são lourenço, terça-feira,10 de julho de 2018 são lourenço ... · outros parceiros que atuam...

4
Diretor Presidente: Márcio Muniz Fernandes [email protected] Circulação Diária Telefax: 35 3332-1008 Itanhandu vai sediar a recepção da Caravana do Conapeti São Lourenço, Terça-feira,10 de Julho de 2018 ANO XXV - Nº 1173- R$ 2,00 Chamadas Campanha Anti Rábica 2018 _____________________ página 3 __________________ Edital de incentivo a Cultura do Estado __________________ página 4______________________ Melhoramento genético de Rebanho ________________ ___página 4 ____________________ São Lourenço vai receber o X-Mantiqueira 2018 e a 2° Etapa do Campeonato Mineiro de Parapente O Clube de Voo Livre de São Lourenço-MG abre o convidar a todos para o tradicional X- Mantiqueira 2018 que será realizada junto com a 2° etapa do campeona- to Mineiro de parapente. O evento será realizado na cidade nos dias 3 , 4 e 5 de agosto junto com a festa da cidade, onde contaremos com uma mega estrutura para o evento. “Esse ano teremos resgate, camiseta, pre- miação em dinheiro, fes- ta de abertura, show na rampa, troféu e meda- lhas. Lugar maravilhoso para voar e trazer a fa- mília”, garante a organi- zação. Página 03 Foto: Divulgação Você é nosso convi- dado especial para par- ticipar desse momento em que Itanhandu se- diará a recepção da Caravana do Conapeti. A caravana consiste na realização de reuni- ões, oficinas, rodas de conserva, encontros, seminários, entrevistas e pesquisas sobre e pelo direito à partici- pação de crianças e adolescentes nos es- paços de discussão e deliberação de políticas públicas relacionadas aos seus direitos. Em cada estado por onde passa, a Caravana mantém contato com os representantes locais do Conapeti, Fóruns Estaduais, MPT, TRT, Comitês, Conselhos, organizações não go- vernamentais, dentre outros parceiros que atuam promoção, de- Foto: divulgação FAÇA JÁ SUA ASSINATURA Receba semanalmente, em sua casa, nossas quatro edições de terça-feira a sexta-feira ou compre nas bancas. 35-3332-1008 E-mail: [email protected] Vagas abertas no SINE A reunião acontece hoje as 19 horas na Câmara Municipal de Itanhadu Interessados deverão compare- cer no SINE, na Ra Cel. José Jus- tino, 429, centro, São Lourenço. Portando a carteira de traba- lho e demais documentos de identificação. fesa e controle social dos direitos da criança e do adolescente, bem como da prevenção e enfrentamento à vio- lação de tais direitos e demais violações de direitos nos respecti- vos estados. Na etapa Sul-Sudes- te, a Caravana começará as atividades no Estado do Espírito Santo (2 a 4/7) e prosseguirá no Rio de Janeiro (5 a 7/7), Minas Gerais (8 a 10/7), São Paulo (11 a 13/7), Paraná (14 a 16), Santa Catarina (17 a 19/7) e Rio Grande do Sul (20 a 23/7), onde encerrará as atividades. Nesta segunda eta- pa os trabalhos se- rão coordenados pelos adolescentes/jovens Felipe Caetano da Cunha, Juliana Caroli- na da Silva Lima, Lara Sardenberg Rosa e Erick Oliveira, que re- presentam o Conapeti nos estados do Ceará, Roraima, Espirito San- to e Rio Grande do Sul, respectivamente.

Upload: trinhxuyen

Post on 20-Jan-2019

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: São Lourenço, Terça-feira,10 de Julho de 2018 São Lourenço ... · outros parceiros que atuam promoção, de-Foto: divulgação FAÇA JÁ SUA ASSINATURA Receba semanalmente, em

Diretor Presidente: Márcio Muniz Fernandes [email protected]ção Diária

Telefax: 35 3332-1008

Itanhandu vai sediar a recepção da Caravana do Conapeti

São Lourenço, Terça-feira,10 de Julho de 2018ANO XXV - Nº 1173- R$ 2,00

Chamadas

Campanha Anti Rábica 2018

_____________________ página 3 __________________

Edital de incentivo a Cultura do Estado

__________________ página 4______________________

Melhoramento genético de Rebanho

________________ ___página 4 ____________________

São Lourenço vai receber o X-Mantiqueira 2018 e a 2° Etapa do Campeonato Mineiro de

ParapenteO Clube de Voo Livre

de São Lourenço-MG abre o convidar a todos para o tradicional X-Mantiqueira 2018 que será realizada junto com a 2° etapa do campeona-to Mineiro de parapente. O evento será realizado na cidade nos dias 3 , 4 e 5 de agosto junto com a festa da cidade, onde contaremos com uma mega estrutura para o evento.

“Esse ano teremos resgate, camiseta, pre-miação em dinheiro, fes-ta de abertura, show na rampa, troféu e meda-lhas. Lugar maravilhoso para voar e trazer a fa-mília”, garante a organi-zação.

Página 03

Foto: Divulgação

Você é nosso convi-dado especial para par-ticipar desse momento em que Itanhandu se-diará a recepção da Caravana do Conapeti.

A caravana consiste na realização de reuni-ões, oficinas, rodas de conserva, encontros, seminários, entrevistas e pesquisas sobre e pelo direito à partici-pação de crianças e adolescentes nos es-paços de discussão e deliberação de políticas públicas relacionadas aos seus direitos. Em cada estado por onde passa, a Caravana mantém contato com os representantes locais do Conapeti, Fóruns Estaduais, MPT, TRT, Comitês, Conselhos, organizações não go-vernamentais, dentre outros parceiros que atuam promoção, de-

Foto: divulgação

FAÇA JÁ SUA ASSINATURA

Receba semanalmente, em sua casa,nossas quatro edições de terça-feira a sexta-feira ou compre nas bancas.

35-3332-1008E-mail: [email protected]

Vagas abertas no SINE

A reunião acontece hoje as 19 horas na Câmara Municipal de Itanhadu

Interessados deverão compare-cer no SINE, na Ra Cel. José Jus-tino, 429, centro, São Lourenço.

Portando a carteira de traba-lho e demais documentos de

identificação.

fesa e controle social dos direitos da criança e do adolescente, bem como da prevenção e enfrentamento à vio-lação de tais direitos e demais violações de direitos nos respecti-vos estados.

Na etapa Sul-Sudes-te, a Caravana começará as atividades no Estado do Espírito Santo (2 a 4/7) e prosseguirá no Rio de Janeiro (5 a 7/7), Minas Gerais (8 a 10/7), São Paulo (11 a 13/7), Paraná (14 a 16), Santa

Catarina (17 a 19/7) e Rio Grande do Sul (20 a 23/7), onde encerrará as atividades.

Nesta segunda eta-pa os trabalhos se-rão coordenados pelos adolescentes/jovens Fel ipe Caetano da

Cunha, Juliana Caroli-na da Silva Lima, Lara Sardenberg Rosa e Erick Oliveira, que re-presentam o Conapeti nos estados do Ceará, Roraima, Espirito San-to e Rio Grande do Sul, respectivamente.

Page 2: São Lourenço, Terça-feira,10 de Julho de 2018 São Lourenço ... · outros parceiros que atuam promoção, de-Foto: divulgação FAÇA JÁ SUA ASSINATURA Receba semanalmente, em

Terça-Feira, 10 de Julho de 2018Pág 2 :: Correio do PapagaioAtos e Opinião

......................................................................O Jornal Correio do Papagaio é filiado ao SINDIJORI - Sindicato dos Proprietários de Jor-nais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais.

.......................................................É expressamente proibida a reprodução integral ou parcial de quaisquer textos aqui publicados sem prévia autorização do Jornal Correio do Papagaio,

........................................................A Diretoria não se responsabiliza por conceitos, opiniões e coerência das matérias assinadas que são de inteira responsabilidade de seus autores.........................................................

