carta precatória eletrônica cpe - extranet.trt5.jus.br · windows, bem como noções de rede de...

60
Carta Precatória Eletrônica CPE Capacitação

Upload: nguyenthuan

Post on 07-Feb-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Carta PrecatóriaEletrônica

CPECapacitação

Apresentação do TreinamentoPúblico AlvoObjetivoPré­RequisitosInstrutor Responsável

Preparando o Ambiente de TreinamentoPasta de Arquivos Pessoal

Criando Pasta PessoalAcesso Remoto a Outro ComputadorCópia de Exemplos e Exercícios

IntroduçãoHistóricoImplantação nos TribunaisDefiniçãoFuncionamentoRequisitos EssenciaisTipos de Cartas PrecatóriasVantagensAcesso ao Sistema de Carta Precatória EletrônicaIdentificação do Usuário no CPEConclusão

Recebendo Precatória para CumprimentoDocumentos para DiretorAutuando uma Carta Precatória Recebida

Varas do Trabalho sem Setor de DistribuiçãoVaras do Trabalho com Setores de Distribuição

Preparando o Despacho Cumpra­seDigitalizando Documentos

Fazendo a JuntadaEscolhendo um PDF para Comunicação

Anexando Documentos e Devolvendo CPEAnexar DocumentosDevolvendo a Carta Precatória Eletrônica

Recaminhando uma Carta PrecatóriaControlando Prazo

Cadastro de AndamentoPesquisa de Documentos

Pesquisando DocumentosExpedição de Carta Precatória

Expedindo CPECarta Executória para Citação (Obrigação de Pagar)Cadastro de Novos ReclamadosPreenchendo os Valores da CPPreenchendo os Anexos

Transmitir para o JuizAssinatura Digital da CP pelo Juiz

Conclusão Final sobre Expedição de CPCadastramento de Usuários

Tarefas do CR (Configurador Regional)Arquivar e Desarquivar DocumentosAnexo I – Utilização do Smarthru 4

Apresentação do Treinamento

Público AlvoEste treinamento destina­se aos Servidores, Diretores de Secretariae Juízes de Varas do Trabalho do TRT que precisem utilizar destaferramenta para o envio de documentos como intimações detestemunhas, pedido de penhora de bens e até execução de créditostrabalhistas em jurisdição diferente de onde a ação foi originada.

ObjetivoFazer o participante conhecer e utilizar os recursos destaferramenta em seu dia a dia.

Pré­RequisitosÉ necessário para um bom aproveitamento do participante que o mesmoconheça os fundamentos básicos do ambiente operacional MicrosoftWindows, bem como noções de rede de computadores (LAN) econhecimento prático no SAMP e das tramitações normais de umprocesso trabalhista na secretaria.

Instrutor ResponsávelPedro Vieira Neto, brasileiro, casado, graduado emCiências Econômicas pela Universidade Católica doSalvador e MCP Microsoft Certified Professional,atuando como Desenvolvedor de Sistemas de Bancosde Dados, Consultor e Instrutor de Informática, éespecialista em diversos softwares da linhaMicrosoft como: MS­Visual Basic, MS­Sql, MS­Excel,MS­Word, MS­Access, MS­Power Point e Visual BasicApplication no MS­Office. Atualmente locado noDDRH do TRT 5ª Região desenvolvendo trabalhos decapacitação de servidores em informática.

Já desenvolveu diversos programas e material de treinamentos e éresponsável pela elaboração de sistemas de bancos de dados paravárias empresas de todos os portes.

É o responsável pela adaptação e montagem desta apostila baseado nomaterial que foi fornecido pelo Diretor da 35ª Vara do Trabalho Sr.Gean Charles Pimentel, onde é mostrado com simplicidade e muitatécnica todos os tópicos contidos do sistema CPE.

Contato: 55 71 9106­0142 ou [email protected]

Preparando o Ambiente de TreinamentoPara este treinamento, devemos criar uma pasta pessoal de arquivosno HD do seu micro. Isso facilitará a interação com os exemplos doinstrutor e não colocará os demais arquivos e programas do seu HD emrisco.

Como estaremos trabalhando em rede, a pasta de arquivos do instrutorestará compartilhada, possibilitando uma interação no treinamentocom os participantes.

Pasta de Arquivos PessoalEsta operação pode ser realizada no próprio micro de treinamento doparticipante ou em um caminho na rede.

Lembrando que se os micros estiverem na rede, cada participantepossuirá um perfil, sendo assim, a pasta Meus Documentos de umparticipante não poderá ser acessada por outro participante.

Caso seja necessário, pode­se criar esta pasta em um caminho públicoda rede.

Criando Pasta Pessoal No local desejado (Meus Documentos ou Caminho da Rede) execute

a criação da Pasta Pessoal:

Escolha a opção do menu Arquivo » Novo » Pasta... ou dê um Clickcom o botão direito do mouse na parte vazia da janela e escolha aopção Novo » Pasta...;

Escola na janela Tarefas de arquivos e pasta a opção de criar novapasta:

Será criado um ícone com o rótulo Nova Pasta, conforme aseguir:

Digite o novo rótulo para sua pasta de arquivos.

Acesso Remoto a Outro Computador

Como os micros estão em rede, cada micro terá um Nome deidentificação no domínio da rede, que poderemos visualizar atravésdas opções:

Verificar a etiqueta metálica fixada no gabinete do micro;

Para o Microsoft Windows XP, Click com o botão direito do mousesobre o ícone Meu Computador e escolha Propriedades » Nome doComputador:

No Windows XP usaremos esteícone do Meu Computador

Será mostrada a janela a seguir:

Janela das propriedades no Microsoft Windows XP

De posse do Nome do Computador você deve dá um Click com o botãoesquerdo do mouse sobre o botão [Iniciar] do ambiente Windows eescolher a opção Executar ou pressionar as teclas [] + [R] para teracesso à janela a seguir:

Nesta janela existe a caixa de combinação (drop­down) chamadaAbrir:, escreva dentro desta caixa a seguinte instrução:

\\NOME_DO_COMPUTADO\PASTA_DO_INSTRUTOR e pressione [ENTER]

O nome da Pasta_do_Instrutor será informado pelo próprioinstrutor em sala de aula.

