scopel

12
ano 23 | nº 29 | julho | 2011 | www.scopel.com.br H ORIZONTE Antecipa 2ª etapa de vendas Sobre os cuidados na hora da compra e venda de imóveis FOCO NO FUTURO: ESPECIALISTA ALERTA SUCESSO DO RESERVA SANTA MARIA NATURE Bairros sustentáveis são a aposta da Scopel para o Brasil ESPECIALISTA ALERTA SUCESSO DO RESERVA SANTA MARIA NATURE FOCO NO FUTURO:

Upload: luiz-carlos-almeida

Post on 09-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Newsletter

TRANSCRIPT

Page 1: Scopel

ano 23 | nº 29 | julho | 2011 | www.scopel.com.br

Horizonte

Antecipa 2ª etapa de vendas

Sobre os cuidadosna hora da compra e venda de imóveis

Foco no Futuro:

EspEcialista alErta

SuceSSo do ReSeRvaSanta MaRia natuRe

Bairros sustentáveis são aaposta da Scopel para o Brasil

EspEcialista alErta

sucEsso do rEsErvasanta Maria naturE

Foco no Futuro:

Page 2: Scopel

02 HORIZONTE

10 BOM NEGÓCIOReserva Santa Maria Nature coloca mais terrenos à venda.

a Scopel continua sua permanente busca por novos horizontes. Neste ano a empresa vem ampliando as

fronteiras em seu trabalho de desenvolvi-mento urbano, marcando presença em 70 municípios e 14 estados brasileiros. Em ple-na expansão e desenvolvendo muitos pro-jetos em diversos estados do País, a Scopel consolida sua posição de empresa pioneira e empreendedora, com investimentos em qualidade, inovação e desenvolvimento sus-tentável.

wNesta edição, publicamos matéria exclu-siva sobre nossas atuais práticas sustentáveis em diversos empreendimentos e estandes de vendas em diferentes pontos do País. Trata-se de um trabalho contínuo pelo qual estamos, a partir deste ano, juntos com o GBC, Green Building Council Brasil, buscando caminhos que nos levem a certificações sustentáveis para bairros planejados. O GBC Brasil é uma organização não governamental responsável por fomentar a indústria da construção verde no País.

A edição traz ainda duas entrevistas es-peciais sobre dicas de arquitetura e questio-namentos jurídicos que certamente ajudam a nortear sua escolha na hora da compra de um terreno residencial Scopel. Para isso escolhemos duas autoridades no assunto: o arquiteto Antonio Luiz Ribeiro, que ca-pitaneia o escritório AIC Arquitetura, e a superintendente jurídica da Scopel, Zildete Maria dos Reis Medeiros.

Apresentamos ainda uma excelente opção de negócio e investimento. Trata-se do lança-mento da 2ª etapa de vendas do Reserva Santa Maria Nature, um projeto único na região da Granja Viana, em São Paulo.

E não deixem de conferir nossas novas so-luções de atendimento por meio do CRM. Seja por telefone, pelo site ou redes sociais, a Scopel quer estar presente em sua vida.

Boa leitura.

Ciro Schmeil Diretor Geral da Scopel

03 MuralAcesse as redes sociais da Scopel.

03 CrMNovas ferramentas para facilitar atendimento aos clientes.

ExpedienteHorizonte Scopel é uma publicação da Scopel Desenvolvimento Urbano. Diretor Geral: Ciro Schmeil. Superintendente Comercial e Marketing: Yannis Calapodopulos Júnior. Gerente de Marketing: Fernando Mendes. Assistente de Marketing: Jorge Kanashiro. Edição: Iracema de Carvalho (MTB16.829). Redação: Paulo Pires. Estagiária de Marketing: Camila Lima de Deus. Colaboração: Raul Viana e Mario Ernesto Humberg. Projeto Gráfico e Diagramação: J3P Publishing.

