sangrar os travÕes rr dse 2

4
SANGRAR OS TRAVÕES RR DSE 2.5 P38 ATENÇÃO: Antes de sangrar o sistema ou trabalhar em qualquer componente do sistema de travão deve realizar certas tarefas para despressurizar o acumulador: Equipamento: tubo de purga e uma garrafa limpa contendo uma pequena quantidade de óleo de travões novo. . CUIDADO: Limpe todos os sangradores, tampa de enchimento do depósito do óleo e conexões usando somente óleo de travões limpo. Manter tudo limpo . NOTA: Não permita que o nível de óleo do reservatório baixe abaixo do nível “MIN” durante o processo de sangrar os travões. Regularmente verifique o nível e mantenha o nível no nível “MAX” do reservatório. ATENÇÃO: Não use óleo de travões usado. Certifique-se que vai usar óleo de travões novo. 1. Despressurizar o sistema. 1.Desligar a ignição. 2. Carregar no pedal do travão 30 vezes. 3. Aguarde 60 segundos, carregue no pedal do travão mais 4 vezes. Este procedimento assegura que o sistema fica sem pressão. NOTA: Certifique-se que a ignição permanece desligada até á instrução nº 13. 2. Encha o reservatório da bomba principal com o óleo especificado para o nível 'MAX' . 3. Sangre a bomba principal da seguinte forma: abra o sangrador na bomba principal, quando o óleo começar a sair, feche o sangrador. [img]http://ABS_Booster.jpg

Upload: filipe-loureiro

Post on 02-Dec-2015

79 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: SANGRAR OS TRAVÕES RR DSE 2

SANGRAR OS TRAVÕES RR DSE 2.5 P38

ATENÇÃO: Antes de sangrar o sistema ou trabalhar em qualquer componente do sistema de travão deve realizar certas tarefas para despressurizar o acumulador:

Equipamento: tubo de purga e uma garrafa limpa contendo uma pequena quantidade de óleo de travões novo..CUIDADO: Limpe todos os sangradores, tampa de enchimento do depósito do óleo e conexões usando somente óleo de travões limpo.

Manter tudo limpo.NOTA: Não permita que o nível de óleo do reservatório baixe abaixo do nível “MIN” durante o processo de sangrar os travões.Regularmente verifique o nível e mantenha o nível no nível “MAX” do reservatório.

ATENÇÃO: Não use óleo de travões usado. Certifique-se que vai usar óleo de travões novo.

1. Despressurizar o sistema.1.Desligar a ignição.2. Carregar no pedal do travão 30 vezes.3. Aguarde 60 segundos, carregue no pedal do travão mais 4 vezes. Este procedimento assegura que o sistema fica sem pressão.NOTA: Certifique-se que a ignição permanece desligada até á instrução nº 13.

2. Encha o reservatório da bomba principal com o óleo especificado para o nível 'MAX'.3. Sangre a bomba principal da seguinte forma: abra o sangrador na bomba principal, quando o óleo começar a sair, feche o sangrador.

[img]http://ABS_Booster.jpg4. Coloque um tubo no sangrador.

5. Abra o sangrador, pressione o pedal lentamente e progressivamente.

6. Feche o sangrador. Largue o pedal do travão.

7. Repita as instruções 5 e 6 até que o óleo que sai no sangrador esteja limpo e sem bolhas de ar.

8. Abra o sangrador, pressione totalmente o pedal do travão, feche o

Page 2: SANGRAR OS TRAVÕES RR DSE 2

sangrador.

9. Sangrar as bombas dianteiras, começar pelo lado do condutor: Abra o sangrador na bomba da roda, pressione o pedal do travão lenta e progressivamente até ao fundo, feche o sangrador e largue o pedal do travão.