Cópia de Exemplos e ExercíciosApós ter acessado corretamente a pasta do instrutor ou uma mídiaqualquer, você deve selecionar todos os arquivos lá existentes([CTRL] + [A]) e copiá­los para a sua pasta pessoal.

Para copiar você poderá utilizar um dos métodos abaixo:

[CTRL] + [C] na origem e [CTRL] + [V] no destino;

Editar » Copiar na origem e Editar » Colar no destino;

[CTRL] + [INSERT] na origem e [SHIFT] + [INSERT] no destino;

Click com o botão direito do mouse na origem e, mantendopressionado, arrastar para o destino. Ao soltar o botão do mouseescolher Copiar aqui;

Click com o botão esquerdo do mouse na origem e, mantendopressionado, arrastar para o destino;

Ou utilize a opção de Tarefas do Windows XP, escolhendo Copiar osarquivos selecionados...; informe o local destino e confirme como botão [Copiar].

Caso o treinamento seja realizado em uma sala sem rede local,serão distribuídos disquetes com os referidos arquivos deexemplos e exercícios.

Introdução

HistóricoO sistema foi desenvolvido pelo TRT da 18ª Região (Goiás), ondefunciona desde abril de 2005. No Estado, já foram expedidas 6 milcartas precatórias até maio deste ano. No mês passado, o TribunalRegional do Trabalho da 14ª Região (Acre) iniciou a implantação dosistema, hoje, em funcionamento nas Varas do Trabalho de Guajará­mirim e de Porto Velho.

Implantação nos TribunaisA implantação da Carta Precatória Eletrônica nos TRTs é gerenciadapelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) que conta com aConsultoria­Geral de Informática para a implementação dos projetosdesenvolvidos pelo TST e TRTs.

Atualmente os tribunais que já participam deste sistema CPE são:

TRT 5ª Região Bahia

TRT 13ª Região Paraíba

TRT 14ª Região Acre

TRT 17ª Região Espírito Santo

TRT 18ª Região Goias

TRT 22ª Região Piauí

DefiniçãoÉ um instrumento utilizado pela Justiça quando existem Juizadosdiferentes. É um pedido que um juíz envia a outro juiz de outracomarca (manifestação de dois orgãos distintos).

O Sistema CPE (Carta Precatória Eletrônica) é utilizado para o enviode documentos como intimação de testemunhas, pedido de penhora debens e até execução de créditos trabalhistas em jurisdição diferentede onde a ação foi originada.

FuncionamentoUm juiz (dito deprecante) envia carta para o juiz de outra comarca(dito deprecado), que é do mesmo nível hirárquico (juiz de mesmacategoria jurisdicional) para citar o réu a comparecer aos autos.

Este é o meio que dispõe o juiz (Deprecante) de fazer cumprir osatos processuais (citação, penhora, apreensão, etc.) fora doslimites territoriais da sua comarca, ou seja, os atos devem serpraticados em comarca diversa de onde corre o processo.

Sempre que o acusado estiver fora do território de jurisdição dojuiz processante, não poderá este, pessoalmente, ordenar a citaçãodaquele, pois dita jurisdição está circunscrita a um determinadolugar.

Dessa forma, é necessário que se estabeleça entre as jurisdições umarecíproca cooperação. Os meios próprios pra isto são a precatória,quando a citação ou o ato devam efetuar­se em outra jurisdição doterritório nacional, e a rogatória, em território estrangeiro. Alei, então, autoriza o juiz a delegar sua competência ao juiz local,para que realize a diligência.

A precatória é expedida sob a forma de carta, chamada cartaprecatória. A precatória deve conter o nome do juiz deprecante (oque a expede) e o do juiz deprecado (o que a recebe), as sedes dosjuizos de cada um, a individuação e endereço do réu, a finalidade dadiligência, o lugar e a ocasião de seu comparecimento, a subscriçãodo escrivão e a assinatura do juiz.

Requisitos Essenciais A indicação dos juízes de origem e de cumprimento do ato;

O inteiro teor da petição, do despacho judicial e do instrumentodo mandato conferido ao advogado;

A menção do ato processual, que lhe constitui o objeto;

O encerramento com a assinatura do juiz.

Conforme arts. 200 e seguintes do Código de Processo Civil.

Ter um computador e uma impressora multifuncional (impressão escanner) ligada à Internet;

Os documentos são compactados com todas as suascaracterísticas originais e enviados ao seu destino. Conformelei, os documentos digitalizados e certificados pela Secretariada Vara do Trabalho são considerados legais e originais.

Ser cadastrado no Sistema CPE como Servidor, Diretor de Secretariaou Juiz (contato com o Tribunal da 18ª Região em Goias).

Tipos de Cartas Precatórias Carta Precatória Geral

Carta Precatória Executória Obr. Pagar – Citação

Carta Precatória Executória Obr. Pagar – Citação, Penhora eAvaliação

Carta Precatória Executória Obr. Pagar – Penhora e Avaliação

Carta Precatória Executória Obrigação de Fazer/Não Fazer

Carta Precatória Inquiritória

Carta Precatória Intimatória

Carta Precatória Notificatória

Carta Precatória Notificatória Rito Sumaríssimo

VantagensPara a Justiça do Trabalho, o sistema traz economia em tempo,transporte, correios e material de consumo. Antes, uma comunicaçãoque podia levar até 10 dias para atingir seu destino, hoje podealcançá­lo em até 10 minutos.

