samp 28

44
MEDICINA Parto normal: opção mais saudável para mães e filhos NUTRIÇÃO Dieta detox: corpo sem toxinas FAMÍLIA Marcas do abuso sexual infantil ENTREVISTA Vitórias e desafios de Shariff Moysés REVISTA SAMP IMPRESSO DIVISÃO DE TAREFAS MAIS CUMPLICIDADE PARA O CASAL Ano 7 • n° 28 • Abril de 2015 www.sampes.com.br

Upload: next-editorial

Post on 08-Apr-2016

247 views

Category:

Documents


24 download

DESCRIPTION

Revista Samp - Primeiro Você Abril/2015

TRANSCRIPT

Page 1: Samp 28

MedicinaParto normal: opção mais saudável para mães e filhos

nutriçãoDieta detox: corpo sem toxinas

FaMíliaMarcas do abuso sexual infantil

entrevistaVitórias e desafios de Shariff Moysés

revi

sta

sam

p

IMPRESSO

Divisão De tarefas

mais cumpliciDaDe para o casal

Ano 7 • n° 28 • Abril de 2015 www.sampes.com.br

divi

são

de t

aref

asre

vist

a sa

mp

SAMP 28.indb 1 02/04/2015 10:31:29

Page 2: Samp 28

SAMP 28.indb 2 02/04/2015 10:31:45

Page 3: Samp 28

SAMP 28.indb 3 02/04/2015 10:31:47

Page 4: Samp 28

4 SAMP • outubro 2013

Márcio Maciel Diretor da SAMP-ES

Prezados leitores,J á foi o tempo em que o homem chegava do trabalho e sentava no sofá,

enquanto sua esposa se multiplicava para dar conta de tantas tarefas. Com uma parcela cada vez maior de mulheres no mercado profissional,

cresceu também a necessidade de se dividir as tarefas domésticas. Arregaçando as mangas e contribuindo com a arrumação da casa, os homens ganham pontos preciosos. Confira essa nova realidade e veja como essa divisão gera cumplicidade, fundamental para o casamento nos dias de hoje.

O entrevistado desta edição é o médico cardiologista Shariff Moysés. Pioneiro em cirurgias cardíacas no Espírito Santo, o especialista fala sobre detalhes de sua carreira, a contribuição feita à medicina, os avanços tecnológicos na área, e os efeitos da hipertensão arterial, do sobrepeso, do sedentarismo e do tabagismo para a saúde do coração.

Saudável para a mãe e para o bebê, o parto normal ganha as notícias em todo o Brasil. Em um país que enfrenta o preocupante aumento no número de cesarianas, médicos defendem o parto normal como a melhor opção para a mulher. Saiba como ele pode resultar em mais saúde física e emocional, através de educação alimentar, exercícios e bons hábitos.

Não escolhe raça, sexo e muito menos classe social, o abuso infantil, infelizmente, é uma realidade na sociedade. É preciso estar atento, já que essa prática ocorre de forma silenciosa e, na maioria das vezes, dentro da própria casa da criança. Descubra os sinais que meninos e meninas transmitem quando alguma coisa de errado está acontecendo.

Palavra de ordem para todos, sobretudo com a grave crise hídrica que assola o país, a economia de água é prioridade para empresas de diversos setores. É o caso da Águia Branca, que conta com um sistema de reaproveitamento que representa uma economia de mais de 31 milhões de litros por ano.

Reduzir o número de substâncias que diariamente bombardeiam o nosso corpo. Essa é a premissa da dieta detox, que ajuda na eliminação de toxinas baseada em alimentos que não deixam no organismo resíduo digestivo. Confira como funciona essa dieta, que melhora o trânsito intestinal, a digestão e a assimilação dos nutrientes, além de diminuir a ação dos radicais livres.

Aproveite a sua revista!Márcio Maciel

Nesta edição

Diretor: Márcio Maciel

Gerente Comercial: Édina Braga

Gerente de Marketing: Patrícia Ribeiro Junqueira

Analista de Marketing: Miriam Fardin

Agradecimentos: Diretoria Samp, colaboradores, médicos, colunistas, fontes, clientes, parceiros e todos que participaram desta edição.

ContAto CoM A SAMPRua Padre Antônio Ribeiro Pinto, n° 195, Praia do Suá – Edifício Guizzard Center Vitória – ES CEP 29052-290 – Tel.: 3334-9000 www.sampes.com.br – [email protected]

tiragem:15.000 Impressão: Gráfica Grafitusa

A Revista SAMP é uma publicação trimestral que traz reportagens especiais de diversos temas relacionados à saúde e bem-estar, fornecendo informação atualizada e qualificada para seus leitores.

ContAto CoM A líneA PublICAçõeSTel.: 27 2123-6500www.lineapublicacoes.com.brredacao@lineapublicacoes.com.br

ProDução eDItorIAltextos: Gustavo Costa, Ivy Coutinho e Yasmin Vilhena

Fotos: Jackson Gonçalves, Renato Cabrini, Shutterstock e divulgação

SAMP 28.indb 4 02/04/2015 10:31:48

Page 5: Samp 28

5SAMP • ABRIL 2015

28Família

10 medicina

18 Responsabilidadesocial

14compoRtamento

A divisão de tarefas dentro de casa é uma realidade em muitas famílias brasileiras. Saiba como o ato de definir o que cada um deve fazer fortalece a cumplicidade e os laços entre homens e mulheres

Algo que pode deixar graves feridas f ísicas e psicológicas, o abuso sexual infantil afeta muitas famílias brasileiras. Previna-se e saiba identificar os sinais de crianças e adolescentes vítimas desse trauma.

Enquanto cresce o número de cesarianas no Brasil, especialistas defendem a importância do parto normal. Confira as razões que fazem desse tipo de parto o mais adequado e saudável para mães e filhos.

Em tempos de crise hídrica, dar o exemplo de economia é fundamental. É o que a Águia Branca tem feito, por meio de um sistema de reaproveitamento de água. A iniciativa poupa mais de 31 milhões de litros por ano.

24 entRevista

38 nutRição

O médico Shariff Moysés fala sobre sua carreira, desafios da profissão, avanços tecnológicos na cardiologia e sua contribuição com cirurgias pioneiras no Espírito Santo.

A dieta detox chegou para ficar. Conheça mais a respeito dessa opção, seus benefícios para a saúde e veja como ela elimina as toxinas do organismo.

Ano 7 • n° 28 • www.sampes.com.br

SAMP_28_Sumário_MIC.indd 5 02/04/2015 10:38:19

Page 6: Samp 28

6 SAMP • ABRIL 2015

revista saMP: queM lê aProva!

“Independentemente de qual seja a matéria, saúde é um assunto sempre importante e que atrai a gente. Sempre leio a revista e gosto dela como um todo. Aqui na empresa, colocamos a publicação no departamento de RH e na recepção. Assim, todos que chegam podem ter acesso à revista”.

Alessandra rodriguez de Andrade, gerente de RH da Perfil Alumínio

Participe! Mande o seu depoimento sobre a Revista SAMP para [email protected]

“Lemos sempre a revista na concessionária. Todo mês, colocamos edições no salão de vendas da empresa, além de algumas no departamento de RH. E rapidamente as revistas somem. Todos querem ler, seja funcionário ou cliente. A Revista SAMP sempre traz um conteúdo agradável e diferenciado”.

bruna lariane Soares Simonassi, analista DP Junior da Contauto

“Educativa, atrativa, dinâmica. Essas são algumas das características que destaco na Revista SAMP. Fico com ela em cima da minha mesa, para tê-la sempre à mão. É uma publicação muito útil, informando o leitor a respeito de temas atuais e mudanças no setor de saúde”.

José Amauri Quirino, gerente geral da Shineray

depoimeNtos

“Gosto de ler a Revista SAMP como um todo, mas tenho interesse especial nas matérias sobre alimentação saudável e balanceada. Também destaco aquelas que incentivam a prática de esportes e exercícios físicos. Lembro-me de uma sobre pilates que foi muito boa”.

Andrea dos Santos, gerente de RH da empresa A Madeira

“Como o meu setor tem uma repartição de vidro, os funcionários da fábrica podem ficar de olho na época que a revista chega.Todos gostam bastante do estilo de reportagem que a Revista SAMP traz para os seus leitores. Eu curto muito as matérias voltadas para as atividades físicas e a alimentação. A publicação dá dicas importantes sobre esses assuntos”.

Sarah Cristina da Silva Sartori, analista de RH da Roca Sanitários

Revista SAMP - nº 27

MedicinaAprenda a cuidar das suas articulações

nutriçãoBeba muita água. O seu organismo agradece

FaMíliaCrianças x tecnologia: saiba como moderar essa relação

entrevistaA especialista em RH Etienne Tottola fala sobre felicidade e motivação

revi

sta

sam

p

IMPRESSO

Pedalar faz bem à saúde

Ano 7 • n° 27 • Janeiro de 2015 www.sampes.com.br

Ano 7 • n° 27 • Janeiro de 2015 www.sampes.com.br

peda

lar

faz

bem

à s

aúde

peda

lar

faz

bem

à s

aúde

revi

sta

sam

p

Samp_27_capa_Montada lombada 2mm.indd 1 22/12/2014 19:06:29

SAMP 28.indb 6 02/04/2015 10:32:17

Page 7: Samp 28

SAMP 28.indb 7 02/04/2015 10:32:18

Page 8: Samp 28

8 SAMP • ABRIL 2015

depoimeNtos

queM atende saMP aProva!

Participe! Mande o seu depoimento sobre a Revista SAMP para [email protected]

“A SAMP é um plano que conta com uma grande cobertura. Para os pacientes, oferece a vantagem do atendimento feito em pouco tempo, além da boa quantidade de especialistas. Para os profissionais, faz os pagamentos sempre em dia e libera os exames pedidos com agilidade. É um plano que indico sempre que me perguntam a respeito. Já a Revista SAMP tem como característica a simplicidade, informando de forma objetiva. Já participei de algumas matérias e gostei muito do resultado. É uma revista esclarecedora".

Marcos roberto reis dos Santos,neurologista CRM 6235

"Sou credenciado há 18 meses por convite da própria SAMP, que avalio como um plano de saúde de grande abrangência e crescimento, tornando-se ponto-chave para a saúde de grande parte da população capixaba. Ao adquirir os serviços da empresa, o usuário passa a dispor de uma ampla rede de profissionais capacitados a atender às diversas situações de saúde/doença. A cobertura é ampla e completa dentro das necessidades de seus clientes, não ofertando apenas serviços médicos, mas sim serviços multidisciplinares ao atendimento de saúde".

roger bongestab, nutrólogo e cirurgião geral - CRM-ES 9827

"Atendo há dois anos pela SAMP e acredito ser um grande plano de saúde. Trabalho na clínica SAMP, em Laranjeiras, na Serra, e posso dizer que a equipe é muito boa. Além dos funcionários capacitados, conta com médicos de várias especialidades, o que torna possível atuarmos juntos, pelo bem dos nossos pacientes. Gosto bastante também da Revista SAMP, que traz sempre assuntos interessantes e matérias importantes tanto para os profissionais do setor quanto para os pacientes".

