horizonte scopel - uma históriade inovações

20
ano 23 | nº 31 | Dezembro | 2011 | www.scopel.com.br H ORIZONTE UMA HISTÓRIA DE INOVAÇÕES

Upload: luiz-carlos-almeida

Post on 12-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Horizonte Scopel - Uma históriade inovações

TRANSCRIPT

Page 1: Horizonte Scopel - Uma históriade inovações

ano 23 | nº 31 | Dezembro | 2011 | www.scopel.com.br

Horizonte

Uma história de inovações

Page 2: Horizonte Scopel - Uma históriade inovações

02 HORIZONTE

15 EVOLUÇÃO DAS OBRASVeja em que estágio estão as obras do seu bairro

antonio Scopel fundou a empresa, há 45 anos, tendo como foco ofe-recer às famílias a possibilidade

de morar em bairros residenciais bem pla-nejados, para construírem suas casas de acordo com seus desejos e possibilidades.

A parceria com proprietários de áreas urbanizáveis foi e continua sendo carac-terística de nossa atuação. A ela adicio-namos o conceito de sustentabilidade no planejamento dos empreendimentos, para garantir qualidade de vida aos moradores.

Nosso crescimento mostra que a fórmula adotada teve ampla aceitação da sociedade. Encerramos 2011 com marcas impressio-nantes, conforme apresentado na página 7 deste Horizonte Scopel. São números vigo-rosos, gerados pela aceitação dos clientes e pelo trabalho de toda a equipe que expan-diu os negócios da empresa para outros estados brasileiros sem, no entanto, com-prometer a continuidade das atividades em São Paulo, onde teve início nossa história.

Vamos continuar buscando a sustenta-bilidade. Dentro do modelo de negócios em que trabalhamos não cabe a obtenção de resultados de forma predatória e sem a possibilidade de continuidade a longo prazo. Certamente, temos sempre o que melhorar, mas percebemos que o estilo de fazer negócios com o foco no cliente e atenção ao meio ambiente já tomou conta da nossa organização.

A expectativa para os próximos anos não poderia ser mais positiva. Criamos uma base sólida de crescimento com respeito aos nossos públicos. Temos tudo para tornar 2012 mais um ano marcante para a Scopel.

Assim, desejamos a todos um ano reple-to de realizações.

Ciro SchmeilDiretor geral

04 ESPAÇO SCOPELUrbanismo com responsabilidade

03 CRMSIM: o jovem rosto da Scopel

Expediente: Horizonte Scopel é uma publicação da Scopel Desenvolvimento Urbano. Diretor Geral: Ciro Schmeil. Superintendente Comercial e Marketing: Yannis Calapodopulos Júnior. Gerente de Marketing: Fernando Mendes. Analistas de Marketing: Camila Lima de Deus e Jorge Kanashiro. Edição: Iracema de Carvalho (MTB16.829). Redação: Paulo Pires. Colaboração: Raul Viana e Mario Ernesto Humberg. Produção Editorial: CL-A Comunicações. Foto: Pedro Vertulli. Projeto Gráfico e Diagramação: J3P Publishing.

CresCimento Com sustentabilidade

ediToRiaL ÍndiCe

06 ENTREVISTACom Marcos Lopes.“Muitas cidades começaram por bairros planejados”

08 NOSSA hISTóRIAUma história de inovação

14 NOSSO jORNALAprimorando o diálogo com nossos clientes

18 BOM NEgóCIOReserva Santa Monica: a “melhor safra” da Scopel

19 gENTEAnibal Mendes.Investimento em gestão para garantir qualidade

Page 3: Horizonte Scopel - Uma históriade inovações

03HORIZONTE

CRM

SIM: o jovem rosto da scopelEquipe maior e compromisso de bom atendimento é a aposta da nova Central de Relacionamento com Clientes

Uma jovem de 45 anos. Essa pode ser uma defini-ção para a Central de Relacionamento (SIM) da Scopel, que foi renovada neste ano, reafirmando

o compromisso da empresa em manter um diálogo aberto e ágil com clientes e futuros compradores.

A mudança mais relevante foi no aumento da equipe, que mais do que triplicou e hoje está composta por 17 profissionais comprometidos, responsáveis e bem treina-dos para suprir todas as dúvidas colocadas pelos clientes. A Central também está instalada em uma nova sede, com total infraestrutura e alta tecnologia.

“É fundamental entender que o atendimento de qua-lidade não se resume a tratar bem o cliente. Mais do que isso, significa agregar valor com o objetivo de superar suas expectativas”, diz Alexandre Zuppo, coordenador

de Relacionamento ao Cliente. “Esse tipo de ferramen-ta enriqueceu e agilizou o atendimento, tornando nos-so relacionamento muito mais próximo com clientes.”

Para desenvolver bem o trabalho, segundo ele, é neces-sário priorizar as necessidades e interesses do comprador. “O bom atendimento da empresa levará à satisfação e à fidelidade do consumidor, o que, por sua vez, se traduzirá no aumento de negócios para a empresa”, reforça.

Relação de confiabilidade

O sim da scopel trouxe muitos benefícios

aos clientes, entre eles, a agilidade nas respos-

tas e resoluções. há registro de todo histórico

do cliente em um único canal, incluindo todas

as ligações gravadas e monitoradas. abaixo

seguem alguns depoimentos de um cliente e

de um profissional da Central.