Acesso ao Sistema de Carta Precatória Eletrônica Acessar a página do Tribunal Superior do Trabalho através do

endereço http://www.tst.gov.br/:

Página do TST – Tribunal Superior do Trabalho

Escolher com um Click o ícone referente ao link para o Sistema deCarta Precatória Eletrônica:

Ícone do Link

Acessar o endereço https://CPE.trt18.gov.br/CPE, não esquecendo deobservar o “s” após o prefixo “http”;

Em ambos os casos será mostrada a página inicial do Sistema deCarta Precatória Eletrônica (CPE):

Tela inicial do Sistema de Carta Precatória Eletrônica (CPE)

Em seguida a tela de identificação do Tribunal, da Vara ou Setorde Distribuição, Matrícula e senha do usuário e nº. do processo:

Tela de identificação do CPE

No navegador Internet Explorer, existe um bloqueio manual dasjanelas “pop­ups”. Este bloqueio deve ser desativado, pois ajanela de operação com a CPE é do tipo “pop­up”. Para desativaeste bloqueio, deve­se escolher no menu de opções do InternetExplorer a opção:

Ferramentas » Bloqueador de pop­ups » Desativar bloqueador de pop­ups

Identificação do Usuário no CPEComo todo sistema o CPE possui uma janela de segurança que permiteao usuário se identificar:

Esta janela foi cortada para dá ênfase aos dados da identificação.

Na caixa de seleção Tribunal escolha o Tribunal Regional da 5ªRegião;

Na caixa de seleção Vara/Setor Distribuição escolha a sua unidadede lotação;

Na caixa de texto Matrícula digite o seu ID de rede sem o “under­line”. Exemplo:

Seu ID da rede é Pedro_99999

A matrícula para o CPE será Pedro99999;

Na caixa de texto Senha digite a sua senha que será sempre 123456quando no cadastramento inicial do usuário do CPE, podendo seralterada no decorrer da sua operação com o sistema;

Escolha o botão [Entrar] e a seguinte tela será mostrada:

Esta janela é denominada de Menu de Opções e possibilita aousuário todas as operações liberadas ao seu perfil (senha);

As opções possui um sinal de [+] (expandir) e um sinal de [­](retrair):

Janela do Menu de Opções

Na janela inicial do CPE você encontrará a opção de consultade uma carta precatória através do número do processo:

Local para consulta de cartas precatórias através do nº. do processo.

Esta consulta está disponível para público externo(reclamantes, reclamados, advogados e outros).

ConclusãoCom a Carta Precatória Eletrônica (CPE), em questão de minutos, ojuiz expede a carta precatória e, de imediato, o juiz de outra vara

recebe a comunicação e passa a exercer e praticar aquele atosolicitado.

Recebendo Precatória para CumprimentoEsta tarefa deverá ser diária e constante, pois a realidade de envioe recebimento de Cartas Precatórias na nossa Regional Bahia é muitointenso.

Podemos até comparar com a abertura diária da Caixa de Entrada noCorreio Eletrônico (WebMail).

Documentos para DiretorDepois de feito o login, o Diretor terá que proceder da seguintemaneira para consultar as Cartas Precatórias recebidas nos últimos15 dias:

Escolha a opção [+]Consulta „ Documentos para Diretor, conforme atela a seguir:

Lembrando que este Menu de Opções varia a depender do perfil do usuário.

Será mostrada a janela Documentos para Diretor de Secretariaconforme abaixo, onde o Diretor poderá filtrar a sua consulta deformas variadas:

Observe que no item Período Consulta o intervalo refere­se aosúltimos 15 dias, as Cartas Precatórias recebidas antes desteperíodo não aparecerão de imediato, por isso sugere­se que sejamudado o período a depender da necessidade.

No item Número do processo o Diretor poderá digitar o número doprocesso do Deprecante, sendo desconsiderados os outros itens defiltragem da consulta:

No item Situação devemos escolher a situação da Carta Precatóriana pasta do Diretor:

No início da operação com o CPE deve­se escolher Todas.

No item Exibir escolhemos os tipos de “objetos” contidos na pastado Diretor:

No início da operação com o CPE deve­se escolher Todos.

Logo em seguida, atentar para o item Período Consulta, que podeser alterado através dos botões calendário:

No final da filtragem, escolher o botão para dá início apesquisa das Cartas Precatórias da pasta do Diretor;

O resultado da pesquisa será mostrado na parte inferior da janelaDocumentos para Diretor de Secretaria, conforme abaixo:

Relação das Cartas Precatórias contidas na pasta do Diretor

As diferentes cores que aparecem no resultado da consulta têmum significado:

Fundo laranja e letras pretas Cartas recebidas a vencer o prazo;

Fundo vermelho e letras pretas Cartas recebidas vencidas;

Fundo vermelho e letras azuis Cartas devolvidas pelo Deprecante;

Fundo branco e letras pretas Outros documentos (comunicado,avisos...)

As colunas da relação das Cartas Precatórias são as seguintes:

Número Processo Deprecante número original do processo;

Número Processo Deprecado número gerado após a autuação daCarta Precatória (caso esteja em branco, significa que não foiautuada);

Número Documento são 10 dígitos que representam um controleinterno do sistema;

Descrição do Documento uma explicação do tipo do documentorecebido (carta precatória, comunicado, etc...);

Tipo uma descrição do tipo do documento recebido (Carta ouComunicado);

Recebimento data e hora do recebimento do documento.

Abaixo da relação das Cartas Precatórias encontradas, selecione aopção desejada:

Para abrir o documento duplo Click sobre o documento ou

selecione o documento e escolha o botão ;

Para visualizar os documentos selecione o documento e escolha o

botão ;

Para retornar ao Menu de Opções escolha o botão .

Autuando uma Carta Precatória RecebidaApós a abertura da Carta Precatória recebida será mostrada aseguinte tela:

Varas do Trabalho sem Setor de Distribuição

O Diretor deve, antes de mais nada, conferir se o nome das partescorresponde à Carta Precatória cadastrada no SAMP;

Em seguida, digitar o número único do processo gerado pelo SAMP nocampo correspondente:

E por fim escolher o botão .

