se18 - biologia... · se18 - biologia lbio4b1 - histologia e fisiologia vegetal questão 1 (enem...

10
SE18 - Biologia LBIO4B1 - Histologia e Fisiologia Vegetal Questão 1 (ENEM 2016) A figura abaixo ilustra o movimento da seiva xilêmica em uma planta. Mesmo que essa planta viesse a sofrer ação contínua do vento e sua copa crescesse voltada para baixo, essa seiva continuaria naturalmente seu percurso. O que garante o transporte dessa seiva é a a) gutação. b) gravidade. c) respiração. d) fotossíntese. e) transpiração. f) não sei. Questão 2 (Enem 2006) Na transpiração, as plantas perdem água na forma de vapor através dos estômatos. Quando os estômatos estão fechados, a transpiração torna-se desprezível. Por essa razão, a

Upload: tranhanh

Post on 19-Jan-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SE18 - Biologia... · SE18 - Biologia LBIO4B1 - Histologia e Fisiologia Vegetal Questão 1 (ENEM 2016) A figura abaixo ilustra o movimento da seiva xilêmica em uma planta. ... (UERN

SE18 - BiologiaLBIO4B1 - Histologia e Fisiologia Vegetal

Questão 1

(ENEM 2016) A figura abaixo i lustra o movimento da seiva xilêmica em uma planta.

Mesmo que essa planta viesse a sofrer ação contínua do vento e sua copa crescesse voltada parabaixo, essa seiva continuaria naturalmente seu percurso.O que garante o transporte dessa seiva é a

a) gutação.

b) gravidade.

c) respiração.

d) fotossíntese.

e) transpiração.

f) não sei.

Questão 2

(Enem 2006) Na transpiração, as plantas perdem água na forma de vapor através dos estômatos.Quando os estômatos estão fechados, a transpiração torna-se desprezível. Por essa razão, a

Page 2: SE18 - Biologia... · SE18 - Biologia LBIO4B1 - Histologia e Fisiologia Vegetal Questão 1 (ENEM 2016) A figura abaixo ilustra o movimento da seiva xilêmica em uma planta. ... (UERN

abertura dos estômatos pode funcionar como indicador do tipo de ecossistema e da estação do anoem que as plantas estão sendo observadas. A tabela a seguir mostra como se comportam osestômatos de uma planta da caatinga em diferentes condições cl imáticas e horas do dia.Considerando a mesma legenda dessa tabela, assinale a opção que melhor representa ocomportamento dos estômatos de uma planta típica da Mata Atlântica.

a)

b)

c)

d)

e)

Questão 3

(Enem 1998) Depois de ler o texto, os alunos podem supor que, em Jurubatiba, os vegetais quesobrevivem nas áreas planas têm características tais como:

Page 3: SE18 - Biologia... · SE18 - Biologia LBIO4B1 - Histologia e Fisiologia Vegetal Questão 1 (ENEM 2016) A figura abaixo ilustra o movimento da seiva xilêmica em uma planta. ... (UERN

a) quantidade considerável de folhas, para aumentar a área de contato com a umidade do ar nos diaschuvosos.

b) redução na velocidade da fotossíntese e realização ininterrupta desse processo, durante as 24horas.

c) caules e folhas cobertos por espessas cutículas que impedem o ressecamento e a consequenteperda de água.

d) redução do calibre dos vasos que conduzem a água e os sais minerais da raiz aos centrosprodutores do vegetal, para evitar perdas.

e) crescimento sob a copa de árvores frondosas, que impede o ressecamento e consequente perda deágua.

Questão 4

(UNESP/2018) Analise as imagens de uma mesma planta sob as mesmas condições de luminosidadee sob condições hídricas distintas.

Os estômatos desta planta estão

a) abertos na condição 1, pois há intenso bombeamento de íons das células-guarda para ascélulas acessórias, resultando na perda de água e flacidez destas últimas.

b) fechados na condição 2, pois há redução na troca de íons entre as células acessórias e ascélulas-guarda, mantendo a turgidez de ambas.

c) abertos na condição 2, pois há intenso bombeamento de íons das células-guarda para ascélulas acessórias, resultando na perda de água e flacidez destas últimas.

Page 4: SE18 - Biologia... · SE18 - Biologia LBIO4B1 - Histologia e Fisiologia Vegetal Questão 1 (ENEM 2016) A figura abaixo ilustra o movimento da seiva xilêmica em uma planta. ... (UERN

d) fechados na condição 1, pois há intenso bombeamento de íons das células acessórias para ointerior das células-guarda, resultando na perda de água e flacidez destas últimas.

e) abertos na condição 2, pois há intenso bombeamento de íons das células acessórias para ointerior das células-guarda, resultando na turgidez destas últimas.

Questão 5

(UNESP/2017) A figura mostra duas propriedades da molécula de água, fundamentadas napolaridade da molécula e na ocorrência de pontes de hidrogênio.