“Quando comprei o terreno imaginava que

iria ter muitos problemas, pois geralmente é

isso que ocorre no pós-venda. Para minha sur-

presa, foi totalmente o contrário. as primeiras

dificuldades que tive foram rapidamente solu-

cionadas pela equipe de atendimento, formada

por profissionais muito competentes e atencio-

sos. Estou muito agradecido.”

César Donato Graves, cliente do Bella Vittà

Caminho da Mata/Caçapava/SP

“Nosso atendimento é muito dinâmico e ao

mesmo tempo cuidadoso. Procuramos nos

colocar no lugar do cliente para entender

melhor suas dificuldades, sempre com muita

cortesia e empatia. Quando não conseguimos

a resposta de imediato, vamos atrás da in-

formação e depois retornamos. afinal, nosso

papel é auxiliar o cliente no que for preciso.”

Rafael Batista/Analista da Central Scopel Equipe do SIM: cada vez mais próxima dos clientes

Page 4: Horizonte Scopel - Uma históriade inovações

espaço sCopeL

Urbanismo com responsabilidadeA busca por uma ocupação urbana consciente e sustentável direciona os empreendimentos da Scopel

04 HORIZONTE

Page 5: Horizonte Scopel - Uma históriade inovações

05HORIZONTE

Urbanismo com responsabilidade

em mais de quatro décadas de atividade, a Scopel registrou conquistas importantes, tornando-se lí-der no setor de desenvolvimento urbano em 17

estados brasileiros. Nos últimos anos a empresa passou a ter uma nova orientação, baseada no conceito de sustenta-bilidade, onde os aspectos social e ambiental da operação assumem a mesma importância que o econômico.

A origem desta postura está na antecipação da empresa a uma demanda crescente vinda da sociedade. “Atualmente, a comunidade como um todo concede o que chamamos de licença social para que uma empresa se estabeleça em uma determinada região”, comenta Fernando Mendes, ge-rente de Marketing da Scopel.

Para a Scopel não foi diferente. A empresa cresceu en-tregando qualidade em todos os residenciais e conquis-tando a concordância dos clientes que permitiram que ela continuasse expandindo, como resultado da confiança e credibilidade construída em 45 anos. Hoje, porém, é uma empresa que avança rapidamente na linha do socialmente responsável, investindo cerca de 5% do valor total de um projeto em ações de sustentabilidade. A média de investi-mento no setor flutua entre 1% e 3%.

Os projetos contemplam diversas medidas ambientais, com o uso consciente da área verde preservada e também com a redução do impacto junto ao entorno, conforme a realidade de cada vizinhança. “Há uma preocupação muito grande não só com a compensação de áreas verdes, mas também com a movimentação de terra inteligente, por meio da execução de uma terraplenagem que pri-vilegie a menor retirada possível de terra e maior apro-veitamento da topografia local”, comenta a arquiteta da Scopel, Marcia Nabarrete.

programa sólido e ações consistentesPasso importante em busca dessa nova atitude foi a

criação de um Comitê de Sustentabilidade, envolvendo todas as áreas-chave da empresa, que elaborou um pro-grama de sustentabilidade em parceria com o Secovi

(Sindicato da Habitação) e o CTE - Centro Técnico de Edificações. “O objetivo foi definir diretrizes para os di-ferentes departamentos de marketing, engenharia, proje-tos e aprovações”, destaca Mendes, para quem esta não é uma questão passageira, nem modismo de ocasião.

Foram também obtidos resultados em várias ações den-tro dos próprios empreendimentos. O programa Setembro é Primavera, por exemplo, foi implementado em 2009 em alguns condomínios da Scopel e já promoveu o plantio de 108.273 mudas até o primeiro semestre deste ano. A meta é finalizar 2011 com 221.677 árvores plantadas. Foi também considerada a implantação de práticas de susten-tabilidade, como o reaproveitamento da água, utilização do telhado verde, que reduz a absorção de calor do Sol, e o atendimento às normas de acessibilidade.

“Neste direcionamento, trabalhamos para que o re-sultado final de nossos empreendimentos seja sempre melhor do que antes da chegada da Scopel”, reforça Marcia, que cita os empreendimentos Reserva Santa Paula e Bella Vittà Vista Verde, na Granja Viana (SP), como casos exemplares. “Juntos, eles possuem 51% de área verde preservada, algo que certamente não ocor-reria se a ocupação fosse realizada desordenadamente por centenas de indivíduos com atitudes e interesses diversos, gerando destruição ambiental e a formação de bairros sem nenhuma estrutura”, ressalta a arquiteta.

atitudes cidadãs

Confira as demais práticas ambientais e so-

ciais da empresa no seu portal exclusivo de

sustentabilidade.

www.scopel.com.br/sustentabilidade

Page 6: Horizonte Scopel - Uma históriade inovações

06 HORIZONTE

EspEcial

“muitas cidades começaram por bairros planejados”

em seus 45 anos de história, a Scopel conquistou grandes e duradouras parcerias. Poucas atingiram nível de solidez igual à criada com a Lopes Con-

sultoria de Imóveis, a principal empresa responsável pelas vendas dos produtos da Scopel. A crescente demanda por habitação registrada no Brasil permite a Marcos Lopes, diretor-presidente da Lopes, prever a ampliação dos negó-cios entre as duas empresas de forma sustentável e por um longo período. “A parceria com a Scopel já é antiga. Data

de 1990”, comenta Lopes. “Acompanhamos diversas eta-pas da trajetória da Scopel, tendo participado do desen-volvimento de milhares de terrenos juntos, que se torna-ram cidades e cresceram a partir dos bairros planejados”, lembra. A experiência vivida pelas duas empresas indica que o mercado imobiliário só atingirá a sustentabilidade desejada se as organizações que o formam atuarem com ética elevada, qualidade, governança, bom atendimento e principalmente muito respeito. “A Scopel é um exemplo

Estabilidade econômica e crescimento populacional vão demandar mais bairros planejados no Brasil. A afirmativa é do diretor-presidente

da Lopes, Marcos Lopes, um dos mais antigos parceiros da Scopel

Fachada da Lopes, na Rua Estados Unidos

Page 7: Horizonte Scopel - Uma históriade inovações

07HORIZONTE

neste sentido. Sua imagem no mercado é de uma empresa urbanizadora, que respeita as leis, o meio ambiente e sua história foi desenvolvida junto com a urbanização do inte-rior do estado de São Paulo.”