Varas do Trabalho com Setores de Distribuição O Diretor deve imprimir a primeira página da Carta Precatória do

CPE, utilizando as opções do Adobe PDF:

Corte demonstrativo da tela de operação do Adobe Reader PDF

Em seguida, passar para a Carteira de autuação para a Distribuiçãodo SAMP, através da opção Precatória Eletrônica do SAMP;

De posse do número gerado, o Diretor deverá digitar o número únicodo processo gerado pelo SAMP no campo correspondente:

E por fim escolher o botão que mostrará uma mensagem de“Autuada com sucesso” e na parte superior da tela (Mensagens),aparecerá “Precatória autuada”:

Esta é a parte superior da janela da Carta Precatória autuada.

Para uma visualização da capa da Carta Precatória gerada peloSistema CPE, você pode escolher a opção Visualizar DocumentoCompleto e a tela ficará desta forma:

Para melhor cumprimento da Precatória podemos imprimir a capae os documentos recebidos (os cálculos etc.) e coloca­los emuma pasta avulsa (não é uma pasta de processo).

Preparando o Despacho Cumpra­sePara preparar o despacho CUMPRA­SE e a comunicação da distribuição(ofício), o Diretor pode fazer automaticamente pelo SAMP, daseguinte forma:

Execute o SAMP;

Escolha a opção de Relatórios » Distribuição e digite o número daPrecatória;

Selecione a opção Of. Precatória, conforme figura abaixo:

Escolha o botão do SAMP para visualizar o despacho:

O SAMP irá gerar o despacho CUMPRA­SE e o ofício informando à Distribuição da Precatória (duas páginas do report server)

Imprima o despacho, coloque na pasta temporária com a Capa edocumentos e passe para o Juiz assinar e, posteriormente, para oservidor expedir o Mandado.

Digitalizando Documentos Digitalize o despacho CUMPRA­SE para juntar à Precatória

Eletrônica assim como o Ofício (assinado pelo Diretor) informandoa Distribuição:

O formato deverá ser PDF;

Quando for em rede, usar a impressora multifuncional diretamente,tomando cuidado na colocação dos documentos na máquina;

Se não for na rede, utilizar o programa Smarthru 4 instalado nomicro do usuário e sempre configurar para digitalizar em preto embranco e na resolução de 200 (veja o passo a passo dadigitalização pelo Smarthru 4 no ANEXO I).

É interessante que o CUMPRA­SE seja digitalizado após aCertidão de Encaminhamento do Mandado ao Oficial de Justiça,para evitar duas digitalizações da mesma folha.

Veja a seguir um modelo de despacho assinado e digitalizado:

O documento deverá ser digitalizado tomando­se cuidado paranão cortar partes e nem colocar de cabeça para baixo,verificando o destino e a identificação do arquivodigitalizado, colocando o nr_processo com algum complemento,por exemplo, o ano, veja a seguir:

00292­2007­Ofício Distribuição.pdf

Fazendo a JuntadaFeita a digitalização dos documentos que deverão ser CARREGADOS(juntados ou anexados) ao Processo Eletrônico (ou virtual) da CPE,vamos ao procedimento de encaminhamento do Ofício ao JuízoDeprecante comunicando a Distribuição da Precatória:

Volte ao Menu inicial com um Click em Menu, no canto superiordireito da tela:

No Menu de Opções selecione em [+] Consultas „ Pesquisa deDocumentos, conforme abaixo:

Aparecerá uma tela de consulta de documentos a seguir:

Esta tela é importantíssima porque possibilitará ao usuáriopesquisar todos os documentos em que sua unidade teveparticipação (CPS expedidas e recebidas), mas serve apenas paraconsulta e para emissão de comunicados ao outro Juízo.

Como exemplo, vamos encaminhar um comunicado ao outro Juízo (oofício informando a Distribuição de Precatória);

Você já tem o número da Precatória e por isso a pesquisa pode serfeita digitando o número da Precatória no campo Número ùnicoProcesso:

Escolha a opção de filtro Com a participação de minha lotação:

Selecione a Situação do Processo (escolha todos e desmarque os quenão quer, no caso Cancelado):

Verifique o Período Consulta (últimos 15 dias):

Click no botão [Consultar] para iniciar a pesquisa;

No final será mostrada a relação dos processos encontrados,conforme a tela abaixo:

Selecionar a Precatória desejada e dê um duplo Click sobre elapara abrir o documento;

Observe que nesta tela de pesquisa não é possível trabalharcom a precatória, mas apenas visualizar e emitir comunicados.

Após a abertura da Precatória escolhida aparecerá a tela deVisualização de Documento, mostrando a última página, casoqueira, Click em Visualizar documento completo para ter uma visãomais “completa”:

Esta operação poderá demorar a depender da quantidade e daresolução dos documentos digitalizados existentes naPrecatória.

Click no botão ;

Será mostrada a tela Comunicações, conforme a seguir:

Esta tela é uma espécie de “mensagens”.

Nela você pode apenas digitar o texto ou inserir um PDF(Ofício, certidão, indicação de bens, etc..) e encaminhar aooutro Juízo.

O preenchimento desta dela deve ser feito da seguinte forma:

a referência da CPE;

destino da comunicação;

assunto da comunicação;

tipo do conteúdo da comunicação(sendo que a opção PDF Assinado Digitalmente ainda está em fase detestes).

Caso seja escolhido o tipo Texto será necessário digitar oreferido texto na caixa a seguir:

Não existe a quebra de linha automática nesta tela de texto,use a tecla [ENTER] para fazer a quebra.

Escolhendo um PDF para Comunicação Caso seja escolhido o tipo PDF, você deverá procurar o referido

arquivo para enviar:

Onde o botão [Procurar] trará uma janela de busca:

Após a escolha do aquivo, Click no botão [Abrir] ou simplesmentedê um duplo Click sobre o arquivo desejado;

Será mostrada a seguinte tela:

Escolha o botão [Carregar];

Se no seu navegador Internet Explorer existir uma configuraçãode segurança ativada, será mostrada a seguinte janela dediálogo:

Pode responder que “Sim”.

O arquivo PDF será mostrado após alguns segundos...:

Escolha o botão para enviar a comunicação.