[/img]http://Caliper_Bleed_Screws.jpg

10. Repita a instrução 9 até que o óleo que sai esteja limpo e sem bolhas de ar.

11. Abra o sangrador novamente. Pressione o pedal totalmente até ao fim e feche o sangrador.

12. Repita as instruções de 9 a 11 no lado do passageiro.

13. Sangrar os dois sangradores na bomba principal, comece pelo sangrador do circuito das rodas da frente: Abra o sangrador, pressione o pedal do travão e ligue a ignição.

14. Deixar correr o óleo até que este corra limpo e sem bolhas de ar. Desligue a ignição, fechar o sangrador e largue o pedal do travão.

15. Repita as instruções 13 e 14 no sangrador da bomba principal das rodas traseiras.

16. Sangrar cada pinça traseira, começar primeiro pelo lado do condutor como se segue: abra o sangrador na bomba da roda, pressione o pedal do travão lentamente e progressivamente até ao fundo.

17. Ligue ignição durante 4 segundos. Desligue a ignição durante 4 segundos. Repita até que o óleo que sai esteja limpo e sem bolhas de ar.

18. Desligar a ignição, fechar o sangrador e largar o pedal do travão.

19. Ligar a ignição, esperar que a bomba de ABS deixe de trabalhar. Pressione o pedal do travão firmemente e completamente até ao fundo e solte totalmente. Faça isto 5 vezes.

20. Com a ignição ligada, repita o processo de sangramento das rodas da frenteinstruções 9 a 12. Use apenas dois terços do percurso do pedal do travão quando estiver a sangrar.

21. Repita a instrução 19.

Page 3: SANGRAR OS TRAVÕES RR DSE 2

22. Verificar / completar o nível de óleo do reservatório, consultar esta secção.

NOTA: Se a bomba de ABS fizer ruido tipo tique-taque quando estiver em funcionamento durante o procedimento (19) repetir as instruções de 13 a 19. Se o procedimento de sangrar os travões tiver sido feito com sucesso, a bomba de ABS não fará qualquer tipo de ruido.

Diagnóstico Bomba ABS e AcumuladorO sistema é constituído por uma bomba hidráulica de alta pressão acionada eletricamente e um acumulador que armazena energia suficiente para travar (+/-20-30 vezes).

1 – Para descarregar o acumulador pressione o pedal de travão cerca de 30 vezes com a chave de ignição na posição OFF.2 - Verifique o nível de óleo, este deve ter subido no reservatório.3 - Procure se existem fugas externas.4 - Sem pressionar o pedal do travão, ponha a chave de ignição na posição II e verifique quanto tempo a bomba de ABS trabalha.5 - De seguida, sente-se no carro e espere cerca de 5 minutos para ver se a bomba de ABS trabalha novamente.

Se a bomba só funcionou cerca de 3 ou 4 segundos depois de ter sido completamente despressurizado o sistema, provavelmente o acumulador está avariado (ou seja, não é capaz de manter a pressurização.) Isto não é difícil de reparar - ver a página de substituição do acumulador. Se a bomba funcionou por um longo tempo (mais de 15 ou 20 segundos), e não se vê nenhuma fuga, a causa mais provável é também o acumulador avariado (ver a página substituição acumulador), mas existe outra possibilidade que é a Bomba de ABS ou a válvula de retenção. Se a bomba trabalhar novamente durante a espera de 5 minutos, tem-se uma fuga interna (provavelmente um oring, ou uma válvula de retenção). Se a bomba funcionar de forma contínua, então provavelmente o interruptor de pressão está avariado. Não dá indicação para a bomba parar, ou a bomba está avariada (a bomba trabalha mas não cria pressão.)

Despressurização do sistemaO sistema de travão trabalha com pressões muito altas. Por esta razão, é importante despressurizar primeiro o sistema. Se o sistema tiver sido corretamente despressurizado, de acordo com as instruções do manual, então não deve haver diferença entre a pressão no interior do sistema de travão e a pressão do ar no meio ambiente. Com o carro desligado dar 40 bombadas no travão, depois esperar uns segundos e dar mais 4.Uma chave 21 para retirar o acumulador.

A luz do ABS permanece acesa até que o veículo exceda (+/-) 7 Km/h.