em busca denovos horizontes

Editorial ÍndicE

04 ESPaÇO SCOPElOs cuidados socioambientais estão no DNA da Scopel.

06 EVOluÇÃO DaS OBraSVeja em que estágio estão as obras do seu bairro.

08 ENTrEVISTaBoas dicas para quem está pensando em construir.

11 GENTEO loteamento legal é uma tranquilidade. Saiba o porquê.

Page 3: Scopel

03HORIZONTE

novas ferramentasde comunicaçãoA Scopel está implementando novas ferramentas para melhorar ainda mais as relações com seus clientes no País.

a primeira delas é o chat ou bate-papo on-line, a outra é recurso do DDA, Débito Direto Autoriza-do, que melhorou e agilizou a forma de emissão

de boletos de cobrança. O CRM também tem feito muitas interações nas redes sociais nas páginas do facebook, Twit-

ter e Flickr, aproximando o cliente do trabalho da empresa. O potencial da capacidade de atendimento num chat é

muito maior do que no telefone. Enquanto no telefone só é possível atender uma pessoa por vez, no chat é possível rea-lizar até quatro atendimentos simultâneos. O cliente agora não precisa mais anotar as dúvidas e só entrar em contato depois.

“Podemos facilitar a vida do cliente e ser mais prático. É preciso saber aproveitar todos os recursos da internet, e, defi-nitivamente, o atendimento deve ser uma área beneficiada”, diz Alexandre Zuppo, coordenador de Relacionamento com os Clientes da Scopel, lembrando que entre as vantagens está a rapidez no atendimento.

Outro ganho é no acesso aos registros das conversas com os atendentes, que são gravadas e podem ser enviadas para o cliente por e-mail. “É um benefício para a empresa, que con-segue avaliar sua qualidade, e para o cliente, que recebe sua solicitação registrada e documentada. É possível ainda fazer a opção de print screen da tela e salvar o atendimento rece-bido em tempo real. Isso gera mais responsabilidade para a empresa e mais confiabilidade ao cliente”, recomenda Zuppo.

Outra iniciativa da empresa é o Débito Direto Autorizado – DDA –, um sistema eletrônico realizado por intermédio do banco do correntista, que visa facilitar todos os pagamentos emitidos por meio de boletos de cobrança para os clientes pes-soas físicas e jurídicas. A Scopel esclarece que é um trâmite opcional, realizado entre correntista e gerente bancário, não tendo vínculo algum com o cedente.

cadastro scopelA Scopel quer atualizar os dados cadastrais de seus clientes para que todas as comunicações – carta, e-mail, ações – cheguem ao destinatário com êxito, tor-nando assim a comunicação mais confiável e com bons resultados. Para isso, o CRM solicita aos clientes que ainda não se cadastraram para que o façam. Assim es-tarão sintonizados com a empresa e não deixarão de participar de diversos eventos, promoções e atividades da Scopel.

acesse as redes sociais da scopelA Scopel está presente em todas as redes sociais, que juntas formam um dos canais mais ágeis de comuni-cação. O objetivo é ampliar o relacionamento com os clientes e melhor entender seus anseios e expectativas. Não existe nada mais eficiente do que as redes sociais para interação entre as pessoas. Por esse motivo, aces-

CRM

MuRAl

se nossos endereços abaixo. Estamos à disposição para receber sugestões, informar sobre possíveis novidades e esclarecer dúvidas.

FacEBooK:www.facebook.com/Scopelsdu

tWittEr:www.twitter.com/scopelsdu

FlicKr:www.flickr.com/photos/scopelsdu

YoutuBE: www.youtube.com/scopelsdu

siM – 0800 772 30 80 ou e-mail: [email protected]

São Paulo: Rua Estados Unidos, 2.134 – Jd. América | Campinas: Rua Dr. Emílio Ribas, 188 – Cambuí | www.scopel.com.br

Page 4: Scopel

04 HORIZONTE

Espaço scopEl

Em harmonia com o

meio ambienteHá 45 anos, a Scopel desenvolve bairros planejados no País, com o conceito de sustentabilidade em relação aos aspectos econômicos, sociais e ambientais.

aScopel é uma empresa socioambiental responsável. Sua missão é promover o desenvolvimento urbano de qualidade e sustentável, proporcionar a satisfação dos clientes, ren-

tabilidade aos acionistas e manter uma relação de cooperação mútua entre fornecedores, colaboradores, entidades de classe, comunidade e órgãos públicos.