Circulação no Sul de Minas: Aiuruoca, Alagoa, Andrelândia, Arantina, Baependi, Bocaina de Minas, Bom Jardim de Minas, Cam-panha, Carmo de Minas, Carvalhos, Cambuquira, Caxambu, Conceição do Rio Verde, Cristina, Cruzília, Dom Viçoso, Itajuba, Itamonte, Itanhandu, Jesuânia, Liberdade, Lambari, Maria da Fé, Minduri, Olímpo Noronha, Passa Quatro, Passa Vinte, Pouso Alto, Santa Rita de Jacutinga, São Lourenço, São Sebastião do Rio Verde, São Vicente de Minas, Seritinga, Serranos, Soledade de Minas, Três Corações, Varginha e Virgínia.

O Jornal Correio do Papagaio é uma publicação de:JCP Edições de Jornais e Eventos Ltda - CNPJ: 11.458.016/0001-69 Rua Ledo, 250 - Centro - São Lourenço-MG - Cep 37470-000

Diretor PresidenteJornalista ResponsávelMárcio Muniz Fernandes

MTB 0020750/MGRedação

Mayara Soares

Diagramação Mayara Soares

Circulação DiáriaTerça a Sexta

TiragemEdição Cor: 5.000 a 8.000Edição P&B: 1.000 a 3000

Impressão:O Tempo Serviços Gráficos

31-2101.3807 Gráfica Novo Mundo

35-3339.3333

Telefones: (35) 3332-1008 / 3331-6899E-mail: [email protected]

Portal: www.correiodopapagaio.com.brFacebook: Correio do Papagaio

Opinião

*Wagner Dias Ferreira Nestes tempos contemporâne-

os do Game of Thrones, em que se multiplicam os filmes de zumbi, parece razoável lembrar uma boa história das escrituras. Todo cris-tão que se preze já ouviu que, ao chegar a outra margem do mar da Galileia, Jesus encontrou um ho-mem possesso que vivia em meio às sepulturas, e que mesmo que tentassem lhe impingir correntes ele as quebrava e fugia.

No diálogo com o Mestre, este homem reconhece que Jesus era o Filho de Deus, o que muita gente que estava o tempo todo com o Cristo ainda não tinha reconhecido. E atento ao ser humano espiritual importantíssimo que estava por trás de toda aquela manifestação de loucura, Jesus expulsa a legião de demônios, mostrando que tudo aquilo não tinha valor, lança em porcos imundos e os porcos em um abismo. O homem que resta após a expulsão daquelas mani-festações reprováveis é exaltado por Jesus como Seu mensageiro importantíssimo.

Esta passagem das escritu-ras, que está no livro de Marcos, capítulo 5, mostra claramente que para alcançar a natureza humana é preciso ir além das superficia-lidades.

A primeira impressão não pode ser a que fica. Não pode haver nada que seja duradouro em um primeiro olhar. A primeira impressão e o primeiro olhar devem, inexoravelmente, ir para o abismo.

Garimpar é uma palavra que deve estar sempre presente no vo-cabulário das relações humanas. Todo encontro entre dois entes humanos deve estar guiado pelo desejo de garimpar a luz espiri-tual que dá sentido real e vivo à

existência daquela outra pessoa. E tudo que se encontra na superfície deste ser humano que se garimpa e que não tem nenhum valor deve ser imediatamente lançado aos porcos e ao abismo.

Muitas pessoas seguem vi-vendo suas vidas indo a missas e cultos religiosos e na maior parte das vezes escolhendo as atitudes de Jesus que irão imitar. Assim, ninguém quer esta do Jesus ga-rimpeiro que vai fundo ao coração humano e descobre a luz divina, desvenda seus entraves e permite que ela se manifeste na superfície para brilhar. Essa é difícil. Ela le-varia o cristão a lugares como as ruas cheias de pessoas usuárias de crack, bebedores problema, pregui-çosos contumazes, criminosos, ou ainda a lugares onde há pessoas com orientações sexuais diversas e prostitutas e toda sorte de boas pessoas para as quais olhamos e vemos apenas demônios.

Nós que olhamos é que pre-cisamos como Jesus garimpar e enxergar o que há de humano e espiritualmente luminoso nestas pessoas.

Trabalhar com Direitos Huma-nos, combater a reforma trabalhista, reconhecer que o Governo Temer é o fruto de um golpe, Constitucional, mas um golpe, defender pessoas presas, querendo sua libertação para mais uma chance na vida. Lutar, combater o bom combate, incansavelmente, até chegar à luz daquele ser humano lá no fundo de suas entranhas é a verdadeira imitação do Cristo. Aquele Cristo que viu a luz espiritual em um louco que habitava as sepulturas.

*Advogado e Membro da Co-missão de Direitos Humanos da OAB/MG

Game of Cristo

Prefeitura Municipal de AndrelândiaDecreto N° 84 - de 02 de Maio de 2018

Abre Crédito Especial no Valor de R$ 158.000,00 as dotações do Município de ANDRELÂNDIA conforme Lei n° 2082, 2 de Maio de 2018.

Art. 1 - Fica aberto Crédito Especial no valor de R$ 158.000,00 ( cento e cin-quenta e oito mil reais ) as seguintes dotações do Municipio de

ANDRELÂNDIA.Orgão 02 - PREFEITURA MUNICIPAL DE ANDRELÂNDIAUnidade 03 - SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E OBRASSub-Unidade 00 - SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E OBRAS04 - ADMINISTRAÇÃO04.122 - ADMINISTRAÇÃO GERAL04.122.001 - GESTÃO ADMINISTRATIVA04.122.001.1.0090 - AQUIS. VEÍCULOS PARA SECRET. ADMINISTRAÇÃO

E OBRAS4.4.90.52.00 - EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE - - - - - R$

158.000,00Total da Sub-Unidade 00 R$ 158.000,00Total da Unidade 03 R$ 158.000,00Total Geral -- R$ 158.000,00Art. 2 - Para atender o que prescreve o artigo anterior, será utilizada como fonte

de recurso: ANULAÇÃO DE DOTAÇÕES do Orçamento do Munícipio naforma do paragrafo 1°, inciso I a IV do artigo 43 da Lei Federal 4.320.Orgão 02 - PREFEITURA MUNICIPAL DE ANDRELÂNDIAUnidade 02 - SECRETARIA DE FINANÇASSub-Unidade 00 - Secretaria de Finanças04 - ADMINISTRAÇÃO04.122 - ADMINISTRAÇÃO GERAL04.122.001 - GESTÃO ADMINISTRATIVA04.122.001.2.0009 - GESTÃO ADMINISTRATIVA DA SECRETARIA DE FI-

NANÇAS3.3.90.30.00 - MATERIAL DE CONSUMO - - - - - R$ 29.000,00Total da Sub-Unidade 00 - - R$ 29.000,00Total da Unidade 02 - - R$ 29.000,00Unidade 03 - SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E OBRASSub-Unidade 00 - SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E OBRAS26 - TRANSPORTE26.782 - TRANSPORTE RODOVIÁRIO26.782.002 - DESENVOLVIMENTO DA POLÍTICA URBANA E RURAL26.782.002.2.0025 - DESENVOLVIMENTO DAS ESTRADAS VICINAIS3.3.90.30.00 - MATERIAL DE CONSUMO - - - - - R$ 29.000,00Total da Sub-Unidade 00 R$ 29.000,00Total da Unidade 03 - R$ 29.000,00Unidade 05 - FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDESub-Unidade 02 - MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE10 - SAÚDE10.302 - ASSISTÊNCIA HOSPITALAR E AMBULATORIAL10.302.004 - UNIDOS PELA SAÚDE DE ANDRELÂNDIA10.302.004.2.0035 - DESENVOLV. DE AÇÕES DE MÉDIA E ALTA COMPLE-

XIDADE3.3.93.39.00 - OUTROS SERVIÇOS DE TERCEIROS PESSOA JURÍDICA

- - - - - R$ 100.000,00Total da Sub-Unidade 02 R$ 100.000,00Total da Unidade 05 -- R$ 100.000,00Total Geral -- R$ 158.000,00Art. 3 - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.Prefeitura Municipal de ANDRELÂNDIA, 02 de Maio de 2018

Decreto n° 085, de 02 de Maio de 2018

Altera a fonte de recursos nas seguintes dotações do Município de ANDRE-LÂNDIA.