Como esta operação envolve destinatários externos, você seráobrigado a digitar sua senha novamente para confirmar o envio:

Escolha o botão [Confirmar] para finalizar o procedimento.

Pronto, a sistema retornará à Precatória com a informação deCOMUNICAÇÃO TRANSFERIDA COM SUCESSO.

Você pode dá um Click no botão [Retornar] e reiniciar o procedimento para uma outra Precatória.

Anexando Documentos e Devolvendo CPE

Anexar DocumentosTodo documento gerado na vara (mandados, despachos, petições,ofícios, etc.), devem ser anexados ao processo eletrônico:

Inicialmente para anexar documentos ao Processo Eletrônico (CartaPrecatória Eletrônica) é a digitalização do documento, naseqüência em que deverá ser juntado ao processo;

Salvando o arquivo no diretório Q: » CP­E (ou em qualquerdiretório que o usuário queira desde que saiba localizarposteriormente o arquivo).

Após a digitalização dos documentos verificar se a Precatória estána pasta do Diretor;

A precatória pode está em uma das pastas locais da unidade(Pasta do Diretor, do Juiz ou de um dos servidores).

Volte ao Menu de Opções através da opção Menu que fica na partesuperior da janela:

Escolha a opção [+] Consultas u Documentos para Diretor:

Será aberta a janela de Documentos para Diretor de Secretaria:

Lembre­se das cores do 2º plano que representam a situação dasCPES: Laranja A vencer; Vermelho Vencida e Azul Devolvida e Branco Comunicações.

Selecione a Carta Precatória que esteja trabalhando e dê um duploClick ou escolha o botão [Abrir]:

Será aberta a janela da CPE escolhida;

Na janela Documento Recebido você deverá escolher o botão[Expediente], conforme a janela abaixo:

Não precisa esperar até as páginas serem carregadas totalmentepara escolher o botão [Expediente].

Será mostrada a janela de Expediente, conforme a figura abaixo:

Nesta janela de Expediente você pode escolher se será anexado oujuntado um documento em forma de texto ou digitalizado (PDF):

Texto usaremos uma mensagem digitada ou copiada de algum outrolocal:

Nesta mensagem seja bem informal. Caso necessite um cabeçalhoou algum texto que já tenha em MS­Word, por exemplo, use asteclas [CTRL] + [C] e [CTRL] + [V] para copiar.

PDF utilizaremos arquivos digitalizados no formato PDF:

Lembrar que o botão [Procurar] e [Carregar] trabalham juntos,sendo que: [Procurar] localiza o arquivo para ser anexado e[Carregar] o coloca anexado na comunicação.

Caso já tenha acessado esta janela no mesmo dia, você poderávisualizar a imagem de documentos trazidos anteriormente. Nãose preocupe, proceda normalmente e você verá o seu documento.

PDF Assinado Digitalmente ainda está em fase de ajustes.

Nos três tipos de anexos deve­se observar a Descrição, poisserá obrigatório o seu preenchimento.

Após o carregamento dos arquivos digitalizados ou da digitação damensagem de texto, Click no botão [Juntar] que está localizado naparte inferior da tela de Expediente:

Será necessário que seja confirmada esta operação através daseguinte janela, sendo necessário digitar a senha do Diretor:

Atenção para não confirmar sem ter certeza.

Pronto, o documento foi Juntado ao processo eletrônico (CPE).

Caso seja escolhida uma CP que não tenha sido autuada osistema CPE mostrará as mensagens a seguir:

Devolvendo a Carta Precatória EletrônicaPara tal tarefa devemos seguir os seguintes passos:

Carregar o SAMP e lançar as tramitações do boletim:

31050 (CP Cumprida);

31060 (CP não cumprida);

31070 CP devolvida.

Feitas as tramitações do SAMP, o usuário deve entrar no sistemaCPE e ir na pasta do Diretor:

Deve localizar a Carta Precatória a ser devolvida escolhendo osfiltros ou apenas visualizando­a na lista mostrada:

Abrir esta CP com o duplo Click ou selecionar e escolher o botão[Abrir];

Após a CP aparecer escolher o botão [Remeter para Deprecante],conforme a janela abaixo:

Devemos descrever o motivo da devolução informalmente;

Será pedida a senha do Diretor para a confirmação do procedimentode devolução:

Pronto, a CP foi devolvida com sucesso.

Devemos “Checar” todas as peças do processo (CPE) antes derealizar a devolução.

Recaminhando uma Carta PrecatóriaEste fato se dá quando o Deprecante envia uma CPE para um Tribunalpor engano.

Acontece muitas vezes por motivo de endereços ou falta de informaçãopor parte do Reclamado.

Bem, o certo seria devolvermos a referida CPE para o Tribunal deorigem (Deprecante), porém no Sistema CPE existe a opção deReencaminhar:

Abra o SAMP e lance as tramitações do boletim:

31050 (CP Cumprida);

31060 (CP não Cumprida);

28460 (Precatória Itinerante Remetida),

Feitas as tramitações no SAMP, você deve carregar o Sistema CPE eescolher a pasta do Diretor;

Na janela Documentos para o Diretor você deverá localizar a CP queserá reencaminhada;

Escolha o botão [Reencaminhar], conforme a janela a seguir:

Aparecerá uma tela com a relação de todos os municípios do Brasilpara ser escolhido o novo destino da CPE:

Preencha os campos Descrição (obrigatório) e escolha a UF:

Em seguida escolha o botão Aplicar Filtro;

Será mostrada uma nova lista dos municípios, estados e jurisdição,conforme a sua descrição e UF escolhidos:

Selecione o município desejado e Click no botão [Retornar];

Aparecerá uma tela com os dados da Vara do Trabalho responsávelpelo cumprimento da Precatória:

Click no botão [Confirmar];

Pronto, a CP já estará na nova jurisdição para cumprimento.

Cuidado com esta confirmação, pois nesse procedimento nãohaverá a tela de confirmação nem a tela de “Assinatura” doDiretor.