Sônia Maria lorenzoni, pediatra – CRM 5207

“Trabalho com a SAMP há oito anos, atendo pelo plano em Vitória. Gostaria de destacar a pontualidade e o respeito da SAMP. É um plano que sempre teve um bom diálogo com a classe médica. Tem boa estrutura, facilitando o trabalho para que os profissionais de saúde possam atuar de forma integrada e eficaz".

Juliana ladeira Gonzaga, endocrinologista CRM 7102

“O acesso dos pacientes aos exames é um dos destaques da SAMP. Eu encaminho, e os pacientes sempre conseguem bons especialistas. Sou de Santa Catarina, cheguei ao Espírito Santo há menos de um ano e vi algumas diferenças. Me surpreendi com o plano de saúde SAMP pela agilidade e pelo dinamismo oferecidos aos seus clientes”.

Morgana Crispim Mattos, endocrinologista CRM 12572

SAMP 28.indb 8 02/04/2015 10:32:21

Page 9: Samp 28

9SAMP • Abril 2015

bem-estaR

Hábito da leitura pode prevenir doençasUma prática que abre novos horizontes, a leitura pode trazer inúmeros acréscimos para a qualidade de vida. Estudos apontam que quem estimula o cérebro com a leitura pode prevenir o desenvolvimento de doenças mentais como o Alzheimer. Uma mente ativa significa menos chance de perda do poder das funções cerebrais. Ler faz com que o cérebro “se desligue” temporariamente de problemas do cotidiano, diminuindo assim o estresse e divertindo. Seja por gosto ou por razões profissionais, o hábito da leitura ocasiona uma maior absorção de conhecimento, estimula a rapidez no pensamento, exercita a memória, amplia o vocabulário e a compreensão do mundo, além de melhorar a relação com as outras pessoas. Ao ler 15 a 20 minutos antes de ir para o trabalho, uma pessoa pode ter um aumento considerável em sua capacidade de concentração.

Temperos ideais para uma dieta balanceada

Mais que dar “um gostinho especial” à comida,

diversos temperos podem ser incluídos na dieta, melhorando não só o sabor, mas a saúde. O azeite de oliva, por exemplo, muito

utilizado em saladas, desobstrui as artérias e

melhora o fluxo sanguíneo, além de ajudar a reduzir

o colesterol ruim e aumentar o bom, devido às suas gorduras

monoinsaturadas. Já a canela é importante para quem precisa controlar o nível de açúcar no sangue. Ajuda também no sistema imunológico, prevenindo coágulos sanguíneos e contribuindo com propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. Meia colher de chá de canela no café é suficiente para redução dos triglicerídeos e do colesterol em até 30%. E o alho tem componentes antibacterianos, antifúngicos e antivirais, sendo ideal para melhorar o sistema imunológico e prevenir o desenvolvimento de doenças. Um dente de alho adicionado à dieta diária pode ser responsável por reduzir o risco de diversos tipos de câncer, entre eles o de próstata e o de estômago.

Evite o sedentarismo no trabalho O sedentarismo já é apontado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o quarto maior fator de risco de mortalidade. Além de já matar mais que a obesidade pelo mundo, ele favorece o aparecimento de diabetes, tumores malignos na mama e no cólon e doenças cardíacas. Para evitar isso, é preciso ter hábitos saudáveis não só em casa, mas durante o período em que se passa no trabalho. Com isso, se reduzem o cansaço, o sono e a falta de concentração, além de proporcionar bem-estar e melhorar a produtividade. É sempre importante evitar excessos durante o almoço, ter atenção à postura no dia a dia, procurar se movimentar o máximo possível (subindo escadas, por exemplo), não sair de casa sem o café da manhã e escolher produtos que apresentem níveis controlados de açúcar, gordura saturada, gordura trans e sódio.

liMão traz vários beneFícios ao corPoDurante os meses mais quentes do ano, uma limonada gelada sempre cai

bem. Mas os efeitos do limão no organismo vão muito além de só refrescar. Rica nas vitaminas A, B (B1, B2 e B3), C, I e P, a fruta é uma grande fonte de

cálcio, ácido cítrico, ácido málico, cobre, magnésio, iodo, ferro, fósforo e silício. Boa para os ossos e o tecido conjuntivo, a vitamina C do limão atua como um antioxidante solúvel em água, diminuindo os radicais livres que

atacam as células saudáveis e promovem inflamação. Essa mesma vitamina pode prevenir a catarata, aumentando o fluxo sanguíneo dos olhos. O suco

de limão também pode aliviar sintomas da constipação e indigestão, agindo como um purificador do sangue e um agente de limpeza.

SAMP 28.indb 9 02/04/2015 10:32:24

Page 10: Samp 28

10 SAMP • Abril 2015

Parto norMal: saúde garantida Para MaMãe e bebêsaúde Física e eMocional, educação aliMentar, exercícios e bons hábitos são aliados antes, durante e dePois do Parto norMal

mediciNa

SAMP 28.indb 10 02/04/2015 10:32:30

Page 11: Samp 28

11SAMP • Abril 2015

F oi publicada no dia 7 de janeiro a resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

que estabelece normas para estímulo do parto normal e, consequente-mente, a redução de cesarianas desnecessárias. As regras passam a valer 180 dias após a divulgação do documento.

A resolução amplia o acesso à informação pelas consumidoras de planos de saúde, que poderão soli-citar às operadoras os percentuais de cirurgias cesáreas e de partos normais por estabelecimento de saúde e por médico. As informações deverão estar disponíveis no prazo máximo de 15 dias, contados a partir da data de requerimento. Atualmente, 23,7 milhões de mulheres são bene-ficiárias de planos de assistência médica com atendimento obstétrico no país, público-alvo dessas medidas.

No Brasil, o percentual de partos cesáreos chega a 84% na saúde suple-mentar. Na rede pública, esse número é menor, de aproximadamente 40%. A cesariana, quando não tem indi-cação médica, ocasiona riscos desnecessários à saúde da mulher e do bebê: aumenta em 120 vezes a probabilidade de problemas respira-tórios para o recém-nascido e triplica as chances de morte da mãe.

Já a outra modalidade de parto, segundo a ginecologista e obstetra Maria de Nazareth do Nascimento Gomes, como o próprio nome diz,

é normal. “O corpo da mulher é preparado para o parto normal, salvo poucas exceções. O corpo humano é um sistema complexo e lógico, mas que o homem vem tentando modificar de acordo com sua própria vontade. Não podemos esquecer que a natureza é sábia. Portanto, quando esse organismo sofre alguma alte-ração antinatural, haverá certamente uma dificuldade de adaptação a essa novidade”, disse.

A médica explica que o parto normal começa muito antes das contrações, até mesmo antes da gravidez em si. “Antes de engravidar, se faz necessária uma preparação minuciosa da mulher, como saúde emocional, saúde f ísica, educação alimentar e abandono de hábitos insalubres”.

Sobre a saúde emocional, a gine-cologista frisa: “Mamãe tranquila é

igual a bebê tranquilo”. “O controle emocional, o equilíbrio e a certeza do que realmente é a maternidade são importantes. Durante a gestação e após o parto, algumas situações serão alteradas na vida da mulher, umas para sempre, outras não, mas isso não quer dizer que sejam mudanças ruins. Pelo contrário, são maravilhosas. Mas toda modificação envolve renúncias e tempo de adaptação, que só quando vivenciadas podem ser compreendidas na íntegra”.

Quando o assunto é a saúde f ísica, Maria Nazareth explica que é fundamental procurar um gine-cologista para fazer exames prévios, atualizar as vacinas, praticar exercí-cios f ísicos - adequando-os à gravidez quando ela surgir.

A obstetra ressalta que fumar e ingerir bebida alcoólica não deve fazer

É preciso escolher alimentos de qualidade,

saber dosar a quantidade e obedecer horários. Tudo

isso em perfeita harmonia! Quanto mais natural a alimentação, melhor.

Elimine refrigerantes e embutidos, utilize pouco

sal, e evite gorduras

• Os cursos de gestante da SAMP-ES acontecem a cada dois meses, no auditório da Casa do Comércio, em Santa Lúcia, Vitória. Os próximos serão em maio, agosto e novembro.

• Para participar, basta ser beneficiária da SAMP-ES e fazer o pré-natal na clínica de rede própria SAMP-ES. Não há nenhum custo.

• Todas gestantes que participam do curso ganham uma bolsa para levar para a maternidade (foto).

• Informações pelos telefones (27) 3019-3453 e (27) 98115-5684.

Curso de gestante

SAMP 28.indb 11 02/04/2015 10:32:39

Page 12: Samp 28

12 SAMP • Abril 2015

parte do hábito de ninguém, muito menos das grávidas. “Tomando-se essas providências básicas, é possível partir para uma gravidez saudável, segura, que resultará num parto normal tranquilo e feliz. É evidente que há patologias próprias da gravidez que podem surgir no decorrer da gestação, mas tendo havido toda essa preparação prévia, será muito menos complicado atra-vessar uma turbulência, se houver”.

Equilíbrio A nutricionista Tatiana de Oliveira

Rocha concorda com a resolução que reforça a orientação de escolha do parto normal. “Ele é considerado o melhor parto para a mãe e para o bebê. Deveria ser a primeira opção, pois promove recuperação mais rápida para a mãe e contribui para o início imediato do aleitamento materno, entre outros motivos”.

De acordo com a especialista, a alimentação mais indicada para gestantes é aquela balanceada, com a maior quantidade de frutas e verduras possíveis, a fim de garantir um aporte de vitaminas e minerais para o binômio mamãe/bebê. “Não existe um cardápio ideal. Porém, as verduras e as frutas são, sem dúvidas, fundamentais, pois fornecem os nutrientes neces-sários para uma boa gestação. Os iogurtes e/ou leite fermen-tados ajudam na composição da flora intestinal e na manutenção da imunidade. O ideal é que a gestante faça de cinco a oito refeições ao dia”, ensinou.

E m r e l a ç ã o à s a t i v i d a d e s f ísicas para gestantes, a nutri-cionista explica que, em geral, são indicados exercícios de baixo impacto, como por exemplo cami-nhada, pilates e hidroginástica. “No entanto, é necessário ter a liberação do médico ginecologista que acompanha a gestante e a

orientação de um profissional de educação f ísica”.

Tatiana explica que para uma gestação tranquila é preciso prevenir o ganho de peso em excesso e as alterações decorrentes dele, como hipertensão e diabetes gesta-cional. “A gestante deve manter a alimentação equilibrada, evitando doces, refrigerantes, frituras e lanches em geral, dando preferência a frutas, sucos, verduras e legumes”.

DesejoA advogada Thaís Ottoni Martins,

30 anos, mãe de Isabella, de oito meses, está entre as mulheres que desejaram o parto normal antes de engravidar. “Mesmo antes de engravidar, sempre desejei um parto normal, pois acreditava ser a melhor forma de nascimento tanto para o bebê como para mãe. Acredito na importância de o bebê ‘dizer’ que ele já está pronto para nascer”.