Art. 1 - O Prefeito de ANDRELÂNDIA, no uso de suas atribuições, altera a fonte de recursos das seguintes dotações do Município de ANDRELÂNDIA:

Dotação Fonte Acrescida Fonte Decrescida Valor3.1.90.94.00.2.06.01.12.122.0001.2.0045 GESTÃO ADMINISTRATIVA DA EDU-

CAÇÃO 00.01.19 TRANSFERÊNCIAS DO FUNDEB-(APLICAÇÃO EM OUTRAS DESPESAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA) 00.01.01 RECEITAS DE IMPOSTOS E TRANSFERÊNCIAS DE IMPOSTOS - EDUCAÇÃO 400,00

3.3.90.30.00.2.05.01.10.301.0004.2.0030 DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES DE ATENÇÃO BÁSICA 00.01.48 TRANSFERENCIAS DE RECURSOS DO SUS PARA ATENÇÃO BASICA 00.01.02 RECEITAS DE IMPOSTOS E TRANSFERÊN-CIAS DE IMPOSTOS-SAÚDE 11.000,00

3.3.90.30.00.2.06.01.12.361.0006.2.0049 DESENVOLVIMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL 00.01.01 RECEITAS DE IMPOSTOS E TRANSFERÊNCIAS DE IMPOSTOS - EDUCAÇÃO 00.01.43 TRANSFERENCIAS DE RECURSO FNDE REF. AO PROGR. DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA (PDDE) 10.000,00

3.3.90.39.00.2.06.01.12.361.0006.2.0048 DESENVOLVIMENTO DO TRANS-PORTE ESCOLAR 00.01.19 TRANSFERÊNCIAS DO FUNDEB-(APLICAÇÃO EM OUTRAS DESPESAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA) 00.01.01

RECEITAS DE IMPOSTOS E TRANSFERÊNCIAS DE IMPOSTOS - EDUCA-ÇÃO 10.000,00

TOTAL 31.400,00Prefeitura Municipal de ANDRELÂNDIA, 02 de Maio de 2018

Decreto N° 86 - de 02 de Maio de 2018

Insere no Orçamento vigente a natureza de despesa que menciona e da outras providências.

O Prefeito de ANDRELÂNDIA, no uso de suas atribuições, e devidamente autorizado pelo disposto na Lei n° 2064, 22 de Dezembro de 2017

Decreta:Art. 1 - Fica inserido no orçamento vigente, conforme discriminação abaixo, a(s)

seguinte(s) Natureza(s) de despesa(s): abrindo-se para este fim.Orgão 02 - PREFEITURA MUNICIPAL DE ANDRELÂNDIAUnidade 06 - SECRETARIA DE EDUCAÇÃOSub-Unidade 01 - Fundo Municipal de Educação2.06.01.12.365.0006.2.0050 - 4.4.90.51.00 DESENVOLVIMENTO DA CRECHE

MUNICIPAL - - - - - R$ 2.000,00Total da Sub-Unidade 01 R$ 2.000,00Total da Unidade 6 R$ 2.000,00Total Geral - R$ 2.000,00Art. 2 - Para atender o que prescreve o artigo anterior, será utilizado como fonte

de recurso: ANULAÇÃO DE DOTAÇÕES do Orçamento do Munícipio naforma do paragrafo 1°, inciso I a IV do artigo 43 da Lei Federal 4.320.Orgão 02 - PREFEITURA MUNICIPAL DE ANDRELÂNDIAUnidade 06 - SECRETARIA DE EDUCAÇÃOSub-Unidade 01 - Fundo Municipal de Educação2.06.01.12.361.0006.1.0021 - 3.3.90.30.00 AMPLIAÇÃO E REF. DE ESCOLAS

DO ENS. FUNDAMENTAL - - - - - R$ 2.000,00Total da Sub-Unidade 01 - R$ 2.000,00Total da Unidade 6 - R$ 2.000,00Total Geral - R$ 2.000,00Art. 3 - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.Prefeitura Municipal de ANDRELÂNDIA, 02 de Maio de 2018

Decreto N° 87 - de 02 de Maio de 2018

Abre Crédito Suplementar no Valor de R$ 8.700,00 as dotações do Município de ANDRELÂNDIA

O Prefeito de ANDRELÂNDIA, no uso de suas atribuições, e devidamente autorizado pelo disposto na Lei n° 2064, 22 de Dezembro de 2017

Decreta:Art. 1 - Fica aberto Crédito Suplementar no valor de R$ 8.700,00 ( oito mil e

setecentos reais ) as seguintes dotações do Municipio de ANDRELÂNDIA.Orgão 02 - PREFEITURA MUNICIPAL DE ANDRELÂNDIAUnidade 05 - FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDESub-Unidade 01 - ATENÇÃO BÁSICA2.05.01.10.301.0004.2.0030 - 3.3.90.30.00 DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES

DE ATENÇÃO BÁSICA - - - - - R$ 7.000,00Total da Sub-Unidade 01 - R$ 7.000,00Total da Unidade 5 R$ 7.000,00Unidade 06 - SECRETARIA DE EDUCAÇÃOSub-Unidade 01 - Fundo Municipal de Educação2.06.01.12.122.0001.2.0045 - 3.1.90.94.00 GESTÃO ADMINISTRATIVA DA

EDUCAÇÃO - - - - - R$ 1.700,00Total da Sub-Unidade 01 - - R$ 1.700,00Total da Unidade 6 - - R$ 1.700,00Total Geral -- R$ 8.700,00Art. 2 - Para atender o que prescreve o artigo anterior, será utilizada como fonte

de recurso: ANULAÇÃO DE DOTAÇÕES do Orçamento do Munícipio naforma do paragrafo 1°, inciso I a IV do artigo 43 da Lei Federal 4.320.Orgão 02 - PREFEITURA MUNICIPAL DE ANDRELÂNDIAUnidade 05 - FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDESub-Unidade 01 - ATENÇÃO BÁSICA2.05.01.10.301.0004.2.0030 - 3.3.90.93.00 DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES

DE ATENÇÃO BÁSICA - - - - - R$ 7.000,00Total da Sub-Unidade 01 - R$ 7.000,00Total da Unidade 5 - R$ 7.000,00

Unidade 06 - SECRETARIA DE EDUCAÇÃOSub-Unidade 01 - Fundo Municipal de Educação2.06.01.12.361.0006.2.0048 - 3.3.90.39.00 DESENVOLVIMENTO DO TRANS-

PORTE ESCOLAR - - - - - R$ 1.700,00Total da Sub-Unidade 01 - R$ 1.700,00Total da Unidade 6 R$ 1.700,00Total Geral - - R$ 8.700,00Art. 3 - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.Prefeitura Municipal de ANDRELÂNDIA, 02 de Maio de 2018

Decreto n° 088, de 03 de Maio de 2018Altera a fonte de recursos nas seguintes dotações do Município de ANDRE-

LÂNDIA.Art. 1 - O Prefeito de ANDRELÂNDIA, no uso de suas atribuições, altera a fonte

de recursos das seguintes dotações do Município de ANDRELÂNDIA:Dotação Fonte Acrescida Fonte Decrescida Valor3.1.90.94.00.2.06.01.12.122.0001.2.0045 GESTÃO ADMINISTRATIVA DA

EDUCAÇÃO 00.01.01 RECEITAS DE IMPOSTOS E TRANSFERÊNCIAS DE IM-POSTOS - EDUCAÇÃO 00.01.19 TRANSFERÊNCIAS DO FUNDEB-(APLICAÇÃO EM OUTRAS DESPESAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA) 2.100,00