Controlando PrazoEste módulo do Sistema CPE servirá para um controle apurado do

“andamento” das CPEs recebidas e enviadas.

Inicialmente devemos cadastrar as opções de “Movimentos deAndamento” e em seguida visualizar as CPEs na pasta do Diretor parafazer o acompanhamento das mesma em relação aos prazosestabelecidos.

Cadastro de Andamento Na pasta do Diretor, na tela Documentos para Diretor de

Secretaria, localize a Precatória desejada:

A precatória pode estar em uma das pastas locais da unidade(Pasta do Diretor, do Juiz ou de um dos Servidores).

Abra a CP escolhida com um duplo Click ou escolhendo o botão[Abrir];

Após o aparecimento da referida CP, escolha o botão [Andamentos],conforme a figura a seguir:

Será mostrada a janela de Movimento de Andamento, conforme aimagem abaixo:

Escolha o botão [Incluir] localizado na parte inferiro destajanela;

Será mostrada a janela de Inclusão de Movimento de Andamento,conforme a figura abaixo:

No campo Sigla (obrigatório) digite o número do código datramitação desejada:

39 Aguardando audiência;

40 Encaminhado Mandado/Not. ao Oficial de Justiça;

41 Expedia notificação DJ à parte interessada.

Caso esqueça o código, escolha o ícone para pesquisar o códigoda tramitação;

Atualmente estão cadastradas três tramitações apenas, ficandoa cargo dos usuários de níveis 4 (Configurador Regional – CR)ou 5 (Configurador Máster – CM) o acréscimo de novastramitações no CPE.

Após a escolha da tramitação preencha os outros campos:

No campo Data­Limite pode­se digitar a data ou escolher no íconereferente ao calendário ;

No campo Dias deve­se colocar o prazo que a CP deverá aguardar.

Lembre­se que os campos com o * (asterisco) são obrigatórios.

Observe também que as cores (Vermelha, Laranja, Azul e Branca)destacarão as CPs vencidas, à vencer, devolvidas oucomunicados, respectivamente.

Pesquisa de DocumentosEste módulo do Sistema CPE é um dos mais importantes, pois com ele oDiretor poderá pesquisar CPs expedidas e recebidas no Sistema comoum todo (nacionalmente) ou restringindo essa pesquisa a sua unidadede origem (lotação).

Pesquisando Documentos A partir da tela do Menu de Opções, escolha a opção [+] Consultas

„ Pesquisa de Documentos, conforme a imagem abaixo:

Será mostrada a janela de Pesquisa de Documentos, conforme abaixo,com todos os “filtros” para a pesquisa detalhada das CPs:

Se o usuário desejar verificar o andamento de uma precatória emespecial, deverá preencher o campo Número Único Processo,referente ao processo que originou a precatória:

Caso a CP tenha sido recebida em uma data fora do PeríodoConsulta, você poderá alterar este período, modificando as datasou as escolhendo no botão de calendário:

Alguns campos não são tão necessários na prática em uma pesquisa,mas eles constam na tela e podem ser usados para “afinar” mais asua consulta:

Existem também filtros referentes ao “Andamento” das CPs:

E por fim o filtro Situações que tem uma vasta lista de opções quepodem determinar maiores detalhes na seleção das CPs consultadas:

Caso tenhamos utilizado a opções de digitar o nº. único doprocesso, as demais opções de filtragem não atuarão napesquisa.

Escolha o botão [Consultar] para ter a visão das CPs desejadas:

Na figura anterior foi mostrada apenas uma CP, mas poderiam serlistadas muitas, conforme o filtro utilizado;

Na listagem Total de Linhas existe a barra de rolamentovertical e horizontal. A horizontal é muito útil pois mostra asdemais colunas de informações da CP escolhida, como porexemplo: o local e a pasta em que a CP está localizada e seusúltimos registros.

Escolhendo a CP em questão, com um duplo Click, será mostrada atela da mesma:

Será mostrada a janela de Comunicações, conforme abaixo:

Preencha o cabeçalho da comunicação, sendo que a Descrição é aúnica obrigatória, pois as demais serão preenchidasautomaticamente:

Escolha o tipo de comunicação que deseja enviar:

Texto texto informal ou copiado de outro aplicativo;

PDF arquivo documento digitalizado em formato PDF;

PDF Assinado Digitalmente (em fase de construção).

No exemplo abaixo escolhemos a de Texto e digitamos um pequenotexto:

Lembrando que nesta tela de texto podemos copiar e colartextos de outros aplicativos.

Para enviar este comunicado do tipo texto, ou qualquer outro tipoescolhido, devemos escolher o botão [Transmitir];

Como vimos em capítulos anteriores, será solicitada aconfirmação desta operação.

Expedição de Carta PrecatóriaEste é realmente o mais esperado de todos os módulos. Nele o usuário(Diretor/Servidor) poderão enviar CPs para outros Tribunais(Deprecados) com os documentos necessários ao processo digitalizadosem PDF.

Expedindo CPEPara expedir uma Carta Precatória Eletrônica no Sistema CPE, deveser observado pelo usuário que as tramitações (no SAMP) de expediçãoe encaminhamento da Precatória serão indispensáveis, mesmo que a CPseja expedida diretamente pelo CPE:

Carregue o SAMP e escolha a opção Vara „ Execução Vara ouNotificação Diversas...:

Esta é a tela que aparecerá após a escolha da opção “Vara” na telaprincipal do SAMP.

Na janela de Notificação ou Execução do SAMP, digite o nº. doprocesso que dará origem à CP, conforme janela abaixo:

Em seguida escolha o botão [Gerar Arquivo CPE]:

Esse botão servirá para gerar um arquivo do tipo XML que será lidopelo CPE;

Este arquivo é gerado automaticamente na pasta Q: » » SAMP» CPE;

Este caminho está mapeado nas Secretarias com a letra “Q” erefere­se ao caminho \\ssa­arq­grupo1\divulgacao$\v35, sendoque o “v35” pode variar de acordo com o nº. da Vara Origem.

