Por refletir sobre algo que está além da matéria, Platão se considerava um filósofo da “primeira

navegação”, tal como Sócrates.

5. Platão explicava que o filósofo é como o homem que se liberta das correntes no mito da caverna, sendo capaz de ver a realidade fora dela e que, quando volta para ajudar seus amigos a se libertarem das correntes que os obrigam a olhar para meras sombras, é visto como sábio e seguido por todos.

6. Aristóteles defendia que só existe uma realidade, um só mundo. A realidade deste mundo poderia ser conhecida de diversas maneiras e em diferentes graus.

IMAGEM 1

7. A partir do que estudamos em filosofia sobre Platão e da imagem acima, marque a seguir a única alternativa CORRETA.

a) O personagem do quadrinho faz referência à Alegoria da Caverna de Platão, por

considerar que as novas tecnologias libertam as ideias humanas. b) Na “alegoria da caverna” representada e adaptada acima, Platão deixa claro que as

sombras no fundo da caverna são como o conhecimento inteligível, enquanto a realidade do lado de fora da caverna representa o mundo sensível.

c) Comparando a imagem com a atualidade, pode-se perceber que a evolução da tecnologia tem sua importância, como automóveis, informática, utensílios diversos, etc, mas ela também distancia o homem da realidade, o que o afasta do convívio pessoal com o uso desequilibrado dos meios de comunicação (televisão, celular, redes sociais como Instagram e Whatsapp). Isso leva a uma valorização excessiva da imagem, a uma desvalorização da realidade, ao desejo incessante por atenção, por “curtidas” e

Prova multidisciplinar I – 4º bimestre – 1ª Chamada É permitida a reprodução deste material apenas para fins didáticos, desde que citada a fonte. 24/10/2018

gin

a3

popularidade, o que pode resultar na violência, no uso de drogas, na corrupção e no desrespeito.

d) A imagem reforça a importância de acompanharmos as modernas tecnologias e as informações que nos chegam pelos meios de comunicação para termos acesso aos conhecimentos.

IMAGEM 2

8. Ainda com base no que estudamos em filosofia sobre Platão IMAGEM 2 acima, marque a seguir a única alternativa CORRETA.

a) Para Platão, a realidade está no mundo das coisas sensíveis (que é real, verdadeiro) e a

maioria da humanidade vive na condição da ignorância, no mundo das ideias inteligíveis (este mundo, ilusório).

b) A Imagem quer apresentar a ideia de que as redes sociais e as informações que vemos na TV e internet facilitam a vida das pessoas, libertando-as, na medida que ampliam o acesso a informações.

c) A imagem conduz à interpretação de que as atuais tecnologias resolveriam o problema dos prisioneiros da Caverna de Platão.

d) A tirinha utiliza a referência ao mito da Caverna para criticar a nossa atitude diante das novas tecnologias e das informações que recebemos porque, muitas vezes, tomamos como verdades as informações que por ali chegam e valorizamos mais a realidade que se vê pela tela do que a que resulta do diálogo com as pessoas.

9. A partir do que estudamos nos capítulos 7 do livro didático sobre Platão, marque a única alternativa que se refere CORRETAMENTE a um conhecimento inteligível, segundo Platão:

a) A bela aparência do professor Guilherme. b) As letras que formam as palavras desta prova. c) A cadeira em que estou sentado. d) As verdades matemáticas.

Prova multidisciplinar I – 4º bimestre – 1ª Chamada É permitida a reprodução deste material apenas para fins didáticos, desde que citada a fonte. 24/10/2018

gin

a4

10. Tendo como base o que estudamos sobre Platão e Aristóteles, marque a única alternativa INCORRETA sobre estes filósofos.

a) Platão comparava o pensamento de Parmênides (que dizia que nada se move nem se

transforma) ao mundo inteligível. b) Aristóteles discordava de Platão sobre a existência do mundo inteligível. c) Platão defendia que o conhecimento verdadeiro (inteligível) só poderia ser conhecido

pelos 5 sentidos. d) Aristóteles ficou conhecido como o pai das ciências e da lógica.

HISTÓRIA A CRISE DA REPÚBLICA

Ao final do século I a.C., mercadorias de diversas partes do mundo podiam ser encontradas em Roma: trigo do Egito, mármore da Líbia, presunto da Península Ibérica, ameixas de Damasco e leões da África subsaariana. Nas palavras de um famoso escritor chamado Virgílio: “romano,

lembra-te que nasceste para impor tuas leis ao Universo”.

CAMPOS, Flávio. Jogo da História. 2ª edição. São Paulo: Editora Leya, 2015 pág.180.