Além disso, ela explica que no trabalho de parto são liberados vários hormônios e substâncias que ajudam no vínculo entre mãe e filho, favorecem a amamentação e a prepa-ração do organismo do bebê para a vida fora do útero da mãe, o que faci-lita a respiração dele aqui fora. “Isso era a minha maior motivação para

escolher um parto normal. Eu queria que o parto ocorresse de forma suave e que eu tivesse o máximo de interação com a minha filha em suas primeiras horas de vida”.

Em relação à alimentação e aos exercícios f ísicos, Thaís foi orientada e seguiu corretamente as dicas dos especialistas. “Mudei alguns hábitos alimentares para não colocar em risco a saúde do bebê, como não comer salada crua fora de casa e carne crua. Assim que fui liberada por minha ginecologista/obstetra para atividade f ísica, ingressei em uma turma de pilates para gestantes, com orientação de uma fisiotera-peuta especializada em obstetrícia e que veio a ser minha doula (mulheres que dão suporte f ísico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto). Com sua orientação, fiz exercícios específicos”.

“Cheguei ao hospital, e em uma hora minha filha nasceu, em uma sala de parto humanizado, com luz baixa, sem ar-condicionado, pouca gente, no banquinho de cócoras com meu marido me escorando. Ela veio direto para o meu colo, mamou na primeira hora de vida e teve todos os cuidados médicos feitos na minha frente, sem nos separarmos. Do jeito que eu queria”, contou Thaís.

Thaís Ottoni sempre desejou fazer parto normal e se preparou para o momento

SAMP 28.indb 12 02/04/2015 10:32:47

Page 13: Samp 28

Fala, doutor!

Na coluna “Fala Doutor!”, você pode esclarecer dúvidas relacionadas à saúde. Basta enviar um e-mail com sua pergunta para [email protected], e um dos médicos credenciados à SAMP vai responder ao seu questionamento.

13SAMP • outubro 2014

Participe!

Mande suas dúvidas para o e-mail [email protected].

Moro em um bairro que é muito atingido pela poluição e pelo pó de minério. O que posso fazer para evitar que minha família respire tantas substâncias nocivas quando estamos em casa?

A poluição é um fator de risco muito importante para as doenças respiratórias. Em países onde a poluição é extrema, como a China, a incidência de doenças neoplásicas do aparelho respiratório também é elevada. Portanto, esse é um problema que toda a população, os governantes e as grandes empresas devem combater. O melhor tratamento é a prevenção.

Ao cumprir a nossa parte, devemos manter nossa casa sempre limpa e arejada, livre de objetos

que acumulem o pó dispersado. Dra. Carolina Eugênia Teixeira

Pneumo-Pediatra - CRM 11287

Tenho enxaqueca e, em uma consulta, o neurologista me pediu para fazer um histórico do meu dia a dia. Parece simples, mas na prática é complicado tomar nota de tudo o que fazemos e comemos. Alguma dica sobre como esse diário pode ser feito de forma realmente eficaz?

O diagnóstico clínico dos principais tipos de dor de cabeça (cefaleias) é baseado nas características da dor e dos sintomas associados. O conhecimento do comportamento da cefaleia em cada paciente é uma importante ferramenta para o diagnóstico correto. O diário da dor contribui para descobrir fatores desencadeantes das crises de enxaqueca, causas, frequência, período mais comum do seu aparecimento, entre outras coisas, que ajudarão nos tratamentos futuros.

Para isso, é essencial manter um relatório registrando as seguintes informações: data, hora e duração de sua enxaqueca. Também é importante informar a intensidade da dor (leve, moderada, intensa/incapacitante), uso de medicações para alívio do quadro, qual medicação, após quanto tempo de utlização houve melhora, o que você estava fazendo e onde estava quando começou a enxaqueca, qualquer coisa que bebeu ou comeu no prazo de 24 horas antes da enxaqueca. No caso das mulheres, deve-se identificar em qual parte do ciclo menstrual elas estão (antes, durante ou depois da menstruação). Atente-se também para emoções e estresse nesse dia.Dra. Larissa Santos Pimentel Clínica Médica - CRM 10870

Tenho asma e, de um ano para cá, uso medicamento de pó seco (alenia) quando percebo que vai começar uma crise. Esse tipo de remédio com corticoide é prático e tem rápido efeito, ao contrário da nebulização tradicional. Posso continuar utilizando-o ele sem medo?

Esse tipo de medicamento é indicado para prevenir crises, no tratamento de manutenção. Nas crises, os medicamentos indicados são broncodilatadores de ação rápida. O acompanhamento médico é importante para avaliar a evolução da asma e ajustes da dose da medicação.Dra. Amanda Libanio Figueiredo Franco Alergologia/Imunologia - CRM 8805- ES

SAMP 28.indb 13 02/04/2015 10:32:50

Page 14: Samp 28

compoRtameNto

casais que divideM tareFas são cúMPlicesa aFinidade entre os casais auMenta quando os dois divideM os aFazeres doMésticos

14 SAMP • ABRIL 2015

SAMP 28.indb 14 02/04/2015 10:32:52

Page 15: Samp 28

D e acordo com a pesquisa mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e

Estatística (IBGE), realizada em 2012, o percentual de mulheres que trabalham fora chegou a 61% da população brasileira. Os indicadores sociais da entidade também mostram que cerca de 90% dessas profissionais declaram-se também responsáveis pelos afazeres domésticos, dedicando uma média de 20 horas semanais à atividade. Já em relação aos homens, 46% deles disseram que ajudam nas tarefas do lar, destinando aproximadamente nove horas por semana para a função.

A população feminina já está inse-rida no mercado de trabalho há vários anos, colaborando significati-vamente com a renda familiar, além de executar os trabalhos de casa. O que se percebe com o estudo é que, embora as mulheres ainda estejam à frente das atividades domésticas, os homens também estão colaborando.

Segundo a terapeuta de casais Margarete Madalena Filla, quando há um relacionamento, exigem-se o delegar e o compartilhar. “Com essas atitudes, alimentamos a cumplicidade e passamos a perceber que dividir responsabilidades faz com

que se criem maior respeito e limites na convivência entre as duas pessoas”.

Segundo a especialista, para que haja a divisão de tarefas é fundamental que a mulher dê oportunidades ao companheiro. “Às vezes, numa relação, um acaba sufocando o outro. Uma parte acha que o outro não é capaz, não dá conta das tarefas e, por isso, não delega. Esse não é o caminho! Não faça isso, pois, dessa forma, a mulher sempre acabará sendo sobrecarregada no seu dia a dia e, ainda, não dará oportunidade para seu companheiro assumir certas responsabilidades”, salientou.

Margarete explicou que, com a divisão de tarefas, há resul-tados positivos para a relação. “Parece que não, mas o simples ‘dividir tarefas’ reflete na conscientização e no amadurecimento do casal, principalmente desenvolvendo uma empatia entre os dois, que por sua vez fortalecerá o relacionamento, gerando cumplicidade”.

Para aqueles que já dividem os afazeres, o questionamento que se tem é: “Como manter a parceria na realização das tarefas?”. De acordo com a terapeuta de casais, acima de tudo deve-se manter o diálogo e o respeito. “É preciso manter falas adequadas, sem autoritarismo. Também não se pode subestimar aquele que está aprendendo, pois a partir do momento que foi dada ao outro a oportunidade de conhecer uma situação diferente na relação, percebe-se que ele está querendo compartilhar as responsabilidades e, assim, melhorar a convivência no relacionamento”.

Dividir é tudo!O casal Elaine Cristina Dutra,

43 anos, economista, e Magno Moraes de Souza, 48, adminis-trador e contador, é um exemplo de que dividir as tarefas é um bom negócio. “Não somos perfeitos e aprendemos a cada dia. Acreditamos no amor e na importância da família.

15SAMP • ABRIL 2015

SAMP 28.indb 15 02/04/2015 10:32:55

Page 16: Samp 28

16 SAMP • Abril 2015

Nossos princípios estão embasados no respeito e no comprometimento e, com isso, não há diferenças entre mulher e homem. Quando vieram os filhos, atualmente com 6 e 8 anos de idade, mudamos nossa forma de viver, adotamos critérios mais rigorosos no controle do orçamento familiar. Nossa formação, de um lado um administrador e contador e do outro uma economista, nos ajudou muito a organizar as situações, mesmo em momentos críticos como desemprego. Sempre houve participação ativa nas tarefas do lar. O Magno é um ótimo cozinheiro, sabe lavar e passar roupas, cuida da casa e executa reparos de elétrica, hidráulica e pintura. Além disso, ele sempre ajuda nos cuidados com as crianças e de suas tarefas escolares”, falou Elaine.

Segundo a economista, mesmo com o casal trabalhando fora, as tarefas são divididas. “Nós sempre trabalhamos, e quando chegamos em casa, cada um faz uma coisa. Conversamos com as crianças, pergun-tando como foi o dia delas, e contamos como foi o nosso dia, assim elas terão ciência de como e por que traba-lhamos. Mesmo nas adversidades, nos mantivemos focados em nossos obje-tivos. Somos uma empresa familiar. Nossa missão é promover o bem-estar e a manutenção de nossa família,

buscando sempre o equilíbrio e o bom senso, para que nossa energia não seja quebrada por nenhuma adversidade. Nossa visão é a busca do desenvolvimento contínuo a fim de prover as necessidades para

a manutenção de nossa família. Nossos valores são amor, amizade, respeito, comprometimento e participação. Consequentemente, aprendemos um com o outro, cres-cemos juntos, fortalecemos nossos elos e à medida que avançamos no tempo, colhemos o que plantamos”.

Outro casal que segue os padrões da divisão de tarefas e vem obtendo ótimo resultados é formado pela operadora de telemarketing Ingrid de Jesus Velloso Dutra, 35 anos, e o socorrista Jean Robert Dutra, 40. Segundo Ingrid, quando ela está fazendo as atividades de casa, seu marido ensina os deveres aos dois filhos do casal. “Ele me ajuda na cozinha e na casa, varrendo, passando pano, etc. Já aconteceu de estar fazendo dever de casa com as crianças e ele fazer a comida”, disse.

Com tudo isso, eles conseguem sintonia no relacionamento, o que é o esperado, segundo os especialistas. “Decidimos agir dessa forma para que eu não fique sobrecarregada. Assim, com cada um fazendo um pouco, conseguimos terminar as tarefas mais rapidamente e podemos ficar juntos”.

Conversar é a palavra de ordem

Procure deixar o nervosismo de lado e diga ao seu parceiro de que forma ele pode ajudar você. Seja clara e objetiva, sem agir com grosseria. Os homens não possuem a incrível capacidade de adivinhar o que queremos, por isso, explique passo a passo!

Momento certoQuando você chega em casa cansada do trabalho, qual é o primeiro pensamento que vem à mente? Relaxar no sofá é uma das opções. Por isso, nada de recepcionar o marido com uma vassoura na mão. Espere-o chegar, trocar de roupas e só depois convide-o para ajudar.