A empresa procura aplicar o conceito de sustentabilidade em todos os seus empreendimentos, não importando o padrão. “Os cuidados ambientais e sociais já estão no DNA da empresa des-de o seu nascimento; isso ocorre em cada etapa e desde o início do processo de implantação do residencial”, destaca Mauricio Vianna, Gerente de Produto da Scopel.

Na área de desenvolvimento de projetos, a empresa man-tém um sistema de inteligência urbanística, que prioriza a preservação ambiental, respeitando a declividade do terreno e projetando o menor impacto de movimentação de terra. Há ainda um mapeamento de todo o empreendimento, com o objetivo de identificar áreas de preservação e criar espaços para a integração da comunidade, arborização e refloresta-mento, entre outros.

Já no departamento de engenharia, a Scopel procura se-guir metas específicas de sustentabilidade que visam garantir maior eficácia na execução de obras. Entre as diversas ações,

estão as que contemplam clubes e sedes sociais dos residen-ciais, que passam a contar com sistema de aquecimento solar, cisternas para captação da água da chuva, viveiros de mudas, ETEs e ETAs (Estações de Tratamento de Esgotos e Água). Há ainda a proposta de reaproveitamento de resíduos sólidos para pavimentação.

Outras iniciativas da empresa são parcerias com os órgãos públicos locais, ONGs e associações de moradores para a preservação da fauna e flora locais, em alguns casos, reflo-restamento e entrega aos compradores de lotes de mudas nativas para serem plantadas nos lotes por eles adquiridos. A partir dessas parcerias, a Scopel também realiza ações na comunidade, que contribui para a urbanização, em benefício da população local. “E assim apresentamos uma verdadeira alternativa para quem busca uma nova forma de viver, com muito verde e qualidade de vida”, resume Mauricio.

açõEs socioaMBiEntais rEcEntEsapoio às comunidades

No Reserva Santa Maria Nature, região da Granja Viana/SP, a Scopel, em parceria com a prefeitura de Jandira, está ampliando a estrada Fernando Nobre, na altura do residen-cial, para facilitar o trânsito local. Além disso, vai construir

Espaço scopEl

Page 5: Scopel

05HORIZONTE

Per

spec

tiva

artís

tica

da Im

plat

ação

do

Res

erva

San

ta R

osa

oito quilômetros de coletor tronco de esgoto em parceria com a SABESP, que atenderá toda a região. Para Jandira, cidade origem do empreendimento, está prevista a construção de um posto de saúde, já em andamento.

Já o Portal Bordon/Sumaré/SP trouxe um novo alento para a comunidade, já que a região era muito violenta. Além disso, em a parceria com a prefeitura, a empresa doou um posto policial. Há ainda um estudo de aproveitamento de resíduos de construção, para incrementar a pavimentação do asfalto. Novidades também no Residencial Cidade Nova, em Barrei-ras/BA. Por iniciativa própria, a Scopel está providenciando junto aos órgãos públicos locais o asfalto de um longo trecho de ruas, bem antes de chegar ao bairro. O objetivo é facilitar o acesso dos moradores ao bairro e valorizar o empre-endimento.

Estandes sustentáveisOs estandes de vendas dos residenciais Bella Vittà Vila dos

Pássaros e Canavieiras, em Feira de Santana/BA, Cidade Nova Barreiras, Barreiras/BA, e Novo Horizonte, Porto Velho/RO, foram desenvolvidos com conceitos ambientais. Entre as ações implantadas, destacam-se tecido reaproveitado (100% algo-dão), madeira de reflorestamento certificada para a construção

de piso, além de vidros reciclados e lâmpadas LEDs, de baixo consumo de energia elétrica. A empresa também encomendou estudo para a utilização de telhas recicladas com tubos de pasta de dentes.

scopel defende a construção verde no país

A Scopel também faz parte do Green Building Coun-cil Brasil, organização não governamental responsá-vel por fomentar a indústria da construção verde no País. Em junho, executivos da empresa participaram de um jantar oferecido pela organização para as 100 empresas líderes do setor, com o objetivo de discutir a importância das construções sustentáveis para o meio ambiente. O evento está em sua 25ª edição e há três vem trazendo o tema sustentabilidade para os visitan-tes. Na ocasião, os participantes também debateram a importância do tema para a Copa e Olimpíadas e os esforços para a inserção na pauta de discussão do Rio+20.