Com base no texto e nos conhecimentos adquiridos, avalie os itens abaixo e marque C para as opções CERTAS ou E para as ERRADAS.

11. A República romana não conseguia atender a tantos cidadãos de um império tão vasto.

12. O senado mantinha seus privilégios enquanto muitos plebeus se encontravam empobrecidos sem terras e sem trabalho.

13. Aventureiros políticos, chamados de demagogos, ajudavam os plebeus mais pobres a cobrarem seus direitos, contribuindo assim para a melhoria de todos.

14. Nas províncias distantes, existia uma boa relação entre os cobradores de impostos e a população local, fato que contribuía para a paz nestas regiões.

PRIMEIRO TRIUNVIRATO.

Extraído em 29/09/2018 de https://www.estudokids.com.br/primeiro-triunvirato-pompeu-crasso-e-julio-cesar/

gin

a5

O fortalecimento dos generais em Roma pode ser entendido como uma consequência das atividades desenvolvidas por eles ao longo da República. Este fortalecimento traria consequências a República e a abalaria através da união de generais para monopolizar o poder romano.

Sobre este momento da história da República romana, avalie as opções abaixo em C para as CERTAS ou E para as ERRADAS.

15. A concessão do Imperium a um general pode ser entendido como a representação do poder romano para ser exercido fora de Roma e em determinadas regiões.

16. A escravidão em Roma e as dificuldades enfrentadas pelos plebeus pobres e sem terras foram os principais motivos que levaram os generais a tomarem o poder em Roma.

17. A imagem acima representa os generais responsáveis pela formação do Primeiro Triunvirato.

Sobre este episódio e o Segundo Triunvirato, avalie as questões abaixo marcando a ÚNICA CORRETA.

a) A formação dos triunviratos tinha como objetivo ajudar a plebe empobrecida e sem terras que vivia em Roma.

b) Durante o Segundo Triunvirato, Júlio César vence as disputas pelo poder contra Otávio Augusto e dá início ao Império Romano.

c) O primeiro e o segundo triunvirato ocorridos em Roma, podem ser entendidos como uma tentativa de união entre generais romanos para monopolizar o poder político em Roma.

d) A união dos generais em triunviratos ocorreu por determinação do senado e tinha como objetivo acabar com as revoltas iniciadas pelos plebeus.

18. Com o início do Império, em 27 a.C., Roma começava uma nova fase da sua história política,

sofrendo com isto várias transformações nos mais diversos setores de seu Estado. Sobre este período da história romana, avalie as questões abaixo e marque a ÚNICA CORRETA.

a) Com o início do período imperial, Roma voltou a ser um Estado democrático, suas instituições (senado, assembleias etc.) foram fortalecidas e se tornaram independentes, contribuindo assim para a descentralização do poder.

b) Com a morte de Otávio em 14 d.C., seu nome, assim como o de seu pai foi divinizado. Augusto passa a significar acima dos homens e próximo aos deuses e César passa a ser sinônimo de Imperador.

c) Durante o Império, os sucessivos imperadores foram comandados pelo senado que cada vez mais ganhava prestígio e destaque.

d) Durante o Império, os senadores foram responsáveis pela construção de várias obras importantes. Dentre elas podemos destacar aquedutos, arenas, estradas e balneários.

gin

a6

A PAZ ROMANA

O mundo romano havia se estabelecido em torno do Mar Mediterrâneo e articulado sociedades que se desenvolveram nessa região desde o início do processo de sedentarização humana. Por isso o Mediterrâneo passou a ser denominado pelos romanos como mare nostrum, nosso mar.

CAMPOS, Flávio. Jogo da História. 2ª edição. São Paulo: Editora Leya, 2015 pág.185

19. Sobre a paz romana estabelecida nos domínios romanos, escolha a ÚNICA opção que melhor

caracteriza o que ela representou e marque-a.

a) A paz romana pode ser entendida como o período de grandes confrontos e maior expansão territorial.

b) Os romanos consideraram A Paz Romana um período de relativa estabilização das fronteiras e diminuição das conquistas, fato que contribuiu para o enfraquecimento dos generais.

c) Para os romanos, a paz romana representou uma melhoria nas condições de vida dos plebeus com criação de muitos empregos e uma redistribuição de terras em todo o império.

d) A paz romana foi antes de mais nada uma paz armada, pois as conquistas continuaram e os generais adquiriam cada vez mais poderes.

AQUEDUTO ROMANO

Extraído 02/10/2018 de http://recursos.cnice.mec.es/latingriego/Palladium/cclasica/esc336ca4.php

AS OBRAS PÚBLICAS ROMANAS

Pouco antes de morrer, Otávio Augusto expressou seu orgulho por ter revestido grande parte da cidade de Roma de mármore, com a construção de inúmeros edifícios oponentes.