Seja menos crítica e tenha mais paciênciaMulheres têm tendências perfeccionistas. A maior reclamação dos homens é a de que sua esposa é muito crítica e detalhista quanto à organização doméstica. O fato é que sempre há como melhorar, mas não se pode exigir do outro o que a própria pessoa faria. Então, tenha paciência com o cônjuge e faça menos críticas. É importante destacar que as mulheres são mais incentivadas a aprender sobre as coisas da casa e os homens não, por isso nem sempre eles têm facilidade com isso. Mas vale a pena ter paciência e ensiná-lo.

Faça elogiosSubstitua as críticas pelos elogios. Seu marido fez algo que não estava acostumado a fazer e demonstrou interesse em ajudá-la? Elogie! Se pensar “não fez mais do que a obrigação”, vai criar uma atmosfera ruim ao relacionamento.

“Cada um fazendo um pouco, conseguimos terminar as tarefas mais rápido e podemos ficar juntos”, disse o casal Ingrid e Jean Robert

SAMP 28.indb 16 02/04/2015 10:33:01

Page 17: Samp 28

17SAMP • Abril 2015

aRtigo

E stá procurando a roupa ideal para usar enquanto estiver queimando calorias?

É possível montar looks que garantam conforto total e também sucesso no quesito fashion. Acom-panhe as dicas a seguir!

B r i n q u e c o m a s c o r e s ! Quem disse que o traje para exer-cício tem que ser preto, branco e cinza? Você pode misturar roupas com carinhas diferentes e formar looks bem estilosos só trabalhando com cores mais ousadas. Um shor-tinho listrado pode ser combinado a uma camiseta de cor vibrante e, por cima, você joga uma jaquetinha descolada, por exemplo.

Ao escolher o que usar, procure destacar os pontos fortes e suavizar os pontos fracos do seu corpo. Se você estiver desconfortável com as suas pernas, por exemplo, use uma peça bem sóbria na parte de baixo e chame a atenção (com decotes, blusas bem coloridas ou com detalhes) para a parte de cima da silhueta. Dê uma boa olhada no espelho e defina quais são seus atributos mais atraentes e o que você quer mostrar e esconder. Lembrando que mulheres com busto

grande e volumoso não podem se esquecer de usar, sob a camiseta, um top que proporcione boa sustentação.

Quem tem pernas finas deve apostar nas peças de moletom ou de outro tecido que seja leve, mas soltinho. As cores claras e as estampas predomi-nantemente horizontais são boas, pois dão ilusão de alargamento. Já se o que você quer disfarçar são pernas grossas, procure usar calças mais escuras. E atenção: shorts e bermudas só vão evidenciar ainda mais a grossura das pernas, então prefira modelos que terminem abaixo dos joelhos, como leggings e calças corsário.

Não é todo mundo que pode deixar a barriga de fora. Se você ainda não está com o abdomen retinho, prefira bodies escuros ou camisetas mais soltinhas. Não precisa ficar só no preto, mas dê preferência aos tons mais escuros. Ah, esqueça também as calças com elástico na cintura – elas são terríveis para marcar as gordurinhas.

Não é exagero dizer que a escolha do tênis é a parte mais impor-tante na hora de compor o guarda--roupas para a prática esportiva: o tênis errado pode causar sérios

problemas à coluna vertebral, aos joelhos e aos pés. Por isso, dê uma boa pesquisada e descubra qual é o mais indicado para sua modalidade esportiva. Já no quesito fashion... dá para escolher um modelo mais estiloso. Nos pés, valem todas as cores que a sua criatividade permitir – basta combinar com o resto do look.

Cláudia Manhães é estilista, consultora de moda empresarial e palestrante

Moda x vida saudável

SAMP 28.indb 17 02/04/2015 10:33:03

Page 18: Samp 28

SAMP • Abril 2015

RespoNsabilidade social

águia branca é destaque eM reaProveitaMento de água

sisteMa adotado Pela eMPresa econoMiza Mais de 31 Milhões de litros Por ano

18 SAMP • ABRIL 2015

SAMP 28.indb 18 02/04/2015 10:33:06

Page 19: Samp 28

C om a sua pior seca em décadas, o Espírito Santo reflete o atual cenário brasi-

leiro de crise hídrica. Os rios que abastecem o Estado, como o Santa Maria, o Benevente, o Conceição, o Jucu e o Jabuti, tidos como essen-ciais para a Grande Vitória, chegaram a níveis alarmantes, e os setores agro-pecuário e industrial, além da popu-lação em geral, foram chamados a uma ref lexão de hábitos de consumo. Os impactos da falta de chuva fizeram o Governo do Estado decretar um conjunto de medidas com restrição do uso de água. A Resolução 002/2015 da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) aponta a necessidade do emprego racional do recurso e sina-liza para todos os segmentos o risco de falta de água caso as chuvas não sejam registradas em um futuro próximo.

Informações da Agência Nacional de Águas (ANA) mostram que o setor industrial é responsável por 17% do consumo de água doce no país. Entretanto, esse número pode variar nos estados. Mas a indústria também é capaz de contribuir com a melhoria da qualidade da água. Boa parte das empresas capixabas reúsa a água captada ou promove o trata-

19

“A empresa trabalha com uma política de gestão interdisciplinar, na qual os fatores sociais, ambientais e econômicos estão integrados” - Paula Barcellos Tommasi Corrêa, diretora comercial, e de Marketing da Viação Águia Branca

SAMP • ABRIL 2015

Com o sistema de reaproveitamento, a Águia Branca reduz pela metade o consumo de água e ainda reaproveita 31,2 milhões

de litros anualmente. São cerca de 2,6 milhões

de litros de água utilizados por mês na lavagem

dos ônibus

vendo ações socioambientais que têm registrado resultados expressivos. É o caso do sistema de reaproveita-mento, um projeto tradicional na empresa e que representa economia de água empregada na lavagem de centenas de ônibus de sua frota. A empresa trabalha com foco no controle e no tratamento dos efluentes que gera.

Com o sistema, a Águia Branca Branca reduz em 50% o consumo de água e ainda reaproveita 31,2 milhões de litros de água todos os anos. São cerca de 2,6 milhões de litros de água utilizados por mês na lavagem dos ônibus, que acon-tece nas garagens de Cariacica, Colatina, São Mateus, Nova Venécia, Salvador (BA), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ). A limpeza dos veículos é feita todos os dias; há um sistema de separação de água e óleo, e filtros fazem a retirada das impu-rezas e do odor. Depois é novamente utilizada em outras lavagens.

mento e consegue devolvê-la em condições melhores. Em períodos complicados como o atual, essas empresas comprovam que é possível se planejar para reutilizar a água e incen-tivar a responsabilidade e incorporar hábitos sustentáveis no dia a dia dos funcionários. Um exemplo é a Águia Branca, que, ciente do momento de crise enfrentada pelo país, segue desenvol-

SAMP 28.indb 19 02/04/2015 10:33:09

Page 20: Samp 28

20 SAMP • Abril 2015

Com milhares de funcionários e especializada no transporte rodovi-ário de passageiros e encomendas, e aluguel de ônibus, a Viação Águia Branca possui uma frota com 750 ônibus e transporta por ano mais de 11 milhões de passageiros. A empresa está presente em mais de 700 muni-cípios do Espírito Santo, da Bahia, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Sergipe e de Alagoas, por meio da operação de mais de 300 linhas regulares. Tudo isso, priori-zando a redução de custos e economia de um recurso natural tão essencial quanto a água.

Ações permanentesSegundo Paula Barcellos Tommasi

Corrêa, diretora comercial e de Marke-ting da Viação Águia Branca, a compa-nhia não atua só em momentos de

crise como o atual, mas de forma permanente, zelando pelos recursos naturais sempre. “Avaliamos e iden-tificamos os impactos ambientais, e assim adequamos nossas ativi-dades em função dos riscos ao meio ambiente. A empresa trabalha com uma política de gestão interdisciplinar, na qual os fatores sociais, ambien-tais e econômicos estão integrados, visando a melhoria contínua do processo”, explicou ela.

Como forma de aprimorar ainda mais os resultados no que se refere ao reaproveitamento da água, foi instalado há dois anos, em Caria-cica, também um sistema de trata-mento dos efluentes da lavanderia, da carroceria, do lavador de chassis e de peças dos veículos. Com esse

sistema, a água também é reapro-veitada na lavagem dos veículos. A Águia Branca economiza com essa ação aproximadamente cerca de 300 mil litros de água por mês. Além disso, existe o uso da água que não é consumida pelos passageiros dos ônibus. Se antes ela era descartada, atualmente é reaproveitada na lavagem das capas de tecido que cobrem os bancos desses veículos.

A diretora da empresa fala sobre como é importante a iniciativa de reduzir o consumo e reaproveitar a água usada nas operações. A água reaproveitada daria para encher 12 piscinas olímpicas. As ações reali-zadas pela Viação Águia Branca de controle de uso e economia dos recursos hídricos foram iniciadas na empresa há mais de 30 anos e são feitas de maneira constante”, falou ela.

O Grupo Águia Branca conta hoje com 15 mil funcionários e atua também na comercialização de automóveis e cami-nhões, com 23 revendas em diversos estados do país. Além de efetuar o acom-panhamento da utilização de água e energia, através de sistemas de reutili-zação, a empresa traça metas, elabora e implementa projetos que contemplam a diminuição do consumo energético e controle do consumo de água, como a realização de campanhas educativas internas e investimentos em equipa-mentos. Com crise ou sem, em qualquer que seja o momento, a Águia Branca segue sendo referência na preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

20

Empresa também conta com um sistema de

tratamento dos efluentes da lavanderia, da carroceria,

do lavador de chassis e de peças dos veículos. Economia é de cerca de 300 mil litros de

água por mês

Água reaproveitada: com uma frota de 750 ônibus, a empresa fez do seu sistema uma referência no compromisso com o meio ambiente

Tecnologia para economizar: Águia Branca investimento continuamente no consumo responsável da água

SAMP 28.indb 20 02/04/2015 10:33:12

Page 21: Samp 28

SAMP 28.indb 21 02/04/2015 10:33:13

Page 22: Samp 28

SAMP 28.indb 22 02/04/2015 10:33:15

Page 23: Samp 28

SAMP 28.indb 23 02/04/2015 10:33:17

Page 24: Samp 28

24 SAMP • ABRIL 2015

eNtRevista

Médico coMPleta cinco décadas de carreira e celebra sucesso de técnicas Pioneiras no trataMento de doenças do coração

schariFF Moysés“é Preciso aMar a ProFissão, atuar de acordo coM a sua vocação”

SAMP 28.indb 24 02/04/2015 10:33:19

Page 25: Samp 28

25SAMP • ABRIL 2015

N atural de Vitória, o cardio-logista Schariff Moysés trouxe para o Estado técnicas

pioneiras que salvaram vidas e se tornaram referência nacional no trata-mento de doenças cardiovasculares. Ao completar 50 anos de carreira, o médico fala sobre o seu ponto de vista em relação à profissão, o cenário atual dos médicos no Estado, os fatores que podem desencadear doenças do coração, as cirurgias, e muito mais.

Em que momento descobriu sua vocação para a medicina?