3.3.90.30.00.2.06.00.12.306.0006.2.0041 DISTRIBUIÇÃO E ENRIQUECIMEN-TO DA MERENDA ESCOLAR 00.01.00 RECURSOS ORDINÁRIOS 00.01.47 TRANSFERENCIA DO SALARIO EDUCAÇÃO 25.000,00

TOTAL 27.100,00Prefeitura Municipal de ANDRELÂNDIA, 03 de Maio de 2018

Decreto N° 89 - de 09 de Maio de 2018Abre Crédito Suplementar no Valor de R$ 10.000,00 as dotações do Município

de ANDRELÂNDIAO Prefeito de ANDRELÂNDIA, no uso de suas atribuições, e devidamente

autorizado pelo disposto na Lei n° 2064, 22 de Dezembro de 2017Decreta:Art. 1 - Fica aberto Crédito Suplementar no valor de R$ 10.000,00 ( dez mil

reais ) as seguintes dotações do Municipio de ANDRELÂNDIA.Orgão 02 - PREFEITURA MUNICIPAL DE ANDRELÂNDIAUnidade 05 - FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDESub-Unidade 01 - ATENÇÃO BÁSICA2.05.01.10.301.0004.2.0029 - 3.3.90.39.00 DESENVOLVIMENTO DO PSF/

PCAS / PSB - - - - - R$ 10.000,00Total da Sub-Unidade 01 - R$ 10.000,00Total da Unidade 5 R$ 10.000,00Total Geral - - R$ 10.000,00Art. 2 - Para atender o que prescreve o artigo anterior, será utilizada como fonte

de recurso: ANULAÇÃO DE DOTAÇÕES do Orçamento do Munícipio naforma do paragrafo 1°, inciso I a IV do artigo 43 da Lei Federal 4.320.Orgão 02 - PREFEITURA MUNICIPAL DE ANDRELÂNDIAUnidade 05 - FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDESub-Unidade 01 - ATENÇÃO BÁSICA2.05.01.10.301.0004.2.0029 - 3.3.90.36.00 DESENVOLVIMENTO DO PSF/

PCAS / PSB - - - - - R$ 10.000,00Total da Sub-Unidade 01 - R$ 10.000,00Total da Unidade 5 - R$ 10.000,00Total Geral -- R$ 10.000,00Art. 3 - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.Prefeitura Municipal de ANDRELÂNDIA, 09 de Maio de 2018

Decreto N° 90 - de 14 de Maio de 2018

Abre Crédito Suplementar no Valor de R$ 2.000,00 as dotações do Município de ANDRELÂNDIA

O Prefeito de ANDRELÂNDIA, no uso de suas atribuições, e devidamente autorizado pelo disposto na Lei n° 2064, 22 de Dezembro de 2017

Decreta:Art. 1 - Fica aberto Crédito Suplementar no valor de R$ 2.000,00 ( dois mil reais

) as seguintes dotações do Municipio de ANDRELÂNDIA.Orgão 02 - PREFEITURA MUNICIPAL DE ANDRELÂNDIAUnidade 03 - SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E OBRASSub-Unidade 00 - SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E OBRAS2.03.00.17.512.0003.2.0021 - 3.3.90.30.00 DESENVOLVIMENTO DA REDE

DE ESGOTO - - - - - R$ 2.000,00Total da Sub-Unidade 00 - R$ 2.000,00Total da Unidade 3 -R$ 2.000,00Total Geral - - - - R$ 2.000,00Art. 2 - Para atender o que prescreve o artigo anterior, será utilizada como fonte

de recurso: ANULAÇÃO DE DOTAÇÕES do Orçamento do Munícipio naforma do paragrafo 1°, inciso I a IV do artigo 43 da Lei Federal 4.320.Orgão 02 - PREFEITURA MUNICIPAL DE ANDRELÂNDIAUnidade 03 - SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E OBRASSub-Unidade 00 - SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E OBRAS2.03.00.17.512.0003.1.0006 - 3.3.90.30.00 AMPLIAÇÃO DA REDE DE ESGO-

TO - - - - - R$ 2.000,00Total da Sub-Unidade 00 - - R$ 2.000,00Total da Unidade 3 - - R$ 2.000,00Total Geral - R$ 2.000,00Art. 3 - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.Prefeitura Municipal de ANDRELÂNDIA, 14 de Maio de 2018

Decreto N° 91 - de 14 de Maio de 2018

Insere no Orçamento vigente a natureza de despesa que menciona e da outras providências.

O Prefeito de ANDRELÂNDIA, no uso de suas atribuições, e devidamente autorizado pelo disposto na Lei n° 2064, 22 de Dezembro de 2017

Decreta:Art. 1 - Fica inserido no orçamento vigente, conforme discriminação abaixo, a(s)

seguinte(s) Natureza(s) de despesa(s): abrindo-se para este fim.Orgão 02 - PREFEITURA MUNICIPAL DE ANDRELÂNDIAUnidade 09 - SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIALSub-Unidade 00 - Secretaria de Assistência Social2.09.00.08.122.0013.2.0073 - 3.1.90.94.00 APOIO AO CONSELHO TUTELAR

- - - - - R$ 500,00Total da Sub-Unidade 00 - R$ 500,00Total da Unidade 9 - R$ 500,00Total Geral - R$ 500,00Art. 2 - Para atender o que prescreve o artigo anterior, será utilizado como fonte

de recurso: ANULAÇÃO DE DOTAÇÕES do Orçamento do Munícipio naforma do paragrafo 1°, inciso I a IV do artigo 43 da Lei Federal 4.320.Orgão 02 - PREFEITURA MUNICIPAL DE ANDRELÂNDIAUnidade 09 - SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIALSub-Unidade 00 - Secretaria de Assistência Social2.09.00.08.122.0013.2.0073 - 4.4.90.52.00 APOIO AO CONSELHO TUTELAR

- - - - - R$ 500,00Total da Sub-Unidade 00 - R$ 500,00Total da Unidade 9 -- R$ 500,00Total Geral - R$ 500,00Art. 3 - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.Prefeitura Municipal de ANDRELÂNDIA, 14 de Maio de 2018

Decreto N° 92 - de 15 de Maio de 2018

Abre Crédito Suplementar no Valor de R$ 8.000,00 as dotações do Município de ANDRELÂNDIA

O Prefeito de ANDRELÂNDIA, no uso de suas atribuições, e devidamente autorizado pelo disposto na Lei n° 2064, 22 de Dezembro de 2017

Decreta:Art. 1 - Fica aberto Crédito Suplementar no valor de R$ 8.000,00 ( oito mil reais

) as seguintes dotações do Municipio de ANDRELÂNDIA.Orgão 02 - PREFEITURA MUNICIPAL DE ANDRELÂNDIAUnidade 01 - GABINETE DO PREFEITOSub-Unidade 00 - Gabinete do Prefeito2.01.00.04.122.0001.2.0006 - 3.3.90.30.00 DESENVOLVIMENTO DO GABI-

NETE - - - - - R$ 7.000,00Total da Sub-Unidade 00 -- R$ 7.000,00Total da Unidade 1 R$ 7.000,00Unidade 03 - SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E OBRASSub-Unidade 00 - SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E OBRAS2.03.00.15.451.0002.2.0015 - 3.3.90.30.00 REVITALIZ. E MANUT. DE PRAÇAS,

PARQUES E JARDINS - - - - - R$ 1.000,00Total da Sub-Unidade 00 - R$ 1.000,00Total da Unidade 3 - R$ 1.000,00Total Geral R$ 8.000,00Art. 2 - Para atender o que prescreve o artigo anterior, será utilizada como fonte

de recurso: ANULAÇÃO DE DOTAÇÕES do Orçamento do Munícipio naforma do paragrafo 1°, inciso I a IV do artigo 43 da Lei Federal 4.320.Orgão 02 - PREFEITURA MUNICIPAL DE ANDRELÂNDIAUnidade 03 - SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E OBRASSub-Unidade 00 - SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E OBRAS2.03.00.26.782.0002.1.0009 - 3.3.90.30.00 CONSTRUÇÃO DE PONTES,