Page 6: Scopel

06 HORIZONTE 06 HORIZONTE

Infraestrutura Urbana*

Infraestrutura Comunitária**Aruà BrISAS IIMOGI DAS CRUZES-SP

EMprEEndiMEntos

BELLA cIttÀ rIBEIrÃo PrEto RIBEIRÃO PRETO-SP

Previsão de Entrega

59%

38% Set/2011

Infraestrutura Urbana*

Infraestrutura Comunitária**

99%

42%Nov/2011

BELLA VIttÀ PAYSAGE VARGEM GRANDE PAULISTA-SP

Infraestrutura Urbana*

Infraestrutura Comunitária**

26%

29%Mar/2012

BELLA VIttÀ rES. VIStA ALtA - TATUÍ-SP

Infraestrutura Urbana*

Infraestrutura Comunitária**

15%

0%Set/2012

c. Do conDE BoSQuE DE SorocABA II - SOROCABA-SP

Infraestrutura Urbana*

Infraestrutura Comunitária**

63%

0%Set/2011

c. Do conDE tAuBAtÉTAUBATÉ-SP

Infraestrutura Urbana*

Infraestrutura Comunitária**

26%

15%Nov/2012

cAMPoS Do conDE cAMPInA GrAnDE - CAMPINA GRANDE-PB

Infraestrutura Urbana*

Infraestrutura Comunitária**

10%

0%Jan/2013

cEntro EMPrESArIAL cHArurI - RIBEIRÃO PRETO-SP Dez/2011

PArQuE BELA VIStASÃO jOÃO DEL REI-MG Mai/2013

cAMPoS Do conDE MoSSorÓ MOSSORÓ-RN

Infraestrutura Urbana*

Infraestrutura Comunitária**Dez/2012

2%

0%

cAStAnHEIrA rESIDEncE MARABÁ-PA

Infraestrutura Urbana*

Infraestrutura Comunitária**Dez/2011

78%

0%

DELtAPArK rESIDEncIAL MARABÁ-PA

Infraestrutura Urbana*

Infraestrutura Comunitária**

Infraestrutura Urbana*

Infraestrutura Comunitária**

Dez/2011

95%

11%

0%

0%

Infraestrutura Urbana* 87%

BELLA VIttÀ Lot. rES. FoGAçA - jACAREÍ-SP

Infraestrutura Urbana*

Infraestrutura Comunitária**

92%

11%Jan/2012

BELLA VIttÀ JunDIAÍ jUNDIAÍ-SP

Infraestrutura Urbana*

Infraestrutura Comunitária**

21%

14%Dez/2012

BELLA VIttÀ cAMInHo DA MAtA - CAÇAPAVA-SP

Infraestrutura Urbana*

Infraestrutura Comunitária**

6%

0%Mar/2013

BELLA VIttÀ VIStA VErDE COTIA-SP

Infraestrutura Urbana*

Infraestrutura Comunitária**

14%

0%Mai/2013

PArQuE SorocABASOROCABA-SP Set/2011 Infraestrutura Urbana* 75%

Como está a construção dos

Page 7: Scopel

07HORIZONTE

PortAL Do cAMPo CAMPO LIMPO PAULISTA-SP

PortAL Do VALE TAUBATÉ-SP

Dez/2011

Infraestrutura Urbana*Infraestrutura Comunitária**

96%

0%Set/2011

PortAL GIArDInoITATIBA-SP

Infraestrutura Urbana*Infraestrutura Comunitária**

26%

0%Jun/2012

PortAL noVA cIDADE BOTUCATU-SP Infraestrutura Urbana* 97%Jul/2011

rESErVA SAntA AnnA I SANTANA DE PARNAÍBA-SP

Infraestrutura Urbana*Infraestrutura Comunitária**

31%

21%Jun/2012

rESErVA SAntA AnnA II SANTANA DE PARNAÍBA-SP

Infraestrutura Urbana*Infraestrutura Comunitária**

30%

16%Jun/2012

rESErVA SAntA LuISA RIBEIRÃO PRETO-SP