O desejo de me tornar médico surgiu aos 13 anos, quando passei a reparar a casa de saúde do doutor Dório Silva funcionando, na Avenida Capixaba, em Vitória. Era o ano de 1952. Naquele momento me decidi pela medicina. Como não existia escola de medicina em Vitória, o meu pai me encaminhou para o Rio de Janeiro. Fiz o que hoje é o ensino médio no tradicional Colégio Andrews e depois a minha graduação na Universidade Federal do Rio de Ja-neiro, que na ocasião era a Faculdade Nacional de Medicina.

O número de médicos disponíveis é suficiente para atender a população capixaba? O que pode melhorar?

Hoje, no Espírito Santo, temos 1,9 médico para cada mil habitantes. A Organização Mundial de Saúde preconiza em torno de 1,8 para cada mil pessoas. Então, o Estado está com mão de obra capacitada em bom nú-mero. Quando começa a sua carreira, o médico tem duas situações: ou vai para a medicina privada e fica lá; ou atende pacientes no Sistema Úni-co de Saúde (SUS). Fala-se muito na carência de médicos nas periferias do país, mas para levar os profissionais para lá, faz-se necessária uma política de valorização. O médico poderia ga-nhar o dobro do seu piso salarial, que atualmente é em torno de R$ 11 mil. Na minha opinião, ele deveria receber R$ 22 mil, mas ter dedicação exclusiva: o médico não poderia fazer nada além do seu serviço. Se o médico for para a periferia, ele possivelmente levará a sua família, e talvez no futuro ele crie raízes na região.

as suas mortes ligadas a doenças do aparelho cardiovascular. E entre essas doenças, as principais são cardiopatia isquêmica obstrutiva e acidente vas-cular cerebral (AVC). É preciso fazer anualmente um check-up, sobretudo para quem tem mais de 30 anos. Mas eu acho que todos devem fazer uma avaliação cardiológica, no mínimo um eletrocardiograma e um exame clínico desde que nasce. Existem casos de hipertensão arterial em crianças de 1 ou 2 anos de idade, embora isso possa ser detectado na vida intra--uterina atualmente.

Existe, no seu ponto de vista, uma orientação sobre hipertensão? A população é bem informada sobre esse problema?

É uma questão que pode ser melho-rada, mas temos trabalhado muito para disseminar informações sobre doenças cardiovasculares. É um trabalho dirigido e contínuo, com campanhas, entrevistas concedidas a veículos da mídia, orienta-ção nos consultórios, entre outras ações.

Qual é a importância de se monitorar constantemente a hipertensão arterial?

Desde que a pessoa não seja hiper-tensa, não é preciso se criar um terror a esse respeito. O check-up de ano em ano é suficiente para essas pessoas. Obviamente, quem tem o proble-ma precisa de acompanhamento de um especialista.

“São experiências que viraram referência para o

Brasil inteiro. Hoje já são mais de 25 mil

pessoas operadas com sucesso no Estado”

Como vê hoje a oferta de cursos de medicina?

Na época em que me formei, a situ-ação era diferente. Se antes não havia curso, hoje temos excesso de médicos em Vitória. Esse aumento dos cursos é benéfico, já que precisamos de mais médicos nos pontos mais distantes. Mas é preciso pensar nas condições que esses médicos formados estão encontrando ao chegar ao mercado de trabalho. O salário precisa ser compatível com a sua função para a sociedade.

Em abril é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Segundo dados estatísticos publicados recentemente, cerca de 23% da população brasileira é hipertensa. Como saber a hora de procurar um médico?

A hipertensão é um dos fatores de risco quando se fala em doenças cardiovasculares. Sabemos que 43% dos pacientes que vêm a óbito têm

SAMP 28.indb 25 02/04/2015 10:33:21

Page 26: Samp 28

26 SAMP • ABRIL 2015

Desde a sua formatura, em 1965, o que apontaria como grandes avanços na cardiologia em termos de tecnologia?

O grande avanço na parte da car-diologia foi a prevenção nas doenças do coração, com medicamentos mais potentes, de qualidade e de fácil acesso, além, claro, da tecnologia aplicada no tratamento operatório. A cirurgia da revascularização do miocárdio, por exemplo, colaborou muito para o tratamento médico. São procedimen-tos menos invasivos e mais eficazes. O tempo de recuperação é muito mais rápido. Enquanto nos anos 1960 a re-cuperação de cirurgias levava de 15 a 20 dias, hoje isso acontece em três dias.

Como era a estrutura da área de cardiologia em Vitória quando o senhor retornou ao Estado, em relação ao que se via em centros como São Paulo e Rio?

Na época, ainda não era possível contar com tantos medicamentos como hoje. A estrutura de Vitória estava aquém das de outras capitais. Nós trouxemos para a cidade algo moderno e modificamos o aporte aos pacientes. Aconteceu uma revolução no tratamento das doenças do coração.

Durante a sua carreira, o senhor esteve presente na realização de técnicas pioneiras no Espírito Santo. Poderia falar sobre elas?

A primeira cirurgia de coração fei-ta no Espírito Santo foi uma troca de válvula mitral, que realizamos em 16 de janeiro de 1971. Em 2009, foi a vez da videocirurgia cardíaca, uma técnica pioneira e que tem como diferencial o corte pequeno em relação à cirurgia convencional. E finalmente, em 2011, veio o suporte ventricular. E temos um serviço de cirurgia pedi-átrica montado no Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba). São experiências que vira-ram referência para o Brasil inteiro. Hoje já são mais de 25 mil pessoas operadas com sucesso no Estado. A qualidade de vida aumentou no país, as pessoas estão vivendo mais. O nosso desejo é aumentar ainda mais essa expectativa de vida, e para isso vamos sempre trabalhar em cima de prevenção das doenças do coração. Prevenção é a palavra de ordem.

Como enxerga a Saúde no Espírito Santo? Os pacientes encontram no Estado tratamento para doenças de alta complexidade?

Sim. O Estado conta hoje com uma estrutura capaz de promover o tratamento das mais diversas do-enças e possui muitos profissionais altamente qualificados, que atendem os pacientes com eficácia e respeito. A questão que precisa ser observada, e que vale a pena que todos se mobi-lizem, é que os recursos deveriam ser muitos maiores. Pagamos um grande número de impostos para o Governo Federal e temos de retorno uma parte ínfima. Com mais dinheiro, teríamos condições ainda melhores. Mas o ca-pixaba tem sim um bom atendimento, de forma geral.

Quais os impactos do sobrepeso, do sedentarismo e do tabagismo para o coração?

Os três são perigosos. O cigarro, por exemplo, é um veneno para o co-ração do fumante, e triplica o risco de um infarto do miocárdio em relação a pessoas que nunca fumaram. O seden-tarismo é outro que causa preocupação e aumenta a chance de ter doenças do coração. Já o sobrepeso é uma doença mundial, tanto que os planos de saúde têm ações dirigidas para esse mal. São fatores que têm impactos negativos na vida de qualquer um e devem ser tratados. Hoje são fundamentais a prática de exercícios f ísicos e a busca por bons hábitos. Alimentar-se bem, dormir bem, tudo isso faz a diferença para o coração e para todo o corpo.

Olhando para trás, qual é a avaliação que faz dos seus 50 anos de carreira?

Sou um profissional feliz por ter feito tanto, mas ciente que ainda tenho muito pela frente. As coisas mudaram muito nesses 50 anos, mas o amor que a medicina demanda de seus profissionais permanece o mesmo. É preciso amar a profissão, atuar de acordo com a sua vocação. Quero seguir defendendo uma me-lhor estrutura e condições para os médicos de nosso Estado. Não pode faltar nunca o respeito pelo juramento que cada médico faz no momento de sua formatura. E esse respeito tem me acompanhado por cinco décadas de dedicação.

“Não pode faltar nunca o respeito pelo juramento

que cada médico faz no momento de sua

formatura. E esse respeito tem me acompanhado por cinco décadas de

dedicação”

SAMP 28.indb 26 02/04/2015 10:33:22

Page 27: Samp 28

27SAMP • Abril 2015

Jorge Washington B. Castro é mestre em Políticas Públicas da Saúde

é Projeto verão aPenas? não Pare de se exercitar!

Não se sinta limitado, muito menos envergonhado: exercício f ísico é um direito de todos. Procure orientação de profissionais formados, que sigam critérios para prescrição de exercí-cios f ísicos, e faça os procedimentos adequados para verificar essa prática (exames clínicos e laboratoriais) para verificar se há restrições a algumas modalidades ou cuidados que devam ser tomados.

C omo já se sabe, no período que antecede a estação quente, entre outubro e

dezembro, é muito comum a procura por estabelecimentos de fitness (academias) para dar início ao tradi-cional “Projeto Verão”. É a época em que as pessoas querem melhorar a aparência através da prática de exer-cícios f ísicos mais vigorosos com um maior controle alimentar (dietas). Em números, a frequência de alunos aumenta em 30% aproximadamente nesses estabelecimentos.

É fato que as pessoas conse-guem resultados satisfatórios nesse período. Na verdade, para alguns desses praticantes, a iniciativa serve como “start” para uma vida mais ativa e saudável.

Já existe o consenso dos benef í-cios provocados no organismo pela prática sistemática de exercícios f ísicos: melhora da pressão arterial, diminuição da gordura corporal, melhora da autonomia, aumento da tonificação muscular, melhora da resistência f ísica, do colesterol, da diabetes, entre tantos outros. Só que para desfrutarmos desses benef ícios, é necessário que haja uma continuidade nesse “Projeto Verão”,

porque tais vantagens obtidas são decorrentes de melhoras metabólicas provocadas pela prática sistemática de exercícios f ísicos, onde poderemos ter um retardo do nosso envelhe-cimento, uma vida mais produtiva, um maior tempo de vida (longevi-dade) e um processo de recuperação muito mais rápido em situações de doenças, acidentes e até abalos emocionais. Isso porque esses bene-f ícios aumentam nossa autoestima, determinação e foco nos nossos obje-tivos, melhorando em muito nossas relações pessoais, profissionais e sentimentais, sem falar no quanto ajudam em tratamentos como câncer, distrofias musculares, etc.

O fato é que, se você busca melhorar sua qualidade de vida e a aparência, desfrutando desses benef ícios citados acima, use o “Projeto Verão”, ou “Projeto Inverno”, ou qualquer outro motivo que seja. Comece a se movimentar, procure uma atividade que você goste, reaja, viva. Em situ-ações dif íceis, nada melhor que você estar preparado.

Como educador f ísico, vivencio diariamente histórias de vida onde o exercício físico foi crucial para algumas pessoas, trazendo-lhes benefícios.

aRtigo

SAMP 28.indb 27 02/04/2015 10:33:23

Page 28: Samp 28

28 SAMP • Abril 2015

Família

abuso sexual inFantil: saiba coMo detectá-loé Preciso Ficar atento aos sinais transMitidos Pelas vítiMas, que Por Muitas vezes PassaM desPercebidos

28 SAMP • ABRIL 2015

SAMP 28.indb 28 02/04/2015 10:33:37

Page 29: Samp 28

29SAMP • outubro 2014

É muito dif ícil para a maioria das pessoas imaginar um adulto tendo prazer sexual

com uma criança ou um adolescente. Não só dif ícil como extremamente revoltante, até porque essa é uma realidade que infelizmente vem se tornando cada vez mais comum em nosso país. E, se você pensa que está imune a uma situação como essa, é melhor ficar atento aos sinais, pois o abuso ocorre de forma silenciosa e na maioria das vezes, dentro da própria casa com tios, padrastos, avós ou até mesmo com os pais.