MATA-BURROS E BUEIROS - - - - - R$ 8.000,00Total da Sub-Unidade 00 - R$ 8.000,00Total da Unidade 3 - R$ 8.000,00Total Geral - - R$ 8.000,00Art. 3 - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.Prefeitura Municipal de ANDRELÂNDIA, 15 de Maio de 2018

COMARCA DE SÃO LOURENÇO, EDITAL DE CITAÇÃO / INTIMAÇÃO – (PRAZO DE 20 DIAS) –

A Dra. CECÍLIA NATSUKO MIAHIRA GOYA MMª Juíza de Direito da 1ª Vara Cível da Comarca de São Lourenço, Estado de Minas Gerais, na forma da Lei, etc. FAZ SABER a todos quanto o presente virem ou dele conhecimento tiverem que por esta Secretaria tramintam os autos de nº 637 16 003997-9 ação de Execução requerida por BANCO BRADESCO S/A em face de DO-CES DALENE LTDA – CNPJ - 16.736.117/0001-78, com endereço na Via Othon de Carvalho, nº 1000, Vale dos Pinheiros, nesta cidade. FRANCIS-LENE GONÇALVES DE NEGRE – portadora do CPF – 036.118.376-36, e ERNANI FERREIRA DA SILVA JUNIOR – CPF – 041.525.426-40 não foram encontrados nos endereços informados, estando em lugar ignorado. Tendo este a finalidade de citar os executados acima qualificados para os termos da ação e para no prazo de 03 dias, pagar o débito no valor de R$ 34.499,13 (trinta e quatro mil quatrocentos e noventa e nove reais e treze centavos), apurados em 27/05/2016, ou oferecer embargos no prazo de 15 dias. Ficando-lhe facultado a pagamento da dívida em até 06 prestações desde que reconheça o crédito em cobrança. Sob as penas da Lei. E para que não se alegue ignorância, mandei expedir, publicar e afixar o presente, na forma da lei. Dado e passado nesta cidade e Comarca de São Lourenço-MG, aos 29/06/2018. Eu, (Claudia Pereira Campos) oficial de Apoio judicial, o digitei. Eu, (Luciana Moreira Dias Pereira) Diretora da 1º Secretaria o subscrevo.

Page 3: São Lourenço, Terça-feira,10 de Julho de 2018 São Lourenço ... · outros parceiros que atuam promoção, de-Foto: divulgação FAÇA JÁ SUA ASSINATURA Receba semanalmente, em

Correio do Papagaio :: Pág 3Terça-feira, 10 de Julho de 2018Geral e São Lourenço

Central de Bloqueio de Celular quer reduzir roubo e receptação de aparelhos em Minas

Aparelhos de celulares roubados ou furtados agora poderão ser bloqueados pelos usuários apenas com o número da linha em Minas Gerais. É que o Governo do Estado criou um serviço que mescla tecnologia e gestão de pessoas para garantir a desburocratização desse processo para o cidadão e, ao mesmo tempo, inibir o roubo de celulares a partir da perda de valor de mercado de um dos principais objetos hoje utilizados como moeda no mundo do crime.

A Central de Bloqueio de Celulares do Estado de Minas Gerais (Cbloc) vai operar um sistema online, hospedado na página da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), no qual o cidadão vai solicitar o bloqueio do seu aparelho celular em menos de 3 cli-ques, fornecendo apenas o número do celular e dados pessoais. Recebendo essa solicitação, do outro lado da “conexão” estarão profissio-nais da Secretaria de Segu-rança que vão providenciar a inutilização do aparelho junto à Agência Nacional de Tele-comunicações (Anatel), em até 24 horas. O lançamento do serviço acontece nesta sexta-feira, 06.7, após visita do Governador ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).

Atualmente, quando o cidadão quer bloquear seu aparelho, precisa ter em mãos o número do IMEI do telefone, que é a Iden-tificação Internacional de Equipamento Móvel – o que dificilmente se tem depois que o aparelho é subtraído ou que a caixa do celular já foi para o lixo. De posse des-se dado, ele precisa fazer um contato direto com a Anatel ou operadora, via telefone, e solicitar o impedimento.

São Lourenço - MG, recebe entre os dias 3 e 5 de agosto, mais um XMantiqueira evento válido pela 2ª Etapa do Campeonato

Mineiro de Parapente

Foto: Divulgação

Este ano a organização feita pelo Clube São Lourenço de Voo Livre oferece o transporte para rampa e resgate duran-

te as provas, internet na rampa e outras mordomias para os participantes. Durante os dias de prova estará aconte-cendo a festa oficial da cidade de São Lourenço, com di-

versas atrações como shows e eventos

As inscrições estão abertas e podem ser fei-tas diretamente na aba inscrições no topo desta página.

Para pilotos não filiados a CBVL será necessário efetuar cadastro na pagina do sistema de inscrição de eventos da confederação, sem a obrigatoriedade de filiação a mesma.

Para os inscritos será oferecido jantar a base da típica e maravilhosa comida mineira e 150 litros de chopp Ecobier. Para convidados não inscritos e ou familiares será cobrado o valor de R$40,00 por pessoa.

O Evento tem as se-guintes categorias: Fun, Sport, Serial e Feminino, e pilotos a partir do nível 2 podem participar.

Venha curtir um fim de semana de bons voos em uma das melhores rampas do estado de MG, traga sua família, diversas atrações.

Para mais informações sobre a rampa de São Lourenço, consulte o Guia 4 Ventos

QG da competiçãoO QG será feito no res-

taurante Paladar Mineiro. CategoriasO campeonato seguirá

conforme decisão da FAI para 2014, onde serão somente permitidas velas homologadas.

O campeonato será

ser dividido nas seguintes categorias:

Categor ia OPEN - Concorrem todas as ve-las HOMOLOGADAS do campeonato.

Categoria SERIAL - Concorrem todas as ve-las homologadas END, ou DHV2-3, desde que seu A.R. (Aspect Ratio/alongamento) não seja superior a 7.

Categoria Sport - Con-correm todas as velas EN C ou DHV2.

Categoria Fun - Con-correm equipamentos ENB, ENA ou DHV 1-2, DHV1.

Categoria Feminina - Concorrem mulheres com qualquer tipo de equipa-mento.

Obs: Todas as velas que foram adaptadas pe-las fábricas para aten-derem as normas da ca-tegoria “CCC”, devem obrigatoriamente serem atualizadas para compe-tirem. As que não tiverem esta atualização não po-derão competir.

PremiaçãoOPEN1º R$ 700,00 + Troféu2º R$ 500,00 + Troféu3º R$ 300,00 + Troféu4º Troféu5º Troféu6º ao 10º Medalha

SERIAL1º R$ 550,00 + Troféu2º R$ 300,00 + Troféu

3º R$ 200,00 + Troféu4º Troféu5º Troféu6º ao 10º MedalhaSPORT1º R$ 500,00 + Troféu2º R$ 300,00 + Troféu3º R$ 150,00 + Troféu4º Troféu5º Troféu6º ao 10º MedalhaFUN1º R$ 250,00 + Troféu2º R$ 150,00 + Troféu3º R$ 100,00 + Troféu4º Troféu5º Troféu6º ao 10º MedalhaFEMININA1º Troféu + brinde2º Troféu + brinde3º Troféu + brinde Staff Organização Geral:CVLSL Clube de Voo

Livre de São LourençoArgeu Vieira da Rocha

- (035) 98839-8775 / 99813-8418

Jr. Italiano - (035) 99150-0486

Credenciamento:Josy e EddyStaff Rampa:Italiano, Stefam, Edmar,

Andrezinho, Guilherme Co-dorna, Andre

Staff Resgate:Kiko (35) 98853-7815Mauril io (35) 98897-

6005Juiz de prova:Vinicius MatuckApuradores:Koka e Leandro Pádua

(Mumu)

Com o novo serviço do go-verno, vítimas de furto ou roubo conseguirão garantir o bloqueio do seu aparelho de forma mais ágil, online e utilizando apenas o número da linha.