Segundo Marcos Lopes, a experiência no mercado brasilei-ro aponta para um cenário bastante otimista em relação aos negócios com empreendimentos imobiliários. “Estamos dian-te de um bônus demográfico que deve permanecer por mais 20 ou 30 anos, o qual aliado à estabilidade econômica susten-tará a alta demanda por bairros planejados no Brasil”, afirma.

Comparando o mercado imobiliário do Brasil com EUA, Marcos diz que a história mostra que tudo o que acontece em termos de desenvolvimento nos EUA ocorre no Brasil com alguma defasagem. “Hoje o Brasil está formando essa nova classe média, é o principal público, muito poderosa, como ocorreu nos Estados Unidos há 50 anos”, informa, des-tacando que a inclusão social nos últimos 10 anos foi muito maciça e hoje essa nova classe média é o público comprador dos terrenos da Scopel, comercializados pela Lopes.

A Lopes tem ampla atuação geográfica e está presente em várias regiões do país, compreendendo 91% do PIB Na-cional. São 12 estados, mais o Distrito Federal. Isto permi-te à empresa ter uma visão clara do potencial de mercado. “O Brasil está pronto para receber essa expansão”, afirma.

empreendimentos bem planejados, cuidados e elaborados

Para Marcos, as marcas Scopel e Lopes falam por si só. Os produtos Scopel primam pela qualidade, preço adequado e tem potencial para excelentes negócios. “A Scopel mantém o expertise acumulado em seus 45 anos de atuação e está conseguindo crescer mantendo a qualidade de seus empre-endimentos. Isto é muito atraente para o mercado”, analisa.

“Trabalhamos sempre com paixão, empenho e dedicação. Só lançamos um empreendimento depois de tudo muito bem planejado, cuidado e elaborado. Pode levar até uns dois anos, mas só ofertamos o produto quando esse trabalho pre-liminar estiver totalmente concluído”, assegura.

Compre bem, mesmo em um mercado aquecido

Quem estiver interessado em comprar um

terreno nos próximos anos deve estar atento às

recomendações feitas por marcos Lopes, Dire-

tor-Presidente da Lopes Consultoria de imóveis.

1) segurança - O principal deles é a segurança

do negócio, em que o comprador deve checar

a solidez do empreendimento, da empresa e da

proposta imobiliária. “a compra de um terreno

nasce como resposta a um sonho, um valor emo-

cional. mas ele não pode estar acima da razão,

que deve prevalecer nesse momento”, comenta

Lopes. O imóvel é um investimento seguro, um

bem de raiz, um patrimônio que toda família de-

veria ter. afinal, o que é bom para morar, é bom

para investir.

2) Outro ponto importante é relacionado à

liquidez, ou seja, a facilidade de vender. Quem

compra um imóvel, não deve esperar por liqui-

dez de curto prazo. “Não se pode contar com

este dinheiro para fazer frente a qualquer emer-

gência financeira. são muito comuns os casos de

pessoas que perdem dinheiro por necessidade

de vender um imóvel às pressas”, informa.

3) Lopes faz ainda um alerta sobre ex-

pectativa em relação à rentabilidade. “a

compra de um terreno como investimento

é, definitivamente, um investimento seguro,

mas exige tempo para obter a valorização

imobiliária. Com raras exceções, nenhum

imóvel tem valorização em curto prazo.

Vale lembrar que historicamente no Bra-

sil, a valorização imobiliária a longo prazo

supera a rentabilidade de todos os demais

ativos financeiros”, orienta.

Page 8: Horizonte Scopel - Uma históriade inovações

08 HORIZONTE

nossa história

Uma história de inovaçõesEm quatro décadas e meia, a empresa renovou constantemente seu modelo de negócio

Page 9: Horizonte Scopel - Uma históriade inovações

09HORIZONTE

Page 10: Horizonte Scopel - Uma históriade inovações

10 HORIZONTE

nossa história

Como todo caso de sucesso, os 45 anos de histó-ria da Scopel Desenvolvimento Urbano foram construídos com base na atitude visionária de

seu fundador, Antonio Scopel, seguido por ciclos em que o aprendizado contínuo de modelos inovadores vêm pro-porcionando a massa crítica necessária para os grandes sal-tos de qualidade que marcam o crescimento da empresa.

Criada em São Paulo, em 1966, por Antonio Scopel, um gaúcho que abandonou a faculdade de Odontologia em Belo Horizonte para atuar no ramo imobiliário, a empresa começou a operar inicialmente em cidades próximas à ca-pital paulista que, à época, além de já contar com grandes empresas imobiliárias instaladas, apresentava uma série de restrições para a implantação de loteamentos.