Infraestrutura Urbana*Infraestrutura Comunitária**

31%

38%Jan/2012

rESErVA SAntA MArIA nAturE - jANDIRA-SP

Infraestrutura Urbana*Infraestrutura Comunitária**

17%

0%

15%

Set/2011

rESIDEncIAL SÃo LucAS IBIÚNA-SP

rESIDEncIAL cIDADE noVA BARREIRAS-BA

Infraestrutura Urbana*Infraestrutura Comunitária**

Infraestrutura Urbana*Infraestrutura Comunitária**

Out/2012

Jan/2013

rESErVA SAntA roSAITATIBA-SP

Infraestrutura Urbana*Infraestrutura Comunitária**

98%

58%Ago/2011

38%

10%

0%

0%

rESIDEncIAL VILA rEAL VARGEM GRANDE PAULISTA-SP

Infraestrutura Urbana*Infraestrutura Comunitária**

100%

78%Jul/2011

PArQuE VIctÓrIA MOGI DAS CRUZES-SP Dez/2012

PortAL BAIrro noVo DIVINÓPOLIS-MG Set/2012

PortAL BorDon II SUMARÉ-SP Ago/2011

Infraestrutura Urbana* 12%

Infraestrutura Urbana* 33%

Infraestrutura Urbana* 100%

89%Infraestrutura Urbana*

EMprEEndiMEntos Previsão de Entrega

HORIZONTE 07

rESErVA SAntA ISABEL IILOUVEIRA-SP

Infraestrutura Urbana*Infraestrutura Comunitária**

69%

Nov/2011

* Infraestrutura urbana: topografia, terraplenagem, drenagem, abastecimento de água, coleta de esgoto, guias e sarjetas, pavimentação, rede de energia elétrica, reflorestamento e arborização do sistema viário.

** Infraestrutura comunitária: portaria, clube, sede social e áreas de lazer. Para mais detalhes, acesse o site www.scopel.com.br.

empreendimentos da

Page 8: Scopel

08 HORIZONTE

o arquiteto Antonio Luiz Ribeiro capitaneia o escri-tório AIC Arquitetura e Urbanismo presente no mercado há 40 anos. Para a Scopel, tem trabalhado

nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, com maior frequência nessa segunda especialidade. Por sinal, tem executado impor-tantes projetos para a empresa em parceria com a Foster Co-nant & Associates, dos Estados Unidos.

No momento a empresa desenvolve em conjunto com a Scopel projetos urbanísticos sustentáveis adequados às novas exigências de mercado e para isso conta com uma equipe de urbanistas, com formação em planejamento e sustentabilida-de na Universidade de Harvard, a mais tradicional dos Esta-dos Unidos.

Na área de Arquitetura, o escritório tem desenvolvido pro-jetos dos clubes e portarias para Scopel. Ele, por exemplo, restaurou a capela do Reserva Santa Anna em Santana do Parnaíba (SP) e está analisando o projeto Tocantins, que deve ser lançado na cidade de Itupeva (SP) ainda no segundo se-mestre.

O arquiteto Antonio Luiz Ribeiro tem realizado importantes projetos para a Scopel em todo o Brasil e em parceria com a americana Foster Conant & Associates.

