sap - determinação dde fontes

24
Determinação de fontes Lista de fontes 1. Visão geral da determinação de fontes de fornecimento No processo de determinação de fonte, o sistema identifica automaticamente e atribui uma fonte de suprimento para uma requisição de compra. Ao criar uma requisição, com o indicador Determinação de Fontes de suprimento, no cabeçalho da requisição. O sistema pesquisa as possíveis fontes de suprimento para todos os itens da requisição. Se o sistema encontrar diversas fontes válidas para um item, no processo de decisão poderá ser utilizado uma simulação de preço ou analise de avaliação do fornecedor. Para controlar o processo de determinação de fonte, você pode utilizar a lista de opções de fornecimento (LOF) ou a quotização.

Upload: joseyano3850

Post on 06-Aug-2015

137 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

determinação de fontes

TRANSCRIPT

Page 1: SAP - determinação dde fontes

Determinação de fontes

Lista de fontes

1. Visão geral da determinação de fontes de fornecimento

No processo de determinação de fonte, o sistema identifica automaticamente e atribui uma fonte de suprimento para uma requisição de compra.

Ao criar uma requisição, com o indicador Determinação de Fontes de suprimento, no cabeçalho da requisição. O sistema pesquisa as possíveis fontes de suprimento para todos os itens da requisição.

Se o sistema encontrar diversas fontes válidas para um item, no processo de decisão poderá ser utilizado uma simulação de preço ou analise de avaliação do fornecedor.

Para controlar o processo de determinação de fonte, você pode utilizar a lista de opções de fornecimento (LOF) ou a quotização.

Page 2: SAP - determinação dde fontes

2. Lista de fontes

Uma lista de opções de fornecimento é utilizada para:

restringir a seleção de fontes durante o processo de determinação de fontes,

definir uma fonte como uma fonte fixa, e

bloquear uma fonte.

Na lista de opções de fornecimento, você pode definir um período de validade, fornecedor ou contrato básico e item, indicador de fonte fixa, indicador de bloqueio, e código relevante para MRP.

Ao manter o período de validade, o sistema restringe a utilização da fonte para este período.

Você pode fixar uma fonte para fins da determinação de fonte através do indicador de fonte fixa. A fonte definida como fixa é determinada em todos os casos de determinação da fonte.

Se você estabelece o indicador de bloqueio, o sistema restringe a utilização da fonte para o período de validade definido e não podem ser utilizada nos documentos de compras.

Configurar o código relevante MRP permitirá ao sistema determinar automaticamente a fonte de suprimento durante a execução de planejamento.

Page 3: SAP - determinação dde fontes

3. Requerimento de lista de fontes (material)

Conforme necessidade da empresa, você pode tornar obrigatória a utilização da lista de opções de fornecimento para certos materiais, se for ativo o campo LOF obrigatória no registro mestre de materiais.

Uma vez que você ativa este campo e se a lista de opções de fornecimento não estiver atualizada, o sistema não permitirá criar um documento de compra até que a mesma seja atualizada.

Page 4: SAP - determinação dde fontes

4. Requerimento de lista de fontes (fábrica)

Você também pode tornar obrigatória a lista de opções de fornecimento para todos os materiais no centro.

No Customizing, você ativa o indicador de lista de opções de fornecimento obrigatória por centro.

Page 5: SAP - determinação dde fontes

5. Criar registro de lista de fontes

No sistema SAP, é possível atualizar uma LOF:

manualmente, ou

adotando dados ao criar ou modificar um item de contrato básico ou um registro info.

Você também pode gerar a lista de fontes automaticamente. Isto é útil ao tentar criar lista de opções de fornecimento para vários itens.

Você também pode gerar a lista de opções de fornecimento automaticamente para um item

Page 6: SAP - determinação dde fontes

6. Registro de lista de fontes para contrato de grupo de materiais

Ao criar um contrato para o grupo de material, você pode colocar um pedido de compras para todos os materiais dentro do grupo de materiais. Você também pode excluir ou incluir determinados materiais do mesmo grupo de mercadoria, através de uma lista de opções de fornecimento.

Por exemplo, você precisa criar um contrato para alguns componentes de informática. Em vez de criar um contrato para vários itens, você pode criar um contrato para o grupo de mercadoria 007.Assim, você poderá liberar pedidos de compras para todos os materiais deste grupo 007.