AMPOS, Flávio. Jogo da História. 2ª edição. São Paulo: Editora Leya, 2015 pág.183.

gin

a7

20. Sobre as obras públicas romanas, avalie as opções abaixo e marque a ÚNICA CORRETA.

a) As obras públicas romanas eram símbolos de poder dos imperadores e só foram construídas graças às riquezas geradas pelas conquistas.

b) As obras romanas, assim como as gregas, tinham um objetivo extremamente religioso, ou seja, agradar aos seus deuses.

c) Dentre as obras mais importantes de Roma, podemos destacar as igrejas, pirâmides e estádios de futebol.

d) As grandes obras em Roma contribuíram para o enfraquecimento dos imperadores pois não eram aprovadas pela população que com frequência as depredavam.

INGLÊS Read the TEXT I (dialogue), then answer the questions from 21 to 26. TEXT I

Brain: Look! Those guys in front of the hotel. They are soccer players! Mary: What? Brain: They are soccer players! Mary: Where are they from? Brain: They’re from Brazil! Wow! Look. Mary: How many players are there in a soccer team? Brain: There are ten plus the goalkeeper. But, look! They are near here! Mary: You like soccer, don’t you? Brain: Yes, very much. Mary: I like basketball. Brian: I see…Wow! I can’t believe it!

AMOS, Eduardo; PRESCHER, Elisabeth; PASQUALIN, Ernesto. Our Way 1. 8. ed. São Paulo: Richmond, 2016.

Vocabulary:

Can’t believe it: Não posso acreditar.

Goalkeeper: Goleiro.

Guys: Caras, pessoas.

How many: Quantos.

Likes: Gostar.

Near here: Perto daqui.

Plus: Mais.

Soccer team: Time de futebol.

Disponível em Oxford, dicionário escolar.

According to the TEXT I, judge the following statements from 21 to 26 as E for ERROR or C for

CORRECT.

21. There are thirteen players in a soccer team.

22. There are two goalkeepers in a soccer team.

23. The guys in front of the hotel are basketball players.

gin

a8

24. The soccer players are from Brazil.

25. Mary likes basketball.

26. There are ten soccer players.

27. According to the FLAG below, choose the CORRECT NATIONALITIES.

a) It is Brazilian. b) It is Japanese. c) It is Italian. d) It is Portuguese.

Disponível em http://www.tsrecreacao.com/model/Hino/JPbandeira.jpg. Acesso em 28/09/2018.

28. According to the use of THERE + TO BE INTERROGATIVE form structure, choose the CORRECT alternative.

a) There are thirty students in my class. b) Is there a tomatoes in the refrigerator? c) There is an egg on the plate. d) Are there flowers in the vase?

29. About the OCCUPATIONS, look at the pictures, choose the CORRECT alternative.

a) She is a singer. b) She is an engineer. c) She is a nurse. d) She is a bus driver.

Disponível em https://i.pinimg.com/originals/84/14/c0/8414c01e9163c2ba96be0e89754b18e5.png. Acesso em 28/09/2018.

30. According to the use of INDEFINITE ARTICLES, choose the INCORRECT alternative.

a) Josephy is a Spanish doctor. b) This is an old magazine. c) There is an American reporter on channel 5. d) Is there a umbrella in your schoolbag?

gin

a9

PORTUGUÊS Leia o texto a seguir para responder às questões de 31 a 36.

TEXTO I

A INCAPACIDADE DE SER VERDADEIRO

Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões-da-independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.

A mãe botou-o de castigo, mas, na semana seguinte, ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de queijo. Desta vez Paulo não só ficou sem sobremesa como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias.

Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da Terra passaram pela chácara de Sinhá Elpídia e queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá-lo ao médico. Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça:

– Não há nada a fazer, Dona Coló. Este menino é mesmo um caso de poesia. Andrade, Carlos Drummond de. A incapacidade de ser verdadeiro. In ANDRADE, Carlos Drummond de et al. Deixa que eu conto. São Paulo:

Ática, 2003. Literatura em minha casa, v. 2, p.44. Vocabulário: Fotonovela: são novelas em quadrinhos que utilizam fotografias em vez de desenhos, de forma a contar, sequencialmente, uma história.

Disponível em: https://www.dicio.com.br. Acesso em: 2/10/2018.

Baseando-se no Texto I e nos estudos realizados sobre verbo, leia as afirmativas a seguir e

julgue-as, marcando C para as CERTAS ou E para as ERRADAS.

31. Segundo as informações apresentadas no texto, a mãe de Paulo estranhava as coisas que ele contava e tentou buscar ajuda médica para tentar identificar o que se passava com seu filho.