Mais segurança para o Estado e para o cidadão

Ao bloquear o aparelho, o cidadão não apenas tem a garantia de que quem come-teu o crime contra ele não vai utilizar o celular – acessando informações pessoais como mensagens de texto e até de segurança, como caminhos diários salvos em aplicativos com GPS –, mas também irá contribuir com a segu-rança pública. Inutilizados, os aparelhos perdem valor de mercado e ficam menos atrativos para criminosos.

Atualmente, apesar da diminuição de 27,6% no total de ocorrências nas quais um celular foi roubado nos primeiros quatro meses de 2018, são 16.651 aparelhos subtraídos por este tipo de crime em Minas de janeiro a abril. Em 56,6% do total de roubos que aconteceram no Estado, há pelo menos um aparelho de celular entre os itens levados. As principais vítimas são do sexo feminino e têm entre 18 e 24 anos.

Para potencializar o efei-

to da inutilização do aparelho com resultados para a segu-rança pública, a CBLOC fará, pelo meio online, no site da Sesp, o bloqueio de equipa-mentos cujo registro da ocor-rência tenha acontecido até 48 horas antes. Essa é uma forma de ampliar a chance de a inutilização do celular acon-tecer ainda enquanto o equi-pamento estiver nas mãos do criminoso e receptador.

Qualquer cidadão, en-tretanto, pode pedir pelo bloqueio do aparelho mesmo passadas as 48 horas do registro da ocorrência. Para isso, basta comparecer a uma unidade da polícia militar ou civil e fazer a solicitação.

Vale ressaltar, ainda, que apenas o aparelho celular é bloqueado por meio da Cbloc. Ele não perderá o número da linha ou qualquer benefício junto a operadora, se assim desejar. O bloqueio da linha, inclusive, por não se tratar de procedimento de segu-rança pública, deve seguir o trâmite normal hoje utilizado pelo dono do celular que foi roubado ou furtado: deve-se fazer contato junto a cada operadora.

Aparelhos oriundos do roubo de cargas para o mer-cado negro

A CBLOC também quer inibir o roubo de celulares que

ainda não foram vendidos para os consumidores e dar uma resposta, também, ao mercado negro que se ali-menta desse tipo de ação.

O serviço, disponibiliza-do na página da Secretaria de Segurança, também per-mite que lojistas e transpor-tadores bloqueiem de forma online aparelhos que foram subtraídos em crimes de roubo de carga, por exem-plo. Para estes aparelhos, que ainda não estão vincu-lados a uma operadora em específico, o sistema dá a opção de bloqueio por meio do IMEI, estará disponível nas notas fiscais das com-pras e cargas.

Desbloqueio de Apa-relhos Celulares

No caso de recuperação dos aparelhos roubados ou furtados por autoridades policiais, será realizado contato com o proprietário. Ele, então, deverá se dirigir à unidade policial solicitada para retirada do aparelho, mediante preenchimento do Termo de Restituição. A autoridade será a respon-sável, por meio de sistema próprio, pela realização do pedido de desbloqueio do aparelho via Agência Na-cional de Telecomunicações (Anatel).

Cuidados e orientações para o uso correto das redes sociais

Central de Bloqueio de Celular quer reduzir roubo e receptação de aparelhos em Minas

Fotos: Edu kapps

Por Celso Bazzola, con-sultor em recursos humanos e diretor executivo da BAZZ Estratégia e Operação de RH

Muitas pessoas pensam nas redes sociais apenas como uma ferramenta para descontração, o que não está errado, desde que tomados os devidos cuidados. Vejo frequentemente pessoas em desespero por causa desse mundo online, isso ocorre muitas vezes em função de excessos e fotos inadequa-das não prejudique o lado profissional.

Além disso, uma boa par-cela dos profissionais, mais antenados, já perceberam que o uso adequado dessas ferramentas de comunica-ção pode potencializar as carreiras, promovendo o crescimento profissional e o network.

Mas, como saber esse limite? Simples, basta levar em conta que nesse novo mundo online que muitos estão descobrindo são ne-cessários muitos cuidados similares aos que tomamos em nosso dia a dia, nos passeios, no trabalho ou em casa. O recomendável para se valorizar é dar foco adequado ao que é positivo e evitar exposições desne-cessárias.

Para isso preparei algu-mas dicas para quem quer crescer profissionalmente utilizando as redes sociais, seja ela mais profissional, como o LinkedIn, ou mesmo o Facebook:

1. Amplie seus contatos qualificadamente – é inte-ressante ter um amplo grupo de amigos, assim busque amizade online com pessoas que tenha contato e ache in-teressante profissionalmen-te. Contudo, se preocupe mais com a qualidade do que com a quantidade, não precisa ir convidando todo mundo que conhece ou que é ‘amigo do amigo’ para ser seu amigo, isso pode não soar bem!

2.Valorize suas conquis-tas profissionais – mostre ações que realizou que ti-veram sucesso, resultados de projetos que foram in-teressantes ou titulações alcançadas, contudo, evite se autopromover demasia-damente, pois isso pode soar arrogante. E busque, com permissão prévia, mar-car as pessoas que estavam envolvidas nos trabalhos, de forma elegante, pois isso aumenta sua visibilidade.

3. Publique com in-teligência – cada vez mais se multiplicam publicações vazias, assim busque se

diferencias com publicações pertinentes. Evite postes irre-levantes que possam atrapa-lhar sua imagem. Busque le-vantar assuntos relacionados ao seu campo de atuação.

4. Evite debates inúteis – nas redes sociais existem momentos tensos, de de-bates políticos, religiosos e outros similares, contudo, por mais que possa ‘coçar’, evite entrar nesse tipo de conversa. Repare que ge-ralmente essas não levam a lugar nenhum e não terminam bem. Sem contar que você não sabe qual o posiciona-mento de seus parceiros de negócios

5. Cuidado com as ca-racterísticas das redes – Não é por que o Linkedin tem um lado mais profissional e o Facebook é mais aberta que deverá tratar a segunda com maior desleixo, saiba que parceiros e recrutadores também entrarão nessa rede. Assim, é importante que a pessoa tome cuidado em não colocar coisas irrelevantes em cada um deles.

6. Pense antes de curtir uma publicação ou página – Antes de curtir e compartilhar um texto, leia atentamente para ver se não nada nas en-trelinhas. E se for curtir uma página ou participar de uma comunidade, pesquise antes, evite as que que incitem o

ódio ou o preconceito7. Antes de escrever

algo, pense – Analise os pontos positivos e negati-vos de uma postagem. Sei que parece chato, e tira um pouco a graça dessas redes, mas essa é a única forma de garantir que o postado nas redes sociais não interferirá no lado pro-fissional. As pessoas hoje tem acesso ao que você faz 24 horas. Por isso, preserve sua imagem. Lembrando que ser feliz não o que se está na rede mundial.

8. Evite situações não profissionais – multiplicam-se as fotos de baladas, roupas de banho e bebe-deiras nas redes, será que é interessante. Não cabe a ninguém julgar o estilo de vida das pessoas, mas se expor de forma inadequada trará consequências nega-tivas para imagem de um profissional. Todos estão expostos às avaliações, por isso pode ter certeza que isso contará na hora que olharem, e não adian-ta bloquear o acesso das pessoas as suas fotos nas redes sociais e achar com isso que está segura, ledo engano, pois outras pes-soas poderão compartilhar a mesma foto, e assim de nada adiantou essa preo-cupação.