Sem capital próprio para investir, a visão de negócio do fundador o levou a adotar um modelo de parceria com proprietários de terras, aos quais a empresa remunerava no decorrer da implantação do projeto e das vendas de lotes. Carapicuíba, Osasco, Jandira e Barueri foram os primei-ros municípios paulistas a receber projetos imobiliários da empresa, inicialmente seguindo um padrão mais popular, que se expandiu posteriormente para os empreendimen-tos de classe média e de alto padrão. Modelo scopel - A estratégia de negócio de Antonio

Scopel mostrou seu vigor nas décadas seguintes, aprovei-tando a forte demanda por habitação decorrente do pro-cesso de industrialização e urbanização, nas décadas de 70 e 80. Nascia assim o modelo de negócios que se perpetua e formou escola dentro do setor imobiliário brasileiro. Ba-seada em sua experiência inicial, a empresa buscou inovar o modelo de sucesso, o que a levou a conhecer o conceito urbanístico “edge cities” (ou cidades à margem dos gran-des centros), largamente implantado nos Estados Unidos.

Após uma cuidadosa adequação à realidade brasileira, esse desenho foi aproveitado em projetos de sucesso, com destaque para o complexo Aruã, localizado na região de Mogi das Cruzes, que agrega, em 2011, mais de 4 mil lotes residenciais voltados para a classe média. Formando uma espécie de minicidade, o Aruã recebeu ainda centros co-merciais e de serviço, escolas e outras atividades voltadas ao atendimento das necessidades básicas dos moradores. Aruã tornou-se também uma excelente opção para inves-tidores, gerando uma valorização média em torno de 45% após dois anos do seu lançamento.

Com isso, ao final dos anos 80, a Scopel concluía um im-portante ciclo de expansão e qualificação do seu modelo de negócios e se posicionava como empresa líder em em-preendimentos imobiliários do interior de São Paulo, com

1942LEi DO iNQUiLiNatO

(aLtEra O CONCEitO

DE iNVEstimENtO rEsi-

DENCiaL Para ExPLO-

raçãO DE aLUgUéis).

1946FUNDaçãO DO sECOVi

(siNDiCatO Das

EmPrEsas DE COmPra

E VENDa DE imóVEis).

1966é FUNDaDa a sCOPEL,

COm a razãO sOCiaL

DE aNtONiO sCOPEL

EmPrEENDimENtOs

imOBiLiáriOs.

1976é PrOmULgaDa a LEi

DE PrOtEçãO aOs

maNaNCiais Nº 1172,

VisaNDO PrOtEgEr

as árEas VErDEs E

maNaNCiais Em

âmBitO FEDEraL.

Page 11: Horizonte Scopel - Uma históriade inovações

1979é PrOmULgaDa a LEi

LEhmaNN (QUE rEgU-

La as atiViDaDEs DE

DEsENVOLVimENtO

UrBaNO E ParCELa-

mENtO DO sOLO Em

âmBitO FEDEraL).

1981CriaçãO Da

assOCiaçãO

DE LOtEaDOrEs

DO EstaDO DE

sãO PaULO - aELO

1986maUríCiO sCOPEL é

EmPOssaDO COmO

PrEsiDENtE Da aELO,

PErmaNECENDO NO

POstO até 1993.

1987LaNçamENtO DO

EmPrEEDimENtO

arUã - UrBaNizaçãO

sCOPEL QUE sE tOr-

NOU rEFErêNCia DE

DEsENVOLVimENtO

UrBaNO Na zONa LEs-

tE (atUaLmENtE COm

QUasE 4 miL UNiDaDEs

COmErCiaLizaDas).

11HORIZONTE

milhares de unidades comercializadas. Resultado natural dessa liderança foi a ampliação da representação da Scopel nos grandes fóruns de discussão do setor, entre eles o Se-covi - Sindicato da Habitação, que em 1994 convidou Ciro Scopel, filho do fundador e atual Presidente da Scopel, a assumir a Vice-Presidência de Desenvolvimento Urbano e de Meio Ambiente.expansão com sustentabilidade - A nova etapa da história de sucesso da empresa foi marcada pela expansão das operações, mais uma vez amparada pela revitaliza-ção do modelo Scopel, agora orientado por conceitos de sustentabilidade, dando a aspectos sociais e ambientais a mesma importância do econômico. A empresa crescia continuamente e, no final dos anos 2000, já estava pre-sente em mais de 30 municípios do estado de São Paulo.

Em 2007 houve a associação ao Carlyle Group, um dos maiores grupos de investimentos do mundo, que se tornou acionista da empresa. À época, a empresa já havia lançado com sucesso empreendimentos em mais de 50 municípios paulistas e urbanizado quase 100 milhões de m2.

Outro passo importante foi a associação ao braço brasi-leiro do Green Building Council, entidade que promove a adoção de práticas de Green Building - da concepção à construção e operação de edificações e espaços construídos.

Uma vez consolidada como líder em projetos urbanos no estado de São Paulo, a Scopel estava efetivamente preparada para o novo salto – o atendimento às necessidades de mora-dia em outras regiões do país. Sem deixar de lado seu foco no crescimento em solo paulista, a empresa deu andamento ao projeto de expansão nacional, pesquisando cidades brasi-leiras de maior crescimento na última década.

A parceria com proprietários de áreas passíveis de serem urbanizadas continua sendo a base do negócio e é continu-amente aprimorada. Poucas organizações no país detêm a capacidade da Scopel em oferecer a seus sócios a segurança e rentabilidade necessárias ao investimento, com índices de vendas de lotes superiores a 80% já na etapa de lançamento.