Um triste acontecimento que não escolhe raça, idade, sexo e muito menos classe social, apesar de ser comumente visto em famí-lias com menor poder aquisitivo. “O agressor aproveita a situação finan-ceira para chantagear a vítima, ainda mais se ele for o provedor da casa. Quando isso ocorre, a criança ou o adolescente acaba ficando com medo de denunciar para não prejudicar a mãe, que depende financeira-mente do agressor. Em determinados casos, a vítima até faz uma denúncia para algum familiar, que fecha os olhos para a situação. Infelizmente, algumas mães não acreditam que seus maridos possam ser uns mons-tros”, afirma a conselheira tutelar Maria Aparecida Santos.

Muitas pessoas associam o abuso a uma relação sexual completa, mas infelizmente esse tipo de agressão possui uma definição muito mais ampla, podendo ocorrer com toques em partes íntimas; e com o estímulo de brincadeiras, fotografias e filmes sensuais.

A constatação do abuso pode ser feita tanto por exames médicos quanto pelo próprio comporta-mento da vítima, que dá indícios

de que algo está errado. “Quando ocorre alguma suspeita, os pais nos procuram de imediato. Durante a consulta, realizamos uma anamnese detalhada, ouvimos os relatos e fazemos o exame clínico, normal-mente com a ajuda de um médico ginecologista. O abuso é diagnosti-cado caso haja uma lesão himenal nas meninas ou lesões anorretais nos meninos (o que também pode ocorrer nas meninas). Também pode ser detectado através da mudança de comportamento da criança, que por muitas vezes fica agressiva e apresenta medo ao ficar próxima do abusador. Também é muito comum a vítima apresentar uma introspecção”, ressalta o pediatra Victor Stamato.

Segundo a psicóloga Karin Hilel, a mudança de comportamento pode ser tão séria ao ponto de prejudicar o rendimento escolar.

“A criança que está sofrendo ou sofreu abuso sexual tende a ter importantes e bruscas mudanças comportamentais , ta i s como tendência ao isolamento, choro constante, irritabilidade, baixo rendimento escolar, mutismo seletivo, masturbação compulsiva,

29SAMP • ABRIL 2015

“A culpa é frequente nas crianças vítimas de abuso sexual, ou por achar que se insinuaram ou por não terem sido capazes de evitar a situação em si” Karin Hilel, psicóloga

• Introspecção• Agressividade• Isolamento• Choro constante• Baixo rendimento escolar• Medo• Distúrbios de sono• Hematomas ou feridas

Sintomas de um abuso sexual infantil

SAMP 28.indb 29 02/04/2015 10:33:49

Page 30: Samp 28

30 SAMP • Abril 2015

comportamento erotizado, presença de órgãos genitais em seus desenhos ou brincadeiras, medo excessivo ou específico de determinada pessoa, agressividade, distúrbios do sono, enurese (micção involuntária) noturna, presença de hematomas e/ou de sangue na região da vagina/anal. É importante observar que estamos falando de mudanças que ocorrem de maneira inesperada e sem uma causalidade conhecida”, acrescenta.

Sentimento de culpaApós ocorrer o abuso, muitas

vítimas acabam se sentindo culpadas, imaginando que de alguma forma possam ter causado determinada situação. Pensamentos de autorres-ponsabilidade são mais comuns do que se possa imaginar. “A culpa é frequente nas crianças vítimas de abuso sexual, ou por achar que se insi-nuaram ou por não terem sido capazes de evitar a situação em si, especial-mente nos casos em que os abusos aconteceram de forma repetida, o que cria a sensação de consenti-mento. A culpa pode advir ainda do prazer obtido em resposta aos estímulos corporais, gerando assim sentimentos antagônicos e confusos em relação ao agressor, especial-mente quando este é alguém do seu círculo familiar, como em casos de incesto”, afirma Karin Hilel.

As sequelas de um abuso costumam ser graves e podem se estender até a vida adulta, comprometendo a quali-dade de suas futuras relações afetivas e sociais. A gravidade varia de acordo

com a intensidade do problema e com a periodicidade das agressões sexuais. Em certos casos, o adulto traumatizado pode vir a ter baixa autoestima, depressão, ansiedade e fobias.

Para evitar que problemas como esse ocorram, é necessário realizar um trabalho multidisciplinar. “De acordo com os sintomas apre-sentados, a vítima deve ser avaliada por um psiquiatra, um clínico geral, um ginecologista, um psicólogo

Caso você esteja desconfiado de que alguma criança ou adolescente possa estar sofrendo um abuso sexual, procure imediatamente o Conselho Tutelar mais próximo de sua residência ou então a Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). Tel: 27 - 3132.1916/17

Como denunciar

e um assistente social. O auxílio judicial também é importante para tratar das questões legais rela-tivas ao crime. O atendimento médico cuidará das sequelas f ísicas e psíquicas, enquanto o psicológico permitirá à criança/adolescente falar sobre o assunto, possibilitando a elaboração da confusão de senti-mentos provenientes do abuso”, orienta a psicóloga.

Segundo o pediatra Victor Stamato, o apoio da família é fundamental para a recuperação do paciente. “Após diagnosticar o abuso, os pais e os responsáveis devem acolher a criança carinhosamente, dando todo o suporte emocional e psicológico necessário. Temos que entender que a criança está fragilizada e com o emocional destroçado. Se você é pai ou mãe, não deixe de prestar atenção nos seus filhos, os mínimos detalhes são importantes e dão indícios de que algo de errado pode estar acontecendo”, afirma.

“O abuso pode ser detectado através da mudança de comportamento da criança, que por muitas vezes fica agressiva e apresenta medo ao ficar próxima do abusador” Victor Stamato, pediatra

SAMP 28.indb 30 02/04/2015 10:33:51

Page 31: Samp 28

SAMP 28.indb 31 02/04/2015 10:33:52

Page 32: Samp 28

32

guia cultuRal

Parque Pedra da cebola

U m local de serenidade e de contato com a natureza, no meio da capi ta l do

Espírito Santo. Esse é o Parque Pedra da Cebola, que desde a sua fundação, em 1997, encanta moradores e turistas. Localizado entre os bairros Mata da Praia e Jardim da Penha, esse lugar encantador teve início 30 anos antes, quando o então Sítio Queiroz foi comprado pela Vale, que tinha o objetivo de explorar rochas brutas para construção do Porto de Tubarão. Essa pedreira atuou por lá até 1978, quando encerrou as suas atividades. O terreno foi adquirido pelo Governo do Estado em 1986, por conta de permuta por dívidas da Vale.

Um projeto de lei sancionado no final de 1995 autorizou a criação da Reserva de Proteção Ambiental da Pedra da Cebola. Visando a construção de uma praça para proteger o monumento natural, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória solicitou então ao Governo Estadual a cessão da área do entorno da Pedra da Cebola.

Com 100 mil metros quadrados, o Parque Pedra da Cebola possui uma vegetação de restinga típica. Seu nome está relacionado ao fato de a rocha passar pela ação conhecida como intemperismo, que causa um processo de esfoliação. É como o que ocorre com as cascas de uma cebola. Uma curiosidade é

que o nome oficial é Parque Ítalo Batan Régis, uma homenagem ao ex-presidente da comunidade de Ilha de Santa Maria, considerado muito atuante na defesa dos interesses do seu bairro.

A área conta com boa estrutura, oferece um espaço convidativo para passeios com a família e amigos. Já sediou grandes eventos da cidade, como a Feira do Verde, e é também utilizada para a prática de esportes, a exemplo de futebol e beisebol. O lago é um destaque a mais e deixa o espaço ainda mais belo. Já o parquinho recebe muitas crianças, que movimentam diariamente o local. Há ainda um mirante que possibilita ao visitante

32 SAMP • ABRIL 2015

Criado em 1997, o parque oferece lazer para famílias inteiras

SAMP 28.indb 32 02/04/2015 10:33:54

Page 33: Samp 28

33SAMP • Abril 2015

Para o público, o principal atrativo realmente são as variadas opções de lazer. “A arborização é ótima, e a presença de um campo de beisebol, ainda que pequeno, é interessante por ofecerer uma opção a mais de um esporte que é pouco conhecido no Brasil, mas que conta com praticantes. Destaco também as aulas de yoga gratuitas, freqüentadas em sua maior parte por pessoas da terceira idade”, frisou o rádio-operador Leonardo Bernardo da Motta, visitante há muitos anos.

A estudante de nutrição Michele Wagemacher lembra que o clima familiar é ótimo após um dia de trabalho. “Lá é maravilhoso, muito bom parar relaxar e sentir o ar puro. O dia a dia é tão corrido que as vezes acabamos esquecendo esses momentos com a família e amigos. E o parque propicia esse momento de se desligar um pouco da rotina”, falou.

Com 18 anos de história, o Parque Pedra da Cebola se coloca como um dos principais cartões-postais da cidade de Vitória. De fácil acesso e horário diferenciado de funcionamento, é uma alternativa saudável de entretenimento, passeio ou descanso. Conheça, leve a família e amigos e aproveite.

Para a administradora do parque, Lucélia Possatti, o local surpreende positivamente tanto turistas quanto quem é do Estado. “Não temos como apontar um número de visitantes, já que não há catracas de entrada, mas recebemos muita gente. E o número aumenta principalmente durante as férias escolares e os meses de verão. As pessoas querem sair de casa por causa do calor e escolhem o parque, um lugar amplo, arejado e bonito, ótimo para a família. As pessoas de fora do Espírito Santo e até capixabas que não conheciam ficam maravilhadas, o que nos deixa muito felizes. O parque tem espaço para quem pretende praticar esportes, para quem quer passear com os filhos e ainda para aqueles que desejam um lugar tranquilo para refletir ou ler”, disse ela.

observar a Praia de Camburi, o Porto de Tubarão e o Morro do Mestre Álvaro, na Serra.

Fauna e floraNa chamada fazendinha do

parque, é possível encontrar diversos animais silvestres e domésticos. Aves, peixes e répteis podem ser vistos. De periquitos australianos a tartarugas aquáticas do gênero Trachemys (que desovam na terra), passando ainda por corujas-buraqueiras, patos, gansos, marrecos, pavões, quero-queros e teiús. A equipe responsável pelos animais é composta por três funcionários e uma veterinária. Já a vegetação conta com exemplares de Mata de Restinga e de Mata Atlântica e vegetação rupestre nativa. As plantas são cuidadas por um grupo de 10 jardineiros e uma bióloga.

Parque Pedra da Cebola

Chegar ao Parque Pedra da Cebola é fácil. Basta que o visitante siga pela Avenida Fernando Ferrari e depois entre na Rua Ana Vieira Mafra. Outra opção de acesso é a Rua João Baptista Celestino, entrada do estacionamento localizada na Mata da Praia. Em caso de grandes grupos é aconselhável o agendamento de visitas.