Arquitetura de resultados

Nos trabalhos de Arquitetura, o AIC tem em seu currí-culo teatros como o Alfa, um dos mais modernos do País; o edifício comercial luxuoso denominado Marília Cecília Lara Campos, na avenida Juscelino Kubistchek, ambos em São Paulo; e vários shoppings centers. Constam ainda em seu histórico inúmeras residências. A seguir, o profissional fala de alguns aspectos do seu trabalho.

projetos sustentáveis e adequados às novas exigências de mercado

na hora de escolher o material de construção, quais

os cuidados que precisam ser tomados? E qual dica

daria para o proprietário ao contratar um arquiteto?

r.: Deve-se planejar a escolha do material de construção, para que a interação entre eles funcione bem. Por exemplo: as cores e medidas da cerâmica do piso devem concordar com a da parede, para que não fiquem desalinhadas. Quando se pensa no conjunto, temos menos chances de cometer enganos. Por

ENTREVISTA

Foto

: Arq

uivo

pes

soal

ENTREVISTA

Foto

: Mirl

a Fe

rnan

des

Page 9: Scopel

09HORIZONTE

outro lado, o arquiteto deve estar afinado com o proprietário. Deve entender o que o proprietário deseja e ir além. Escolha um arquiteto que facilite o diálogo.

o senhor emprega o programa 3d para mostrar

aos clientes o projeto virtual? as plantas tradi-

cionais são suficientes hoje para o cliente ter

ideia do projeto final?

r.: O 3D é uma formidável ferramenta, porém deve ser bem feita e com ângulo de visão adequado para melhor entendimento do projeto. Feito isso vai ajudar muito a leitura do projeto.

um projeto de uma residência deve ser concebi-

do já pensando numa futura reforma ou isso não

é importante?

r.: Sempre é possível se pensar em uma reforma, incluindo o acréscimo de um novo quarto, uma sala e um terraço. Com isso, há a valorização do projeto e da propriedade, além do conforto do usuário.

Quais são as tendências arquitetônicas nos resi-

denciais atualmente?

r.: A tendência da arquitetura atual é minimalista (reduzi-da), porém deve-se pensar no usuário e seu modo de vida. Em um bairro planejado deve-se sempre privilegiar a diversi-dade de Arquitetura e Paisagismo.

Há uma relação ideal entre a área construída e a

área útil num projeto para um residencial? Existem

erros recorrentes? poderia apontar alguns deles?

r.: Deve-se buscar aproximação da área útil com a área construída em qualquer projeto. Nas residências os pon-tos fracos são os corredores de circulação da sala para os quartos. Nos projetos de residências deve-se cuidar da insolação, ventilação, de desníveis desnecessários e cor-redores imensos.

alguns projetos de residências, que privilegiam

demais a fachada, podem comprometer o interior?

como é a “relação” das arquiteturas de interiores

com a construção em geral?

r.: A fachada deve sempre estar em harmonia com a planta sem comprometer o interior. No caso de ultrapassar esse limi-te, a fachada sem dúvida compromete a planta e fica despro-porcional. Já no caso de uma construção nova, a decoração certamente conversa com a construção, em geral, entretanto, na maioria dos casos a decoração é muito pessoal e pode ser adequada à construção sem problema. Assim como em uma construção minimalista podemos ter itens mais rebuscados de decoração.

por fim, o senhor poderia dar algumas sugestões para

o comprador de um terreno de metragem menor que

está pensando na construção de sua nova casa?

r.: Sim. Os projetos podem ser de casas simples, mas de boa arquitetura, com ótimo aproveitamento do terreno. Para começar, temos de verificar o programa do projeto, isto é, o que os proprietários desejam para a casa, em seguida ver a insolação do lote e os recuos obrigatórios. Com essas informações, podemos começar o projeto procurando sim-plificar as ligações entre os ambientes evitando os indese-jáveis corredores, eliminar paredes desnecessárias e estudar as aberturas de janelas e portas. Cobertura para carro ou alpendre para a entrada social pode deixar a casa mais sim-pática e bem colocada no terreno. Para completar, não se deve esquecer dos materiais de acabamento, que valorizam a apresentação da casa, assim como um pequeno jardim.

Foto

: Arq

uivo

pes

soal

Page 10: Scopel

HORIZONTE 10

BOM NEgóCIO

Desenvolver projetos residenciais planejados, com respeito ao meio ambiente e à comu-nidade próxima sempre fez parte da atuação da empresa.

um novo conceito de morar bem foi lançado pela Scopel na requintada região da Granja Viana (SP), no mês de dezembro de 2010. Trata-se do Reserva

Santa Maria Nature, que teve ótima receptividade perante o público comprador, estando hoje com as vendas praticamen-te encerradas.