O suporte aos clientes recebeu novos investimentos e tecno-logia para atender a compradores de todo o território nacional, por meio da criação de uma Central de Atendimento Scopel, com acessos por website, por 0800 ou pelo correio eletrônico. Outra ferramenta de comunicação ativa que ganhou força foi esta newsletter, Horizonte Scopel, publicação trimestral volta-da aos compradores, clientes potenciais e outros públicos.

Como parte do preparo da equipe de profissionais da empresa para o novo salto, foi firmado acordo com a Fun-dação Dom Cabral, um dos principais centros de desen-volvimento de executivos do Brasil, o que consolidou o

Page 12: Horizonte Scopel - Uma históriade inovações

12 HORIZONTE

nossa história

papel dos gestores em relação aos desafios de uma organi-zação que cresce em ritmo acelerado.

Em 2010 a empresa já tinha alinhadas todas as frentes de atuação para entrar de modo sólido e eficaz na sua nova forma de fazer negócio. A estrutura organizacional da Sco-pel contava então com cerca de 200 profissionais.

O Portal Bairro Novo, um bairro planejado em Divi-nópolis (MG), lançado em dezembro de 2010, marcou o processo de expansão da Scopel para outros estados brasi-leiros. Novos empreendimentos passaram a ser sucessiva-mente lançados em diversas cidades, como Barreiras (BA), Marabá (PA), Mossoró (RN), acompanhando o aumento de renda do brasileiro. Duas décadas após implantar o conceito de “edge cities”, desenvolvido junto ao escritório de urbanismo Foster Conant, dos Estados Unidos, a Sco-pel revisitou esse direcionamento, realizando pesquisas e contatos com urbanistas norte-americanos, e promoveu o seu relançamento desta vez com o foco no Crescimento Organizado e Sustentável. Nesse novo ciclo, a empresa trouxe para o Brasil o arquiteto Keith Oropeza, da con-sultoria E-Sciences Sustainable Landscape Architecture, com sede em Orlando, Flórida – EUA.

Defensor do princípio Smart Growth (Crescimento In-teligente), uma tendência do chamado Novo Urbanismo, Oropeza prega a valorização de espaços para as pessoas em detrimento do automóvel, aproximação da residência ao local de trabalho, preservação ambiental e aprimoramento dos transportes de massa. Tendo o Smart Growth como essência, os novos projetos da Scopel cada vez mais valori-zam a qualidade de vida e a sustentabilidade.18 vezes maior - Ao completar 45 anos em agosto de 2011, a Scopel alcançou a impressionante marca de 192 residenciais implantados, em cerca de 120 milhões de m² urbanizados, com mais de 74 mil terrenos comercializa-dos e entregues, e presença em 106 municípios de 17 esta-dos brasileiros. Desde sua fundação até hoje, os negócios da empresa se multiplicaram em mais de 18 vezes, ano após ano, com expressivo destaque para os dois últimos. “A história recente da Scopel foi marcada por um profun-do processo de transformação, e os resultados estão aí”, comenta Ciro Schmeil, Diretor de Operações da Scopel. “Nosso crescimento rápido se dá por meio dos clientes que confiaram em nossa qualidade e ao nosso time obstinado em entregar sempre o melhor.”

1994CirO sCOPEL

é EmPOssaDO ViCE-

PrEsiDENtE DE

DEsENVOLVimENtO

UrBaNO E mEiO

amBiENtE NO sECOVi,

PErmaNECENDO

NEssE POstO POr

12 aNOs.

1999 a sCOPEL OBtém

a CErtiFiCaçãO

isO 9001.

2001a sCOPEL LaNça

O PrimEirO EmPrEEN-

DimENtO PrEsErVa-

CiONista Em árEa DE

PrOtEçãO amBiENtaL

E DE maNaNCiais - rE-

sErVa iBiraPitaNga.

2007a sCOPEL LaNça O

PrimEirO EmPrEENDi-

mENtO Da LiNha “rE-

sErVa” - saNta maria,

COm PrOjEtO assiNa-

DO PELO EsCritóriO

amEriCaNO FOstEr

& CONaNt -, atiNgiN-

DO a marCa DE 125

EmPrEENDimENtOs

LaNçaDOs.

Page 13: Horizonte Scopel - Uma históriade inovações

13HORIZONTE

Repercussão

“trilhar um pouco da história da scopel é um privi-

légio, especialmente se considerarmos que em pouco

mais de dois anos, mais de 30 empreendimentos fo-

ram lançados com sucesso em todo o país. acompa-

nhamos o crescimento da scopel e vimos o trabalho,

competência e dedicação transformarem-se em pro-

jetos que realizam o sonho de milhares de brasileiros.

Que venham os próximos quarenta e cinco anos.”

Giuliano pereira, sócio-diretor da J3p

“Estamos juntos há mais de 20 anos e assim pre-

tendemos continuar por muitas outras décadas. Nes-

te período desenvolvemos uma grande amizade com

a família scopel. já comercializamos 3 mil terrenos,

no residencial Viacava, e estamos para lançar novos

projetos na região. Estou muito satisfeito com a efici-

ência e o trabalho profissional, claro e transparente,

que caracteriza suas ações.”

Carlos viacava, proprietário de área

“Visitamos o condomínio aruã e fomos amadure-

cendo a ideia de construir. Quando percebemos, já

estávamos com uma casa própria que satisfazia nos-

sos ideais: família, saúde, menos violência, amigos e

muito verde. todas as pessoas tem um sonho e aqui

todos esses sonhos se realizam.”