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 5 às 22 horas.

telefones: Administração - (27) 3327-4353 / Agendamento - (27) 3327- 4298

Foto: Leonardo Silveira/PMV

Integração: parque recebe vários tipos de eventos

SAMP 28.indb 33 02/04/2015 10:33:57

Page 34: Samp 28

34 SAMP • Abril 2015

Notícias samp

Oficinas promovem integração na SAMPOs gestores da SAMP se reuniram no dia 20 de

fevereiro para uma oficina de integração, promovida pela diretoria. O evento contou também com a participação de médicos e diretores. A atividade contou com dinâmicas bem-humoradas para ilustrar a importância de servir bem ao nosso cliente interno e externo. Outras oficinas aconteceram nos dias 5 e 19 de março.

Livro de fotos mostra trabalho das paneleiras Um projeto do fotógrafo Paulo Silva registra toda a tradicional produção artesanal das panelas de barro de Goiabeiras, em Vitória. Com fotos em preto e branco, o livro “Paneleiras de Goiabeiras: a Transformação do Barro” foi lançado recentemente a partir da produção com recursos da Lei Rubem Braga e da SAMP. “Eu moro em um bairro vizinho e cresci vendo o importante trabalho das paneleiras. Como sempre gostei de fotografar a cultura capixaba, mostrar as panelas de barro feitas em Goiabeiras passou a ser algo natural. É uma atividade rica e bonita, uma tradição que precisa ser sempre divulgada”, falou.

saMP hoMenageia suas colaboradorasPara marcar o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a SAMP realizou, no dia 4, uma grande programação. As colaboradoras da empresa participaram de palestras com temas variados, ligados a beleza e bem-estar e foram contempladas com vários serviços estéticos, como maquiagem, peling e diagnóstico capilar. A organização considerou que o evento foi importante para reunir suas funcionárias em um ambiente de descontração e troca de experiências. Apoiaram a iniciativa parceiros como Rede Farmes, Vulti Cosmética, Alfahair Cosméticos, Distribuidora EMS Marcas, Estética Corpo e Forma, Loja Feminine Modas e Claudia Manhães - Moda e Consultoria. Fo

to: D

ivul

gaçã

o

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Div

ulga

ção

SAMP 28.indb 34 02/04/2015 10:34:00

Page 35: Samp 28

35SAMP • Abril 2015

“Peso Saudável” mobiliza colaboradores da SAMPCom a finalidade de conscientizar sobre a importância de uma dieta mais rica e balanceada e de exercícios físicos regulares para uma boa saúde, a SAMP realizou, entre 26 e 30 de janeiro, a ação “Peso Saudável”. A iniciativa teve a parceria da Extrafruti, que disponibilizou naqueles dias frutas para os colaboradores da SAMP. A equipe multidisciplinar da Medicina Preventiva (Medprev) esteve no setor administrativo da SAMP, nas unidades de Pronto-Atendimento (PAs) e nas clínicas próprias, conferindo a pressão e fazendo a medição de circunferência abdominal, peso e altura e o cálculo do IMC.

Saúde da mulher é tema de programa no rádioA SAMP passou a veicular desde o início de março, na Rádio Tropical, um pequeno programa com dicas de

saúde para mulheres. Com formato leve e locução feminina, ele teve sua estreia na semana comemorativa do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. A atração, de um minuto, é transmitida de segunda a sábado, e é repetida na programação da manhã em quatro momentos, dentro do “Bom Dia Tropical”, que vai ao ar até as 8h, e no “Show da Manhã”, que pode ser ouvido até as 13h.

Reggae embala evento em VitóriaA SAMP patrocinou o evento “Luau da Ilha”, que aconteceu na noite de 16 de janeiro. A festa trouxe muito reggae ao Ilha Shows, em Vitória, e recebeu o grupo carioca Ponto de Equilíbrio, que homenageou o maior ícone do ritmo, o músico Bob Marley. A turnê “Bob Marley 70 Anos” lembrou as diversas fases da carreira do rei do reggae, como “One Love” e “Get Up Stand Up”, mas sem esquecer as músicas da banda, como “Aonde Vai Chegar” e “Árvore do Reggae”.

Foto

: Bru

no G

ava

Foto

: Div

ulga

ção

SAMP 28.indb 35 02/04/2015 10:34:03

Page 36: Samp 28

36 SAMP • Abril 2015

Notícias samp

Programa 5S é implantado na SAMPMelhoria do ambiente de trabalho, incentivo à criatividade, prevenção de acidentes, redução de custos e de desperdício e desenvolvimento do trabalho em equipe. Essas são algumas das metas do Programa 5S, que foi implantado na SAMP em fevereiro. Entre os dias 2 e 6, foi realizada uma semana de sensibilização ao tema, em uma ação que movimentou desde os funcionários responsáveis pela limpeza até a diretoria da empresa. Já no dia 19 aconteceu o chamado Dia D, sempre com o objetivo de dar dicas importantes e mostrar aos colaboradores como pequenas atitudes podem fazer toda a diferença no ambiente de trabalho e em casa. Base para implantação da qualidade total, o 5S tem esse nome por conta da primeira letra de palavras japonesas: Seiri (organização), Seiton (arrumação), Seiso (limpeza), Seiketsu (padronização, saúde), e Shitsuke (disciplina).

Rede Tribuna e SAMP fazem parceria no carnaval O carnaval de Vitória contou este ano com chamadas da SAMP na programação da Rede Tribuna. A ideia foi

levar informação à população, com anúncios, VTs e spots de rádio com letras dos sambas na disputa, informações dos desfiles, opções para curtir o feriado e notícias diárias sobre tudo que envolveu o carnaval, que terminou com a Mocidade Unida da Glória (MUG) como campeã em 2015.

SAMP patrocina campeão de tiro práticoSempre apostando nos talentos do esporte, a SAMP fechou o contrato de patrocínio com Julio Cesar Randow Santana para 2015. Só no último ano, Julio sagrou-se hexacampeão capixaba de tiro prático com revolver, além de ser campeão individual no revolver dos Jogos de Integração dos Servidores da Polícia Federal. Também foi vice-campeão brasileiro na mesma modalidade, e é o atual vice-campeão Pan-Americano de revolver na categoria sênior. Para 2015, as metas do atleta passam pela busca do sétimo título do Campeonato do Espírito Santo, pelo bom desempenho no campeonato brasileiro; pela participação do VI Pan-American Handgun Chammpionship, que acontecerá em agosto, em Cuiabá (MT); e pela disputa dos Jogos Nacionais de Integração dos Servidores da Polícia Federal em Florianópolis.

Com apoio da SAMP, “Ressaca de Itaúnas” agita Vitória

Famosa em todo o Brasil por suas belezas e seus eventos de forró e reggae, Itaúnas atrai turistas todos os anos a Conceição da Barra, norte do Estado. E após o período de carnaval, já virou tradição prolongar a festa, com a “Ressaca de Itaúnas”. A 18ª edição do evento, realizado no dia 14 de março, no Ilha Shows, em Vitória, teve o apoio da SAMP e foi dividida em dois ambientes: o palco Gonzaga e o palco Marley. O público foi animado por Alma D’Jem, Maneva, Herança Negra, Trio Virgulino, Trio Nordestino, Mafuá, Forró Raiz, Forró Bemtivi, Pingo e os DJs Mr Dedus e Fabricio Bravim. Com o tema “A Original”, a festa mostrou por que é tão aguardada no Estado.

Foto: Divulgação

SAMP 28.indb 36 02/04/2015 10:34:04

Page 37: Samp 28

37SAMP • Abril 2015

Curso para gestantes reúne 130 pessoasAs futuras mães associadas à SAMP ganharam no dia 6 de fevereiro um evento especialmente feito para elas. Organizada pelo setor de Medicina Preventiva (MedPrev), dentro do Projeto Gravidez Saudável, a iniciativa aconteceu no Auditório Casa do Comércio – Sesc. No encontro, cerca de 130 gestantes puderam trocar experiências, acompanhar dicas e conhecer mais do universo materno. O curso começou abordando as atenções com o bebê na hora do banho e da amamentação. Também falou sobre a chegada da criança, o parto e as alterações no corpo, além dos cuidados com o recém-nascido na parte de vacinas. As mães gostaram bastante, tiraram dúvidas, conversaram e comentaram suas expectativas. Elas já confirmaram interesse no nosso próximo evento, que acontecerá no dia 8 de maio. O público participou ainda do sorteio de brindes, e cada mãe recebeu uma bolsa para o bebê.

SAMP e Jovem Pan animam verão 2015A estação mais quente do ano foi de parceria entre a SAMP e a Jovem Pan Vitória. A marca das empresas estiveram nos pontos mais badalados do verão 2015 com ações em bares, onde as pessoas eram abordadas às mesas com perguntas sobre saúde e recebiam brindes. Já nas praias foram montadas estruturas com empréstimo de guarda-sol, entrega de água mineral e picolés, além de dinâmicas com sorteio de brindes para quem interagia e para os clientes SAMP.

Foto: Divulgação

SAMP 28.indb 37 02/04/2015 10:34:06

Page 38: Samp 28

NutRição

D iariamente, o organismo humano é bombardeado com toxinas , presentes

não apenas nos alimentos que cada pessoa consome, mas também no ar, nos remédios, nos cosméticos e nos temperos. Essas toxinas permanecem nos tecidos do corpo e bloqueiam os sinais de saciedade, resultando em aumento de peso (e dificuldade para perder os quilos indesejáveis), problemas de pele, e intestinais, dores de cabeça, entre outros. Como o número de substâncias a que uma pessoa está exposta é superior à capacidade do corpo de eliminar toxinas, faz-se necessária uma forma

detoxdieta eliMina toxinas do organisMo, ProMove o beM-estar e Muda hábitos

38 SAMP • ABRIL 2015

de auxiliar o organismo. É aí que entra em ação a dieta detox.

Como seu nome já diz, a ideia é desintoxicar, e eliminar tóxicos a partir da ingestão de alimentos que não deixam no organismo resíduos digestivos como leite, farinhas, glúten e gorduras. “Esse cardápio tem como principal objetivo eliminar subs-

tâncias prejudiciais ou minimizar o efeito delas no nosso organismo. A dieta pode ser feita uma vez por semana para desintoxicar o orga-nismo e compensar exageros , em festas, refeições pesadas, etc.

Para auxiliar no emagrecimento, o cardápio deve ser seguido por, no máximo, sete dias corridos,

SAMP 28.indb 38 02/04/2015 10:34:19

Page 39: Samp 28

39SAMP • ABRIL 2015

“A dieta cumpre com o que promete. Ela tem representado benefícios em vários aspectos, como melhora na pele, no paladar, bem-estar físico e aquisição de hábitos saudáveis” - Daniele Sereno de Souza, administradora

sempre com a orientação de um profissional”, disse a nutricionista Lorena Rigo Almeida.