Page 4: São Lourenço, Terça-feira,10 de Julho de 2018 São Lourenço ... · outros parceiros que atuam promoção, de-Foto: divulgação FAÇA JÁ SUA ASSINATURA Receba semanalmente, em

Terça-Feira, 10 de Julho de 2018Pág 4 :: Correio do PapagaioGoverno e Passa-tempo

RECEITA

7 Erros

Horóscopo Semanal

PÃO DE LIQUIDIFICADOR RECHEADO

INGREDIENTES MASSA:•1 xícara de chá de água

•1 ovo•3 colheres de sopa de açúcar•3 colheres de sopa de óleo

•30 g ou 2 tabletes de fermento biológico ou de padaria•1 colher de chá de sal

•5 xícaras de farinha de trigo (aproximadamente)

RECHEIO DE QUEIJO*200 g de mussarela

•1 xícara de chá de cheiro verde picado•Obs: Ou recheio de sua preferência

MODO DE PREPARO1.Bata no liquidificador todos os ingredientes, menos a

farinha de trigo2.Despeje em uma vasilha, junte a farinha aos poucos e amasse bem, até que a massa fique lisa e homogênea

3.Coloque a massa em forma untada com óleo4.Deixe descansar por 30 minutos

5.Divida a massa em 3 partes, abra com o auxílio de um rolo em superfície enfarinhada, recheie com o sabor de

sua preferência, enrole o pão6.Pincele 1 gema e asse em forno quente por aproxima-

damente 30 minutos

Secretaria de Estado de Cultura lança edital da Lei Estadual de Incentivo à Cultura

Para impulsionar as manifestações culturais e artísticas de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Cultura lança a Lei Estadual de Incentivo à Cultura 2018 (LEIC). A estimativa de investimento ao longo de 2018, por meio do Sistema de Financiamento à Cultu-ra, é de aproximadamente R$ 102 milhões. Desse total, 35% será destina-do ao Fundo Estadual de Cultura, que pode contar com recursos da ordem de 36 milhões. O restante, cerca de R$ 66 milhões, será destinado à LEIC para viabilizar a realização de projetos culturais via re-núncia fiscal atrelada ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Os interessados podem se inscrever a partir do dia 16 de julho. Uma das novidades deste ano se refere ao processo de ins-crição, que será realizado de forma online por meio da Plataforma de Fomento e Incentivo à Cultura, dis-ponível em www.cultura.mg.gov.br.

Com a regulamentação do Sistema de Financia-mento à Cultura (SIFC), que veio para ampliar e descentralizar os recur-sos públicos destinados ao segmento cultural, a LEIC passa a contar com

algumas inovações que vão democratizar o acesso ao mecanismo de incen-tivo, diminuir a burocracia e melhorar prazos. A partir deste ano, fica estabeleci-do o fluxo contínuo para a apresentação dos projetos, bem como sua análise, eliminando os prazos res-tritivos do incentivo fiscal. Desta forma, o edital tem duração ao longo de todo o ano. O período para capta-ção de recursos também foi ampliado e passa a contar com 12 meses, que poderá ser prorrogado por mais um ano. Por exemplo, um projeto que receber Autori-zação de Captação (AC) em agosto de 2018, terá até o mesmo mês de 2019 para captar, podendo ter o prazo prorrogado para agosto de 2020.

O superintendente de Fomento e Incentivo à Cul-tura, Felipe Amado, ressalta a importância da sociedade

civil, dos agentes culturais e órgãos governamentais na reformulação da Legislação de Fomento e Incentivo à Cultura. “Trata-se de um processo que levou em consideração o diálogo, escutando as principais demandas dos agentes culturais, no esforço para transformar os mecanismos de financiamento mais de-mocráticos e acessíveis. A mudança nos prazos para apresentação das propos-tas, a alteração no processo de captação e o incentivo aos projetos do interior de Minas Gerais são exemplos de que os anseios do seg-mento cultural estão sendo contemplados”, explica Fe-lipe Amado.

Outro destaque da LEIC 2018 diz respeito aos per-centuais das contraparti-das, que vai de 0,5 a 25%. Propostas de apelo acen-tuadamente mercadológico e comercial passam a ter

percentuais maiores de contrapartida do incentiva-dor, enquanto projetos de caráter eminentemente cul-tural passam a contar com percentuais mínimos. Além disso, projetos do interior terão contrapartidas meno-res dos que as propostas executadas na capital.

Devido às regras de transição do SIFC, os pro-jetos que receberam Autori-zação de Captação (AC) no Edital LEIC 2017 poderão solicitar, a partir de 10 de julho, a prorrogação de seu prazo de validade até 31 de dezembro. A solicitação deverá ser apresentada até 31 de outubro por meio de formulário disponível no site da Secretaria Estado de Cultura.

Sistema de Financia-mento à Cultura (SIFC)

Ins t i tu ído pe la Le i 22.944/2018, o SIFC visa

ampliar e descentralizar os recursos públicos destina-dos ao segmento cultural, por meio da gestão do Fundo Estadual de Cultura (FEC) e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LEIC).

A estimativa de inves-timento ao longo de 2018 por meio de isenção fiscal é de aproximadamente R$ 102 milhões. Desse total, 35% serão destinados ao FEC, que pode contar com recursos da ordem de 36 milhões. O restante, cerca de R$ 66 milhões, será destinado à LEIC.

Conforme o decreto regulamentador, o Siste-ma de Financiamento à Cultura (SIFC) vai apoiar financeiramente projetos culturais relacionados às atividades como produção, pesquisa e documentação, publicações técnicas, se-minários, cursos e bolsas de estudos, novas mídias, concursos, mostras, circu-lação, eventos, feiras, fes-tivais, aquisição de acervo, intercâmbio e residências artístico-culturais.

Dentre as áreas contem-pladas, constam ainda artes cênicas, audiovisual, artes visuais, música, literatura, preservação e restauração dos patrimônios material e imaterial, equipamentos culturais e outras áreas culturais integradas.

Programas do Estado dão assistência a agricultor familiar para melhoramento genético do rebanho

Até pouco tempo, a in-seminação artificial não era prática comum às proprie-dades da agricultura família. O maior entrave eram os custos para aquisição e rea-lização dos procedimentos. Mas agora esta realidade começa a mudar. Para ga-rantir o acesso à tecnologia, o Governo de Minas Gerais compra sêmen dos melhores touros do mundo e disponibi-liza o material genético para prefeituras e associações de produtores.

Com gestão da Empre-sa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), os Programas Estaduais de In-seminação Artificial buscam garantir, além do acesso às tecnologias de melhora-mento genético do rebanho leiteiro, a possibilidade de aumento da produtividade em propriedades da agricul-tura familiar. Ao todo, mais de 2 mil famílias já foram atendidas.

Com recursos de uma emenda parlamentar, a Emater-MG comprou, em 2017, por meio de licitação pública, 50 botijões criogê-nicos e doses de sêmen de animais de alto rendimento para a produção de leite. O material foi distribuído em 40 municípios dos Territórios de Desenvolvimento Sul e Sudoeste.

Além disso, o Governo de Minas Gerais adquiriu e distribuiu 45 motos, usadas para o deslocamento dos inseminadores, e kits de inseminação (luvas, pipetas de inseminação). Tudo isso contribuiu para que tivessem sido realizadas, somente no

ano passado, mais de 8 mil inseminações.

Reconhecida como im-portante ferramenta de va-lorização e promoção do agricultor familiar, a iniciativa vem sendo implementada em outras regiões do estado, com distribuição, em 2018, de mais 101 botijões, cada um com 100 doses de sêmen bo-vino de alta qualidade, além do kit de inseminação. O investimento é de R$ 505 mil, provenientes do Programa Estadual Minas Sem Fome.

Como participarPara que seja pleiteada

a participação nos Progra-mas Estaduais de Insemi-nação Artificial, o município deve comprovar tradição na pecuária leiteira, contar com agricultores familiares interessados e disponibilizar um profissional de apoio ao produtor nas ações de inse-minação. Assim, estará apto e receberá da Emater-MG todo suporte para a gestão local do programa.