No entanto, um item pertencente ao grupo 007 não pode ser utilizado para este contrato e você deseja excluí-lo dos pedidos contra este contrato. Você pode excluir este item utilizando a lista de opções de fornecimento para o item do grupo de mercadoria ativando o indicador de exclusão.

Para excluir o item, no contrato básico você tem que:

Na tela de síntese dos itens, selecionar o item no qual você deseja inserir uma lista de opções de fornecimento e escolher atualizar LOF.

ativar o campo Exclusão e inserir os materiais para o item a ser excluído na lista com o período de validade apropriado.

O sistema gerará os registros de LOF nos quais este item de contrato básico é bloqueado como uma fonte para os materiais.

Page 7: SAP - determinação dde fontes

Organização de quotas

1. Uso de organização de quota

Antes de atualizar uma quotização para um material, é necessário especificar no registro mestre de materiais, as aplicações de negócios para os quais temos que utilizar a quotização,tais como pedido de compras ou requisições de compra. Você efetua essa especificação no campo Utilização da quotização.

Page 8: SAP - determinação dde fontes

2. Organização de quota

Na sua empresa, existe a necessidade de suprir um material que pode ser adquirido de vários fornecedores, dentro de um período de validade. Para isto, você pode usar a Quotização.

Durante a quotização, você atribui uma quota para cada fonte individual.

O sistema calcula a distribuição percentual das necessidades com base nas quotas e atualiza a quantidade quotizada.

Para definir a quotização no sistema SAP, você deve usar a transação MEQ1, desde o menu SAP Easy Access → Logística → Administração de Materiais → Compras → Dados Mestre → Quotização → Atualizar.

Na tela inicial na Síntese de Cabeçalho, insira o material, centro, e data de validade.

Siga o procedimento para inserir as fontes que quiser definir na quotização:

1. Especificar o tipo de suprimento para cada fonte (produção interna ou suprimento externo).

2. Se necessário, especificar o tipo de suprimento especial (por exemplo, transferência de estoque).

3. Inserir o centro fornecedor, no caso de transferência entre centros.

4. Especificar a quota que quiser atribuir para cada fonte.

Baseando-se nas quotas atribuídas, o sistema calcula a distribuição percentual das necessidades.

Page 9: SAP - determinação dde fontes

3. Determinação de fonte

Depois de definida a quotização, o sistema calcula qual é a próxima fonte utilizada no processo de determinação de fonte para uma necessidade.

A fonte com a quota mais baixa é sempre atribuída como a próxima fonte para o material requerido.

O sistema SAP calcula a quota baseando-se na fórmula exibida na tela.

Page 10: SAP - determinação dde fontes

4. Divisão de requerimentos

Na execução de planejamento, você pode dividir uma necessidade individual entre diversas fontes na quotização.

Se a necessidade for baixa, você pode especificar uma quantidade mínima de necessidade antes de dividir a mesma em várias fontes.

Por exemplo: Se no mestre de materiais você tem que manter o material com o tamanho de lote ES ou o cálculo de tamanho de lote exato com a divisão e configurar o código para dividir a quota, o sistema dividirá em partes iguais a necessidade para todas as fontes.

Observemos um exemplo onde você tem que manter a quantidade mínima para a divisão. Por exemplo, para certos materiais a quantidade necessária é de 1000 peças e a quantidade mínima para dividi-las é mantida em 1200 peças. Neste caso, durante a execução de planejamento, o sistema converterá a necessidade em uma única requisição de compras, atribuindo a fonte baseada na quota.

Page 11: SAP - determinação dde fontes

5. Tamanho de lote

Na quotização, você também pode especificar um tamanho de lote mínimo e máximo para cada item.

Estes parâmetros são apenas levados em conta no caso das requisições e ordens planejadas que são geradas automaticamente.

O tamanho mínimo do lote é a quantidade mínima do pedido que pode ser atribuída a uma fonte por cada proposta de suprimento nas necessidades de execução de planejamento.

Ao estabelecer um tamanho máximo de lote para certo material e a quantidade necessária excede o tamanho máximo de lote, acontece outro processo de alocação de quota para a quantidade residual.

Neste caso é possível que, devido a uma classificação de quota baixa, a mesma fonte seja selecionada novamente e uma segunda proposta de suprimento pode ser gerada para isto.