Mauro ignácio, morador do aruã há 12 anos

“Comecei na Lopes em 2003 e desde então traba-

lho com a scopel. as duas empresas construíram, ao

longo do tempo, uma verdadeira parceria de suces-

so. sucesso tanto nos resultados, quanto na evolução

que os empreendimentos têm mostrado, cada vez

mais completos e mais bem desenvolvidos. Porém,

mais importante de tudo é a realização pessoal de

cada cliente ao adquirir o seu terreno, o seu ‘pedaço

de terra’. Para mim é uma verdadeira honra e privilé-

gio poder ter visto, acompanhado e participado des-

ta verdadeira história de sucesso.”

Renato Tenenbaum, diretor de atendimento

2008 a sCOPEL aPrOVa Um

VOLUmE rECOrDE DE

PrOjEtOs NO gra-

PrOhaB E amPLia sEU

LaNDBaNk Para QUa-

sE r$ 2,3 BiLhõEs COm

O FEChamENtO Da

ParCEria COm a aCi-

sa DO EmPrEsáriO

armaNDO CONDE.

2009sCOPEL COmEmOra rE-

COrDEs aBsOLUtOs DE

VENDas COm O LaNça-

mENtO DE 13 PrOjEtOs,

mais DE 3600 LOtEs

COmErCiaLizaDOs,

méDia DE 300 LOtEs POr

mês. NO mEsmO aNO a

sCOPEL FiLia-sE aO gBC

BrasiL Em FaVOr Da

gEstãO sUstENtáVEL

NO mErCaDO imOBiLiá-

riOs E NOs EmPrEENDi-

mENtOs rEsiDENCiais.

2010Um aNO marCaNtE

Para a sCOPEL. COm

a CONCrEtizaçãO DO

PLaNO DE ExPaNsãO,

a sCOPEL Passa a

Estar PrEsENtE Em

mais DE 70 mUNiCíPiOs

NO EstaDO DE sãO

PaULO E tamBém Em

OUtrOs 6 EstaDOs,

aLém Da aBErtUra

Da FiLiaL Em CamPi-

Nas.

2011Em PLENa ExPaNsãO,

a sCOPEL BUsCa

NOVas árEas Em

tODO O BrasiL EstaN-

DO PrEsENtE Em mais

DE 17 EstaDOs.

Page 14: Horizonte Scopel - Uma históriade inovações

14 HORIZONTE

nosso jornal

aprimorando o diálogo com nossos clientes

a Scopel reformulou em 2011 o jornal Horizonte Scopel, aprimorando o conteúdo editorial e de-sign gráfico. O resultado pode ser observado nas

últimas três edições do periódico. “Nosso objetivo foi melhorar esse importante instru-

mento de diálogo com nosso público consumidor, disponi-bilizando o maior número de informações e serviços para os compradores de terrenos e interessados na compra, além de deixar o jornal mais moderno e atraente”, explica Yannis Calapodopulos, superintendente de comercial da Scopel.

Yannis acrescenta que a Scopel investe na qualidade da comunicação com os compradores, por entender que esse serviço é muito útil para os leitores, sendo um diferencial frente à concorrência. O jornal é trimestral, tem 12 pági-nas, colorido e impresso em papel reciclado, uma das prer-rogativas da Scopel, que possui um amplo programa de sustentabilidade, extensivo a todas as ações da empresa.

A empresa prevê, porém, um desenvolvimento deste formato e um aprofundamento do conteúdo oferecido aos leitores. Para isto, nesta edição, a Scopel convida o leitor a participar de uma pesquisa e opinar sobre a nova versão do jornal. “A pesquisa está em forma de encarte ou on-line e, depois de preenchida, pode ser enviada pelo correio ou por e-mail”, informa Jorge Kanashiro Jr., ana-lista de Marketing da empresa. O endereço do e-mail é [email protected].

Além disso, a partir da próxima edição, o jornal Horizonte Scopel disponibilizará uma seção “Cartas”, para que a participação do leitor seja permanente. “Nossa expectativa é ampliar a presença do jornal Hori-zonte Scopel em conteúdo e em periodicidade. A parti-cipação do leitor, com críticas e sugestões, será funda-mental para isto”, afirma Fernando Mendes, gerente de Marketing da Scopel.

Jornal Horizonte Scopel recebe novo tratamento editorial e gráfico. O objetivo é melhorar o fluxo e o conteúdo das informações, além de estar cada vez mais próximo dos clientes