Este ano, a previsão é de que 12 mil vacas sejam inseminadas e que daqui a alguns anos as bezerras com este ganho genético serão o grande diferencial para a pro-dução de leite da agricultura familiar.

O que é entregue?O material genético dis-

ponibilizado aos agricultores familiares é procedente de animais testados e aprova-dos em grandes centrais de inseminação e proveniente das três principais raças de bovinos produtores de leite: Holandesa, Girolando e Gir Leiteiro.

A entrega é feita às pre-feituras que aderiram aos programas por meio de um Termo de Cessão. Com isso, um técnico regional da Emater-MG acompanha o desenvolvimento do pro-grama enquanto o agente contratado pelo município (ou associação) é o responsável pela inseminação das vacas nas propriedades rurais.

Esse material é entregue em botijões criogênicos, que armazena, por tempo indeter-minado, desde que não falte nitrogênio, o sêmen do gado com indicação para a pro-dução de leite. Em cada um desses recipientes estão ar-mazenadas entre 100 e 150 doses de sêmen bovino.

Apenas no ano passado mais de 4 mil animais foram inseminados, sendo que cada propriedade recebe as doses de sêmen conforme a sua necessidade. Até o dia 7 de julho, a Emater-MG espera entregar entre 30 e 40 botijões para municípios que estão na fase final da elaboração do Termo de Cessão.

MotocicletasOutro ponto que chama a

atenção no programa é que o agente responsável pela inseminação chega à pro-priedade rural de motocicleta. Ao todo, 45 motos de 150 cilindradas foram entregues às prefeituras e, desde 2017, estão levando às proprieda-des rurais os benefícios da tecnologia de melhoramento genético.

“É uma solução criativa que responde à tarefa de fazer chegar o sêmen às propriedades. Os insemina-dores levam conhecimento aos produtores e as motos ajudam a reduzir o tempo de deslocamento e dão agilida-de à inseminação”, explica o coordenador regional da Emater-MG no Sul de Minas, Marcelo Bonfim.

CapacitaçãoEm parceria com o Ser-

viço Nacional de Aprendiza-gem Rural – Administração Regional de Minas Gerais

(Senar Minas) e o Instituto de Educação Federal do Sul de Minas, a Emater-MG também garante que produtores sejam treinados para que eles pró-prios sejam os responsáveis pela inseminação artificial em suas propriedades.

Os cursos são oferecidos com carga horária que varia de 24 a 40 horas-aula e os alunos são conscientizados para a observação do cio bovino e os processos de criação do gado leiteiro, além das técnicas próprias para a inseminação artificial.

Apenas em 2017, 56 pes-soas foram capacitadas para o trabalho de inseminação. Este ano, conforme os boti-jões de sêmen estão sendo entregues, os municípios já programam a oferta do curso de capacitação. A previsão é de que 90 pessoas sejam formadas para atuar nos municípios e nas regiões onde vivem.

Normalmente, os alunos dos cursos de qualificação são os filhos dos produtores rurais, que se envolvem para fazer com que a tecnologia seja a grande aliada da pro-dução rural. São treinados para fazer o trabalho nas suas propriedades e nas dos vizinhos.

Entre os critérios dos Programas Estaduais de Inseminação Artificial está a necessidade de que em cada localidade exista uma pessoa devidamente capaci-tada para inseminar as vacas e partilhar conhecimento com os produtores da agricultura familiar. São os municípios os responsáveis pelo treinamen-to de inseminadores

Foto:Divulgação

ÁRIESO cenário é de grandes transfor-

mações na vida doméstica e nas rela-ções familiares. Pode acontecer uma reforma, bem como uma mudança de casa, cidade ou país. Um aspecto po-sitivo de Netuno e Júpiter em signos de água indica estabilidade no mundo emocional. Você se mostra receptivo e amoroso durante o período.

TOUROPelos próximos seis meses,

o cenário é de transformações re-levantes com relação aos estudos e aos contatos profissionais. Um desses contatos promete mudanças extraordinárias para a sua vida. Um aspecto positivo de Netuno e Júpiter em signos de água indica, para os meses que seguem, movimento nos assuntos ligados às viagens para outros países.

GÊMEOSO cenário é de relevantes trans-

formações nas finanças e vida ma-terial para os próximos seis meses. Um contato ou contrato pode ser negociado e deve aumentar signi-ficativamente os seus lucros. Um aspecto positivo de Netuno e Júpiter em signos de água indica dinamismo na carreira, projetos profissionais e vida financeira.

CÂNCERNos próximos seis meses, o ce-

nário é de relevantes transformações em diversas áreas de sua vida pes-soal e profissional. A partir do dia 12, uma nova fase de vida se apresenta. Um aspecto positivo de Netuno e Júpiter em signos compatíveis ao seu indica boas novas na relação com os filhos e na vida a dois.

LEÃOO cenário é de relevantes trans-

formações, nos próximos seis meses, na vida emocional. Uma espécie de limpeza nas emoções é promovida. É importante cuidar da saúde e dos caminhos espirituais com atenção. Um aspecto positivo de Netuno e Júpiter em signos de água indica dinamismo nas relações familiares e vida doméstica.

VIRGEMPelos próximos seis meses, o ce-

nário é de relevantes transformações nos trabalhos realizados em equipe e nos contatos comerciais. Pode surgir um convite para atuar num projeto social ou político. A oportunidade de chefiar uma nova equipe de trabalho não está descartada. Um aspecto positivo de Netuno e Júpiter em signos de água indica negociações referentes a parcerias e socieda-des comerciais. A comunicação é beneficiada.

LIBRAPara os próximos seis meses,

o cenário é de profundas transfor-mações nos planos de negócios e

projetos de trabalho. A partir do dia 12, um novo projeto pode marcar a sua vida. Um aspecto positivo de Netuno e Júpiter em signos de água indica mudanças na rotina de trabalho e força na vida financeira e material. Um novo emprego ou projeto pode surgir como oportunidade.

ESCORPIÃOPara os próximos seis meses, o

cenário é de transformações relevan-tes nos projetos de médio prazo que se referem a empresas e pessoas de outros países. São possíveis: con-quista de dupla cidadania, mudança de país ou viagem de intercâmbio. Um aspecto positivo de Netuno e Júpiter em signos compatíveis ao seu indica boas novidades nos projetos de estudo e viagens internacionais.

SAGITÁRIOPelos próximos seis meses, o

cenário é de grandes transformações em negociações e acordos referentes a uma parceria ou sociedade finan-ceira. Uma grande soma monetária pode estar em jogo. Bom momento para valores provenientes de divórcio e herança. Um aspecto positivo de Netuno e Júpiter em signos de água indica aprofundamento emocional e conexão com o Sagrado.

CAPRICÓRNIOPara os próximos seis meses, o

cenário é de grandes transformações nas relações pessoais e profissionais. O período pode significar o estabele-cimento de uma boa parceria ou so-ciedade comercial. Um namoro pode começar. Se for comprometido, um casamento pode ser marcado. Um as-pecto positivo de Netuno e Júpiter em signos de água reforça a formação de vínculos mais consistentes.

AQUÁRIOPara os próximos seis meses,

o cenário é de relevantes transfor-mações na rotina, sobretudo na vida profissional. Um novo projeto tem tudo para desencadear esse período de mudanças. Se estiver buscando nova colocação no mercado de tra-balho, uma oportunidade pode surgir. Um aspecto positivo de Netuno e Júpiter em signos de água indica a necessidade de cuidar da saúde com mais atenção.

PEIXESPara os próximos seis meses,

o cenário é de relevantes transfor-mações nos assuntos do coração. Um romance pode virar um namoro comprometido. Uma gravidez ou um relacionamento promete abrir a tem-porada de mudanças a partir do dia 12. Um aspecto positivo de Netuno em seu signo e Júpiter em Escorpião reforça a possibilidade de chegada dos acontecimentos que vão mexer com os seus sentimentos. Momentos de alegria estão por vir.