Diante deste fato, a Scopel parte para sua segunda fase de vendas, seguindo o mesmo perfil da etapa inicial, com terre-nos residenciais a partir de 560 m², praças temáticas, quadra poliesportiva, estações de ginástica, quadra de tênis, club house, piscinas, playground e quiosques gourmet, além de portaria com segurança 24 horas. Tudo isso contando com a ampla rede de comércios e serviços na região da Granja Viana, ao lado do residencial.

além do respeito às leis ambientaisSob a consultoria da ECP – Engenharia, Consultoria & Pla-nejamento Ambiental –, o Santa Maria está recuperando a fauna, flora e nascentes, criando viveiros e plantando 27 mil árvores nativas.

“O Santa Maria Nature foi planejado para ir além do res-peito às leis ambientais, da preservação de recursos naturais e da menor interferência no meio ambiente”, destaca o con-sultor ambiental Flávio Morato Galvão, da ECP, uma das empresas mais respeitadas do setor.

Segundo Jairo Wajs, superintendente de Engenharia e Aprovações, no momento, as obras para implantação da

infraestrutura estão ocorrendo em ritmo acelerado. Nes-te processo incluem serviços de terraplenagem e drenagem de área, rede de coleta e tratamento de esgoto, rede de água potável, energia elétrica, iluminação pública, guias, sarjetas e pavimento asfáltico, entre outras ações. “Trata-se de uma estrutura urbana completa para os futuros moradores do re-sidencial, que já está sendo estendida para a segunda fase”, informa Jairo.

recuperação da mata nativa

Cabreúva, Ipê Amarelo e Roxo, Loro Pardo,

Pau Ferro, Aroeira, Falso Barbatimão, Manacá

e Angico são as mudas de árvores nativas que

a Scopel ofereceu aos compradores de lotes

do Reserva Santa Maria Nature, no lançamento

da primeira fase. Quando os terrenos estiveram

prontos, os proprietários também receberão

uma cartilha sustentável, com um material de

educação ambiental completo, com dicas de

materiais e orientações sobre as técnicas de

construção civil mais corretas ambientalmente.

Reserva SANTA MARIA NATURE: Sucesso em lançamento antecipa a 2ª etapa

os interessados podem contatar a empresa de comerciali-

zação lopes pelo telefone 0800 774 5070.

Page 11: Scopel

HORIZONTE

Dra. Zildete, uma pessoa legal

Zelo e atenção permanente para o setor de contratos, ou seja, todos os cuidados legais na venda e na compra do imóvel. Este é o compromisso da Dra. Zildete.

a superintendente jurídica da Scopel, Zildete Maria dos Reis Medeiros, tem um papel fundamental para os clientes. É de suas mãos que saem os loteamentos

cadastrados nos Registros de Imóveis distribuídos pelos muni-cípios onde a Scopel está presente. O loteamento legal é uma tranquilidade para o cliente. Como parte deste trabalho está o contrato de venda e compra dos lotes, principal elo entre o comprador e vendedor.

Sua preocupação central na elaboração destes contratos é harmonizar o interesse dos compradores e do vendedor, apre-sentando condições claras e equilibradas para as partes, sempre observando os parâmetros da legislação. A história profissional de Zildete está totalmente vinculada à Scopel, tendo iniciado a carreira em 1989 como advogada recém-formada.

Após a conclusão do curso de Direito pela Universidade Mackenzie (1988), sua primeira função na Scopel foi zelar pelo setor de contratos, ou seja, dos cuidados legais na ven-da e na compra do imóvel. Cinco anos mais tarde (1994), o Departamento Jurídico ampliado virou Departamento Ope-racional, tendo à sua frente a nova gerente, que comandava todas as questões legais e tributárias: IPTU, cobranças, con-tratos e contenciosos cível e trabalhista.