Page 15: Horizonte Scopel - Uma históriade inovações

15HORIZONTE

Como está a construção dosempreendimentos da

arUã Brisas ii mOgi Das CrUzEs - sP jun-12 93% 38%

BELLa CittÀ riBEirãO PrEtO 1 riBEirãO PrEtO - sP 99% 68%

BELLa CittÀ ViLLagiO mOgi Das CrUzEs - sP jan-12 100% 91%

BELLa VittÀ araraQUara araraQUara - sP set-12 27% 6%

BELLa VittÀ CamiNhO Da mata CaçaPaVa - sP mar-13 19% 42%

BELLa VittÀ jarDim DOs PássarOs FEira DE saNtaNa - Ba abr-13 30% -

BELLa VittÀ jUNDiaí jUNDiaí - sP Dez-12 39% 36%

BELLa VittÀ jaCarEí jaCarEí - sP mar-12 95% 11%

BELLa VittÀ mONtE LíBaNO BaDY Bassit - sP jun- 13 34% 13%

BELLa VittÀ PaYsagE VargEm graNDE PaULista - sP jun-12 91% 72%

BELLa VittÀ rEs. Vista aLta tatUí - sP set-12 44% 1%

BELLa VittÀ Vista VErDE COtia - sP mai-13 58% 58%

BOthaNiCa NatUrE riO DE jaNEirO - rj jul-12 37% 5%

CamPOs DO CONDE BOsQUE DE sOrOCaBa ii sOrOCaBa - sP Dez-12 97% 92%

CamPOs DO CONDE CamPiNa graNDE CamPiNa graNDE - sP mar-13 25% 0%

CamPOs DO CONDE CarUarU CarUarU - PE jun-13 7% 0%

eMpReendiMenTo LoCaLização pR

ev

isã

o

de

en

TR

eG

a

inf

Ra

-

UR

ba

na

*

inf

Ra

-

Co

MU

niT

áR

ia**

Page 16: Horizonte Scopel - Uma históriade inovações

016HORIZONTE 16 HORIZONTE

Como está a construção dos empreendimentos da

eMpReendiMenTo LoCaLização pR

ev

isã

o

de

en

TR

eG

a

inf

Ra

-

UR

ba

na

*

inf

Ra

-

Co

MU

niT

áR

ia**

CamPOs DO CONDE mOssOró mOssOró - rN Dez-12 26% 0%

CamPOs DO CONDE taUBaté taUBaté - sP Dez-12 28% 48%

CamPOs DO CONDE VErEDas CamBé - Pr mar-13 3% 0%

CastaNhEira rEsiDENCE maraBá - Pa Nov-11 99% -

CENtrO EmPrEsariaL CharUri 2 riBEirãO PrEtO - sP jun-11 96% -

DOCa VEtOrassO sãO jOsé DO riO PrEtO - sP jun-11 98% -

ParQUE BELa Vista sãO jOãO DEL rEi - mg mar-13 44% 0%

ParQUE jaCaraNDá CaraPiCUíBa - sP jun-13 33% 0%

ParQUE PrOgrEssO FEira DE saNtaNa - Ba jan-13 5% 0%

ParQUE ViCtória mOgi Das CrUzEs - sP Dez-12 47% -

ParQUE ViVEr mONtEs CLarOs - mg jun-13 25% 0%

POrtaL BairrO NOVO DiViNóPOLis - mg Dez-12 79% 4%

POrtaL BOrDON ii sUmaré - sP jun-11 99% -

POrtaL CiDaDE jarDim mONtEs CLarOs - mg Fev-13 25% 0%

POrtaL DO CamPO CamPO LimPO PaULista - sP Dez-11 98%

* infraestrutura urbana: topografia, terraplenagem, drenagem, abastecimento de água, coleta de esgoto, guias e sarjetas, pavimentação, rede de energia elétrica, reflorestamento e arborização do sistema viário.

Page 17: Horizonte Scopel - Uma históriade inovações

017HORIZONTE 17HORIZONTE

eMpReendiMenTo LoCaLização pR

ev

isã

o

de

en

TR

eG

a

inf

Ra

-

UR

ba

na

*

inf

Ra

-

Co

MU

niT

áR

ia**

POrtaL DO VaLE taUBaté - sP Dez-11 100% 20%

POrtaL giarDiNO itatiBa - sP jun-12 44% -

POrtaL NOVa CiDaDE BOtUCatU - sP Dez-11 100% 35%

POrtaL NOVO hOrizONtE POrtO VELhO - rO Nov-12 17% 3%

rEsErVa saNta aNNa i saNtaNa DE ParNaíBa - sP Dez-12 42% 43%

rEsErVa saNta aNNa ii saNtaNa DE ParNaíBa - sP Dez-12 56% 39%

rEsErVa saNta isaBEL ii LOUVEira - sP Dez-12 93% 90%

rEsErVa saNta LUisa riBEirãO PrEtO - sP mar-12 82% 38%

rEsErVa saNta maria NatUrE jaNDira - sP Dez-12 37% 7%

rEsErVa saNta PaULa COtia - sP Out-12 16% 5%

rEsErVa saNta rOsa itatiBa - sP Out-10 100% 58%

rEsiDENCiaL CiDaDE NOVa 1 BarrEiras - Ba mar-13 97% -

rEsiDENCiaL CiDaDE NOVa 2 BarrEiras - Ba mar-13 29% -

rEsiDENCiaL sãO LUCas iBiÚNa - sP Out-12 90% -

rEsiDENCiaL ViLa rEaL VargEm graNDE PaULista - sP Nov-11 100% 97%

** infraestrutura comunitária: portaria, clube, sede social, áreas de lazer. Para mais detalhes, acesse o site www.scopel.com.br.

Page 18: Horizonte Scopel - Uma históriade inovações

18 HORIZONTE

BoM NEgóCIo

Como um bom vinho, o novo residencial localizado em Itupeva se diferencia pela união da história da Scopel com o que há de melhor em soluções urbanísticas

reserva santa monica: a “MeLhoR safRa” da sCopeL

a Scopel celebra seu aniversário dando mais um salto de qualidade em relação a conceitos ar-quitetônicos e urbanísticos para condomínios