Segundo ela, o benef ício se dá em várias frentes. “O detox melhora o trânsito intestinal, a digestão e a assi-milação dos nutrientes, além de diminuir a ação dos radicais livres. Com isso, há uma melhora do aspecto da pele, do funcionamento intestinal, além da perda de peso. O princípio é ingerir alimentos que apresentem propriedades funcionais para que os órgãos, principalmente fígado e intes-tino, consigam metabolizar e eliminar toxinas e qualquer substância que possa irritar o organismo reduzindo a vitalidade e o funcionamento orgânico. Lembrando que o mais importante é a mudança de estilo de vida com uma reeducação alimentar”, afirmou.

Tatiana de Oliveira Rocha, também nutricionista, aponta os momentos em que o corpo pode se encontrar mais frágil, precisando de uma dieta detox. “É recomendada para pacientes que passaram por longos períodos de utilização de medicamentos, períodos de festas - onde há excessos, e também pacientes que necessitam melhorar esse sistema de desinto-xicação por conta de hábitos de vida errados, como má alimentação, uso de bebidas alcoólicas frequente e fumo”, observou. Ela cita ainda que a dieta traz melhora da disposição, sono, concentração, humor, e redução de sintomas, como ansiedade, má digestão, dores de cabeça, insônia, e edemas, entre outros.

Frutas e líquido para eliminar toxinasAs especialistas explicam que,

depois de uma anamnese, é montado um plano alimentar individualizado, e o paciente deve seguir durante essa dieta algumas recomendações. É sempre uma boa ideia preferir os alimentos naturais, que não contêm conservantes e aditivos. Além disso, é fundamental buscar a diminuição do consumo dos itens industrializados (enlatados, embutidos) e de origem animal. Lançar mão de alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos,

é benéfico para o corpo, ressaltou Lorena Almeida. Ela lembra que o consumo exclusivo de líquidos, como sopas, sucos e chás, que possuem efeito diurético e, consequentemente, favorecem a eliminação de toxinas por meio da urina. E claro, ingerir bastante água e água de coco pois ambas são responsáveis por manter o corpo hidratado e favorecer o equilí-brio de eletrólitos. “Alimentos-chave da dieta: bastante água, chá-verde, água de coco, limão, maçã, legumes e verduras 100% orgânicos, grãos integrais , castanhas, sementes, leguminosas, ovos caipiras, azeite, óleos extravirgens”.

Mas será que existe algum perfil que pode se dar melhor com essa dieta? De acordo com Tatiana Rocha, a dieta detox é algo que pode funcionar bem com homens e mulheres de diferentes idades, mas não pode ser aplicada a todos. “A dieta detox pode ser utilizada para adultos, independentemente de sexo, idade, peso. Não é indicada para crianças e gestantes. E deve ser utili-zada com critério e acompanhamento minucioso em pacientes com enfermi-dades pré-existentes, como diabetes, hipertensão e câncer”, frisou.

As quantidades de cada tipo de alimento, completa Lorena, podem variar de acordo com as

SAMP 28.indb 39 02/04/2015 10:34:22

Page 40: Samp 28

40 SAMP • Abril 2015

necessidades diárias de cada pessoa e também conforme sexo, peso, idade, altura e atividade f ísica. “Deve ser montado de forma individualizada, levando em consideração horário, rotina e preferência de cada pessoa para que não haja complicações durante o seu período”.

Para o preparador f ísico Jorge “Chileno” Castro, coordenador técnico da rede de Academia Ponto Um, se realizada com seriedade, a dieta detox dá resultados em pouco tempo. “Acredito que o efeito é muito rápido. No começo as pessoas podem sentir fraqueza, mas creio que esse efeito é passageiro, devido à mudança brusca. Quando meus clientes vão começar esse tipo de dieta, eu amenizo nas cargas. Se o processo continuar de forma equilibrada, tem tudo para dar certo nos benefícios que a dieta propõe”, explicou.

Dieta demanda cuidados Como toda dieta, o detox envolve

compromisso e oferece alguns riscos, como mal-estar, fraqueza, tonturas, dores de cabeça, indis-

posição e até mesmo desmaio. “Além disso, caso seja feita além do prazo, outros problemas podem aparecer, como hipoglicemia, anemia, baixa absorção de vitaminas lipossolú-veis, comprometimento na formação de hormônios e perda excessiva de líquido. Isso acontece devido à baixa densidade calórica ofertada, que normalmente é aquém do recomen-dado. Se feita acima de sete dias, já pode começar a haver ação catabó-lica no organismo, levando à perda de massa magra. Normalmente, devido à baixa ingestão calórica, os pacientes não conseguem praticar atividades sem sentir algum sintoma mencionado acima, por isso, preferem não praticar nos dias que seguem o cardápio detox”, falou Lorena Almeida.

A administradora Daniele Sereno de Souza, por exemplo, sabe que correu riscos ao não procurar um especialista para começar o regime. “Infelizmente, não tive acompanha-mento de nutricionista, e isso pode ser arriscado, caso a pessoa esteja com a saúde debilitada, tenha alguma deficiência de vitaminas ou adote uma postura muito rigorosa em relação à alimentação. No meu caso, procurei fazer as substituições com bastante cautela e de forma gradual. Como meu interesse é ter uma alimentação mais saudável e não somente perder peso, tenho ido com bastante cautela. Mesmo assim, tenho percebido uma redução de medidas nas áreas abdominais, considerando que era inchaço decorrente da má alimentação. Mas oriento procurar um nutricionista, principalmente se o

desejo for a redução do peso, que é um dos benefícios da dieta”, comentou.

Sobre a eficácia, Daniele afirma estar satisfeita. “A dieta cumpre com o que promete e realmente elimina substâncias tóxicas no organismo. Para mim, ela tem representado benef ícios em vários aspectos, como melhora na pele e no paladar, sensação de leveza, bem-estar f ísico, aquisição de hábitos saudáveis e menor inchaço devido à liberação de líquidos”, disse. Segundo ela, a alimentação hoje é pensada sempre levando em consideração o fator saúde. “Tenho introduzido cereais e tubérculos, leguminosas, hortaliças e frutas, proteínas, lati-cínios, óleos saudáveis; reduzi quase completamente o açúcar, dou sempre preferência para os alimentos orgânicos, da estação e da região. Tenho evitado chocolates, frituras de imersão, refrigerantes, alimentos arti-ficiais, enlatados, refinados e fast-food, e aumentei a quantidade de refei-ções (normalmente de cinco a seis). É uma questão de mudança de hábito. Não é fácil e é preciso muita dedi-cação. Sei que preciso lutar contra ‘as tentações’. A mudança tem que ser de dentro pra fora. Questão de consci-ência mesmo”, enfatizou.

Independentemente da dieta uti l izada , os prof issionais de saúde recomendam o bom senso, a responsabilidade e a busca por um especialista, para tirar todas as dúvidas. “Sempre temos novas dietas da moda surgindo, como dieta da proteína, do shake, da lua, da sopa, etc. Não existe milagre em nenhuma delas. Muitas vezes é possível obter um resultado em curto prazo que não é mantido para o resto da vida. Por isso, as únicas coisas que sabemos que têm real resultado efetivo em longo prazo são a reeducação alimentar e a prática de atividades f ísica regular”, falou Lorena Almeida. Para a nutricionista, essas dietas servem de incentivo, pois apresentam resultados rápidos em curto período. Mas, a longo prazo, é necessário seguir um cardápio equilibrado com todos os nutrientes necessários.

“O efeito da dieta é muito rápido. Se o processo continuar de forma

equilibrada, tem tudo para dar certo nos benefícios

que ela propõe”Jorge “Chileno” Castro,

preparador físico

40 SAMP • ABRIL 2015

Confira sugestões de receitas da dieta detox:

Suco verde detox:

Ingredientes: • 2 folhas de couve • 1 copo de água de coco • 1 fatia de gengibre • 1 maçã com casca

Suco diurético de abacaxi: Ingredientes: • 300 ml de água • 1 colher de sopa de farinha de linhaça • ½ (meio) abacaxi • Hortelã a gosto • 1 fatia de gengibre

Modo de preparo:Bater todos os ingredientes no liquidificador e servir imediatamente. Não coar nem guardar para beber depois.

SAMP 28.indb 40 02/04/2015 10:34:25

Page 41: Samp 28

41SAMP • Abril 2015

Lourenço Mascarenhas é gestor em Recursos Humanos, consultor e palestrante - CRA 20587/ES

InvestImento da empresa na qualIfIcação dos funcIonárIos

traz a médio prazo qualidade e lucro para a organização. E medo, porque como foi dito, depois do investimento o colaborador pode sair da empresa para trabalhar no concorrente.

Não há o que temer, o melhor ainda é investir na qualificação dos funcio-nários, pois isso atrai os que querem se tornar melhor e afasta os que não têm esse interesse.

U m dia ouvi um empresário afirmar que considerava perda de tempo investir em treina-

mento de seus funcionários porque, segundo ele, depois de treinados os colaboradores estariam mais habili-tados para ganhar mais no mercado e não ficariam na sua organização.

Por mais que pareça absurdo, ainda existem alguns empresários que resistem em investir na qualificação de seus profissionais.

A pergunta é: se não investir, qual será o resultado em relação à eficiência e excelência profissional prestada pela empresa?

Ao investir na qualificação dos componentes da empresa, melhora-se a qualidade do trabalho, e grande parte dos colaboradores se mantém comprometida.

As empresas oferecem a qualificação porque querem um trabalho de melhor qualidade, mas é também um filtro para manter aqueles interessados em evoluir e crescer.

Programas como processos de trai-nees, qualificação técnica e parceria com cursos de gradução e pós-gradu-ação e universidade corporativa são alguns exemplos de investimento na equipe, que a habilita para novas

funções, já que o trabalho de todos é beneficiado.

Cursos de qualificação são excelentes para o colaborador sentir-se valorizado e orgulhoso de fazer parte da equipe. Com a autoestima valorizada e elevada, rende mais e será mais eficiente e eficaz com as tarefas a ele designadas.

Várias são as pesquisas que apontam para o sucesso nos investimentos na formação dos colaboradores, pois alcançam maior produtividade, eficiência e lucratividade.

Palestras e treinamentos in company são excelentes ferramentas para incen-tivar as pessoas a aperfeiçoarem seus talentos, confiarem mais em si mesmas e ampliarem seu desempenho indi-vidual e profissional, melhorando a capacidade de administrar o tempo, a habilidade de analisar problemas e encontrar soluções, as aptidões inter-pessoais e de comunicação e o trabalho em equipe, minimizando os conflitos.

Mas, se qualificar o próprio colaborador traz tantos benef ícios, por qual razão nem todas as empresas praticam isso? Existem duas grandes razões: desconhecimento e medo.

Desconhecimento, porque alguns empresários enxergam como “gasto” a qualificação, em vez investimento que

Artigo

SAMP 28.indb 41 06/04/2015 09:23:50

Page 42: Samp 28

SAMP 28.indb 42 02/04/2015 10:34:27

Page 43: Samp 28

SAMP 28.indb 43 02/04/2015 10:34:29

Page 44: Samp 28

SAMP 28.indb 44 02/04/2015 10:34:30