Essas duas propriedades da molécula de água são essenciais para o fluxo de

a) seiva bruta no interior dos vasos xilemáticos em plantas.

b) sangue nos vasos do sistema circulatório fechado em animais.

c) água no interior do intestino delgado de animais.

d) urina no interior da uretra durante a micção dos animais.

e) seiva elaborada no interior dos vasos floemáticos em plantas.

Questão 6

(FMP 2016) Há mais de 300 anos, o cientista ital iano Marcello Malpighi realizou um experimento noqual ele retirou um anel de casca do tronco de uma árvore. Com o passar do tempo, a cascaintumesceu na região acima do corte.

Page 5: SE18 - Biologia... · SE18 - Biologia LBIO4B1 - Histologia e Fisiologia Vegetal Questão 1 (ENEM 2016) A figura abaixo ilustra o movimento da seiva xilêmica em uma planta. ... (UERN

O intumescimento observado foi causado pelo acúmulo de

a) solutos orgânicos que não puderam ser transportados pelo floema rompido.

b) solutos inorgânicos nos vasos lenhosos acima do anel removido.

c) seiva bruta nos vasos condutores removidos junto com o anel de casca.

d) produtos da fotossíntese no xilema que foi partido com o corte na casca.

e) substâncias que não puderam ser usadas no processo fotossintético.

f) não sei.

Questão 7

(FGV/2015) Alimentos como a mandioca, a batata e o arroz armazenam grande quantidade de amidono parênquima amilífero. Já o parênquima clorofi l iano é responsável pela síntese de glicose.

Tendo em vista que as porções amilíferas e clorofi l ianas dos vegetais estão situadas em órgãosdiferentes nos vegetais, o acúmulo do amido depende

a) do transporte de minerais pelo xilema, seguido da síntese de monossacarídeos e polimerizaçãonos próprios órgãos armazenadores.

b) da polimerização de monossacarídeos nos órgãos produtores, seguida do transporte pelo floemaaté os órgãos armazenadores.

c) da síntese e polimerização de monossacarídeos nos órgãos produtores, seguidas do transportepelo xilema até os órgãos armazenadores.

d) da síntese de monossacarídeos pelos órgãos produtores, seguida do transporte pelo floema parapolimerização nos órgãos armazenadores.

e) do transporte de monossacarídeos pelo floema, seguido do transporte de minerais pelo xilema,para polimerização nos tecidos produtores.

Questão 8

Page 6: SE18 - Biologia... · SE18 - Biologia LBIO4B1 - Histologia e Fisiologia Vegetal Questão 1 (ENEM 2016) A figura abaixo ilustra o movimento da seiva xilêmica em uma planta. ... (UERN

(UERN 2015) Em relação às funções dos parênquimas vegetais, relacione adequadamente ascolunas.

1. Cortical.2. Aquífero.3. Aerífico.4. Amilífero.

( ) Reserva de água.( ) Flutuação e, às vezes, respiração.( ) Reserva de alimento.( ) Preenchimento de espaço.

A sequência está correta em

a) 3, 2, 1, 4.

b) 2, 3, 1, 4.

c) 4, 2, 1, 3.

d) 2, 3, 4, 1.

e) não sei.

Questão 9

(UFU 2015 - Meio do ano) Considere o quadro a seguir em que os algarismos romanos de I a IVrepresentam os principais tecidos vegetais, e os algarismos arábicos de 1 a 4 indicam algumascaracterísticas, a constituição e as funções desses tecidos.

Assinale a alternativa que associa, corretamente, esses tecidos vegetais, com suas respectivascaracterísticas, constituição e funções.

a) I 3, II 1, III 4 e IV 2.

Page 7: SE18 - Biologia... · SE18 - Biologia LBIO4B1 - Histologia e Fisiologia Vegetal Questão 1 (ENEM 2016) A figura abaixo ilustra o movimento da seiva xilêmica em uma planta. ... (UERN

b) I 1, II 2, III 3 e IV 4.

c) I 3, II 4, III 1 e IV 2.

d) I 4, II 3, III 1 e IV 2.

Questão 10

(UPE 2015)

A cortiça é um tecido vegetal impermeável e flexível ao mesmo tempo, com estrutura que pode sercomprimida até a metade do seu volume, sem perder sua elasticidade. É amplamente uti l izada paraa produção de rolhas na vedação do vinho engarrafado. A cortiça só pode ser retirada de árvores comidade entre 25 e 30 anos e, após essa primeira extração, apenas a cada 9 anos, será possível suaretirada novamente. O principal país produtor da cortiça é Portugal, pois a árvore, que a origina, émuito comum no sul do país, principalmente na região de Alentejo. Qual tecido da planta fornecematéria-prima para produzir rolhas de cortiça?

a) Lenho

b) Esclerênquima paliçádico

c) Colênquima

d) Feloderme

e) Súber

f) Não sei.

