sc rudds

2
Adrenai - Cortisol: É o chamado hormônio do estresse (estresse físico, que ocorre em cirurgias, infecções, traumas etc..). Uma das suas principais ações é garantir glicose (açúcar = energia) para as células, seja antagonizando a insulina ou estimulando a transformação de gorduras e proteínas em glicose. Também age modulando nosso sistema imune (sistema de defesa contra infecções). É o hormônio que prepara nosso corpo para lutar contra estresses. - Adrogênios e estrogênios : São respectivamente os hormônios masculinos e femininos. ( leia sobre anabolizantes ). - Aldosterona: Age no rim controlando os níveis de sódio e potássio na urina e no sangue. É um dos principais hormônios no controle da pressão arterial ( leia sobre o sal e hipertensão ). - Adrenalina: É mais um hormônio do estresse. É chamado o hormônio de fuga ou luta (flight or fight em inglês). Quando liberado promove aumento da frequência cardíaca, da pressão arterial, do aporte de sangue para os músculos, aumenta a glicose disponível para as células e dilata as pupilas. Se o cortisol prepara o corpo para aguentar o estresse, a adrenalina promove os meios para o corpo atacar ou fugir do mesmo. Bom, sabendo para que serve a supra-renal e o que seus hormônios promovem, fica fácil entender alguns sintomas da insuficiência adrenal. - Hipotensão e choque circulatório - Distúrbios do potássio e do sódio - Hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue) - Alterações dos hormônios sexuais. - Astenia crônicas. * Tumores pituitários. Síndrome de Cushing A síndrome de Cushing acontece quando o corpo da pessoa é exposto a muito hormônio cortisol. Nessa síndrome o organismo fabrica muito mais cortisol do que precisa. Por exemplo, tumores adrenais podem fazer que o corpo produza muito cortisol. Em alguns casos a criança nasce com uma forma de hiperplasia adrenal que ocasiona a síndrome de Cushing. Em outros casos, alguns medicamentos podem ocasionar muita produção de cortisol pelo corpo. Hiperplasia adrenal congênita A hiperplasia adrenal congênita é uma desordem genética de deficiência da glândula adrenal, na qual o corpo não fabrica cortisol suficiente. O organismo da pessoa com hiperplasia adrenal congênita também pode ter outros desequilíbrios hormonais, como não fabricar aldosterona suficiente, mas produzir muito andrógenos. Tumores Adrenais Tumores adrenais primários, tanto adenomas como carcinomas, surgem espontaneamente, secretando de forma autônoma quantidades excessivas de

Upload: hernany

Post on 02-Dec-2015

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

de

TRANSCRIPT

Page 1: Sc Rudds

Adrenai - Cortisol: É o chamado hormônio do estresse (estresse físico, que ocorre em cirurgias, infecções, traumas etc..). Uma das suas principais ações é garantir glicose (açúcar = energia) para as células, seja antagonizando a insulina ou estimulando a transformação de gorduras e proteínas em glicose. Também age modulando nosso sistema imune (sistema de defesa contra infecções). É o hormônio que prepara nosso corpo para lutar contra estresses.

- Adrogênios e estrogênios : São respectivamente os hormônios masculinos e femininos. ( leia sobre anabolizantes).

- Aldosterona: Age no rim controlando os níveis de sódio e potássio na urina e no sangue. É um dos principais hormônios no controle da pressão arterial ( leia sobre o sal e hipertensão).

- Adrenalina: É mais um hormônio do estresse. É chamado o hormônio de fuga ou luta (flight or fight em inglês). Quando liberado promove aumento da frequência cardíaca, da pressão arterial, do aporte de sangue para os músculos, aumenta a glicose disponível para as células e dilata as pupilas. Se o cortisol prepara o corpo para aguentar o estresse, a adrenalina promove os meios para o corpo atacar ou fugir do mesmo.

Bom, sabendo para que serve a supra-renal e o que seus hormônios promovem, fica fácil entender alguns sintomas da insuficiência adrenal.

- Hipotensão e choque circulatório- Distúrbios do potássio e do sódio- Hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue)- Alterações dos hormônios sexuais.- Astenia crônicas.* Tumores pituitários.

Síndrome de Cushing

A síndrome de Cushing acontece quando o corpo da pessoa é exposto a muito hormônio cortisol. Nessa síndrome o organismo fabrica muito mais cortisol do que precisa. Por exemplo, tumores adrenais podem fazer que o corpo produza muito cortisol. Em alguns casos a criança nasce com uma forma de hiperplasia adrenal que ocasiona a síndrome de Cushing. Em outros casos, alguns medicamentos podem ocasionar muita produção de cortisol pelo corpo.

Hiperplasia adrenal congênita 

A hiperplasia adrenal congênita é uma desordem genética de deficiência da glândula adrenal, na qual o corpo não fabrica cortisol suficiente. O organismo da pessoa com hiperplasia adrenal congênita também pode ter outros desequilíbrios hormonais, como não fabricar aldosterona suficiente, mas produzir muito andrógenos.

Tumores Adrenais

Tumores adrenais primários, tanto adenomas como carcinomas, surgem espontaneamente, secretando de forma autônoma quantidades excessivas de cortisol. As concentrações plasmáticas circulantes de ACTH são suprimidas, resultando na atrofia cortical da adrenal não envolvida (e de todas as células normais na adrenal envolvida). A secreção de cortisol por estes tumores é independente do controle hipotalâmico-pituitário. A secreção é