de alto padrão. Nos próximos meses, a empresa lançará o Reserva Santa Monica, empreendimento localizado em Itupeva (SP) com terrenos a partir de 800 m², cuja propos-ta surpreende por unir as qualidades que cada produto da linha Reserva tem de melhor. “Assim como um produtor de vinhos refinados, a longa ex-periência da Scopel em desenvolvimento urbano de alto padrão produziu o Reserva Santa Monica, que eu qualifi-caria como a ‘Melhor Safra’ de nossos produtos”, comen-ta Yannis Calapodopulos, superintendente Comercial da Scopel, que destaca a localização privilegiada, entre duas grandes metrópoles, São Paulo e Campinas, e vizinha a outras cidades com alto índice de desenvolvimento urba-no e qualidade de vida como Jundiaí, Indaiatuba, Vinhedo e Valinhos. “Se o Santa Monica fosse um vinho, seria um ‘Reserva Especial’.”, compara Calapodopulos.Os atributos do empreendimento, de fato, impressionam. Em uma área de 655 mil m², a Scopel preservou 133 mil m² em áreas verdes. O clube, com grandes dimensões, 19 mil m², terá piscinas, quadra poliesportiva, quadras de tênis e de street basket, spa, academia, salão de festas e pista de caminhada ao redor do lago. O clube, o portal de

entrada e a portaria blindada foram concebidos pelo traço da arquiteta Débora Aguiar.

Linha moderna e mais contemporâneaA academia tem a marca Reebok e o Spa é chancelado pelo Buddha Spa. Já o projeto de segurança foi concebido pela empresa Haganá, que atua em segurança patrimonial de altíssimo padrão. Na urbanização, ruas largas e arbori-zadas foram traçadas com intuito de facilitar a circulação e oferecer um clima agradável e tranquilo aos moradores. “O projeto difere da linha conceitual mais colonial dos produtos da linha Reserva. Segue um modelo mais con-temporâneo, moderno, a começar pelas assinaturas de im-portantes grifes do mercado”, diz Maria Fernanda Gomes, gerente de Produtos da Scopel.Ela destaca que a natureza foi rigorosamente preservada com a manutenção de três belos lagos límpidos e piscosos, margeados por uma reserva florestal mantida pela Scopel. O empreendimento mantém construções de época, entre as quais a capela e a casa da fazenda, conservando o char-me local. “No Reserva Santa Monica há perfeita integração entre a natureza e a urbanização, com quantidade limita-da de terrenos e diversas áreas verdes”, destaca a arquite-ta, ressaltando que “os terrenos maiores proporcionam um melhor aproveitamento na construção da casa”.

Page 19: Horizonte Scopel - Uma históriade inovações

19HORIZONTE

Uma das áreas mais importantes para manter a boa qualidade do atendimento aos clientes no processo de expansão da Scopel, o Departamen-

to de RH, Administração e Tecnologia vem passando por uma profunda transformação. À frente desse setor está o superintendente Aníbal Mendes, um executivo com per-fil formado em diversas multinacionais, dentro do novo modelo de profissional globalizado e atento às recentes e profundas mudanças no meio corporativo.

A importância do trabalho da equipe comandada por Aníbal fica clara quando relacionada aos resultados re-centes da Scopel: no último ano, a empresa duplicou o tamanho da sua equipe, que saltou de 100 colaboradores para aproximadamente 200. Até o final de 2012, a força de trabalho da empresa deverá aumentar em mais 30%.

De um mercado formado exclusivamente pelo estado de São Paulo, a empresa passou a operar em dezessete estados. “Para atender a essa demanda a Scopel está investindo for-temente em pessoas, tecnologia da informação, ambiente profissional e processos”, comenta o superintendente.

A área de processos foi reforçada com novas ferramen-tas, os equipamentos foram atualizados, introduzindo-se conceitos de mobilidade, e novos sistemas de gestão vão sendo gradativamente incorporados.

Na área de gestão de RH, foi implementado um progra-ma de Desenvolvimento Gerencial realizado com a Fun-dação Dom Cabral, em que 25 executivos de nível geren-cial já passaram pelo treinamento. No próximo ano, um grupo semelhante reviverá a experiência.

Uma pesquisa de clima conduzida pela consultoria Mer-cer indicou vários pontos de melhoria que culminaram em novos programas de gestão estratégica de RH. “A expec-tativa em relação à contribuição da nossa área é grande”, comenta Aníbal.

gENtE

“O sucesso da expansão da Scopel passa também pela re-novação dos sistemas de gestão”, conclui, lembrando aos leitores do Horizonte Scopel que todo trabalho é destinado a construir uma organização para outros 45 anos, que man-tenha a qualidade e os valores esperados pelos clientes.

executivo globalizadoO superintendente de RH, Administração e Tecnologia, Aníbal Mendes, tem um perfil pós-moderno com atuação em empresas onde a tecnologia da informação é uma fer-ramenta permanente. Esse administrador de 51 anos for-mado pela FMU, em São Paulo, concluiu o MBA em Ges-tão Empresarial e especialização em Direção Estratégica de TI, na Getúlio Vargas.

Em seu portfólio constam passagens por empresas do setor financeiro, eletroeletrônico, automobilístico, teleco-municações e imobiliário, com grifes corporativas como Alcatel, Cummins, Motorola, OI, Embratel e Agre/PDG.

Aníbal é casado com Crys, uma carioca de 36 anos for-mada em Fisioterapia e Educação Física. Ele é pai de Lau-ra (29), Renata (28), Danilo (23) e Isadora (4). Adora do-cumentários de TV e seriados. O futebol e o tênis também são hobbies muito bem-vindos.

investimento em gestão para garantir

qUaLidade“O sucesso da expansão da Scopel passa pela renovação dos sistemas de gestão da empresa para atender bem aos clientes”, informa Aníbal na área de Novos Negócios

Page 20: Horizonte Scopel - Uma históriade inovações