Para prevenir isto, você pode estabelecer o código 1x. Ao estabelecer este código, uma vez que for alcançada a quantidade máxima para esta fonte, o sistema selecionará outra fonte e gerará a proposta de suprimento.

Page 12: SAP - determinação dde fontes

6. Quantidade máxima

Você também pode especificar uma quantidade máxima na quotização.

Se você mantém a quantidade máxima para uma fonte de suprimento, o sistema não criará uma proposta de suprimento para esta fonte se a quantidade necessária exceder a quantidade máxima.

Page 13: SAP - determinação dde fontes

Aspectos avançados da determinação de fontes

1. Determinação de fonte durante a execução de planejamento

Esta figura explica em detalhe como o sistema determina a fonte durante a execução do planejamento.

Durante a execução do planejamento, a determinação da fonte de suprimento é executada em background.

Se não existe a quotização, o sistema verifica as entradas existentes de lista de opções de fornecimento para as quais o código MRP 1 ou 2 foi configurado.

Para os materiais que não foram definidas nem a quotização, nem uma lista de opção de fornecimento no centro planejado, as propostas de suprimento são geradas sem uma fonte.

Page 14: SAP - determinação dde fontes

2. Determinação automática de fonte

Durante a seleção automática de fonte para uma requisição de compra, o sistema verifica uma fonte válida na seguinte ordem.

Em primeiro lugar, o sistema verifica a quotização, depois a lista de opções de fornecimento, em seguida o contrato básico, e por último o registro info.

Se não existirem uma quotização válida e lista de opções de fornecimento no sistema, mas existe o registro info válido e contrato básico, o sistema prioriza o contrato básico e selecionará a fonte correspondente.

Page 15: SAP - determinação dde fontes

3. Fornecedor regular

Se você não quiser criar uma lista opções de fornecimento para controlar o processo de determinação de fontes, você pode configurar o código para o fornecedor regular nos dados gerais do registro info.

Page 16: SAP - determinação dde fontes

4. Determinação de fonte para grupo de materiais

O sistema SAP pode encontrar fontes para um material sem um registro mestre se existem um item de contrato básico ou um registro info para o grupo de mercadoria relevante.

Nesse caso, o grupo de mercadoria e unidade de medida do pedido, do item do contrato básico ou registro info devem ser idênticos ao grupo de mercadoria do material requerido.

Page 17: SAP - determinação dde fontes

5. Criar pedido de compra com determinação de fonte

No pedido de compra, você também pode atribuir a fonte de suprimento automaticamente, através da transação ME25.

Page 18: SAP - determinação dde fontes

6. Aquisição no ERP com catálogo

A partir do SAP ERP 2005, você pode vincular um catálogo para as transações do Enjoy nas requisições de compra ou pedidos de compras. O componente para a criação e administração dos catálogos eletrônicos, SAP Gerenciamento de Conteúdo de Catálogos, está incluído em ambos o SAP SRP e SAP ERP 2005.

Os catálogos de outros fornecedores também podem ser conectados. Depois de chamar o catálogo, você pode selecionar o material que deseja comprar. Se você posteriormente coloca itens no carrinho de compras, estes são automaticamente aplicados na requisição de compra ou pedido de compra.

Page 19: SAP - determinação dde fontes

7. Bloqueando fornecedores

Muitas vezes devido a um conflito ou pressão, sua empresa decide não lidar com certos fornecedores. Nesses casos, você pode bloquear o fornecedor de uma organização de compra selecionada ou de todas as organizações de compra.

Uma vez que você bloqueia fornecedor, não poderá criar pedidos de compras, solicitações de cotação, contratos básicos, registros na quotização, ou entradas de lista de opções de fornecimento para o fornecedor bloqueado.

Para bloquear o fornecedor nos processos de compras você pode utilizar a transação XK05 ou MK05.

Page 20: SAP - determinação dde fontes

8. Bloquear fontes de suprimento numa lista de fontes

Você também pode bloquear a fonte de suprimento numa lista de opões de fornecimento.

Se você ativa o bloqueio na lista de opões de fornecimento com um número de contrato, não pode criar um pedido de compras com referência a este contrato. No entanto, você pode comprar o material sem referência a um contrato. Mas, se você bloqueia um fornecedor sem um número de contrato, o sistema não permitirá criar pedidosde compras, solicitações de cotação, contratos básicos, registros na quotização.