Após o término da exportação o SAMP mostrará uma janela de diálogoavisando a criação do arquivo e o seu local destino:

Este caminho deverá ser memorizado para consultas posteriores.

Saia do SAMP;

Volte ao sistema CPE e escolha no Menu de Opções a opção [+]Documentos „ Cartas Precatórias, conforme a imagem a seguir:

Será mostrada uma janela Seleção de Carta Precatória ParaMovimento com os diversos tipos de Cartas Precatórias que podemosexpedir pelo Sistema CPE:

O tipo Carta Precatória – Geral serve para expedir uma CP geradano SAMP, necessitando apenas imprimir a CP, digitalizá­la,juntamente com as suas peças (documentos) e anexar essesdocumentos digitalizados no Sistema CPE;

Este tipo servirá para quaisquer tipos de Cartas Precatórias(executórias, notificatórias, inquiritórias e diversas).

Os demais tipos serão gerados diretamente no CPE, dispensandoas rotinas do SAMP, embora seja necessário digitalizar osdocumentos que fazem parte de sua formação.

Veremos a seguir um exemplo de expedição de uma Carta Precatóriadiretamente do Sistema CPE.

Carta Executória para Citação (Obrigação de Pagar) Selecione o tipo da Precatória escolhido:

Será mostrada uma tela de Carta Precatória Executória – Obr Pagar– Citação, conforme a seguir:

Digite o número do processo que dará origem à Precatória no campoNúmero ùnico do Processo:

Este número corresponde ao processo que foi tramitado no SAMP

Escolha o botão [Procurar] para selecionar o arquivo gerado peloSAMP e gravado na pasta Q: SAMP CPE:

Será mostrada uma janela típica do Windows (Escolher Arquivo):

Lembre­se que o caminho é Q:\SAMP\CPE

Localize e selecione o arquivo de exportação desejado, dando umduplo Click ou escolhendo o botão [Abrir];

Veja que os arquivos gerados pelo SAMP para o CPE são

compostos automaticamente da seguinte forma e o tipo será XML:

Tipo do Processo­Nº.­Ano­Vara­Regional­Seguimento­Dígito Validador.XLS

A tela Carta Precatória Executória – Obr Pagar – Citação retornarácom o campo referente ao arquivo preenchido:

Para concluir a importação dos dados da CP, escolha o botão[Importar Dados...]:

O Sistema importará os dados do arquivo XML (nome e endereço daspartes, data da inicial e advogados);

Estes dados estão gravados no arquivo XML no formato HTML,sendo assim ao tentarmos abrir um desses arquivos teremos umavisão bem “Web” dos dados que serão lidos no CPE:

Os dados importados aparecerão na “guia” Pessoas, conforme aseguir:

Esses campos são editáveis, pois pode acontecer que no arquivoexportado pelo SAMP alguns dados estejam faltando ou errados;

Devemos observar os campos com o * pois estes serão obrigatórios;

A alteração feita nesta “guia” Pessoas não afetará o SAMP, porisso é aconselhável que as alterações sejam feitas no próprioSAMP e exportadas no arquivo XML novamente.

Um dos campos mais polêmicos é o CEP, por isso no CPE existe apossibilidade de consultar um CEP de uma localidade qualquer,veja a figura abaixo:

Será mostrada uma tela de Pesquisa do CEP onde você pode digitaros dados do endereço a ser pesquisado:

Lembre­se que os campos com * são obrigatórios os demais são opcionais.

Caso você saiba o CEP, mas não saiba os outros dados referentes aoendereço, digite no campo CEP o número sem os sinais e selecioneo botão [Pesquisar];

Encontrado o endereço desejado, dê um duplo Click sobre o endereçoque a tela será fechar e o Sistema CPE retornará à tela anterior(guia Pessoas);

Cadastro de Novos ReclamadosHavendo mais de um réu, dê um Click no botão [Cadastrar NovoReclamado] para poder inserir novos reclamados no rol dos réus queserão citados, mesmo que não tenham vindo na importação do arquivoXML do SAMP:

Caso um dos reclamados não seja necessário ser citado na CP,selecione e escolha o botão [Excluir].

E caso não tenha tempo de terminar a expedição da referida CP, use obotão [Salvar] para guardá­la e complementá­la posteriormente.

Preenchendo os Valores da CP Feita a conferência dos dados cadastrais e as devidas

retificações, passe para a “guia” Valores:

Nesta “guia” são apresentados campos opcionais referentes aosvalores do processo;

Na realizada do TRT 5ª Região, os valores mais importantes são:

Principal com Juros valor real do processo;

Custas processuais e executivas;

Outros todos os outros valores somados.

Em seguida preenchar os dados referentes à Atualização de Valores:

Data do Cálculo obrigatório;

Atualizar até opcional.

A tabela de índices para a atualização dos valores referentesaos cálculos do processo está desatualizada no CPE, por essemotivo, se a data lançada não coincidir com o período do bancode dados do CPE, você terá uma mensagem de advertência e teráque alterar esta data para uma anterior.

Dando continuidade à expedição da CP, retorne à “guia” Pessoas eescolha o botão [Continuar];

Será mostrada uma tela de confirmação, responda Sim ou Não paraprosseguir;

Pronto a Carta Precatória foi incluída no Sistema CPE:

Preenchendo os Anexos

Aparecerá a tela em que o usuário irá inserir os anexos (arquivosdigitalizados em PDF):

Use a barra de rolamento vertical para ver a tela inteira.

Os anexos podem ser inseridos na Precatória Eletrônica por tipo:

DESPACHO;

DECISÃO;

MEMÓRIA DE CÁLCULO;

RELATÓRIO DE ATUALIZAÇÃO;

OUTROS.

O usuário pode digitalizar os referidos documentos separadamente,mas nada impede que estes documentos sejam digitalizados em um únicoarquivo e inseridos no primeiro campo (DESPACHO).