32. Infere-se da leitura do texto que o menino não foi diagnosticado com nenhum tipo de doença e loucura.

33. O título do texto apresenta uma forma verbal que pertence à segunda conjugação e que está na forma nominal de gerúndio.

34. No trecho “A mãe botou-o de castigo, mas, na semana seguinte, ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de queijo.”, ambas as formas verbais destacadas pertencem à segunda conjugação.

35. As formas verbais destacadas, no fragmento “Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões-da-independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.”, estão conjugadas no pretérito do modo indicativo.

36. No último parágrafo do texto, foram empregados verbos na forma nominal de infinitivo e gerúndio.

gin

a1

0

Leia o anúncio publicitário a seguir para responder às questões 37 e 38.

TEXTO II

Disponível em: http://pesquisa.bvsalud.org/bvsms/resource/pt/mis-27702. Acesso em: 2/10/2018.

gin

a1

1

37. Baseando-se no Texto II e nos estudos realizados sobre parte estrutural do verbo, julgue os itens e assinale a ÚNICA alternativa INCORRETA.

a) Infere-se da leitura do anúncio que a convivência com pessoas diferentes ajuda a todos a compreender melhor e valorizar as diferenças, porque elas tornam o mundo mais interessante.

b) No quinto quadrinho do anúncio, a forma verbal “falam” apresenta os seguintes elementos estruturais – radical: fal-; vogal temática: -a-; tema: fala; desinência número-pessoal: -m (3ª pessoa do plural).

c) No fragmento “Mas existem diferenças que a sociedade não entende.”, as formas verbais

destacadas pertencem, respectivamente, à terceira e segunda conjugações. d) No primeiro quadrinho do anúncio, a forma verbal “pensou” apresenta os seguintes

elementos estruturais – radical: pens-; vogal temática: -o-; tema: penso-; desinência modo-temporal: -u.

38. Baseando-se no Texto II e nos estudos realizados sobre verbo, julgue os itens e assinale a ÚNICA alternativa CORRETA.

a) No último quadrinho do anúncio, o autor destaca que mesmo as pessoas tendo as mesmas oportunidades de aprender e conviver, nem todas têm contribuições para dar.

b) No título do anúncio “Todos juntos, aprendendo com as diferenças!”, as palavras

destacadas exprimem ação, por isso pertencem à classe gramatical dos verbos. c) Em “É graças à maneira de ser, pensar e agir de cada um que o mundo fica mais

interessante.”, prevalece o uso de verbos na forma nominal de infinitivo. d) No fragmento “...não enxergam como todo mundo.”, a forma verbal destacada pertence à

primeira conjugação e foi empregada na forma nominal de gerúndio.

Leia a tirinha para responder à questão 39.

TEXTO III

Disponível em: http://cachecolcolorido.blogspot.com/2012/03/calvin-garfield-e-outros-fofos.html. Acesso em: 2/10/2018.

39. Baseando-se no Texto III e nos estudos realizados sobre verbo, julgue os itens e assinale a

ÚNICA alternativa CORRETA.

a) Infere-se da leitura da tirinha que o personagem compara sua vida com a da pedra e chega à conclusão de que a sua é melhor que a dela.

b) No primeiro quadrinho da tirinha, foi empregada uma forma verbal de primeira conjugação que está conjugada no tempo presente do modo indicativo.

gin

a1

2

c) No segundo quadrinho da tirinha, as palavras “quero dizer” formam um conjunto de

verbos que exprime apenas uma ação, classificando-se, assim, como locução verbal. Os verbos que compõem essa locução são de terceira conjugação.

d) No terceiro quadrinho, foram empregados verbos na forma nominal de infinito, particípio e gerúndio.

Leia o anúncio publicitário a seguir para responder à questão 40.

TEXTO IV

Disponível em: http://pesquisa.bvsalud.org/bvsms/resource/pt/mis-27702. Acesso em: 2/10/2018.

40. Tendo como referência o Texto IV e os estudos realizados sobre verbo, leia e analise as afirmativas e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

I – No enunciado principal do anúncio, as formas verbais siga e proteja pertencem, respectivamente, à terceira e segunda conjugações.

II – No enunciado principal do anúncio, prevalece o uso de verbos no modo imperativo.

III – Em “Vacinação para quem precisa de mais proteção.”, a forma verbal destacada está

conjugada no presente.

IV – A forma verbal leve, presente na parte inferior do anúncio, tem como radical o morfema: leve.

Estão CORRETAS as afirmativas:

a) II, III e IV. b) I, II e III. c) I, II, III e IV. d) I e IV.