Questão 11

(UECE 2015) As plantas são organismos cobertos por um tecido superficial denominado epidermevegetal. Esse tecido pode ser formado por uma ou mais camadas de células e possui estruturas

Page 8: SE18 - Biologia... · SE18 - Biologia LBIO4B1 - Histologia e Fisiologia Vegetal Questão 1 (ENEM 2016) A figura abaixo ilustra o movimento da seiva xilêmica em uma planta. ... (UERN

especializadas nas trocas gasosas e na prevenção da perda de água nesses organismos que, deacordo com as alternativas abaixo, compreendem respectivamente os

a) estômatos e os lenticelas.

b) hidatódios e os tricomas.

c) estômatos e os tricomas.

d) tricomas e os hidtódios.

e) não sei.

Questão 12

(UPF 2015) Analise as figuras abaixo.

Assinale a alternativa que associa corretamente o número da seta ao respectivo nome daestrutura e cita o tecido vegetal no qual essas estruturas são encontradas.

a) 1 – acúleo / 2 – estômato / 3 – espinho/tecido epidérmico.

b) 1 – pelo / 2 – plasmodesmo /3 – espinho/tecido peridérmico.

c) 1 – papila / 2 – hidatódio/ 3 – acúleo/tecido parenquimático.

d) 1 – espinho / 2 – estômato /3 – tricoma/tecido meristemático.

e) 1 – tricoma / 2 – estômato /3 – acúleo/tecido epidérmico.

f) Não sei.

Questão 13

(UNICAMP 2015)

Page 9: SE18 - Biologia... · SE18 - Biologia LBIO4B1 - Histologia e Fisiologia Vegetal Questão 1 (ENEM 2016) A figura abaixo ilustra o movimento da seiva xilêmica em uma planta. ... (UERN

Seca faz cidades do interior de SP decretarem emergência.

A falta de água enfrentada pelo Sudeste do país tem feito cada vez mais cidades de SãoPaulo e de Minas Gerais adotarem o racionamento, para reduzir o consumo de água, ou decretaremestado de emergência. Além do desabastecimento, a seca tem prejudicado também setores como aagricultura, a indústria, a saúde e o turismo dessas cidades.

(Adaptado de http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2014/07/07/seca-faz-cidades-do-interior-decretarem-emergencia.htm.Acessado em 16/07/2014.)

A situação de seca citada na reportagem é determinada por mudanças no ciclo hidrológico, em queas plantas têm papel determinante, uma vez que representam uma fonte de vapor d’água para aatmosfera.Os vasos que conduzem a água das raízes até as folhas são os

a) floemáticos e a transpiração ocorre pelos estômatos.

b) floemáticos e a transpiração ocorre pelos tricomas.

c) xi lemáticos e a transpiração ocorre pelos tricomas.

d) xi lemáticos e a transpiração ocorre pelos estômatos.

e) não sei.

Questão 14

(UNESP/2016) Considere o seguinte experimento:

Um experimento simples consiste em mergulhar a extremidade cortada de um ramo de planta deflores com pétalas brancas em uma solução colorida. Após algum tempo, as pétalas dessas floresficarão coloridas.

(Sergio Linhares e Fernando Gewandsznajder. Biologia hoje, 2011.)

Considere os mecanismos de condução de seiva bruta e seiva elaborada nos vegetais. Nesseexperimento, o processo que resultou na mudança da cor das pétalas é análogo à condução de

a) seiva elaborada, sendo que a evapotranspiração na parte aérea da planta criou uma pressãohidrostática positiva no interior do floema, forçando a elevação da coluna de água com corante atéas pétalas das flores.

b) seiva bruta, sendo que, por transporte ativo, as células da extremidade inferior do xilemaabsorveram pigmentos do corante, o que aumentou a pressão osmótica nas células dessa região,forçando a passagem de água com corante pelo xilema até as células das pétalas das flores.

Page 10: SE18 - Biologia... · SE18 - Biologia LBIO4B1 - Histologia e Fisiologia Vegetal Questão 1 (ENEM 2016) A figura abaixo ilustra o movimento da seiva xilêmica em uma planta. ... (UERN

c) seiva elaborada, sendo que, por transporte ativo, as células adjacentes ao floema absorveram asacarose produzida nas pétalas da flor, o que aumentou a pressão osmótica nessas células,permitindo que, por osmose, absorvessem água com corante do floema.

d) seiva bruta, sendo que a evapotranspiração na parte aérea da planta criou uma pressãohidrostática negativa no interior do xilema, forçando a elevação da coluna de água com corante atéas pétalas das flores.

e) seiva elaborada, sendo que a solução colorida era hipotônica em relação à osmolaridade da seivaelaborada e, por osmose, a água passou da solução para o interior do floema, forçando a elevaçãoda coluna de água com corante até as pétalas das flores.

Questão 15

(Ufrgs 2014) Considere as seguintes afirmações sobre as relações hídricas e fotossintéticas dasplantas.

I. A água absorvida pelas raízes percorre uma única via, através dos espaços intercelulares.

II. A abertura dos estômatos permite a saída do vapor de água e a entrada do CO2 atmosférico pordifusão.

III. Apenas uma fração da água absorvida é retida na planta e uti l izada em seu metabolismo.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas I e III.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.