Para inserir os anexos, proceda da seguinte forma:

Click em PDF:

Escolha o botão [Procurar]:

Localizando o arquivo digitalizado, abra este arquivo com um duploClick ou com o botão [Abrir];

Escolha o botão [Carregar] ou [Limpar]:

Aguarde até que apareça o arquivo digitalizado;

Vá até o final da página com a barra de rolamento vertical econfirme a jurisdição de cumprimento da Precatória:

Escolha com um Click o botão [Transmitir para Diretor] (mesmo queo documento esteja sendo expedido na senha do diretor);

Confirme a remessa do documento para o Diretor e retorne ao menuprincipal.

O Diretor deverá consultar a sua pasta (Documentos para oDiretor) para confirmar a expedição.

Transmitir para o JuizEsta operação deverá ser feita pelo Juiz ou Juíza da Vara doTrabalho por intermédio do Diretor:

Retorne para a janela de Menu de Opções e escolha a opção [+]Consultas Documentos para Diretor:

Na janela de Documentos para Diretor de Secretaria, escolha a Cpexpedida:

Dê um duplo Click sobre a CP escolhida;

Será mostrada a janela com os dados referentes a esta CP:

É neste momento que é possível cancelar a expedição de umaprecatória expedida equivocadamente, escolhendo com um Click obotão [Cancelar]:

Após escolher este botão informe o motivo do cancelamento.

Confira as “peças” digitalizadas e anexadas à CP e escolha o botão[Transmitir para Juiz]:

Essa transferência será confirmada com a senha do Diretor;

Selecionar o Juiz que irá assinar digitalmente a CP (com a senhado sistema – sem o cartão de assinatura digital).

Assinatura Digital da CP pelo JuizEsse procedimento será realizado com a senha do Juiz:

O Juiz ou o Diretor (caso tenha a senha do Juiz) acessa o SistemaCPE, se identifica e escolhe na janela de Menu de Opções a opção[+] Conltas „ Documentos para Juiz;

Na janela de Documentos para Juiz, seleciona os filtros Todas eTodos;

Escolhe a Cp que irá assinar e dá um Click no botão [AssinarDocumento];

Neste momento a Carta Precatória estará sendo remetidaautomaticamente ao Deprecado.

Este é o único procedimento que precisa, necessariamente,passar pela senha do JUIZ. Os demais, inclusive devolverPrecatória, podem ser feitos com a senha de Diretor.

Conclusão Final sobre Expedição de CP Para as demais Cartas Precatórias, o procedimento é o mesmo;

As CP Notificatória e Notificatória – Rito Sumaríssimo são paranotificações de audiência inicial;

Para os demais tipos de notificação deve­se utilizar o modelo deCP Precatória Intimatória.

Cadastramento de UsuáriosO cadastramento de usuários é de competência exclusiva doConfigurador Regional e qualquer solicitação deverá ser feita pormeio de e­mail à Coordenação Judiciária de 1ª Instância:

E­mails do Cr5 Trt 5ª Região (Sr. Gean Charles Pimentel)

[email protected]

Tarefas do CR (Configurador Regional) Dá manutenção ao cadastro e ao perfil de usuário, bem como do

cadastro e alteração de varas e jurisdição;

Verificar se há problemas com o cadastramento da Vara do Trabalho,pois isso pode impossibilitar o encaminhamento e recebimento dePrecatórias;

Cadastramento prévio do Diretor.

Todos os cadastrados no Sistema CPE receberão uma senha padrão123456 e poderão alterá­la na janela de Menu de Opçõesescolhendo a opção Alterar Senha:

Arquivar e Desarquivar DocumentosTodas as Cartas Precatórias recebidas são encaminhadas e gravadas napasta do Diretor.

Para o desarquivamento de processo para a pasta do Diretor, devemosproceder da seguinte maneira:

A partir do Menu de Opções escolher a opção [+] Consultas „Pesquisa de Documentos:

Selecione as CPs desejadas através dos filtros:

Escolha o botão [Consultar] para visualizar as CPs arquivadas desua lotação;

Dê um duplo Click no item da lista referente ao processo a serdesarquivado ou escolha o botão [Abrir];

Na tela seguinte, será mostrado o conteúdo do processoselecionado;

Escolha com um Click o botão [Desarquivar];

Confirme na tela de Confirmação escolhendo a opção Sim ou Não;

Em seguida, o processo voltará a figurar na pasta do Diretor deSecretaria, e o sistema emitirá mensagem de que a operação dedesarquivamento foi realizada com sucesso, exibindo novamente seuconteúdo.

Para Arquivar será quase o mesmo procedimento, sendo que naseleção das CPs devemos desmarcar o filtro Arquivado e após avisualização da CP devemos escolher o botão [Arquivar],confirmamos com Sim e digitamos a senha do Diretor paraarquivar.

Anexo I – Utilização do Smarthru 4 Executar o ícone (atalho) do desktop (área de trabalho) do micro

do servidor;

Será carregada a seguinte tela inicial:

Escolher o ícone “Digitalizar em”, conforme a figura abaixo:

Será mostrada a seguinte tela:

Escolher a opção “Aplicativo”;

Será mostrada a seguinte tela e deve­se escolher a guia “1­Pré­digitalizar”:

Ao aparecer uma prévia do documento, escolher a guia “2­Digitalizar” que mostrará a seguinte tela:

Alterar as “Configurações de digitalização” conforme a figuraabaixo:

Escolher a opção do menu “Pasta” e na guia “3­Selecionar pasta”, aqual mostrará a seguinte tela:

Alterar as “Configurações do arquivo” conforme a figura abaixo:

Pronto as configurações estão feitas;

Para iniciar a digitalização, retorne à opção do menu “Aplicativo”e escolha o botão da parte direita inferior da tela do Smarthru4:

As configurações valem para cada perfil de servidor logado nomicro;

As configurações são gravadas após o fechamento do aplicativo,por isso não precisarão ser refeitas;

O 9º Passo deve ser cuidadosamente feito, pois dele dependeráa agilidade da digitalização dos documentos e, posteriormente arapidez da sua transmissão para o deprecado.