Em 2007, com a reestruturação societária da empresa, assumiu a diretoria geral abarcando, afora os assuntos fo-renses, a administração da Scopel Empreendimentos. Em 2010, retomou seu trabalho à frente do Jurídico, agora na Scopel Desenvolvimento Urbano, passando a ocupar sua atual posição.

“A Scopel ofereceu minha primeira oportunidade de atu-ar como advogada, tendo sob minha responsabilidade um departamento importante, mesmo eu sendo recém-forma-da. Daí para frente, muita dedicação e estudo centrado no Direito Imobiliário, que sempre foi minha paixão”, relata.

Com 48 anos muito bem vividos, ela é mãe de Renato, de 20 anos, que estuda Psicologia, e Carol, de 17, que pretende ser arquiteta. Mesmo tendo uma vida atribulada com traba-lho e cursos que ministra, sempre reserva os finais de semana para praticar esportes, como tênis, bicicleta e patins, ou viajar com a família para a praia ou interior.

gENTE

Visite o seu lote antes de comprá-lo. Assim,

você conhece o seu entorno e as caracterís-

ticas do terreno.

Exija a matrícula com o registro do lotea-

mento ou vá ao Registro de Imóveis e soli-

cite uma certidão. O registro é prova de que

a vendedora cumpriu as exigências legais

para a aprovação do loteamento junto à Pre-

feitura e órgãos públicos.

Faça proposta de compra do lote ao corre-

tor. Assim que aprovada, não assine o con-

trato antes de ler atentamente as condições

e verificar se seus dados pessoais e os da-

dos do imóvel estão corretos.

É obrigatório constar no contrato: Nome,

carteira de identidade, CPF (CGC para pes-

soa jurídica), nacionalidade, estado civil e

residência do comprador e vendedor; nome

e localização do imóvel, número e data do

registro, descrição, confrontações, área e

demais características do imóvel; preço,

prazo, valor do sinal, forma e local do paga-

mento; taxas de juros que serão aplicadas

sobre o saldo devedor e sobre as prestações

vencidas e não pagas; declaração das restri-

ções urbanísticas da legislação local.

De posse do contrato devidamente assinado

pela vendedora e com as firmas reconheci-

das, registre-o no Registro de Imóveis indi-

cado no contrato.

dicas importantes:

11

Foto

: Ped

ro V

ertu

lli

Page 12: Scopel

LIL - Intermediação Imobiliária Ltda. - Alameda Araguaia, 151 - Alphaville - CEP: 06455-000 - Barueri-SP - Fone: (11) 2078-4000 - CRECI/SP nº J-19584. Loteamento Residencial Bella Vittà Caçapava, comercialmente identifi cado como “Bella Vittà Caminho da Mata”. Loteamento aprovado pelo GRAPROHAB através do Certifi cado nº 097 de 01/03/2011, assim como pela Prefeitura Municipal de Caçapava, conforme processo nº 5223/2010, em 03/03/2011. Loteamento registrado sob nº R.02 da matrícula nº 29.344 em 29 de março de 2011 pelo Ofi cial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos, Civil de Pessoa Jurídica e Tabelião de Protesto de Letras e Títulos da Cidade e Comarca de Caçapava, Estado de São Paulo. Localizado na Estrada Municipal João das Chagas do Nascimento, no Município de Caçapava, Estado de São Paulo.FLICKR FACEBOOK TWITTER YOU TUBE

Faça parte de nossa rede.w w w. s c o p e l . c o m . b r

0800 774 5070www.bellavittacaminhodamata.com.br

Comercialização:Realização:

Mais de 189 mil m2 de área verde.

Perspectiva artística da Portaria

Perspectiva artística do Clube

PORTARIA COM SEGURANÇA 24H

Venha descobrir um novo caminho

para sua vida.

360

TERRENOS RESIDENCIAISA P A R T I R D E

• Piscina adulto e infantil • Quadra de tênis • Playground• Quadra poliesportiva • Sede social com: Fitness,

Salão de festas e Salão de jogos

Lazer completo

Imagem Ilustrativa

Visite o stand de vendas: Rod. Pres. Dutra, km 134Sentido São José dos Campos - Caçapava.